Anda di halaman 1dari 10

Escola de Administrao Fazendria

Concurso Pblico 2009

Prova Objetiva 2 e Prova Discursiva


Nome:

Cargo: Analista Administrativo rea: Administrao


N. de Inscrio

Instrues
1. 2. 3. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:


4. 5. 6.

As ideias e estratgias so importantes, mas o verdadeiro desafio a sua execuo.


(Percy Barnevick)

DURAO DAS PROVAS: 4 horas, includo o tempo para a elaborao da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova objetiva h 40 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. Durante as provas, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

7. 8. 9.

10. Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12. Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Quanto Prova Discursiva:


1. Identifique-se apenas na capa da prova (pgina 11); sua Prova Discursiva no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identificadores. 2. Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua Prova Discursiva. 3. As folhas em branco, no final do caderno, podero ser usadas para rascunho. 4. No escreva no espao direita Reservado ao Examinador.

Boa prova!

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 1 - A escola das Relaes Humanas diferencia-se por idias centrais das quais originaram-se crticas implacveis contra o homo econmicus, modelo elaborado pela Escola Clssica. Analise as afirmaes abaixo e selecione a opo que representa o resultado de sua anlise. ( ) Na Escola das Relaes Humanas, o homem apresentado como um ser que no pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas. ( ) Na Escola das Relaes Humanas, o homem no condicionado pelo sistema social, e sim pelas demandas biolgicas. ( ) O modelo da Escola das Relaes Humanas o homo complexus, devido complexidade das suas necessidades. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, C 2 - O reflexo do exerccio da Liderana o resultado alcanado pelo lder em relao s pessoas que influencia. Para o Lder que ocupa uma posio formal dentro da organizao, um desafio identificar o estilo de liderana que deve aplicar a cada uma das circunstncias que vivencia no cotidiano. Considerando o contexto de liderana, selecione a opo correta. a) Na diviso do trabalho, o lder autocrtico determina a tarefa de cada um e cada qual escolhe seu companheiro de trabalho. Na liderana democrtica, o grupo decide sobre a diviso de trabalho e sobre o parceiro de cada um. b) Na programao dos trabalhos, tanto o lder democrtico como o liberal no interferem de nenhuma forma nas decises do grupo. c) As caractersticas comportamentais predominantes dos subordinados do lder liberal e do lder democrtico so similares quanto escolha do que fazer e quando fazer. d) O volume dos resultados poduzidos pelo exerccio da liderana autocrtica maior, porm a frustrao e agressividade tambm. e) Grupos submetidos s lideranas liberais e democrticas tendem ao individualismo e a ignorar o lder com o passar do tempo.

3 - Mintzberg (1995) definiu um papel como um conjunto organizado de comportamentos que pertencem a uma funo ou posio facilmente identificveis. Segundo a definio de papeis de Mintzberg, assinale abaixo a opo que melhor define o papel de deciso do gerente. a) O gerente age como um smbolo e representante da organizao neste papel, que est presente num certo nmero de tarefas, no envolvendo significativamente o processo de informaes ou a tomada de deciso. b) O gerente desempenha atividades quando recebe ou procura obter informaes que lhe permitem entender o que se passa em sua organizao e no meio ambiente. c) O gerente desempenha atividades que envolvem a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informao. d) O gerente atua como iniciador e planejador da maior parte das mudanas controladas em sua organizao. e) O gerente atua em todas as atividades, sendo o complemento da disseminao da informao somente externa organizao. 4 - Considerando o contexto de tomada de deciso e soluo de problemas, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que representa as concluses de sua anlise: ( ) A tomada de deciso diferente da soluo de problemas porque, s vezes, para solucionar um problema, preciso tomar mais de uma deciso; ( ) O processo de tomada de deciso o processo de selecionar um curso de ao entre vrias alternativas; ( ) Um problema algo que acontece fora do que esperado ou estabelecido. um termo tcnico usado especificamente para situaes que envolvem perdas, diferentemente das situaes de ganho, cujo termo oportunidade. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, C

