Anda di halaman 1dari 174

DISCLAIMER Estes apontamentos no dispensam o estudo dos manuais recomendados pelo Professor Regente e Assistente.

DIREITO DAS OBRIGAES II


PROF. ROMANO MARTINEZ
Faculdade de Direito de Lisboa

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL RESPONSABILIDADE OBJECTIVA

Responsabilidade Civil

1: GENERALIDADES. Antes de estudarmos a responsabilidade objectiva, seja ela pelo risco ou pelo sacrifcio, cumpre tecer algumas consideraes preliminares e recordar os pressupostos gerais da responsabilidade civil. A responsabilidade civil uma fonte de obrigaes, maxime a obrigao de indemnizar que, como sabemos, exclusivamente legal: encontra-se, por isso, tipificada na lei [arts. 562 ss]. Enquanto excepo regra geral de imputao dos danos na esfera jurdica onde ocorrem, a responsabilidade civil consiste no conjunto de factos que do origem obrigao de indemnizar os danos sofridos por outrem [ressarcibilidade]. Relativamente distino entre responsabilidade subjectiva e objectiva, importa recordar: Responsabilidade subjectiva ou delitual: a responsabilidade civil pressupe, regra geral, culpa [art. 483-2]. A culpa deve ser aqui entendida como um juzo moral ou de censura da conduta, seja ela praticada com dolo ou mera culpa. A actuao do agente , assim, ilcita e culposa: um delito, enfim. o As responsabilidades obrigacional e extra-contratual so, em regra, subjectivas, assentando no princpio da culpa: vg devedor que falta ao cumprimento da obrigao, com culpa [responsabilidade

subjectiva obrigacional]. Responsabilidade objectiva: constitui uma excepo regra geral da responsabilidade subjectiva ou delitual [art. 483-2], j que o dano provocado, ainda que independentemente de culpa do agente. Pressupe um dano, como toda a responsabilidade civil, mas no existe delito. Modalidades imputao: de responsabilidade objectiva, consoante o ttulo de

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Pelo risco: tipificada na lei [art. 483-2], aplica-se s prticas de actividades humanas lcitas, normalmente geradoras de prejuzo [vg circulao automvel]; do risco inerente a essas actividades resulta o dever de reparar o dano. Funes: o Funo principal: reparao do dano Funo acessria: preveno

Pelo sacrifcio ou por acto lcito: a lei autoriza o agente a agir, causando prejuzos a outrem e correlativa obrigao de

compensao desses danos [vg constituio de servido legal de passagem]. o Funo exclusiva: reparao do dano.

As responsabilidades obrigacional e extra-contratual podem ser, excepcionalmente, objectivas, independentemente de qualquer culpa: vg devedor que falta ao cumprimento da obrigao, sem culpa [responsabilidade objectiva obrigacional, art. 800].

2. PRESSUPOSTOS. Sumariamente iremos enunciar cada um dos pressupostos da responsabilidade civil. Face ao disposto no art. 483-1: Facto Ilicitude [violar ilicitamente] o No se verifica na responsabilidade por facto lcito

Culpa [com dolo ou mera culpa] o Prescinde-se na responsabilidade pelo risco

Dano [pelos danos] Nexo de causalidade entre facto e dano [resultantes da violao]

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 1. O facto voluntrio do lesante remete-nos para um comportamento humano, dominvel pela vontade, expresso da conduta de um sujeito responsvel. No se exige inteno, nem sequer actuao [contra o que a redaco do art. 483-1 pode indiciar], bastando a conduta sob o controlo da sua vontade. O facto voluntrio pode revestir duas formas:

Aco [art. 483]: existe um dever genrico de no lesar direitos alheios [neminem laedere], pelo que no se exige qualquer dever especfico.

Omisso [art. 486]: exige-se um dever especfico de praticar o acto omitido, j que no existe um correspondente dever genrico de evitar a ocorrncia de danos para outrem, o que tornaria a vida em sociedade insustentvel e multiplicaria as ingerncias na esfera jurdica alheia. o O dever especfico de garante pode ser criado por contrato [vg algum estar obrigado a vigiar um doente mental, evitando que se suicide].

o Ou pode ser imposto pela lei [arts. 491-493]. No direito alemo, a


partir de disposies semelhantes, tem-se defendido a doutrina dos deveres de segurana no trfego ou dos deveres de preveno do perigo delituais, alargando-se a responsabilidade por omisso para alm dos casos tipificados na lei. Esta doutrina teve influncias entre ns [ANTUNES VARELA, MENEZES CORDEIRO e SINDE MONTEIRO]. Na responsabilidade objectiva, o facto que a despolete essa imputao pode ser um facto natural, um facto voluntrio do agente, ou ainda um facto do prprio lesado [vg acidentes de trabalho]. 2. A ilicitude deve aqui ser entendida enquanto um juzo de desvalor atribudo pela ordem jurdica ao: Resultado da conduta do agente [teoria do desvalor do resultado]. Comportamento do agente [teoria do desvalor do facto]: posio maioritria.

A ilicitude distingue-se da ilegalidade, na medida em que esta pressupe a inobservncia de um nus jurdico: ser ilcita a conduo em excesso de velocidade, e ilegal a venda de um imvel verbalmente, vg.

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Nesta sede relevam as causas de justificao/excluso da ilicitude [nunca justificao da ilicitude!]. 3. A culpa pressuposto normal da responsabilidade civil, sendo a responsabilidade objectiva excepcional, como j tivemos oportunidade de mencionar [art.483-2]. Hoje, autores como MENEZES CORDEIRO consideram-na um juzo de censura, em sentido normativo, em relao actuao do agente, que poderia e deveria ter agido de outro modo. A sua conduta , assim, axiologicamente reprovada. As presunes de culpa invertem o nus da prova [art. 350-1] e so ilidveis, nos termos gerais [art. 350-2]: as dificuldades de prova inerentes torna mais segura a obteno de indemnizao, pelo lesado. Para ROMANO MARTINEZ e MENEZES LEITO, o disposto nos arts. 491-493 corresponde, na verdade, a exemplos de responsabilidade subjectiva, e no objectiva. 4. O dano condio essencial de responsabilidade: por muito censurvel que seja o comportamento do sujeito, no caber recurso s regras da responsabilidade civil se as coisas correrem bem e ningum sair lesado. Ao contrrio do direito penal, onde, como sabemos, a tentativa punvel. MENEZES LEITO entende que o dano deve ser definido num sentido fctico e normativo, enquanto frustrao de uma utilidade que era objecto de tutela jurdica. 5. O art. 483 limita a indemnizao aos danos resultantes da violao: esse comportamento deve ser causa dos danos sofridos, existindo um nexo de causalidade entre o facto e o dano. Teoria do fim da norma violada: teoria do escopo da norma violada o apenas necessrio averiguar se os danos que resultaram do facto correspondem frustrao das utilidades que a norma visava conferir ao sujeito atravs do direito subjectivo ou da norma de proteco. Questo que acaba por se reconduzir a um problema de interpretao do contedo e fim especfico da norma que serviu de base imputao dos danos.

o Para MENEZES LEITO esta a melhor forma de determinao do


nexo de causalidade. A obrigao de reparar os danos causados constitui uma consequncia jurdica de uma norma relativa

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL imputao de danos, o que implica que a averiguao do nexo de causalidade apenas se possa fazer a partir da determinao do fim especfico e do mbito de proteco da norma que determina essa consequncia jurdica.

3: RESPONSABILIDADE OBJECTIVA. Na responsabilidade objectiva o dano provocado, ainda que independentemente de culpa do agente: pressupe-se, ainda, um dano, comum a toda a responsabilidade civil, embora no exista qualquer delito. A responsabilidade objectiva engloba duas modalidades:

Responsabilidade pelo risco [arts. 499 ss, 1348-2 e legislao avulsa] Responsabilidade por factos lcitos ou pelo sacrifcio:

o Obrigacional [vg responsabilidade por revogao de contrato de


mandato].

o Extra-contratual [vg responsabilidade por danos causados em estado


de necessidade ou pelos prejuzos causados por servido legal de passagem]. Ao contrrio da responsabilidade subjectiva, prevista na clusula geral do art. 483-1, os casos de responsabilidade objectiva so excepcionais [insusceptveis de aplicao analgica, art. 11], taxativos, e s pode ser invocada se existir uma previso legal especfica que a contemple [art. 483-2]. Por fora do art. 499 so-lhe aplicveis, mutatis mutandis, as normas da responsabilidade civil em geral [arts. 483 ss], exclusive as disposies respeitantes culpa.

Responsabilidade pelo Risco

1: NOO. A responsabilidade pelo risco , ainda, uma modalidade de responsabilidade civil: excepo regra geral de imputao dos danos na esfera jurdica onde ocorrem, dando origem obrigao de indemnizar os danos sofridos por outrem [ressarcibilidade].

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Delimita-se, nestes termos, uma determinada esfera de riscos pela qual deve responder outrem que no o lesado, cumulando-se as seguintes concepes:

Risco criado: cada pessoa que cria uma situao de perigo deve responder pelos riscos resultantes, independentemente de culpa.

Risco-proveito: a pessoa deve responder pelos danos resultantes das actividades que tira proveito, independentemente de culpa [brocardo ubi commoda, ibi incommoda].

o Para ROMANO MARTINEZ, os casos de responsabilidade pelo risco


previstos no CC apenas tm como fundamento esta concepo.

Risco de autoridade: a pessoa deve responder pelos danos resultantes das actividades que tenha sob seu controlo, independentemente de culpa.

Ainda que se prescinda da culpa enquanto ttulo de imputao, no , em rigor, irrelevante a existncia ou no de culpa, j que a verificao desse no-pressuposto pode condicionar a aplicao de determinadas disposies legais, a saber:

Medida da culpa em caso de pluralidade de responsveis [art. 497-2, ex vi art. 499]

Limites mximos da responsabilidade [art. 508] Culpa do lesado [art. 570] Limitao da indemnizao no caso de mera culpa [art. 494, ex vi art. 499] e fixao equitativa da indemnizao por danos no patrimoniais [art. 496-3 ex vi art. 499]

Por outro lado, e de harmonia com a introduo supra, a responsabilidade objectiva pode ser obrigacional, vg devedor que falta ao cumprimento da obrigao, sem culpa [responsabilidade objectiva obrigacional, art. 800], mais concretamente tratando-se de responsabilidade pelo risco: Obrigaes de garantia: adstrio a uma prestao ou a um evento que no controlvel pelo obrigado, respondendo pelo risco da no obteno do resultado que se comprometera a produzir. o Clusula de assuno do risco: vg contratos de seguro ou o art. 800.

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Eis os exemplos de responsabilidade pelo risco que estudaremos: Responsabilidade do comitente [art. 500] Responsabilidade do Estado ou de outras pessoas colectivas pblicas [art. 501] Danos causados por animais [art. 502] Acidentes causados por veculos de circulao terrestre [arts. 503-506] Danos causados por instalaes de energia elctrica ou gs [arts. 509 e 510] Legislao avulsa: o o o Responsabilidade do produtor Embarcaes de recreio Aeronaves

o Ultraleves

2: RESPONSABILIDADE DO COMITENTE. A responsabilidade do comitente pelo risco, prevista no art. 500, no , para ROMANO MARTINEZ, um verdadeiro caso de responsabilidade pelo risco, embora seja efectivamente independente de culpa, uma vez que no assenta no pressuposto do risco. Cumpre estabelecer a seguinte delimitao:

Relaes externas [com o lesado, n 1 e 2]: a responsabilidade pelos danos causados pelo comissrio no exerccio das suas funes solidria, uma vez que responde aquele que encarrega outrem de qualquer comisso [o comitente], independentemente de culpa sua na escolha do comissrio, na sua vigilncia ou nas instrues que lhe deu.

Relaes internas [entre comitente e comissrio, n 3]: o comitente que satisfizer a indemnizao supra tem o direito de exigir do comissrio o reembolso de tudo quanto haja pago [direito de regresso], excepto se houver tambm culpa sua, caso em que lhe ser aplicvel o disposto no art. 497-2 [concorrncia de culpas].

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Garante-se o efectivo pagamento da indemnizao ao lesado, pelo comitente, uma vez que o patrimnio dos comissrios no suporta, na maior parte dos casos, o pagamento de elevadas indemnizaes. o Os comissrios actuam no interesse e por conta do comitente, pelo que deve este garantir ao lesado o pagamento da indemnizao. Eis os pressupostos deste regime de responsabilidade objectiva do comitente pelos factos danosos praticados pelo comissrio, no exerccio das suas funes:

Relao de comisso:

o Tarefa ou funo realizada no interesse e por conta de outrem que,


acrescenta MENEZES LEITO, possa ser imputada ao comitente [e no face a toda e qualquer prestao de servios lato sensu]: actos praticados exclusivamente no seu interesse e por conta sua [culpa in instruendo], tenham eles o carcter duradouro ou isolado. Exemplos:

Contrato de trabalho [art. 1152] Contrato de mandato [art. 1157] Exclui-se o desempenho de funes com autonomia:

prestao de servio de depsito [art. 1185], empreitada [art. 1207] e contrato de transporte.

o [ Liberdade de escolha do comissrio pelo comitente: culpa in


eligendo ] MENEZES CORDEIRO, contra MENEZES LEITO e RIBEIRO DE FARIA. Ao contrrio do que sucede no direito alemo, no se admite entre ns que o comitente possa ilidir a responsabilidade atravs da demonstrao de que escolhera diligentemente o comissrio.

o [ Nexo de subordinao ou controlo do comissrio ao comitente: culpa


in vigilando ] ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA, contra MENEZES LEITO e MENEZES CORDEIRO. A exigncia deste pressuposto s faria sentido se a concepo da responsabilidade do comitente se baseasse na doutrina do risco de autoridade, supra 1.

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Nota: no nosso direito, basta que o comissrio esteja no exerccio das suas funes, uma vez que a responsabilidade do comitente se mantm mesmo que o comissrio desrespeite as suas instrues ou actue intencionalmente [art. 500-2].

Facto danoso praticado pelo comissrio no exerccio das suas funes:

o A funo que fora confiada ao comissrio funciona como delimitao


da zona de riscos a cargo do comitente.

o MENEZES LEITO no concorda com a interpretao restritiva feita


pela doutrina relativamente a este pressuposto [doutrina essa que exclui deste mbito os danos por ocasio da funo e os danos praticados com abuso de funes, exigindo um nexo instrumental entre a funo e os danos - ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA], uma vez que tal interpretao retiraria alcance prtico ao preceito e no tem qualquer apoio legal. Sugere, assim, um nexo etiolgico entre a funo e os danos, incluindo situaes de desrespeito e de abuso de funes: basta que os danos sejam originados no exerccio da funo, sejam eles por actos intencionais do comissrio, praticados em desrespeito das instrues, ou no [n 2].

o ROMANO MARTINEZ inclui actos preparatrios e posteriores.


Exemplo: age no exerccio das suas funes o operrio que deixa cair uma telha ou o operrio que, fumando enquanto trabalha, provoca um incndio. Do mesmo modo, responde o Banco pelo empregado bancrio que haja burlado os clientes. O comitente responde ainda pelos actos praticados pelo comissrio em desrespeito das instrues: o segurana de uma discoteca que deliberadamente agride um cliente ou o operrio que conduz uma mquina em desrespeito das ordens do comitente, vg.

Responsabilidade do comissrio:

o Sobre o comissrio recaia tambm a obrigao de indemnizar. o Pergunta-se: exige-se culpa do comissrio ou basta qualquer
imputao ao comitente, mesmo que a ttulo objectivo [sem culpa]?

10

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Responsabilidade subjectiva, com culpa: ANTUNES VARELA e RUI DE ALARCO [excepto se houver tambm culpa da sua parte n 3] pressupe culpa do comissrio.

Responsabilidade subjectiva ou objectiva: ALMEIDA COSTA, MENEZES CORDEIRO e ROMANO MARTINEZ [desde que sobre este recaia tambm a obrigao de indemnizar n 1] o comissrio responde pelos danos a qualquer ttulo, com ou sem culpa.

MENEZES LEITO e RIBEIRO DE FARIA: a lei no exige uma demonstrao efectiva de culpa do comissrio, bastando a mera culpa presumida [art. 500-1], pelo que acolhem a primeira posio.

Propendemos para a exigncia de culpa do comissrio [primeira posio]: o n 3 refere expressamente a possibilidade de tambm existir culpa do comitente, pelo que se nenhuma culpa houver, de nenhum dos intervenientes da relao de comisso, no h qualquer direito de regresso do comitente e deve ser este a suportar a totalidade da indemnizao. Neste caso, ROMANO MARTINEZ prope a eventual aplicao analgica do disposto no art. 507, uma vez que a responsabilidade pelo risco recai sobre vrias pessoas e solidria. Se o comitente actuar com culpa exclusiva [in instruendo, in eligendo ou in vigilando], nada pode exigir em regresso [o n 3 s opera com culpa do comissrio], uma vez que a culpa afasta o risco. Diferentemente, havendo concurso de culpas, a responsabilidade solidria, na medida das respectivas culpas [art. 497-2 ex vi art. 500-3].

3: RESPONSABILIDADE DO ESTADO OU DE OUTRAS PESSOAS COLECTIVAS PBLICAS. Segundo o disposto no art. 501, o Estado e demais pessoas colectivas pblicas [IP, EP, Universidade Pblica, etc.], quando haja danos causados a terceiro pelos seus rgos, agentes ou representantes no exerccio de actividades de gesto privada, respondem civilmente por esses danos nos mesmos termos do art. 500.

11

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Compreende-se que esta remisso respeite apenas a actos de gesto privada [danos que poderiam ter sido praticados por particulares, uma vez que foram causados por entidades pblicas desprovidas de ius imperii/poderes de autoridade]. O mbito o do Direito privado, e no do Direito Constitucional ou Administrativo.

Os requisitos so, por isso, os mesmos: Relao de comisso Facto danoso praticado no exerccio da funo, ainda que a actuao tenha sido intencional ou tenha desrespeitado as instrues recebidas

O rgo, agente ou representante pode ser responsabilizado a ttulo de culpa

Exemplo: acidente de viao causado pelo motorista do Ministro da Cultura.

4: DANOS CAUSADOS POR ANIMAIS. Quem utilizar, no seu prprio interesse, quaisquer animais, responde pelos danos que causarem, desde que resultem do perigo especial que envolve a sua utilizao [art. 502]. Recorde-se que o art. 493-1 atribui j a responsabilidade [subjectiva] ao vigilante de animais, cuja culpa se presume. As duas responsabilidades podem, naturalmente, ser cumuladas, caso em que o vigilante [vg o tratador] e o utilizador do animal [vg o proprietrio] respondero solidariamente perante o lesado [relaes externas], com direito de regresso do proprietrio sobre o tratador [relaes internas]. Cumpre apreciar os pressupostos de aplicao desta norma:

Utilizao de animais no seu prprio interesse [ubi commoda, ibi incommoda]: o Proprietrio do animal cuja responsabilidade excluda pela utilizao de: Usufruturio Comodatrio Simples possuidor

12

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Locao: respondem tanto o locatrio [que utiliza o animal no seu


interesse] como o proprietrio [que recebe o preo locativo] ANTUNES VARELA e MENEZES LEITO.

Danos resultantes do perigo especial que envolve a utilizao do animal:

o A responsabilidade objectiva restringida a uma zona de riscos


normalmente conexos com a utilizao do animal.

H responsabilidade objectiva: coice do cavalo em fuga de um incndio ou o co que morde uma pessoa, vg.

Exclui-se a responsabilidade objectiva: queda causada pelo susto de um co a ladrar ou o co que, cado de uma varanda, atinge um transeunte, vg danos que, embora causados pelo animal, so exteriores aos perigos da sua utilizao.

o Havendo culpa do lesado, cabe aplicao do disposto no art. 570 [vg


algum que, desrespeitando um sinal, faz uma festa a um co feroz] o tribunal deve decidir se mantm, reduz ou exclui a indemnizao [cfr. infra 5]. Compreende-se que fiquem excludos do mbito de aplicao desta norma animais inofensivos como peixes de aqurio ou tartarugas [ROMANO MARTINEZ].

5: ACIDENTES CAUSADOS POR VECULOS DE CIRCULAO TERRESTRE. Questo juridicamente mais controversa, em face da importncia prtica que assume no dia-a-dia, a dos pressupostos da responsabilidade objectiva pelos danos causados por veculos [de circulao terrestre, seja ela circulao rodoviria ou ferroviria, art. 508-3: ANTUNES VARELA e PIRES DE LIMA], prevista nos arts. 503 ss. Com efeito, aquele que tiver a direco efectiva de qualquer veculo de circulao terrestre e o utilizar no seu prprio interesse, ainda que por intermdio de comissrio, responde pelos danos provenientes dos riscos prprios do veculo, mesmo que no se encontre em circulao [art. 503-1]. Face a esta responsabilidade, a lei obriga prvia celebrao de

13

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL um contrato de seguro de responsabilidade civil automvel, sem o qual o veculo no pode circular. Quanto ao mbito de aplicao do art.503, MENEZES LEITO inclui os acidentes causados por bicicletas e outros veculos no motores, contra o entendimento de ROMANO MARTINEZ, que os exclui por no representarem qualquer perigo em especial. Cumpre apreciar cada um dos pressupostos:

Direco efectiva do veculo: aquele que tiver um poder de facto [conduzindo o veculo] ou que exercer um controlo sobre o mesmo [independentemente de conduzi-lo em pessoa]. No releva, neste caso, a titularidade de um direito sobre o mesmo. Exemplos: o o o o o o Detentores legtimos Proprietrio Usufruturio Locatrio Comodatrio Detentores ilegtimos [esbulhadores]

o Exclui-se a responsabilidade objectiva: proprietrio cujo veculo fora


furtado, cliente de txi ou aluno em escola de conduo [uma vez que nenhum tem a direco efectiva do veculo]; inimputveis,

responsveis nos termos do art. 489 [o art. 503-2 parece exigir a imputabilidade do agente, para exercer poderes de facto sobre o veculo], segundo MENEZES LEITO [contra, ROMANO MARTINEZ].

Utilizar no seu prprio interesse, ainda que por intermdio de comissrio: exclui a responsabilidade objectiva a quem conduz o veculo por conta de outrem [comissrios], uma vez que essa responsabilidade objectiva recai antes sobre o prprio comitente.

Danos indemnizveis Danos provenientes dos riscos prprios do veculo, mesmo que este no se encontre em circulao: abrange todos os danos resultantes da circulao do veculo em via pblica ou em recintos privados

14

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL [vg atropelamento de pessoas, coliso entre veculos ou embate contra coisas] e os danos causados pelo mesmo quando imobilizado [vg incndio do motor ou avaria nos traves]. Exclui-se a responsabilidade objectiva pelos riscos no conexos com o veculo [vg catstrofes naturais]. A responsabilidade do art. 503-1 [de quem tiver a direco efectiva do veculo] exclui-se nos casos do art. 505, sem prejuzo do disposto no art. 570 [mantendo-se essa disposio, portanto]:

o Quando o acidente seja imputvel:


Ao prprio lesado: no se exige culpa do lesado, mas sim exclusividade da sua conduta na produo do dano [vg desmaio ou comportamento ditado por medo invencvel do lesado exclui a responsabilidade pelo risco]. O

comportamento causal do lesado foi causa exclusiva e nica do dano, e o acidente deixa de se poder considerar como um risco prprio do veculo. Nota: a lei pouco esclarece quanto a concurso de causalidade entre o facto do lesado [seja ele culposo ou no] e a conduo do veculo [respeitando a riscos prprios do mesmo]. Cumpre apreciar:

Se o lesado actuar sem culpa, o condutor responde pelo risco e, eventualmente, com culpa.

Se houver culpa do lesado concorrente com a culpa do condutor aplica-se o disposto no art. 570-1.

Se no se demonstrar culpa do condutor, e a culpa do lesado concorrer com o risco prprio do veculo, exclui-se a responsabilidade do condutor [a culpa provada/efectiva do lesado exclui o dever de indemnizar em caso de culpa presumida] art. 570-2, por interpretao extensiva [ANTUNES VARELA, PIRES DE LIMA e MENEZES LEITO].

o Nota ao art. 570: exige-se culpa do lesado, e no imputao lato


sensu [vs art. 505] e relao de concausalidade. O tribunal pode,

15

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL por isso, ordenar a reduo ou a excluso da indemnizao. O n 2 permite que a culpa provada do lesado exclua a responsabilidade com culpa presumida do lesante [contra o regime extravagante da responsabilidade do produtor, infra 7], quando ambas hajam concorrido para a produo do dano, verificado o nexo causal. .

Acidente imputvel a terceiro: tambm no exige culpa de terceiro [pessoa, entenda-se], bastando que tenha sido a nica causa do dano, em termos tais que no se possa atribuir este a um risco prprio do veculo. A responsabilidade pelo risco do condutor excluda. Havendo concurso de culpas entre o condutor e o terceiro, ambos respondem solidariamente perante o lesado [art. 497].

o Quando o acidente resulte de causa de fora maior estranha ao


funcionamento do veculo: o acontecimento imprevisvel, inevitvel e exterior ao funcionamento do veculo. Exemplos: Ciclone Inundao Animais leo ou neve na estrada No excluem a responsabilidade pelo risco: circunstncias relativamente ao funcionamento ou utilizao do veculo [vg derrapagem, rebentamento de pneus ou incndio do motor]. A responsabilidade pelos danos causados por veculos aproveita aos seguintes beneficirios [art. 504]: Terceiros [vg transeunte, peo, etc.] Pessoas transportadas [vg motorista, maquinista, cobrador de bilhetes, etc.]

16

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Transporte por virtude de contrato: a responsabilidade s abrange os danos que atinjam a prpria pessoa [leses, danos morais ou dano morte] e as coisas por ela transportadas [n 2] excluem-se os danos em coisas no transportadas e os danos reflexos sofridos pelas pessoas referidas nos arts. 495-2 e 3 e 496-2.

Transporte gratuito [vg boleia]: a responsabilidade apenas abrange os danos pessoais da pessoa transportada [n 3] excluem-se os danos nas coisas transportadas com a pessoa.

So nulas as clusulas que excluam ou limitem a responsabilidade do transportador pelos acidentes que atinjam as pessoas transportadas [n 4] mas no, a contrario, aquelas que excluam a responsabilidade pelos danos que atinjam as coisas transportadas.

A previso da responsabilidade pelo risco nos acidentes de viao no dispensa, contudo, a necessidade de se averiguar se existe ou no culpa do condutor do veculo: em caso afirmativo, a sua responsabilidade subjectiva, nos termos gerais [art. 483-1], pelo que no estar sujeita a qualquer limite mximo de indemnizao [art. 508, infra], abrangendo todos os danos sofridos pelo lesado [arts. 562 ss]. Salvo presuno legal de culpa do lesante, ao lesado que cumpre provar a culpa do primeiro [art. 487-1]. Tradicionalmente, concebeu-se a conduo de veculos enquanto uma actividade perigosa que presumiria a culpa do condutor, nos termos do art. 493-2. Um assento do STJ afastou esse entendimento, pelo que o lesado no beneficia com a pretenso da responsabilidade subjectiva do condutor, uma vez que ter que fazer prova [por vezes verdadeiramente probatio diabolica] a esse respeito. MENEZES LEITO prope uma interpretao restritiva do assento, considerando a conduo de veculos enquanto uma actividade perigosa em trs situaes [art. 493-2]: Veculos utilizados em provas desportivas Transporte de materiais explosivos ou inflamveis Conduo de veculo sob o efeito de lcool e/ou estupefacientes

A lei consagrou, todavia, um caso de responsabilidade por culpa presumida neste mbito: o condutor de veculo por conta de outrem [comissrio] responde pelos danos que

17

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL causar, salvo se provar que no houve culpa da sua parte [art. 503-3, 1 parte]. Contudo, se o fizer fora do exerccio das suas funes de comissrio, responder nos termos do n 1, supra [n 3, 2 parte], como se tivesse a direco efectiva do veculo [no seu interesse prprio] o comissrio s responsvel pelo risco se conduzir fora do exerccio das suas funes, utilizando o veculo no seu prprio interesse e presumindo-se culpado. Em todos os outros casos, a responsabilidade pelo risco atribuda ao comitente, que tem a direco efectiva do veculo e o utiliza no seu prprio interesse, ainda que por intermdio do comissrio [n 1]. A presuno de culpa do comissrio [n 3, 1 parte] permite ao comitente, caso o primeiro no a consiga ilidir, exercer contra ele o direito de regresso [relao interna] pela indemnizao que tenha pago ao lesado nos termos no n 1 [relao externa]. Perguntou-se se essa presuno valeria no mbito das relaes externas, maxime para o efeito de o lesado demandar directamente o comissrio [excluindo a aplicao dos limites mximos do art. 508, infra, que pressupe no existir culpa do lesante]:

RODRIGUES BASTOS e MENEZES CORDEIRO: no. A presuno de culpa do n 3, 1 parte valeria apenas nas relaes internas, entre comitente e comissrio.

ANTUNES VARELA, ALMEIDA COSTA, RUI DE ALARCO e SINDE MONTEIRO: sim. A presuno de culpa do n 3, 1 parte tem alcance externo, sendo eficaz perante o lesado. Esta posio foi acolhida e fixada por um assento do STJ.

o ROMANO MARTINEZ: a presuno s deve valer nas relaes


externas e no no direito de regresso, uma vez que o comissrio [responsabilidade subjectiva com presuno de culpa] e o comitente [responsabilidade objectiva pelo risco] respondem solidariamente perante o lesado. o A lei faz recair sobre o comissrio, em lugar da responsabilidade pelo risco, uma presuno de culpa: o comissrio responde por todos os danos causados, sem qualquer limite [no sujeito ao disposto no art. 508], se no conseguir ilidir tal presuno.

o Compreende-se a presuno de culpa dos condutores comissrios,


uma vez que dos condutores profissionais se exige uma percia

18

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL superior do condutor mdio, podendo ilidir a presuno com relativa facilidade. Por outro lado, a conduo por conta de outrem representa, normalmente, um risco de afrouxamento na vigilncia do veculo e de fadiga do comissrio que conduz o veculo horas seguidas. O art. 506 regula em termos especficos a coliso de veculos, sem culpa: a lei apresenta critrios de resoluo de um possvel conflito de imputaes com base no risco.

Se da coliso entre dois veculos resultarem danos em relao aos dois ou em relao a um deles:

o E se nenhum dos condutores tiver culpa: a responsabilidade


repartida na proporo em que o risco de cada um dos veculos contribuiu para os danos [n 1, 1 parte] concausalidade de ambos os veculos.

Em caso de dvida, considera-se igual a medida da contribuio de cada um para os danos [n 2] repartio igualitria de danos.

Ter-se-

em

conta:

veculo

pesado,

circulao

velocidade superior, etc.

o E se os danos forem causados somente por um dos veculos, sem


culpa de nenhum dos condutores: s a pessoa causadora dos danos obrigada a indemnizar [n 1, 2 parte] vg um dos veculos embate na parte traseira de outro. Uma vez mais, atender-se- a quem tiver a direco efectiva desse automvel.

o Danos causados por culpa do condutor de um dos veculos: este


o responsvel exclusivo, uma vez que a culpa afasta o risco [art. 506-1]. Questionou-se se a presuno de culpa do art. 503-3, 1 parte seria aplicvel coliso de veculos, maxime ocorrendo a coliso entre um veculo conduzido por um comissrio e outro por um condutor no seu prprio interesse e no sendo provada a culpa de nenhum deles. Aplicar-se-ia o critrio da contribuio causal do risco dos veculos para a

19

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL produo dos danos ou, pelo contrrio, presumir-se-ia a culpa do condutor por conta de outrem? Um assento do STJ fixou a segunda doutrina [no sentido de ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA]. Contra este entendimento pronunciou-se MENEZES LEITO, que preconiza antes o recurso ao critrio da contribuio causal do risco dos veculos para os danos, nos termos do art. 506-1, 1 parte. Surgindo vrios responsveis pelo dano resultante de um acidente de viao, a lei estabelece a solidariedade como regra geral do art. 507-1, mesmo que haja culpa de alguns, caso em que apenas os culpados respondem, nos termos do art. 497-2 vg o locatrio que no fez as devidas revises ao veculo [507-2, 2 parte]. Nas relaes internas entre os vrios responsveis, a repartio da responsabilidade estabelece-se de harmonia com o interesse de cada um na utilizao do veculo [art. 507-2, 1 parte] aquele que tiver maior interesse na utilizao do veculo suportar a maior parte da indemnizao [vg o locatrio, no caso da locao de veculos]. Se o responsvel culpado pagar a indemnizao, no poder exercer qualquer direito de regresso. A responsabilidade pelo risco, em acidentes de viao [inclusive coliso de veculos], est sujeita aos limites mximos legais constantes do art. 508, com as alteraes de 2004: quando no haja culpa do responsvel, a indemnizao tem como limite mximo o capital mnimo do seguro obrigatrio de responsabilidade civil automvel [n 1] o limite mximo dos danos cobertos pelo seguro, uma vez que se assiste a uma transferncia de risco por parte do responsvel seguradora, que ser demandada em juzo [a seguradora no , todavia, a responsvel, mas apenas aquela que estar obrigada a pagar a indemnizao]. O mesmo se diga quanto a transportes colectivos ou ferrovirios [n 2 e n 3]. Os danos que excedam o valor do seguro obrigatrio j no so indemnizveis em sede de responsabilidade objectiva, mas podero s-lo nos termos gerais.

6: DANOS CAUSADOS POR INSTALAES DE ENERGIA ELCTRICA OU GS. Nos termos do art. 509-1, a responsabilidade pelo risco atribuda a quem tiver a direco efectiva de uma instalao destinada conduo de energia elctrica ou do gs, utilizando-a no seu prprio interesse. ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA reconduzem esta responsabilidade a todo o tipo de actividades dessa ndole, desde a produo ao

20

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL armazenamento, conduo ou transporte [contra o entendimento restritivo de RIBEIRO DE FARIA, MENEZES LEITO e ROMANO MARTINEZ]. Esta responsabilidade afastada se, ao tempo do acidente, a instalao se encontrar a funcionar de acordo com as regras tcnicas em vigor e em perfeito estado de conservao [n 1, 2 parte] situao de ilicitude imperfeita. Do mesmo modo, a responsabilidade afastada se os danos forem devidos a causa de fora maior: toda a causa exterior independente do funcionamento e utilizao da coisa [n 2] factos naturais externos [ciclone que derruba um poste de energia, vg] ou factos do prprio lesado [electrocusso derivada de o lesado ter subido ao poste, vg]. Naturalmente, esta categoria de responsabilidade no abrange danos causados por utenslios de uso de energia [vg electrodomsticos] art. 509-3. Quando no haja culpa do responsvel, o limite mximo da indemnizao aquele estabelecido no art. 508-1, salvo diploma especial.

7: LEGISLAO AVULSA.

Responsabilidade do Produtor [DL 383/89, alterado pelo DL 131/2001]

A responsabilidade objectiva do produtor, independentemente de culpa, pelos danos causados por defeitos dos produtos que ponha em circulao surgiu nos EUA, onde se denotava uma maior preocupao pelo consumidor. Considerando que o nus da prova da culpa cabe ao lesado, nos termos gerais [art. 487], para o consumidor comum era verdadeiramente diablica a probatio de demonstrar a culpa do produtor, seja ela dolo ou negligncia no fabrico do produto defeituoso. Por transposio de uma Directiva Comunitria, o Estado Portugus legislou a matria no DL 383/89, alterado pelo DL 131/2001, nos seguintes termos:

[art. 1].

O produtor responde independentemente de culpa

O produtor definido em termos latos, enquanto o

fabricante do produto defeituoso, o importador, o distribuidor e o

21

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL fornecedor [art. 2] no caso das marcas brancas dos supermercados, o fornecedor que responde perante o lesado. Abrange o produtor real [n1] e o produtor aparente [n2]. Esta soluo apresenta vantagens prticas: facilita a demanda em juzo do verdadeiro responsvel, e no do vendedor.

Entende-se por produto qualquer coisa mvel, ainda

que incorporada noutra coisa, mvel ou imvel [art. 3].

