Anda di halaman 1dari 5

1

Os pioneiros e a Encruzilhada dos Gomes


Alceu A. Sperana escritor alceusperanca@ig.com.br

Cascavelenses reunidos para um evento na antiga Encruzilhada dos Gomes, atualmente Praa Getlio Vargas. Ao fundo, a igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde hoje est a Igreja de Santo Antnio

As fontes primrias da histria de Cascavel so os relatos dos pioneiros, por mais que divirjam entre si. Quem buscar na internet encontrar nosso Tira-Teima sobre a Histria de Cascavel e vai tirar as dvidas que ainda possam restar. Se quiser algo mais robusto encontrar no livro Cascavel: Uma Santa na Encruzilhada, nossa parceria com a Academia Cascavelense de Letras. As duas fontes primrias mais importantes so as Memrias, anotaes de prprio punho de Sandlio dos Santos (19021964), e os Rudimentos Histricos de Alpio de Souza Leal (18891974), datilografados, que saram em captulos pelo antigo jornal Fronteira do Iguau.

Sandlio dos Santos e a Biblioteca Pblica Municipal de Cascavel

Sandlio dos Santos um nome onipresente na vida dos cascavelenses. Quando ele morreu, em 1964, o Municpio lhe rendeu merecida homenagem, dando seu nome Biblioteca Pblica Municipal. A BPM de Cascavel era mirradinha, espremida numa salinha e muita folga nas estantes, mas ao ganhar o nome de SS se robusteceu e hoje tem um acervo amplo e diversos servios. Assim, vale um olhar mais especfico sobre o saudoso Alpio de Souza Leal, que nos permitiu ligar a Cascavel moderna, da dcada de 1960, com a Cascavel antiga, dos tempos da Encruzilhada dos Gomes, cuja formao comeou h cerca de 120 anos, ainda em pleno ciclo regional ervateiro. Alpio foi capataz de turmas de trabalhadores na construo da ligao telegrfica e de reconstruo da rodovia estratgica at Foz do Iguau. Sua tarefa o levou a Catanduvas, onde se estabeleceu por algum tempo. Conheceu a Encruzilhada ainda quando era o lugar mais desprezado do Oeste paranaense. Jamais pensou em vir morar nesse canto esquecido, mero ponto de passagem de carregadores de ervamate. Jeca Silvrio fez toda a diferena. Leal teve o cuidado de escrever os Rudimentos Histricos com a preocupao de provar que Cascavel no era, como se considerava no Pas, um refgio de marginais evadidos do Sul, mas, pelo contrrio, um centro de trabalho, fora de vontade, confiana no progresso e crena nas virtudes da terra.

A localizao da Encruzilhada dos Gomes, onde em 1930 comeou a se formar a cidade de Cascavel, e o Pouso Cascavel (atual Cascavel Velho), assinalados por ns no mapa de 1905 feito pelo engenheiro Arthur Martins Franco

Alpio Belo, como era conhecido, nasceu em Campo Largo (PR) em 29 de setembro de 1889. Estabeleceu-se em na Encruzilhada/Aparecida dos Portos/Cascavel (a definio do nome da cidade uma longa histria, contada minuciosamente no livro) em 1931, acompanhando parentes como Jeca Silvrio e Antnio Fogaa entre outros. Casado com Marta de Freitas, teve com elas dois filhos: Mamede, que hoje reside no Norte do Pas, e Florisbela, j falecida.

A antiga Aparecida dos Portos/Encruzilhada e a Cascavel de hoje

Comerciante, foi tambm fiscal geral da antiga estrada de rodagem Laranjeiras do Sul a Foz do Iguau, funo que o fez passar pela Encruzilhada inmeras vezes. Antes da instalao do Municpio, em 1952, participou das primeiras eleies com sua candidatura de stand-by, caso Jos Neves Formighieri nem Tarqunio Joslin dos Santos aceitassem ser candidatos. Como os dois foram candidatos, Alpio se retirou. J estava com mais de 60 anos, mas prosseguiu firme em suas atividades comunitrias at morrer, em 16 de junho de 1974, com quase 86 anos, na cidade que ele construiu em cima da velha Encruzilhada dos Gomes. H divergncias entre os relatos de Sandlio dos Santos e Alpio Leal, naturais em se tratando de lembranas anotadas. No caso da transferncia do posto telefnico/telegrfico de Lope para a Encruzilhada, SS relata que ela se deu imediatamente aps a consolidao da vila, no ps-Revoluo, em 1931, e ASL reporta a transferncia como ocorrida em 1938. No cruzamento dos dados, os Correios informaram que foi realmente em 1931. Alpio estava se referindo morte de Bento dos Santos Barreto, que foi o primeiro agente de Correios, ocorrida em 1938. Quando h boa vontade as dvidas so sanadas e a histria respeitada como deve ser. Nada como um bom cruzamento de dados para honrar a memria pioneira da Encruzilhada!

O obelisco na Praa Getlio Vargas assinala o Marco Zero de Cascavel o local onde estava a Encruzilhada dos Gomes. A vila que se estabeleceu ao redor da Encruzilhada foi batizada pelos religiosos como Aparecida dos Portos e pelos polticos como Cascavel. A batalha para dar nome cidade foi contada em nosso livro Cascavel: Uma Santa na Encruzilhada.

Superposio do quadro urbano de Aparecida dos Portos (o chamado Patrimnio Velho) na antiga Encruzilhada dos Gomes, formada pelo cruzamento das estradas ervateiras assinaladas em verde. (Fonte: Secretaria Municipal do Planejamento de Cascavel)

Anda mungkin juga menyukai