Anda di halaman 1dari 5

PROFISSO DE F

AMBIENTAO Irmos, celebramos hoje o Domingo de Pentecostes, dia por excelncia da manifestao do Esprito Santo a toda a Igreja. O Esprito manifesta-se onde quer, como quer e a quem quer, e tambm hoje a Sua manifestao feita novamente, a estes 30 adolescentes que publicamente querem renovar o seu compromisso baptismal. A luz que os seus pais e padrinhos seguraram no dia do seu baptismo vai ser hoje colocada nas mos de cada um, como sinal de crescimento na f. Celebremos este dia importante na vida destes adolescentes, e preparemo-nos para celebrar o sacramento da Eucaristia. Acolhamos ento o cortejo e cantemos CORTEJO DE ENTRADA Cntico de Entrada: Cristo Jesus, Tu me chamaste ACTO PENITENCIAL Sacerdote: Confessemos os nossos pecados. Todos: Confesso a Deus ... Cntico: Senhor, tende piedade, piedade de ns. (bis) GLRIA Cntico: Glria, glria a Deus nas alturas e na Terra aos homens paz! CORTEJO DA PALAVRA Cntico: Palavra do Senhor! Palavra do Salvao! 1 LEITURA: Actos 2, 1-11 Os Apstolos estavam reunidos, quando de repente, sob a forma de lnguas de fogo, o Esprito Santo desceu sobre cada um deles, e lhes permitiu que cada um se fizesse ouvir segundo a lngua de cada um. O Senhor manifestava-se assim como sinal de universalidade da Igreja. SALMO: Mandai, Senhor, o Vosso Esprito e renovai a terra. 2 LEITURA: Cor 12, 3b-7.12-13 O Esprito manifesta-se de muitas formas, mas sempre o mesmo Senhor. Nesta leitura, Paulo lembra-nos que quando nos manifestamos em nome do Senhor, atravs dos dons do Esprito que o fazemos. E se o fazemos em nome do Senhor, no Senhor que estamos. ACLAMAO AO EVANGELHO (A palavra de Deus vida) EVANGELHO: Jo 20, 19-23 RITUAL DA PROFISSO DE F ACOLHIMENTO Catequista: Sr. Padre, esto aqui presentes estes jovens que, publicamente, querem testemunhar a sua F e assim se tornarem pedras vivas desta Igreja. Querem

Parquia de Nossa Senhora Me de Deus - Buraca

hoje reafirmar o que pais e padrinhos afirmaram por eles no dia do seu Baptismo. Querem ser eles, hoje, a dizer que com as suas vidas querem ser testemunhas de Jesus Cristo vivo. Pedem, assim, que os acolhais no seio desta comunidade. Sacerdote: Sero eles dignos de tal? Catequista: Pelas provas que tm dado ao longo destes anos de catequese, pelo esforo que tm demonstrado e pelo testemunho de suas vidas, assim o cremos. Todos: Graas a Deus! Pai/Me: Sr. Padre, tambm ns, pais, vos queremos apresentar os nossos filhos, para que, em nome do Senhor Jesus, os possais acolher nesta comunidade. Sacerdote: Estais dispostos vs, pais, a continuar a dar-lhes bom exemplo de famlia Crist e a apoi-los no caminho do Senhor e da Igreja? Pais: Estamos sim, com a ajuda do Senhor! Sacerdote: E estais conscientes do vosso papel de primeiros educadores na f e de terdes desempenhado este papel com fidelidade, at aos dias de hoje? Pais: Estamos sim, com a ajuda do Senhor! Sacerdote: Graas a Deus! Jovens: Sr. Padre, tambm ns, jovens queremos hoje testemunhar a nossa f em nome do Senhor Jesus Cristo e queremos apresentar publicamente o nosso compromisso e pedir, neste dia, uma bno muito especial para as nossas vidas. Sacerdote: Queridos jovens, pelo que me foi dito pelos vossos catequistas, pais, e vs mesmos, estais aqui hoje para celebrar um dia muito importante em vossas vidas. Quereis hoje, nesta comunidade da Buraca, assumir este compromisso? Lembrai-vos que um compromisso como este vale para toda a vida e tem o selo da verdade e do Amor de Deus. E porque j destes este sim, dizei-me: estais dispostos assumir e a respeitar este compromisso de f e de Amor? Todos: Estamos sim! Sacerdote: Graas a Deus! Tomando como verdadeiros os vossos testemunhos e tendo como testemunha disso Santa Maria, Me de Deus, peo-vos pais, que entregai a luz aos vossos filhos. (Os pais vo acendendo as velas e vo-nas entregando aos filhos) Cnticos: (A luz de Cristo / Esta luz pequenina) PROFISSO DA F BAPTISMAL (as velas mantm-se acesas) Sacerdote: Queridos jovens, dizei-me pois: Renunciais ao pecado, que escraviza e que nos afasta do Amor de Deus?