Um produto considera-se defeituoso quando no

oferece a segurana com que legitimamente se pode contar [art. 4]. Esta noo mais restrita que aquela do art. 913. que [art. 5]: Exclui-se a responsabilidade se o produtor provar

No ps o produto em circulao: falta

de pressuposto de aplicao da responsabilidade, e no excluso. o entrada do Inexistncia do defeito no momento da produto em circulao: limitao da

responsabilidade, e no excluso.

O defeito devido conformidade com

normas imperativas excluso da responsabilidade pela interveno de terceiros, como a do art. 505. o O defeito imputvel ao produto em

que foi incorporado, no caso de parte componente

Se vrias pessoas forem responsveis pelos danos, solidria a sua


responsabilidade [art. 6]: nas relaes internas deve atender-se ao risco criado por cada responsvel, gravidade da culpa e sua contribuio para o dano.

22

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Havendo concurso entre a responsabilidade do produtor e do lesado ou


de terceiro, a responsabilidade do produtor no excluda

automaticamente [art. 7], contra o que dispe o art. 570.

So indemnizveis os danos resultantes de morte ou de leso pessoal,


bem como os danos em coisa diversa do produto defeituoso [art. 8].

Os limites da responsabilidade so mnimos, ao invs do art. 508: s


h responsabilidade por danos superiores a 500 [art. 9, alterado]. A verso original previa limites mximos, mas o DL foi alterado por exigncias comunitrias. A responsabilidade do produtor segurado ilimitada, desde o dano seja superior a 500, pelo que se o valor da indemnizao exceder o limite mximo pelo qual a seguradora do produtor responde, este suporta-o sozinho. Prazo de caducidade: dez anos [art. 12].

Em concluso, este diploma pretendeu cumular e integrar a responsabilidade delitual e contratual, em termos tais que supera a tradicional summa divisio entre ambas, segundo ROMANO MARTINEZ.

Embarcaes de Recreio [DL 329/95]

O diploma aplica-se a todo o engenho ou aparelho, de qualquer natureza, com comprimento entre 2,5 metros e 24 metros, utilizado como meio de deslocao na gua, sem fins lucrativos [art. 3]. O comandante representa a embarcao de recreio junto das autoridades, sendo a pessoa responsvel pelo governo e segurana do mesmo [art. 42]. Responsabilidade solidria do proprietrio e do comandante da

embarcao de recreio, independentemente de culpa, pelo ressarcimento de danos causados a terceiro pela embarcao, salvo se o acidente tiver sido causado por culpa exclusiva do lesado [art. 43].

23

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

O seguro de responsabilidade civil ilimitada pelos danos causados a terceiros obrigatrio [art. 44].

Aeronaves [DL 321/89, alterado pelo DL 279/95]

Este diploma instituiu a obrigatoriedade de realizao do contrato de seguro da actividade de transporte areo. O transportador areo responsvel, independentemente de culpa, pelo ressarcimento do dano morte, leses corporais, avarias, atrasos, bagagens etc. [art. 3]. Essa responsabilidade est sujeita a limites mximos [arts. 4 e 5]. O seguro de responsabilidade civil obrigatrio [art. 17]. O proprietrio ou explorador da aeronave responsvel, ainda que sem culpa, pelo ressarcimento dos danos causados a terceiros superfcie pela aeronave em voo ou por objectos que dela se soltem [art. 10], ou quando esteja imobilizada [art. 11]. Em caso de coliso de duas ou mais aeronaves em voo ou em manobras no solo, essa obrigao de indemnizar recai sobre o proprietrio ou explorador da aeronave que deu origem ao acidente [art. 15]. Na ausncia de determinao, ser repartida em partes iguais. Em caso de furto, usurpao ou comando ilcito da aeronave, mantm-se a responsabilidade do proprietrio ou explorador da mesma pela reparao dos danos causados, com direito de regresso [art. 14].

Exclui-se a responsabilidade nos seguintes casos [art. 13]: o o o Tremores de terra e cataclismos naturais Conflitos armados e revolues Utilizao por terceiros de armas ou engenhos explosivos

Ultraleves [DL 238/04]

24

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Responsabilidade pelo Sacrifcio

1: NOO. H responsabilidade pelo sacrifcio sempre que a lei preveja o direito indemnizao a quem viu os seus direitos sacrificados em resultado de uma actuao lcita danosa destinada a fazer prevalecer um direito ou um interesse de valor superior. O mbito , ainda, o da responsabilidade objectiva, pelo que os casos de responsabilidade pelo sacrifcio carecem de previso legal expressa e so insusceptveis de aplicao analgica. Exemplos: Responsabilidade extracontratual:

Estado de necessidade [art. 339]: o justificada a conduta do agente que sacrifica bens patrimoniais alheios para evitar um perigo actual de um dano manifestamente superior, do agente ou de terceiro. o O agente deve indemnizar o prejuzo causado se o dano for provocado por sua culpa exclusiva.

Ingerncia em prdio alheio para captura de enxame de abelhas [art. 1322]

Servido legal [art. 1554, 1559, 1560 e 1561] Apanha de frutos [art. 1367] Reparaes ou construes [art. 1349]

Responsabilidade contratual: Revogao do mandato [arts. 1170-1172]

Na doutrina alem pergunta-se a quem devem ser imputados os danos da responsabilidade pelo sacrifcio: se ao autor do sacrifcio que os causou ou, pelo contrrio, ao titular do direito de valor superior, em benefcio de quem esse sacrifcio ocorreu.

A OBRIGAO DE INDEMNIZAO

25

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Indemnizao

1: NOO. A indemnizao tratada pelo CC como uma modalidade das obrigaes [arts. 562 ss], cuja fonte consiste na imputao de um dano a outrem e cujo contedo se caracteriza pela prestao de um equivalente ao dano sofrido. Pretende-se, com a indemnizao, a eliminao do dano sofrido pelo credor, sendo a mesma, por isso, atribuda no seu interesse [ressarcibilidade do dano]. Em termos processuais, a indemnizao pode ser exigida sem o seu montante se encontrar especificamente determinado [art. 569], aquando da propositura da aco. A mesma pode igualmente ser atribuda em termos equitativos, pelo tribunal [art. 566-3]. Da articulao dos arts. 562 e 566-1 resulta a primazia da restaurao ou reconstituio natural/in natura sobre a indemnizao em dinheiro. Com efeito, a obrigao de indemnizao estabelece-se primordialmente atravs da reparao do objecto destrudo ou da entrega de objecto idntico [concepo real de dano]. O credor/lesado posto na situao que existiria se no se tivesse verificado o dano. Quanto tal reconstituio natural no seja possvel [infungibilidade ou impossibilidade do objecto], no repare integralmente os danos ou se afigure excessivamente onerosa para o devedor/lesante [interpretada em termos restritivos apenas quando a reconstituio natural se apresentar como um sacrifcio manifestamente desproporcionado para o lesante, contrrio boa f.], a indemnizao fixada em dinheiro [sucedneo pecunirio]. Nestes casos, a indemnizao em dinheiro calculada mediante recurso denominada teoria da diferena [art. 566-2]: tem como medida a diferena entre a situao patrimonial do lesado na data mais recente que puder ser atendida pelo tribunal e a que teria nessa data se no existissem danos [situao patrimonial hipottica se no existissem danos]. O dano avaliado em termos patrimoniais, mediante a apreciao concreta das alteraes verificadas no patrimnio do lesado [a repercusso da supresso do bem no patrimnio do lesado, enfim], e comparao entre duas situaes patrimoniais presentes [situao patrimonial real e hipottica]. A teoria da diferena de aplicao limitada, uma vez que:

26

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Exclui o clculo de:

o Danos no patrimoniais o Danos futuros o Danos de natureza continuada: vg algum que, em consequncia de
uma leso, v reduzida a sua capacidade de trabalho deve ser atribuda uma indemnizao em renda vitalcia ou temporria [art. 567], colmatando-se a perda continuada de rendimentos, pelo lesado.

No tem lugar quando o tribunal possa fixar a indemnizao em montante inferior aos danos causados, nos casos de mera culpa e de culpa do lesado, vg [arts. 494 e 570].

2: TITULARIDADE DO DIREITO DE INDEMNIZAO. Dir-se-ia que o titular do direito de indemnizao seria apenas o lesado, na medida em que ele o titular dos direitos ou interesses que a lei visava proteger. Excluir-se-iam terceiros, mesmo que hajam sofrido reflexamente danos em consequncia da actuao do lesante. Superficialmente, esta regra estaria correcta: assim, quem atropelasse um jogador de futebol no teria que indemnizar o clube desportivo por danos reflexos, vg. Todavia, esta regra sofre excepes, admitindo-se a terceiros a titularidade do direito de indemnizao nos seguintes casos: Dano-morte e danos no patrimoniais em consequncia da morte da vtima [arts. 495-1 e 496-2 e 3]. Em caso de morte ou de leso corporal, so titulares do direito de indemnizao aqueles que socorreram o lesado, bem como estabelecimentos hospitalares, mdicos, etc. [art. 495-2].

Os que podiam exigir alimentos ao lesado ou aqueles a quem o lesado prestava no cumprimento de uma obrigao natural so, igualmente, titulares do direito de indemnizao, uma vez que os alimentos so essenciais para a sobrevivncia dos seus titulares [art. 495-3].

27

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

MODALIDADES DE OBRIGAES

Obrigaes Naturais

1: NOO. As obrigaes naturais so obrigaes que se fundam num mero dever de ordem moral ou social, cujo cumprimento no judicialmente exigvel, mas corresponde a um dever de justia [art. 402] pelo que a esmola no ser uma obrigao natural, vg. A prestao no judicialmente exigvel, pelo que a sua tutela jurdica resume-se possibilidade de o credor conservar a prestao espontaneamente realizada [soluti retentio], segundo o art. 403. Exclui-se a possibilidade de repetio do indevido [art. 476], salvo se o devedor no tiver capacidade para realizar a prestao [prestao realizada por incapaz: arts. 403 e 764-1]. No pode ser repetido/devolvido o que foi prestado espontaneamente, enfim. Se a prestao for realizada espontaneamente pelo devedor [i.e., sem qualquer coaco, art. 403-2], j no pode pedir a restituio do que prestou, mesmo que convencido, por erro, da coercibilidade do vnculo. No podem ser convencionadas livremente pelas partes, sob pena de equivaler a uma renncia do credor ao direito de exigir o cumprimento [art. 809]. Exemplos: Obrigao prescrita [art. 304-2] Jogo e aposta [art. 1245] Obrigao de alimentos [art. 495-3]

2: REGIME LEGAL. A lei manda aplicar s obrigaes naturais o regime das obrigaes civis em tudo o que no se relacione com a realizao coactiva da prestao, salvas as excepes da lei [art. 404].

3: NATUREZA JURDICA. So verdadeiras obrigaes jurdicas, apesar de o seu regime ser diferente das restantes por no se permitir a sua execuo, segundo MENEZES CORDEIRO e ALMEIDA COSTA.

28

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL MENEZES LEITO entende, todavia, que no se trata de verdadeiras obrigaes jurdicas, na medida em que no existe qualquer vnculo jurdico por meio do qual uma pessoa fique adstrita para com outra realizao de uma prestao [art. 397]. Reconduz a figura doao, uma vez que o cumprimento da obrigao representa um incremento do patrimnio do credor natural custa do patrimnio do respectivo devedor. Distingue-se, contudo, da doao, face ausncia do esprito de liberalidade [art. 940].

Prestaes

1: PRESTAES DE COISA E DE FACTO. A prestao consiste no contedo positivo do direito do credor. Quanto ao objecto, as prestaes podem ser: De coisa: cujo objecto consiste na entrega de uma coisa a actividade do devedor pode ser distinguida da prpria coisa.

o Dare: prestar ou restituir.


De facto: consistem em realizar uma conduta de outra ordem [vg cuidar de um jardim] no possvel distinguir entre a conduta do devedor e uma realidade independente dessa conduta.

o Positivo: facere
Material Jurdico

o Negativo: non facere [omisso] e de pati [sujeio]

2: PRESTAES FUNGVEIS E INFUNGVEIS. Quanto substituio no cumprimento, as prestaes podem ser:

Fungveis: a realizao da prestao pode ser substituda por outrem que no o devedor, sem prejuzo para o credor [arts. 767-1 e 827-830] susceptvel de execuo especfica.

29

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o As prestaes so, em regra, fungveis: independentemente de a coisa ser ou no fungvel [art.207], atendendo a: Natureza da prestao Interesse do credor Acordo das partes

Infungveis: s o devedor pode realizar a prestao [art. 767-2]. A substituio do devedor no cumprimento no possvel, pelo que a lei no admite a execuo especfica da obrigao.

o Infungibilidade natural: a substituio do devedor no cumprimento


prejudica o credor.

o Infungibilidade

convencional:

devedor

credor

acordaram

expressamente que a prestao s pode ser realizada pelo primeiro.

3: PRESTAES INSTANTNEAS E DURADOURAS. Quanto ao momento em que ocorrem, as prestaes podem ser: Instantneas: a execuo da prestao ocorre num nico momento [art. 4341].

o Integral [realizada de uma s vez, vg entrega da coisa vendida]


o Fraccionada [uma nica obrigao, cujo objecto dividido em fraces, com vencimentos intervalados, vg venda a prestaes, art. 934]

Duradouras: a execuo prolonga-se no tempo, implicando uma repetio sucessiva de prestaes isoladas [art. 434-2]. A sua realizao global depende do decurso de um perodo de tempo.

o Contnua ou continuada [a prestao no sofre qualquer interrupo,


vg locao]

o Peridicas [a prestao sucessivamente repetida em certos perodos


de tempo, existindo uma pluralidade de obrigaes distintas - vg renda, no contrato de arrendamento]

30

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

4: PRESTAES DE RESULTADO E DE MEIOS. Quanto obteno do resultado, as prestaes podem ser:

De resultado: o devedor vincula-se a obter um resultado determinado, respondendo por incumprimento se esse resultado no for obtido [vg transportador].

De meios: o devedor no est obrigado obteno de um resultado, mas sim a actuar com a diligncia necessria para que esse resultado seja obtido [vg prestao mdica].

5: PRESTAES DETERMINADAS E INDETERMINADAS. A prestao no necessita de se encontrar determinada no momento da concluso do negcio, bastando que seja determinvel [arts. 280 e 400]: Determinadas: a prestao encontra-se completamente determinada no momento da constituio da obrigao. Indeterminadas: a determinao da prestao ainda no se encontra realizada, pelo que ter que ocorrer at ao momento do cumprimento. o o Obrigaes genricas Obrigaes alternativas

6: OBRIGAES GENRICAS. As obrigaes genricas [vs obrigaes especficas] so aquelas cujo objecto da prestao se encontra apenas determinado quanto ao gnero e quantidade [art. 539]. A prestao encontra-se determinada apenas por referncia a uma certa quantidade, peso ou medida de coisas dentro de um gnero, mas no est ainda concretamente determinado quais os espcimes daquele gnero que vo servir para o cumprimento da obrigao. Exemplo: Obrigao de entrega de dez quilos de mas, vg: h referncia ao gnero [mas] e quantidade [dez quilos], mas ainda no esto concretizadas quais as mas com que o devedor dever cumprir a obrigao.

31

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Pelo contrrio, a obrigao especfica aquela em que tanto o gnero, como os espcimes da prestao se encontram determinados. As obrigaes genricas so comuns nas negociaes sobre coisas fungveis [art. 207]. Exemplo de obrigao genrica quanto a coisa infungvel: entrega de um quadro de um pintor, vg. A escolha, ou o processo de individualizao dos espcimes dentro do gnero [vg recorrendo pesagem, medida ou escolha], pode caber a ambas as partes [credor ou devedor, art. 400], ou a terceiro. Em regra, e supletivamente, a escolha [concentrao] cabe ao devedor [art. 539], embora possa eventualmente caber ao credor ou a terceiro [art. 542], excepcionalmente. Pergunta-se se o devedor [o dono das mas, vg] completamente livre de escolher os espcimes, maxime aqueles de pior qualidade. O BGB obriga o devedor a entregar uma coisa de classe e qualidade mdia, pelo que MENEZES CORDEIRO invoca o regime da integrao dos negcios jurdicos, com base na boa f, defendendo a mesma soluo [art. 239]. ROMANO MARTINEZ e MENEZES LEITO reconduzem esse entendimento ao disposto no art. 400: a determinao da prestao deve ser realizada segundo juzos de equidade. Uma vez que, nas obrigaes genricas, a transferncia da propriedade no pode ocorrer no momento da celebrao do contrato [vs art. 408-1], a indeterminao inicial coloca o problema do risco do perecimento da coisa que, nos termos gerais, corre por conta do proprietrio [art. 796]. Com efeito, um direito a uma quantidade de coisas a escolher de certo gnero um direito de crdito, e no um direito real. Regra geral, a transferncia da propriedade opera com a determinao da prestao [art. 408-2]: a transferncia opera, enfim, quando a coisa determinada com conhecimento de ambas as partes. Todavia, as obrigaes genricas constituem uma excepo a este regime. A transmisso da propriedade, e, consequentemente, do risco, ocorre no momento da concentrao da obrigao, ou seja, no momento em que a obrigao genrica passa a especfica, no se exigindo que essa concentrao seja conhecida de ambas as partes. A lei consagrou a teoria da entrega [art. 540], de JHERING, segundo a qual a concentrao da obrigao genrica s ocorreria com o cumprimento da obrigao, transferindo-se o risco para o credor nesse momento. Qualquer perecimento da coisa que acontecesse anteriormente

32

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL correria por conta do devedor. Com efeito, a concentrao ocorre normalmente mediante a entrega pelo devedor [art. 408-2 princpio da entrega], devendo ser determinada at ao cumprimento, atravs da concentrao. A lei admite, contudo, casos em que a obrigao se concentra antes do cumprimento, embora cabendo a escolha ao devedor [art. 541] o risco do perecimento corre por conta do credor: Acordo das partes: contrato modificativo da obrigao que substitui a obrigao genrica por uma obrigao especfica. O gnero extingue-se a ponto de restar apenas uma das coisas nele compreendidas: a concentrao ocorre por mero facto da natureza [art. 790]

O credor incorre em mora: o credor, sem motivo justificado, recusa receber a prestao ou no pratica os actos necessrios ao cumprimento da obrigao [art. 813]. MENEZES LEITO: trata-se de uma fico para estender a aplicao do regime do art. 814-1 s obrigaes genricas.

A promessa de envio [art. 797]: hiptese do cumprimento, e no concentrao dvidas de envio ou remessa, em que o devedor no se compromete a transportar a coisa para o local do cumprimento, mas apenas a coloc-la num meio de transporte destinado a outro local.

Diferentemente, quando a escolha compete ao credor ou a terceiro [art. 542], passa a ser irrevogvel. Essa escolha concentra imediatamente a obrigao, desde que declarada ao devedor ou a ambas as partes. Se o credor no fizer a escolha dentro do prazo estabelecido, ao devedor que a escolha passa a competir [art. 542-2], passando a ser aplicveis as disposies dos arts. 540 e 541.

7:

OBRIGAES

ALTERNATIVAS.

As

obrigaes

alternativas

consistem

em

modalidades de prestaes indeterminadas, que se caracterizam por existirem duas ou mais [indeterminao] prestaes de natureza diferente, mas em que o devedor se exonera com a mera realizao de um delas que, por escolha, vier a ser designada [art. 543]. Exemplo:

33

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

O devedor que se obrigue a entregar o barco ou o automvel, cumpre a obrigao se entregar qualquer um destes objectos, vg apenas uma prestao concretizvel atravs da escolha. O devedor tem apenas uma obrigao, e o credor apenas um direito de crdito sobre uma das prestaes.

Na falta de determinao em contrrio, a escolha pertence ao devedor [art. 543-2], embora tambm possa competir ao credor ou a terceiro [art. 549]. O benefcio da escolha concedido ao devedor, supletivamente. No primeiro caso, pergunta-se se a

escolha/determinao da prestao s ocorrer no momento do cumprimento. Assim no o , uma vez que o art. 408-2 no exceptua o regime das obrigaes alternativas. Aqui, a designao do devedor, conhecida da outra parte, que determina a prestao devida [art. 543-1 e 548], exonerando-se o devedor quando designar a prestao que vai realizar e esta for conhecida da outra parte. A posterior revogao da escolha, pelo devedor, credor ou terceiro, no possvel aps o conhecimento dessa designao, sob pena de incumprimento [art. 542 e 549]. Se alguma das partes no realizar a escolha no tempo devido, a lei devolve essa faculdade outra parte [art. 542-2 e 548 e 549]: remete-se a faculdade de escolha para a contraparte.

Escolha do credor a escolha passa imediatamente a competir ao devedor, sendo-lhe devolvida.

Escolha do devedor a escolha passa para o credor apenas na fase da execuo, uma vez que na fase declarativa o credor no tem o direito a uma prestao individualmente considerada, mas apenas a receber qualquer uma delas em alternativa.

Se a escolha couber a terceiro, e este no escolher, devolve-se a escolha ao devedor. Mesmo tratando-se de prestaes divisveis, no possvel realizar parte de uma prestao e parte de outra [art. 544], salvo consentimento do credor, em face do princpio da indivisibilidade. Perante impossibilidade casual da prestao, no imputvel a nenhuma das partes [art. 545]: como a propriedade ainda no se transmitiu, o risco sobre qualquer dos objectos corre por conta do devedor, limitando-se a obrigao s prestaes possveis.

34

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Diferentemente, se a impossibilidade for imputvel a alguma das partes: Imputvel ao devedor [art. 546]:

o Se a escolha lhe competir, deve efectuar uma das prestaes


possveis a impossibilidade causada pela parte a quem compete a escolha.

o Se a escolha competir ao credor ou a terceiro, estes podem optar por:


Exigir uma das prestaes possveis, ao devedor Exigir a indemnizao pelos danos de no ter sido realizada a prestao que se tornou impossvel, rectius, uma

compensao por ter sido afectada a faculdade de escolha

Resolver o contrato [credor]

Imputvel ao credor [art. 547]: o Se a escolha lhe competir, considera-se cumprida a obrigao.

o Se a escolha pertencer ao devedor, considera-se cumprida a


obrigao tornada impossvel, a menos que: Prefira realizar outra prestao E prefira ser indemnizado pelos danos que haja sofrido, com a impossibilidade da escolha da prestao tornada impossvel.

Se a escolha competir a terceiro, a doutrina prope:

o Impossibilidade imputvel ao devedor [art. 546]: o terceiro pode


optar por realizar uma das prestaes possveis ou pedir indemnizao pelos danos resultantes de no ter sido realizada a prestao que se tornou impossvel, e no optar pela resoluo do contrato [ANTUNES VARELA]. Para MENEZES CORDEIRO deve passar a ser o credor quem escolher entre exigir a prestao possvel, a indemnizao ou a resoluo do contrato, neste caso.

35

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Impossibilidade imputvel ao credor [art. 547]: deve passar a ser o devedor a escolher entre considerar cumprida a obrigao ou realizar outra prestao, exigindo uma indemnizao. No so obrigaes alternativas: Aquelas em que s existe uma prestao, mas que pode ser escolhida a sua forma de execuo [vg lugar e prazo]. Aquelas em que se estabelea uma alternativa condicional [verificando-se ou no certa condio].

Obrigaes

com

faculdade

alternativa:

prestao

se

encontra

determinada, mas d-se ao devedor a faculdade de substituir o objecto da prestao por outro [vg art. 558-1]. o Nas obrigaes alternativas, o direito do credor abrange duas prestaes em alternativa.

o Nas obrigaes com faculdade alternativa, abrange apenas uma


prestao, ainda que o devedor possa substitu-la. A prestao encontra-se determinada desde a data da sua constituio, mas pode ser efectuada outra prestao no momento do cumprimento.

8: OBRIGAES PECUNIRIAS. Obrigaes pecunirias so aquelas que tm dinheiro por objecto, visando proporcionar ao credor o valor que as respectivas espcies monetrias possuam [requisitos cumulativos]. Modalidades:

Obrigaes de quantidade [art. 550] Obrigaes em moeda especfica [art. 552] Obrigaes em moeda estrangeira [art. 558]

9: INDETERMINAO DO CREDOR. Sendo possvel a indeterminao do credor, uma vez que este pode no ficar determinado no momento em que a obrigao constituda, embora deva ser determinvel, sob pena de nulidade do negcio jurdico, o devedor ,

36

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL contudo, obrigatoriamente determinado logo no momento em que a obrigao constituda [art. 511]. A indeterminao temporria do credor pode resultar de se aguardar a verificao de um determinado facto futuro e incerto, vg promessa pblica [art. 459], ou pela ligao entre o credor e a relao obrigacional se apresentar como indirecta ou mediata, vg cheques ao portador.

10: OBRIGAES PLURAIS. A definio do art. 397 refere-se apenas s obrigaes singulares. Todavia, a obrigao pode tambm constituir-se abrangendo:

Vinculao de vrias pessoas para com outra: pluralidade passiva o Exemplo: A, B e C obrigam-se perante D a entregar-lhe 900 Obrigao conjunta ou parciria: D apenas pode exigir que A lhe entregue 300 Obrigao solidria: D pode exigir a A a totalidade da prestao, 900, podendo A exigir a B e C que lhe entreguem 300 cada.

Vinculao de uma pessoa para com outras: pluralidade activa o Exemplo: A obriga-se perante D, E e F a entregar-lhes 900 Obrigao conjunta ou parciria: D poder exigir a A 300 Obrigao solidria: D pode exigir a A 900, ficando obrigado a entregar a E e F 300 cada.

Pluralidade mista o Exemplo: A, B e C obrigam-se perante D, E e F a entregar-lhes 900 Obrigao conjunta ou parciria: D poder exigir a A 100 Obrigao solidria: D pode exigir de A 900, tendo A que exigir de B e C 300 cada e ficando D obrigado a entregar a E e F 300 cada.

37

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A regra geral a das obrigaes conjuntas ou parcirias [art. 786-3]: cada um dos devedores s est vinculado a prestar ao credor ou credores a sua parte na prestao e cada um dos credores s pode exigir do devedor ou devedores a parte que lhe cabe: Cada credor s pode exigir a sua parte no crdito Cada devedor s tem que prestar a sua parte na dvida

Excepcionalmente, as obrigaes podem ser solidrias [arts. 512 ss], no interesse do credor: Solidariedade passiva: qualquer um dos devedores est obrigado perante o credor a realizar a prestao integral.

o A realizao da prestao integral por um dos devedores libera todos


os outros devedores em relao ao credor [art. 512]. Princpio da igualdade [art. 516].

o Direito de regresso sobre os outros devedores para exigir a parte que


lhes compete na obrigao [art. 524]. A obrigao de regresso, essa, conjunta [vg 300 a B e 300 a C].

o Sendo a impossibilidade culposa, os vrios devedores respondem


solidariamente [art. 520]. o A insolvncia de um condevedor co-responsabiliza os demais [art. 526]. Solidariedade activa: qualquer um dos credores pode exigir do devedor a prestao integral.

o A realizao integral da prestao a um dos credores libera o devedor


para com todos os credores [art. 512]. o O credor que recebeu mais do que lhe compete est obrigado a satisfazer aos outros a parte que lhes cabe no crdito comum [art. 533]. Solidariedade mista: qualquer um dos credores pode exigir a qualquer dos devedores a prestao devida por todos os devedores a todos os credores.

38

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o A realizao integral da prestao por um dos devedores a um dos credores libera todos os devedores em relao a todos os credores. o O devedor que realizou a prestao tem direito de regresso sobre os outros devedores pela parte que lhes compete. o O credor que recebeu a prestao est obrigado a entregar aos restantes credores a parte que a estes compete. Em suma, eis as caractersticas comuns aos trs tipos de solidariedade: Identidade da prestao em relao a todos os sujeitos da obrigao Extenso integral do dever de prestar ou do direito prestao em relao a todos os devedores e a todos os credores, respectivamente Efeito extintivo comum da obrigao com o cumprimento por apenas um ou apenas a um deles No silncio da lei [vs art. 497, vg], e na ausncia de estipulao, aplica-se a regra geral da conjuno aos casos de pluralidade de sujeitos na relao obrigacional [art. 513]. PLURALIDADE PASSIVA Cumpre fazer um reparo: tratando-se de obrigao plural indivisvel, dispe o art. 535: s de todos os devedores pode o credor exigir o cumprimento da obrigao, salvo estipulao de solidariedade ou quando esta resulte da lei [aplicando-se o regime dos arts. 518 ss]. Exemplo: A, B e C comprometeram-se a entregar um automvel a D: este tem que exigir a prestao a todos os devedores, simultaneamente. Estipulada a solidariedade, poder D exigi-la apenas a A. Nota: o critrio da divisibilidade baseia-se na natureza das coisas, atendendo sua funo econmico-social, relacionado com a satisfao do credor. Ser divisvel a prestao que puder ser fraccionada sem prejuzo para o interesse do credor. Verificando-se a extino da obrigao em relao a alguns dos devedores, o credor no fica inibido de exigir a prestao dos obrigados que sobejarem [art. 536], no acarretando necessariamente a extino integral da prestao. O acrscimo de

responsabilidade dos restantes obrigados , por isso, admissvel, sendo a prestao exigvel

39

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL aos demais devedores. O credor deve pagar-lhes o valor correspondente parte do devedor exonerado [art. 536]. Se a prestao for impossvel por facto imputvel a apenas um dos devedores, este responde por impossibilidade culposa [art. 801-1], enquanto que os restantes vem extinta a sua obrigao [art. 790]. PLURALIDADE ACTIVA Diferentemente, se a obrigao for indivisvel com pluralidade de credores, a lei refere que qualquer um deles tem o direito de exigir a prestao por inteiro, mas que o devedor s relativamente a todos os credores em conjunto se pode exonerar o devedor cumpre perante todos os credores, enfim [art. 538]. A citao judicial do devedor por um dos credores transforma a obrigao conjunta em solidria, como defendem ROMANO MARTINEZ e MENEZES CORDEIRO. A soluo, neste caso, pauta-se pela aplicao analgica do disposto no art. 536: os restantes credores s podem exigir a prestao do devedor se lhe entregarem o valor da parte que cabia parte do crdito que se extinguiu.

FONTES DAS OBRIGAES BASEADAS NO PRINCPIO DA AUTONOMIA PRIVADA

O CONTRATO

Negcios Jurdicos

1: NEGCIO JURDICO. Cumpre reter a seguinte distino tradicional: Negcios jurdicos unilaterais: possuem apenas uma parte Negcios jurdicos multilaterais: possuem duas ou mais partes o Negcios bilaterais ou contratos: possuem apenas duas partes

Por parte entende-se, nesta sede, o titular de um interesse, e no uma pessoa individualmente considerada. Esta acepo, por isso, implica que duas ou mais pessoas constituam uma nica parte, desde que ligadas por um interesse comum. Nos contratos, por seu lado, exige-se uma contraposio de interesses entre as duas partes.

40

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A referncia a interesse , como sabemos, discutida pela doutrina: MENEZES CORDEIRO critica aquilo a que apelida de verdadeira jurisprudncia dos interesses, j que os intervenientes num negcio jurdico unilateral podem ter interesses diversos, sem prejuzo de uma posio comum. MENEZES CORDEIRO prope, deste modo, a seguinte classificao: Negcios jurdicos unilaterais: os efeitos desencadeados no diferenciam as pessoas que intervieram. o Tende a existir apenas uma pessoa, uma declarao e um interesse.

Contratos: os efeitos desencadeados diferenciam duas ou mais pessoas. o Tende a existir vrias pessoas, vrias declaraes e vrios interesses.

MENEZES LEITO critica esta acepo, propugnando antes o critrio da necessidade de uma declarao negocial ou de duas ou mais, como critrio delimitador de negcios jurdicos unilaterais e bi/multilaterais. Atenta-se, aqui, ao modo da formao do negcio, e no j aos interesses subjacentes ou aos efeitos desencadeados. Face a esta primeira abordagem, podemos concluir o seguinte: A doao um contrato: exige duas declaraes negociais [art. 940]. A doao pura a um incapaz um negcio jurdico unilateral: produz efeitos independentemente de aceitao [art. 951-2]. Os efeitos da doao so sempre os mesmos, seja ela um contrato ou um negcio unilateral: art. 954. O contrato , enfim, o resultado de duas ou mais declaraes negociais contrapostas, mas integralmente concordantes entre si, de onde resulta uma estipulao unitria de efeitos jurdicos.

Modalidades de Contratos

41

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 1: QUANTO FORMA. O princpio do consensualismo [art. 219] determina que, salvo casos excepcionais, o simples consenso das partes deve ser operativo em relao constituio do contrato. Daqui se extrai que: As declaraes podem ser exteriorizadas por qualquer meio. Excepcionalmente, existem disposies que exigem forma especial que, a no ser observada, redunda em nulidade [art. 220] normas excepcionais, insusceptveis de aplicao analgica [art. 11]. Quanto forma, os contratos podem ser: Contratos formais: a forma da declarao negocial encontra-se especialmente prevista [vg arts. 875, 947-1 e 1143]. Contratos no formais: a exteriorizao da declarao negocial pode ser feita por qualquer meio [vg oralidade]. Em concluir, importa recordar a seguinte distino fundamental da Teoria Geral do Direito Civil: Forma: maneira como o contrato se revela e como se exteriorizam as declaraes de vontade. o o Ad substantiam Ad probationem

Formalidade: exterior ao prprio negcio, servindo para complement-lo.

2: QUANTO AO MODO DE FORMAO. Quanto ao modo de formao, os contratos podem ser:

Contratos reais quoad constitutionem: para a sua celebrao exige-se tradio ou entrega da coisa objecto. So exemplos o penhor, comodato, mtuo e depsito [contratos pelos quais uma das partes entrega] ou a doao verbal de coisas mveis, art. 947-2. o Razes: Histricas: comodato, mtuo e depsito De ponderao: doao

42

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL De publicidade: penhor

Contratos consensuais: para a sua celebrao a entrega da coisa dispensada.

Neste mbito, uma significativa doutrina portuguesa seguiu a concepo germnica de que as partes, ao abrigo da autonomia privada, poderiam dispensar o requisito de tradio da coisa, excepto tratando-se de penhor de coisas [art. 669], cuja tradio tem efeito constitutivo [VAZ SERRA, MOTA PINTO, ALMEIDA COSTA, MENEZES CORDEIRO e CARVALHO FERNANDES]. Contra este entendimento, pronunciaram-se PIRES DE LIMA e ANTUNES VARELA. MENEZES LEITO defende que quando a lei exige imperativamente a tradio para a constituio do contrato [vg arts. 669 e 947-2 s produz efeitos e s pode ser feita], esta no pode ser dispensada pelas partes. O mesmo se verifica nos restantes casos [arts. 1129, 1142 e 1185], j que a exigncia da tradio tem a utilidade de no permitir que a execuo do contrato ocorra numa fase posterior da declarao negocial [contra MENEZES CORDEIRO]. Admitir-se alteraes decorrentes da autonomia privada permitiria a

coexistncia de um comodato real com um comodato consensual, etc, implicando defender dois regimes contraditrios entre si para um mesmo contrato.

3: QUANTO AOS EFEITOS. Quanto aos efeitos, os contratos podem ser: Contratos constitutivos, modificativos, transmissivos ou extintivos de direitos e de obrigaes Contratos reais: originam uma situao jurdica que se reconduz a um direito real. Contratos obrigacionais: originam uma situao jurdica que se reconduz a direitos de crdito e a obrigaes. Cumpre atender ao disposto no art. 408-1, que determina que a transmisso dos direitos reais sobre coisas ocorre por mero efeito do contrato [regra geral quoad effectum]: para tal, as coisas tm que ser presentes, determinadas e autnomas de outras coisas [art. 408-2: transferncia da propriedade diferida para momento posterior]. A regra geral corresponde, assim, ao denominado sistema do ttulo [admitindo-se a dissociao entre posse e direito real]: a transmisso do direito real no depende de qualquer acto posterior, como a

43

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL tradio da coisa ou o registo. Nestes termos, o adquirente da coisa seu proprietrio desde o momento da celebrao do contrato, correndo o risco da perda ou deteriorao da coisa a partir desse momento [art. 796-1]. Indicimos j algumas excepes a esta regra, que ora cumpre apreciar [art. 408-2] excepes legais ao princpio geral da transferncia imediata:

Coisas futuras: o momento da transferncia da propriedade o da aquisio da coisa pelo alienante [vg A promete doar um anel a B a 11 de Outubro. Entretanto, B promete vend-lo a C, em Dezembro do mesmo ano. A propriedade do anel transmite-se para C a 11 de Outubro, quando o anel doado ao alienante, B]. Ressalva: regime aplicvel compra e venda, e no doao ou empreitada [arts. 880 e 942-1].

o Coisas relativamente futuras: art. 211. O efeito translativo depende


da constituio da propriedade [ou de outro direito real] sobre essa coisa por parte do alienante.

o Coisas absolutamente futuras: no existem ainda na realidade jurdica


e fctica. O direito s ser adquirido a partir do momento em que a coisa tiver existncia [tornar-se numa coisa presente], transferindo-se por mero efeito do contrato.

