Anda di halaman 1dari 14

COMISSO DA VERDADE Em maio de 2012 foi aprovada pela Presidenta Dilma Rousseff a Comisso da Verdade.

Esse rgo ser responsvel pelas investigae das violaes dos direitos humanos que ocorreram durante a Ditadura Militar no Brasil. Isso faz com que o pas seja o ltimo a tomar esse tipo de deciso. So sete (7) pessoas que participaro da comisso e tero um prazo de dois anos para investigar os casos e emitir um relatrio que mostrar os responsveis pelas torturas e desaparecimentos de presos polticos no Brasil entre 1946 a 1988. Em 2007 foi abordado no dossi Direito Memoria e Verdade que existem 150 casos de desaparecidos polticos no pas. Os integrantes da Comisso da Verdade podero acessar arquivos oficiais e devero convocar pessoas para depor (em carter opcional). A deciso foi realizada aps forte presso nacional e internacional dos familiares dos mortos e de entidades ligadas aos Direitos Humanos. Mesmo assim ainda ocorrem muitas crticas em relao a criao dessa Comisso porque o prazo para anlise (2 anos) foi considerado curto, os militares temem a abertura de documentos e os familiares lamentam a impossibilidade de punio devido a Lei da Anistia (1979)

Copa 2014 e Olimpadas 2016


O Brasil sediar nos prximos anos dois eventos esportivos mundiais e receber milhares de turistas, jornalistas e chefes de estado. A Copa do Mundo de 2014 ser a vigsima edio do evento e acontecer entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Em 2003 foi feito o anncio de que o pas-sede seria escolhido entre a Colmbia o Brasil e a Argentina como representante da Confederao Sulamericana de Futebol (CONMEBOL). A deciso final sobre a sede da Copa de 2014 ocorreu em outubro de 2007 quando o presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou o nome do pas. O Brasil possui uma intensa bagagem no mundo do futebol que capaz de reunir parte da sua populao no dia dos jogos. Depois de 64 anos sem realizar esse evento, o Brasil foi contemplado novamente para sediar um dos maiores eventos esportivos do Mundo, a Copa do Mundo da FIFA. A Copa de 2014 ser a vigsima do evento. Aps a escolha do Brasil, o pas passou a estabelecer metas e organizou uma fora tarefa para cumprir as datas no tempo hbil. Depois da deciso o pas precisava escolher as cidades-sede da Copa. Inicialmente a FIFA autorizou apenas 10 cidades, mas o Brasil conseguiu aumentar esse nmero alegando o tamanho do pas. As cidades-sede so responsveis por investimento em estdios, aeroportos, sistema de transporte e hotelaria para receber os milhares de turistas que comparecero ao evento.

Cidades-sede da Copa
Manaus
a representante da Regio Norte na Copa do Mundo e seu estdio dever receber o nome de Arena da Amaznia. A cidade investe em um monotrilho para ajudar no transporte pblico. O estado no possui muita tradio no futebol e os principais times possuem pouca expresso nacional. Os turistas podero vistar na cidade o Teatro Amazonas, o Palcio da Justia e o Palcio Rio Negro.

Cuiab

Capital do Mato Grosso ter um estdio chamado Verdo e ir investir na construo de um VLT (Veculo Leve sobre Trilhos). O estado possui pouca expresso no futebol nacional e o clube mais conhecido o Mixto. Os atrativos culturais da cidade o Museu de Pedras Ramis Bucair, o Museu Rondon do ndio e o Centro Geodsico da Amrica do Sul.

Braslia
A capital do pas derrubou todo o antigo estdio Man Garrincha e o nome estdio ser Estdio Nacional. Os principais times da cidade so o Brasiliense e o Gama, que j chegaram a 1 diviso do campeonato nacional, mas atualmente no esto realizando boa campanha nos campeonatos nacionais. A obra para aumentar a capacidade do transporte pblico o VLT, mas a obra est atrasada devido a suspenso da obra em decorrncia de fraude. Braslia Patrimnio Histrico Cultural e possui atraes tursticas como a Praa dos Trs Poderes, a Catedral, a Torre de TV e o Memorial JK.

Fortaleza
O estdio dessa cidade-sede o Castelo. A cidade pretende instalar um VLT para as obras de mobilidade urbana. O estado possui uma torcida apaixonada e seus principais times so o Fortaleza e o Cear. Um dos principais atrativos tursticos so o Centro Cultural Drgo do Mar, o Theatro Jos de Alencar, o Memorial da Cultura Cearense e o Museu do Cear.