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

5 - Segundo Henry Mintzberg, so dez as escolas de planejamento estratgico: design, planejamento, posicionamento, empreendedora, cognitiva, aprendizado, poder, cultural, ambiental e configurao. Relacione as colunas na tabela abaixo e selecione a opo que representa a sequncia encontrada.
1. Design [ ] Formao da estratgia como um processo emergente em que o sistema coletivo que aprende. [ ] Formao da estratgia como um processo reativo ao meioambiente, que se apresenta para a organizao como um grupo de foras contra as quais ela precisa reagir. [ ] Formao da estratgia como um processo de concepo, onde o controle permanece nas mos do CEO (chief executive officer) que mantm o processo de maneira informal e simples. [ ] Formao da estratgia como um processo analtico para lidar com posies de mercado no geral e de forma reconhecvel. [ ] Formao da estratgia como um processo de transformao que interrompe perodos de estabilidade. [ ] Formao da estratgia como um processo formal dividido em etapas, que so apresentadas na forma de listas de verificao. [ ] Formao da estratgia como um processo visionrio definido pelo CEO como uma percepo da direo que a empresa deve seguir no longo prazo; a que reside o seu ponto fraco devido concentrao no comportamento de um nico indviduo. [ ] Formao da estratgia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e estruturas. [ ] Formao da estratgia como um processo coletivo baseado nas crenas e interpretaes comuns a todos os membros da organizao. [ ] Formao da estratgia como um processo de negociao por meio do exerccio da influncia para negociar estratgias favorveis a certos interesses. Seu ponto fraco desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exerccio da liderana.

6 - As reas que compem o conjunto de conhecimentos sobre gerenciamento de projetos so nove. Para essas nove reas, o PMBOK prope o agrupamento de processos em funo da sua natureza. Entre as opes abaixo, selecione aquela que enuncia corretamente os grupos de processos de gerenciamento de projetos. a) Iniciao, Planejamento, Execuo, Monitoramento e Encerramento. b) Escopo, Tempo, Custo, RH, Qualidade e Riscos. c) Escopo, Planejamento, Execuo, Monitoramento e Implantao. d) Contrato, Escopo, Custo, Cronograma, Planejamento e Monitoramento. e) Termo de Abertura, Iniciao, Contrato, Gerenciamento do Projeto, Monitoramento e Encerramento. 7 - Considere a tabela do Diagrama de Rede de um projeto composto por atividades trmino-incio abaixo:
Atividade A B C D E F G fim Predecessora incio A A B e C D D E e F G Inicio mais cedo 1 6 6 11 13 13 17 Inicio mais Durao tarde 1 6 8 11 13 16 17 5 5 3 2 4 1 1

2. Planejamento

3. Posicionamento

4. Empreendedora

5. Cognitiva

6. Aprendizado

7. Poder

8. Cultural

Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opo que representa a concluso de sua anlise: ( ) O caminho crtico do diagrama de Rede representado pelas atividades A-B-D-E-G; ( ) A folga total das atividades A, B, C e E igual a zero; ( ) O tempo total do projeto, do incio ao fim, de 17 dias; ( ) A folga das atividades pode ser obtida pela diferena: fim mais tarde menos o fim mais cedo. a) C, C, C, E b) E, C, E, C c) C, E, C, C d) E, E, E, E e) E, C, C, C

9. Ambiental

10.Configurao

a) 5, 10, 4, 3, 7, 6, 8, 2, 9, 1 b) 6, 9, 1, 3, 10, 2, 4, 5, 8, 7 c) 2, 4, 3, 5, 10, 6, 8, 7, 9, 1 d) 10, 9, 8, 7, 6, 5, 2, 3, 4, 1 e) 5, 9, 2, 3, 8, 1, 4, 6, 10, 7

