Anda di halaman 1dari 24

LUCIANA CAETANO a expanso do mercado de trabalho informal em Alagoas DA SILVA

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Ufal. Professora de Economia na Faculdade Alagoana de Administrao (FAA) e na Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste (Seune)

RESUMO

O ensaio prope-se a analisar a dinmica do mercado de trabalho informal no Estado de Alagoas e as principais causas de sua expanso, no perodo 1997 2003, a partir de pesquisas realizadas pelo IBGE (ECINF 1997 / 2003 e PNAD 2003 / 2004), buscando identificar a relao estabelecida entre os indicadores socioeconmicos e as fragilidades polticas, sociais e econmicas locais. Nesse contexto, so apresentados os desafios enfrentados pelos que, expulsos ou impedidos de ingressarem no mercado de trabalho formal, desprovidos de recursos e com baixo grau de escolaridade, aventuram-se na informalidade munidos, apenas, de esperana, determinao e habilidades adquiridas.

PALAVRAS-CHAVE

Alagoas desenvolvimento econmico. Mercado de trabalho. Economia informal. Trabalhadores.

The purpose of this essay is to analyze the dynamics of the informal work market in the State of Alagoas, and the main causes for its expansion, during the 1997-2003 period, based on research conducted by IBGE (ECINF 1997 / 2003 and PNAD 2003 / 2004). It aims to identify the relation between the social-economic indicators and the local political, social and economic fragilities. Accordingly, the challenges are presented, faced by those who excluded or impeded from entering the formal work market, with lack of resources, and with low educational level venture into the informal work market, counting only on hope, on determination and on acquired skills. KEY WORDS Alagoas economic development. Work market. Informal Economy. Workers.

INTRODUO

Com elevado potencial de recursos naturais e grandes obstculos estruturais, Alagoas no consegue romper as barreiras ao seu desenvolvimento, muitas delas alimentadas no mbito poltico, com reflexos devastadores sobre o campo socioeconmico. A ausncia de um plano de desenvolvimento de longo prazo, com integrao das trs esferas de governo e parcerias com a iniciativa privada, associada prtica de corrupo que se evidencia no enriquecimento binico de parlamentares e chefes do executivo, tem contribudo com um quadro de extrema pobreza e desigualdade social, s amenizado com os programas sociais do governo federal1. Os ndices da educao refletem o tratamento dispensado pelo Estado a um dos pilares do desenvolvimento, o que pode ser constatado a partir da elevada taxa de analfabetismo da populao em idade ativa (PIA)2, configurando um mercado de trabalho com mo-de-obra pouco qualificada para um processo de modernizao mais acelerado. Eis a um ponto de estrangulamento que, alm de limitar o nvel de remunerao3, deixa de atrair novos investimentos privados. Em resposta limitada oferta de vagas no mercado de trabalho formal, a populao tem buscado na informalidade as oportunidades para gerao de renda, na perspectiva de garantir as condies materiais necessrias sobrevivncia, sendo levada, ora pela expulso do mercado, ora pelo ingresso negado e ora pela necessidade de complementar a renda. O fato que o mercado de trabalho informal cresce de forma desordenada, mantendo elevado grau de complexidade, heterogeneidade, mutabilidade e dinmica, alm de fortes elos de comunicao com as atividades formais.

Para maiores informaes sobre a dependncia do Estado em relao transferncia de recursos federais, ver Carvalho (2007). 2 Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD, 2004), entre a populao em idade ativa (10 anos ou mais de idade), 25% no tinham qualquer grau de instruo e 31% possuam entre 1 e 4 anos de estudo, ou seja, 56% eram analfabetos funcionais. Por outro lado, apenas 10% desse mesmo universo possuam 11 anos ou mais de estudo, o que corresponde ao segundo grau completo e apenas 2% possuam 15 anos de estudo. A taxa de alfabetizao entre os de cinco anos ou mais de idade era de 68%, enquanto em So Paulo esse percentual era de 92%. 3 20% da populao economicamente ativa no recebem qualquer rendimento mensal e quase 50% recebem at 1 salrio mnimo, enquanto apenas 1% aufere rendimento mdio mensal acima de 10 salrios mnimos. (PNAD, 2004)

91

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

Identificada pelo Estado como uma contraveno, por escapar dos mecanismos legais de tributao, as atividades informais fogem do sistema de codificao e das convenes padronizadas pelo sistema de reproduo capitalista, embora tenham traos em comum com as atividades formais. Seus movimentos de contrao e expanso so contnuos e as causas dessa movimentao, diversas, indo de aspectos histricos a conjunturais, passando por questes de ordem poltica, cultural e econmica. O que se pretende, neste ensaio, analisar as caractersticas e a evoluo do mercado de trabalho informal no Estado de Alagoas, situando-o no contexto da economia nacional e analisando as semelhanas e discrepncias entre os dois mercados. Para tanto, sero utilizados os dados das duas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) sobre economia informal urbana (ECINF 1997 e 2003) e a Sntese dos Indicadores Sociais, PNAD 2003 e 2004. Embora existam muitas definies para empresas e trabalhadores informais, a definio aqui utilizada ser a do IBGE que considera informal a empresa cuja constituio jurdica no pertena ao grupo das Sociedades Annimas e aquelas cujo preenchimento da declarao anual do Imposto de Renda de Pessoa Jurdica no foi feito no formulrio Lucro Real. Este recorte feito porque as empresas que fazem tal preenchimento so caracterizadas como pequenos empreendimentos, mas no como empreendimentos informais, uma vez que apresentam, via de regra, receita elevada, alto grau de formalizao e uma estrutura de produo relativamente organizada. Outros elementos que caracterizam a empresa informal, na definio do IBGE, so empresas com at cinco funcionrios, baixo grau de organizao operacional e pequena escala de produo. A maioria delas no possui registro no Conselho Nacional de Pessoa Jurdica, no assinam carteira de trabalho dos empregados e no recolhem nenhuma espcie de tributos aos cofres pblicos. O trabalhador informal aquele que, de algum modo, est vinculado a uma unidade de produo informal, seja na condio de autnomo, empregador ou empregado. O autnomo o trabalhador informal por conta prpria que trabalha sozinho ou com scio, no prprio empreendimento, sem contar com empregado remunerado. O mercado informal, por sua vez, um ambiente turvo para o qual as definies disponveis so incapazes de possibilitarem recortes precisos que permitam saEconomia poltica do desenvolvimento 92 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