Coisas indeterminadas: a transferncia da propriedade verifica-se no momento em que a coisa determinada com conhecimento de ambas as partes. Regime aplicvel s obrigaes alternativas [art. 543] o efeito translativo est associado com a escolha da prestao, desde que conhecida das partes [normalmente, do devedor]. Ressalva: regra no abrange as obrigaes genricas [arts. 539 e 540] o efeito translativo d-se com a concentrao [normalmente, com o cumprimento], salvo o disposto no art. 541.

Frutos naturais e partes componentes ou integrantes: a transferncia da propriedade verifica-se no momento da colheita ou da separao [obrigao de entrega do devedor, art. 880].

44

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Excepes convencionais ao princpio geral da transferncia imediata [art. 408-1]: a transmisso do direito real pode ser diferida mediante acordo de termo [art. 796-2] ou condio [art. 796-3], apostos ao contrato. Em qualquer caso, a transmisso da propriedade continua a realizar-se por efeito do contrato, e consequncia directa deste.

4: RESERVA DE PROPRIEDADE. Como consequncia lgica do que supra 3 foi referido, o comprador torna-se imediatamente proprietrio da coisa vendida no momento de celebrao do contrato de compra e venda, vg, podendo alien-la de imediato, mesmo que esta ainda no lhe tenha sido entregue ou que o preo ainda no tenha sido pago [na totalidade] cfr. art. 408-1. O vendedor, esse, tem o direito de crdito de cobrar o preo: quando no tenha qualquer preferncia no pagamento, concorre com todos os credores comuns do comprador sobre o patrimnio deste [art. 604-2]. Acresce o facto de que o vendedor no pode resolver o contrato por incumprimento da outra parte a partir do momento em que ocorra a transmisso da propriedade e a entrega da coisa [arts. 801-2 e 886]. Esta realidade ilustrada pelos inconvenientes e riscos da compra e venda a crdito [com espera do preo, enfim]. conveno entre o vendedor e o comprador pela qual o alienante reserva para si a propriedade da coisa at ao cumprimento total ou parcial das obrigaes da outra parte, ou at verificao de qualquer outro evento, designa-se clusula de reserva de propriedade [art. 409 - pactum reservati domini]. Neste caso, a transmisso da propriedade diferida para o momento do pagamento [integral] do preo, sem exigncia de qualquer publicidade, dependendo a transferncia desse facto futuro e incerto [o pagamento]. Esta conveno pode ser celebrada em relao a quaisquer bens, sendo que quando respeite a bens imveis ou mveis sujeitos a registo, s a clusula de reserva de propriedade constante do registo oponvel a terceiros [art. 409-2]. Tratando-se de uma coisa mvel no sujeita a registo, a eficcia da clusula meramente inter partes, em face do princpio da relatividade dos contratos [art. 406-2]. Extinguir-se-, todavia, se o terceiro adquirir a propriedade a ttulo originrio [vg usucapio ou acesso].

45

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A clusula de reserva de propriedade defender o vendedor das eventuais consequncias do incumprimento do contrato pelo comprador, sendo que a conservao da propriedade no vendedor at ao pagamento impede outros credores de executarem o bem [vs art. 604-2]. Verificado o incumprimento definitivo por parte do comprador, o vendedor pode resolver o contrato, j que ainda no transmitiu a propriedade da coisa [cfr. arts. 801-2 e 886]. Em caso de venda a prestaes em que haja tradio da coisa, o vendedor no pode resolver o contrato se o comprador faltar ao pagamento de uma nica prestao que no exceda 1/8 do preo [inferior oitava parte do preo]. Pode, sim, resolver o contrato se o comprador faltar a mais do que uma prestao, independentemente da proporo da mesma na quantia total em dvida, ou a apenas uma, superior oitava parte do preo [art. 934]. Esta norma data de 1966 [verso originria do CC]: o legislador concebia j o consumidor como a parte mais fraca, que merece tutela do Direito.

5: NATUREZA JURDICA DA RESERVA DE PROPRIEDADE. Face configurao dogmtica desta figura, pronunciaram-se GALVO TELLES, ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA no sentido de que seria equiparvel a uma condio suspensiva: a transmisso da propriedade ficaria subordinada a um facto futuro e incerto, o pagamento do preo. O comprador seria, nestes termos, um adquirente condicional [arts. 273, 274 e 796-3, 2 parte]. MENEZES LEITO considera inaceitvel que o vendedor suporte o risco pela perda ou deteriorao da coisa [art. 796-3, 2 parte], mesmo aps entrega ao comprado, conforme a soluo supra propugna. A partir da tradio, o comprador quem est investido nos poderes de uso e fruio da coisa, enquanto que a reserva da propriedade na esfera do vendedor apenas assegura a recuperao do bem, em caso de no pagamento do preo. O risco deve, por isso, correr por conta de quem beneficia do direito: por conta do comprador, enfim, e a partir da entrega da coisa [brocardo ubi commoda, ibi incommoda]. CUNHA GONALVES concebe a teoria inversa: a clusula de reserva de propriedade seria equiparvel a uma condio resolutiva, j que a propriedade seria logo transmitida para o comprador mas, verificado o incumprimento do pagamento do preo, ocorreria a resoluo

46

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL dos efeitos do negcio jurdico, com eficcia retroactiva, sendo a propriedade recuperada pelo vendedor [art. 886]. MENEZES LEITO dirige uma vez mais crticas a esta teoria: este entendimento entraria em contradio com o disposto nos arts. 409-1 e 304-3: lcito ao alienante reservar para si a propriedade da coisa at ao cumprimento e se prescrever o crdito ao preo, pode o vendedor, no obstante a prescrio, exigir a restituio da coisa quando o preo no seja pago. Qualquer dos entendimentos supra padece do vcio de classificar a clusula de reserva de propriedade enquanto uma condio, seja ela suspensiva ou resolutiva, j que a condio a clusula acessria do negcio jurdico que determina a subordinao dos seus efeitos a um acontecimento futuro e incerto [art. 270]. Trata-se, sim, de uma alterao da ordem de produo dos efeitos negociais: Sem a reserva, a transmisso da propriedade ocorre antes do pagamento do preo [por mero efeito do contrato, enfim: art. 408-1].

Com a reserva, a transmisso da propriedade ocorre depois do pagamento [ diferida para momento pstumo, enfim].

Em concluso, MENEZES LEITO considera que uma vez que o negcio translativo j foi celebrado, o comprador j tem uma expectativa jurdica de aquisio do bem. A natureza jurdica da reserva de propriedade relaciona-se, assim, com a expectativa real de aquisio do direito real, expectativa oponvel a terceiros. ROMANO MARTINEZ entende que sempre que tenha havido entrega da coisa, o risco tem-se por transferido, servindo-se de quatro argumentos: O princpio do cumprimento O perecimento da coisa por causa no imputvel ao alienante corre por conta do adquirente/proprietrio [art. 796-1]

O risco do perecimento da coisa, em virtude de contrato que dependa de condio resolutiva, corre por conta do adquirente/proprietrio se a coisa lhe tiver sido entregue [art. 796-3]

47

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

A reserva de propriedade a condio resolutiva que obsta resoluo do contrato, pelo devedor, com fundamento na falta de pagamento do preo [art. 886].

Nestes termos, o adquirente com reserva de propriedade beneficia do direito de reteno previsto no art. 754, segundo ROMANO MARTINEZ.

6: QUANTO RECIPROCIDADE DAS OBRIGAES. Quanto reciprocidade das obrigaes, os contratos podem ser:

Contratos sinalagmticos: contratos que originam obrigaes recprocas para as partes, ficando ambas simultaneamente na posio de credores e de devedores [art. 879 b) e c), vg]. Emergem para ambas as partes direitos e deveres, recprocos e interdependentes.

Contratos no sinalagmticos: o o Unilaterais: apenas uma das partes assume uma obrigao Bilaterais imperfeitos: uma das partes assume uma obrigao, mas a outra realiza a prestao vg mandato].

MENEZES CORDEIRO prope uma classificao autnoma: Contratos monovinculantes: apenas uma das partes fica

vinculada ao cumprimento da obrigao. Contratos bivinculantes: a vinculao obrigao existe em

relao a ambas as partes. O contrato-promessa unilateral [assim apelidado pelo art. 411] seria, segundo este entendimento, um contrato sinalagmtico, j que implica prestaes correlativas [as declaraes de ambas as partes], ainda que monovinculante [apenas uma das partes se vincula a prestar]. Contra este entendimento, MENEZES LEITO considera que no h qualquer sinalagma no contrato-promessa unilateral, j que s uma das partes est obrigada/vinculada a celebrar o contrato definitivo. A declarao negocial no pode ser vista como uma obrigao nem pode ser exigida.

48

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Regressemos, por isso, primeira classificao deste mbito: a classificao de contratos quanto existncia de obrigaes recprocas [maxime os contratos sinalagmticos]. O surgimento de uma prestao est ligado ao surgimento de uma contraprestao: o denominado sinalagma gentico [nexo final]. Como consequncia lgica deste nexo final, as prestaes surgem interdependentes e uma no deve ser executada sem a outra. Este sinalagma, tambm designado sinalagma funcional, tem manifestaes em diversos institutos do Direito das Obrigaes:

Excepo do no cumprimento: art. 428 [vg A, dealer de droga, combina com B entregar uma mala com cocana num local pblico, em troca de uma mala com o preo acordado, a efectuar em simultneo].

Resoluo por incumprimento: art. 801-2. Extino do contrato sinalagmtico por impossibilidade de uma das prestaes: art. 795-1.

Na base desta concepo encontram-se exigncias de justia comutativa e de equilbrio contratual.

7: QUANTO S ATRIBUIES PATRIMONIAIS. Quanto s atribuies patrimoniais, os contratos podem ser: Contratos onerosos: implicam atribuies patrimoniais para ambas as partes [vg contrato de compra e venda: o vendedor abdica da coisa e o comprador do preo, art. 874].

Contratos gratuitos: implicam atribuies patrimoniais para apenas uma das partes [vg doao e comodato, arts. 940 e 1129].

Contratos onerosos ou gratuitos, dependendo: mtuo, mandato e depsito, arts. 1145, 1158 e 1186.

o Mtuo: quando oneroso [art. 1145-1], no sinalagmtico todos os


contratos reais quoad constitutionem, mesmo que onerosos, nunca so sinalagmticos.

o Os contratos sinalagmticos so sempre onerosos.

49

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Contratos onerosos e gratuitos, simultaneamente: contrato a favor de terceiro, vg [art. 443] relao triangular.

Neste mbito, cumpre ainda apreciar a seguinte distino:

Contratos comutativos: ambas as atribuies patrimoniais se apresentam como certas.

Contratos aleatrios: pelo menos uma das atribuies patrimoniais se apresenta como incerta o o o Quanto sua existncia Quanto ao seu contedo Exemplo: contrato de jogo e aposta [art. 1245], contrato de renda vitalcia [art. 1238] e contrato de seguro.

Esta distino s possvel quanto aos contratos onerosos.

8: OUTRAS CLASSIFICAES. Cumpre ainda reter as seguintes classificaes de contratos: Quanto previso do regime legal: o Contratos tpicos: o regime est previsto na lei.

o Contratos atpicos: o regime imposto pela prtica comum, falandose a esse propsito de uma tipicidade social ou de um tipo social [vg contrato de franquia ou franchising].

Quanto ao nomen iuris:

o Contratos nominados: reconhecidos pela lei atravs de um nomen


iuris. Podem, por sua vez, ser tpicos ou atpicos. Atpico: contrato de hospedagem [art. 755 b]

o Contratos inominados: a lei no os designa atravs de um nomen iuris.


So sempre atpicos.

50

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 9: CONTRATOS MISTOS. Os contratos mistos renem em si regras de dois contratos total ou parcialmente tpicos. Assumem-se como contratos atpicos, j que no correspondem integralmente a nenhum tipo contratual regulado por lei. Paradoxalmente, a sua atipicidade resulta da adopo de dois ou mais contratos que so, per se, tpicos, suscitando conflitos dos regimes a aplicar. Constituem categorias de contratos mistos:

1. Contratos mltiplos ou combinados: contratos nos quais as partes estipulam que uma delas deve realizar prestaes correspondentes a dois contratos tpicos distintos, enquanto que a outra realiza uma nica contraprestao comum.

o Exemplo: venda de automvel + prestao de servios de conduzi-lo.


2. Contratos geminados ou de tipo duplo: contratos nos quais uma parte se encontra obrigada a uma prestao tpica de certo tipo contratual e a outra se encontra obrigada a uma contra-prestao, de outro tipo contratual. o Exemplo: arrendamento + prestao de servios de limpeza do prdio. Para estes tipos de contratos [1. e 2.], GALVO TELLES prope a aplicao da teoria da combinao: aplicao combinada dos vrios regimes em causa. MENEZES LEITO considera que esta ser a soluo tendencial para os dois tipos de contratos em apreo, de modo menos rgido quanto propugna GALVO TELLES.

3. Contratos indirectos, mistos stricto sensu ou cumulativos: contratos nos quais usada uma estrutura prpria de um tipo contratual para preencher uma funo tpica de outro tipo contratual.

o Exemplo: venda de um imvel a preo residual, meramente


simblico, a ttulo de liberalidade/doao.

4. Contratos complementares: contratos em que so adoptados os elementos essenciais de um determinado contrato mas aparecem acessoriamente elementos tpicos de outro(s) contrato(s).

51

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Exemplo: venda de automvel + prestao de servios acessria de manuteno do veculo. Para estes tipos de contratos [3. e 4.], GALVO TELLES prope a aplicao da teoria da absoro: deve-se optar a favor de um nico regime contratual. MENEZES LEITO considera que esta a teoria que tendencialmente se aplicar aos dois tipos de contratos em apreo, de modo menos rgido quanto propugna GALVO TELLES. ALMEIDA COSTA discordou de ambos os entendimentos, sustentando, na teoria da analogia, a no aplicao de nenhum dos regimes, tratando-se de contratos integralmente atpicos que devem obedecer Parte Geral do Direito das Obrigaes. Perante lacunas de regime, a integrao deveria ser feita com recurso analogia. MENEZES LEITO considera que esta teoria merece um afastamento liminar, j que a integral atipicidade dos contratos mistos no corresponde sua natureza. MENEZES CORDEIRO e ANTUNES VARELA pronunciaram-se no sentido da ponderao caso a caso, entre as duas primeiras teorias apresentadas por GALVO TELLES.

10: UNIO DE CONTRATOS. Ao contrrio dos contratos mistos conforme enunciados supra 9, na unio de contratos no existe um contrato apenas, j que os vrios elementos dos tipos contratuais no se dissolvem para formar um nico contrato. Na unio de contratos verifica-se, sim, a celebrao conjunta de diversos contratos, unidos entre si. Cada contrato mantm a sua autonomia e pode ser individualizado em face do conjunto. Cumpre reter as seguintes modalidades de unio de contratos:

Unio externa: a ligao entre os vrios contratos resulta apenas de serem celebrados ao mesmo tempo [vg ir a um caf e pedir um bolo e um mao de cigarros] art. 417-1, 1 parte.

Unio interna: os contratos apresentam-se ligados entre si por uma relao de dependncia, unilateral ou bilateral [vg s comprar um computador se for vendida uma impressora, conjuntamente] art. 417-1, 2 parte.

Unio alternativa: as partes declaram pretender um ou outro contrato, consoante ocorrer ou no a verificao de determinada condio, implicando

52

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL a produo de efeitos de um dos contratos e excluindo a produo de efeitos do outro [vg celebrao de dois contratos de arrendamento, em cidades diferentes, com a condio de s vigorar aquele respeitante cidade onde o sujeito for colocado pela sua empresa].

11: SUBCONTRATO. O subcontrato um negcio jurdico bilateral sujeito disciplina geral dos contratos. Com efeito, uma das partes no subcontrato ter que ser parte noutro negcio jurdico, enquanto que o subcontraente , em regra, estranho relao contratual base. O negcio base tem necessariamente que ser um contrato duradouro e celebrado sem intuitu personae. O intermedirio parte nos dois contratos, pelo que no se desvincula da conveno base, passando a coexistir duas relaes jurdicas distintas: a do contrato principal e a do subcontrato. No subcontrato permite-se o gozo por terceiros das vantagens de que o intermedirio titular, bem como a substituio deste no cumprimento da actividade a que estava adstrito. Exemplos: Sublocao: art. 1060 Subempreitada: art. 1213

CONTRATOS PRELIMINARES

Contratos Preliminares e Contratao Mitigada

1: CONTRATOS PRELIMINARES. Os contratos preliminares so contratos cuja execuo pressupe a celebrao de outros contratos. Constituem exemplos fundamentais, que estudaremos infra ao pormenor: Contrato-promessa [art. 410] Pacto de preferncia [art. 414]

53

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 2: CONTRATAO MITIGADA. Os contratos preliminares no devem ser confundidos com a figura da contratao mitigada, conforme configurada por MENEZES CORDEIRO nos seguintes termos: na contratao mitigada no h qualquer vinculao a uma obrigao, embora as partes assumam certos compromissos durante a fase das negociaes. Eis alguns exemplos:

Carta de inteno [letters of intent] Acordo de negociao [definio dos parmetros da contratao] Acordo de base [definio dos pontos essenciais das negociaes] Acordo-quadro [definio de um enquadramento comum a todos os contratos]

Protocolo complementar [side-letter ou complementao do contrato]

Ainda que no haja qualquer vinculao, as partes respondem por culpa in contrahendo nos termos do art. 227, por violao de deveres de lealdade, informao e segurana. Contrato-Promessa

1: NOO. Por contrato-promessa entende-se toda a conveno pela qual algum se obriga a celebrar um novo contrato [art. 410-1]. Essa conveno tem como objecto uma prestao e facto jurdico: a obrigao de contratar, ou seja, a obrigao de emisso de futuras declaraes negociais. Trata-se de um contrato preliminar de outro contrato [o contrato definitivo], ainda que seja uma conveno autnoma deste. Como consequncia lgica, o contrato-promessa tem, regra geral, eficcia meramente obrigacional, ainda que o contrato definitivo tenha eficcia real. A importncia do contrato-promessa no comrcio jurdico reside no facto de as partes iniciarem as negociaes e chegarem a acordo relativamente celebrao do negcio jurdico, embora no queiram ou no possam realiz-lo naquele momento [maxime tratandose de um contrato de compra e venda de bem imvel, cuja escritura pblica no possa ser imediatamente efectuada].

54

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL O art. 410-1 consagra o denominado princpio da equiparao: o contrato-promessa est sujeito ao mesmo regime do contrato definitivo, por extenso. Exemplifiquemos: se a lei probe a venda a filhos e netos [art. 877], lgico que tambm proba a celebrao de um contrato-promessa de compra e venda com filhos e netos. Este princpio obedece, todavia, a duas importantes excepes [art. 410-1, 2 parte]:

Quanto forma: o contrato-promessa obedece a forma menos solene do que aquela eventualmente prescrita para o contrato definitivo. o Na ausncia de estipulao em contrrio: art. 219, liberdade de forma.

o Se o contrato definitivo exigir forma escrita, mesmo que escritura


pblica: art. 410-2, documento particular assinado pela(s) parte(s) que se vincula(m).

o Se o contrato respeitar transmisso ou constituio [onerosa] de


direito real sobre edifcio ou fraco autnoma dele: art. 410-3, documento particular com reconhecimento presencial de assinaturas e reconhecimento notarial da existncia de licena de utilizao ou de construo.

Quanto a disposies que, pela sua razo de ser, no devam considerar-se extensveis ao contrato-promessa: o art. 879: efeitos da compra e venda.

o art. 892: nulidade da venda de bens alheios o contrato-promessa de


compra e venda de bem alheio vlido, j que no se exige, em relao ao promitente-vendedor, qualquer requisito de legitimidade. Exemplo: promessa de venda de bens futuros, ainda indisponveis na esfera do promitente-vendedor, cuja eficcia meramente

obrigacional. No est em causa, em rigor, qualquer disposio, mas antes uma prestao de facto jurdico: a declarao negocial.

o art. 1682A-1a) e 1690-1: vlida a celebrao de um contratopromessa relativo a bens imveis prprios ou comuns dos cnjuges,

55

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL por apenas um deles. Qualquer cnjuge pode assumir uma obrigao [de contratar] sem o consentimento do outro. Nenhum cnjuge poder, todavia, entregar a coisa ao promitente sem consentimento do outro cnjuge, transferindo-lhe a posse sobre ela [a constituio de direito pessoal de gozo expressamente vedada pelo art. 1682A1a].

o art. 604-1: vlida a celebrao de dois contratos-promessa


incompatveis sobre o mesmo bem, uma vez que h apenas uma constituio de dois direitos de crdito que concorrem

simultaneamente sobre o patrimnio do devedor.

2: MODALIDADES. Recordemos os conceitos supra enunciados, relativamente aos contratos unilaterais/bilaterais e monovinculantes/bivinculantes. MENEZES CORDEIRO prope a seguinte classificao, no mbito do contratopromessa:

Contratos-promessa monovinculantes: apenas uma das partes

fica vinculada celebrao do contrato definitivo.

Contratos-promessa bivinculantes: ambas as partes ficam

vinculadas celebrao do contrato definitivo. O contrato-promessa unilateral [assim apelidado pelo art. 411] seria, segundo este entendimento, um contrato sinalagmtico, j que implica prestaes correlativas [as declaraes de ambas as partes], ainda que monovinculante [apenas uma das partes se vincula a prestar]. O termo unilateral poderia induzir o discente em erro, fazendo-o crer tratar-se de um negcio jurdico unilateral, nos mesmos termos dos arts. 457 ss: assim no o ; as duas partes celebram o contrato-promessa, embora apenas uma fique vinculada celebrao do contrato definitivo. Contra este entendimento, MENEZES LEITO considera no existir qualquer sinalagma no contrato-promessa unilateral, j que a declarao negocial no pode ser vista como uma obrigao, nem pode ser exigida. S existiria um sinalagma perfeito no caso de contrato-

56

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL promessa em que ambas as partes se vinculam celebrao do contrato definitivo e ambas podem exigir da contraparte essa mesma celebrao. Prope, assim, a seguinte classificao: Contratos-promessa unilaterais Contratos-promessa bilaterais

Essa , alis, a designao legal dos mesmos [art. 410-2 e 411]. Com o devido respeito, sustentaremos aqui a primeira das posies [da autoria de MENEZES CORDEIRO], j que a designao de contrato-promessa unilateral poderia ser confundida com os [parcos] exemplos de negcios jurdicos unilaterais, redundado em confuso terminolgica. Feita esta ressalva lingustica, a classificao das modalidades de contratos-promessa em monovinculantes e bivinculantes pertinente, j que a promessa respeitante celebrao de contrato definitivo para o qual a lei exija documento autntico ou particular, s vale se constar de documento particular [art. 410-2]:

Contratos-promessa monovinculantes: assinado pela parte que se vincula celebrao do contrato definitivo.

Contratos-promessa bivinculantes: assinado por ambas as partes.

A maior parte das promessas monovinculantes [art. 411] so remuneradas, maxime atravs do denominado preo de mobilizao: entrega, de uma s vez ou faseadamente, de uma prestao pecuniria que constitui a contrapartida pela vinculao do contraente celebrao do contrato definitivo. O contraente vinculado no fica, todavia, indefinidamente sujeito a que a contraparte, que no se vinculou, possa exercer o direito de exigir a celebrao do contrato definitivo: se as partes no convencionarem um prazo dentro do qual esse vnculo seja eficaz, pode o tribunal fix-lo [art. 411]. MENEZES LEITO considera existir, aqui, um sinalagma imperfeito, j que a parte que se vincula fica obrigada a celebrar o contrato definitivo e adquire o direito contrapartida, enquanto que a contraparte deve proporcionar essa contrapartida e goza do direito de exigir a celebrao do contrato. No caso de promessa monovinculante remunerada, a mesma deve ser assinada apenas pela parte que assume a obrigao de contratar [pela parte que se vincula, enfim], segundo MENEZES LEITO [contra, GALVO TELLES e ANTUNES VARELA].

57

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 3: CONTRATO-PROMESSA BIVINCULANTE ASSINADO POR UM DOS PROMITENTES. Questo pertinente aquela que versa sobre um contrato-promessa originariamente bivinculante que foi apenas assinado por um dos promitentes. Pergunta-se: poder o mesmo ser vlido como promessa monovinculante, permitindo a subsistncia da obrigao de quem assinou o documento particular [art. 410-2]? A doutrina respondeu de quatro formas diferentes: Teoria da transmutao automtica desse contrato em contrato-promessa monovinculante: o Defendida por: jurisprudncia do STJ durante a dcada de 70.

Teoria da nulidade total do contrato [art. 220]:

o Defendida por: jurisprudncia do STJ no final da dcada de 70 e por


GALVO TELLES, at dcada de 80.

o A assinatura de ambas as partes seria um elemento essencial para a


forma do contrato-promessa bivinculante e um requisito formal de validade da vinculao. O contrato seria totalmente nulo, por no revestir a forma legalmente prescrita.

Teoria da converso [art. 293]:

o Defendida por: ANTUNES VARELA e, revista a sua posio supra,


GALVO TELLES.

o Deve permitir-se o aproveitamento do negcio jurdico atravs da


converso, j que o contrato-promessa bivinculante a que falte uma das assinaturas se apresenta como totalmente nulo. No cabendo qualquer aproveitamento parcial do contrato, deve o mesmo ser transformado num negcio de tipo ou de contedo diferente.

o Crticas: a manuteno do sinal, constitudo com frequncia nos


contratos-promessa, no salvaguardada, em face da nulidade total do contrato [art. 442] MENEZES LEITO.

Teoria da reduo [art. 292]:

o Defendida por: ALMEIDA COSTA. 58

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Se a lei s exige a assinatura para a declarao negocial do


contraente que se vincula promessa, a nulidade por falta de forma ser parcial se apenas um dos contraentes no assinar o contrato. Este o regime que melhor tutela os interesses do contraente vinculado, para alm de salvaguardar a constituio do sinal [a invalidade meramente parcial, salvando-se a datio pecuniae].

o Crticas: MENEZES LEITO defende que a natureza sinalagmtica do


contrato-promessa bilateral radicalmente diferente da natureza do contrato-promessa unilateral, no cabendo qualquer

aproveitamento parcial do mesmo. Esta crtica no colhe, se, como coerentemente sustentamos, concluirmos pela natureza sinalagmtica de ambas as modalidades de contrato-promessa. Recorde-se o entendimento de MENEZES CORDEIRO que temos vindo a defender: o contrato-promessa unilateral, assim apelidado pelo art. 411, um contrato sinalagmtico, j que implica prestaes correlativas [as declaraes de ambas as partes], ainda que monovinculante. MENEZES CORDEIRO adopta uma posio conciliadora: dada a diferente natureza dos dois tipos de contrato-promessa [diferena essa no baseada na natureza sinalagmtica de um em detrimento de outro, mas sim no nmero de partes que se vincula celebrao do contrato definitivo], a situao s poderia ser de invalidade total, pelo que apenas a converso poderia salvar o negcio jurdico. Todavia, a reduo pode, em concreto, salvaguardar melhor os interesses do contraente vinculado. Nestes termos, propugna a aplicao conjunta dos dois preceitos em causa [arts. 292 e 293] aliados boa f na integrao de lacunas das declaraes negociais [art. 239], em ordem a encontrar a soluo mais justa para o caso concreto. No podemos deixar de concordar com esta soluo. Um assento do STJ datado de 1989 [numa altura em que os assentos eram fonte de direito, art. 2] pretendeu solucionar a querela doutrinria em questo, determinando que: O contrato nulo mas pode considerar-se vlido como contrato-promessa monovinculante, desde que essa tivesse sido a vontade das partes.

59

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL MENEZES LEITO e MENEZES CORDEIRO consideraram a formulao manifestamente infeliz, j que apenas afastaria a teoria da transmutao automtica, reabrindo a discusso relativamente s trs teorias que sobejavam:

MENEZES LEITO, ALMEIDA COSTA e jurisprudncia maioritria: o assento adoptou a teoria da reduo.

GALVO TELLES e ANTUNES VARELA: o assento adoptou a teoria da converso.

CALVO DA SILVA: o assento seria inconstitucional.

Em concluso, a questo est longe de pacificada e passvel de inmeras interpretaes, de entre as quais optamos pela soluo de MENEZES CORDEIRO. 4: EDIFCIO OU FRACO AUTNOMA. Como supra indicimos, o contrato-promessa que respeite constituio ou transmisso de direito real sobre edifcio ou fraco autnoma deve ser celebrado mediante documento particular com reconhecimento presencial da assinatura e de certificao, pelo notrio, da existncia de licena de utilizao ou construo [art. 410-3]. Est patente, neste mbito, a distino entre forma [art. 410-2], atravs da qual se revela a vontade negocial, e formalidades [art. 410-3]. As formalidades exigidas no n 3 do mesmo artigo, das quais depende a validade plena do negcio jurdico, justificam-se para evitar a celebrao de contratos-promessa em casos de construo clandestina, sob pena de invalidade. Essa invalidade s poder ser invocada pelo promitente adquirente, a menos que seja provocada por sua culpa exclusiva: trata-se, enfim, de uma invalidade mista. No pode ser invocada por terceiros No pode ser conhecida oficiosamente pelo tribunal Pode ser invocada a todo o tempo pelo promitente adquirente Pode ser sanvel mediante posterior obteno da licena, com

reconhecimento presencial das assinaturas

Eficcia Real do Contrato-Promessa

60

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 1: NOO. Ao contrato-promessa poder ser atribuda eficcia real, verificados os seguintes pressupostos [art. 413]: Promessa respeitante a bens imveis ou mveis sujeitos a registo Mediante declarao expressa das partes Registo da promessa Forma mais solene: o Bens mveis sujeitos a registo: documento particular com

reconhecimento da assinatura da parte que se vincula ou de ambas [contrato-promessa monovinculante ou bivinculante com eficcia real]. o Bens imveis: escritura pblica.

2: EFEITOS. Caso seja atribuda, pelas partes, eficcia real ao contrato-promessa, o direito celebrao do contrato definitivo prevalecer sobre todos os direitos reais que no tenham registo anterior ao registo da promessa com eficcia real.

3: NATUREZA JURDICA. Pergunta-se qual a natureza jurdica do direito do beneficirio do contrato-promessa com eficcia real:

Para GALVO TELLES, OLIVEIRA ASCENSO e MENEZES CORDEIRO: trata-se de um verdadeiro direito real de aquisio.

Para ANTUNES VARELA, ALMEIDA COSTA, PIRES DE LIMA e HENRIQUE MESQUITA: trata-se de um direito de crdito, sujeito embora a um regime especial de oponibilidade a terceiros.

4: CUMPRIMENTO DA PROMESSA COM EFICCIA REAL. A lei omissa quanto forma de obteno do cumprimento do contrato-promessa com eficcia real, maxime tendo havido uma alienao do bem imvel ou mvel sujeito a registo a terceiros, pelo que a doutrina procurou dar resposta a esta questo:

ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA: instaurao de uma aco de execuo especfica contra o obrigado, cumulvel com uma aco de condenao

61

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL restituio da coisa, proposta contra o terceiro, por se tratar de uma venda de bens alheios, nula [art. 892].

o MENEZES LEITO: a execuo especfica contra o obrigado no faz


sentido, uma vez que j no o proprietrio do bem, e no h aqui qualquer venda de bens alheios, uma vez que o obrigado era o verdadeiro proprietrio aquando da venda do bem a terceiro.

DIAS MARQUES: instaurao de uma aco de execuo especfica contra o terceiro.

OLIVEIRA ASCENSO: instaurao de uma aco de execuo especfica simultaneamente contra o terceiro e o obrigado.

o MENEZES LEITO: no pode ser instaurada uma aco de execuo


especfica contra o terceiro na medida em que falta o pressuposto essencial de o terceiro estar obrigado, para com o beneficirio da promessa, a celebrar um contrato definitivo.

MENEZES CORDEIRO: instaurao de uma aco de reivindicao adaptada contra o terceiro [art. 1315].

o MENEZES LEITO: a aco de reivindicao no tem natureza


constitutiva, ao invs do exerccio da eficcia real [aquisio potestativa de um direito real], mas apenas de mera apreciao reconhecimento de um direito real e consequente restituio da coisa que seu objecto [art. 1311]. Face s crticas endereadas por MENEZES LEITO a cada uma das propostas doutrinrias, o autor prope a instaurao de uma aco declarativa constitutiva, eventualmente cumulvel com um pedido de restituio, em litisconsrcio necessrio contra o promitente faltoso e o terceiro adquirente.

Incumprimento do Contrato-Promessa

1: MEIOS DE DEFESA. Ao contrato-promessa que seja incumprido por uma das partes [promitente faltoso], pode o promitente fiel opor-lhe os seguintes meios de defesa:

62

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Responsabilidade obrigacional [arts. 798 ss] Execuo especfica [art. 830] Sinal ou outra indemnizao pr-convencionada [art. 442] Aumento do valor da coisa ou do direito [art. 442-2, 2 parte] Direito de reteno [art. 755 f]

Cada um destes meios que fazem valer a posio do promitente fiel sero estudados infra com maior detalhe.

Responsabilidade Obrigacional

1: REMISSO. Estando em causa a violao de deveres especficos, a culpa do promitente faltoso presume-se nos termos do art. 799, aplicando-se os arts. 798 ss. S existe responsabilidade obrigacional nos casos de incumprimento definitivo [e no apenas de mora, art. 808], pelo que se remete o estudo deste instituto para o mbito do incumprimento das obrigaes, infra.

Execuo Especfica

1: NOO. Visto que no contrato-promessa os promitentes se vinculam a uma prestao de facto jurdico, incoercvel, o devedor no pode ser coagido pela fora a emitir a declarao negocial a que se obrigara, que conduziria celebrao do contrato-prometido. Todavia, a lei admite a execuo especfica dessa obrigao: o devedor substitudo no cumprimento, obtendo o credor a satisfao do seu direito pela via judicial.

63

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Por outras palavras, a execuo especfica consiste na emisso, pelo tribunal, de uma sentena que produza os mesmos efeitos jurdicos da declarao negocial em falta, constituindo-se, assim, o contrato definitivo [art. 830-1]. Com efeito, dispe o art. 830-1:

O no cumprimento da promessa atribui outra parte, na falta de conveno em contrrio o direito a recorrer execuo especfica, conforme definida supra [n 1].

o O no cumprimento da promessa deve ser entendido em sentido


lato, uma vez que suficiente, para operar a execuo especfica, a simples mora.

o A execuo especfica deixa de ser possvel em caso de


impossibilidade definitiva de cumprimento [vg alienao do bem prometido a um terceiro, caso em que a sentena judicial produziria os efeitos de uma venda de bens alheios, art. 892]. Ainda que a aco de execuo especfica tenha sido registada antes do registo da venda do bem a terceiro, deve entender-se que o direito de crdito do promitente fiel no prevalece sobre o direito do terceiro adquirente [MENEZES CORDEIRO], uma vez que esse entendimento equivaleria atribuio de eficcia real a todos os contratospromessa, derrogando-se o regime do art. 413. A favor da prevalncia do [mero] direito de crdito do promitente fiel sobre o direito real do terceiro, pronunciaram-se GALVO TELLES, OLIVEIRA ASCENSO e, mais recentemente, PAULA COSTA E SILVA.

2: LIMITES EXECUO ESPECFICA. H casos em que a execuo especfica do contrato-promessa no possvel:

Havendo conveno em contrrio [art. 830-1 e 2]:

o A possibilidade de execuo especfica da obrigao de contratar no


um regime imperativo, uma vez que pode ser derrogado.