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

8 - Considerando a definio de escritrio de projetos segundo o PMBOK, analise as alternativas que se seguem e selecione a opo que corresponde ao resultado de sua anlise: ( ) O escritrio de projetos ou PMO uma entidade organizacional qual devem ser atribudas responsabilidades relacionadas a elaborao de contratos, mas no ao gerenciamento de projetos; ( ) O escritrio de projetos ou PMO pode ter responsabilidades que variam desde o fornecimento de funes de suporte ao gerenciamento de projetos, at o gerenciamento direto de um projeto; ( ) Um escritrio de Projetos ou PMO o rgo responsvel pela emisso dos certificados PMP na organizao, em especial a autorizao de documentos de requisitos e demais especificaes de escopo e esforo distinto. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E 9 - Entre as afirmativas que se seguem sobre ciclo de vida do projeto, selecione opo incorreta. a) Os gerentes podem dividir os projetos em fases para facilitar o controle gerencial. b) O conjunto das fases de um projeto corresponde ao ciclo de vida do projeto. c) O ciclo de vida do projeto define as fases que conectam o incio de um projeto ao seu fim. d) A capacidade das partes interessadas influenciarem o produto do projeto maior nas fases iniciais do ciclo de vida do projeto. e) O nvel de custos e de pessoal maior na primeira e na ltima fase do ciclo de vida de qualquer projeto. 10- Considere a seguinte definio: Indicadores so desenvolvidos e utilizados pelos gerentes visando atingir metas organizacionais. Analise as afirmativas que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) Uma das razes para que muitas empresas sejam incapazes de gerenciar a sua manuteno a falta de indicadores de desempenho adequados; ( ) A principal funo dos indicadores de dempenho indicar oportunidades de melhora dentro das organizaes; ( ) Medidas de desempenho devem ser utilizadas para apontar pontos fracos dos processos organizacionais. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E
Analista Administrativo - ANA - 2009 4

11- A Gesto de Processos envolve o mapeamento e a anlise para a melhoria de processos organizacionais. Entre as opes abaixo, selecione a incorreta. a) A modelagem de processos feita por meio de duas grandes atividades intituladas As is e To be. b) A fase inicial da modelagem de processos tenta, entre outros objetivos, entender o processo existente e identificar suas falhas. c) O redesenho de um processo executado na fase As is do mapeamento. d) A melhoria contnua uma das metodologias de racionalizao de processos. e) A metodologia de inovao de processos caracteriza-se por ser uma abordagem radical de melhoria de processos. 12- Sobre accountability, analise as afirmaes que se seguem e selecione a opo que melhor representa o resultado de sua anlise: ( ) A accountability diz respeito capacidade que os constituintes tm de impor sanes aos governantes, notadamente reconduzindo ao cargo aqueles que se desincumbem bem de sua misso e destituindo os que possuem desempenho insatisfatrio; ( ) A accountability inclui a prestao de contas dos detentores de mandato e o veredicto popular sobre essa prestao de contas; ( ) A accountability depende de mecanismos institucionais, sobretudo da existncia de eleies competitivas peridicas. a) C, C, C b) C, C, E c) C, E, E d) E, E, E e) E, C, E 13- Gesto do Conhecimento significa organizar as principais polticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnolgicos luz de uma melhor compreenso dos processos de gerao, identificao, validao, disseminao, compartilhamento, proteo e uso dos conhecimentos estratgicos para gerar resultados (econmicos) para a empresa e benefcios para os colaboradores internos e externos (stakeholders). (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opo incorreta. a) O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de gerao, codificao e coordenao e disseminao do conhecimento. b) A disseminao do conhecimento consiste na prtica da transferncia do conhecimento, podendo ser pela contratao de pessoas, pelas conversas informais e no programadas, ou por reunies e aes estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organizao.