ber onde ele comea ou termina. Suas imbricaes com o mercado formal vo desde a produo, passando pelas relaes de trabalho e desembocando em relaes intercambiais. At o momento, s existem duas pesquisas do IBGE sobre mercado informal (1997 e 2003), excluindo as atividades ilegais e a atividade agrcola. Subtraindo da populao ocupada os 41,2% correspondentes atividade agrcola4, os moradores de rua e as atividades ilegais, tem-se que o mercado de trabalho informal representa, aproximadamente, 40% da populao ocupada, podendo chegar a um pouco mais. Por sua dimenso, traduzida no tamanho de sua produo, no volume de pessoas ocupadas e no volume de renda gerada, a economia informal, seja no Estado de Alagoas ou no territrio nacional, tem uma importncia crucial para a dinmica desses mercados, tanto por sua participao no fluxo circular da renda quanto pelo atendimento s necessidades bsicas de grande parte da populao. Juntos, formam um grande mercado, desenvolvendo funes que, ora concorrem entre si, ora se complementam, embora existam elementos que os distingam, relacionados tanto s condies de trabalho quanto ao rendimento e ao padro de organizao. O mercado informal, em qualquer lugar, apresenta-se como a expresso viva da identidade cultural de um povo que, reunindo seu conhecimento acumulado, seus recursos escassos e sua habilidade de vencer obstculos, cria e recria sua histria por meio da arte e da criatividade. Est em constante mutao, acompanhando as tendncias sinalizadas pelo mercado formal, porm, influenciado, em seus movimentos de retrao e expanso, pelas condies conjunturais de mercado criadas no mbito das polticas macroeconmicas ou de polticas locais de incentivo produo. Entre 1997 e 2003, as atividades informais em Alagoas cresceram quase seis vezes acima do registrado no territrio nacional. No Brasil, o nmero de pessoas ocupadas no mercado de trabalho informal cresceu 8% enquanto, em Alagoas, esse percentual foi de 47%. Essa exploso denota as limitaes do mercado produtivo local e a incapacidade do Estado

As leis trabalhistas demoraram no campo e, ainda hoje, ignorada em boa parte do pas. Esses trabalhadores so mais dispersos dificultando, inclusive, a fiscalizao desenvolvida pela Delegacia Regional do Trabalho. Isso leva a crer que o grau de informalidade no campo maior que na rea urbana.

93

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

em criar oportunidades a novos investimentos privados. A indstria representava em 2003, apenas, 6,3% da populao ocupada e a agricultura, que representa o maior percentual ( 41,2% ), est concentrada na monocultura da cana-de-acar, com salrios muito baixos para grande maioria das pessoas ocupadas no setor.

PECULIARIDADES DA ECONOMIA ALAGOANA

Alagoas um Estado com grande potencial de crescimento, porm com srios problemas sociais, polticos e econmicos identificados como entraves ao desenvolvimento local. Entre os principais problemas podem ser citados: infra-estrutura, ausncia de polticas pblicas de incentivo produo, fragilidade do sistema de educao pblica, reduzido volume de mo-de-obra qualificada e um elevado nvel de concentrao de renda. Essa combinao de fatores tem retardado o impulso ao crescimento, gerando uma expectativa negativa entre empreendedores, desviando investimentos para outros estados e eliminando possibilidades reais de gerao de emprego e renda. No primeiro semestre de 2007, foram criadas no Brasil 1,096 milho de novas vagas com carteira de trabalho assinada, enquanto em Alagoas foram eliminadas 34,9 mil vagas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), denotando a incapacidade do Estado em criar novas oportunidades de investimento. Alagoas ocupa 0,33% do territrio nacional com 27.731 Km2 e, em jul/2006, sua populao era estimada em 3 milhes habitantes distribudos em 102 municpios, com 1/3 concentrada na capital (Macei). Em 2003, sua populao economicamente ativa (PEA) correspondia a 1.227.524 e a populao ocupada (PO), 1.133.203, composta em 62% por homens e 38% por mulheres. Apesar do crescimento da participao da mulher no mercado de trabalho, a taxa de desemprego, entre elas, continua mais elevada e os salrios menores, tanto no mercado formal quanto no informal, apesar de serem maioria entre a populao economicamente ativa e possurem maior grau de instruo. Isso pode ser atribudo a aspectos culturais e peculiaridades do universo feminino como a maternidade e maior envolvimento com atividades domsticas, o que se reflete em perodos mais prolongados de ausncia ao trabalho.
Economia poltica do desenvolvimento 94 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

Agrupada em cinco principais setores, a economia alagoana fortemente influenciada pela agroindstria e, em muitos municpios, a nica fonte de renda o fundo de participao dos municpios (FPM), o que se reflete em ritmo pouco acelerado de crescimento. A renda gerada na monocultura da cana-de-acar sazonal e bastante concentrada, gerando picos de aquecimento e desaquecimento do comrcio, fortemente influenciado pelo setor pblico, que responsvel pela mdia mais elevada dos rendimentos do Estado. O setor de servios destaca-se pelo alto valor agregado5 (50,37%) e por sua expanso ao longo dos anos; o setor agrcola destaca-se pelo volume de pessoas absorvidas (41,2% da populao ocupada); j a indstria um setor com pouca representao na absoro de mo-de-obra, mas tem importante participao no PIB do Estado, alm de responder por quase 100% das exportaes; a construo civil, por sua vez, apresentou um crescimento expressivo nos ltimos cinco anos, sob a influncia de uma nova tendncia de crescimento do mercado imobilirio e de investimentos de pequeno, mdio e grande porte, realizados tanto pelo setor pblico quanto pela iniciativa privada; o comrcio assume o papel de termmetro da economia, uma vez que movido pela renda gerada nele prprio e nos demais setores.

