Anda di halaman 1dari 4

1

CLASSIFICAO PERIDICA
PROF: YTALO
REFFERENCIAL

Exerccios conceituais 1. (Ufrs 2006) A observao da tabela peridica permite concluir que, dos elementos a seguir, o mais denso o: 5. (Pucpr 2005) Entre os diagramas a seguir, relacionados com a tabela peridica, quais esto corretos?

ytalo@bol.com.br

a) Fr. b) Po. c) Hg. d) Pb. e) Os. 2. (Fgv 2005) A figura apresenta uma parte da tabela peridica:

a) II e V b) II e III c) I e V d) II e IV e) III e IV

6. (Ufrs 2006) Considere o desenho a seguir, referente tabela peridica dos elementos.

Dentre os elementos considerados, aquele que apresenta tomo com maior raio atmico e aquele que apresenta a primeira energia de ionizao mais alta so, respectivamente: a) Ge e O. b) Ge e Br. c) Br e Se. d) P e C. e) C e Se. 3. (cftmg 2005) O subnvel mais energtico do tomo de um 3 elemento o 5p , portanto, o seu nmero atmico e sua posio na tabela peridica sero, respectivamente: a) 15, 3 perodo e coluna 5 A. b) 51, 5 perodo e coluna 5 A. c) 51, 3 perodo e coluna 3 A. d) 49, 5 perodo e coluna 3 A. 4. (cftpr 2006) Os elementos qumicos so divididos em elementos representativos, elementos de transio e gases nobres. Assinale a alternativa correta que representa a seguinte seqncia: Transio, Gases Nobres e Representativos.

A setas 1 e 2 referem-se, respectivamente, ao aumento de valor das propriedades peridicas: a) eletronegatividade e raio atmico. b) raio atmico e eletroafinidade. c) raio atmico e carter metlico. d) potencial de ionizao e eletronegatividade. e) potencial de ionizao e potencial de ionizao. Com base na tabela abaixo, responda as questes de 7 a 14. 1 A 2 18 S

13 14 15 16 17 K M O Q B D 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 J N R E F H L P C G I

T U

a) A, B, C b) B, A, C c) B, C, A d) C, A, B e) C, B, A

7. O calcognio de maior nmero atmico e o metal alcalino de menor nmero atmico so, respectivamente: a)P e A d) R e B b)R e A e) O e E c)P e B
2 3

8. Qual elemento apresenta a configurao 2s camada de valncia? a) D d) O b) M e) Q c) N

2p

como

9. A camada ou nvel de valncia do elemento E : a) 4s 4p 2 2 d) 2s 2p


2 2

b) 3s 2 e) 2s

c) 4s

REFFERENCIAL VESTIBULARES

VESTIBULAR 2012

Fale conosco: REFFERENCIAL 3043 0109

10. Qual alternativa apresenta somente elementos de transio? a) F e S d) G e I b) B e E e) H e E c) H e U

Exerccios avanados 1. (Pucrj 2006) O elemento boro tem nmero atmico 5, faz parte do terceiro grupo de elementos representativos e sua massa atmica 10,8 u.m.a. Sendo o boro natural constitudo por dois 11 10 istopos, B e B: a) calcule a abundncia relativa dos dois istopos do elemento boro.

11. Quais so as letras dos elementos que representam a famlia dos alcalinos terrosos?

12. Qual letra representa o elemento que possui 3 eltrons na camada de valncia?

b) calcule o nmero de prtons, de nutrons e de eltrons do 11 nucldeo neutro B. c) calcule a porcentagem em massa do elemento boro no brax, cuja frmula Na2B4O7.10H2O.

13. Qual letra representa o elemento mais eletronegativo da tabela?

2. (Ufrj 2007) Considere as espcies qumicas apresentadas a seguir: 23+ 2+ 3+ S ; Ar; Fe ; Ca ; Al ; Cl a) Identifique, com o auxlio da Tabela Peridica, as espcies isoeletrnicas, apresentando-as em ordem decrescente de raio. b) Identifique, dentre as espcies qumicas cujos elementos pertencem ao terceiro perodo, aquela que apresenta o menor potencial de ionizao. Justifique sua resposta. 3. (Fatec 2005) Imagine que a Tabela Peridica seja o mapa de um continente, e que os elementos qumicos constituem as diferentes regies desse territrio.