64

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Presume-se conveno em contrrio caso as partes estipulem sinal ou


outra penalizao para o incumprimento da promessa, maxime clusula penal [n 2] presuno ilidvel, nos termos gerais [art. 3502], de que as partes queriam uma indemnizao, e no a emisso da declarao omitida.

Quando a execuo especfica seja incompatvel com a natureza da obrigao assumida: o A natureza do contrato-promessa no se apresenta como compatvel com a sua constituio por sentena judicial nos seguintes casos [n1, 2 parte]:

Contrato-promessa

relativo

contrato

real

quoad

constitutionem [penhor de coisas, mtuo, comodato e depsito], j que se exige a tradio da coisa, de forma espontnea, para se poder operar a constituio do contrato definitivo: sem coaco para tal, pelo tribunal. Contrato-promessa de contrato de trabalho [carcter pessoal da prestao de trabalho]. Contrato-promessa que verse sobre convenes antenupciais, no mbito do Direito da Famlia. No sendo possvel a execuo especfica, o incumprimento do contrato-promessa pode apenas gerar indemnizao por responsabilidade contratual [arts. 798 ss], nos termos gerais.

3: HIPOTECA. Quando se trate de execuo especfica de contrato-promessa relativo celebrao de contrato oneroso de transmisso ou constituio de direito real sobre edifcio ou fraco autnoma dele:

Essa execuo especfica imperativa: o direito execuo especfica no poder ser afastado pelas partes [n 3 e 410-3] e a estipulao de sinal ou de clusula penal no presume o afastamento da execuo especfica, neste caso [vs n 2].

65

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Se o bem prometido estiver livre de nus ou encargos, mas encontrar-se hipotecado, na aco de execuo especfica pode ser simultaneamente pedida a condenao do promitente faltoso na quantia necessria para expurgar a hipoteca [n 4 e 721]: protege-se a posio do promitentecomprador, permitindo que adquira um bem desonerado.

4: EXCEPO DO NO CUMPRIMENTO. Diferentemente, se o contrato-promessa incumprido possibilitar ao obrigado a invocao da excepo de no cumprimento:

A aco de execuo especfica improcede se o promitente fiel no consignar em depsito a sua prestao, no prazo que lhe for fixado pelo tribunal [n 5 e 428] nus do promitente fiel que tutela o promitente faltoso.

A excepo de no cumprimento do contrato de parca aplicao prtica [veja-se o caso do dealer de droga que exige a entrega da mala com a quantia devida, no preciso momento em que entregar a mala com a mercadoria, vg].

Sinal

1: NOO. Em sede de contrato-promessa, o sinal assume uma funo preponderante, j que o seu regime suscita inmeros problemas dogmticos quanto matria que ora estudamos. Por sinal [art. 442] entende-se a clusula acessria dos contratos onerosos mediante a qual uma das partes entrega outra, por ocasio da celebrao do contrato, determinada coisa fungvel.

2: REGIME GERAL. Esta clusula acessria tem uma utilidade prtica inquestionvel, uma vez que fixa as consequncias do incumprimento do contrato oneroso na qual aposta:

Se a parte que constituiu/entregou o sinal deixou de cumprir a sua obrigao, a outra parte tem o direito de fazer sua a coisa entregue [art. 442-2, 1 parte], ou se a impossibilidade for imputvel a essa parte.

66

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Se o incumprimento partir de quem recebeu o sinal, tem este que o devolver em dobro [art. 442-2, 1 parte], ou se a impossibilidade for imputvel a essa parte.

Se no houver qualquer incumprimento de nenhuma das partes, e o contrato for integralmente cumprido enquanto tal, a coisa entregue como sinal ser imputada na prestao devida, se tiver a mesma natureza da obrigao assumida [tratando-se se uma quantia monetria, ser subtrada ao montante devido como preo, vg] ou restituda em singelo, se essa imputao no for possvel [art. 442-1], sob pena de enriquecimento sem causa de quem recebera o sinal [art. 473-1] facto no imputvel a nenhuma das partes.

Se houver impossibilidade imputvel a ambas as partes, os direitos recprocos a indemnizao extinguem-se por compensao [art. 847], subsistindo o dever de restituir o sinal em singelo.

Este regime [art. 442-1 e 2, 1 parte] aplica-se a qualquer contrato oneroso no qual as partes estipulem sinal: face a estes traos gerais, MENEZES LEITO classifica o sinal enquanto uma datio rei com funo confirmatria-penal, que se aproxima da clusula penal [art. 810 - embora no consista no pagamento a posteriori de uma quantia pecuniria, como na clusula penal] e pressupe a entrega prvia de uma coisa fungvel [contrato real quoad constitutionem e quoad effectum]. Ainda assim, a realizao de uma datio rei por uma das partes aquando da celebrao do contrato no presume, nos termos gerais, a constituio de sinal [art. 440]: a datio rei vista como uma antecipao do cumprimento da obrigao, e no como a constituio de sinal, salvo estipulao expressa das partes.

3: O SINAL NO CONTRATO-PROMESSA. A redaco do art. 442 no clara quanto diviso do mesmo. Todavia, doutrinariamente estabeleceu-se que os n 2, 2 parte, n 3 e n 4 se aplicam exclusivamente aos casos de sinal em contrato-promessa. Em sede de contrato-promessa, diferentemente do que supra 2 foi enunciado, a datio rei nunca se poderia qualificar como antecipao do cumprimento da prestao, uma vez que o contrato-promessa apenas institui obrigaes de prestao de facto jurdico [a

67

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL emisso da declarao de celebrao do contrato definitivo]. Coerentemente, presume-se que todas as quantias em dinheiro [datio pecuniae] entregues nesta sede, pelo promitentecomprador ao promitente-vendedor, foram pagas a ttulo de sinal [art. 441]. Compreende-se: a obrigao de pagamento do preo s surge com o contrato definitivo. Esta presuno ilidvel nos termos gerais [art. 350-2], valendo a quantia, nesse caso, como antecipao do cumprimento de uma obrigao futura, a imputar na prestao devida. Se a obrigao no se chegar a constituir, a quantia deve ser restituda em singelo, sob pena de enriquecimento sem causa de quem a haja recebido [art. 473-2, condictio ob causam finitam]. Cumpre analisar detalhadamente o regime do sinal relativamente ao contratopromessa.

4: DIREITO AO AUMENTO DO VALOR DA COISA/DIREITO. Segundo o art. 442-2, 2 parte, no caso de incumprimento do contrato-promessa, o promitente-comprador que haja recebido a coisa a que se refere o contrato prometido mediante tradio, tem o direito de:

Exigir o valor da coisa ou do direito [determinado de forma objectiva data do no cumprimento da promessa],

Com deduo do preo convencionado, Para alm da restituio do sinal, E da parte do preo que j tenha pago.

Esta faculdade consiste numa alternativa, do promitente-adquirente, s regras gerais do incumprimento do contrato oneroso com sinal: restituio do sinal em dobro [n 2, 1 parte] e restituio dos valores j pagos como antecipao do preo. O promitenteadquirente no pode, por isso, recorrer aos outros mecanismos de defesa perante o incumprimento do contrato-promessa. A razo histrica da opo pelo aumento do valor da coisa/direito compreensvel face conjuntura de inflao e especulao imobiliria que marcou a dcada de 80: desvalorizao das quantias em dinheiro e correlativa valorizao dos bens imveis. A demora na execuo do contrato-promessa [na celebrao do contrato definitivo, enfim], maxime

68

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL tratando-se de contrato-promessa de celebrao do contrato definitivo de compra e venda de bem imvel, sujeito a escritura pblica e a outras formalidades, levava a que deixasse de haver uma correspondncia econmica entre o preo estipulado para o contrato definitivo e o valor actual da coisa prometida. Essa diferena compensava o incumprimento do contratopromessa, restituindo-se somente o sinal em dobro. Hoje o promitente-adquirente pode exigir o montante correspondente valorizao obtida pela coisa entre o momento da celebrao do contrato-promessa e o momento do incumprimento do mesmo, acrescido da restituio do sinal em singelo e da parte do preo que haja pago. Numa frmula simples, sintetizaramos: Quantia recebida pelo promitente-adquirente = valor actual da coisa preo convencionado + sinal em singelo + parte do preo j paga. Em suma, o legislador pretendeu, com as alteraes legislativas, desincentivar os incumprimentos do contrato-promessa. Sublinhe-se que no h enriquecimento sem causa proprio sensu do promitente faltoso, uma vez que, data da alienao da coisa a terceiros, ele era ainda o verdadeiro e nico titular do direito de propriedade, ainda que a ratio legis do preceito seja reconduzida a esse instituto, por MENEZES LEITO, e no ao ressarcimento dos danos. Est em causa, to-s, uma forma de obstar s vantagens auferidas pela no execuo do contrato-promessa. A tradio da coisa objecto do contrato definitivo constitutivo ou translativo de um direito real, um pressuposto essencial para operar esta opo do promitente-comprador, uma vez que a celebrao do contrato definitivo seria uma mera formalizao de uma situao de facto, j consolidada: o uso e fruio da coisa em causa, desde a celebrao do contrato-promessa. Por outro lado, a exigncia do aumento do valor da coisa/direito pressupe ter sido constitudo sinal, uma vez que a tradio sem sinal seria um acto de mera tolerncia [MENEZES CORDEIRO e MENEZES LEITO]. Contra este entendimento, pronunciou-se GALVO TELLES. Com efeito, o disposto no art. 442-2, 2 parte consiste numa disposio excepcional, destinada a corrigir um funcionamento desvirtuado do sinal, pressupondo a sua constituio

69

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL prvia. Se, diferentemente, no tivesse havido qualquer estipulao de sinal, o promitentecomprador: Receberia uma indemnizao pr-convencionada, se fosse o caso. Poderia exigir uma indemnizao pelos prejuzos causados com o

incumprimento, nos termos gerais [arts. 798 ss]. Poderia exigir a execuo especfica do contrato [art. 830-1].

Com recurso a qualquer um destes meios, o promitente fiel obteria eficazmente a reintegrao da sua esfera jurdica com o dano resultante do incumprimento, pelo que seria desnecessria a opo do aumento do valor da coisa/direito, segundo MENEZES LEITO.

5: SINAL E EXECUO ESPECFICA. No art. 442-3, 1 parte, tambm exclusivamente aplicvel aos casos de constituio de sinal em contrato-promessa, temos que em qualquer dos casos [perda do sinal/restituio do sinal em dobro ou direito ao aumento do valor da coisa/direito], o promitente fiel pode, em alternativa, requerer a execuo especfica do contrato, nos termos do art. 830. Cumpre apreciar: A redaco infeliz, uma vez que dir-se-ia que o promitente fiel teria sempre a possibilidade de optar pela execuo especfica, em alternativa ao sinal. No assim: havendo sinal, presume-se que as partes efectuaram uma estipulao contrria execuo especfica [recorde-se o teor do art. 830-2, supra explicitado]. A execuo especfica s pode funcionar em alternativa s solues perda do sinal/restituio do sinal em dobro ou direito ao aumento do valor da coisa/direito se as partes ilidirem essa presuno, ou se se tratar de um caso de execuo especfica imperativa [art. 830-3]. Reformulando o disposto no preceito, a doutrina maioritria reconduziu esta infeliz redaco seguinte frmula: Existindo ou no tradio da coisa, conforme previsto no nmero anterior [art. 442-2, 1 e 2 parte], o contraente no faltoso pode requerer a execuo especfica do contrato, nos termos do art. 830.

6: EXCEPO DO CUMPRIMENTO DO CONTRATO-PROMESSA. No art. 442-3, 2 parte consagrou-se expressamente a soluo defendida por MENEZES CORDEIRO, pelo autor apelidada de excepo do cumprimento do contrato-promessa.

70

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Com efeito, admite-se que a oferta do cumprimento da promessa, pelo promitente faltoso, paralise o direito ao aumento do valor da coisa/direito [art. 442-2, 2parte], uma vez que o cumprimento da obrigao em falta representaria uma excepo [situao jurdica activa susceptvel de paralisar o direito da contraparte]. MENEZES LEITO favorvel a esta soluo, uma vez que reconduz a figura do direito ao aumento do valor da coisa/direito ao instituto do enriquecimento sem causa [cfr. supra 4]. Discutvel a expresso legal salvo o disposto no art. 808 [art. 442-3, 2 parte]. O art. 808 refere os casos em que a mora se converte em incumprimento definitivo [seja por perda do interesse do credor ou por desrespeito pelo prazo razoavelmente fixado pelo credor para o cumprimento interpelao admonitria], permitindo a aplicao do disposto nos arts. 798 ss. Duas interpretaes desta expresso seriam teoricamente possveis:

Dispensa-se, em sede de contrato-promessa, essa converso da mora em incumprimento definitivo: o esquema do sinal e do direito ao aumento do valor da coisa/direito funcionariam ante mera mora.

Continuar-se-ia a exigir o incumprimento definitivo da obrigao para a constituio desses direitos, na esteira do art. 442-2, 1 parte.

MENEZES LEITO pronuncia-se no primeiro sentido: uma vez que a excepo do cumprimento consiste numa oferta de cumprimento em relao a um contrato-promessa, essa oferta no faria qualquer sentido face a um contrato-promessa definitivamente incumprido, antes consistindo numa forma de purgao da mora [evitar que a mora se converta em incumprimento definitivo]. Conclui-se: para a aplicao do art. 442-2, 2 parte [direito ao aumento do valor da coisa/direito] bastaria a mera ocorrncia de mora no cumprimento, segundo ANTUNES VARELA e MENEZES CORDEIRO. Contra este entendimento, exigindo uma situao de incumprimento definitivo, pronunciaram-se GALVO TELLES e CALVO DA SILVA. Posies intermdias delinearam-se perante a controvrsia: ALMEIDA COSTA considerou que o novo regime legal [art. 442-3, 2 parte] havia acrescentado ao art. 808 uma nova hiptese de transformao da mora em incumprimento definitivo [o direito ao aumento do valor da coisa/direito]. Por seu lado, JANURIO GOMES considerou exigvel a

71

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL outorga ao promitente faltoso de um prazo suplementar de cumprimento, prvio restituio do sinal em dobro ou do aumento do valor da coisa/direito, findo o qual o devedor poderia oferecer-se para cumprir a obrigao [excepo do cumprimento do contrato-promessa] ou, caso no o fizesse, a mora transferir-se-ia em incumprimento definitivo, nos termos gerais [art. 808]. MENEZES LEITO, ante a querela doutrinria, estabeleceu alguns pontos assentes sobre o regime do sinal no contrato-promessa: O art. 442-3 uma disposio especfica sobre o regime do sinal no contratopromessa, pelo que dela no podero ser extradas concluses sobre o regime do sinal em geral [art. 441-1 e 2, 1 parte].

Regime do sinal em geral [art. 441-1 e 2, 1 parte]: a lei exige o incumprimento definitivo da obrigao, sob pena de se considerar a perda do sinal ou a sua restituio em dobro enquanto sanes desproporcionadas para simples mora no cumprimento. Por outro lado, cominar tais sanes simples mora provocaria uma quebra sistemtica entre o regime do sinal e o regime da clusula penal, com o qual o primeiro se identifica parcialmente [a clusula penal apenas pode ser exigida com o incumprimento definitivo da obrigao, a menos que as partes a estabeleam para o atraso da prestao, art. 811-1].

Regime do sinal no contrato-promessa [art. 442-2, 2 parte, n 3 e n 4]:

o Diferentemente, a opo pelo aumento do valor da coisa/direito pode


ocorrer em caso de simples mora, valendo como renncia do promitente fiel s regras gerais do sinal [as quais, em caso de eventual converso em incumprimento definitivo, no poder invocar a seu favor]. Sistematicamente encontra-se referida no art. 442-3, 2 parte, que, na 1 parte, menciona a execuo especfica [cujo pressuposto a mora e no o incumprimento definitivo].

Havendo simples mora, o promitente fiel deve comunicar o seu interesse no aumento do valor da coisa/direito ao promitente faltoso, para que este, paralisando essa

72

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL restituio, possa oferecer-se para o cumprimento da obrigao em falta [excepo do cumprimento do contratopromessa]. Verificando-se o incumprimento definitivo [seja por perda do interesse do credor, seja pelo decurso do prazo da interpelao admonitria, art. 808], o promitente faltoso ter que restituir o aumento do valor da coisa/direito.

Esquema do regime do sinal: Perda do sinal

Incumprimento definitivo [art. 442-2, 1 parte] Restituio do sinal em dobro

Simples mora

-----

Opo pelo aumento do valor da coisa/direito + responsabilidade por danos moratrios

7: INDEMNIZAO E SINAL. Dispe o art. 442-4 que, na ausncia de estipulao em contrrio no h lugar, pelo no cumprimento do contrato-promessa [recorde-se que MENEZES LEITO considera que o art. 442-2, 2parte, n 3 e n 4 se aplica exclusivamente ao regime do sinal no contrato-promessa], a qualquer outra indemnizao, nos casos de: Perda do sinal Restituio do sinal em dobro Aumento do valor da coisa/direito

Conclui-se: o sinal funciona como uma fixao antecipada da indemnizao devida, em caso de no cumprimento. A parte no poder reclamar outras indemnizaes para alm daquelas supra elencadas, com uma nuance: se o contraente faltoso [o alienante] no cumprir a obrigao de restituio do sinal em dobro ou incorrer em mora, a contraparte poder sempre pedir uma indemnizao pelos danos causados, nos termos gerais da responsabilidade obrigacional [arts. 798 ss].

73

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Todavia, admitida estipulao em contrrio, caso em que a conveno de sinal funcionar como limite mnimo da indemnizao.

8: FUNES DO SINAL. Retomando a introduo supra 2, MENEZES LEITO, MENEZES CORDEIRO e GALVO TELLES consideram que o sinal assume uma funo confirmatria-penal, na medida em que s pode ser exigido em caso de incumprimento definitivo e funciona como pr-determinao das consequncias desse incumprimento.

Direito de Reteno

1: NOO. O promitente que obteve a tradio da coisa tem direito de reteno, nos termos do art. 755 f). Com efeito, dispe a referida alnea: n 1: Gozam ainda do direito de reteno: [] f) O beneficirio da promessa de transmisso ou constituio de direito real que obteve a tradio da coisa a que se refere o contrato prometido, sobre essa coisa, pelo crdito resultante do no cumprimento imputvel outra parte, nos termos do art. 442. 2: PRESSUPOSTOS. Recaindo o direito de reteno sobre coisa imvel, pode o promitente fiel que tenha recebido a coisa em tradio execut-la com preferncia aos demais credores do devedor [art. 759-1], prevalecendo mesmo sobre hipoteca, ainda que registada anteriormente [art. 759-2 e art. 5-2 CR Predial] direito crdito oponvel inter partes e direito real de garantia oponvel erga omnes que lhe permite conservar a coisa na sua posse. Uma interpretao literal dos preceitos poderia tornar mais forte a pretenso do promitente-comprador do que a do prprio comprador do imvel hipotecado! Nestes termos, MENEZES LEITO considera que o direito de reteno, em caso de incumprimento de contrato-promessa, pressupe no s tradio da coisa, mas tambm constituio de sinal [veja-se a referncia a nos termos do art. 442, supra 1, e o que supra foi dito quanto aos actos de mera tolerncia, quando haja tradio sem sinal].

74

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Preconiza, pois, uma interpretao restritiva do preceito: crdito resultante do no cumprimento imputvel outra parte respeita apenas ao direito ao aumento do valor da coisa/direito, se o credor optar por essa alternativa [art. 442-2, 2 parte, supra], e no indemnizao pelo incumprimento, nos termos gerais da responsabilidade obrigacional [arts. 798 ss]. Tambm no respeita ao direito restituio do sinal em dobro, uma vez que esse direito ocorre haja ou no tradio da coisa [no pressupe a conexo directa com a coisa, enfim].

Pacto de Preferncia

1: NOO. Em sede de contratos preliminares encontramos o pacto de preferncia [arts. 414 ss]: a conveno pela qual algum [obrigado preferncia] assume a obrigao de dar preferncia a outrem [preferente] na venda [negcio prefervel] de determinada coisa. uma figura mais geral do que a preferncia na venda, j que o art. 423 admite obrigaes de preferncia em relao a outros contratos onerosos que no tenham cariz intuitu personae. O obrigado preferncia no se obriga a contratar com o preferente: antes a escolh-lo como parte num negcio jurdico. um contrato preliminar de outro, tal como o contrato-promessa, embora o obrigado preferncia no se obrigue a contratar, mas apenas a escolher algum como contraente. Reformulemos: o pacto de preferncia a conveno pela qual algum assume a obrigao de escolher outrem como contraente, nas mesmas condies negociadas com terceiro, no caso de decidir contratar. necessrio que o preferente esteja disposto a acompanhar, enfim. um contrato unilateral, j que apenas uma das partes assume uma obrigao, enquanto que o titular da preferncia livre de exercer ou no o seu direito. Havendo preferncias recprocas, temos ainda dois pactos, ainda que num mesmo documento. Se uma das partes assin-lo, a sua vinculao vlida, sem necessidade de reduo ou de converso.

75

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 2: FORMA. O art. 415 remete para o regime do contrato-promessa, quanto forma do pacto de preferncia [art. 410-2]. Nestes termos, se, para a celebrao do contrato prefervel for exigido documento autntico ou particular, exige-se que o pacto de preferncia conste de documento particular. Em qualquer outro caso, vinga a liberdade de forma, nos termos gerais [art. 219]. Todavia, apenas ter que ser assinado pelo obrigado preferncia, j que se trata de um contrato unilateral [cfr. supra 1]. No se aplica, contudo, o regime do art. 410-3: a remisso legal do art. 415 no tem esse alcance [contrato-promessa relativo celebrao de contrato oneroso de transmisso ou constituio de direito real sobre edifcio, ou fraco autnoma dele].

3: EFICCIA REAL. Nos termos gerais, a estipulao do pacto de preferncia atribui apenas ao seu beneficirio um direito de crdito contra a outra parte, em face da relatividade e inoponibilidade a terceiros. A lei admite, contudo, que ao direito de preferncia seja atribuda eficcia real [art. 421 e 413], verificados os seguintes pressupostos: Bens imveis e mveis sujeitos a registo Estipulao expressa das partes Celebrado por documento particular com assinatura do obrigado, se no for exigida escritura pblica para o contrato prefervel Inscrio no registo

No se confunda esta figura com a das preferncias legais: essas tm sempre eficcia real [podem sempre ser opostas ao terceiro adquirente], j que a prpria lei que concede a preferncia na venda ou dao em cumprimento da coisa objecto de direito real ou pessoal de gozo. Exemplos: Compropriedade [art. 1409] Arrendamento [art. 1091]

Com efeito, segundo o art. 422 o direito convencional de preferncia [art. 421] no prevalece contra os direitos legais de preferncia, uma vez que as partes no podem, mediante conveno, afastar direitos legalmente atribudos, ainda que registado!

76

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL O titular da preferncia no possui apenas, neste caso, um direito de crdito preferncia, mas tambm um direito real de aquisio, oponvel erga omnes, mesmo a posteriores adquirentes da propriedade. Neste caso, o processo adequado para o exerccio do direito de preferncia a denominada aco de preferncia [art. 1410]: extensvel a qualquer titular de direitos reais de preferncia, e no apenas ao comproprietrio. Pressupostos: Prazo: 6 meses Depsito do preo devido, no prazo de 15 dias

Quanto legitimidade passiva para a aco de preferncia:

GALVO TELLES, ALMEIDA COSTA e MENEZES CORDEIRO: o obrigado preferncia no seria parte legtima, salvo se o titular decidir cumular a aco com um pedido de indemnizao.

ANTUNES VARELA e MENEZES LEITO: o obrigado preferncia tem necessariamente que ser demandado, em litisconsrcio necessrio passivo com o terceiro adquirente.

Caso as partes simulem o preo, nos termos dos arts. 240 ss, cumpre apreciar duas hipteses: Se o preo declarado para a transmisso for superior ao preo efectivamente pago, o titular da preferncia deve exerc-la sobre o preo real, uma vez que o negcio dissimulado vlido [art. 241].

Se o preo declarado para a transmisso for inferior ao preo efectivamente pago, dir-se-ia que a lei impossibilitaria aos simuladores a exigncia da preferncia pelo preo real [ANTUNES VARELA, VAZ SERRA, CASTRO MENDES e MENEZES LEITO], uma vez que: o Os simuladores no podem invocar a nulidade da simulao contra terceiro de boa f [art. 243-1]. o Exclui-se a prova testemunhal na simulao [art. 394-2].

77

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Contra este entendimento, MOTA PINTO, ALMEIDA COSTA,


MENEZES CORDEIRO e CARVALHO FERNANDES, uma vez que isso equivaleria a autorizar um enriquecimento ilegtimo pelo preferente custa dos simuladores, preferindo pelo preo simulado, inferior. Para MENEZES CORDEIRO, o preferente no faria qualquer investimento de boa f que merea tal tutela. Neste sentido, tem-se interpretado o art. 394-2 de forma restritiva.

4: OBRIGAO DE PREFERNCIA. O regime da obrigao de preferncia [arts. 416 a 418] igualmente aplicvel em relao aos direitos legais de preferncia. Quanto forma de cumprimento da obrigao de preferncia, dispe o art. 416: A forma adequada efectuar uma comunicao para preferncia [para a qual a lei no exige qualquer forma especfica, art. 219] n 1. Recebida a comunicao, deve o titular exercer o seu direito em 8 dias, sob pena de caducidade n 2.

o MENEZES LEITO considera que, de iure condendo, o prazo


para o exerccio do direito deveria ser mais longo, ainda que o mesmo possa ser dilatado pelo obrigado na comunicao.

o A determinao do cumprimento da obrigao, por seu lado,


de difcil demonstrao em tribunal, uma vez que pode ser feita verbalmente [art. 219]. o A referncia legal ao projecto de venda e s clusulas do respectivo contrato [n 1] parece pressupor a existncia de um contrato prefervel, no podendo ser considerada como comunicao para preferncia a emisso de propostas contratuais ou de convites a contratar, vg. Assim: No comunicao para preferncia: quer comprar por 100? proposta contratual ou convite a contratar

78

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL cuja rejeio, pelo titular do direito de preferncia, no implica a perda do seu direito de preferncia.

comunicao para preferncia: vou vender a X por 100, quer preferir? o titular do direito informado de que o no exerccio da preferncia precludir definitivamente qualquer possibilidade de a exercer no futuro. O direito extingue-se por inutilidade e h lugar ao contrato.

A comunicao para preferncia no pode ser realizada logo que o obrigado se encontre na situao de querer vender [n 1], exigindo-se antes uma negociao com terceiro e acordo das clusulas a comunicar ao titular do direito, que para ele sejam relevantes: preo e condies de pagamento.

A comunicao para preferncia ter que ser efectuada antes da celebrao de um contrato definitivo com terceiro, ou j teria ocorrido o incumprimento da obrigao de preferncia.

Se a forma da declarao no for respeitada, h responsabilidade prcontratual por culpa in contrahendo [art. 227].

Face a esta norma, perguntou-se se a comunicao para preferncia teria que conter o nome do terceiro. A doutrina respondeu das seguintes formas:

No: OLIVEIRA ASCENSO a referncia ao nome de terceiro impediria o obrigado preferncia de celebrar um contrato para pessoa a nomear [MENEZES LEITO e ROMANO MARTINEZ: nesse caso a prpria reserva de nomeao deveria ser comunicada].

Sim: GALVO TELLES e MENEZES CORDEIRO, por razes de boa f. Sim, mas apenas nas situaes em que o no-exerccio da preferncia implique que subsistam relaes jurdicas entre o terceiro e o titular da preferncia [vg compropriedade e arrendamento, supra]: PIRES DE LIMA, ANTUNES VARELA e CARLOS BARATA.

79

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Sim, desde que o terceiro seja um sujeito determinado, ou, em caso inverso, deve a situao de indeterminao ser mencionada na comunicao, sob pena de o obrigado no ter que exercer o seu direito preferncia, e de o direito no precludir se no for exercido: MENEZES LEITO.

Nos mesmos termos, a reserva de nomeao, no contrato para pessoa a nomear, infra, teria que ser mencionada na comunicao para preferncia. Em suma, a funo do pacto de preferncia permitir que o titular da preferncia possa optar por contratar com o obrigado, em igualdade de condies com um terceiro [recorde-se a noo supra 1]: nestes termos, se a comunicao no indicar o nome de terceiro, no h qualquer hiptese de o titular da preferncia verificar a veracidade das condies comunicadas. Conclui-se: o titular do direito da preferncia no tem que exercer o seu direito se, na comunicao, no for indicado o nome do terceiro [MENEZES LEITO].

5: INCUMPRIMENTO DA PREFERNCIA. Com a comunicao e o exerccio da preferncia, ambas as partes formulam uma proposta de contrato e respectiva aceitao, pelo que, se voltarem atrs com a sua deciso, praticam um facto ilcito: preenchidos os requisitos de forma, e verificadas proposta e aceitao, tal implica a celebrao do contrato prefervel, sem mais. Quando tal no suceda, essas declaraes valem como promessas de contratar, o que permitir o recurso execuo especfica, em caso de incumprimento definitivo celebrao de contrato incompatvel, com terceiro [art. 830]: Sem comunicao da preferncia Com comunicao da preferncia, e aps comunicao, dentro do prazo, da inteno do titular em exercer a preferncia O titular da preferncia adquire o direito indemnizao pelo incumprimento contratual, nos termos gerais dos arts. 798 ss: no pode, contudo, reclamar a coisa contra o terceiro adquirente, uma vez que os direitos de crdito no prevalecem sobre os direitos reais.

80

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL No incumpre a obrigao de preferncia quem se comprometer a dar preferncia no arrendamento de uma casa e posteriormente o decidir vender a terceiro, vg: o obrigado celebrou um contrato de natureza diferente do contrato prefervel, pelo que no h qualquer incumprimento.

6. MANUTENO DA PREFERNCIA. H duas hipteses legais que justificam ainda a manuteno da preferncia: Unio de contratos [art. 417]: venda da coisa juntamente com outras, por um preo global.

o Unio externa: estipulao comum do preo, sem qualquer


dependncia entre os vrios contratos o titular pode exercer a preferncia pelo preo que for atribudo proporcionalmente coisa [n 1, 1 parte].

o Unio interna: h dependncia entre os vrios contratos, pelo


que o exerccio da preferncia afecta toda a unio de contratos o obrigado pode exigir que a preferncia se faa em relao a todas as coisas vendidas [n1, 2 parte]. Para tal, exige-se que a quebra da unio interna acarrete prejuzos apreciveis para uma das partes.

Contratos mistos complementares [art. 418]: tambm aplicvel aos contratos indirectos, mistos ou cumulativos [vg venda por preo simblico] a prestao acessria deve ser compensada em dinheiro, sendo excluda a preferncia se a prestao no for avalivel.

O CONTEDO DOS CONTRATOS

Contrato a Favor de Terceiro

1: NOO. O contrato a favor de terceiro, previsto nos arts. 443 ss, pode ser definido como o contrato em que uma das partes [o promitente] se compromete perante

81

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL outra [o promissrio] a efectuar uma atribuio patrimonial em benefcio de outrem, estranho ao negcio [o terceiro] excepo relatividade dos contratos. Exemplos: Seguro de vida Seguro de responsabilidade civil Seguro de acidentes de trabalho Contrato com florista para que entregue as flores a terceiro

Essa atribuio patrimonial consiste normalmente na obrigao de efectuar uma prestao [art. 443-1], embora possa consistir numa liberao de uma obrigao, cesso de um crdito ou constituio, modificao, transmisso ou extino de um direito real [n 2]. o promissrio quem determina essa atribuio patrimonial, a realizar pelo promitente, desde que relacionada com um interesse digno de proteco legal [n 1]. Por desejo do promissrio assiste-se, por isso, a uma atribuio patrimonial indirecta entre este e o terceiro, que executada pelo promitente. O terceiro no , contudo, interveniente no contrato, embora adquira um direito contra o promitente, em virtude do contrato celebrado entre este e o promissrio. Exemplo: A e B celebram um contrato nos termos do qual se convenciona extinguir uma dvida de C. Por isso frequentemente se apelida situao jurdica complexa daqui emergente relao triangular, analiticamente decomposta em trs relaes: Relao de cobertura ou de proviso: promitente e promissrio [art. 449] Relao de justificao da atribuio ou de valuta: promissrio e terceiro [atribuio patrimonial indirecta] interesse digno de proteco legal.

Relao de execuo: promitente e terceiro [execuo da determinao do promissrio]

Eis algumas modalidades de contrato a favor de terceiro:

Contrato a favor de terceiro prprio ou imprprio Contrato a favor de pessoa determinada ou indeterminada Contrato a cumprir em vida do promissrio ou depois da morte deste

82

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

2: REGIME GERAL. O regime geral do contrato a favor de terceiro aquele que verdadeiro, a favor de pessoa determinada e a cumprir em vida do promissrio. O contrato a favor de terceiro constitui uma excepo ao regime da ineficcia dos contratos em relao a terceiros [art. 406-2], uma vez que faz nascer automaticamente um direito para o terceiro, surgindo independentemente da aceitao deste [art. 444-1] teoria do incremento, vs teoria da aceitao e teoria da cesso. Esse direito de crdito legitima o terceiro a exigir o cumprimento da promessa [art. 444-1]. Admite-se, contudo, que o terceiro rejeite a promessa, declarando-o ao promitente, que o deve comunicar ao promissrio [arts. 447-1], extinguindo-se o direito por ele adquirido. A adeso impede a revogao da promessa [art. 448-1]. Para alm do terceiro, o promissrio pode tambm exigir do promitente o cumprimento da sua obrigao [art. 444-2], uma vez que acordou com o promitente a realizao da prestao a terceiro. Segundo TEIXEIRA DE SOUSA e MENEZES LEITO, existe aqui apenas uma nica posio jurdica objectiva que permite a aquisio da prestao: o direito de crdito de terceiro.

3: CONTRATO A FAVOR DE TERCEIRO IMPRPRIO. A promessa de liberao de dvida [art. 444-3] um contrato a favor de terceiro imprprio, uma vez que o promitente e o promissrio acordam numa obrigao de resultado: a de que o promitente obter a extino de uma dvida que o promissrio tem para terceiro. No h, aqui, qualquer adstrio a uma prestao, pelo promitente, mas to-s a liberao da dvida do promissrio. A prestao que o promitente realize perante terceiro, eventualmente, meramente instrumental, a fim de obter o resultado da liberao do promissrio: s este tem interesse na promessa, e no o terceiro.

4: BENEFCIO DE PESSOA INDETERMINADA. Se o beneficirio da prestao for um conjunto indeterminado de pessoas [vg interesse pblico, no limite], estabelece-se uma legitimidade difusa para a exigncia da prestao [art. 445 e 446].

83

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

5: PROMESSA A CUMPRIR DEPOIS DA MORTE DO PROMISSRIO. Esta constitui uma excepo ao regime do art. 444-1, uma vez que o terceiro no pode exigir o cumprimento da promessa antes da verificao da morte do promissrio. Pergunta-se: As partes pretenderam atribuir ao terceiro logo um direito de crdito sobre o promitente, o qual apenas se vencer no momento da morte do promissrio? Se o terceiro morrer antes do promissrio, os seus herdeiros sucedem no seu direito sobre o promitente [art. 451-2]. Ou pretenderam que o direito de crdito apenas se constitua aps a morte do promissrio, beneficiando at l o terceiro apenas de uma expectativa jurdica? Os herdeiros do terceiro no o sucedem em nada, uma vez que, quando o terceiro morreu, ainda no era titular de qualquer direito [art. 451-1]. A lei foi compromissria nesta matria, tentando consagrar ambos os entendimentos. Paradoxo? A lei serviu-se de presunes, a ilidir nos termos gerais: o direito s atribudo com a morte do promissrio e este designa subsidiariamente como beneficirios os herdeiros do terceiro. Esta promessa sempre revogvel, expressa ou tacitamente, enquanto o promissrio for vivo [art. 448]: quer o direito j tenha sido adquirido pelo terceiro, quer a aquisio se verifique aps a sua morte. Exemplo: o promissrio designa, em vida, outro beneficirio para o seguro de vida que contraiu.