DISTRIBUIO DA RENDA E QUALIDADE DE VIDA

Compreende-se que as desigualdades sociais no se limitam m- distribuio de renda, embora sua concentrao seja responsvel por muitos males, particularmente, o acesso desigual informao, elemento indispensvel s mudanas socioeconmicas, to necessrias melhoria da qualidade de vida da populao menos afortunada. O rendimento mdio mensal de todos os trabalhos da populao ocupada em 2003 era de R$ 438,20, incluindo militares e estatutrios, cujo rendimento mdio mensal era de R$ 969,80 e empregadores, R$ 2.157,00. No mesmo ano, o rendimento mdio mensal de todos os trabalhos da populao ocupada da regio metropolitana de So Paulo era de R$ 1.082,30 e o salrio mnimo, R$ 240,00.
5

O valor adicionado ou agregado corresponde ao que cada setor agrega aos bens intermedirios utilizados no processo produtivo, para compor o valor do produto final posto venda no mercado.

95

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

Em 2003, a populao ocupada do Brasil produziu uma renda de 47,8 bilhes de reais, com a qual Alagoas participou com 0,8%, apresentando o quarto pior rendimento mdio mensal de todo o territrio nacional, estando, com uma diferena muito pequena, frente apenas de Maranho, Piau e Cear. O Nordeste apresentou o pior resultado com rendimento mdio mensal de R$ 409,40, respondendo por 14,7%6 da renda nacional ante 54% da regio Sudeste, com um rendimento mdio de R$ 822,30. Segundo o conceito do Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome, uma famlia considera pobre quando a renda mdia mensal per capita igual ou inferior a salrio mnimo. No Brasil, 30,4% dos empregados sem carteira assinada apresentavam, em 2003, rendimento mdio mensal familiar per capita de at salrio mnimo; no Nordeste, o percentual sobe para 52,5%, o segundo pior resultado entre as regies brasileiras; e em Alagoas, esse percentual chega a assustadores 63,4%, o pior resultado em todo o territrio nacional. Em Santa Catarina, esse percentual de apenas 8,3%, o melhor resultado no pas. Fica fcil saber onde se concentra a pobreza neste pas e por que to denso o mercado de trabalho informal em alguns estados. Em estados mais pobres, o grau de informalidade mais elevado, dado incapacidade de incentivo governamental ao setor produtivo na perspectiva de gerao de emprego e renda no mercado formal.
O estar na informalidade pode representar um custo social extremamente alto que, nos dia atuais, se agrava medida que aumenta a parcela da populao trabalhadora inserida em ocupaes que se caracterizam pela negao de direitos trabalhistas e elevado grau de exposio a situaes de vulnerabilidade. (LIRA, 2006, p. 156)

O rendimento por hora trabalhada eleva-se medida que aumenta o tempo de estudo e isso vale para todo o territrio nacional. Em Alagoas, o rendimento-hora da populao ocupada, em 2003, era de R$ 2,80, sendo R$ 1,50 at quatro anos de estudo, R$ 1,90 de cinco a oito anos, R$ 3,70 de nove a onze anos e R$ 10,40 para doze anos ou mais. A mdia nacional no
6

Fonte: IBGE, PNAD 2003.

Economia poltica do desenvolvimento 96 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

mesmo ano era de R$ 4,50 e na regio metropolitana de So Paulo, R$ 6,80. Isto significa que quanto maior o investimento na formao individual, maiores as chances de auferir salrios mais elevados e atuar em reas com melhores condies de trabalho, apesar de muitos terminarem uma graduao e continuarem desempregados. Esses dados refletem uma das faces da insustentabilidade da economia alagoana tanto do ponto de vista social quanto econmico, uma vez que grande parte dessa populao vive em condio precria, com limitadas possibilidades de consumo e acesso restrito a servios de educao, sade e moradia de qualidade. Considerando que a restrio de consumo associada a uma renda muito concentrada paralisa o mercado, as chances de crescimento econmico para o Estado so bastante reduzidas. preciso melhorar as condies materiais de sobrevivncia dessa populao desafortunada para que o Estado comece a desenvolver-se, tendo como foco garantir populao local acesso a bens e servios de boa qualidade, sem as atuais restries. Tal cenrio sinaliza, com a manuteno ou elevao do atual nvel de pobreza, sem propostas consistentes de desenvolvimento que resultem na melhoria da qualidade de vida dos 67% mais pobres que auferem rendimento de at dois salrios mnimos, avano possvel, apenas, com a reduo da concentrao de renda e com melhor atuao do Estado. A insustentabilidade do sistema de reproduo capitalista reside, entre outras coisas, no crescimento da populao excluda do mercado consumidor em decorrncia dos elevados ndices de desemprego resultante da modernizao das grandes corporaes que, em busca de maior rentabilidade, elevam o grau de mecanizao medida que reduzem a utilizao de mode-obra direta, especialmente em pases com elevados encargos sociais. Nos ltimos quinze anos, a evoluo do sistema de comunicao e os avanos tecnolgicos em todas as reas do conhecimento revolucionaram o sistema de produo de modo que, mesmo aumentando a produo e o faturamento, as grandes empresas empregam um nmero cada vez menor de trabalhadores. E quando o fazem, por meio da terceirizao e contratos temporrios, neutralizando as conquistas trabalhistas de anos de luta dos movimentos sindicais. No que diz respeito s relaes de trabalho, h uma polarizao das opinies entre a flexibilizao e a manuteno dos direitos conquistados, fruto
Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