Parquia de Nossa Senhora Me de Deus - Buraca

Todos: Sim, renuncio! Sacerdote: Renunciais ao egosmo que mata e que destri o corao, afastando-o do verdadeiro sentido da vida? Todos: Sim, renuncio! Sacerdote: Renunciais a viverdes afastados do Amor de Deus e do amor dos irmos, a ficardes escravos das tentaes do mundo e a no serdes testemunhas vivas do compromisso que hoje assumis? Todos: Sim, renuncio! Sacerdote: Aps a renncia baptismal ao pecado, professai a f crist de acordo com o Baptismo que recebestes. Dizei: Credes em Deus que Pai e Senhor do Universo, que fez o cu e a terra e que tudo fez por amor a ns? Todos: Sim, creio! Sacerdote: Credes em Jesus Cristo, Filho Unignito de Deus, que viveu, morreu e ressuscitou dos mortos, e que hoje vive e reina no meio de ns para continuar a ser testemunha viva da Palavra do Pai? Todos: Sim, creio! Sacerdote: Credes no Esprito Santo, que a fora de Deus em nossas vidas, que ilumina e d alento no caminhar, que gua que lava, purifica e renova as nossas vidas e que se torna, em cada um de ns, presena viva do Amor de Deus? Todos: Sim, creio! Sacerdote: Credes na Igreja do Senhor, que nos acolhe a partir do nosso Baptismo, que nos santifica com a Palavra e os outros Sacramentos e que conta connosco para a construo do Reino de Cristo no mundo de hoje? Todos: Sim, creio! Sacerdote: Esta a nossa f. Esta a f da Igreja, que nos gloriamos de professar em Jesus Cristo Nosso Senhor. Esta tambm a nossa renncia Baptismal. Convido-vos a assumirdes este vosso compromisso de Baptismo, levantando bem alto a luz baptismal, sinal da f, e cantando: Todos: CREIO, SENHOR, MAS AUMENTA A MINHA F! ASPERSO COM GUA BAPTISMAL Cntico: (Vs que fostes baptizados) ORAO DOS FIIS OFERTRIO + CORTEJO DAS OFERENDAS Cntico: Recebe, Senhor, os nossos dons!

Parquia de Nossa Senhora Me de Deus - Buraca

APRESENTAO DAS OFERTAS Leitor: Senhor Jesus, juntamente com o Po e o Vinho, ns queremos oferecer-Te nesta Eucaristia alguns smbolos que falam da nossa f e da doao que hoje Te queremos fazer. Oferecemos-Te, Senhor, estas velas, smbolo da nossa F sempre viva e smbolo das nossas promessas de Baptismo que outros um dia por ns assumiram e que ns hoje aqui recebemos publicamente e que publicamente prometemos levar na nossa vida. Senhor, aceita estas flores, que so a alegria da natureza. So elas o sinal da Tua presena no meio de ns, com a sua beleza, o seu perfume e a sua harmonia de cores. Ajuda-nos a ser simples como elas, e que saibamos, como elas, ser alegria em ns e nos outros. Aceita, Senhor, estes diplomas, smbolo que cada um destes jovens guardar para sempre como uma recordao bela deste dia inesquecvel da sua Profisso de F. Aceita Senhor, o po e as uvas, frutos da terra e do trabalho dos nossos pais. Tal como este po e estas uvas se transformam no Teu Corpo e Sangue, assim ns queremos que Tu nos transformes em sal da terra e luz do mundo. Finalmente, Senhor, aceita o Clice e a Patena, onde o vinho e o po se vo tornar, respectivamente, no Teu Sangue e no Teu Corpo. SANTO PAI NOSSO Cntico: Deus Santo Cntico: Pai Nosso, em Ti cremos Cntico: Shalom para Ti

(Velas)

(Flores)

(Diplomas)

(Po e Uvas)

(Clice e Patena)

MOMENTO DA PAZ

COMUNHO Cntico: Estamos em festa / MEU PO SAGRADO /QUANDO TE ENCONTRO ACO DE GRAAS (FAZ-ME FIEL) Pais: Senhor, obrigado(a) por este dia e pelo que ele representa para ns, pais. Obrigado(a) pelos nossos filhos e pelo que eles so hoje, pois so eles o reflexo da educao que lhes transmitimos e que, graas a vs, se querem tornar pedras vivas desta nossa Igreja. Queremos dar-vos graas, Senhor, pela vida. Aceitai, Senhor, todos os momentos de fraqueza e queda que ho-de ter, mas ajudai-os sempre a olhar para esta luz que hoje lhes passmos e ver que essa a luz da Vossa presena viva neles. Obrigado(a), Senhor!

Parquia de Nossa Senhora Me de Deus - Buraca

Jovens: Senhor, tambm ns, hoje, queremos dar-Vos graas por tudo! Queremos dizer-Vos: Senhor, recompensa os nossos pais e padrinhos. Senhor, eu Vos Amo e quero fazer da minha vida um sinal de Amor. Senhor, eu creio, mas aumentai a minha f. Senhor, eu Vos adoro, mas nunca deixeis que a minha vida se afaste do Vosso caminho. Senhor, sede a minha luz e a minha razo de ser. Obrigado(a), Senhor! E Vs, Maria, Me de Jesus e minha boa Me, dai-me a vossa mo agora nestes anos de jovem e durante toda a minha vida. Vs sabeis, boa me, as sedues do mundo de hoje, que nos so feitas constantemente. Tal como fizestes, um dia, aos pastorinhos de Ftima, velai pelas nossas vidas e pelas nossas famlias. E como sinal do nosso querer estar sempre unidos a ti, Maria, te entregamos estas flores, as quais com o seu perfume e a sua beleza nos lembram sempre de ti, e aqui rezamos a mais bela orao dedicada a ti me Av, Maria... Cntico: Nossa Senhora do sim FINAL (Quando o Esprito de Deus habita em mim)

Parquia de Nossa Senhora Me de Deus - Buraca

Anda mungkin juga menyukai