Natal
Tambm chamada de Cidade do Sol, Natal est com as obras do estdio em estgio mais atrasado. O estado no possui tanta tradio no futebol e os principais times so o ABC e o Amrica. Alm das praias, os turistas podero usufruir de atraes como o Memorial Cmara Cascudo, a Casa de Cmara Cascudo e a Barreira do Inferno (base de lanamento de foguetes).

Recife
O estdio recebe o nome de Arena Pernambuco e a obra relacionada ao transporte recebe o nome de Corredor Caxang. A cidade pretende criar um bairro ao redor do estdio. O estado possui tradio no futebol e seus principais times so o Sport, o Nutico e o Santa Cruz. Os principais pontos tursticos so o Museu da Cidade, o Centro Cultural Judaico, a Capela Dourada e a Casa da Cultura.

Salvador
A capital baiana foi a primeira das capitais brasileiras e contar com o estdio chamado Arena Fonte Nova. O estado possui tradio no futebol com dois times: Vitria e Bahia. Os turistas podero conhecer as diversas igrejas histricas da cidade, o Elevador Lacerda, o Museu de Artee da Bahia e o Pelourinho.

Belo Horizonte
A cidade reformou o Estdio Mineiro e est construindo um BRT para melhorar a oferta de transporte pblico. Belo Horizonte conta com seus dois principais times, Cruzeiro e Atltico Mineiro, na primeira diviso do futebol brasileiro. Os turistas podero conhecer a cidade e conhecer atrativos culturais como o Museu de Artes e Ofcios, Museu de Arte de Pampulha e o Inhotim.

Rio de Janeiro
A cidade mais famosa do pas reformou o Estdio do Maracan, o mais conhecido do Brasil. Ela est construindo um BRT para reduzir as distncias entre os bairros. O Rio de Janeiro possui quatro times

de futebol na principal diviso do pas: Fluminense, Botafogo, Flamengo e Vasco. Os turistas podem apreciar as praias cariocas e conhecer atraes como o Teatro Municipal, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Pao Imperial, o Cristo Redentor, etc.

So Paulo
Depois de uma indeciso sobre qual estdio seria reformado para a Copa, a FIFA optou pela criao de um novo estdio no bairro de Itaquera, na zona leste de So Paulo. A nova Arena foi nomeada Arena Corinthians ou Itaquero. A cidade investe na construo de um Monotrilho para reduzir os problemas com transporte pblico. O estado est bem representado no futebol nacional e seus principais times so: So Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos. Aproveite a passagem pela cidade para conhecer: o Ptio do Colgio, a Baslia de So Bento, o Mercado Pblico, a Estao da Luz, o Museu do Ipiranga, etc.

Curitiba
A capital paranaense vai utilizar seu estdio Arena da Baixada para os jogos durante a Copa do Mundo. Os times curitibanos, o Atltico Paranaense e Curitiba, esto entre os principais do pas. A cidade possui atraes como o Teatro pera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, o Museu Ferrovirio, etc.

Porto Alegre
A cidade gacha tinha duas opes, o Estdio Olmpico e o Estdio Beira -Rio, o escolhido foi o Beira-Rio, sede do clube Internacional. Os principais times do estado so o Grmio e o Internacional. Os turistas podem visitar o Parque Farroupilha, o Centro Histrico, o Mercado Pblico, a Usina do Gasmetro, etc.

Olimpadas 2016
O Brasil conquistou o direito de sediar as Olimpadas de 2016 aps tentar por trs vezes a candidatura. O pas nunca sediou o evento que pode chegar as cifras de R$ 25,9 bilhes de reais com investimentos em infraestrutura, hospedagem e transportes. A cidade do Rio de Janeiro venceu a votao por 66 votos a 32 no dia 2 de outubro de 2009 na deciso que ficou entre Madrid e Rio de Janeiro. A deciso foi anunciada pelo Comit Olmpico Internacional (COI) e recebida com alegria pelos dirigentes brasileiros. O Brasil o primeiro pas sul-americano a sediar uma Olimpada. Ele comeou a candidatar-se em 1992 com Braslia para os jogos de 2000. Depois o Rio de Janeiro ofereceu-se para as Olimpadas de 2004 e 2012, mas no obteve xito. O evento um desafio para o pas, pois recebe os melhores atletas mundiais que disputam provas em vrias modalidades.