97

de muitas lutas. Os primeiros argumentam que a flexibilizao das relaes de trabalho levar reduo do desemprego por permitir ajustes, aparentemente, necessrios dinmica do mercado de trabalho, atrelado s oscilaes do mercado de produo. O segundo grupo condena tal flexibilizao pelo entendimento de que esse fenmeno se traduz em anulao de importantes conquistas que, uma vez perdidas, resultaro em queda da qualidade de vida da classe trabalhadora, medida que resulte em extino do direito aposentadoria, frias remuneradas, licena-sade, seguro-desemprego, etc. O governo federal, no entanto, tem demonstrado que possvel reduzir o desemprego sem, necessariamente, flexibilizar as relaes de trabalho, criando oportunidades e instrumentos para realizao de novos investimentos, ainda que de pequeno porte, seja com liberao de linhas de crdito, desonerao fiscal, ou mesmo com elevao de gastos governamentais na perspectiva de incentivar a produo.

A IMPORTNCIA DA PREVIDNCIA SOCIAL

Um dado preocupante no universo do trabalho o percentual da populao ocupada que no contribui com a previdncia social, chegando a 54,8% no Brasil e a 68,5% em Alagoas, o que significa um percentual de contribuio na ordem de 31,5%. O Nordeste a regio que apresenta os piores nmeros, com uma mdia de contribuio em torno de 26,9%, enquanto o Sudeste apresenta uma mdia de 56,1%. O melhor resultado fica com o Distrito Federal com um percentual de recolhimento de 63,9%7. O baixo percentual de recolhimento ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) significa que a maioria das pessoas ocupadas est inserida em atividades informais, sem carteira assinada e desprovida dos direitos trabalhistas assegurados por lei, o que insustentvel, no longo prazo, agravando o desequilbrio do sistema de previdncia social.
Sem a cobertura do seguro social, que poderia ampar-los em situaes de risco (acidentes, invalidez, velhice), os trabalhadores na informalidade sofrem com a troca da solidari7

Idem.

Economia poltica do desenvolvimento 98 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

edade social pela solidariedade privada (famlia, rede de amizades), no porque seja uma mudana nova, mas porque ela acontece num momento no qual a prpria famlia encontra-se mais vulnervel que antes s mudanas no mundo do trabalho e nas relaes sociais. (LIRA, 2006, p. 156)

O no recolhimento impede que o trabalhador tenha direito a uma aposentadoria, seja por idade ou incapacidade fsica, sobrecarregando outros membros da famlia. Sua causa devida ao baixo nvel de renda e falta de esclarecimento da populao ocupada quanto aos benefcios que so assegurados pela legislao trabalhista. Aps os 64 anos, aumenta a demanda por servios de sade, incluindo medicamentos caros, indisponveis nos postos de sade pblica. Muitos tm a morte abreviada pelas condies precrias de sobrevivncia, impostas pelo elevado grau de pobreza, fruto de um sistema de reproduo concentrador e excludente. Outros so largados em asilos porque a famlia, muito pobre, no consegue arcar com a responsabilidade de lhes dar os cuidados devidos. No toa que a esperana de vida em Alagoas a pior entre as unidades da federao: em 2005, a mdia nacional era de 72 anos enquanto em Alagoas era de 66 anos e o Distrito Federal, 75 anos. A taxa de mortalidade (7,9%), por sua vez, a quarta maior entre os estados brasileiros. O elevado grau de pobreza torna as condies de vida to precrias que abrevia a morte por caminhos to curtos quanto perversos.

A CAPACIDADE DE CONSUMO

Imagine um Estado em que o nmero de pessoas ocupadas sem remunerao seja igual ao nmero de pessoas inseridas no setor de comrcio e reparao. Parece irreal, mas esse o Estado de Alagoas. Entre a populao ocupada, 16,1% no so remuneradas, o que corresponde a mais de 182 mil pessoas, normalmente inseridas na informalidade, ajudando a outros membros da prpria famlia. Apenas o estado do Piau, com 16,8% de pessoas ocupadas no remuneradas tem uma situao pior entre os estados da federao. J na Regio Metropolitana do Rio de Janeiro, esse percentual de apenas 0,8%. Os indicadores socioeconmicos apresentados pela PNAD 2004 revelam que boa parte da populao do Estado no tem acesso a bens
99
Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

de consumo durveis, apesar das possibilidades de financiamento e da disponibilidade de linhas de crdito, por meio de financeiras e bancos comerciais. A falta de comprovao de uma renda dificulta o acesso a esse servio. Em 2004, 18% ainda no possuam televiso, 31% no possuam geladeira, 93% no possuam mquina de lavar, 21% no possuam rdio e 6% no possuam fogo a gs. Em todas as regies do pas, o percentual da populao ocupada com rendimentos acima de cinco salrios mnimos oscila entre 11,4 e 13,7%, com exceo do Nordeste, cujo percentual de 4,1%, influenciando a mdia nacional que ficou em 10,3%. Em Alagoas, esse percentual cai para 4,5%, reafirmando o elevado grau de concentrao de renda, um dos principais entraves ao desenvolvimento local e comprometendo o fluxo circular da moeda. Quanto maior o percentual de pessoas ocupadas no-remuneradas, maior o esforo dos que so remunerados para suprir as necessidades de consumo de toda famlia. Essa populao ocupada no-remunerada est, quase sempre, inserida em unidades de produo informais, trabalhando com a prpria famlia, embora esse vnculo informal acontea, tambm, em unidades de produo consideradas formais. Muitas dessas pessoas esto na fase da adolescncia, sacrificando a atividade escolar e queimando uma importante etapa de investimento na formao pessoal.