14. Qual letra representa o elemento de maior ponto de fuso e ebulio?

15. Qual a letra que representa o elemento de maior raio atmico, considerando o quarto perodo da tabela?

16. Da famlia dos calcognios, qual apresenta o maior potencial de ionizao?

Resposta dos exerccios conceituais 1. E 2. A 3. B 4. D 5. D 6. A 7. C 8. B 9. C 10. D 11. D e E 12. J 13. Q 14. G 15. E 16. O Dessas afirmaes: a) apenas I correta. b) apenas I e II so corretas. c) apenas I e III so corretas. d) apenas II e III so corretas. e) I, II e III so corretas. I - Os metais constituem a maior parte do territrio desse continente. II - As substncias simples gasosas, no metlicas, so encontradas no nordeste e na costa leste desse continente. III - Percorrendo-se um meridiano (isto , uma linha reta no sentido norte-sul), atravessam-se regies cujos elementos qumicos apresentam propriedades qumicas semelhantes. A respeito desse "mapa" so feitas as seguintes afirmaes:

REFFERENCIAL VESTIBULARES

VESTIBULAR 2011

Fale conosco: REFFERENCIAL 3043 0109

4. (Fuvest 2005) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de qumica decidiram no revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de smbolos de elementos qumicos. Nas mensagens, descreveram algumas caractersticas desses elementos. - produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia eltrica. Entretanto, parte do que produzido, aps utilizao, reciclado. - o principal constituinte do ao. Reage com gua e oxignio, formando um xido hidratado. - o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre. Na forma de xido, est presente na areia. empregado em componentes de computadores. - Reage com gua, desprendendo hidrognio. Combinase com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha. - Na forma de ction, compe o mrmore e a cal. Os nomes dos estudantes, na ordem em que esto apresentadas as mensagens, podem ser: a) Silvana, Carlos, Alberto, Nair, Fernando. b) Alberto, Fernando, Silvana, Nair, Carlos. c) Silvana, Carlos, Alberto, Fernando, Nair. d) Nair, Alberto, Fernando, Silvana, Carlos. e) Alberto, Fernando, Silvana, Carlos, Nair. 5. (cftce 2005) Com base nos conceitos relacionados tabela peridica, FALSO afirmar que: a) a afinidade eletrnica do enxofre (Z = 16) menor que a do cloro (Z = 17) b) nas suas propriedades qumicas, o oxignio (Z = 8) se parece mais com o enxofre (Z = 16) do que com o nitrognio (Z = 7) c) um metal se caracteriza pela facilidade de perder eltrons d) potencial de ionizao a energia liberada para retirar um eltron de um tomo no estado gasoso e) em um perodo, o raio atmico diminui da esquerda para a direita, em funo do aumento da carga nuclear e, conseqentemente, da atrao do ncleo sobre as camadas eletrnicas 6. (cftce 2006) Dentro da tabela peridica existe uma organizao criteriosa dos elementos qumicos. Tais elementos podem ser classificados observando-se vrios parmetros, por exemplo: metais, ametais, representativos, transio, naturais e artificiais. Se fosse preparado um gs nobre artificial, que na tabela peridica se localizasse logo abaixo do Rn (Z = 86), seu nmero atmico seria: a) 87 b) 118 c) 140 d) 174 e) 160 7. (cftmg 2004) A respeito das propriedades peridicas dos elementos qumicos correto afirmar que: a) o raio do ction menor que o raio do tomo de origem. b) a eletronegatividade dos halognios cresce com o nmero atmico. c) os elementos com maior energia de ionizao so os metais alcalinos. d) o carter metlico dos elementos cresce nos perodos da esquerda para a direita.

8. (cftmg 2004) Considerando as propriedades peridicas dos elementos qumicos sdio e enxofre, localizados no mesmo perodo do quadro peridico, correto afirmar que: a) o sdio mais eletronegativo que o enxofre. b) o sdio tem menor raio atmico que o enxofre. c) os dois tomos formam compostos com a carga -2. d) a primeira energia de ionizao do enxofre maior que a do sdio. 9. (Pucmg 2006) Consultando a tabela peridica, assinale a opo em que os tomos a seguir estejam apresentados em ordem CRESCENTE de eletronegatividade: B, C, N, O, Al. a) N < C < B < O < Al b) O < N < C < B < Al c) Al < B < C < N < O d) B < Al < C < O < N 10. (Pucrs 2007) Considerando-se a posio dos elementos na tabela peridica, correto afirmar que, entre os elementos indicados a seguir, o de menor raio e maior energia de ionizao o: a) alumnio. b) argnio. c) fsforo. d) sdio. e) rubdio. 11. (Uel 2007) Observe o desenho a seguir e correlacione as letras A, B, C, D e E com as propriedades e caractersticas dos elementos qumicos representados na ilustrao.