Crise na Europa

O continente europeu sempre foi um exemplo de regio com grande avano econmico e que proporcionava garantias sociais e oferta de empregos aos cidados. Justamente por isso os pases europeus atraiam milhares de imigrantes todos os anos. Entretanto eles enfrentam atualmente a sua maior crise com a Zona do Euro sofrendo srios abalos econmicos e sociais. A princpio a crise na Zona do Euro comeou atravs de problemas fiscais, ou seja, muitos pases gastaram mais do que conseguiram arrecadar em impostos. Dessa forma eles passaran a contrair dvidas. Muitas naes tinham uma dvida bem maior que o PIB Nacional. Muitos investidores comearam a ter medo de aplicar seu dinheiro nos pases europeus e desconfiaram que eles no seriam capazes de quitar suas dvidas. Em 2007 passou-se a desconfiar de uma bolha imobiliria nos Estados Unidos que foi confirmada em 2008 em uma crise que afetou diversos pases, fechou bancos e deixou milhares de pessoas desempregadas. No incio de 2010 os investidores internacionais perceberam que a Grcia estava escondendo seus dficits nacionais que chegaram a ser investigados pela Comisso Europeia. Em abril do mesmo ano as agncias de classificao de risco rebaixaram a notas de Portugal, Espanha e Grcia. Os pases mais endividados na Europa so: Espanha, Grcia, Portugal, Irlanda e Itlia. Possuem uma relao desigual entre PIB e despesas e esto com muitos dficits oramentrios.

Consequncias da Crise Europeia


Fuga dos investidores; Reduo dos crditos; Queda de ofertas de emprego; Reduo de gastos visando reduzir a crise; Pequeno crescimento do PIB.

Para enfrentar a crise foi implementado um plano econmico em 2011. Alm disso, o FMI e o Banco Central Europeu adotaram medidas para enfrentar a crise. Foram oferecidas ajuda financeira aos pases com maiores dificuldades e foi implementado um pacto fiscal (porm, ele no foi aceito pelo Reino Unido). Os pases que esto ajudando a organizar a fora tarefa para reduzir os problemas financeiros da Europa so Alemanha e Frana. Porm essas medidas so de mdio e longo prazo e milhares de europeus sofrem com a escassez de emprego e o corte de programas sociais.

A crise atingiu todos os pases da Zona do Euro que viu sua moeda comum sofrer fortes quedas. Espalhou-se o receio de que a crise chegasse com a mesma fora nos outros pases. Em 2010 e 2011 vrios pases sofreram com intensos protestos e manifestaes populares contra as chamadas medidas de austeridade (cortes em benefcios, reduo de ofertas de emprego e aumento dos impostos). A crise do Euro tambm atingiu a liderana dessas naes. Slvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano, deixou o cargo; assim como George Papandreou, da Grcia. Alm disso os problemas econmicos enfrentados pelos europeus, j retiraram outros governantes do poder. O grande reflexo dessa crise no Brasil a reduo das exportaes por pases que esto reduzindo drasticamente os gastos depois da crise. Ainda no uma situao alarmante, mas pode impedir o crescimento econmico do pas.

Desenvolvimento Sustentvel
Durante muito tempo, meio ambiente e desenvolvimento econmico foram consideradas questes opostas. Porm, com a percepo da finitude dos recursos naturais e de que sua m utilizao provocaria, alm dos problemas vigentes, o comprometimento da existncia de geraes futuras, a sociedade ou parte dela, passou a conceituar uma nova forma de desenvolvimento que levava em conta o meio ambiente; pois afinal, est intimamente relacionado sade humana atravs do ar que se respira, da gua necessria vida, do solo etc. O Planeta Terra abriga cerca de 6,6 bilhes de habitantes, com produo mdia de US$ 8 mil per capita. Acontece que, por volta do ano 2050, estima-se que este nmero atinja a marca dos 9 bilhes de pessoas com produo mdia de US$ 20 mil per capita. Os especialistas afirmam que, visto o desequilbrio e a m conservao do meio ambiente, se com o avanar dos anos os pases ricos, principalmente, no reduzirem consideravelmente a velocidade de consumo, um desastre ecolgico ser inevitvel. Entretanto, acredita-se tambm na possibilidade de que Polticas Pblicas globais possam, atravs da tecnologia, elevar o padro de vida da populao e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto humano sobre a diversidade biolgica. A ideia de sustentabilidade como sendo um desenvolvimento consciente capaz de suprir as necessidades da populao atual, sem que as geraes futuras sejam prejudicadas, surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas. Posteriormente, a onda verde do desenvolvimento sustentvel foi crescendo mundialmente com velocidade proporcional necessidade do ser humano em relao preservao do planeta. A Conferncia de Estocolmo e a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento ECO 92, representam um marco histrico no estabelecimento mundial de programas governamentais de desenvolvimento sustentvel e, a partir disso, o assunto passou a ser visto no apenas como uma projeo futura, mas sim como uma atual necessidade, sendo ento constitudas diversas leis para regulamentar o tema. Segundo o artigo 02, da Lei do SNUC, o uso sustentvel consiste na: (...) explorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renovveis e dos processos ecolgicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecolgicos, de forma socialmente justa e economicamente vivel; Por muitas vezes, desenvolvimento confundido com crescimento econmico. Este ltimo dependente do consumo de energia e dos recursos naturais, sendo assim insustentvel, pois leva carncia de tais recursos dos quais o ser humano necessita. Portanto, o desenvolvimento sustentvel sugere que: a qualidade substitua a quantidade e haja a reduo do uso de matria-prima, bem como a eliminao do desperdcio com a reutilizao e a reciclagem.