A EVOLUO DO MERCADO INFORMAL EM ALAGOAS 1997 A 2003

Neste tpico, ser analisada a evoluo do mercado de trabalho informal em Alagoas, em comparao com o mercado nacional, na perspectiva de identificar as principais causas de sua expanso. A anlise tem como foco as unidades de produo, primeiro pela necessidade de se caracterizar as condies de trabalho a que o trabalhador informal est submetido e, segundo, porque neste mercado, o trabalhador informal autnomo se confunde com o empreendedor.
[...] se nos moldes da empresa tipicamente capitalista, o trao essencial da organizao da produo seria dado pela separao entre capital e trabalho, o da economia informal

Economia poltica do desenvolvimento 100 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

seria, inversamente, a no separao entre o capital e trabalho. Os agentes econmicos nela envolvidos participariam do processo produtivo na dupla condio de trabalhadores e empresrios de seu prprio trabalho, o que, de certa forma, poderia ser estendido aos micro e pequenos empresrios, que tambm atuam como produtores diretos. (OLIVEIRA, 1998, p.15)

Entre 1997 e 2003 , o nmero de empresas informais em Alagoas cresceu 46,7% , passando de 110.592 para 162.288 empreendimentos, enquanto no Brasil o percentual de crescimento desses empreendimentos foi de 9% . Desses 162,3 mil, 91,6% eram administradas pelos denominados conta prpria e 8,4% por empregadores, o que revela um elevado grau de pulverizao nesse mercado. O nmero de pessoas ocupadas, por sua vez, cresceu 46,8% . Em 2003, o Produto Interno Bruto do Estado de Alagoas foi R$ 10,3 bilhes, enquanto a receita anual produzida pelas empresas informais no Estado foi estimada em R$ 2,063 bilhes ou 20% do PIB oficial, excluindo algumas atividades informais geradoras de renda, segundo o recorte do IBGE. Exatamente por esse recorte, possvel afirmar que a participao da renda gerada informalmente no PIB do Estado seja superior a 40%. Em razo do baixo nvel dos rendimentos auferidos, boa parte de quem atua nesse mercado possui mais de uma atividade, seja na condio de empregado do setor pblico ou privado, seja em outro empreendimento informal. Para quem tem mais de uma atividade, o rendimento mdio mais que o dobro do rendimento mdio dos que possuem apenas uma atividade, porm, com uma carga horria mais pesada. Em 2003, a mdia dos rendimentos de todos os trabalhos realizados por proprietrios de empresas informais era de R$ 436,00, sendo R$ 396,00 para quem tinha um nico trabalho e R$ 818,00 para quem tinha mais de um. Em ambos os casos, o rendimento das mulheres menor que o rendimento dos homens8.

No mercado informal do Estado de Alagoas, a remunerao das mulheres correspondia, em 2003, a 67% da remunerao dos homens. No mercado de trabalho formal, 76%.

101

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

ESCOLARIDADE

Grande parte dos trabalhadores informais no consegue atender, a contento, as exigncias do mercado de trabalho formal e, entre os requisitos exigidos, esto grau de escolaridade, capacitao tcnica, experincia anterior de trabalho, aparncia fsica e boa desenvoltura na entrevista de seleo. Com uma renda muito baixa, longa jornada de trabalho9 e rendimentos descontnuos, esses trabalhadores no conseguem fazer um bom investimento em sua formao profissional, o que se traduz em grande obstculo de acesso ao mercado formal e ascenso social. Uma famlia inserida em um quadro de extrema pobreza e desprovida de uma boa formao educacional, dificilmente ter a compreenso dos efeitos nocivos da reproduo do desconhecimento ao longo das prximas geraes. Ademais, elas se reproduzem numa velocidade acima da mdia, influenciadas por convices equivocadas. Este fenmeno vem se repetindo no Brasil h muitas dcadas: famlias muito pobres se reproduzem a uma taxa acima da mdia nacional e, raramente, conseguem abandonar sua condio de misria pelas dificuldades impostas pela conjuntura socioeconmica e pelas limitaes de conhecimento. Normalmente, uma criana que ingressa muito cedo no mercado de trabalho, tem mais dificuldade de garantir uma boa educao, por dedicar muito de seu tempo a atividades de grande responsabilidade. Ela no tem maturidade para conciliar, com sucesso, a responsabilidade de uma longa jornada de trabalho com a dedicao ao ensino, pois, para isso, ela precisa de lazer, sono tranqilo e um lar acolhedor que lhe d mais afeto e lhe faa menos cobranas. Em muitos casos, a renda gerada por crianas com idade entre oito e quatorze anos indispensvel sobrevivncia da famlia, que nem sempre lhe oferece o conforto do lar e muito menos a oportunidade de acesso escola. Um bom rendimento escolar para a populao de baixa renda exigiria uma boa estrutura de moradia, assistncia mdica, transporte gratuito, acesso escola, aumento da oferta de vagas nas escolas pblicas com a garantia de boa qualidade, incluin9 52% da populao ocupada no mercado de trabalho informal cumprem uma jornada superior a 40 horas semanais.

Economia poltica do desenvolvimento 102 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