Assinale a alternativa correta: a) A e D apresentam caractersticas bsicas. b) C forma xidos e cloretos de frmula mnima C 2O e CCl2, respectivamente. c) D um no metal que apresenta configurao eletrnica da 2 2 camada de valncia ns np . d) B um metal de transio com caractersticas anfotricas. 2 e) E apresenta configurao eletrnica terminada em ns e alto valor de eletronegatividade. 12. (Uerj 2007) Um tomo do elemento qumico x, usado como corante para vidros, possui nmero de massa igual a 79 e nmero de nutrons igual a 45. Considere um elemento y, que possua propriedades qumicas semelhantes ao elemento x. Na Tabela de Classificao Peridica, o elemento y estar localizado no seguinte grupo: a) 7 b) 9 c) 15 d) 16 VESTIBULAR 2011

REFFERENCIAL VESTIBULARES

Fale conosco: REFFERENCIAL 3043 0109

13. (Ufla 2007) Um determinado elemento qumico possui a 2 2 6 2 5 seguinte distribuio eletrnica: 1s 2s 2p 3s 3p . Pode-se afirmar que o elemento: a) pertence ao terceiro perodo da Tabela Peridica e possui 5 eltrons na camada de valncia. b) possui uma energia de ionizao menor que a do enxofre. c) possui o raio atmico menor e mais eletronegativo que o enxofre. d) possui maior raio atmico e maior afinidade eletrnica do que o fsforo. 14. (Ufv 2004) O raio atmico uma propriedade peridica fundamental, pois tem implicaes diretas sobre outras propriedades peridicas importantes, tais como energias de ionizao e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variao dos raios atmicos para os elementos representativos (excludos os metais de transio):

Algumas estrelas maiores, alm de reagirem hidrognio com hlio, tambm transformam tomos de hlio em tomos de CARBONO, que por sua vez podem ser transformados em tomos de MAGNSIO, SILCIO, etc. O ltimo elemento qumico produzido no interior de estrelas o FERRO. Portanto, segundo a teoria do Big Bang, toda matria existente no universo produzida no ncleo superaquecido das estrelas. A alternativa que indica os smbolos qumicos corretos dos elementos qumicos indicados no texto : a) Hi; He; C; Mn; Si; Fe b) Hg; He; Cb; Mg; Si; F c) H; He; Cb; Mn; So; F d) H; He; C; Mg; Si; Fe e) Hg; Hi; C; Mg; Si; F

Gabarito dos exerccios avanados 1. a) Considerando a porcentagem do istopo de nmero de massa 10 como y/100, a porcentagem do istopo de nmero de massa 11 seria (100 - y)/100. Assim: Massa atmica = nmero de massa do 11 massa do B . (100 - y)
10

B . y + nmero de

Analisando a figura acima, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O elemento csio tem energia de ionizao bem menor que o elemento flor. b) O oxignio mais eletronegativo que o alumnio. c) As energias de ionizao diminuem, nas colunas, com o aumento dos raios atmicos. d) A eletronegatividade aumenta nos perodos com a diminuio dos raios atmicos. e) Os tomos de cloro perdem eltrons mais facilmente do que os de clcio. 15. (Unifesp 2007) Na tabela a seguir, reproduzido um trecho da classificao peridica dos elementos.

10,8 uma = (10 uma . y)/100 + [11 uma . (100 - y)]/100 y = 20 % 10 11 Assim: B = 20 % e B = (100 - y) = 80%. b) Sendo o nmero de massa do istopo igual a 11 e nmero atmico igual a cinco, tm-se cinco prtons e seis nutrons (11 5). Como se tem uma espcie neutra (sem carga) o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons, ou seja, cinco. c) A massa molar do brax igual a 381,2 g mol , sendo que -1 43,2 g mol a contribuio dos dois equivalentes de B. Logo, a porcentagem em massa do B na molcula do brax 11,3 %. 2. a) Espcies isoeletrnicas: S , Ar, Ca , Cl ; ordem 22+ decrescente de raio: S > Cl > Ar > Ca . b) S . Quanto maior o raio, maior a facilidade de retirar o eltron.
222+ -1

A partir da anlise das propriedades dos elementos, est correto afirmar que: a) a afinidade eletrnica do nenio maior que a do flor. b) o fsforo apresenta maior condutividade eltrica que o alumnio. c) o nitrognio mais eletronegativo que o fsforo. d) a primeira energia de ionizao do argnio menor que a do cloro. 3+ 2e) o raio do on Al maior que o do on Se . 16. (cftpr 2006) Segundo a fsica moderna toda matria do universo foi criada a aproximadamente 15 bilhes de anos atrs em um evento catastrfico conhecido como Big Bang (grande exploso). Segundo esta teoria, toda matria do universo atual estava concentrada em um volume menor que uma bola de tnis. Aps o Big Bang os primeiros tomos que se originaram foram os tomos de HIDROGNIO. Aps alguns milhes de anos estes tomos de hidrognio foram sendo atrados pela fora da gravidade dando origem s estrelas que, por meio de reaes termonucleares, transformaram e ainda transformam parte deste hidrognio em tomos de HLIO.

3. [E] 4. [B] 5. [D]

6. [B] 7. [A] 8. [D]

9. [C] 12. [D] 15. [C] 10. [B] 13. [C] 16. [D] 11. [D] 14. [E]

REFFERENCIAL VESTIBULARES

VESTIBULAR 2011

Anda mungkin juga menyukai