Contrato de Pessoa a Nomear

1: NOO. Quando um dos intervenientes no contrato se reserva a faculdade de designar outrem para adquirir os direitos ou assumir as obrigaes resultantes desse contrato [art. 452-1], admitida uma dissociao subjectiva entre a pessoa que celebra o contrato e aquela onde vo repercutir-se os respectivos efeitos jurdicos. Efectuada a designao da pessoa, no contrato de pessoa a nomear, os efeitos vo-se repercutir directamente na esfera do nomeado [amicus], no ocorrendo qualquer

84

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL transmisso, mas sim um fenmeno de substituio de contraentes [art. 455-1]. A eficcia , pois, retroactiva. Exemplo: A doa a B um relgio, reservando-se B a faculdade de nomear um terceiro para assumir a posio do contrato. Normalmente, a reserva de nomeao de terceiro colocada em alternativa com a subsistncia do contraente originrio no contrato, pelo que se no for efectuada a nomeao nos termos legais, o contrato ir produzir os seus efeitos em relao ao contraente originrio [art. 455-2]. Estipulao em contrrio , contudo, admitida, caso em que a no verificao da nomeao acarretar a ineficcia do contrato vg se as partes acordarem que em caso algum o contrato vir a produzir efeitos em relao ao contraente originrio.

2: PRESSUPOSTOS. A nomeao deve observar: Forma: escrita No prazo convencionado ou em 5 dias [art. 453-1] nomeao intempestiva, se decorrer o prazo. Ratificao do contrato ou de procurao anterior celebrao deste [art. 453-2] requisito necessrio: atribuio de poderes representativos por parte do nomeado, garantindo a sua vinculao ao contrato. Sendo exigida ratificao, deve ser outorgada por escrito [art. 454-1], se forma mais solene no for exigvel [n 2].

3: NATUREZA JURDICA. O contrato para pessoa a nomear um contrato simultaneamente celebrado em nome prprio e em nome alheio. A sua celebrao em nome prprio est sujeita a uma condio resolutiva, e a sua celebrao em nome alheio est sujeita a uma condio suspensiva: a eficaz nomeao do terceiro teoria da dupla condio, segundo MENEZES CORDEIRO.

TRANSMISSO DAS OBRIGAES

A TRANSMISSIBILIDADE DOS CRDITOS E DAS DVIDAS

85

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Cesso de Crditos

TRANSMISSO DO LADO ACTIVO

1: NOO. A cesso de crditos consiste numa forma de transmisso de crdito que opera por virtude de um negcio jurdico, normalmente um contrato celebrado entre o credor [cedente] e terceiro [cessionrio] arts. 577 ss. Exemplo: A, cedente locador, transmite o seu direito de crdito face a B, locatrio, a C, cessionrio, que passa a cobrar as rendas. No se exige qualquer consentimento do devedor, nem a prestao de qualquer colaborao deste para que a cesso venha a ocorrer, uma vez que, para o devedor, indiferente realizar a prestao perante um ou outro. A cesso de crditos tem, contudo, que lhe ser notificada [art. 577-1]. Em suma, transmite-se o direito de crdito do credor/cedente para o terceiro cessionrio, sendo que o ltimo ocupa a posio jurdica do primeiro. Modalidades: Legal Convencional Negcio jurdico unilateral Judicial

2: PRESSUPOSTOS. Eis os pressupostos da cesso de crditos:

Negcio jurdico a estabelecer a transmisso da totalidade ou da parte do crdito, entre o antigo e o novo credor [cedente e cessionrio]:

o Compra e venda ou doao, vg o negcio-base/fonte sempre


causal, pelo que se o negcio transmissivo vier a ser declarado nulo ou anulado, tal determinar a anulao da transmisso do crdito [arts. 289 a 291] a cesso no vale por si mesma. o Dao em cumprimento: A, devedor de B, transmite-lhe, com o acordo deste, um crdito que tem face a C, extinguindo a dvida, vg.

86

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o A cesso de crditos integra-se nesse negcio, apresentando-se como


um efeito do mesmo [art. 578-1]. o atravs do regime do negcio-base que se determinar a forma e o regime jurdico aplicvel cesso de crditos [art. 578-2, quanto cesso de crditos hipotecrios: escritura pblica]. o Admissibilidade da cesso de crditos futuros: possvel na venda, mas no na doao [arts. 399, 880 e 942-1], desde que preenchido o requisito da determinabilidade [art. 280]. Neste caso:

O crdito surge directamente na esfera do cessionrio? Teoria da imediao: no caso de crditos futuros resultantes de relaes j constitudas, segundo LARENZ e ANTUNES VARELA.

Ou vem a passar primariamente pelo patrimnio do cedente? Teoria da transmisso: no caso de crditos futuros resultantes de relaes a constituir, segundo LARENZ e ANTUNES VARELA.

Contra este entendimento: art. 1058 e 821, uma vez que mesmo em relativamente a relaes j constitudas de aplicar a teoria da transmisso. esta a soluo consagrada relativamente transmisso de crditos futuros [MOTA PINTO].

Exemplo: C tem um apartamento arrendado a B, que lhe paga renda. C vende, em Maio de 2007, a totalidade das rendas do ano de 2008 a A. Inexistncia de impedimentos legais ou contratuais a essa transmisso:

o Admitem-se: crditos como o direito de preferncia [art. 420] ou o


direito a alimentos [art. 2008].

o Probe-se: a cesso de crditos de direitos litigiosos a magistrados ou


outros funcionrios judiciais [art. 579], sob pena de nulidade [art. 580-2].

87

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Pressupe que no tenha sido convencionado entre o devedor e o


credor que o crdito no seria objecto de cesso [art. 577] pactum de non cedendo, expressa ou tacitamente. Este pacto no coloca o crdito fora do comrcio jurdico, mas apenas gera uma obrigao para o credor de no o transmitir a outrem. No se trata de um caso de nulidade da cesso. o A conveno inoponvel a um cessionrio de boa f [art. 577-2].

No ligao do crdito, em virtude da prpria natureza da prestao, pessoa do credor: o Se tal suceder, no faria sentido obrigar o devedor a prestar perante pessoa diferente. Exemplos: direito a alimentos [art. 2003], contrato de servio domstico ou prestao de servio dos mdicos e advogados. o Sob pena de nulidade, nos termos do art. 294.

3: EFEITOS DA CESSO DE CRDITOS. Quanto aos efeitos da cesso de crditos, cumpre distinguir: Efeitos em relao s partes: o o o o Transmisso do crdito do cedente para o cessionrio A cesso opera por mero efeito do contrato A transmisso no imediatamente oponvel a terceiros Essa transmisso verifica-se com todas as vantagens e defeitos que o crdito tinha, abrangendo garantias e outros acessrios [art. 582]. Transmitem-se as garantias inseparveis da pessoa do cedente [art. 582-1]: fiana, penhor e hipoteca [arts. 627, 666 e 686 ss]. Direito de reteno: garantia intimamente ligada pessoa do cedente, que s poder ser transmitida por acordo expresso entre cedente e cessionrio [arts. 754 ss].

88

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Reserva de propriedade: no pode ser transmitida com a cesso de crdito, uma vez que seria necessria a resoluo do contrato por falta de pagamento do preo [art. 409]. o A transmisso abrange as excepes que o devedor possua contra o cedente [art. 585]: vg invalidade, resoluo ou prescrio. o O cedente tem que prestar ao cessionrio a garantia da existncia e da exigibilidade do crdito ao tempo da cesso [art. 587-1], aplicando-se o regime do negcio base [arts. 892ss ou 956 ss, no caso de compra e venda ou doao]. o Obrigao de entrega de documentos [art. 586].

Efeitos em relao ao devedor: o A transmisso s produz efeitos em relao ao devedor aps: Notificao Aceitao [art. 583-1] Conhecimento [art. 583-2]

o A notificao ou a aceitao pelo devedor decidem qual a cesso que


vai prevalecer, em caso de dupla alienao do mesmo crdito [art. 584]. No esto sujeitas a forma especial [art. 219]. o Se o devedor, antes da notificao ou aceitao, por ignorar a cesso de crditos, pagar ao cedente ou celebrar com ele algum negcio relativo ao crdito, o pagamento e o negcio tm efeitos sobre o crdito, podendo at extingui-lo [art. 583-2]. o O cessionrio que veja o seu direito afectado pode instaurar uma aco de enriquecimento sem causa contra o cedente

[enriquecimento por interveno atravs da disposio eficaz de um direito alheio] a notificao do interesse do cessionrio. o Oposio ao cessionrio de todos os meios de defesa, pelo devedor, que lhe era lcito invocar contra o cedente [art. 585]: prazo da prestao, excepo de no cumprimento, prescrio, vg.

89

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Efeitos em relao a terceiros: o A cesso produz efeitos independentemente de qualquer notificao: a partir da sua verificao, podem os credores do cessionrio executar o crdito ou exercer a aco sub-rogatria. o Depende de notificao ao devedor ou de aceitao por este num caso: quando o crdito seja cedido a mais do que uma pessoa [art. 584], prevalece a cesso que primeiro tiver sido notificada ao devedor ou por este ter sido aceite. Se o devedor, conhecendo a prioridade da primeira cesso, aceitar a segunda:

No realizar qualquer pagamento liberatrio, pagando ao segundo cessionrio, segundo a autora ASSUNO CRISTAS.

PIRES DE LIMA e ANTUNES VARELA: rigidez da soluo do art. 584 e no aplicao do art. 583-2 [exceptio doli], por razes de segurana.

MENEZES LEITO compatibiliza os dois preceitos, defendendo que a prioridade atribuda com base na notificao que primeiro vier a ser efectuada ao devedor, salvo se, desconhecendo a dupla alienao do crdito, tiver aceite alguma das cesses.

Sub-rogao

TRANSMISSO DO LADO ACTIVO

1: NOO. A sub-rogao [arts. 589 ss] consiste na situao que se verifica quando, cumprida uma obrigao por terceiro, o crdito respectivo no se extingue, mas antes se transmite por efeito desse cumprimento para o terceiro que realiza a prestao em lugar do devedor ou forneceu os meios necessrios para o cumprimento. Enquanto que a cesso tem por base um negcio jurdico, a sub-rogao resulta de um acto no negocial, o cumprimento, sendo a medida deste que determina a medida da sub-

90

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL rogao [art. 593-1]. Para mais, insusceptvel de se verificar em relao a prestaes futuras.

2: MODALIDADES. A lei admite as seguintes modalidades de sub-rogao: Sub-rogao pelo credor [art. 589]:

o O credor/sub-rogante declara que pretende que o terceiro/subrogado que cumpre a obrigao em vez do devedor venha, por virtude desse cumprimento, a adquirir o crdito, podendo exigir

posteriormente ao devedor a realizao dessa prestao.

o Requisitos cumulativos, sem os quais apenas se verifica um


cumprimento por terceiro, sem adquirir o crdito [ideia de tutela de outros credores e garantes do devedor, de boa f]: Cumprimento da obrigao por terceiro Declarao expressa anterior do credor a determinar a subrogao [art. 217], sem forma especial [art. 219]. No havendo obrigao. Exemplo: A deve 100 a B. B declara expressamente que C fica sub-rogado nos seus direitos, se pagar. C paga, podendo, por isso, exigir os 100 a A. cumprimento, a declarao no extingue a

Sub-rogao directa pelo devedor/sub-rogante [art. 590] a terceiro/subrogado:

o Tambm pressupe uma declarao deste, pretendendo que o


terceiro que cumpre a obrigao adquira o respectivo crdito.

o Declarao expressa, at ao momento do cumprimento, evitando a


extino da dvida. Liberdade de forma, nos termos gerais [art. 219]. o No se admite eficcia retroactiva, pelas mesmas razes de tutela.

Exemplo: A deve 100 a B. C paga 100 a B. A declara, antes do cumprimento, que esse pagamento determina a sub-rogao de C no direito de B.

91

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Sub-rogao indirecta em consequncia de emprstimo efectuado ao devedor [art. 591]:

o No o terceiro quem cumpre a obrigao, mas sim o prprio


devedor, com meios facultados por um terceiro [que lhe empresta dinheiro ou outra coisa fungvel: mtuo]

o Declarao expressa, anterior ao emprstimo.


o Forma escrita simples [documento do emprstimo].

o Em consequncia do mtuo o terceiro j adquire um crdito sobre o


devedor, no fazendo sentido que fique com dois crditos aps a subrogao GALVO TELLES e MENEZES LEITO: a sub-rogao substitui o primeiro crdito [mtuo] pelo segundo [transmitido pela sub-rogao]. Exemplo: A deve 100 a B. C empresta 100 a A. A paga a B.

Sub-rogao legal [art. 592]:

o Independentemente de qualquer declarao do credor ou do devedor:


quando o terceiro tiver garantido o cumprimento ou estiver por qualquer outra causa directamente interessado na satisfao do crdito. O sub-rogado [terceiro] garante do devedor que realizou a prestao.

o Exemplo: se o terceiro for fiador do devedor ou tiver constitudo um


penhor ou hipoteca sobre bens seus para garantia do cumprimento vg A deve 100 a B. C, fiador de A, paga 50% a B.

o O interesse directo do terceiro na satisfao do crdito e no


cumprimento tem que corresponder a um interesse prprio com contedo econmico prtico, no bastando um interesse meramente jurdico vg subarrendatrio paga ao senhorio em vez do arrendatrio, art. 1089.

92

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 3: EFEITOS DA SUB-ROGAO. Os efeitos da sub-rogao encontram-se previstos no art. 593: Transmisso do crdito na medida da sua satisfao: O terceiro adquire, na medida da satisfao dada ao direito do credor, os poderes que a este competiam: se o terceiro, numa dvida de 1000 apenas pagar 600, no fica sub-rogado na totalidade do crdito, mas apenas no montante por ele satisfeito. Transmisso das garantias e acessrios do crdito: Cfr. supra, cesso de crditos [arts. 594, 582-584] Transmisso das excepes: GALVO TELLES: o art. 585 aplicar-se-ia sub-rogao, em geral. Contra, ANTUNES VARELA: o art. 585 apenas pode ser aplicvel aos casos de sub-rogao pelo credor ou de sub-rogao legal. Com o assentimento de MENEZES LEITO, que entende que, no caso de a sub-rogao provir do prprio devedor, -lhe vedada a invocao de qualquer excepo. Eficcia em relao ao devedor e terceiros: Aplicam-se as disposies dos arts. 583-584, ex vi art. 594.

Assuno de Dvida

TRANSMISSO DO LADO PASSIVO

1: NOO. A transmisso a ttulo singular de dvidas denomina-se assuno de dvida e encontra-se prevista nos arts. 595 ss: transmisso singular de uma dvida atravs de negcio jurdico celebrado com terceiro. Corresponde historicamente a uma delegao. O acordo do credor imprescindvel.

2: MODALIDADES. A assuno de dvidas pode verificar-se [art. 595-1]:

93

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Por contrato entre o antigo e o novo devedor [assuntor], ratificado pelo credor: assuno interna.

o A transmisso de dvidas resulta do efeito conjugado de dois negcios:


Contrato entre o antigo e o novo devedor Negcio unilateral do credor, a ratificao, como condio de eficcia da assuno de dvida em relao ao credor [do primeiro contrato, enfim], podendo as partes distrat-lo enquanto o credor no ratificar [art. 596-1]. Qualquer das partes pode fixar um prazo peremptrio para a ratificao, findo o qual esta se considerar recusada [art. 596-2]. S a partir do momento em que ocorre a ratificao que a assuno de dvidas se torna definitiva, deixando as partes de a poder distratar.

A ratificao, uma vez realizada, tem eficcia retroactiva e a dvida considera-se transmitida no momento da celebrao do contrato. Com

divergncias, esse efeito retroactivo por uns considerado pleno [RIBEIRO DE FARIA e MENEZES LEITO], ou no implica, para outros, a ineficcia dos actos conservatrios de crdito praticados no perodo entre a ratificao e o contrato de assuno de dvida [PIRES DE LIMA e ANTUNES VARELA]. Nota: suscita-se, neste mbito, o seguinte problema apesar da no ratificao pelo credor, o negcio celebrado entre as partes pode valer como promessa de liberao [assuno de cumprimento], nos termos do art. 444-3? A doutrina alem considera existir uma regra interpretativa de que qualquer assuno de dvida no ratificada vale como assuno de cumprimento. Entre ns, a mesma posio sustentada [ANTUNEZ VARELA e

94

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL MENEZES LEITO], com base nos arts. 239 [vontade presumvel das partes] e 293 [converso do negcio totalmente nulo].

Por contrato entre o novo devedor [assuntor] e o credor, com ou sem consentimento do antigo devedor: assuno externa.

o A transmisso da dvida resulta de apenas um nico negcio jurdico:


Contrato entre o novo devedor e o credor, ao qual o antigo devedor pode ou no dar o seu consentimento. O consentimento do devedor irrelevante.

Assuno cumulativa:

o O antigo devedor no liberado da sua obrigao, mantendo-se


solidariamente obrigado perante o credor [art. 595-2, 2 parte].

o O novo devedor fica vinculado por essa obrigao exactamente nos


mesmos termos que o antigo devedor, sem que a vinculao deste seja afectada [sem exonerao]. o Regime: Efeitos na relao interna entre antigo e novo devedor: Transmisso da dvida do antigo para o novo devedor, independentemente da exonerao concedida pelo credor [art. 595-2]. Efeitos na relao externa dos devedores para com o credor:

Na ausncia de exonerao concedida pelo credor, os dois devedores respondem solidariamente o credor pode exigir o cumprimento da obrigao a qualquer um, indistintamente.

A solidariedade imperfeita, e no conforme dispem os arts. 512ss:

o O direito de regresso s existe do antigo


devedor sobre o novo devedor, num s sentido

95

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o No se aplica a presuno do art. 516


[comparticipao em partes iguais na dvida]

o O novo devedor goza de meios de defesa mais


amplos que o devedor solidrio: O novo devedor no pode opor ao credor quaisquer meios de defesa que resultem da relao entre o antigo e o novo devedor da [art. 598] de vg uma

promessa

prestao

contrapartida: a assuno de dvidas um acto abstracto, protegendo o credor.

O novo devedor pode, sim, opor ao credor os meios de defesa derivados da relao entre ele prprio e o credor, bem como os meios de defesa existentes na relao antigo devedor e credor, salvo meios de defesa pessoais do primeiro: Pode: nulidade, prescrio, impossibilidade e ineficcia.

No pode: erro, coaco, dolo ou incapacidade do antigo devedor, compensao.

Assuno liberatria:

o Verifica-se a extino da obrigao do antigo devedor, ficando


exclusivamente obrigado o novo devedor [art. 595-2, 1 parte].

o O novo devedor substitui integralmente o antigo devedor, que fica


assim exonerado.

96

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Declarao de exonerao do primitivo obrigado [antigo devedor],


que compete ao credor: declarao expressa, feita por palavras ou outro meio directo de expresso da vontade [art. 217]. Sem esta declarao, exigvel tanto na assuno externa como na assuno interna [art. 595-2], a assuno cumulativa, com as consequncias supra. Ratificao: credor d o seu acordo transmisso, impedindo as partes de a distratarem. Declarao expressa de exonerao: o credor extingue a vinculao do antigo devedor. o Regime: Com a exonerao concedida pelo credor ao primitivo obrigado, o novo devedor torna-se no exclusivo devedor, ficando o primeiro totalmente liberado da sua obrigao.

O contedo da obrigao no se altera em virtude da transmisso, pelo que o novo devedor permanece vinculado prestao nos mesmos termos que o antigo devedor [vs novao: extino do direito de crdito e substituio por um outro]. O crdito o mesmo, embora tenha sido

redireccionado de um sujeito para outro [assuntor].

O credor deixa de poder demandar o antigo devedor, caso se verifique a insolvncia do assuntor, seja ele o novo devedor ou garante da obrigao [art. 600]. Admite-se, porm, que o credor ressalve expressamente a responsabilidade do antigo devedor [art. 600, in fine], caso em que a responsabilidade deste subsidiria e no extinta.

Requisitos comuns s vrias modalidades de assuno de dvida: Consentimento do credor o sempre necessrio. Razes:

97

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL S o patrimnio do devedor responde perante o credor, pelo que o consentimento do credor na assuno de dvida permite obstar a transmisses de dvidas para devedores com situaes patrimoniais piores do que as do devedor originrio. Exigncia do consentimento do credor: Assuno interna: ratificao do contrato entre antigo e novo devedor. Assuno externa: o prprio credor celebra o contrato com o novo devedor.

Contestada por MOTA PINTO.

Em qualquer caso exige-se a declarao expressa supra para exonerao do antigo devedor.

Consentimento do novo devedor o No faria sentido impor a algum a assuno de uma dvida, contra a sua vontade. o No necessrio o consentimento do antigo devedor [claramente dispensado na assuno externa], por maioria de razo: se o terceiro pode cumprir a obrigao, mesmo com oposio do devedor [art. 768-2], pode igualmente assumir as suas dvidas sem consentimento.

Existncia e validade do contrato de transmisso o A transmisso da dvida deve decorrer de um contrato transmissivo da obrigao que exista. o Esse contrato no pode ser nulo ou anulvel.

o No h obstculos legais transmisso de dvidas futuras, tal como no


caso da cesso de crditos futuros, supra: basta o requisito da determinabilidade [art. 280], e que estas resultem de negcio j celebrado ou a celebrar. Exemplo: assuno da obrigao de pagamento das rendas devidas pelo locatrio no ano de 2009.

98

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Se o contrato de transmisso da dvida for declarado nulo ou anulado e o credor tiver exonerado o devedor primitivo [assuno liberatria], renasce a obrigao anterior [art. 597].

3: NATUREZA JURDICA. A teoria da oferta colectiva ou teoria do contrato com o credor, originalmente de MENZEL, veio a ser sustentada por MENEZES LEITO, no mbito da discusso doutrinria acerca da natureza jurdica da figura da assuno de dvidas. Nestes termos, a assuno de dvidas corresponde como que a uma delegao, hoje feita atravs de um contrato que envolve trs pessoas: o delegante, o delegado e o credor delegatrio. Delegante e delegado fazem uma oferta colectiva ao credor, propondo a substituio contratual, devendo o ltimo dar o seu consentimento. A fonte da assuno de dvidas reside, assim, num contrato trilateral.

Cesso da Posio Contratual

1: NOO. A cesso da posio contratual [art. 424] designa a transmisso da situao jurdica mais vasta que engloba direitos, deveres, faculdades, poderes, nus e sujeies que resultam para uma parte da celebrao de determinado negcio. As vantagens na adopo desta figura residem no facto de permitir a transmisso de negcios jurdicos em bloco, sem quebrar as ligaes existentes entre as diversas situaes integrantes da posio contratual, cuja preservao interessa s partes. Aqui, no se transmitem crditos ou dvidas individualmente, mas sim a prpria posio contratual globalmente considerada, enquanto situao jurdica complexa.

No se confunda com:

Subcontrato: algum celebra um contrato com base na posio jurdica que lhe advm de outro contrato do mesmo tipo, j previamente celebrado com outrem [vg sublocao, subarrendamento, subempreitada ou submandato]. O subcontrato depende do contrato principal, de modo que a extino do ltimo importa a extino do primeiro. Na cesso da

99

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL posio contratual, h a transmisso da posio contratual de um sujeito para outro, enquanto que no subcontrato a relao contratual primitiva permanece inalterada.

Adeso ao contrato: um terceiro vem a constituir-se como parte numa relao contratual existente entre duas pessoas, participando da posio jurdica j atribuda a uma delas, sem que esta perca a titularidade dessa mesma posio. Na cesso da posio contratual o cedente deixa de ser parte do contrato, enquanto que na adeso ao contrato no h qualquer transmisso contratual, mas apenas a agregao de uma terceira parte relao contratual.

2: PRESSUPOSTOS. A cesso da posio contratual requer:

Um contrato a estabelecer a transmisso da posio contratual, celebrado com o consentimento do outro contraente [art. 424]: o Ter que ser um negcio unitrio [transmisso da posio contratual em globo] e no um mero somatrio de cesses de crditos ou de assunes de dvida.

o A assuno de obrigaes pressupe o consentimento do outro


contraente: a sua eficcia fica dependente do acordo posterior celebrao do negcio [art. 424-2]. Sem consentimento, e ao contrrio da assuno de dvidas, o negcio no pode valer como assuno de cumprimento das obrigaes do cedente. Se houver recusa, pergunta-se se o negcio no poder ser convertido, nos termos do art. 293, num contrato misto de cesso de crditos e assuno cumulativa de dvidas: no o cremos, uma vez que a assuno cumulativa no pode ser feita sem o consentimento do credor [art. 595-1a]. o Exemplo: compra e venda, doao ou dao em cumprimento negcios causais, uma vez que a cesso da posio contratual no um negcio abstracto.

100

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A incluso da referida posio contratual no mbito dos contratos com prestaes recprocas

o O art. 424-1, 1 parte, parece restringir a cesso da posio


contratual aos contratos com prestaes recprocas, conforme sustentam GALVO TELLES, VAZ SERRA, ANTUNES VARELA e ALMEIDA COSTA poder-se-ia transmitir a posio contratual de comprador ou de arrendatrio, vg, mas no j a de muturio ou doador, transmissveis apenas mediante cesso de crditos ou assuno de dvidas.

MOTA PINTO e MENEZES CORDEIRO criticaram esta posio, uma vez que reconduziria a cesso da posio contratual a um mero somatrio de crditos e de dvidas, como j supra 1 afastmos. Essa posio desconsidera a situao jurdica complexa que a figura representa, pondo de parte direitos potestativos e deveres acessrios. MENEZES LEITO concorda com esta posio, uma vez que permite incluir neste mbito os contratos bilaterais em que uma das prestaes j haja sido executada [vg na compra e venda executada apenas pelo vendedor, este deve ter ainda direito a uma eventual resoluo do contrato por incumprimento do comprador, art. 886].

3: EFEITOS. Cumpre distinguir: Relao entre cedente e cessionrio: o Transmite-se a posio contratual do cedente para o cessionrio O cessionrio e adquire todos e os fica crditos, poderes pelas

potestativos

excepes

vinculado

obrigaes, deveres acessrios e sujeies resultantes.

101

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Contrato de execuo peridica ou continuada: a cesso da posio contratual abrange apenas as situaes jurdicas correspondentes ao perodo de tempo posterior celebrao do negcio de transmisso: efeitos ex nunc.

A maioria doutrinria rejeita que a cesso da posio contratual possa abranger as consequncias dos vcios intrnsecos das declaraes negociais [MOTA PINTO, MENEZES CORDEIRO, MENEZES LEITO e ANTUNES VARELA]. A faculdade de anulao do negcio [vg por erro, dolo ou coaco] inseparvel da pessoa do cedente, no sendo, por isso, objecto de transmisso. No faria qualquer sentido que o cessionrio pudesse exercer essa faculdade, uma vez que, em relao a ele, no se verifica qualquer vcio. Verificado o erro, dolo ou coaco, o cedente pode, aps a cesso da posio contratual, solicitar a anulao do negcio, caso em que a cesso se tornar nula por impossibilidade do objecto [art. 280-1].

Garantia

prestada

pelo

cedente

relativamente

posio

contratual transmitida

O cedente garante ao cessionrio, no momento da cesso, a existncia [validade] da posio contratual transmitida [art. 426-1], nos mesmos termos que na cesso de crditos [art. 587]. A garantia do cumprimento das obrigaes [vg o cedente responder como fiador], essa, s existe se for expressamente convencionada, nos termos gerais [art. 426-2].

Tratando-se de uma venda, e se tal posio contratual no existir ou for invlida, o cedente torna-se responsvel perante o cessionrio nos termos dos arts. 894 e 899.

102

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Relao entre cessionrio e o contraente cedido o perante o cessionrio, nico titular da posio contratual, que o contraente cedido deve exercer os seus direitos e cumprir as respectivas obrigaes. o Se, aps a cesso, o contraente cedido efectuar o cumprimento perante o cedente, esse cumprimento no tem efeito liberatrio, a menos que o ltimo haja dado o seu consentimento antes da transmisso [art. 424-2].

o Relaes contratuais duradouras [vg contratos de execuo


peridica ou continuada]: a cesso apenas abranger as situaes jurdicas respeitantes ao perodo posterior transmisso,

presumindo-se que os crditos e obrigaes j vencidos se mantm na titularidade do cedente. o Quanto s garantias das obrigaes de que o contraente cedido seja titular, aplica-se por analogia o disposto no art. 599. Relao entre o cedente e o contraente cedido o O cedente fica liberado de todas as obrigaes, deveres acessrios e sujeies emergentes do contrato, com algumas excepes: Se o cedente tiver causado danos outra parte, em virtude de incumprimento: a obrigao de indemnizar mantm-se na sua titularidade.

o Com base na autonomia privada, podem as partes estipular a no


liberao do cedente nas suas obrigaes, com a cesso, podendo o mesmo responder como fiador ou devedor solidrio, vg. O cedente perde, ainda assim, a sua qualidade de parte no contrato, assumindo antes um novo vnculo de garantia de cumprimento de obrigao alheia, perante o cedido.

4: NATUREZA JURDICA. Quanto natureza jurdica da cesso da posio contratual, MENEZES LEITO, na esteira de MOSSA, LARENZ e entre ns, MOTA PINTO, ANTUNES

103

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL VARELA, MENEZES CORDEIRO e RIBEIRO DE FARIA, sustenta a teoria da transmisso unitria, nos termos da qual o crdito e a dvida no surgem isoladamente. A posio contratual constitui, assim, uma situao jurdica complexa cuja transmisso possibilitada pela cesso da posio contratual.

DA EXTINO DAS OBRIGAES

Causas de Extino dos Negcios Jurdicos

1: GENERALIDADES. A extino das obrigaes verifica-se quando o negcio que lhes serve de fonte destrudo:

Por um negcio jurdico posterior: o o o Revogao Resoluo Denncia

Atravs de um facto jurdico stricto sensu: o Caducidade

Por um efeito conjugado dos dois: o Oposio renovao

Distinguiremos cada uma destas causas infra.

2: REVOGAO. A revogao consiste na extino do negcio jurdico por virtude de uma manifestao da autonomia privada em sentido oposto quela que o constituiu. Tratando-se de um contrate, a revogao denomina-se distrate, sendo

necessariamente bilateral [art. 406-1]. Se, no entanto, o negcio for unilateral, a revogao igualmente unilateral [vg revogao de promessa pblica, art. 461].

104

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A retroactividade da revogao pode ser livremente convencionada pelas partes, excepto se tenha sido criada uma situao em benefcio de terceiro ou quando o acto esteja sujeito a registo e este tenha sido realizado.

3: RESOLUO. A resoluo do contrato [arts. 432ss] consiste na extino da relao contratual por declarao unilateral de um dos contraentes, baseada num fundamento ocorrido posteriormente celebrao do contrato. Processa-se sempre atravs de um negcio jurdico unilateral [vs revogao], pelo que a deciso no est sujeita ao acordo da contraparte. normalmente de exerccio vinculado, e no discricionrio, verificado um fundamento legal ou convencional [clusulas resolutivas] para tal [art. 432-1]. Se esse fundamento no se verificar, a resoluo no permitida [art. 406-1]. Pode ser fundamentada pelo incumprimento contratual da contraparte [art. 801-2] ou pela justa causa [art. 1140], maxime por meras razes de convenincia justificada do comodante, no comodato. Est, contudo, excludo o direito de resoluo nos casos em que no haja possibilidade de restituir o que se houver recebido [art. 432-2], sob pena de enriquecimento da parte que exerce a resoluo. Na falta de disposio, a resoluo equiparada nulidade ou anulabilidade do contrato [art. 433], aplicando-se o art. 289: relao de liquidao, na qual se visa colocar as partes na situao em que estariam se o contrato no tivesse sido celebrado [art. 290]. Contudo, sublinhe-se que a resoluo pode no ter eficcia retroactiva, contrariamente regra geral, se contrariar a vontade das partes ou a finalidade da resoluo [art. 434] nos contratos de execuo continuada ou peridica seria contrrio ao fim da resoluo admitir a restituio de prestaes j pagas, vg. Por outro lado, e contrariamente invalidade do negcio [art. 291], a resoluo no pode, em caso algum, prejudicar terceiros [art. 435-1]. A resoluo efectua-se mediante simples declarao da parte, dispensando-se recurso ao tribunal [soluo alem, vs francesa], nos termos do art. 436-1, excepto o disposto no art. 1047.

105

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Evitando uma situao de indefinio, a contraparte pode fixar ao titular do direito de resoluo um prazo razovel para que o exera, sob pena de caducidade [art. 436-2].

4: DENNCIA. semelhana da resoluo, a denncia resulta tambm de um negcio unilateral, pelo que se baseia unicamente na declarao de uma das partes. O seu exerccio livre, no carecendo de qualquer fundamento. Limita-se aos contratos de execuo continuada ou duradoura [vg fornecimento ou mandato], em que as partes no estipulam um prazo fixo de vigncia. A denncia admitida a todo o tempo, de forma a obstar a contratos perptuos e a vnculos de durao indefinida. A denncia no retroactiva, limitando-se a extinguir o contrato para o futuro [ex nunc].

5: CADUCIDADE. A caducidade do contrato consiste na sua extino em virtude da ocorrncia de um facto jurdico stricto sensu, e no de um negcio ou de um acto jurdico: vg decurso do tempo, verificao de condio resolutiva ou morte de uma das partes em contrato intuitu personae.

6: OPOSIO RENOVAO. Conjugando as figuras da caducidade e da denncia, a oposio renovao permite que as partes convencionem que o contrato vigore por perodos limitados no tempo e, simultaneamente, prevem a sua renovao tcita, no havendo declarao em contrrio. A lei impropriamente qualifica de denncia a oposio renovao no contrato de locao, nos arts. 1054 e 1055]. de exerccio livre, no retroactiva mas s pode ser exercida at renovao do contrato.

Prescrio

1: NOO. A prescrio uma causa de extino de direitos de crdito, ocorrendo quando algum adquire a possibilidade de se opor ao exerccio de um direito, em virtude de este no ter sido exercido durante um determinado lapso de tempo [art. 304-1]. Trata-se de

106

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL uma excepo, na medida em que permite ao seu titular paralisar eficazmente um direito da contraparte. No se confunda com a caducidade ou o no uso [art. 298]. Quando um direito deva ser exercido num lapso de tempo, a situao qualificvel de caducidade, a no ser que a lei refira expressamente a prescrio. Quanto ao no uso, constitui uma causa de extino privativa dos direitos reais de gozo. Assim, sempre que no exista um prazo especial de exerccio, seja ele legal ou convencional [caducidade], e no se esteja perante um direito real de gozo [no uso], ou perante um direito indisponvel [art. 298-1], aplicam-se as regras da prescrio [arts. 300ss], maxime o prazo ordinrio de prescrio de 20 anos [art. 309].

2: MODALIDADES. A prescrio pode ser: Comum: funda-se no no exerccio de um direito durante um lapso de tempo, podendo o devedor recusar o cumprimento [art. 304-1]. Presuntiva: funda-se na presuno de que, aps um certo lapso de tempo, j se ter verificado o cumprimento da obrigao [art. 312]. o Esta presuno s pode ser ilidida por confisso do devedor originrio, expressa ou tcita [arts. 313 e 314].

3: REGIME LEGAL. O regime legal da prescrio imperativo [art. 300], pelo que so nulos os negcios jurdicos destinados a modificar os prazos legais. Carece de invocao [art. 303] por aquele a quem aproveita, no resultando automaticamente do decurso do prazo. Caso o devedor no invoque a prescrio quando demandado judicialmente pelo credor, o tribunal deve conden-lo no cumprimento [excepo peremptria extintiva]. Caso o devedor cumpra a obrigao, embora prescrita, no pode prevalecer-se da repetio do indevido [restituio], uma vez que o cumprimento de obrigao prescrita consiste numa obrigao natural, judicialmente inexigvel [arts. 304-2 e 402]. A prescrio renuncivel, mas apenas uma vez decorrido o prazo prescricional [art. 302-1].

107

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Alm do devedor, a prescrio pode ser invocada pelos seus credores e quaisquer terceiros com legtimo interesse na sua declarao [art. 305-1].