do a distribuio de material didtico e condies mnimas de acesso a uma boa alimentao diria. O governo, por sua vez, no consegue criar mecanismos de compensao com redistribuio de renda, seja a partir da oferta de servios de educao de boa qualidade, seja a partir da criao de novas oportunidades de investimentos que elevem o nvel de emprego e renda. Essa realidade compromete o grau de competitividade do Estado, j que um dos gargalos ao desenvolvimento a escassez de mo-deobra qualificada para os setores mais dinmicos da economia, contribuindo com a expanso do desemprego estrutural e elevando a necessidade de programas de assistncia social de distribuio direta de renda, que esto longe de resolver, de forma sustentvel, o problema da desigualdade social. A longo prazo, essa poltica insustentvel uma vez que financiada por tributos, cuja proporo j se mostra insuportvel ao atual sistema de produo. Os nmeros da pesquisa, por meio dos quais so percebidos os obstculos enfrentados por esse estrato social, denotam a estreita relao entre nvel de empregabilidade e grau de instruo. Em 2003, a taxa de atividade para pessoas com 12 anos ou mais de estudo, em Alagoas, era de 82,7% e para as que possuam de 1 a 4 anos de estudo, 47,2%, evidenciando que melhores nveis de escolaridade criam melhores e maiores oportunidades de emprego. No Brasil, em 2003, a taxa de atividade entre pessoas com 12 anos ou mais de estudo era de 82,2%, muito prxima da registrada em Alagoas. Em 2003, apenas 2,5% da populao ocupada no mercado de trabalho informal no Estado de Alagoas tinham curso superior completo, enquanto 19,36% eram sem instruo ou com menos de um ano de estudo, 40,27% tinham o ensino fundamental incompleto e 10% tinham o primeiro grau completo. As chances desses 70% serem absorvidos pelo mercado de trabalho formal so remotssimas e a remunerao tende a ficar, na melhor das hipteses, prxima ao salrio mnimo. A educao, alm de dar independncia, ajuda na promoo das mudanas, to necessrias melhoria da qualidade de vida de um povo. Isso refora a importncia do papel do Estado enquanto agente promotor de polticas pblicas estruturantes e compensatrias, com a capacidade de criar oportunidades de ascenso social via educao pblica e cursos de capacitao tcnica.
Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

103

GRAU DE ORGANIZAO E ESTABILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS INFORMAIS

O baixo grau de organizao do mercado informal, caracterizado por um sistema operacional simplificado, guarda uma relao muito estreita com o grau de escolaridade e a escassez de recursos, dificultando ao empreendimento estruturar-se de forma adequada. Essa dificuldade de organizao se estende articulao poltica entre esses pequenos empreendedores, enquanto classe social. Em Macei, mesmo no mercado da produo, que rene grande nmero de feirantes, muitos no so filiados associao de classe e o mesmo ocorre com grande nmero de empreendedores informais espalhados pela cidade, que se dizem cticos em relao funcionalidade das associaes. Com pouco ou nenhum planejamento, os trabalhadores informais agem isoladamente e por intuio, no tendo qualquer controle sobre o oramento e dominando, apenas, a arte de vender ou produzir. Entre as empresas do setor informal de Alagoas, em 2003, apenas 4% fizeram uso de servios de informtica para o desenvolvimento do empreendimento e 6% utilizaram o servio profissional de um contador. O resultado dessa equao m-administrao, vida curta do empreendimento, baixos rendimentos e prejuzos camuflados pela ausncia de um bom planejamento tanto do oramento quanto da produo. A falta de planejamento, associada a baixos rendimentos e necessidade imediata de auto-sustento, impede a esses micro-empreendedores separar uma proviso para manuteno do empreendimento e o enfrentamento de possveis adversidades impostas pela dinmica do mercado, elevando o ndice de insucesso. Os indicadores de formalizao mostram que a grande maioria desses empreendimentos vive na clandestinidade, sem registro de microempresa (95%), sem adeso ao simples (99%), sem licena municipal ou estadual (85%), sem filiao a sindicatos ou associaes (94%) e sem constituio jurdica (94%). Uma questo pode ser colocada: por que alguns empreendedores comeam uma simples atividade informal, crescem em tamanho de produo e de nmero de pessoas envolvidas no empreendimento, enquanto outras desistem antes mesmo de completar um ano, se todos so submetidos s mesmas condies de mercado? Qual o elemento de diferenEconomia poltica do desenvolvimento 104 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

ciao? As explicaes vo desde o grau de formao do empreendedor at as habilidades natas, passando pela disponibilidade de recursos e, acima de tudo, pelo grau de organizao imposta ao empreendimento. Esse padro de organizao definido pela escolha adequada do lugar, pela qualificao tcnica dos trabalhadores envolvidos na atividade, pela campanha publicitria para divulgao do produto, pelo controle sobre a qualidade e distribuio da produo no mercado. s vezes, o empreendedor atinge apenas parte dessas exigncias, perdendo espao no mercado para seus concorrentes, a menos que ele domine um ofcio ao qual mais ningum consiga imitar, o que pouco comum nesse mercado. o grau de organizao que vai definir o nvel de fortalecimento do empreendimento, associado a uma boa percepo empreendedora.

CONSIDERAES FINAIS

Os dados analisados denotam o elevado grau de pobreza e concentrao de renda do Estado de Alagoas, traduzidos nas condies precrias de vida de mais 60% de sua populao, amargando indicadores socioeconmicos atribudos, entre outras coisas: a) incapacidade do Estado em dinamizar a economia por meio de estmulo produo agrcola diversificada e produo industrial; b) precariedade do sistema de educao pblica, comprometendo a qualidade de mo-de-obra disponvel no mercado. O desemprego, alm de diminuir o volume de renda, compromete a dinmica de seu fluxo circular, criando gargalos sua distribuio entre os agentes econmicos sob a forma de salrios, retraindo os investimentos e privando grande parte da populao do consumo de determinados bens e servios, imprescindveis a seu bem-estar social. Em outras palavras, o desemprego estrangula o processo de desenvolvimento e produz mais desemprego, num efeito cclico,pela reduo dos nveis de renda, consumo e investimento. Vale ressaltar que se a arrecadao tributria incide sobre a renda e o consumo, nveis menores de produo, consumo e renda implicam, necessariamente, queda de receita tributria, a menos que haja aumento de alquotas. Este ltimo expediente estimula a migrao de empresas e trabalhadores para a informalidade.
105
Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

