Anda di halaman 1dari 6

CARTAS DE AMOR DO NOSSO LAR CELESTIAL Lucas 24:25-32 - E ele lhes disse: O nscios, e tardos de corao para crer

tudo o que os profetas disseram! Porventura no convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glria? E, comeando por Moiss, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque j tarde, e j declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles mesa, tomando o po, o abenoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes ento os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura no ardia em ns o nosso corao quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Billy Graham estava com trinta anos, j um evangelista bem conhecido, quando enfrentou uma crise de f. Ser que ele acreditava mesmo ser a Bblia a Palavra de Deus? Seu amigo Chuck Templeton e outros estavam semeando dvidas em seu corao. Em sua autobiografia, Just As I Am ", ele conta a histria do que aconteceu em seguida. Ele saiu para um passeio ao luar do Montanhas de San Bernardino, na Califrnia. Ali por entre as rvores ele se colocou de joelhos no mato, abriu sua Bblia e colocou-a sobre um toco de rvore a seu lado. E ento ele orou: " Deus! H muitas coisas neste livro que eu no entendo. Existem muitos problemas de pessoas com ele para os quais eu no tenho soluo. Existem muitas aparentes contradies. Existem algumas reas em que ela no parece estar correlacionada com a cincia moderna. Eu no posso responder a algumas das questes filosficas e psicolgicas Chuck e outros esto a levantar." Finalmente ele foi capaz de dizer: "Pai, eu vou aceitar este livro como a Tua Palavra, pela f! Vou permitir que a f me leve alm das minhas perguntas e dvidas intelectuais, e eu acreditarei que esta a Tua Palavra inspirada." Ele diz: "Quando me levantei de meus joelhos na floresta Home aquela noite de agosto, meu olhos ardiam com as lgrimas. Senti a presena e o poder de Deus, como no sentia fazia meses. Nem todas as minhas perguntas foram respondidas, mas uma importante ponte foi atravessada em meu corao e mente, eu sabia que uma batalha espiritual em minha alma tinha sido travada e vencida "(Just As I Am, 139, nfase dele). Ele estava certo. E voc sabe os resultados que se produziram na vida e ministrio deste evangelista!

Billy Graham um batista. Como ele, os batistas tm sido sempre "povo do livro." Temos sempre nos oposto a credos, nos oposto a Confisses de F produzidas pela mente humana e defendida por alguns grupos cristos. Pelo contrrio, temos acreditado firmemente que a Bblia a Palavra de Deus e nosso nico documento de f e prtica! Agostinho chamou a Bblia, "Cartas de Amor de Nosso Lar" e ns concordamos com ele. Historicamente o nosso lema tem sido:"Nenhum credo, s a Bblia" Hoje eu quero lhe dizer por que assim e, especialmente, porque as nossas convices sobre a Bblia Sagrada so importantes para suas almas hoje. APRENDENDO DA FONTE Lucas 24 registra uma das minhas histrias favoritas nas Escrituras. Lembram-se de como estes dois homens estavam voltando para sua casa na aldeia de Emas, 13 km a oeste de Jerusalm, na tarde do Domingo de Pscoa. Um deles chamado Clofas, no sabemos o nome de seu companheiro. Eles tinham ido a Jerusalm, e sabem tudo sobre Jesus. Eles sabiam que Jesus foi "um profeta poderoso em obras e palavras" (v. 19). Eles sabiam que os chefes dos sacerdotes e governantes "o entregaram para ser condenado morte, e o crucificaram" (v. 20). Eles tinham a esperana que ele seria o Messias, "aquele que ia redimir Israel" (v. 21). E eles ouviram o boato de que "ele estava vivo" (v. 23). Uma Cristologia mais compacta, mais sinttica, no se pode encontrar nas Escrituras Sagradas. Mas mesmo conhecendo Jesus, eles no reconheceram a Jesus. Quando Jesus se juntou a eles ao longo da estrada "eles foram impedidos de o reconhecer" (v. 16). E ento Jesus lhes mostrou quem ele realmente era, e o que ele veio fazer: "comeando por Moiss e todos os profetas, explicou-lhes o que foi dito em todas as Escrituras sobre si mesmo" (v. 27). "Moiss e os Profetas" refere-se ao Antigo Testamento, como chamamos hoje o conjunto de livro s citados por Jesus Cristo.