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

c) Na disseminao da informao, o conhecimento explcito formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informao, enquanto o tcito no. d) A disseminao da informao uma ao global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organizao independentemente da absoro de cada um. e) A amplitude da disseminao deve estar em acordo com a estratgia organizacional, com as polticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente. 14- Analise as afirmaes que se seguem e selecione a incorreta. a) A aprendizagem organizacional ocorre mediante insights, conhecimento e modelos mentais compartilhados. b) A universidade corporativa oportuniza formao focada no ambiente de negcios, desenvolvendo o aprimoramento nas competncias essenciais ou crticas de cada organizao. c) O Balance Score Card volta-se para quatro perspectivas organizacionais; nenhuma delas desenvolve objetivos ou medidas para orientar o aprendizado organizacional. d) As organizaes podem aprender apenas velocidade em que seu elo mais lento aprende. na

16- Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos bsicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptao externa e integrao interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opo que no apresenta um elemento relacionado cultura organizacional de uma empresa. a) Valores so definies do que importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo. b) Ritos, rituais e cerimnias so atividades planejadas so atividades planejadas para tornar a cultura mais visvel e coesa. Seriam os processos de integrao, admisso, etc. c) Smbolos objetos e aes ou eventos dotados de objetos e aes ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organizao trocarem idias complexas e mensagens emocionais, etc. d) Preos valores definidos para a comercializao de produtos e que definem um segmento do mercado. e) Processo de comunicao tem a funo de transmitir tem a funo de transmitir e administrar a cultura e inclui a rede de relaes, papis informais, etc. 17- A NBR ISO/IEC 17799, verso brasileira da norma ISO homologada pela ABNT em setembro de 2001, uma norma de segurana da informao. Assinale abaixo a opo que apresenta o conceito de segurana da informao segundo a NBR ISO/IEC 17799. a) Segurana da informao pode ser definida como a proteo contra um grande nmero de ameaas s informaes, de forma a assegurar a continuidade do negcio, minimizando danos comerciais e maximizando o retorno de possibilidades e investimentos. b) Segurana da informao o resultado da aplicao planejada de objetivos, diretrizes, polticas, procedimentos, modelos e outras medidas administrativas que definem como so reduzidos os riscos da informao. c) Segurana da informao so procedimentos especficos sobre hardware, software e peopleware que definem o que deve ser feito para assegurar que as informaes esto seguras. d) Segurana da informao implementao dos requisitos do negcio para controle de acesso, gerenciamento de acessos de usurios, responsabilidade do usurio, controle de aceso rede, controle de acesso do sistema operacional, controle de acesso s aplicaes e monitoramento de sistemas de informao. e) Segurana da informao a definio dos requisitos de segurana de sistemas, segurana de sistemas de aplicao, controles de criptografia e segurana de arquivos.

e) A Gesto do conhecimento um conjunto de tcnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional, que um bem intangvel e de valor estratgico e patrimonial. 15- A noo de competncia, no modo de pensar atual, est vinculada a duas dimenses: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opes abaixo descreve corretamente estas dimenses? a) As competncias organizacionais so coletivas e aparecem sob forma de processos de produo. As competncias gerenciais so competncias tambm coletivas, mas geram diferenciao. b) As competncias organizacionais so decorrentes dos treinamentos e representam a qualificao dos membros organizacionais; j as gerenciais so as competncias seletivas que geram diferencial organizacional. c) As competncias organizacionais so uma dimenso corporativa de competncias, enquanto as competncias gerenciais so a dimeno coletiva da gerncia mdia organizacional. d) As competncias organizacionais devem contribuir para a expanso da empresa em carter imediatssimo, por isso so consideradas estratgicas, ao contrrio das gerenciais, que so operacionais. e) As competncias organizacionais podem ser seletivas e seguirem o mesmo princpio conceitual do Core Competence, enquanto as gerenciais so a mobilizao e aplicao de conhecimentos e capacidades numa situao especfica.
Analista Administrativo - ANA - 2009 5