O principal elemento de diferenciao entre os mercados formal e informal o grau de organizao para o qual o nvel de conhecimento e o tempo de estudo fazem grande diferena. Pelas estatsticas, boa parte dos trabalhadores informais tem pouco tempo de estudo, especialmente os homens que, na grande maioria das vezes, so os que assumem o comando do empreendimento. Com base nas pesquisas de campo, fica claro que esses empreendedores informais dominam o ofcio, mas tm uma dificuldade gigantesca em gerenciar o empreendimento em um ambiente de grande instabilidade, no qual cada empreendedor precisa ser um estrategista, mesmo no mercado informal. Dentro do atual modelo de reproduo do capital ocorre um fenmeno curioso e preocupante: o aumento da produo no tem resultado no aumento proporcional da absoro direta de mo-de-obra; em alguns casos, ocorre o inverso, a exemplo da indstria automobilstica e das empresas de telefonia. Embora a inovao tecnolgica no seja o nico fator de expanso do desemprego, tem contribudo largamente com esse fenmeno. A reduo do desemprego o grande desafio que est posto at mesmo para as economias capitalistas consideradas de primeiro mundo. No se sabe se o colapso do sistema capitalista previsto por Karl Marx ocorrer algum dia, mas o atual modelo tem sido colocado em xeque medida que cobrado a dar respostas aos desafios ora apontados. Os nveis de desigualdade social, degradao ambiental e instabilidade econmica, vistos em mbito global e reproduzidos nos espaos regionais e nacionais, parecem insustentveis a longo prazo. A busca obcecada pela satisfao das necessidades individuais tem provocado uma irracionalidade coletiva com efeitos negativos de grande proporo sobre toda a sociedade. Um exemplo disso a corrida competitiva entre as empresas, por meio da inovao tecnolgica, resultando na reduo de absoro de mo-de-obra que, por sua vez, concentra renda e diminui o mercado consumidor de forma contnua. A diminuio do mercado consumidor parece tornar sem sentido a busca desenfreada pelo aumento de produtividade. Em razo da baixa dinmica de mercado da economia alagoana, elevada a taxa de desemprego e o subemprego cresce a olhos vistos. As atividades informais crescem diariamente e, com elas, a deteriorao das relaes de trabalho, cada vez mais distantes da proteo da legislao
Economia poltica do desenvolvimento 106 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

trabalhista. Homens, mulheres e crianas de todas as faixas etrias, com pouca, muita ou nenhuma formao educacional, amontoam-se na informalidade, na perspectiva de garantir a sobrevivncia. Por piores que sejam as condies de trabalho e por menores que sejam os salrios, as atividades informais so preferidas ao desemprego. Assim como o setor industrial, o setor agrcola pouco dinmico e se resume monocultura de cana-de-acar, fazendo com que quase 100% dos produtos comercializados tanto no mercado formal quanto no informal sejam oriundos de outros estados, aquecendo essas economias em detrimento da economia alagoana que poderia estimular a diversificao da atividade agrcola e industrial, tanto pelos incentivos fiscais quanto pela liberao de crdito. At mesmo o setor turstico tem perdido espao para outros estados, dada precariedade de infra-estrutura e a elementos conjunturais como a promoo de eventos culturais e de lazer. Sendo os fatores de produo capital, trabalho e tecnologia, quanto maior o investimento nesses fatores maiores as possibilidades de expanso de determinado empreendimento. Como no mercado informal capital e tecnologia so escassos, sendo abundante apenas o trabalho que, por sua vez, pouco qualificado, so pequenas as chances de crescimento vertical das atividades informais, salvo rarssimas excees. Por outro lado, pelas condies materiais desse trabalhador informal, so pequenas as chances de realizao de investimentos na qualificao pessoal que implicaria o acesso a uma boa educao, condicionada a uma renda muito acima da que ele recebe. Portanto, a expanso da informalidade se deve, em grande parte, ao ingresso de novos trabalhadores informais neste mercado atuando, quase sempre, como autnomo, e no expanso dos empreendimentos j existentes. O mercado informal no se desenvolve isoladamente, mas integrado ao mercado formal, constituindo um tecido denso, heterogneo e em constante metamorfose. A renda produzida pelo mercado informal utilizada para aquisio de bens e servios produzidos formalmente, assim como o inverso tambm acontece. A imbricao entre os dois mercados no se resume ao fluxo circular da renda, mas s etapas do prprio processo produtivo. A pobreza aguda associada inoperncia do Estado gera um imobilismo no tecido social, impedindo que pessoas muito pobres muEconomia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

107

dem sua condio social pelas barreiras que lhe so impostas. Uma pessoa muito pobre alm de no ter acesso a uma boa educao, no tem acesso tambm a uma boa alimentao, moradia e, s vezes, a um trabalho que lhe d auto-afirmao enquanto cidado. Na atual sociedade capitalista em que as pessoas so avaliadas por sua capacidade de consumo, quem no dispe de uma renda amargamente discriminado. A expanso das atividades informais um reflexo do elevado nvel de desemprego, para o qual no existem propostas concretas de reduo e que gera, continuamente, insegurana, misria, marginalidade e violncia urbana. Alm de provocar gargalos ao prprio sistema de reproduo do capital, o desemprego representa um custo social sem precedentes, refletido na precria qualidade de vida da populao mais pobre que vive abaixo da linha de pobreza e cujas necessidades imediatas de sobrevivncia no so adequadamente atendidas. Assim sendo, tal situao urge pela interveno do Estado no sentido de dotar especialmente a populao mais pobre do bem mais precioso que o conhecimento, por meio da distribuio da renda de forma mais equnime, de modo a possibilitar a todos, e no apenas minoria, o enfrentamento dessa tendncia de mercado, caracterizada pela expanso do trabalho autnomo e pela reduo das relaes de trabalho formais. Essa distribuio de renda poderia concretizar-se tanto por intermdio de maiores investimentos na rea social, sobretudo na educao pblica, quanto pela liberao de crdito para pequenos empreendedores e da reduo percentual dos impostos indiretos10 que penalizam mais as classes de baixa renda por meio do consumo11. Tal interveno, alm de reduzir as desigualdades sociais compensaria os gargalos que o desemprego estrutural tem causado dinmica do mercado pela retrao do consumo. Ora, se todos tiverem a qualifi-

10

Impostos que incidem sobre o consumo, a exemplo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS). 11 Segundo pesquisa no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), realizada em 03/02/2005, pessoas que ganham at dois salrios mnimos so tributadas em 13,13% de sua renda, por meio do consumo, enquanto as que ganham mais de trinta salrios mnimos so tributadas em 6,94%. Em outras palavras, a regressividade da carga tributria, caracterizada por elevada participao dos impostos indiretos ou dos impostos que incidem sobre o consumo sacrifica mais as classes de baixa renda.