Explicou-lhes" a palavra grega para ensinar, traduzir, interpretar. Esta a palavra grega da qual temos em portugus a "hermenutica", que significa "interpretar". Jeus mostrou-lhes "o que foi dito em todas as Escrituras sobre si mesmo." Jesus provavelmente mostrou-lhes seu nascimento virginal foi predito em Gnesis 3:15, sua linhagem foi descrita provinda de Abrao, Isaac, Jac, Jess e Davi, sua terra natal profetizada em Miquias 5:2; seu ministrio em Isaas 9; seu sofrimento em Isaas 53; sua morte e ressurreio no Salmo 22, seu retorno em Daniel 7. Ele certamente mencionou as 48 principais profecias messinicas que ele cumpriu. As chances de cumprir apenas oito delas de 1 em 10 elevado a 17 potencia; Para efeito de comparao, a possibilidade de duas pessoas terem o mesmo DNA de 10 elevado a 12 potncia. para ter uma idia das chances de algum cumpri-las por acaso, preencha o estado de Alagoas com 9 metros de profundidade de moedas de 1 real, faa uma marca numa das moedas e me pea para encontr-la em apenas uma chance. Queridos Jesus mostrou-lhes de todas as maneiras como as Escrituras contavam Sua histria. Como a Bblia contava Sua histria E Este foi o resultado: E disseram um para o outro: Porventura no ardia em ns o nosso corao quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? (V. 32). "ardia em ns" uma experincia contnua no termo grego usado aqui, no um nico ato ou sentimento. Todo o tempo em que Jesus estava ensinando-lhes as Escrituras, seus coraes estavam em chamas. Jesus s tinha de falar atravs de Sua palavra, e suas vidas foram mudadas para sempre. Assim tem sido desde ento at agora. Santo Agostinho, o maior telogo depois de Paulo na histria crist, se converteu quando pegou a Bblia e leu a Sua verdade. Martinho Lutero, Mestre em Artes e Teologia e Professor do Seminrio de Wittenberg na Alemanha e pai da Reforma Protestante na Idade Mdia, foi convertido f pessoal em Cristo atravs de seu estudo das Escrituras. John Wesley comeou a igreja metodista, aps uma reunio de orao, onde ele disse que seu "corao estranhamente aquecido" por Jesus com a Santa Palavra. Dr. Bill Tollar veio a Cristo atravs da leitura da Bblia quando aos 13 anos de idade ouviu de um professor da Escola que 99% das pessoas que comeavam, jamais terminavam de ler o livro mais conhecido no mundo, A Bbia. Ele a leu toda e sua vida foi

mudada com sua converso a Cristo e durante 36 anos serviu como professo de N.T. e reitor acadmico no Southwestern Seminary em Dallas. Jesus pode ainda falar aos nossos coraes atravs da palavra de Deus. Quando eu abro as Escrituras, todos os dias, eu peo a Jesus que me ensine como Ele ensinou a esses dois no caminho de Emas, e Ele tem feito isto. O que ele est fazendo mais e mais no meu corao, ele quer fazer em cada corao. Ele quer que voc diga hoje, Porventura no ardia em ns o nosso corao quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? Hoje e amanh, e depois de amanh tambm. COMO PODEMOS OUVIR JESUS HOJE? Ento, como podemos experimentar o que esses dois experimentaram? Como pode este lugar de culto ser o nosso caminho de Emas? Jesus o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Ele to capaz de falar a ns pelo seu Esprito em Sua palavra como era ento. Ento, o que devemos fazer para ouvi-lo? EM PRIMEIRO LUGAR, ACREDITAR QUE A BBLIA A PALAVRA DE DEUS. Jesus foi claro no Sermo da Montanha: No penseis que vim destruir a lei ou os profetas; no vim destruir, mas cumprir. (Mateus 5:17). Jesus tinha um profundo apreo pelas Escrituras como a Palavra de Deus. Ento, de igual modo devemos ter. A Bblia o livro antigo mais atestado no mundo. Provas Escritursticas, dados arqueolgicos, profecias cumpridas e consistncia interna, tudo documenta sua natureza de absoluta confiana. A Bblia o que ele diz que : "Toda a Escritura inspirada por Deus" (2 Timteo 3:16). Esta a Palavra de Deus. Eu acredito que cada palavra da Bblia a Palavra de Deus. Este livro no se limita a conter a palavra de Deus, ele a palavra de Deus. Eu costumava dizer aos meus alunos no seminrio que este livro a nica Palavra de Deus que Ele se obriga a abenoar. Minhas palavras no so a Palavra de Deus, a Escritura . Eu no uso a palavra "inerrante", to comum nas batalhas da denominao Batista, porque a palavra no encontrada na Bblia. Alm disso, o termo "inerrncia" tem oito diferentes definies e doze aplicaes. Eu no sei o que significa, ento eu no o uso. Mas eu acredito que cada palavra da Bblia a absoluta palavra de Autoridade de Deus. Ela no indicativa, ormativa! No sugestiva, LEI !