Globalizao
A globalizao um acontecimento em escala global que consiste na composio econmica, social e poltica de pases distintos. Esse processo resultado das novas tecnologias que reduziram as distncias entre os pases transformando os meios de comunicao e os transportes. A globalizao tambm resultado do capitalismo e da necessidade dos pases desenvolvidos em buscar outros mercados para investimento financeiro. Ao analisar a Globalizao pode-se retirar o termo Aldeia Global que consiste em uma rede de contato e conexes que reduz as distncias culturais e econmicas dos pases. Ela surgiu entre os sculos XV e XVI aps as Grandes Navegaes quando o continente europeu estabeleceu contatos com outros povos. Essa prtica ganhou foras com a queda do socialismo no final do sculo XX. As empresas multinacionais buscaram um novo mercado com consumidores interessados e provenientes de pases socialistas. Uma das principais caractersticas desse processo a reduo dos valores pagos pelos processos produtivos. Ou seja, muitas empresas produzem peas e constroem seus produtos em pases com mo-de-obra muito barata e conseguem reduzir o custo final, mas pecam no quesito qualidade de vida dos funcionrios. Blocos Econmicos: Com o avano da globalizao a criao de blocos econmicos se tornou mais uma forma de estreitar a relao entre os pases membros. Surgiram Nafta, Mercosul, Unio Europeia, Apec, Tigres Asiticos, etc. Uma das inovaes mais importantes para o mundo global foi a internet, que reduziu drasticamente a distncia e a comunicao entre os povos, estabelecendo amizades, aumentando o conhecimento sobre novas culturas e o aperfeioamento nos negcios e vida pessoal. A globalizao tambm est relacionada ao crescimento e universalizao dos direitos humanos dos cidados. um sistema financeiro relacionado a pases desenvolvidos e subdesenvolvidos que ajuda a melhorar a qualidade de vida da populao, no acesso a produtos importados e na oferta de outros mais baratos ao consumidor. No entanto, essa rapidez e eficincia acarreta muito mais vagas em aberto e desemprego. Esse fenmeno acontece porque muitas empresas investem em automatizao ou instalam suas fbricas em pases onde a mo de obra muito barata. Alm disso, a globalizao tambm acarreta problemas como desigualdade social. Com a chamada Nova Ordem Mundial os EUA dividem o podem com pases europeus (Antes da Crise na Europa), China e Japo, porm o pas permanece o principal no quesito armas.

Consequncias da Globalizao
Internacionalizao do Capital
Quanto mais pases estiverem envolvidos melhor ser para a globalizao. Ela prega a incorporao dos povos no intuito de aumentar a concentrao de mercado e ajudar o capitalismo.

Empresas Transnacionais
As maiores empresas do mundo esto internacionalizadas e possuem representao nos principais pases em busca de reduo de recursos, mo de obra barata, infraestrutura e incentivo fiscal e novos mercados consumidores.

Diviso Trabalhista

Os pases subdesenvolvidos deixaram de ser apenas aqueles que forneciam alimentos e matriasprimas. Se tornaram consumidores e exportadores de produtos feitos pelas transnacionais nos pases subdesenvolvidos.

Crescimento Tecnolgico
O crescimento tecnolgico alavancou a automatizao industrial influenciando nos processos e na produo de produtos.

Internet/Ingls
O ingls se tornou a lngua oficial para comunicao no mundo e a internet o mecanismo utilizado para comunicao com pessoas de diversos pases, reduzindo as distncias e acelerado as informaes.

Etapas da Integrao na Economia

Zona de Livre Comrcio: uma zona composta por pases membros em que suas mercadorias possuem autorizao de livre circulao. As fronteiras, o controle sanitrio e a produo de produtos possuem mais facilidade. Alm disso, as taxas alfandegrias no so cobradas. Unio Aduaneira: os pases realizam negcios entre si com taxas alfandegrias comuns e preestabelecidas. Mercado Comum: nessa etapa est includa a zona livre de comrcio e a unio aduaneira, mas tambm inclui a circulao livre de pessoas, capitais e servios. Unio Monetria: Alm de todas as etapas anteriores auxiliando nesse mercado comum, h tambm a criao de uma poltica econmica mais consistente e a emisso de uma moeda comum a todos os pases. Unio Poltica: Fase em que os pases unificam suas polticas, defesa, segurana externa e interna. Tudo isso somado as etapas anteriores.