Economia poltica do desenvolvimento 108 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

cao mnima necessria e as condies materiais para desenvolverem alguma atividade, ainda que de forma autnoma, a tendncia ser a reduo, qui a eliminao, do atual grau de desocupao. Uma boa qualificao tcnica e condies materiais adequadas dariam mais qualidade s condies do trabalho autnomo, reduzindo os efeitos nocivos provocados pela expulso de trabalhadores do mercado formal.

109

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

REFERNCIAS
ANTUNES, R. e SILVA, M.A.M. (orgs). O avesso do trabalho. So Paulo: Expresso Popular, 2004. AZEREDO, B. Polticas pblicas de emprego no Brasil: limites e possibilidades. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Reforma do estado e polticas de emprego no Brasil. Campinas (SP): IE, 1998. BALTAR, P.E.A. Regime de trabalho e flexibilidade no Brasil. In:OLIVEIRA, M.A. (org.). Economia e trabalho: textos bsicos. Campinas (SP): Unicamp, 1998. CACCIAMALI, M. C. A economia informal 20 anos depois. In: Indicadores Econmicos FEE, Porto Alegre, vol.21, n. 4, jan/1994. CACCIAMALI, M. C. As economias informal e submersa: conceitos de distribuio de renda. In: Camargo,J.M. e Giambiagi (Orgs.) Distribuio de renda no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. CACCIAMALI, M.C.; SILVA, G.B; MATOS, F. Sistema nacional de emprego: desempenho interestadual. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Reforma do estado e polticas de emprego no Brasil. Campinas (SP): IE, 1998. CAPERO, G. et.al. Os atores sociais no novo mundo do trabalho.So Paulo: Ltr, 1994. CARVALHO, C.P. Economia popular: uma via de modernizao para Alagoas. 2. ed. Macei: Edufal, 2007. COMIN, A.A. et.al. O mundo do trabalho: crise e mudana no final do sculo. Campinas: Cesit, 1994. DEDECCA, C.S. Conceitos e estatsticas bsicas sobre mercado de trabalho. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Economia e trabalho: textos bsicos. Campinas (SP): Unicamp, 1998. DEDECCA, C.S. Emprego e qualificao no Brasil dos anos 90. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Reforma do estado e polticas de emprego no Brasil. Campinas (SP): IE, 1998. DRUCKER, P. Um sculo de transformao social. In: Administrao em tempos de grandes mudanas. So Paulo: Pioneira, 1995.

Economia poltica do desenvolvimento 110 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

FRANCO, A. Alm da renda: a pobreza brasileira como insuficincia de desenvolvimento. Braslia: Millennium Instituto de Poltica, 2000. FRANCO, A. Pobreza e desenvolvimento local. Braslia: AED, 2002; In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Economia e trabalho: textos bsicos. Campinas (SP): Unicamp, 1998; GUIMARES, I.G.R. Avaliao geral dos programas de gerao de emprego e renda. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Reforma do estado e polticas de emprego no Brasil. Campinas (SP): IE, 1998. KEYNES, J. M. Teoria geral do emprego, do juro e do dinheiro: inflao e deflao. Traduo Mrio R. da Cruz. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os economistas) LIRA, I.C.D. Trabalho informal como alternativa ao desemprego: desmistificando a informalidade. In SILVA, M.O.S. e YASBEK, M C. (orgs). Polticas pblicas de trabalho e renda no Brasil contemporneo. So Paulo: Cortez; So Lus (Ma): FAPEMA, 2006. LOPES, R. Economia informal no Rio de Janeiro: problema ou soluo. Rio de Janeiro: Mauad, 1996. MARX, K. (1818-1883). Trabalho assalariado e capital e salrio, preo e lucro. So Paulo: Expresso Popular, 2006. OLIVEIRA, J.S. Repensando o informal em tempos de globalizao. In CARVALHO, F.L.(org.). Economia informal: legalidade, trabalho e cidadania. Rio de Janeiro: Sebrae, 1998. POCHMANN, M. As polticas de gerao de emprego e renda: experincias internacionais recentes. In: OLIVEIRA, M.A. (org.). Reforma do estado e polticas de emprego no Brasil. Campinas (SP): IE, 1998. POHIER, J. et al.Desemprego e direito ao trabalho.Ed.Vozes, 1982; RIFKIN, J. O fim dos empregos: o declnio inevitvel dos nveis dos empregos e a reduo da fora global de trabalho. So Paulo: Makron Books, 1995. TAVARES, M. A. A expanso subordinada das atividades informais produo capitalista: o comrcio de rua do centro de Macei. 1997. Dissertao ( Mestrado) UFPE, Recife, 1997.

111

Economia poltica do desenvolvimento Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

TAVARES, M.A. Os fios (in)visveis da produo capitalista: informalidade e precarizao do trabalho. So Paulo: Cortez, 2004. TEIXEIRA, F.J.S. e OLIVEIRA, M.A. (org.). Neoliberalismo e reestruturao produtiva: as novas determinaes do mundo do trabalho. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1998. WELMOWICKI, M.; DUARTE DE ALM, A. C.; MOTTA, M. F.S.R. A dualidade no mercado de trabalho: quantidade ou qualidade na gerao de empregos? In: Revista do BNDES, Rio de Janeiro, 1994.

Economia poltica do desenvolvimento 112 Macei, vol. 1, n. 3, p. 89-112, set./dez. 2008

Anda mungkin juga menyukai