Impossibilidade Superveniente da Prestao

POR CAUSA NO IMPUTVEL AO DEVEDOR

1: NOO. A impossibilidade da prestao causa de extino das obrigaes quando superveniente, objectiva, absoluta e definitiva [arts. 790ss]. Superveniente: a impossibilidade ocorre aps a constituio da dvida.

o Se a impossibilidade fosse original, o negcio considerar-se-ia nulo


por impossibilidade do objecto [arts. 280-1 e 401-1], pelo que a obrigao no chega sequer a constituir-se.

Objectiva

[salvo

nas

obrigaes que dizer

de

prestao

infungvel]: em

a si,

impossibilidade

tem

respeito

prestao

independentemente da pessoa que a realizar [a prestao impossibilita-se uma vez que nem o devedor, nem qualquer outra pessoa, est em condies de realizar a prestao].

o Se a impossibilidade fosse subjectiva, o devedor deveria fazer-se


substituir por outra pessoa no cumprimento [vg advogado que adoece na vspera do julgamento, art. 767-1]. o No caso de prestao infungvel, a impossibilidade subjectiva produz igualmente a extino da obrigao [art. 767-2 e 791].

Absoluta: a prestao torna-se efectivamente irrealizvel.

o Se a impossibilidade fosse relativa, no importaria a extino da


obrigao, embora pudesse desencadear o instituto da alterao das circunstncias, infra.

108

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Definitiva: o Se a impossibilidade fosse temporria, o devedor no responde pelo atraso no cumprimento [art. 792-1], mas continua adstrito realizao da prestao. Se o credor perder o interesse na realizao da prestao, a impossibilidade temporria

convertida em definitiva [n2]. Se a impossibilidade revestir estas caractersticas, a obrigao extingue-se [art. 7901], liberando o devedor da prestao e correndo o risco por conta do credor, que perde o seu direito de crdito. Tratando-se de impossibilidade parcial, o devedor exonera-se mediante a prestao do que for possvel, devendo ser proporcionalmente reduzida a prestao da contraparte [art. 793-1], salvo perda de interesse do credor [n2]. Se, em virtude do facto que tornou impossvel a prestao, o devedor adquiriu algum direito sobre certa coisa, em substituio do objecto da prestao, pode o credor exigir a prestao dessa coisa [art. 794: commodum de representao]. Esta figura destina-se a corrigir o enriquecimento obtido pelo devedor em consequncia da impossibilidade da prestao [vg seguro ou subsdio] o devedor no sofre prejuzos, uma vez que ficou exonerado da sua obrigao.

2: FRUSTRAO DO FIM DA PRESTAO E PERDA DO INTERESSE DO CREDOR. Se a conduta a que o devedor se vinculou ainda for possvel de realizar, mas h perda do interesse do credor ou satisfao do mesmo por outra via, no h qualquer impossibilidade [MENEZES LEITO], uma vez que a aco abstracta de prestar se mantm como possvel. No entanto, justifica-se a equiparao destas situaes impossibilidade, j que o credor no retira qualquer benefcio da aco do devedor, nem tem qualquer interesse na realizao da prestao [art. 398-2].

3: DISTRIBUIO DO RISCO. J supra 1 foi mencionado que, tornando-se a prestao impossvel em termos objectivos, supervenientes, absolutos e definitivos, o devedor exonera-se da mesma e o risco corre por conta do credor [art. 790-1].

109

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Todavia, o regime da impossibilidade apresenta especificidades quanto distribuio do risco, maxime tratando-se de contratos bilaterais/sinalagmticos [cujo princpio da interdependncia de prestaes impede que uma possa ser realizada sem que a outra o seja tambm]. Por fora do sinalagma, a impossibilidade afecta ambas as partes, pelo que o credor fica desobrigado da contraprestao e tem o direito, se j a tiver realizado, de exigir a sua restituio nos termos previstos para o enriquecimento sem causa, com fundamento no desaparecimento superveniente da causa para a recepo da prestao condictio ob causam finitam [arts. 473-2 e 795-1]. A impossibilidade de uma das prestaes extingue todo o contrato, por caducidade, e o risco distribudo por ambas as partes atravs da extino recproca das suas obrigaes. No haver lugar extino do direito do credor contraprestao no caso de este pretender exercer o direito de commodum de representao [art. 794], supra 1. Se a prestao se tornar impossvel por causa imputvel ao credor, este no fica desobrigado da contraprestao [art. 795-2]. Tratando-se de contrato sinalagmtico, e havendo frustrao do fim da prestao ou realizao do interesse do credor por outra via [supra 2], o devedor deve ser exonerado e, por outro lado, compensado pelas despesas que haja efectuado, segundo MENEZES LEITO [com recurso aplicao analgica do art. 1227, e no do regime da gesto de negcios, como propugna ANTUNES VARELA]. A distribuio do risco [por impossibilidade, perecimento ou deteriorao da coisa] tambm especfica quanto a contratos reais de alienao. A regra geral [brocardo res perit domino] a de que o risco pelo perecimento ou deteriorao da coisa cabe ao que for proprietrio dela, no momento em que tal evento se verifica [art. 796-1]: o devedor fica exonerado da sua obrigao, mas o credor, por conta do qual corre o risco, continua onerado com a sua contraprestao. Com efeito, o risco associado ao proveito que se retira da coisa, o qual compete, em princpio, ao proprietrio. Para efeitos de aferio do momento da transferncia do direito real, importa recordar o teor do art. 408: tratando-se de coisas determinadas, a transferncia da propriedade e, consequentemente, do risco, d-se por mero efeito do contrato. Se, porm, o

110

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL contrato respeitar a coisas futuras, indeterminadas, frutos naturais ou partes integrantes de uma coisa, a transferncia diferida para momento posterior: Coisas futuras: quando se der a aquisio da coisa pelo alienante. Coisas indeterminadas: quando a coisa for determinada com

conhecimento de ambas as partes, salvo obrigaes genricas [quando se der a concentrao da obrigao, arts. 540 e 541]. o Tratando-se de promessa de envio [art. 797], a transferncia do risco d-se com a entrega ao transportador da coisa. Esta norma apenas se aplica s obrigaes genricas [art. 541], uma vez que quando a coisa seja determinada, a transferncia do risco d-se com a celebrao do contrato, muito antes do envio.

Frutos naturais ou partes integrantes de uma coisa: aquando da colheita ou da separao.

Se, porm, a coisa tiver continuado em poder do alienante em consequncia de termo estabelecido a seu favor, o risco s se transfere com o vencimento do termo ou a entrega da coisa vg A vende um quadro mas entrega-o apenas um ms mais tarde, para exibi-lo numa exposio [art. 796-2]; se o mesmo vier a ser destrudo, em virtude de incndio na galeria, vg, A, o vendedor, que suporta o risco. A ressalva quanto ao disposto no art. 807 [art. 7962, in fine] justifica-se na medida em que, se o alienante se constituir em mora quanto obrigao de entrega, esta acarreta a inverso do risco. Cumpre estabelecer a distino entre duas situaes [art. 796-3]:

Contrato sujeito a condio resolutiva: o risco corre por conta do adquirente se a coisa lhe tiver sido entregue. o A condio resolutiva no impede a transmisso da propriedade [art. 1307-1]. o A entrega da coisa faz supor que o adquirente quem est a tirar proveito da mesma, justificando-se que seja ele a suportar o risco

Contrato sujeito a condio suspensiva: o risco corre por conta do alienante.

111

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o A propriedade ainda no se transmitiu, uma vez que tal transmisso apenas eventual. No se justifica, por isso, que seja o adquirente a suportar o risco, mesmo que a coisa lhe haja sido entregue, j que mero detentor.

Alterao das Circunstncias

1: NOO. O instituto da alterao das circunstncias [art. 437] implica a contradio entre dois princpios jurdicos:

Princpio da autonomia privada: exige o pontual cumprimento dos contratos livremente celebrados

Princpio da boa f: no lcito a uma das partes exigir da outra o cumprimento das suas obrigaes quando se assista a uma alterao do status quo que leve a um desequilbrio entre prestaes.

No mbito do art. 437 deparamo-nos com uma concepo objectiva deste instituto, uma vez que se referem as circunstncias efectivamente existentes no momento da celebrao do contrato. Quando, todavia, contrapomos essa disposio ao teor do art. 252-2, acerca do erro sobre a base do negcio e da remisso para o regime da alterao das circunstncias, no podemos deixar de concluir por uma concepo subjectiva do mesmo [falsa representao sobre essas circunstncias]. MENEZES CORDEIRO e OLIVEIRA ASCENSO rejeitam este entendimento, pondo em causa a remisso do art. 252-2 para o regime da alterao das circunstncias, antes reconduzindo a questo para um problema de erro, nos termos gerais, com consequente anulao do negcio jurdico, e no resoluo ou modificao segundo juzos de equidade.

2: REQUISITOS. A aplicao da alterao das circunstncias possvel, verificados os seguintes requisitos:

Existncia de uma alterao das circunstncias face quelas em que as partes fundaram a sua deciso de contratar:

112

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Apenas so relevantes as alteraes das circunstncias

efectivamente existentes data da celebrao do contrato, e que tenham sido causais em relao sua celebrao pelas partes [base do negcio objectiva].

o So irrelevantes: casos de falsa representao quanto s


circunstncias [meros problemas de erro, anulveis: cfr. supra 1]

Carcter anormal dessa alterao: o Imprevisibilidade: vg revoluo ou estado de stio, alteraes legislativas inesperadas.

Alterao lesiva para uma das partes: o Surge um desequilbrio entre as prestaes contratuais.

Leso de tal gravidade que se apresente como contrria boa f a exigncia do cumprimento das obrigaes assumidas: o Este instituto apresenta-se como uma modalidade especfica de abuso do direito [de crdito - art. 334].

o A alterao das circunstncias no pode ser invocada quanto a


contratos j executados [MENEZES CORDEIRO].

Que no se encontre coberta pelos riscos prprios do contrato:

o Cada deciso de contratar envolve uma assuno de riscos, pelo


que s ser considerada alterao das circunstncias quando a leso no se reconduza ao crculo de riscos considerados como normais daquele contrato. o Exclui-se a aplicao deste instituto nos contratos aleatrios, em que no haja limites quanto aos riscos assumidos pelas partes.

3: MORA DA PARTE LESADA. O art. 438 nega parte lesada o direito resoluo ou modificao do contrato por alterao das circunstncias se se encontrava em mora no momento em que essa alterao se verificou. Coerentemente, a mora do devedor provoca uma inverso do risco da prestao [art. 807]. Nestes termos, se o devedor, por causa que

113

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL lhe imputvel, no cumprir na data aprazada, entende-se que assume o risco de verificao de posteriores desequilbrios contratuais. Ressalve-se o regime previsto no art. 830-3, 2 parte, que estabelece que, na aco de execuo especfica, a sentena pode determinar a modificao do contrato [e no a resoluo] nos termos do art. 437, ainda que a alterao das circunstncias seja posterior mora nos casos de contratos-promessa de venda de edifcios ou fraces autnomas.

4: EFEITOS. A alterao das circunstncias origina um desequilbrio contratual, que cumpre colmatar. Tal fundamento bastante para a resoluo do contrato, nos termos do art. 432-1 [art. 437-1], ou a modificao do mesmo segundo juzos de equidade. Optando-se pela resoluo do contrato, aplicam-se as regras desta [art. 439]: efeito retroactivo, com a ressalva face aos contratos de execuo continuada ou peridica [sem que abranja as prestaes j realizadas, art. 434-2] Todavia, entende MENEZES LEITO que a resoluo no tem que ser requerida em juzo [contra ALMEIDA COSTA], com base no disposto no art. 436-1, ex vi art. 439, bastando a mera declarao contraparte, nos termos gerais. Optando-se pela modificao segundo juzos de equidade, prope MENEZES CORDEIRO que se procure a reposio do equilbrio contratual, tomando em ateno a vontade das partes no contrato e a eficcia concreta da alterao na esfera da parte lesada.

Cumprimento

1: NOO. O cumprimento consiste na realizao da prestao devida, pelo devedor [art. 762-1]. A obrigao extingue-se atravs da satisfao do interesse do credor, com a consequente liberao do devedor. O cumprimento , com efeito, a causa normal de extino das obrigaes, atravs da concretizao da conduta a que o credor tinha direito.

2: PRINCPIOS GERAIS. Segundo MENEZES LEITO, o regime do cumprimento das obrigaes deve obedecer aos seguintes princpios:

114

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Princpio da pontualidade [arts 406-1 e 762-1]:

o Consagrado a propsito dos contratos [art. 406-1], este princpio


dever ser aplicvel a todas as obrigaes [GALVO TELLES].

o Pressupe a exigncia de uma correspondncia integral em todos os


aspectos, e no apenas quanto ao momento de celebrao do contrato [pontualidade stricto sensu]: cumprimento ponto por ponto, enfim, e no somente cumprimento no tempo devido.

o Probem-se quaisquer alteraes prestao devida, sob pena de


cumprimento defeituoso. Com efeito, o credor no pode ser constrangido a receber do devedor coisa ou servio diferente do que fora inicialmente convencionado [aliud pro alio], ainda que possua um valor superior ao da prestao devida.

Princpio da integralidade [art. 763-1]: o O devedor deve realizar a prestao de uma s vez, ainda que se trate de prestao divisvel [susceptvel de ser fraccionada sem prejuzo para o interesse do credor]. o Considera-se que o comando de realizar a prestao unitrio, para o devedor, uma vez que do interesse do credor receber a prestao de uma s vez.

o Norma supletiva, admitindo-se estipulao em contrrio [vg art. 934,


venda a prestaes], caso em que o cumprimento deve ser fraccionado, e no realizado por inteiro [sob pena de enriquecimento do credor, art. 476-3].

o Poder haver lugar ao pagamento parcial, de igual modo, quando tal


resulte dos usos: vg caso o montante em falta tenha valor desprezvel, sendo contrria boa f a inviabilizao da prestao, pelo credor [art. 762-2].

Princpio da boa f [art. 762-2]:

115

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Tanto no cumprimento da obrigao, como no exerccio do direito correspondente, devem as partes proceder de boa f. o No basta, com isto, a mera realizao da prestao devida em termos formais, mas antes o respeito dos ditames da boa f [por quem executa e por quem exige a prestao]. o Deveres acessrios de conduta: proteco, informao e lealdade, cujo no acatamento, embora no legitime o recurso aco de cumprimento [art. 817], pode implicar uma situao de

responsabilidade civil, e fundamentar o direito de indemnizao, verificados os pressupostos gerais [dano e nexo de causalidade].

Princpio da concretizao: o A vinculao do devedor deve ser concretizada numa conduta real e efectiva, com respeito pelos pressupostos de cumprimento

[capacidade e legitimidade das partes e disponibilidade da coisa] e pela disciplina da sua forma de realizao [lugar e tempo do cumprimento]. Aos quais ROMANO MARTINEZ acrescenta: Princpio da capacidade para efectuar o cumprimento e receber a prestao [art. 764] Princpio da legitimidade para efectuar a prestao [arts. 765-2 e 767] Princpio da legitimidade para receber a prestao [arts. 769-771

Estes princpios sero estudados infra, separadamente.

3: CAPACIDADE PARA O CUMPRIMENTO. No se exige a capacidade do devedor, a menos que a prpria prestao consista num acto de disposio [art. 764]. A prestao poder, assim, ser realizada pelo devedor incapaz [vg prestaes de facto material como a pintura de uma casa ou prestaes de facto negativo como a no construo de um muro]. A capacidade do devedor ser exigida se a prestao consistir num acto de disposio, maxime quando o cumprimento implica a celebrao de um novo negcio jurdico [vg contrato prometido em relao ao contrato-promessa] ou dele resulte directamente a

116

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL alienao ou onerao do patrimnio do devedor [vg escolha da prestao, nas obrigaes genricas e alternativas]. Nestes casos, deve o cumprimento ser realizado pelo representante do incapaz, nos termos gerais, sob pena de anulao [arts. 125 e 139]. O credor pode oporse ao pedido de anulao se o devedor no tiver tido prejuzo com o cumprimento [exceptio doli, art. 764-1, in fine]. Sendo a prestao realizada por terceiro, esta consistir sempre num acto de disposio, uma vez que o terceiro no se encontra vinculado sua realizao por um negcio jurdico anterior a capacidade de terceiro , pois, sempre exigvel. Quanto ao credor, este deve ser sempre capaz, sob pena de destruir o objecto da prestao ou de no tirar qualquer proveito com o cumprimento. Se a prestao for realizada a credor incapaz, o seu representante legal poder requerer a sua anulao, e a realizao de nova prestao pelo devedor [n2]. Do mesmo modo, pode o devedor opor-se ao pedido de anulao da prestao realizada ou de nova prestao, invocando, aqui, uma excepo fundada no princpio da proibio do enriquecimento injustificado, impedindo que o credor incapaz enriquea com a nova prestao.

4: DISPONIBILIDADE DA COISA. O devedor tem que ser titular da coisa dada em prestao, a fim de realizar eficazmente o cumprimento. Nestes termos, se o credor, de boa f, receber a prestao da coisa que o devedor no possa alhear, pode impugnar o cumprimento [art. 765-1], seja alheia a coisa, ou prpria de que o devedor no possa dispor. Compreende-se esta soluo: de outro modo, o credor estaria sempre sujeito possibilidade de ver a coisa reivindicada pelo seu legtimo proprietrio, ou o cumprimento anulado. Ao devedor j no assiste o mesmo direito de impugnao, esteja ele de boa ou de m f [n2], a menos que possa oferecer imediatamente nova prestao em substituio da anteriormente realizada.

5: LEGITIMIDADE PARA O CUMPRIMENTO. Geralmente, o cumprimento verifica-se com a realizao da prestao pelo devedor ou pelo credor. Todavia, admite-se que a prestao seja realizada por um terceiro, nos seguintes termos:

117

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Legitimidade activa [autor da prestao: solvens]

o O princpio da legitimidade activa generalizado a todas as


pessoas, tenham elas interesse directo no cumprimento da obrigao, ou no [art. 767-1].

o Ainda assim, o credor s pode exigir a prestao do devedor,


embora no se possa opor sua realizao por terceiro, sob pena de incorrer em mora perante o devedor como se tivesse recusado a prestao deste [arts. 768-1 e 813]. O credor s poder recusar a prestao, neste caso, se o devedor se opuser ao cumprimento, desde que o interesse no tenha interesse directo na satisfao do crdito, vg por ter garantido a obrigao [arts. 768-2 e 592].

o O terceiro no poder cumprir se a prestao for infungvel, por


natureza ou por conveno das partes [n2]. Neste caso, o credor pode recusar a prestao de terceiro e exigir que seja realizada pessoalmente pelo devedor. O cumprimento por terceiro provoca os seguintes efeitos: o o o A obrigao extingue-se O devedor libera-se Eventualmente:

Doao indirecta do terceiro ao devedor, quando cumpra com esprito de liberalidade [art. 940] o terceiro nada vai adquirir.

Transmisso do crdito para o terceiro por sub-rogao, arts. 589ss o pagamento visto como um facto determinante da transmisso do crdito, adquirindo o terceiro o mesmo direito que o credor possua [art. 593].

Obteno de um direito de reembolso de despesas [vg gesto de negcios ou mandato, arts. 464ss e 1157ss] o

118

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL pagamento juridicamente considerado um acto jurdico alheio, realizado por conta do devedor.

Restituio do enriquecimento por prestao, caso o terceiro haja cumprido por se julgar erroneamente vinculado para com o credor [art. 477] ou devedor [art. 478] sem que exista causa jurdica para essa realizao.

Restituio do enriquecimento por despesas, em caso de pagamento de dvida alheia, sem que se verifique nenhuma das situaes supra verificando-se proveito para o devedor.

Legitimidade passiva [receptor da prestao: accipiens]: o A legitimidade para receber a prestao estabelecida em termos mais restritivos [art. 769]: a prestao deve ser feita ao credor ou ao seu representante, e, em princpio, s estes tm legitimidade para a receber.

o Todas as outras pessoas so considerados terceiros, pelo que a


realizao da prestao a estes no comportar a extino da obrigao. Com efeito, o devedor poder ser condenado a realizla uma segunda vez.

o Tratando-se de credor incapaz, apenas ao representante legal


que a prestao dever ser efectuada, sob pena de anulao do cumprimento, nos termos do art. 764-2.

o Tratando-se de representao voluntria, o devedor no


obrigado a satisfazer a prestao ao representante do credor, salvo conveno nesse sentido [art. 771] MENEZES LEITO critica esta soluo, uma vez que contraria as tendncias da actual sociedade econmica, fazendo aplicar o regime da mora do credor [art. 813], ao invs de permitir a aceitao de prestaes recebidas mediante procurao.

119

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o O devedor pode recusar a prestao perante o representante


voluntrio [PIRES DE LIMA e ANTUNES VARELA interpretam restritivamente esta disposio, no aplicvel ao nncio nem ao encarregado de cobrana, contra MENEZES LEITO]. A realizao da prestao a terceiro comporta os seguintes efeitos:

o A obrigao no se extingue [art. 770, promio], podendo o


autor/devedor da prestao exigir a sua restituio com fundamento no enriquecimento por prestao [art. 476-2].

o Excepes casos em que a obrigao se extingue com a recepo


por terceiro, adquirindo este legitimidade para tal [art. 770]:

a): estipulao ou consentimento pelo credor b): ratificao pelo credor, expressa ou tcita [o terceiro adquire legitimidade superveniente]

c): aquisio posterior do crdito pelo terceiro d): o credor no tem interesse em novo

cumprimento da obrigao

e): o credor herdeiro de quem recebeu a prestao

f): se a lei considerar liberatria a prestao feita a terceiro, por outro motivo

6: TEMPO DO CUMPRIMENTO. No mbito do tempo do cumprimento [arts. 777ss], a doutrina distingue:

Momento em que o devedor pode cumprir a obrigao: forando o credor a receber a prestao, sob pena de este entrar em mora [arts. 813ss].

o Pagabilidade do dbito [art. 777-1, 1 parte]


Momento em que o credor pode exigir do devedor a realizao da prestao: sob pena de o devedor entrar em mora [arts. 804ss].

120

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Exigibilidade ou vencimento do dbito [art. 777-1, 2 parte]


A este respeito, cumpre reter a seguinte contraposio: Obrigaes puras: cujo cumprimento pode ser exigido ou realizado a todo o tempo. o Regra geral, as obrigaes so puras, uma vez que no tm prazo certo estipulado. o O credor tem direito de exigir a todo o tempo o cumprimento da obrigao, assim como o devedor pode a todo o tempo exonerarse dela [art. 777-1].

o O devedor apenas entra em mora com a exigncia de


cumprimento pelo credor [interpelao, art. 805-1].

Obrigaes a prazo: cuja exigibilidade ou possibilidade de realizao do pagamento diferida para momento posterior.

o Prazo de cumprimento por estipulao das partes ou disposio


especial da lei [art. 777-1, 1 parte] obrigaes com prazo certo o O decurso do prazo constitui o devedor em mora [art. 805-2a].

o Mesmo que as partes no tenham estipulado prazo, e na omisso


da lei, casos h em que a obrigao no pode ser tida como pura, carecendo de prazo: quer pela prpria natureza da prestao, quer pelas circunstncias que a determinaram ou pelos usos. Neste caso, cabe ao tribunal a fixao de prazo [art. 777-2]. A determinao do prazo do cumprimento pode ser deixada ao critrio de uma das partes: o credor ou o devedor. Quando o credor no use a faculdade que lhe foi concedida, deve o tribunal fixar o prazo, a requerimento do devedor [art. 777-3]. Quando o prazo seja deixado ao critrio do devedor, a lei distingue:

o Critrio objectivo [vg capacidade econmica do devedor]


obrigaes cum potuerit/quando puder [art. 778-1].

121

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Critrio subjectivo [vg se aprouver ao devedor realizar a


prestao nesse momento] obrigaes cum voluerit/quando quiser [art. 778-2]. A possibilidade de a prestao ser realizada ou exigida em momento posterior constitui um benefcio. A parte a quem atribudo o benefcio do prazo pode renunciar a ele, podendo realizar a prestao antes do fim do prazo ou exigi-la a todo o tempo, consoante respeite ao devedor ou ao credor, respectivamente. Sendo assim, eis a quem pode competir o benefcio do prazo [art. 779]:

Ao devedor: regra geral o o O credor no pode exigir a prestao antes do fim do prazo O devedor tem o direito de proceder sua realizao a todo o tempo, renunciado ao benefcio do prazo, sem que o credor a tal se possa opor, sob pena de mora do mesmo [art. 813] o H pagabilidade, mas no exigibilidade

o O devedor perde o benefcio do prazo caso a sua situao


patrimonial se altere [insolvncia] ou pratique algum acto incompatvel com a confiana do credor [diminuio das garantias do crdito e no realizao de uma prestao nas dvidas a prestaes] o credor pode, nestes casos, exigir o cumprimento imediato da obrigao [arts. 780 e 781], uma vez que foi posta em causa a confiana do credor na solvabilidade do devedor.

Ao credor [vg depsito, art. 1194] o o o O credor tem a faculdade de exigir a prestao a todo o tempo O devedor s tem a possibilidade de cumprir no fim do prazo H exigibilidade, mas no pagabilidade

A ambos [vg mtuo oneroso, art. 1147] o Nenhuma das partes tem a faculdade de determinar a antecipao do cumprimento o O decurso do prazo funciona para a pagabilidade e exigibilidade

122

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

7: LUGAR DO CUMPRIMENTO. As regras que regulam o lugar onde deve ser realizada a prestao so supletivas [arts. 772ss], cedendo perante estipulao contrria das partes e disposies especiais, previstas ao longo do CC [vg art. 885- o lugar do pagamento do preo o mesmo da obrigao de entrega da coisa]. Doutrinariamente temos: Obrigaes de colocao: o O devedor deve apenas colocar a prestao disposio do credor no seu prprio domiclio ou noutro lugar.

o Ao credor cabe o nus de levantar a prestao fora do seu


domiclio pelo no levantamento, o devedor no pode ser responsabilizado, uma vez que se trata de mora do credor [art. 813].

Obrigaes de entrega: o O devedor tem efectivamente que entregar a coisa ao credor no domiclio deste, ou no lugar por este acordado, sob pena de mora do devedor [art. 804].

Nos dois casos, o lugar da prestao coincide com o lugar do resultado.

Obrigaes de envio:

o Situao intermdia: o devedor, embora no se limite a colocar a


coisa disposio do credor, tambm no tem que lhe assegurar a sua entrega efectiva. o O devedor est apenas obrigado a enviar a coisa para o domiclio do credor, sendo o transporte da conta e risco deste.

o O local do cumprimento aquele onde o devedor procede


entrega ao transportador. Se o transporte se atrasar ou a coisa se perder ou se deteriorar, o risco corre por conta do credor [art. 797]. Ainda assim, a obrigao s se extingue a partir do momento em que o credor recebe a coisa enviada.

123

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o H uma diferenciao entre o lugar da prestao e o lugar do


resultado da mesma. A determinao do lugar do cumprimento cabe, em princpio, s partes [art. 772-1, 1 parte], seja por conveno expressa ou tcita [art. 217]. Exemplo: resulta da prpria natureza da prestao que o lugar do cumprimento da prestao de pintar uma casa seja nessa mesma casa, vg. Na falta de conveno das partes, a regra geral que o cumprimento seja realizado no domiclio do devedor: favor debitoris [art. 772-1] obrigaes de colocao. O credor tem, assim, o nus de se deslocar ao domiclio do devedor para obter a prestao. Se, por outro lado, a obrigao tiver por objecto a entrega de uma coisa mvel, a regra a de que a obrigao seja cumprida no lugar onde a coisa se encontrava ao tempo da concluso do negcio, seja essa coisa determinada [art. 773-1] ou genrica [n2]. Ainda assim, a obrigao de colocao, uma vez que o credor deve ainda deslocar-se. Se a obrigao tiver por objecto certa quantia de dinheiro [obrigaes pecunirias], deve ser cumprida no domiclio que o credor tiver ao tempo do cumprimento [art. 774] obrigaes de entrega, face facilidade das transferncias de dinheiro. Durante o transporte e at entrega ao credor, o risco corre por conta do devedor. A alterao do domiclio das partes pode no significar necessariamente a alterao do local de cumprimento, sempre que a parte lesada sofra prejuzos com essa alterao:

Obrigaes de colocao [art. 772-2]: o Se ocorrer mudana do domiclio do devedor depois da constituio da obrigao, o cumprimento realizado no novo domiclio, salvo prejuzo para o credor.

Obrigaes de entrega [art. 775]:

o Se ocorrer mudana do domiclio do credor depois da constituio


da obrigao, o cumprimento realizado no domiclio do devedor. o A obrigao de entrega converte-se em obrigao de colocao.

124

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Quanto impossibilidade de realizao da prestao no lugar fixado, quando seja essencial em relao prpria prestao [vg por destruio do edifcio ou alteraes climatricas que impossibilitam espectculo ao ar livre]:

Se a impossibilidade j existia no momento da concluso do negcio: nulidade [arts. 280-1 e 401] impossibilidade originria.

Se a impossibilidade posterior celebrao do negcio: extino da obrigao [art. 790] impossibilidade superveniente. o Contratos bilaterais/sinalagmticos: perda do direito

contraprestao. Diferentemente, se o lugar do cumprimento no aparecer como essencial em relao obrigao, a obrigao no se considera extinta, devendo a prestao ser realizada noutro lugar [art. 776]: Havendo lacuna negocial, a mesma ser integrada de harmonia com a vontade hipottica das partes [art. 239].

Aplicar-se-iam as regras supletivas dos arts. 772ss foi esta a soluo legal consagrada no art. 776. Se, ainda assim, permanecer alguma lacuna negocial, caber recurso integrao dos negcios jurdicos, nos termos do art. 239.

8: IMPUTAO DO CUMPRIMENTO. Quando existam vrias dvidas e a prestao prestada no chegue para as extinguir a todas, ao devedor cabe a faculdade de imputao do cumprimento, i.e., a escolha das dvidas a que o cumprimento se refere [art. 783-1]. Esta regra comporta excepes, a reter:

O devedor no pode imputar o cumprimento numa dvida ainda no vencida, se o prazo tiver sido estabelecido em benefcio do credor [n2, 1 parte]. o Regra geral: o prazo estabelecido em benefcio do devedor [art. 779] o devedor pode antecipar o cumprimento, livremente. o Prazo estabelecido em benefcio do credor: este pode recusar a antecipao do cumprimento, pelo devedor.

125

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o O mesmo se diga se o prazo for estipulado em benefcio de ambas


as partes [MENEZES LEITO].

O devedor no pode imputar o cumprimento numa dvida de montante superior prestao efectuada, sempre que o credor tenha a faculdade de recusar o pagamento parcial [n2, 2 parte]. o Princpio da integralidade da prestao [art. 763-1].

O devedor no pode imputar o cumprimento numa dvida de capital, enquanto estiver obrigado a pagar tambm despesas, indemnizao moratria ou juros [art. 785-2].

Caso o devedor no efectue a designao, cabe aplicao das regras supletivas do art. 784, no podendo o credor substituir-se ao devedor na imputao.

9: PROVA DO CUMPRIMENTO. A prova do cumprimento compete, em princpio, ao devedor, uma vez que o cumprimento constitui um facto extintivo do direito do credor que deve ser demonstrado pela parte contra quem o crdito invocado [art. 342-2]. Todavia, o cumprimento no pode ser provado mediante prova testemunhal [art. 395], pelo que se recomenda que o autor do cumprimento exija do credor uma declarao escrita [quitao ou recibo, quando conste de documento avulso] de que recebeu a prestao em dvida o devedor encontra-se quite para com o credor [art. 787]. Por vezes a lei presume j ter ocorrido o cumprimento, em virtude de j ter decorrido determinado prazo sobre a constituio da obrigao [arts. 312ss, prescries presuntivas].

10: NATUREZA JURDICA DO CUMPRIMENTO. Quanto natureza jurdica do cumprimento, a nossa lei consagrou expressamente [art. 762-1] a teoria da realizao real da prestao, defendida por LARENZ, nos termos da qual ser suficiente, para o cumprimento, a obteno do resultado da prestao atravs do acto de prestar do devedor que corresponda prestao devida. Rejeita-se, assim, qualquer carcter negocial ao cumprimento, uma vez que se trata de um simples acto devido, de cariz real ou material. Refere GALVO TELLES que no

126

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL cumprimento no se inova, mas somente se executa: acto real de liquidao, que no exige qualquer exteriorizao do animus solvendi.

Causas de Extino das Obrigaes alm do Cumprimento

1: DAO EM CUMPRIMENTO E DAO PRO SOLVENDO. A dao em cumprimento [arts. 837ss] consiste numa causa de extino das obrigaes atravs da prestao de coisa diversa da que era devida, ainda que de valor superior, com assentimento do credor. Desta primeira noo, podemos concluir pelos seguintes pressupostos: Realizao de uma prestao diferente da que foi devida:

o A prestao que o devedor realiza no coincide com aquela a que


est vinculado, pelo que no cabe exonerao, nos termos do art. 762-1 realiza um aliud em relao ao que estava

originariamente vinculado.

o No h qualquer limitao: o art. 837 respeita tanto a obrigaes


de prestao de coisa especfica, como a obrigaes de prestao de coisa fungvel, obrigaes pecunirias, genricas, prestao de facto ou de facere. Exemplo: em lugar da entrega de um automvel, pode haver cumprimento mediante entrega de quantia monetria ou de um barco, vg. o Essa prestao no corresponde, todavia, a uma nova obrigao assumida pelo credor [vs novao, art. 857].

o A prestao deve ser definitivamente realizada, no sendo


suficiente a mera celebrao do acordo transmissivo do direito [vs art. 408-1]. Acordo do credor relativo exonerao do devedor com essa prestao:

o Brocardo aliud pro alio: a outra prestao, mesmo que de valor


superior, pode no corresponder ao interesse do credor.

127

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Obrigao solidria: a dao em cumprimento pode ser realizada apenas por um dos devedores [art. 523] e/ou apenas a um dos credores [art. 532] dependendo da solidariedade ser passiva ou activa, respectivamente. A dao em cumprimento determina a extino da obrigao [art. 837], com a consequente exonerao do devedor. Em regime de solidariedade, a realizao da prestao por um dos condevedores determina a extino da obrigao para com os restantes. O mesmo se diga quanto solidariedade activa [extino da obrigao do devedor para com todos os credores]. Se a dvida a extinguir no existia, cabe a repetio do indevido, nos termos gerais [art. 476-1]. Diferentemente, se a dao em cumprimento for invlida, a relao obrigacional primitiva continua a subsistir, salvo verificao de facto extintivo autnomo [vg prescrio]. Se a causa de invalidade for imputvel ao credor [vg simulao, dolo ou coaco] no renascem as garantias prestadas por terceiro de boa f [art. 839]. Quanto natureza jurdica desta figura, MENEZES LEITO concorda com o entendimento de MENEZES CORDEIRO, segundo o qual se recusa a integrao da dao em cumprimento noutras categorias, limitando-se a qualific-la como uma forma convencional de extino das obrigaes atravs da realizao de uma prestao diversa da devida. A dao pro solvendo [art. 840], ou dao em funo do cumprimento, consiste na execuo de uma prestao diversa da devida, para que o credor proceda realizao do valor dela e, com isso, obtenha a satisfao do seu crdito [atravs da transformao em dinheiro da prestao realizada]. Cumpre, pois, distinguir:

Dao pro solvendo: o A realizao da prestao diversa da devida no visa obter a imediata exonerao do devedor, mas antes proporcionar ao credor uma forma mais fcil de obter a satisfao do seu crdito: o crdito subsiste at que o credor venha a realizar o valor dele [vg atravs da venda do bem entregue, da cobrana do crdito ou do cumprimento da dvida].

128

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o No se verifica uma causa distinta de extino das obrigaes, mas sim de um meio de facilitar o cumprimento das obrigaes: trata-se de um negcio preparatrio do cumprimento. o a actuao do credor que extingue a obrigao, em cumprimento de um encargo que lhe conferido pelo devedor. Dao em cumprimento:

o A realizao da prestao diversa da devida visa obter a imediata


exonerao do devedor.

o Verifica-se uma causa distinta de extino das obrigaes.


o a actuao do devedor que extingue a obrigao.