Brasil na Globalizao
O Brasil possui uma economia que gosta do mercado internacional e no possui problemas para comercializar com outras naes. Ao participar desse mercado cada vez mais global o pas proporciona o acesso de sua populao a produtos estrangeiros que so favorveis ao consumidor, mas muitas vezes desleais com a indstria nacional. Outra vantagem da globalizao a abertura econmica ocorrida no mercado brasileiro com a introduo de diversos capitais. Alm disso, no aspecto cultural, o crescimento brasileiro bem mais vantajoso com a aquisio no mundo das artes, do cinema, televiso, rdio, etc.

Mercosul e a Poltica Externa Brasileira


Definio do Bloco Econmico
A prioridade da Poltica Externa Brasileira a Amrica do Sul, mas dentro da Amrica do Sul, a prioridade o Mercosul. E, por fim, dentro do Mercosul, a prioridade a Argentina. O Mercosul uma Unio Aduaneira Imperfeita, pois:

Possui uma Zona de Livre-Comrcio, inclusive com tarifa zero entre diversos produtos (exceto no setor automobilstico e no acar, so alguns produtos que no gozam de tarifa zero); uma Unio Aduaneira, caracterizada pela Tarifa Externa Comum (TEC), apesar de possuir algumas excees; Tem intenes de constituir-se em Mercado Comum, com livre circulao de pessoas, de bens e de capital (o que ainda no ocorre).

H imenso grau de supervit do Brasil com a Argentina, pois os carros que no so feitos na Argentina, so confeccionados com peas brasileiras. Alm disso, 70% dos carros produzidos na Argentina, so exportados para o Brasil.

Objetivos do Mercosul
A ideia que o Mercosul seja um mecanismo de adaptao competitiva na economia global. Dessa forma, as preferncias tarifrias iro possibilitar ganhos de escala, por exemplo, a Argentina tem setor automobilstico graas ao mercado brasileiro. Ento, no esboo da globalizao assimtrica, o Mercosul possui um papel chave na economia.

Pases Membros do Mercosul


Em 1991, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram o Tratado de Assuno, que deu origem ao Mercosul. Em 1994, com o Protocolo de Ouro Preto, o Mercosul ganha personalidade jurdica de direito internacional e, dessa forma, competncia para negociar acordos internacionais. A Venezuela est em processo de adeso, em que ser totalmente integrada ao Mercosul em 2014. Em 1996, Bolvia e Chile associaram-se ao Mercosul. Em 2003, foi a vez do Peru tornar-se membro associado. E, em 2004, tornaram-se Estados Associados ao Mercosul Colmbia e Equador. O Mxico participa das reunies do Mercosul como Pas Observador.

Regionalismo Aberto
Segundo Felipe Lampria, "o Mercosul o laboratrio da Globalizao." O Regionalismo aberto compatvel com as regras da OMC - Organizao Mundial de Comrcio (exceo ao art. 24). Os acordos abertos podem ser negociados, desde que o nvel de proteo do bloco no seja superior s tarifas em relao terceiros, pois quando o Mercosul se consolidou, tanto o Brasil quanto a Argentina praticavam tarifas altssimas.

Compensao dos Aspectos Negativos da Globalizao


Considerando-se que a globalizao assimtrica, o Mercosul possui um perfil de comrcio diferente entre os pases do sul, com relao ao comrcio com os pases do Norte, o que permite um aspecto mais positivo da globalizao, e, consequentemente, gera uma globalizao mais simtrica. Por causa do Mercosul, o Brasil passou a ter vantagem comparativa, que no tinha com os outros pases, por exemplo, televiso de LCD. Aumento do Poder Global de Barganha dos Estados Partes: Os pases precisam dos mercados consumidores dos outros Estados que, por sua vez, necessitam dessa dependncia. preciso que os pases se unam para aumentar a competitividade mtua. As correntes econmicas mais importantes esto no Atlntico Norte, e o Mercosul est no Atlntico Sul, ou seja, esquecido pela economia global. Ento, os pases do sul devem se unir para fazer frente aos pases do norte.