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

18- Segundo Sprague Jr., o gerenciamento eletrnico de documentos uma soluo que faz uso de novas tecnologias, para agilizar o fluxo de documentos representados na forma de papel, que permite aumentar a velocidade na troca de informaes e tornar os processos de negcio mais rpidos. De acordo com a definio de GED, assinale a opo que no corresponde a uma vantagem da utilizao desta soluo. a) Economia de espao fsico, economia de papel, facilidade na execuo de consulta e facilidade na disponibilizao de documentos para vrios usurios. b) Aumento da integridade de arquivos, j que as redundncias podem ser facilmente localizadas e tratadas. c) Maior manutenibilidade do acervo, pois facilita as revises dos documentos e diminui perdas por arquivamento equivocado. d) Facilidade e aumento da segurana das informaes contidas nos documentos, no sendo necessrio poltica de backup ou controle de acesso aos documentos. e) Facilidade na correo de erros e aumento de legibilidade dos documentos. 19- Existem vrias estratgias de marketing de acordo com os diversos estgios de um produto. Assinale abaixo a opo que apresenta uma estratgia de marketing especfica do estgio de introduo. a) Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados. b) Deixar de fazer propaganda para criar conscincia do produto e passar a fazer propaganda para obter convico e compra do produto. c) Lanar o produto a um preo e gastar o mximo possvel em promoo, tendo em vista obter uma rpida penetrao e a maior participao de mercado. d) Baixar os preos para atrair os consumidores sensveis ao preo. e) Tentar converter no usurios do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado. 20- O marketing, segundo Kotler (2000), pode ter diferentes tipificaes. Assinale a opo que apresenta corretamente o conceito de marketing direto. a) Conjunto organizado de dados sobre compradores e clientes potenciais que so acessveis para receberem propostas. b) Conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua grande maioria de curto prazo, visando estimular a compra mais rpida. c) Estratgia eficaz de oferta para se ajustar s necessidades do mercado-alvo. d) Estratgia para testar, sob condies reais de mercado, a eficcia de diferentes componentes de oferta. e) um sistema interativo de marketing, que utiliza um ou mais veculos de propaganda para efetuar uma resposta mensurvel e/ou transao em qualquer local.
Analista Administrativo - ANA - 2009 6

21- Como forma de ampliar a participao, nos mercados, das microempresas e empresas de pequeno porte, a legislao lhes concedeu tratamento favorecido, diferenciado e simplificado nas contrataes pblicas federais de bens, servios e obras. Nesse contexto, podemos afirmar que a tais entidades foram conferidos os seguintes benefcios, exceto: a) exigncia, em alguns casos, da comprovao de regularidade fiscal apenas no momento da contratao, e no como condio para participar da licitao. b) preferncia de contratao assegurada, nas licitaes do tipo menor preo, como critrio de desempate. c) exclusividade na participao de processos licitatrios nos casos em que o valor das contrataes no exceda R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). d) possibilidade de se exigir sua subcontratao, nos casos em que empresas de maior porte se sagrem vencedoras do processo licitatrio. e) contratao assegurada, na modalidade de concorrncia, quando o processo licitatrio tiver por objeto a aquisio de servios voltados inovao tecnolgica. 22- Sobre o tema Prego, pode-se afirmar corretamente que: a) sua aplicao vedada nos casos em que os bens a serem adquiridos ultrapassem o valor mximo estabelecido para a modalidade Tomada de Preos. b) obrigatrio para entidades privadas que busquem adquirir bens e servios comuns com recursos transferidos voluntariamente pela Unio. c) sua forma eletrnica se aplica, entre outras, s contrataes de obras e servios de engenharia. d) para julgamento e classificao das propostas, podem ser adotados os critrios de menor preo ou tcnica e preo. e) seu uso vedado no mbito dos Estados, Distrito Federal e Municpios. 23- De acordo com a Lei n. 8.666/1993, a Administrao pode, pela inexecuo total ou parcial do contrato e aps garantida a prvia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanes administrativas, exceto: a) advertncia. b) declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administrao Pblica. c) execuo da garantia. d) multa. e) suspenso temporria de participao em licitao.