Conclui-se: a datio pro solvendo consiste num mandato conferido pelo devedor ao credor para proceder liquidao da prestao realizada. No poder ser revogado pelo devedor, salvo justa causa [art. 1170-2].

2: CONSIGNAO EM DEPSITO. A consignao, outra causa de extino das obrigaes, consiste na possibilidade reconhecida ao devedor nas obrigaes de prestao de coisa de extinguir a obrigao atravs do depsito judicial da coisa devida, sempre que no possa realizar a prestao com segurana por qualquer motivo relacionado com a pessoa do credor, ou quando este se encontre em mora [art. 841-1]. Exemplo: o devedor desloca-se a casa do comprados para entregar a encomenda, mas o ltimo ausentou-se inesperadamente. Com efeito, no justo que, nestes casos, o devedor fique indefinidamente vinculado ao cumprimento. Considera-se que o credor no presta a colaborao necessria para esse cumprimento, pelo que conferida ao devedor a faculdade [facultativa, n2] de extinguir a obrigao sem a colaborao daquele. A consignao em depsito necessariamente judicial: se extrajudicial, no extinguir qualquer obrigao. Eis os pressupostos desta causa de extino:

A obrigao tem por objecto uma prestao de coisa [vg quantia pecuniria]:

129

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o o Prestaes de facto positivo: insusceptveis de depsito. Prestaes de facto negativo: o cumprimento da obrigao ocorre independentemente da cooperao do credor.

No possvel ao devedor realizar a prestao por motivo relativo ao credor: o Impossibilidade no imputvel ao devedor de realizar a prestao ou de o fazer com segurana, por qualquer motivo relacionado com a pessoa do credor.

Exemplos: credor incapaz sem representante legal [art. 764-2], credor cujo paradeiro desconhecido ou o devedor que no sabe com segurana quem o credor.

o Mora do credor: recusa em receber a prestao ou praticar os


actos necessrios ao cumprimento [arts. 813ss]. Exemplos: credor que recusa receber a prestao ou credor que recusa passar quitao da dvida [art. 787-2]. Os efeitos da consignao em depsito podem ser de trs ordens:

Instituio de uma relao processual entre o consignante/depositante e o credor

Instituio

de

uma

relao

substantiva

triangular

entre

consignante/depositante, o consignatrio da coisa devida e o credor: o o Semelhanas com o contrato a favor de terceiro [arts. 443ss]. O credor adquire um direito entrega da coisa por parte do consignatrio [art. 844]. o Relao de cobertura: consignante e consignatrio

o Relao de atribuio: obrigao que o consignante visa satisfazer o Relao de execuo: o credor recebe o direito sobre o
consignatrio

Eficcia da consignao sobre a obrigao:

130

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o A obrigao persiste, no percurso do processo: o risco corre pelo credor e a dvida no vence juros. o Ao devedor atribuda, na pendncia do processo, uma excepo dilatria de recusa da prestao.

o Consignao aceite pelo credor ou declarada vlida pelo tribunal:


exonerao do devedor, retroagindo at data do depsito [art. 846]. 3: COMPENSAO. A compensao uma forma de extino das obrigaes segundo a qual, quando duas pessoas estejam reciprocamente obrigadas a entregar coisas fungveis da mesma natureza, admissvel que as respectivas obrigaes sejam extintas, total ou parcialmente, pela dispensa de ambas de realizar as suas prestaes [ficando quites: 500 - 500 = 0] ou pela deduo a uma das prestaes daquela devida pela contraparte [arts. 847ss]. A extino de ambas as obrigaes por compensao determina a exonerao de ambos os devedores. Cumpre atender aos seguintes pressupostos da compensao [art. 847]: Existncia de crditos recprocos: o Cada uma das partes tem que possuir um crdito contra a outra

o Fica vedada a invocao de crditos alheios [art. 851-2] vg


fiador ou condevedor solidrio. Para tal, seria sempre necessrio o consentimento do respectivo credor. Por outro lado, no podem ser invocados crditos sobre outras pessoas, ainda que ligadas por qualquer relao ao credor [vg contrato a favor de terceiro, art. 449]. Fungibilidade das coisas objecto das prestaes e identidade do seu gnero: o A compensao no foi restringida ao dinheiro, admitindo-se a compensao em relao a prestaes de coisa fungvel [art. 207], do mesmo gnero e qualidade vg quantidades de uma mesma mercadoria.

131

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o A quantidade pode no ser idntica, uma vez que se admite a compensao parcial, caso uma das dvidas seja de montante superior outra [art. 847-2]. Exigibilidade do crdito que se pretende compensar:

o O crdito do declarante tem que ser judicialmente exigvel [art.


847-1] s podem ser compensados os crditos em relao aos quais o declarante esteja em condies de obter a realizao coactiva da prestao.

o Excluem-se: crditos de obrigao natural [art. 402] ou crditos


ainda no vencidos. As vantagens desta figura residem no facto de se extinguirem ambas as obrigaes sem necessidade de realizao da prestao devida, facilitando os pagamentos, e de funcionar como garantia dos crditos [vg perante insolvncia do devedor]. No so compensveis os seguintes crditos [art. 853]: Crditos provenientes de factos ilcitos dolosos Crditos impenhorveis Crditos do Estado ou de outras pessoas colectivas pblicas Crditos cuja compensao envolva leso de direitos de terceiros Crditos cujo devedor haja renunciado compensao

O regime legal da compensao, conforme consagrado no CC, foi influenciado pelo BGB, exigindo-se, como condio de eficcia da compensao, uma declarao da parte que a pretende [art. 848], contrariamente, pois, aos sistemas francs, italiano e espanhol: compensao automtica, que opera de direito [ope legis] e sem necessidade de qualquer declarao negocial nesse sentido [CC de 1867]. Em concluso, a compensao no opera de modo automtico, na medida em que carece de ser invocada por uma das partes, mediante declarao judicial ou extrajudicial. No entanto, uma vez feita essa declarao, os crditos consideram-se extintos desde o momento em que se tornaram compensveis, retroactivamente [art. 854] esse o momento relevante para a extino da obrigao. Assim, se aps essa data um dos crditos for cedido a

132

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL terceiro, arrestado ou penhorado, o declarante pode continuar a invocar a compensao [art. 853-2, a contrario]. A declarao de compensao ineficaz se for feita sob condio ou termo [art. 8482], de modo a salvaguardar o grau de certeza que necessrio conferir extino da obrigao, retroagindo ao momento da compensabilidade dos crditos. A par da compensao legal supra, admissvel a figura da compensao convencional ou contratual: compensao que, em lugar de ocorrer atravs de uma declarao unilateral, resulta de um acordo celebrado entre as partes [contrato de compensao]. Exige-se, to-s, a existncia de crditos de ambas as partes, e no necessrio que se trate de crditos recprocos, exigveis ou que tenham por objecto prestaes homogneas. Tambm admitida face a crditos por factos ilcitos dolosos, do Estado ou de outras pessoas colectivas pblicas, mas no face a crditos impenhorveis [art. 853-b] ou de crditos que impliquem prejuzo para terceiros [art. 853-2]. MENEZES LEITO, na esteira de LARENZ, situa a compensao no mbito dos tipos contratuais, admissvel em termos autnomos, atravs da qual se vem suprir reciprocamente o cumprimento de duas obrigaes.

4: NOVAO. A novao [novatio, do Direito Romano] a causa de extino das obrigaes atravs da constituio de uma nova obrigao, que substitui a primeira [arts. 857 ss]. Constitui-se, assim, um novo vnculo, embora o facto jurdico que desencadeia a extino da obrigao antiga seja simultaneamente o facto jurdico que constitui a nova obrigao. Dessa extino resulta uma dependncia da causa jurdica do facto extintivo em relao ao facto constitutivo da nova obrigao, e vice versa: por outras palavras, a antiga obrigao s se extingue porque veio a ser constituda uma nova, e a nova obrigao s se constitui porque veio a ser extinta a antiga. Novao objectiva: a nova obrigao se constitui entre os mesmos credor e devedor da obrigao antiga [art. 857]. o Pode ocorrer atravs de: Mudana no objecto da obrigao Alterao da fonte da obrigao

133

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Novao subjectiva: verifica-se uma mudana de algum dos sujeitos da obrigao [art. 858]. o Pode ocorrer por:

Substituio do credor: um novo credor substitudo ao antigo.

Substituio do devedor: um novo devedor, contraindo nova obrigao, substitudo ao antigo, que exonerado pelo credor.

Pressupostos comuns:

o Declarao expressa da inteno das partes de extinguir a


anterior obrigao, criando uma nova em sua substituio [art. 859]:

Sob pena de se considerar uma mera modificao ou transmisso da obrigao primitiva, e no uma novao.

No se pode inferir uma novao atravs de simples modificaes da obrigao, como nas alteraes do prazo de pagamento, taxas de juro, etc.

Exige-se exteriorizao do animus novandi: no se admitem presunes de novao, nem novaes tcitas.

Existncia e validade da obrigao primitiva: Pressupe-se a existncia de uma obrigao antiga, que as partes visam extinguir e substituir por uma nova.

A novao torna-se ineficaz quando se verifique que a obrigao antiga no existia, estava extinta ao tempo em que a segunda foi constituda ou existia, mas fora entretanto declarada nula ou anulada [art. 860-1] a novao no um negcio abstracto, tendo sempre como pressuposto a existncia prvia de uma obrigao.

134

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Sendo ineficaz a novao: E no se tendo ainda verificado o cumprimento: o devedor pode recusar a sua realizao. E j se tenha verificado o cumprimento: o autor do cumprimento tem direito a uma pretenso restituitria [arts. 289 ss e art. 476-1, caso a obrigao seja inexistente: repetio do indevido] o Constituio vlida da nova obrigao: Sob pena de no se verificar a novao, subsistindo a obrigao primitiva [art. 860-2]. A lei tutela a situao de confiana de terceiros garantes que deixam de contar, justificadamente, com a

eventualidade de terem que satisfazer essa obrigao: quando a nova obrigao seja imputvel ao credor [art. 860-2]. Quanto ao regime da novao, o novo crdito no recebe, em princpio, as garantias relativas obrigao antiga [art. 861], uma vez que a garantia sempre concedida tendo em ateno uma concreta obrigao. As garantias podero ser reservadas para a nova obrigao, desde que haja declarao expressa nesse sentido. Os meios de defesa da obrigao antiga [vg existncia de um prazo ou excepo do no cumprimento] extinguem-se em consequncia da novao [art. 862], ao contrrio do que acontece na transmisso das obrigaes [transmisso das excepes, arts. 585 e 598]. Aqui, ao extinguir-se a dvida, naturalmente se extinguem os meios de defesa que a ela respeitavam. Ser admissvel, uma vez mais, quando expressamente estipulado pelas partes. Actualmente a novao perde importncia histrica em face da modificao por consenso do objecto da obrigao, e da admissibilidade da transmisso de crditos e de dvidas. Com efeito, a no consagrao da novao, aquando dos trabalhos preparatrios do CC, chegou a ser equacionada [tal como no BGB].

135

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 5: REMISSO. A remisso consiste no perdo de dvida, i.e., na abdicao do direito de crdito, pelo credor, contra o devedor, com o acordo deste, determinando a extino da dvida sem a realizao da prestao [arts. 863 ss]. Por outras palavras, a remisso consiste no acordo entre o credor e o devedor pelo qual o credor prescinde de receber deste a prestao devida. Exemplos: Se o credor sabe que o devedor se encontra em dificuldades econmicas. Se o credor concluir que a instaurao de uma aco executiva no teria efeitos prticos. Razes de amizade.

Eis os pressupostos desta causa de extino das obrigaes:

Existncia prvia de uma obrigao: o A celebrao da remisso pressupe a existncia da obrigao que se visou extinguir. o A remisso no , por isso, o reconhecimento negativo de dvida, onde o credor se limita a declarar a inexistncia de qualquer obrigao.

Contrato entre credor e devedor pelo qual aquele abdica de receber deste a prestao devida:

o A remisso reveste necessariamente de carcter contratual


[influncias do BGB, vs CC italiano]: exige-se declarao do credor de que abdica de receber a prestao, e aceitao dessa abdicao pelo devedor. Contra a regra geral de extino dos direitos por acto unilateral, enfim. o Problemas prticos: na maior parte dos casos o credor no espera resposta sua declarao, e o devedor no v necessidade de a ela responder.

o O contrato de remisso consiste num acto de disposio do direito


do credor, representando, em relao ao devedor, uma atribuio patrimonial geradora de enriquecimento [liberalidade ou

136

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL compromisso pessoal do credor para com o devedor]. No caso de ser realizada a ttulo de liberalidade, a remisso por negcio entre vivos havida como doao [arts. 863-2 e 940 ss].

o No concebvel que a remisso seja efectuada como


contrapartida da realizao de uma prestao [dao em cumprimento] ou da constituio de uma nova obrigao [novao]. A remisso extingue a obrigao e libera o devedor, perdendo o credor o seu direito de crdito em termos definitivos. Existindo uma pluralidade de partes, cumpre distinguir:

Remisso in rem: remisso concedida a todas as partes ou por todas elas. o Extingue-se a obrigao em relao a todos os sujeitos.

Remisso in personam: remisso concedida a apenas algumas partes ou por apenas algumas delas. o Remisso concedida por ou em benefcio de pessoas especficas, em relao s quais produzir efeitos. A obrigao mantm-se em relao s restantes. o Regime da conjuno ou da parciariedade: extinguem-se as fraces da obrigao em relao s partes em que ocorreu a remisso. A obrigao no afectada quanto aos demais sujeitos.

o Regime da solidariedade:
Passiva: a obrigao remetida de um dos devedores extingue-se, mantendo-se a dos restantes devedores, embora liberados pela parte relativa do devedor

exonerado [art. 864-1]. Activa: o devedor fica exonerado na parte relativa ao credor solidrio que concede a remisso [art. 864-3]. Obrigao plural indivisvel:

Passiva: a remisso concedida pelo credor a um dos devedores implica que o credor s possa exigir

137

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL a prestao dos restantes se lhes entregar o valor da parte que compete ao devedor exonerado [arts. 865-1 e 536]. Activa: a remisso concedida por um dos credores ao devedor implica que este no fique exonerado perante os restantes credores, embora estes s possam exigir-lhe a prestao se entregarem o valor da parte que competia quele credor [art. 865-2].

o Efeitos quanto a terceiros: consideram-se extintas todas as


garantias que asseguravam o cumprimento da obrigao [art. 866-1]: fiana, consignao de rendimentos, penhor, hipoteca, privilgio e direito de reteno razes de tutela da confiana de terceiros garantes. Pelo contrrio, a renncia s garantias da obrigao no faz presumir a remisso da dvida [art. 867]: o devedor no pode aproveitar o benefcio dessa renncia para dele inferir a remisso da obrigao, uma vez que quem normalmente renuncia a uma garantia no o faz por pretender abdicar do crdito.

6: CONFUSO. A confuso a ltima causa de extino das obrigaes regulada pelo CC [arts. 868 ss]. A confuso consiste na extino simultnea do crdito e da dvida em consequncia da reunio, na mesma pessoa, das qualidades de credor e devedor. Com efeito, a obrigao pressupe a alteridade dos sujeitos que esto na posio de credor e de devedor, pelo que quando essa alteridade no se verifica, deixa de haver necessidade jurdica de manter a obrigao. Exemplos: No h alteridade se o devedor adquirir, por cesso, o crdito que sobre ele tinha um credor anterior.

138

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL No h alteridade se uma sociedade vir a ser objecto de fuso com outra, extinguindo-se os crditos e as dvidas recprocas. No so exemplos de confuso, em sentido tcnico: Reunio, na mesma pessoa, das qualidades de proprietrio e titular de um direito real menor. No se extingue o direito de crdito, antes se recupera a propriedade plena [arts. 1476-1b), 1536-1d) e 1569a]. Confuso imprpria: reunio, na mesma pessoa, das qualidades de devedor e garante da obrigao. No se extingue o direito de crdito, antes se extingue a garantia, a menos que o credor tenha interesse na sua manuteno [art. 871-3 e 4].

Pressupostos da confuso proprio sensu: Reunio, na mesma pessoa, das qualidades de credor e devedor: o Em virtude da aquisio, por uma das partes, da posio que a outra ocupava no crdito ou no dbito. o Em virtude da aquisio conjunta por um terceiro das posies que ambas as partes ocupavam na obrigao. No pertena do crdito e da dvida a patrimnios separados: o o Sob pena de no se verificar a confuso [art. 872]. Se a confuso se verificar em consequncia de o devedor adquirir o crdito por herana, continua ele a responder pela sua obrigao at liquidao e partilha [art. 2074-1].

Inexistncia de prejuzo para os direitos de terceiro [art. 871-1]: o Se o vnculo obrigacional se encontrar igualmente a funcionar em benefcio de terceiro [vg usufruto ou penhor sobre crdito], esse vnculo subsiste [art. 871-2].

139

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A extino da obrigao por confuso provoca a extino de todos os acessrios do crdito [vg sinal, clusula penal e obrigaes de juros], bem como de todas as garantias que asseguravam o seu cumprimento [fiana, consignao de rendimentos, penhor, hipoteca, privilgio e direito de reteno], quer as garantias sejam prestadas pelo devedor ou por terceiro. Se a confuso se desfizer, a obrigao renasce com os acessrios supra, mesmo em relao a terceiro [art. 873-1], mas no quanto s garantias prestadas por terceiros [a extino das garantias mantm-se], por razes de tutela da confiana [art. 873-2]. semelhana da remisso, e verificando-se uma pluralidade de partes, cumpre distinguir: Regime da conjuno ou da parciariedade: extinguem-se as fraces da obrigao em relao s partes em que ocorreu a confuso. A obrigao no afectada quanto aos demais sujeitos. Regime da solidariedade:

o Passiva: se forem reunidas na mesma pessoa as qualidades de


devedor solidrio e credor, a obrigao deste extingue-se nessa parte da dvida, ficando os restantes devedores exonerados nesse mbito, embora continuem a responder solidariamente pela restante obrigao [art. 869-1].

o Activa: se forem reunidas na mesma pessoa as qualidades de


devedor e credor solidrio, o devedor fica exonerado, mas apenas na parte relativa a esse credor [art. 869-2]. Obrigao plural indivisvel:

o Passiva: com vrios devedores a reunio, na mesma pessoa, da


posio de credor e de condevedor implica que este s possa exigir a prestao dos restantes condevedores se lhes entregar o valor da parte da posio que adquiriu [arts. 870-1 e 536].

o Activa: com vrios credores a reunio, na mesma pessoa, da


qualidade de devedor e co-titular do crdito no a exonera perante os restantes credores, embora estes s lhe possam exigir

140

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL a prestao se lhe entregarem o valor da parte que competia quele credor [arts. 870-2 e 865-2].

DO NO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAES

Impossibilidade de Cumprimento e Mora no Imputveis ao Devedor

1: IMPOSSIBILIDADE DE CUMPRIMENTO. O cumprimento pode ser impossvel por causa no imputvel ao devedor quando o prprio objecto do cumprimento seja impossvel [objecto mediato ou imediato], em abstracto. Com efeito, no se pode cumprir aquilo que , per se, impossvel.

2: IMPOSSIBILIDADE ORIGINRIA E SUPERVENIENTE. A impossibilidade originria do cumprimento determina a nulidade do negcio jurdico, nos termos do art. 401-1, sem mais. Inversamente, no acarreta a nulidade do negcio jurdico a impossibilidade da prestao relativamente pessoa do devedor [n3], uma vez que no se trata de uma hiptese de impossibilidade, mas sim de incumprimento. Por outro lado, tambm no nulo o negcio que as partes celebraram na expectativa de a prestao vir a ser possvel [n2] vg venda de bens futuros. Por outras palavras, e reformulando, nulo o negcio jurdico cuja prestao seja originaria e objectivamente impossvel e que as partes no tenham admitido a possibilidade de se tornar possvel. Servindo-nos dos requisitos do objecto negocial, inferimos que a impossibilidade originria e objectiva da prestao est relacionada com a inviabilidade fsica ou legal do objecto, com a contrariedade lei ou com a indeterminabilidade [art. 280]:

Impossibilidade fsica absoluta: aspectos materiais derivados da natureza das coisas [vg inexistncia compra e venda de cavalo que havia perecido anteriormente ao acordo; diferentemente, se o cavalo vier a morrer depois da celebrao do contrato, h incumprimento, e no

141

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL impossibilidade, uma vez que o contrato vlido contrato real quoad effectum]. A impossibilidade fsica tem que ser absoluta, pelo que o cumprimento defeituoso ou a impossibilidade de eliminao dos defeitos no constitui um caso de impossibilidade fsica do objecto [vg compra e venda de cavalo que padece de doena incurvel]. Impossibilidade legal: casos de negcios que se dirijam concluso de outros [vg contrato-promessa de compra e venda de bens fora do comrcio ou de um imvel verbalmente].

Contrariedade lei: violao de disposies legais [vg negcios contra legem constituio de um direito real no tipificado, art. 1306; fraude lei].

Indeterminabilidade: negocial.

impossibilidade

de

concretizao

do

objecto

A impossibilidade superveniente, por seu lado, no determina a nulidade do negcio, mas antes o seu incumprimento [cfr. exemplo da venda de cavalo que perece depois de celebrado o contrato, supra]. No estudo subsequente, atender-se- somente impossibilidade superveniente, uma vez que a impossibilidade originria tem maior relevncia em sede da Teoria Geral do Direito Civil. A impossibilidade [superveniente] pode ser: Imputvel ao devedor [arts. 798 ss] Imputvel ao credor Imputvel a terceiro No imputvel

3: IMPOSSIBILIDADE OBJECTIVA E SUBJECTIVA. Esta distino releva a dois nveis: Impossibilidade objectiva: objecto da prestao [art. 790] Impossibilidade subjectiva: pessoa do devedor [art. 791]

4: IMPOSSIBILIDADE DEFINITIVA E TEMPORRIA.

142

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Impossibilidade definitiva: situao de impossibilidade irreversvel Impossibilidade temporria: situao de impossibilidade que perdurar por determinado perodo [art. 792].

5: IMPOSSIBILIDADE TOTAL E PARCIAL.

Impossibilidade total: impossibilidade que respeita a toda a prestao. Impossibilidade parcial: impossibilidade que afecta uma parte da prestao [art. 793].

6: IMPOSSIBILIDADE ABSOLUTA E RELATIVA. Impossibilidade absoluta: exonera o devedor.

o Distingue-se de difficultas praestandi.


Impossibilidade relativa: no exonera o devedor. o H situaes de impossibilidade relativa que so equiparveis a hipteses de impossibilidade absoluta: em razo do carcter excessivamente oneroso e atendendo a regras da boa f, determinando tambm a exonerao do devedor. Exemplo: entrega do anel que caiu ao rio. o Alterao das circunstncias [art. 437].

7: EFEITOS. Se a prestao for impossvel, o devedor fica exonerado de cumpri-la, uma vez que a obrigao se extingue [art. 790]. Segundo o commodum de representao [art. 794], o credor tutelado por duas vias alternativas: O credor substitui-se ao devedor na titularidade de direito que este adquira relativamente a terceiro por virtude do facto que tornou impossvel a prestao [vg seguro e subsdio]. O credor exige que o devedor lhe preste a coisa cujo direito adquiriu por virtude do facto que tornou impossvel a prestao.

143

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Quanto contraprestao, maxime no caso dos contratos sinalagmticos [art. 795], a impossibilidade de uma prestao determina que o credor fica desobrigado da

contraprestao [n1], excepto se a prestao se tornar impossvel por causa imputvel ao credor, caso em que este dever efectuar a contraprestao [n2].

8: TRANSFERNCIA DO RISCO NAS PRESTAES DE COISA. Cumpre estabelecer a seguinte distino: Risco da prestao: regra geral suportado pelo credor, com a reserva dos contratos sinalagmticos [repartio de risco, art. 795]. Risco da coisa [art. 796]: cfr. supra, contratos reais e mbito do art. 408.

9: MORA DO CREDOR. H mora do credor quando este no aceita a prestao ou no colabora na aceitao da mesma [arts. 813 ss]. Ainda que lhe seja imputvel, tal no pressupe culpa do credor. A obrigao mantm-se e assiste-se a uma inverso do risco [art. 815], com direito de compensao do devedor [art. 816]. Prazo admonitrio.

Falta de Cumprimento Imputvel ao Devedor

1: NO CUMPRIMENTO. O devedor [solvens] ter que realizar a prestao nos seguintes termos: Nos termos impostos pela boa f [art. 762-2], sem que a sua actuao cause prejuzos ao credor. Cumprindo a sua prestao pontualmente [arts. 406-1 e 762-1], ajustandose, em todos os aspectos, ao que lhe era devido. A prestao deve ser efectuada integralmente e no por partes, salvo conveno, disposio legal ou uso em contrrio [art. 763].

144

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Nos casos em que o devedor desrespeite os princpios supra, ou pura e simplesmente no realize qualquer prestao, estar-se- perante uma situao de no cumprimento do dever obrigacional. As regras constantes dos arts. 798ss [no cumprimento culposo] so aplicveis, em princpio, s prestaes de execuo instantnea, oferecendo alguns problemas em face de relaes continuadas ou peridicas, que pressupem o cumprimento sucessivo de vrias prestaes. Com efeito, nestes casos o no cumprimento reconduz-se normalmente apenas a um incumprimento relativo a um momento concreto, no pondo em causa a relao contratual no seu todo. No caso do direito resoluo em caso de no cumprimento, entende-se que s uma violao grave ou reiterada d fundamento para a resoluo do contrato de prestao peridica ou continuada. Nesses casos, cumpre aferir se houve ou no uma quebra na relao de confiana estabelecida entre as partes, situao em que haver direito de resoluo. Em caso de no cumprimento culposo [arts. 798 ss] presume-se a culpa do devedor, ainda que apreciada nos termos gerais em abstracto, pela diligncia do bom pai de famlia [arts. 799 e 487-2]. Objectivou-se, assim, a responsabilidade contratual [a culpa era apreciada em concreto, na vigncia do CC anterior]. Assim, desde que, atendendo a critrios de normalidade, a prestao fosse vivel, o solvens considera-se culpado.

2: RESPONSABILIDADE CONTRATUAL. A responsabilidade obrigacional assenta no princpio da culpa, uma vez que a responsabilidade civil , em regra, subjectiva [arts. 483-2 e 798], presumindo-se a culpa do devedor. Como excepo, resta-nos o art. 800 [responsabilidade contratual objectiva, sem culpa].

3: TERCEIRA VIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL. A summa divisio entre a responsabilidade obrigacional e a responsabilidade extra-contratual encontra-se hoje esbatida: veja-se o desenvolvimento de especiais deveres de proteco das partes no contrato, vg. A natureza unitria da responsabilidade civil, enquanto um todo, tem tido ecos na doutrina nacional: o prprio legislador dotou o CC de regras gerais da responsabilidade

145

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL civil comuns a ambas as responsabilidades [arts. 483 ss]. A consequncia comum: obrigao de indemnizar [art. 562 ss]. Em concluso, toda a responsabilidade civil assenta no princpio geral neminem laedere, ainda que com concretizaes especiais que, como em todas as relaes de especialidade, no pretendem afastar as regras gerais nem advm de criao doutrinria ou jurisprudencial: Responsabilidade do produtor [cfr. supra] Responsabilidade do vendedor e do empreiteiro [arts. 789 ss] Responsabilidade do vigilante [art. 491] ROMANO MARTINEZ prope a distino por pequenos ncleos de responsabilidade, relacionados com certas actividades e profisses, nestes termos. Das concluses supra, certa doutrina apelida de terceira via da responsabilidade civil as situaes em que no existe um direito primrio de crdito, por meio do qual algum possa exigir a outrem uma prestao, mas a responsabilidade surge em consequncia da violao de deveres especficos, e no apenas de deveres genricos de respeito, contrapostos aos direitos absolutos. MENEZES LEITO e ROMANO MARTINEZ incluem na denominada terceira via da responsabilidade civil as situaes de violao de deveres derivados da boa f, geradoras de responsabilidade pr-contratual e ps-contratual. Esses deveres no dispem de tutela primria, atravs da aco de cumprimento, mas instituem deveres que constituem um plus relativamente ao dever geral de respeito. Para ROMANO MARTINEZ essa terceira via no verdadeiramente alternativa: se essas fontes de obrigaes no se enquadrarem em previses legais, no podem ser uma verdadeira modalidade de responsabilidade civil. Exemplifiquemos:

Culpa in contrahendo [art. 227]: responsabilidade pr-contratual, segundo preconizada por JHERING. o Violao de deveres pr-contratuais: Informao [informao insuficiente ou omissa quanto qualidade do bem, vg].

146

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Lealdade [ruptura inesperada das negociaes por uma das partes, criao de convico de celebrao de contrato vlido, vg]. Segurana e proteco

o Aplica-se o regime da responsabilidade obrigacional [arts. 798 ss],


dada a violao dos deveres especficos supra. o Na obrigao de indemnizar no se inclui o direito de resolver o contrato, apesar de estes direitos se poderem cumular.

Culpa post pactum finitum [art. 239]: responsabilidade ps-contratual violao de deveres contratuais que subsistem aps extino do vnculo contratual. o o o Sigilo [vg sigilo bancrio] Concorrncia leal [art. 484] No se confunda com a responsabilidade patrimonial que subsiste depois de cessar o vnculo em consequncia de clusula contratual de no concorrncia, vg [na responsabilidade ps-contratual no h qualquer conveno das partes, antes assentando em deveres impostos pela boa f].

Contrato com eficcia de proteco para terceiro [vg arrendamento], e no contrato a favor de terceiro [art. 443]! aqui, terceiros encontram-se na esfera de proteco do contrato [vg os filhos do arrendatrio, no arrendamento].

o A responsabilidade obrigacional ou extra-obrigacional em funo do


tipo de danos, cfr. infra. Relaes contratuais de facto

Em todos os institutos enunciados a responsabilidade obrigacional, podendo ser extracontratual atendendo ao dano causado. O progressivo alargamento do campo de aplicao da responsabilidade obrigacional dificulta a delimitao com respeito s situaes extra-obrigacionais. Exemplifiquemos:

147

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Se o amigo do inquilino cai nas escadas do imvel que o ltimo arrenda, a responsabilidade contratual face ao inquilino e delitual quanto ao amigo? Se um acidente entre dois comboios mata um utente no portador de bilhete, a responsabilidade delitual? Seria responsabilidade contratual se o utente tivesse comprado o bilhete? Sendo que supra conclumos que a distino no indispensvel, no podemos, todavia, prescindir dela. O CC soluciona este problema atravs da clusula geral de responsabilidade civil [art. 483-1], atravs da violao de deveres de proteco que no se fundam no acordo das partes: protege-se a integridade pessoal e patrimonial, fora do permetro contratual. Ressalve-se as diferenas de regime [vg art. 500 vs art. 800]. O alargamento da responsabilidade obrigacional, incluindo deveres delituais no contrato [obrigao de segurana, vg], contraria o princpio de tratar o igual de forma idntica. A incluso de deveres desse tipo seria desnecessria, segundo ROMANO MARTINEZ, j que os deveres acessrios do contrato decorrem das regras gerais da responsabilidade civil. Fundar a responsabilidade por violao de direitos absolutos no negcio jurdico criaria uma hipertrofia do direito contratual. Face ao potencial concurso entre a responsabilidade delitual e a contratual, os partidrios da teoria da prevalncia da responsabilidade contratual em detrimento da primeira, sustentam-na mediante recurso a trs argumentos: A existncia de um contrato estabelece deveres de proteco derivados da boa f, mtuos e recprocos. O princpio da autonomia privada evidencia que, com a celebrao de um negcio jurdico, as partes pretenderam afastar as regras da responsabilidade extra-contratual.

o Crtica: a celebrao do contrato no priva as partes da proteco


geral, no se renunciando defesa que teriam independentemente da celebrao do mesmo [ROMANO MARTINEZ]. A responsabilidade obrigacional impe um regime mais gravoso para o lesante [devedor], pelo que o credor no tem qualquer interesse em recorrer s regras da responsabilidade extra-contratual.

148

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Crtica: sendo certo que os prazos da prescrio so mais longos na


responsabilidade obrigacional [art. 309, 20 anos], dispondo o credor de uma tutela mais eficaz, os prazos de exerccio de direitos podem ser bastante mais restritos nos contratos em especial do que aquele da responsabilidade extra-contratual [art. 498, trs anos], vg nos casos do cumprimento defeituoso nos contratos de compra e venda ou de empreitada [ROMANO MARTINEZ]. No mbito da responsabilidade extra-contratual, ao lesado no pode ser aplicado um prazo prescricional que o coloque numa situao pior da que estaria nos termos gerais do art. 498: trs anos. Esta teoria, apesar das crticas supra, coerente com a relao de interaco entre os dois tipos de responsabilidade, e no de especialidade. As regras da responsabilidade obrigacional aplicar-se-o, assim, a danos extra rem [provocados no cumprimento da obrigao, mesmo que por actividades laterais, provocando prejuzos na pessoa e no restante patrimnio do credor]. Exemplo: o incndio que deflagre durante as obras de reparao de um prdio presumir-se-ia culpa do empreiteiro [responsabilidade obrigacional, presuno de culpa art. 799]. ROMANO MARTINEZ discorda da exemplificao supra: se responsabilidade do produtor o DL que a consagra aplica as regras delituais, o mesmo critrio pode ser estabelecido para os danos extra rem, justificando-se a aplicao da responsabilidade extracontratual. O mesmo autor prope a distino seguinte:

Danos

extra

rem:

danos

pessoais

no

restante

patrimnio

do

accipiens/destinatrio do pagamento/credor e de terceiros [no inclui o prejuzo causado no objecto da prestao] aplicam-se as regras da responsabilidade extra-contratual. o Danos pessoais [vg ferimentos causados por exploso de garrafa de gs]. o Danos noutros bens do credor [vg animal enfermo que contagiou os demais]. o Viga defeituosa que causou a runa da casa do dono da obra, vg.

149

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Parceiro pensador que, no mbito de obrigao pecuria, alimentou o gado com refeies estragadas que havia adquirido previamente ao fornecedor, devendo indemnizar o parceiro proprietrio, vg. Pode invocar direito de regresso contra o fornecedor da rao.

Danos circa rem, por excluso de partes: danos causados no objecto da prestao, to-s aplicam-se as regras da responsabilidade obrigacional. o o o o o o o Diminuio ou perda do valor da coisa Custos contratuais Valor da eliminao dos defeitos Montante dispendido em estudos e pareceres Diferena de preo para aquisio de bem substitutivo Lucros cessantes Outras despesas derivadas do incumprimento: Renda da casa arrendada por perodo em que no foi possvel us-la Custo da sementeira perdida porque as sementes so de fraca qualidade e no germinaram Despesas judiciais na aco em que se exige a execuo especfica ou a resoluo do contrato

Quando se assista simultaneamente a danos extra rem e circa rem, o credor tem direito a uma pretenso indemnizatria, embora exista concurso de normas [uma s pretenso, um nico pedido processual, com duplo fundamento: responsabilidade extracontratual e obrigacional]. Todavia, as regras que regem a indemnizao so comuns s duas responsabilidades [art. 562 ss], ainda que o fundamento de direito seja diverso. Ainda assim, o princpio da liberdade de opo entre as pretenses delitual e contratual maioritrio na doutrina e na jurisprudncia. No extremo oposto, situa-se a regra do no-cmulo, absurda segundo ROMANO MARTINEZ. Levada ao limite, o filho do dono da obra no poderia demandar delitualmente o empreiteiro pelos ferimentos do pai como consequncia do defeito da prestao, vg, mas to-s no caso de morte do mesmo.

150

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Para evitar que o lesado seja menos protegido na hiptese de ter celebrado um contrato, deve admitir-se a possibilidade de concurso de normas [princpio da liberdade de opo]. ROMANO MARTINEZ conclui pela superao da rigidez dos conceitos jurdicos da responsabilidade contratual e delitual. Concluso: S se admite recurso responsabilidade extra-contratual [violao de direitos absolutos] quando: o A prestao causou danos em bens do patrimnio do credor, sem dependncia do contrato cumprido: danifica-se uma obra j existente. o Exemplos: Adaptao de um comutador a uma mquina, fazendo uma fenda nesta, vg. Instalao de uma cmara frigorifica num camio, estragando o motor, vg. Obras de reparaes de edifcios Subempreitadas de acabamentos [vg instalaes elctricas]

Admite-se recurso responsabilidade obrigacional quando: o o o Haja entrega de uma coisa com defeito [cumprimento defeituoso] Se realize uma obra imperfeita No basta que o prejuzo tenha sido causado por um facto ilcito praticado na altura da realizao da prestao o Os prejuzos que excederem o sinalagma contratual entram no campo aquiliano.