Identidade Diplomtica
O Mercosul faz parte da identidade diplomtica. O Mercosul nasceu com personalidade jurdica em 2004, coincidindo com a criao da ALCA. Por isso, o Mercosul foi sobrevalorizado em razo da ameaa da ALCA. Porm, nos dias atuais, a ALCA fracassou e o Mercosul teve xito.

Legitimidade do Mercosul
O Mercosul um fator de legitimidade da Poltica Externa Brasileira, um smbolo da capacidade de construo de consensos, pois o Brasil no fala sozinho, ele fala com mais quatro pases. Em 1980, todos os pases do Mercosul sofreram democratizao, e o Mercosul aparece para melhorar vulnerabilidades decorrentes da democratizao. A Clusula Democrtica consequncia dessa relao em prol da democracia. As relaes entre o Brasil e a Argentina sempre tiveram um padro de Afastamento e Aproximao, como por exemplo na Guerra do Paraguai, na Guerra das Malvinas, com Pern e com Frondisi, aps o qual, veio o Golpe Militar. No final da dcada de 1970, h uma aproximao sistmica entre Brasil e Argentina, e os dois pases caminham para uma Poltica Externa mais prxima. Nessa poca, cessam os retrocessos com o acordo Tripartite entre Brasil, Argentina e Paraguai, na hidroeltrica de Itaipu. Veja mais informaes sobre Mercosul e agregue mais conhecimento sobre esse bloco econmico!

Poltica Externa Brasileira


H uma correlao de foras desfavorvel para os pases em desenvolvimento. Dessa forma, os pases desenvolvidos se recusam em abrir seus mercados para os produtos dos pases em desenvolvimento, pois os pases desenvolvidos voltam seus interesses para aumentar a Segurana. H uma correlao de foras entre os pases do sul, com convergncia de interesses. O Brasil pode adotar a estratgia da Integrao Regional para tornar-se um Global Player. A integrao regional no uma opo de um governo especfico, uma escolha racional e lgica do Estado. Como o Mercosul uma prioridade de Estado, a aproximao entre Brasil com a Argentina necessria. Essa aproximao sistmica comeou no Governo de Figueiredo, depois foi continuada nos governos Sarney, Collor e Itamar, e foi aprofundada nos Governos de Fernando Henrique Cardoso e no Governo Lula. O Mercosul sempre se manteve como prioridade, independentemente do Governo, pois no uma escolha poltica, uma escolha racional e lgica. Segundo Fernando Henrique Cardoso, "para o Brasil, o Mercosul no um mercado, um destino". Segundo Lula, "a prioridade da Poltica Externa Brasileira a construo de uma Amrica do Sul prspera, unida e politicamente estvel e esse esforo passa por uma revitalizao do Mercosul."

Paradigma Logstico
A globalizao e o incio do sculo XXI trouxeram alteraes no mundo, que podem ser sentidas em diversos pases. Essas mudanas so de ordem poltica e econmica, o que espelha a poltica externa Brasileira.

Do final do sculo XIX a 1930 ocorreu o paradigma liberal-conservador, com o incio do ciclo do caf. De 1930 a 1989 ocorreu o paradigma desenvolvimentista, com o pensamento Cepalista e o Regionalismo Aberto. Entre 1990 a 2002 ocorreu o estado normal, com os governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. E em 2003 teve incio ao Estado Logstico, na qual o governo Lula levou empresrios para realizar negociaes internacionais.

Paradigma Neoliberal
Foi uma adaptao ordem global nos anos 90. Nessa poca, o Estado mnimo, pois o mercado regula a economia.

Consensos
Como FMI, Consenso de Washington e Banco Mundial, que vendem receitas prontas aos pases perifricos, que so adotados com entusiamo pela Amrica do Sul.

Desnacionalizao
Econmica: Abertura econmica interna do sistema produtivo por capitais, empreendimentos e tecnologias estrangeiras. Segundo Amado Cervo, as privatizaes dissolvem e alienam o ncleo central robusto da economia nacional. H abertura do mercado consumidor, sobretudo com alienao de ativos das empresas nacionais.

Globalizao Assimtrica
Foi construdo no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, que geram efeitos negativos no ncleo duro da economia global. Desas forma, Fernando Henrique Cardoso j ensaiava os primeiros passos do Estado Logstico, que no aconteceu na Argentina de Menem.

Desenvolvimentismo

Presena muito grande do Estado na economia; Instabilidade monetria; Crise da dvida externa nos anos 82, principalmente.

Paradigma do Estado Logstico


Foi uma correo do modelo que terminou em 2003.