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

24- Sabendo-se que um contrato administrativo qualquer tem por objeto a pavimentao de 100 Km de rodovia, pelo valor total de R$ 200.000,00, pode-se afirmar que, mantidas as condies inicialmente previstas, Administrao permitido determinar contratada o acrscimo do contrato para a pavimentao: a) de at 125 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 250.000,00. b) de at 125 Km de rodovia, desde que o valor total se mantenha em R$ 200.000,00. c) de at 150 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 250.000,00. d) de at 150 Km de rodovia, caso em que o valor total sobe para at R$ 300.000,00. e) de at 150 Km de rodovia, desde que o valor total se mantenha em R$ 200.000,00. 25- A norma vigente veda a celebrao de convnios e contratos de repasse com rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios, cujo valor seja inferior: a) a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). b) ao limite estabelecido para a modalidade convite, ou seja: R$ 70.000,00 (setenta mil reais). c) a R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). d) ao limite estabelecido para a modalidade convite, para obras e servios de engenharia, ou seja: R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). e) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). 26- De acordo com o Decreto n. 6.170/2007, que dispe sobre as normas relativas s transferncias de recursos da Unio mediante convnios e contratos de repasse, o instrumento por meio do qual ajustada a transferncia de crdito de rgo da administrao pblica federal direta, autarquia, fundao pblica ou empresa estatal dependente, para outro rgo ou entidade federal da mesma natureza, denomina-se: a) Termo de Cooperao. b) Termo de Parceria. c) Termo Aditivo. d) Termo de Referncia. e) Termo de Consrcio.

27- O documento do SIAFI utilizado para registrar o comprometimento de despesa, bem como para reforar ou anular tal compromisso, denomina-se: a) Nota de Lanamento por Evento NL. b) Nota de Programao Financeira PF. c) Ordem Bancria OB. d) Nota de Empenho NE. e) Nota de Dotao ND. 28- Classificam-se como Receitas Correntes Derivadas as receitas: a) de contribuies e de servios. b) patrimonial, agropecuria e industrial. c) patrimonial, agropecuria, industrial e de servios. d) tributria e de contribuies. e) tributria e de servios. 29- Considerando as normas que regem o processo oramentrio, podemos afirmar que permitida(o): a) a concesso de crditos ilimitados. b) a abertura de crdito extraordinrio sem prvia autorizao legislativa. c) o incio de programas no includos na lei oramentria anual. d) a realizao de despesas que excedam os crditos oramentrios ou adicionais. e) a vinculao de receita tributria, a qualquer ttulo, mediante Decreto do Poder Executivo. 30- Quando do pagamento de Restos a Pagar referente a uma despesa qualquer, empenhada pelo valor estimado, verificou-se que o valor real a ser pago era superior ao valor inscrito. Nesse caso, a diferena a maior dever ser: a) empenhada conta do oramento vigente, para ser paga no exerccio subsequente. b) inscrita em Restos a Pagar do exerccio vigente. c) empenhada conta de Despesas de Exerccios Anteriores. d) inscrita em Restos a Pagar do exerccio da inscrio original. e) empenhada e paga conta do oramento do exerccio da inscrio original.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

31- De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo, que fixe para o ente a obrigao legal de sua execuo: a) por um perodo superior a trs exerccios. b) por um perodo superior a dois exerccios. por um perodo superior a dois exerccios. c) at o encerramento do Plano Plurianual vigente. at o encerramento do Plano Plurianual vigente. d) at o encerramento do Plano Plurianual subsequente. e) por um perodo superior a um exerccio. 32- Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, dever integrar o: a) Relatrio de Gesto Fiscal. b) Relatrio Resumido da Execuo Oramentria. c) Projeto da Lei do Plano Plurianual. d) Projeto da Lei de Diretrizes Oramentrias. e) Projeto da Lei Oramentria Anual. 33- A entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, instituda mediante autorizao por lei especfica, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, para desempenhar atividades de natureza empresarial e que pode se revestir de qualquer das formas em direito admitidas, denomina-se: a) Consrcio Pblico. b) Empresa Pblica. c) Fundao Privada. d) Fundao Pblica. e) Sociedade de Economia Mista. 34- Sobre as Agncias Reguladoras, correto afirmar que integram a: a) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. b) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. c) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. d) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. e) Administrao Indireta e, embora esse tenha sido o lugar-comum at hoje, no so obrigadas a adotar a forma de autarquia, muito menos em regime especial.