Meios Gerais de Reaco em Caso de No Cumprimento

1: GARANTIA GERAL DAS OBRIGAES. Sendo a falta de cumprimento imputvel ao devedor, o credor pode reagir executando os bens do seu patrimnio ou de terceiro garante. Sobre esta matria, cfr. o captulo infra.

151

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

2: REALIZAO COACTIVA DA PRESTAO. Caso o devedor no cumpra de forma voluntria a obrigao a que estava adstrito, permite-se que o credor: Instaure uma aco de cumprimento e execuo, mediante a qual satisfaa coactivamente o seu crdito [execuo do patrimnio do faltoso] arts. 817 ss. Instaure uma execuo especfica, que pode respeitar a: o o o o Entrega de coisa determinada [art. 827] Prestao de coisa fungvel [art. 828] Prestao de facto negativo [art. 829] Contrato-promessa [art. 830]

Exija uma sano pecuniria compulsria [art. 829-A], caso se trate de uma prestao de facto infungvel.

3: EXCEPO DE NO CUMPRIMENTO. Uma das partes pode recusar a sua prestao se a contraparte no tiver cumprido [arts. 428 ss], em casos de mora ou de cumprimento defeituoso. Pressupe: Subsistncia de uma relao sinalagmtica [vg compra e venda: o vendedor recusa a entrega da coisa enquanto o devedor no pagar o preo]. Os prazos de cumprimento das prestaes no a podem inviabilizar. A parte que cumpriu a prestao principal do contrato celebrado [vg o mecnico que j reparou o veculo] no pode, depois, invocar a excepo do no cumprimento. Distingue-se do direito de reteno [art. 754].

4: RESOLUO. Nos contratos sinalagmticos, o incumprimento definitivo e o cumprimento defeituoso da prestao de uma das partes permite que a contraparte resolva o

152

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL contrato [art. 801] condio resolutiva tcita, uma vez que se pressupe que as partes, tacitamente, condicionam os negcios que ajustam ao seu pontual cumprimento. Quanto ao regime, cfr. supra.

Impossibilidade Culposa do Cumprimento

1: IMPOSSIBILIDADE CULPOSA. A impossibilidade culposa no corresponde ao incumprimento: Incumprimento: para tal, necessrio que haja uma prestao devida e possvel. S se pode estar adstrito ao que possvel e s se pode deixar de cumprir aquilo a que se est adstrito. Impossibilidade culposa: arts 801 a 804. o O legislador equiparou o regime da impossibilidade culposa ao da falta de cumprimento [art. 801-1] acarretando a obrigao de indemnizar 798ss]. Tm aplicao todas as regras da falta de cumprimento [vg art. 799-1]? SIM! Se no se presumisse a culpa do devedor, o credor ficaria em desvantagem sempre que a prestao fosse inexecutvel, sendo mais onerado no caso de impossibilidade do que no caso de incumprimento. o Impossibilidade parcial imputvel ao devedor [art. 802] estas regras aplicam-se tambm ao incumprimento parcial, tal como as regras da impossibilidade total se aplicam ao incumprimento total. decorrente da responsabilidade obrigacional [arts.

No Cumprimento Culposo

1: MODALIDADES. O no cumprimento culposo pode assumir os seguintes contornos: Mora do devedor Incumprimento definitivo

153

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Cumprimento defeituoso

Iremos estudar cada uma delas com detalhe, infra 2 ss.

2: MORA DO DEVEDOR. Se o devedor, por causa que lhe imputvel, no efectuou o cumprimento na data do vencimento, podendo realiz-lo mais tarde [porque ainda possvel ou porque continua a satisfazer o interesse do credor, que ainda subsiste, arts. 804-2 e 8081], encontrar-se- numa situao de mora: falta temporria de cumprimento [arts. 804ss]. No haver mora solvendi se a causa do retardamento no for imputvel ao devedor: vg devendo-se a caso fortuito ou a acto do credor. A culpa no retardamento presume-se [art. 799-1]. A mora tem incio com o vencimento da prestao, o qual pode advir [art. 805]: De interpelao feita ao devedor [arts. 777-1 e 805-1] Do decurso do prazo estabelecido para se efectuar o cumprimento ou da interpelao [art. 805-2a] o No mtuo, na falta de fixao de prazo, o pagamento devido 30 dias aps a interpelao [art. 1148]. Do facto de se tratar de uma obrigao proveniente de facto ilcito [art. 8052b]. O vencimento da prestao carece de prova pelo credor [art. 342-1]. Enquanto o crdito for ilquido, o devedor no se constitui em mora [art. 805-3], excepto se a falta de liquidez lhe for imputvel ou se se tratar de obrigao de indemnizar por facto ilcito ou pelo risco. Segundo ROMANO MARTINEZ, a mora deve ser qualificada como uma falta temporal do cumprimento, e no como um defeito temporal do cumprimento, expresso que poder ser confundida com o cumprimento defeituoso. Distingue-se do incumprimento parcial, na medida em que pode haver mora [retardamento da prestao] mas, enquanto houver essa mora, no se poder falar em incumprimento definitivo, total ou parcial. O incumprimento definitivo parcial pressupe que aquela parcela da prestao jamais ser realizada.

154

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A mora pode respeitar tanto prestao principal, como s prestaes acessrias [vg falta de entrega do manual de instrues do electrodomstico vendido], bem como s relaes subsequentes [vg mora na eliminao dos defeitos da prestao]. A mora do devedor determina a subsistncia do vnculo, e tem como efeitos:

Dever de indemnizar o credor, nos termos gerais [arts. 804-1 e 562 ss]: o o Mantm-se o dever de cumprir a prestao. A indemnizao por danos moratrios no exclui o cumprimento, antes se cumula com este. o Tratando-se de prestaes pecunirias, a consequncia legal so os juros de mora [art. 806], sem necessidade de prova de danos pelo credor os juros de mora legais so de 4%, no Direito Civil; quando convencionais, podem ser de 13% [sem garantia real] ou de 11% [com garantia real].

Assuno do risco [art. 807-1]: o O devedor assume o risco da perda ou deteriorao da coisa que deveria entregar. o A mora confere ao credor a faculdade de recorrer excepo de no cumprimento do contrato [arts. 428 ss].

A situao de mora extingue-se com:

Purgao [purgatio morae]: cumprimento da prestao com pagamento da indemnizao moratria.

Transformao da mora em incumprimento definitivo: o o o Prazo admonitrio [art. 808-1] Perda do interesse do credor [art. 808-1] Declarao do devedor de que no pretende cumprir

Extino da obrigao, por impossibilidade superveniente do cumprimento

3: INCUMPRIMENTO DEFINITIVO. O incumprimento definitivo designa os casos em que a prestao no tenha sido cumprida e j no possa vir a s-lo posteriormente.

155

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Face presuno de culpa [art. 799-1], se a prestao no foi definitivamente cumprida, pressupe-se que: O devedor actuou ilicitamente A actuao culposa [ainda que a culpa seja presumida] Causou danos para o credor [que carecem de prova]

Verificados os pressupostos gerais da responsabilidade civil [aco, ilicitude, culpa, dano e nexo de causalidade adequada], o devedor ter que indemnizar o credor por no ter cumprido definitivamente a prestao a que se encontrava adstrito [arts. 798 ss]. Eis as causas de incumprimento definitivo: Perda de interesse do credor:

o No se justifica que, ainda assim, o solvens pretenda realizar a


prestao, uma vez que o interesse do credor designa o fim para o qual a obrigao foi constituda. o o o apreciada objectivamente [art. 808-2] ao credor que incumbe a prova da perda de interesse [art. 342-2] Se o credor perder o interesse, j no se poder recorrer realizao coactiva da prestao [arts. 817 ss]. o Exemplos: negcios sazonais, casamento, etc.

Decurso do prazo suplementar [admonitrio] de cumprimento estabelecido pelo credor [accipiens], arts.808-1 e 808: o O credor no deve ficar indefinidamente adstrito relao obrigacional o Prazo deve ser razovel

o Consequncias do desrespeito do prazo: o accipiens pode optar entre


as regras do incumprimento definitivo e as da aco de cumprimento e de execuo especfica.

Declarao expressa do devedor em no querer cumprir: o No se torna necessrio que o credor estabelea um prazo admonitrio.

156

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

o Se o devedor declarar que no vai cumprir, o accipiens pode optar


entre as regras do incumprimento definitivo e as da aco de cumprimento e de execuo especfica. De todo o modo, a impossibilidade culposa da prestao determina a equiparao ao incumprimento definitivo [arts. 801 e 802]. Perante um caso de incumprimento definitivo, o credor pode: Resolver o contrato [art. 801-2]:

o Extino retroactiva do vnculo obrigacional [retroactividade in


radicem]

Exigir uma indemnizao pelos danos [art. 801-2]: o Funes da indemnizao:

Interesse contratual negativo: restabelecer a situao que existiria se a parte lesada no tivesse celebrado o contrato. S se justifica quando o credor resolveu o contrato e est adstrito a devolver a prestao recebida. Restitui-se a situao, como se a parte lesada no tivesse confiado no contrato que celebrou.

Interesse contratual positivo: colocar a parte lesada em circunstncias idnticas s que se verificariam se o contrato tivesse sido pontualmente cumprido.

A resoluo prevista no art. 802 pode ser cumulada com a indemnizao pelo interesse contratual

positivo, de modo que o credor possa ser ressarcido quanto aos seus lucros cessantes. O credor que resolve o contrato no deve ficar em pior situao do que aquele que pede a reduo do preo.

o Como se determina o valor da indemnizao?

157

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Doutrina clssica: s a indemnizao pelo interesse contratual negativo pode ser cumulada com a resoluo do contrato. No admite que a parte lesada possa pedir a resoluo do contrato e pretender ser indemnizada, restabelecendo a situao que existiria se o contrato tivesse sido cumprido [interesse contratual positivo].

A indemnizao pelo interesse contratual negativo abrange as despesas contratuais do prprio acto, bem como as acessrias, e os lucros cessantes.

Doutrina minoritria: admite-se que, apesar de existir fundamento para resolver o contrato, o credor opte por exigir a indemnizao pelo interesse contratual positivo, devendo realizar a sua contraprestao [Surrogationstheorie]. A indemnizao pelo interesse contratual positivo pode ser cumulada com a resoluo do contrato.

Exigir a reduo da sua contraprestao: o Quando o incumprimento definitivo parcial, o credor tem a faculdade de exigir a realizao do que for vivel e reduzir a sua contraprestao, para alm do direito a ser indemnizado pelo interesse contratual negativo [art. 802-1].

Commodum de representao [art. 803-1]:

Possibilidade de: O credor exigir a entrega de uma coisa adquirida pelo devedor em substituio do objecto da prestao que este no efectuou.

O credor sub-rogar-se directamente na titularidade de um direito que o solvens tenha adquirido contra terceiro [vg subsdio ou seguro].

158

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Estas duas possibilidades podem verificar-se em caso de

incumprimento definitivo ou de cumprimento defeituoso.

4: CUMPRIMENTO DEFEITUOSO. Ainda que o legislador tenha sido omisso quanto a este tipo de inadimplemento [salvo breve referncia no art.799-1 e indcios no art. 798 falta () ao cumprimento], deve-se entender que a diviso tripartida: mora, incumprimento definitivo e cumprimento defeituoso. A figura do cumprimento defeituoso [inexacto ou imperfeito] tem contornos anglosaxnicos [breach of contract] e designa as situaes em que o devedor realiza a prestao a que estava adstrito em violao do princpio da pontualidade do cumprimento [discrepncia entre o ser e o dever ser]. Por outras palavras, se o credor no fica satisfeito, o devedor no liberado da sua prestao. Depende do preenchimento de quatro condies:

O devedor realizou a prestao em violao do princpio da pontualidade: o Nove classes de hipteses de cumprimento defeituoso: 1. Prestao realizada de modo distinto do acordado

2. Prestao realizada em tempo distinto do acordado, seja ela


antecipada ou retardada [arts. 804ss, mora do devedor] 3. Prestao de quantidade distinta da devida, seja para mais [devedor exige que lhe seja devolvido] ou para menos [credor exige o remanescente] 4. Prestao realizada em local diverso do acordado 5. Entrega de coisa diferente da acordada [direito de

substituio]

6. Prestao de qualidade diversa da devida [relativa conduta


ou ao objecto] prpria das prestaes de facere

7. Prestao padece de um defeito de direito [vg entrega de


coisa alheia] 8. Violao de deveres acessrios

159

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL 9. Realizao defeituosa da prestao, expressamente

consagrada na lei

O credor procedeu sua aceitao por desconhecer a desconformidade ou, conhecendo-a, apondo uma reserva: o Desconhecimento do credor: pelo facto de o defeito no ser detectvel, quando a prestao haja sido realizada sem carecer de aceitao ou quando haja sido realizada a terceiro. Aceitao da prestao em pleno conhecimento: no se pode considerar esse cumprimento como defeituoso. o Conhecimento da inexactido do cumprimento, com reserva: o credor pode aceitar o que lhe for prestado. O credor tem interesse, apesar do defeito, em receber a prestao.

A boa f impe-lhe o dever de aceitar o que for prestado vg defeito pouco significativo, sem prejuzo de indemnizao pelo devedor.

O defeito relevante: o No se justificaria que o credor demandasse a contraparte por um defeito insignificante do cumprimento [bom senso e boa f objectiva] art. 762-2. o Importncia do defeito apreciada em concreto, mas determinada objectivamente luz do interesse do credor.

Foram causados danos tpicos: o Delimitao pela negativa: foram causados prejuzos distintos daqueles que o credor poderia sofrer em caso de incumprimento definitivo ou de mora.

160

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Dever de eliminao do defeito ou de reduo da contraprestao [vg preo]. Excluem-se do mbito do cumprimento defeituoso as situaes em que a prestao efectuada tardiamente [arts. 804 ss] e quando a falta de quantidade no afecte a totalidade da prestao [casos em que o incumprimento parcial implique uma correlativa satisfao do interesse do credor]. Pela consequente satisfao parcial do interesse do credor, com o cumprimento defeituoso, poder-se-ia defender que este seria um tipo de incumprimento parcial, seja ele definitivo ou retardado/mora [vg quando a obrigao deficientemente cumprida genrica]. No segundo ROMANO MARTINEZ, uma vez que a satisfao parcial do interesse do credor nem sempre se verifica e, mesmo que tal suceda, os meios de que dispe o credor [exigncia da eliminao dos defeitos, vg] excedem os meios legalmente previstos para as hipteses de incumprimento definitivo parcial ou de mora parcial. Por outro lado, o incumprimento definitivo parcial e a mora parcial pressupem que o credor s haja aceite uma parte da prestao. Por fim, o incumprimento parcial corresponde a uma viso meramente quantitativa da insuficincia da prestao, viso essa que no contundente com o cumprimento defeituoso. Ao cumprimento defeituoso aplicam-se os arts. 762 ss e 798ss pelos indcios terminolgicos explicitados supra, e s a partir do momento em que a prestao defeituosa aceite pelo credor. So ainda de aplicar, analogicamente, as regras do incumprimento definitivo e da mora: Regras da impossibilidade culposa: aplicam-se quando a deficincia seja de tal ordem que o credor no tenha qualquer interesse na prestao recebida e esta no possa ser realizada em momento posterior.

Regras da mora: aplicam-se quando a prestao possa ser executada mais tarde.

Finalmente, do regime da execuo inexacta estabelecido em termos especiais para alguns contratos [vg quanto compra e venda - arts. 905 ss e 913 ss - e empreitada - arts. 1220 ss], pode-se inferir um conjunto de princpios bsicos:

161

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

O credor pode exigir que o cumprimento defeituoso seja rectificado, lato sensu

Se o defeito no for eliminvel, o credor pode exigir que a prestao seja substituda.

Enquanto o defeito no for eliminado, ou a prestao substituda, o credor pode invocar a excepo do no cumprimento [arts. 428 ss] e recusar a sua contraprestao [vg pagar o preo].

Quando o cumprimento defeituoso implique uma perda de valor da prestao efectuada, o credor pode reduzir a sua contraprestao, de modo a reequilibrar a relao contratual.

O credor tem direito resoluo do contrato, verificados os pressupostos dos arts. 801 e 808.

Para alm disso, o credor tem o direito indemnizao por todos os danos que a prestao defeituosa haja causado.

5: RESPONSABILIDADE POR ACTO DE TERCEIRO. A responsabilidade do devedor pode ser agravada por facto de outrem, seja por culpa in eligendo, in instruendo ou in vigilando. Por outro lado, o devedor pode responder objectivamente pelo incumprimento imputvel a terceiro, a quem encarregara e executar a prestao a que estava adstrito [art. 800, sem culpa]. Mesmo tendo o devedor agido com diligncia, in eligendo, in instruendo ou in vigilando do auxiliar, responsvel pela actuao deste, uma vez que o devedor retira benefcios da actuao de terceiros e deve suportar os prejuzos inerentes [ubi commoda ibi incommoda]. Por fim, o credor dever ficar em situao idntica que estaria se a prestao tivesse sido cumprida, na totalidade, pelo devedor, tendo o direito de exigir um cumprimento diligente deste.

6: FIXAO CONTRATUAL DOS DIREITOS DO CREDOR. Os direitos do credor podem ser fixados contratualmente pelas seguintes vias: Clusulas de limitao e de excluso da responsabilidade:

162

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o o Liberdade contratual Proibio de renncia antecipada aos direitos por parte do credor [art. 809] no pode renunciar ao direito a ser indemnizado pelo incumprimento. Excepes a esta regra: Acordo prvio, desde que a excluso ou limitao no compreenda actos que representem a violao de deveres impostos por normas de ordem pblica. lcita a excluso contratual da responsabilidade objectiva, sem culpa, e no da responsabilidade subjectiva. o Clusulas de limitao da responsabilidade: limitao mxima ou agravamento. o As clusulas de excluso da responsabilidade distinguem-se da delimitao do objecto do negcio jurdico [art. 405], fixando o seu contedo ou extenso [vg clusula de contrato de seguro ou placa em parque de estacionamento]. Clusula penal: o Montante fixo ajustado pelas partes para a indemnizao resultante de qualquer dos tipos de incumprimento [art. 810]. o Reduo da clusula penal [art. 812].

Sinal: cfr. supra, contrato-promessa [arts. 441 ss]. GARANTIA DAS OBRIGAES

Garantia Geral

1: PATRIMNIO DO DEVEDOR. O patrimnio do devedor constitui a garantia geral das obrigaes por ele assumidas [art. 601]. Garantia deve, aqui, ser entendida em termos objectivos: enquanto segurana no cumprimento das obrigaes, assegurando o pagamento de dbitos, e no enquanto coercibilidade.

163

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL A garantia geral incide sobre todos os bens que integram o patrimnio do devedor, indiscriminadamente, altura da execuo, independentemente de terem sido adquiridos antes ou depois da constituio do crdito [excepto quando haja acordo de limitao de responsabilidade, nos termos do art. 602]. Contrape-se, assim, s garantias especiais, que incidem sobre bens certos e determinados do patrimnio do devedor. A garantia geral no prevalece em relao a garantias especiais. S respondem pelo cumprimento das obrigaes os bens do devedor susceptveis de penhora [art. 601], i.e., aqueles que constam dos arts. 821 ss CPC. Importa ainda aferir a que ttulo o devedor detm os bens no seu patrimnio: se for proprietrio, os bens respondem na totalidade; se for titular de um direito real menor [vg usufruturio] ou de um direito pessoal de gozo [vg arrendatrio] cumpre apreciar caso a caso:

Usufruturio: a execuo s abrange o direito de usufruto e no a propriedade sobre a coisa.

Locatrio: o direito de gozo sobre a coisa locada no executvel, em princpio, salvo tratar-se de arrendamento para o comrcio ou indstria.

No caso de concurso de credores, e no sendo o patrimnio do devedor suficiente para saldar todas as dvidas, proceder-se- ao rateio [art. 604]: os vrios credores, independentemente da data de constituio do crdito, sero pagos proporcionalmente atravs do patrimnio do devedor [aquele a quem era devida maior quantia ir receber uma quota superior dos demais].

2: GARANTIAS APARENTES. Na prtica bancria, frequente que o devedor preste garantias de cumprimento, ditas especiais, que tm, na verdade, uma eficcia meramente obrigacional, pelo que apenas produzem efeitos inter partes. Estas garantias so aparentes porque nada acrescentam garantia geral, nem podem ser apostas por um dos credores aos demais, em caso de concurso de credores. Em concluso, visto que apenas produzem efeitos entre o devedor e o credor, as garantias aparentes so ineficazes em relao aos demais credores. Exemplos:

Carta de conforto [comfort letter]

164

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Negative pledge Clusula pari passu Contrato-promessa de garantias especiais

Conservao da Garantia Patrimonial

1: CONSERVAO DO PATRIMNIO. Com vista a evitar a dissipao de bens do patrimnio do devedor, estabeleceram-se meios conservatrios da garantia patrimonial [arts. 605 ss], dos quais: Declarao de nulidade Sub-rogao do credor ao devedor Impugnao pauliana Arresto

2: DECLARAO DE NULIDADE. art. 605.

3: SUB-ROGAO DO CREDOR AO DEVEDOR. A sub-rogao do credor ao devedor permite que o credor exera contra terceiros direitos do devedor [arts. 606 ss]. Distingue-se da aco directa, no mbito da unio de contratos.

3: IMPUGNAO PAULIANA. Atravs da impugnao pauliana [arts. 610 ss] o credor pode tornar relativamente ineficazes actos de alienao ou onerao patrimonial perpetrados pelo devedor para o prejudicar. Destes actos excluem-se aqueles de natureza pessoal [vg casamento, divrcio ou adopo]. Esta aco desvia-se do princpio geral da responsabilidade patrimonial, uma vez que destri a barreira que se interpe entre o direito de execuo dos credores e os bens alienados pelo devedor, que j se encontram na esfera jurdica de terceiro. Corresponde, pois, a uma reaco legal violao do princpio de garantia patrimonial. Eis os requisitos da impugnao pauliana [arts. 610-612]:

165

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL Acto praticado pelo devedor que no seja de natureza pessoal Esse acto provoca, para o credor, a impossibilidade de obter a satisfao integral do seu crdito ou o agravamento dessa responsabilidade Acto praticado de m f [bilateral] ou tratar-se de um acto de natureza gratuita necessrio que o crdito seja anterior ao acto, ou mesmo posterior, quando o acto tenha sido efectuado dolosamente com o fim de impedir a satisfao do direito do futuro credor.

4: ARRESTO. O arresto [arts. 619 ss] designa a apreenso judicial de bens do devedor se houver justo receio de extravio ou dissipao dos mesmos.

Cesso de Bens aos Credores

1: NOO. A cesso de bens aos credores um contrato mediante o qual o devedor inadimplente, ou em vias de no cumprir as suas obrigaes, encarrega os credores, ou alguns deles, de procederem liquidao do seu patrimnio ou de parte dele, repartindo entre si o produto do mesmo para satisfao dos respectivos crditos [art. 831]. Este negcio pode servir de remdio ao incumprimento, obstando, pois, aplicao das regras da garantia do cumprimento, designadamente execuo do patrimnio do devedor.

2: REGIME. A cesso de bens no oponvel aos credores com crditos anteriores celebrao do negcio, que no tenham nela participado [art. 833]. Esta figura no funciona, pois, como uma garantia especial [cfr. infra], na medida em que os credores cessionrios no adquirem qualquer preferncia sobre os bens cedidos em caso de concurso com outros credores com crditos anteriores cesso. Se os credores tiverem crditos constitudos em data posterior cesso, cumpre distinguir:

166

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Bens sujeitos a registo: se a cesso tiver sido registada, oponvel a esses credores [art. 832-2]; se a cesso no tiver sido registada, o direito desses credores no oponvel mesmo em relao a terceiros cujos crditos se constituram em data posterior da cesso de bens.

Bens no sujeitos a registo: a cesso oponvel a esses credores.

Os credores relativamente aos quais a cesso de bens seja oponvel no podem executar a parte do patrimnio do devedor que tenha sido cedida [art. 833, 2 parte].

3: NATUREZA JURDICA. A cesso de bens no um contrato exclusivamente obrigacional, na medida em que se apresenta como oponvel a terceiros que se tenham constitudo como credores depois do seu ajuste. No h, contudo, qualquer transferncia da propriedade dos bens, mas sim a incumbncia de um encargo [art. 831]: os credores cessionrios so encarregados de liquidar o patrimnio do devedor, aproximando a figura do contrato de mandato, ainda que com especificidades. Feita a liquidao, o devedor fica liberado das suas dvidas perante os credores cessionrios na medida em que o produto da liquidao tenha satisfeito os crditos destes [art. 835]. Se, diversamente, for insuficiente o produto recebido, os crditos mantm-se na proporo no paga. Se exceder, incumbe aos credores a devoluo do remanescente.

Garantias Especiais

1: GARANTIAS ESPECIAIS. Atravs das garantias especiais, a lei permite que o credor, por via negocial, se coloque numa situao privilegiada em relao aos demais credores, sem perder os direitos prprios dos credores comuns. Se for insuficiente a garantia especial, o credor preferencial ter que concorrer ao rateio com os restantes credores, conforme explicitado supra. Em suma, a garantia especial constitui um reforo da garantia geral.

167

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

2: PRESTAO DE CAUO. A prestao de cauo [arts. 623ss] pode constituir-se mediante a prestao de outras garantias pessoais ou reais e prossegue duas finalidades: Assegurar o cumprimento de eventuais obrigaes, que no se sabe ainda se se viro a constituir compensando os prejuzos decorrentes de um eventual futuro incumprimento contratual [vg contrato de empreitada]. Assegurar o cumprimento de obrigaes de montante indeterminado como as partes no tm ainda a possibilidade de avaliar a amplitude exacta da obrigao, podem acordar quanto constituio de uma cauo. O depsito de dinheiro, ttulos de crdito, pedras ou materiais preciosos como cauo havido como penhor [arts. 623-1 e 666-2], facto que justifica a qualificao da cauo em garantia especial mista, um tertium genus entre as garantias pessoais e reais.

3: GARANTIAS PESSOAIS. As garantias pessoais implicam que, para alm do patrimnio do devedor, exista o patrimnio de um terceiro responsabilizado pelo pagamento da mesma dvida, atravs da adjuno de bens penhorveis de outro patrimnio. Garantias pessoais tpicas: fiana e aval Garantias pessoais atpicas: garantia autnoma e carta de conforto

Estudaremos os seguintes exemplos de garantias pessoais: Fiana:

o O credor passa a ter como garantia de cumprimento dois patrimnios:


o do devedor que responde por dvida prpria e o do fiador que responde por dvida alheia [arts. 627 ss]. o Em relao a ambos os patrimnios, o credor tem to-s a garantia geral, concorrendo contra todos os credores no rateio. o Fiador: responsabilidade pessoal pelo cumprimento de uma dvida alheia. o Caractersticas da fiana:

168

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Caracterstica imprescindvel: acessoriedade [art. 627-2] a fiana fica subordinada a acompanhar a obrigao afianada. Declarao expressa Constituio de forma menos onerosa Acompanha a invalidade e extino da obrigao principal Fiador pode invocar meios de defesa do afianado que pode ser afastada: subsidiariedade

Caracterstica

[benefcio da excusso, art. 638]. O fiador s responde quando se provar que o patrimnio do devedor insuficiente Pode ser afastada pela vontade das partes Caracterstica inexistente nas obrigaes mercantis o Caso em que o fiador se apresenta como principal pagador, tornando-se ambos

responsveis solidrios pelo pagamento.

o Pode constituir-se mediante negcio jurdico entre fiador e credor,


com ou sem acordo do afianado.

Subfiana ou abonao: o o Pressupe a existncia de duas fianas numa relao sucessiva. O subfiador garante, perante o credor, a solvabilidade do fiador [art. 630]. o O subfiador dispe de duplo benefcio da excusso [art. 643]: -lhe lcito recusar o cumprimento enquanto o credor no tiver excutido os bens do devedor ao fiador. Pode ser total ou parcialmente afastado pelas partes No vigora no caso de obrigaes comerciais Caso em que o subfiador responde solidariamente com o fiador e o devedor

169

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL

Retrofiana: o Figura no prevista na lei: negcio atpico na sua formulao mas cujos efeitos o aproximam da fiana. o O retrofiador garante o devedor perante o fiador que exerce o direito de crdito no qual ficou sub-rogado. o Se o fiador for chamado a honrar a dvida do seu afianado, a lei confere-lhe um direito de crdito contra este, com base numa subrogao legal [arts. 644 e 592] o exerccio desse direito de crdito pode ser garantido atravs de uma retrofiana. o Se o devedor, demandado por via da sub-rogao, no pagar ao seu fiador, este exige o cumprimento ao retrofiador.

Mandato de crdito:

o Quando algum encarrega outrem de conceder crdito a um terceiro


[art. 629-1], e o fizer exigindo que seja realizado por sua conta, celebra um contrato de mandato [art. 1157] e, no caso do art. 629, sem representao [art. 1180] o mandatrio concede crdito em nome prprio. o O mandato de crdito no constitui, todavia, um verdadeiro contrato de mandato, na medida em que no tm aplicao as regras dos arts. 1181 ss. Corresponde, sim, a uma garantia pessoal. o O mandante responde como fiador do terceiro [muturio] perante o mandatrio [mutuante].

o A iniciativa de prestar garantia cabe ao fiador, e, contrariamente ao


que acontece na fiana, a vontade de a conceder no tem que ser expressamente declarada [art. 628-1]. A fiana resultante do manda to de crdito tem como fonte directa a lei e no a vontade das partes o o Livre revogao [art. 629-2, 1 parte]. O encarregado, depois de ter aceite o encargo, pode licitamente no conceder o crdito, mas apenas quando a situao patrimonial do

170

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL terceiro ou do autor do encargo se tiverem alterado em data posterior do encargo [art.629-3]. o Responsabilidade por actos lcitos denncia do mandato de crdito [art. 629-2].

Seguro de crdito: o Diploma avulso. Contrato feito pelo credor, o tomador de seguro, para cobertura do prejuzo resultante do no cumprimento da obrigao.

Conveno del credere: o Uma das partes assegura outra que os crditos desta perante terceiros, relacionados com a actividade da primeira, sero por ela saldados em caso de incumprimento desses devedores. o o Prevista no Cdigo Comercial e no Regime do Contrato de Agncia. Uma pessoa [comissrio ou agente] garante perante o credor [comitente ou principal] o cumprimento da obrigao do devedor [pessoa contratada por intermdio do comissrio ou agente], em termos idnticos aos do art. 1183.

Aval: o Garantia pessoal caracterstica dos ttulos de crdito, concretamente das letras, das livranas e dos cheques. o Tal como a fiana, um patrimnio torna-se responsvel pelo pagamento da dvida alheia, mas no constitui uma obrigao acessria da dvida avalizada, mantendo relativa autonomia.

Garantia autnoma ou garantia bancria: o Concesso eventual de um crdito equivalente ao do montante garantido, mediante uma contrapartida [comisso].

Cartas de conforto ou comfort letter:

171

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Missiva dirigida a uma instituio de crdito por uma sociedade-me que, numa relao de grupo, detm uma posio accionista significativa na sociedade-filha, informando acerca da existncia de um compromisso assumido pela primeira perante a destinatria, dando o seu patrocnio quanto seriedade da recomendada ou quanto ao cumprimento dos deveres por ela assumidos.

4: GARANTIAS REAIS. As garantias reais pressupem a afectao de bens do devedor ou de terceiro ao pagamento preferencial de determinadas dvidas. So mais eficientes que as garantias pessoais na medida em que reduzem o risco, uma vez que o credor pago, preferencialmente, pelo valor de determinados bens. Todavia, so menos flexveis quanto sua constituio, modificao e execuo. As garantias reais associam-se normalmente aos direitos reais de garantia. Por vezes, todavia, o titular exerce um poder directo e absoluto sobre determinada coisa corprea [vg na hipoteca], uma vez que lhe conferido o direito de requerer a sua venda judicial. Para mais, s se podem qualificar como direitos reais as garantias que incidam sobre coisas e no aquelas que recaiam sobre direitos [vg penhor de direitos, arts. 679 ss].

Consignao de rendimentos [arts. 656 ss]: o o No se confunde com a consignao de receitas O credor paga-se pelos rendimentos de certos bens imveis ou mveis sujeitos a registo. o o o Pode ser convencional [prevista no CC] ou judicial [CPC] Carece de registo para produzir efeitos contra terceiros Em caso de concurso, o credor tem preferncia ante os demais pelo valor dos rendimentos consignados.

o Pode operar independentemente de ter havido violao do direito de


crdito motivo pelo qual includa entre os acordos que facilitam o pagamento de dvidas [ROMANO MARTINEZ]. Apresenta similitudes com a dao pro solvendo [art. 840-1], uma vez que confere ao credor meios que lhe facilitam a satisfao do crdito.

172

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o Aplicam-se-lhe as normas da hipoteca [art. 665].

Penhor:

o Incide sobre coisas ou direitos no hipotecveis [vg direitos de autor],


necessariamente mveis [art. 666-1] pergunta-se se abranger complexos de coisas/universalidade, vg o estabelecimento comercial. o o Penhor de coisas [arts. 669 ss] Penhor de direitos [arts. 679 ss] aplicam-se, por remisso, as regras do penhor de coisas [art. 679].

o Penhor com desapossamento o autor do penhor entrega o bem ao


credor pignoratcio ou a um fiel depositrio [contrato real quoad constitutionem], com tradio da coisa. Funo de publicidade. o o Penhor sem desapossamento O credor pignoratcio vai, de forma preferencial, satisfazer o seu crdito pela venda judicial da coisa empenhada. o Proibio de pactos comissrios [art. 694]: no se permite que o credor fique com o bem dado em garantia.

Hipoteca: o Tanto significa o direito real de garantia, como tambm o contrato mediante o qual se constitui o direito em causa [bilateral]. o Tipos de hipoteca [art. 703]: o Legal Judicial Voluntria

Incide sobre coisas imveis ou coisas mveis que sejam equiparadas s primeiras [versa sobre bens registveis, enfim].

Recai sobre direitos reais que no a propriedade [vg usufruto, direito de superfcie - art. 688].

173

Direito das Obrigaes II - Lara Geraldes @ FDL o No h direitos sobre direitos, pelo que a hipoteca ter por objecto coisas determinadas [art. 716], abrangendo as partes componentes e integrantes do bem.

o Vigora tambm a proibio do pacto comissrio [art. 694]: no se


pode acordar que o credor hipotecrio far seu o bem garante.

Privilgios creditrios: o Concedidos a certos credores atendendo natureza do crdito [arts. 733 ss]. Constitui uma preferncia de pagamento independente de registo preferncia de cumprimento. o o No so susceptveis de serem constitudos por negcio jurdico. Podem ser mobilirios ou imobilirios, gerais ou especiais.

o A sua eficcia depende do acto de penhora sobre os bens que so


objecto da respectiva incidncia s se constituem efectivamente quando ocorrem os factos ou os actos de que a lei faz depender a sua atribuio.

Direito de reteno: o Confere ao devedor, que se encontra adstrito a entregar uma coisa e disponha de um direito de crdito sobre o credor, o direito de no efectuar a prestao, mantendo a coisa que deveria entregar em seu poder [arts. 754 ss]. o Pressuposto: o crdito do devedor da entrega da coisa deve resultar de despesas feitas por causa dela ou de danos por ela causados.

o Similitude com a excepo do no cumprimento [arts. 428 ss],


embora possa ser exercido independentemente de relao

sinalagmtica, tenha funo de garantia e incida apenas sobre coisas corpreas, mveis e imveis. Garantias de natureza processual: penhora e arresto repressivo, que no estudaremos nesta sede.

174

Anda mungkin juga menyukai