Anda di halaman 1dari 7

RE BEJ

Instituto de Arte e Cultura Yorb.

www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MGDe acordo com Verger (1999) citando Ellis (1894),

o Ibeji dos Yorb Nag adivindade tutelar dos gmeos. Um macaquinho preto sagrado para os Ibeji, fazem aoanimal oferendas de frutas e sua carne no pode ser comida pelos gmeos ou por seus pais. Esse macaco recebe o nome de Edon dudu ou Edon Oriokun

.Um mito Yorub tambm explica como os Ibeji vieram para o mundo depois deconfrontarem um fazendeiro com os macaquinhos em uma cidade antiga chamadaIshokun. Por isto este trecho do Oriki do Ibeji:jr ar shoknEdun gblj orgikan mb bij wol to mi, Olomo.Gmeos lindos descendentes da cidade de shoknDescendentes dos macaquinhos do topo drvore.Eu daria a luz a um,Mas dois vieram procurar por minha famlia, crianas queridas. importante dizer tambm que os ibeji so muito cobiados pelos Yorb, as famliassempre desejam t-los porque acreditam que trazem muita sorte e fortuna para os seuspais. Os gmeos so, para os seus pais, uma garantia de sorte e fortuna Verger (1999).Os Yorb expressam os seus desejos de ter Ibeji atravs desta cantiga.Epo mbe, w mbe 2xy mi j,y mi j lati b bejEpo mbe, w mbeTemos fatura de feijo, temos fatura de azeite de dend.No tenho medo de ter bej.Temos fatura de feijo, temos fatura de azeite de dend.

RE BEJ

Instituto de Arte e Cultura Yorb.

www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MGIsso evidente tambm neste excerto do Ork poesia genealgica e da louvao- dosibeji.Wnwn lj Orognj wr lj oun y re d kl kn d dd ter-terAlb k ri bi.A manifestao da inveja nos rivaisDois lindos (ibeji) na mo da sua me.A casa se encheu na sua chegadaAo chegar ao quintal, este se encheuOs que mais os almejam, no conseguem t-los.Todo ano, so comemoradas festas de Ibeji pelas famlias que os tem, junto com acomunidade em geral. So cozidas w- ibeji (feijo dos ibeji) com muitos doces,kr (acaraj), Epo (azeite de dend), dn (pudim) e.t.c. Acredita-se tambm queao realizar esta festa, vrias anomalias e maldades so expulsas da famlia e bondadesvm para a famlia. Importante que esta festa seja comemorada com a presena demuitas crianas.Nestas festas, o ork dos ibeji recitado pelas pessoas. Elas acreditam que ao fazer isto,sero abenoadas com muitas prosperidades, pois ibeji so considerados detentores depoderes para dar queles de quem eles gostam felicidades e prosperidades.

RE BEJ

Instituto de Arte e Cultura Yorb.

www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MG

Estatuetas dos bej.

Sobretudo, no surpreendente que este costume foi para a dispora Africana atravsdos escravos oriundos da oeste da frica, principalmente da Repblica de Benin e daNigria. No Brasil, a mesma tradio mantida e celebrada todos os anos, no ms desetembro, porm sincretizado com o culto do So Cosme e Damio da religio crist.

No Brasil, o culto aos gmeos Ibeji sincretizado com o culto a So Cosme e Damio. As semanas que precedem o dia 27 de setembro, quando eles aniversariam,so marcadas, na Bahia, por festividades muito alegres, durante as quais o prato

RE BEJ

Instituto de Arte e Cultura Yorb.

www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MG

preferido dos Ibeji, o Caruru, oferecido s imagens dos dois santos e as crianas pequenas reunidas para comemorao

Verger (1999)

Referncia bibliogrfica.

ALFRED B. Ellis,

The Yoruba Speaking Peoples of the Slave Coast of West Africa

,London: Chipman and Hall, 1894.JOHNSON, SAMUEL. The History of The Yorubas. CSS, 1921.AYOHOMIDIRE, Flix.

Akogbadun: abc da lngua, cultura e civilizao iorubanas.

Salvador: ed.UFBA: CEAO, 2004.BENISTE, Jos.

run, iy: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamentonag-yorub entre o cu e a terra.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.KOLA, ABIMBOLA. Yoruba Culture A Philosophical Account. Iroko AcademicPublishers. 2006.VERGER, Pierre.

Fluxo e refluxo do trfico de escravos entre o Golfo do Benin e a Bahia de todos os santos: dos sculos XVII a XIX.

So Paulo: Corrupio, 1987.VERGER, Pierre.

Culturas africanas

. So Lus do Maranho, UNESCO, 1986.VERGER, Pierre. Notas sobre o Culto aos Orixs e Voduns na Bahia de Todos osSantos no Brasil, e na Antiga Costa dos Escravos, na frica. So Paulo, EDUSP, 1999.WANDER, ABIMBOLA. IF - An exposition of Ifa Literary Corpus. Athelia Henr

RE BEJ Instituto de Arte e Cultura Yorb. www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MG Ow omod to PepeTi gblagb wo akrgb Is we be gb,Ki m se k m,Gbogbo wa ni a ns a Jo mbe araa wa. As mos das crianas no atingem o teto As dos adultos no conseguem entrar no jarroQuando as crianas pedem favores a adultos,Que eles no recusem mais,Pois um dia ambos precisaro um do outro. A todas as crianas neste ms especial de vocs ! Por Olsgun Aknrl Copyright 2009 - Instituto Yorb Belo Horizonte.Minas gerais. Todos os direitos reservados. contato@institutoyoruba.comwww.institutoyoruba.com

RE BEJ

Instituto de Arte e Cultura Yorb.

www.institutoyoruba.comBelo Horizonte. MGO conceito Ibeji refere-se aos gmeos entre os Yorb. A palavra Ibeji hbrida vindada contrao das palavras:

b (nascimento) e j (dois). .

Os Yorub na Nigria e Repblica de Benin so conhecidos por terem a maior taxa denascimento de gmeos Ibeji no mundo; uma taxa de 4,4% de toda maternidade, ou seja,quarenta e quatro em cada mil crianas nascidas.Os Yorub ocupam principalmente sudoeste da Nigria e a Repblica de Benin, antigoDahom. Este povo e a sua cultura referemse como Yorb, mas so conhecidostambm com nomes como Anag. A populao de Yorb estimada em mais dequarenta milhes de pessoas que vivem na frica ocidental. Isto faz o Yoruba uma dasmaiores etnias da frica. A sua maior concentrao est no sudoeste da Nigria cujapopulao est estimada a mais de trinta milhes de pessoas com a cidade de Lagos tambm chamado k- como uma das suas principais cidades. Atualmente, a populaode Lagos (Eko) estimada em mais de 15 milhes de pessoas com uma projeo de atvinte milhes no ano 2010. Os Yorb e a sua cultura so encontrados tambm nospases como Togo, Gana, Republica de Benin, Costa do Marfim, Brasil, Cuba entreoutros.

iettaPress, Inc, 1997.

Anda mungkin juga menyukai