35- A administrao de recursos humanos, longe de ser simplesmente um controle de direitos e obrigaes dos funcionrios, uma atividade complexa, que tem evoludo e trazido muitas novidades gesto organizacional. Nesse contexto, o atual paradigma comporta os seguintes pressupostos, exceto: a) o desenvolvimento das pessoas deve ser conduzido pelas expectativas da organizao, ou seja, deve ser efetuado em respeito no individualidade, mas aos objetivos que a organizao almeja atingir. b) o desenvolvimento da organizao est diretamente relacionado sua capacidade de desenvolver pessoas e de por elas ser desenvolvida. c) a gesto de pessoas deve oferecer organizao uma viso clara sobre o nvel de contribuio de cada pessoa e, s pessoas, uma viso clara do que a organizao lhes pode oferecer em retribuio no tempo. d) a gesto de pessoas deve ser integrada e o conjunto de polticas e prticas que a formam deve, a um s tempo, atender aos interesses e expectativas da organizao e das pessoas. e) as pessoas devem ser consideradas agentes ativos e inteligentes que ajudam a administrar os demais recursos da organizao, de quem passam a ser parceiras. 36- A Lei n. 8.112/1990, alm de vencimento e vantagens, tambm defere aos servidores pblicos federais alguns adicionais, retribuies e gratificaes. Neste conjunto no se inclui: a) A gratificao natalina. b) O adicional por tempo de servio. c) A gratificao por encargo de curso ou concurso. d) O adicional pela prestao de servio extraordinrio. e) A retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento. 37- Considerando o que dispe o Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, com as alteraes advindas das mutaes constitucionais pertinentes, assinale a afirmativa correta. a) O servidor ser exonerado do cargo se no tomar posse no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento. b) A investidura em cargo pblico ocorrer com a nomeao. c) O servidor no aprovado no estgio probatrio ser demitido ou, se estvel, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. d) O servidor investido no mandato de Prefeito ser afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. e) O servidor habilitado em concurso pblico e empossado em cargo de provimento efetivo adquirir estabilidade no servio pblico ao completar dois anos de efetivo exerccio.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

38- A Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, possui as seguintes finalidades, exceto: a) melhoria da eficincia, eficcia e qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado. b) divulgao e capacitao. d) racionalizao capacitao. gerenciamento das aes de

c) desenvolvimento permanente do servidor pblico. e efetividade dos gastos com

e) aumento no-linear da remunerao do servidor pblico. 39- Entre as Normas Brasileiras de Contabilidade, a NBC-T12 trata da atividade e dos procedimentos da Auditoria Interna. Nesse contexto, correto afirmar: a) o relatrio do auditor interno deve ser redigido com objetividade e imparcialidade. b) o termo erro aplica-se a atos voluntrios de omisso e manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios e demonstraes contbeis. c) para dar suporte aos resultados de seu trabalho, o auditor interno deve se valer, unicamente, da anlise e interpretao das informaes contbeis. d) o termo fraude aplica-se a atos involuntrios de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros e demonstraes contbeis. e) o uso de tcnicas de amostragem estatstica vedado na auditoria interna. 40- Considerando o que dispe o Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, correto afirmar: a) os controles internos administrativos implementados em uma organizao devem, prioritariamente, ter carter repressivo. b) Rodzio de Funes e Segregao de Funes so expresses que possuem o mesmo significado. c) os papis de trabalho devem ser acondicionados em arquivos do tipo permanente e corrente. d) os testes de observncia visam obteno de evidncias quanto suficincia, exatido e validao dos dados produzidos pelos sistemas contbil e administrativo da entidade. e) as Agncias Reguladoras no se incluem na abrangncia de atuao do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Analista Administrativo - ANA - 2009

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

Analista Administrativo - ANA - 2009

10

Prova Objetiva 2 - rea: ADMINISTRAO

Anda mungkin juga menyukai