Efeitos nocivos do modelo dos anos 90


Abertura do mercado de consumo, com dficit da balana (rompendo com a tradio superavitria desde os anos 30); endividamento externo por causa da remessa abusiva de lucros; alienao de ativos no ncleo duro da economia nacional, que teve como consequncia a desnacionalizao e a privatizao; submisso aos consensos, gerados pela dependncia econmica e subservincia poltica, pois as regras podem ser nocivas aos interesses nacionais, pela obedincia a ordem global. Portanto, os pases perdem poder.

Efeitos positivos do modelo dos anos 90

A abertura econmica provocou revoluo nas plantas industriais brasileiras, devido as tecnologias mais competitivas. Como consequncia, o Estado repassa responsabilidades sociedade, o que provoca diminuio do Estado e ascenso da sociedade. Na consolidao do Estado Logstico, o papel do Estado inovado, assumindo a funo de intermedirio entre os segmentos sociais, que tanto realiza interesses sociais como orienta a sociedade. Ento,o papel do Estado no ser o condutor direto e nem abandonar a sociedade, mas o papel do Estado dar apoio logstico ao da sociedade. Dessa forma, o Estado d apoio ao mercado, para reduzir desigualdades econmicas e sociais. H uma nova conscincia do papel do Estado, que agente ativo do sistema que induz ao desenvolvimento e igualdade. Estado Logstico aquele que no se reduz a prestar servio nem a assistir passivamente s foras do mercado, pois aquele que facilita a ao dos segmentos da sociedade que busca a realizao de seus interesses e, com isso, o Estado zela para o bem-estar social e equilbrio da sociedade.

Causalidades do Estado Logstico:


Nvel avanado de organizao da sociedade; Estabilizao econmica monetria.

Pr-Sal
O pr-sal uma parte do subsolo onde h uma camada de sal formada aproximadamente a 150 milhes de anos sob as guas ocenicas. A discusso em relao a essa reserva no pr-sal acontece desde 1970 quando ainda no havia mquinas e nem tecnologia suficiente. Porm, desde 2007 esse assunto tomou conta dos telejornais e no saiu mais. O pr-sal atinge o litoral brasileiro de Santa Catarina ao Esprito Santo. Nele se encontram grandes reservas de leo leve e gs natural em tanta quantidade que superaria as reservas existentes no Brasil. A camada pr-sal do Brasil fica aproximadamente a 7 mil metros de profundidade e foram localizados vrios campos de petrleo na localidade. O pas ainda no possui dinheiro e material necessrio para extrair um petrleo em camadas to profundas, mas a estimativa da Petrobras que o Brasil alcance a auto-suficincia em petrleo at 2016. No h uma definio do custo desse processo ao governo brasileiro. A retirada desses possveis barris de petrleo podem render milhes de reais que podero ser investidos pela Unio para o Novo Fundo Social (NFS), combate a pobreza, educao e inovaes tecnolgicas. H ainda uma intensa discusso sobre como sero redirecionados os royalties do pr-sal.Alguns preferem que os recursos obtidos sejam divididos entre os estados produtores, enquanto outros apoiam a distribuio dos recursos para todos os estados da federao

Primavera rabe
A revolta rabe uma onda de protestos e revolues desencadeadas em pases do Oriente Mdio e Norte da frica desde 2010 aps a morte de um menino tunisiano que ateou fogo em seu prprio corpo para protestar contra as condies de seu pas. As revoltas, que comearam na Tunsia se

espalharam para outros pases e passou a ser chamada de Primavera rabe. Durante esse perodo, diversos ditadores deixaram o poder. Enquanto isso, outros pases ainda enfrentam ondas de protestos e violncia do governo. Os protestos na Tunsia, iniciados em dezembro de 2010, fizeram com que Zine el-Abdine Ben Ali, no poder desde 1987, fugisse para a Arbia Saudita, depois de dez dias de intensos confrontos. Os tunsios foram os primeiros na regio a realizar eleies democrticas. Aps essa vitria parcial sob a ditadura imposta nesses pases, a populao do Egito comeou a se movimentar para lutar contra sua situao. Milhares de egpcios foram as ruas para protestos e manifestaes apoiando a retirada o ditador Hosni Mubarak, que estava no poder h 30 anos. Os manifestantes iam todos os dias para a praa Tahrir (Praa da Libertao) e pediam pela sada de Mubarak que s renunciou 18 dias depois aps o incio das manifestaes. A Lbia foi outro pas rabe a lutar pela sada de um ditador no poder. Muamar Kadafi estava h 42 anos como presidente do pas. Nesse caso, o ditador demonstrou mais resistncia o que causou uma verdadeira guerra civil com revoltas em todo o pas. Os rebeldes foram tomando as cidades dominadas pelo ditador e a capital do pas foi tomada em agosto de 2011. Meses depois o ditador foi morto na cidade de Sirte. Outro presidente a cair com a revolta rabe foi Ali Abdullah Saleh que presidia o Imen. Devido a presses populares e um atentando contra uma mesquita, Saleh renunciou o poder que ficou a cargo de seu vice-presidente. Coube a ele estabelecer uma reconciliao e um governo provisrio. A Sria, outro pas que tenta acabar com uma ditadura, permanece sob confrotos e sob a liderana do ditador Bashar al-Assad. Uma grande preocupao das potncias mundiais o futuro dessas naes que agora esto livres para tomar suas prprias decises. As dvidas esto relacionadas principalmente a ala conservadora do Isl e a utilizao da sharia, a lei islmica. Os pases que ainda no foram afetados pela Primavera rabe esto buscando revitalizar sua maneira de governar para evitar que isso acontea. Um outro aspecto detectado na Revolta rabe a quebra de uma aliana desses governos ditatoriais com os Estados Unidos, que possui interesses econmicos nas reservas de petrleo abundantes na regio. A Liga rabe, formada por pases como Arbia Saudita, tenta mediar a situao mediante os conflitos.