por isso que os batistas tradicionais no tm credos, confisses de f feitas pela mente humana. Ns no temos nenhum credo, s a Bblia. Somos Gente do Livro. Ainda somos o que nos chamavam 50 anos atrs aqui mesmo em nosso Estado: Os Bblia! Sim, no singular: L vo os Bblia! Acreditamos que a Bblia a palavra de Deus. Este o primeiro e essencial compromisso a fazer se voc quer que Jesus lhe fale pela Sua Palavra ACREDITE NA BBLIA COMO PALAVRA DE DEUS ! EM SEGUNDO LUGAR, INTERPRETAR A BBLIA DE ACORDO COM A VIDA E OS ENSINAMENTOS DE JESUS. Jesus mostrou-lhes que a Bblia cumprida em si mesmo. Aqui, como em todo o seu ministrio, ele disse O que o texto significa. Em seu Sermo do Monte, uma e outra vez ele disse: "Ouvistes que foi dito, mas digo-vos ...". Jesus, a Palavra viva de Deus, nos ensinou a entender a Palavra de Deus atravs dEle mesmo. Ns Batistas, historicamente, acreditamos que este o caminho para compreender as Escrituras: perguntar primeiro o que Jesus disse e fez. Desde os Anabatistas na Inglaterra, ns acreditamos no Princpio Cristolgico da Hermenutica Bblica: interpretar a Bblia de acordo com os ensinamentos de Jesus. Ele o "critrio", o meio de interpretao da Bblia. Isto o que os batistas tradicionais acreditam. TERCEIRO, INTERPRETAR DE ACORDO COM A INTENO DOS AUTORES. Era a inteno final da Lei e os Profetas preparar o caminho para o Messias. Jesus explicou-lhes as Escrituras "(v. 32) e ensinou-lhes de acordo com a clara inteno dos autores originais do texto, sob a orientao do Esprito Santo. Para conhecer este significado pretendido, faa estas perguntas ao estudar a Bblia. Um: Qual o pano de fundo deste livro? Quem o autor? Quem so os leitores? Qual a situao abordada? Dois: O que as palavras e frases significam? Trs: Quais dados histricos podem nos ajudar a compreender o texto? Quatro: Que verdades teolgicas esto sendo revelados? E cinco: Que aplicao prtica eu deveria fazer hoje? (H muito mais sobre este mtodo de estudo da Bblia se voc quiser ajuda aqui estamos para isto) Ento, o que devemos fazer para ouvi-lo? POR LTIMO, OBEDECER O QUE VOC APRENDER.

Algum se gabou a um pastor, "Eu adentro a Bblia todos os dias" O pastor respondeu: "A questo no se voc adentra a Bblia, mas se a Bblia entra em sua vida." Oswald Chambers, o gnio espiritual e escritor devocional, disse certa vez: "A nica parte da Bblia que ns entendemos a parte que obedecemos." Toda vez que Jesus fala com voc atravs da sua palavra, Ele vai lhe dar algo para fazer. Estes dois discpulos tiveram que correr de volta para Jerusalm, mais de 13 perigosos kilmetros noite, porque a Palavra de Deus, atravs do ensino de Jesus, tinha acabado de mostrar-lhes que Jesus o Senhor ressuscitado. E eles tinham que dizer aquilo ao mundo. Eles tinham que obedecer ao que tinham aprendido. E ns tambm! CONCLUSO Deixe-me perguntar-lhe: voc tem um compromisso dirio para se encontrar com Jesus na sua Palavra? Onde quer que voc esteja, este pode ser seu caminho de Emas. O que Jesus fez por eles, ele vai fazer por voc. Esta igreja cr que a Bblia a palavra de Deus. Ns no acreditamos em credos, mas em Cristo. Ns no temos um credo para interpretar a Bblia, mas Cristo. Acreditar que a Bblia a Palavra de Deus. Interpret-la de acordo com a vida e os ensinamentos de Jesus, com a ajuda do Esprito Santo. Procurar o significado pretendido, e aplicar em obedincia o que aprender. S ASSIM VOC VAI SENTIR SEU CORAO ARDER DENTRO DO PEITO E VAI PERCEBER COMO JESUS FALA COM VOC EM EMIO AOS SEUS CAMINHOS. Jesus espera nos dizer: Eu estou falando, voc est ouvindo? Vamos orar juntos! DECLARAO SOBRE A BBLIA!

Anda mungkin juga menyukai