Rio +20
O Rio +20 a Conferncia das Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentvel, que ir acontecer entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro. O evento recebe esse nome como comemorao do aniversrio de 20 anos da Rio 92, a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O evento busca estabelecer mtodos de desenvolvimento sustentvel para as prximas dcadas. A conferncia tem como objetivo estabelecer o comprometimento poltico com o desenvolvimento sustentvel, implementar processos e avaliar resultados pertinentes ao tema. Os principais temas so:

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza; A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel.

Dos dias 13 a 15 de junho ir ocorrer a III Reunio do Comit Preparatrio que contar com a presena de governantes para negociar os documentos usados na Conferncia. Entre os dias 16 e 19 de junho sero realizados eventos com a sociedade civil. Entre 20 e 22 de junho, ser realizado o Segmento de Alto Nvel da Conferncia, com a presena de diversos membros e chefes de estado de todo o mundo. Sero aproximadamente 193 estados-membros que comparecero ao local com diversos participantes de variadas reas da sociedade civil.

Unasul
a Unio das Naes Sul-Americanas formada pelos pases integrantes do Mercosul e da Comunidade Andina de Naes. Esses doze pases tem como propsito a integrao Sul-Sul. Em 2004, com a Declarao de Cuzco, a Unasul formou-se com a assinatura dos seguintes pases: Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Diferena entre Mercosul e Unasul


O Mercosul tem foco em atividade econmica e poltica entre os pases, enquanto a Unasul visa a integrao em nvel de infra-estrutura, como o IIRSA. Pois os membros da Unasul so mais heterogneos, quando comparados aos membros do Mercosul.

Racionalidade
Como a Poltica Externa Brasileira caracterizada pela legitimidade e pela continuidade, a Unasul uma escolha racional, sendo continuada pelos governos. Sabendo-se que o equilbrio econmico favorvel aos pases desenvolvidos, surge a necessidade de tornar o mundo mais multipolar e mais democrtico . Por isso, necessrio fazer um redesenho da balana mundial de poder. Portanto, j que o Brasil no possui excedentes de poder, a soluo racional e lgica a Integrao (ou seja, CASA e Unasul).

Objetivos da Unasul
Ganhos de Escala
Na nova teoria econmica no h concorrncia perfeita, por isso a empresa precisa de muita escala para que seja vivel. Por exemplo, a indstria automobilstica s vivel devido aos ganhos de escala, tanto no Brasil quanto na Argentina.

Ampliao do Comrcio
O comrcio entre Unasul tem crescido muito. Em 2003, o comrcio era de 5 bilhes de dlares e em 2007 cresceu para 105 bilhes de dlares.

Globalizao
Como a globalizao assimtrica, a Unasul surge para compensar os efeitos negativos da globalizao. Ento, a Unasul criou-se do esforo dos pases em tornar a globalizao mais simtrica.

Integrao de Infra-Estrutura
A economia de todos os pases sul-americanos est voltada para o litoral, porque so pases exportadores. Por isso, preciso investir na infraestrutura, para acabar com os efeitos negativos da falta de recursos.

Ampliao do Poder de Barganha


Como os pases sem excedentes de poder so mais ouvidos em blocos econmicos pequenos, o poder de barganha assume relevncia. Caso contrrio, esses pases (como o Brasil) no teriam importncia na Orhanizao das Naes Unidas (ONU). Portanto, a Integrao (como a Unasul) uma escolha racional para evitar o isolamento externo.

Anda mungkin juga menyukai