Anda di halaman 1dari 10

Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ningum pensa em mudar a si mesmo.

Leon Tolstoi

Keyla Ferrari
ilustrado por:

Maria Isabel Vaz Guimares


Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto.
ISBN 978-85-7694-208-5

Autora: Keyla Ferrari Coordenao editorial: Slnia N. Martins Prado Reviso: Katia Rossini Ilustrao: Maria Isabel Vaz Guimares Projeto Grco: BJ Carvalho Realizao: Fundao Educar DPaschoal www.educardpaschoal.org.br Fone: (19) 3728-8129 Agradecemos aos nossos parceiros a colaborao na distribuio destes livros: Argius Transportes Ltda., Atlas Translog, Hiperion Logstica, Reunidas Catarinense, RTE Rodonaves, Transportadora Capivari Ltda.,Transportadora JPN Ltda., TRN Pavan. Esta obra foi impressa na Grca Editora Modelo Ltda. em papelcarto Art Premium Tech (capa) e papel Couch Suzano Matte (miolo), produzidos pela Suzano Papel e Celulose a partir de orestas renovveis de eucalipto. Cada rvore foi plantada para este m. Esta a 1 edio, datada de 2008, com tiragem de 20.000 exemplares.

Keyla Ferrari
Ilustrado por: Maria Isabel Vaz Guimares

A tiragem e a prestao de contas referentes a esta publicao foram conferidas pela Deloitte.

Sobre a Fundao Educar DPaschoal


A Fundao Educar DPaschoal foi criada em 1989 para dar suporte aos investimentos do grupo DPaschoal em programas de estmulo leitura e de educao, tendo sempre como objetivo promover a educao para a cidadania como estratgia de transformao social. Atualmente, so trs os projetos desenvolvidos pela Fundao. Por meio do projeto Leia Comigo!, utilizando recursos prprios e de outras empresas atravs da Lei Rouanet, produz e distribui gratuitamente livros educativos para crianas e adolescentes, j tendo distribudo mais de 30 milhes de exemplares, em todo o Brasil. Com a Academia Educar, promove a formao de ncleos de Protagonistas Juvenis em escolas pblicas, criando oportunidades para que o jovem descubra em si o potencial que o torna capaz de transformar sua realidade. O Trote da Cidadania incentiva e premia universitrios de todo o Brasil a promover aes sociais com os calouros, visando a substituir o trote humilhante ou violento. Ao desenvolver esses projetos, procurando contar sempre com valiosas parcerias, a DPaschoal deseja, cada vez mais, dar sua contribuio sociedade em sua caminhada pela educao e pela cidadania.

Ol! Eu me chamo Maria Clara, tenho 11 anos e vou contar uma histria muito especial, que comea no dia em que eu pedi para minha me um irmozinho. Eu era bem pequena e vivia feliz com meu pai, minha me e as minhas bonecas, Tati e Neneca, mas sentia mesmo era falta de ter algum legal para brincar.

Ento, num dia muito especial, mame me deu a notcia to feliz... Ela estava grvida. Sua barriga no parou mais de crescer, e eu j conversava com o beb dentro da barriga dela.
2 3

No dia em que o beb nasceu, foi uma festa! Enquanto meus pais foram para a maternidade, minha av Ana me ajudou a arrumar a casa com ores, bolo e at sorvete, s para esperar a chegada do meu irmo, Artur. Ah, sim, ele era um menino e eu escolhi este nome para ele.

Quando ele chegou em casa, era to pequenino que mais parecia minha boneca Neneca. Os dias se passavam e meus pais sempre saam de casa levando Artur com eles. Eu tambm queria ir junto, mas vov explicou que Artur ia visitar um mdico legal.

Meus pais queriam ajudar Artur e foram ler muitos livros e conhecer outros pais com lhos especiais. Assim, eles poderiam aprender a superar as diculdades juntos. Minha me me explicou que o Artur ia demorar mais tempo para aprender algumas coisas e que talvez ele zesse coisas de um jeito diferente daquele que eu fazia. Na escola, minha professora explicou tambm que todas as crianas que so especiais devem ser muito amadas e respeitadas.

Foi ento que este mdico disse para minha me que meu irmo era um beb muito especial, ele tinha sndrome de down. Minha me cou preocupada, mas eu pensei:

Genial, tenho um irmo especial!


6 7

Quando Artur cresceu um pouco, brincava comigo de esconde-esconde, cabra-cega e at de casinha, to bonitinho! Num Natal, ele ganhou uma bicicleta especial... que tinha uma cesta atrs... e ele at levava a Neneca para passear.

Logo comeou a freqentar a escola. Ele nem sempre fala tudo certinho e, muitas vezes, Artur visto como um menino diferente... Mas todos somos diferentes uns dos outros, no mesmo? Tem sempre gente diferente perto da gente, s observar.

Mesmo com algumas diculdades, no demora muito para Artur fazer amigos sinceros, com seu olhar cheio de carinho. Ele gosta de sorrir muito, abraar os amigos e dar beijinhos.

No esporte, meu irmo no to veloz. Ele pode fazer muitas coisas, mas precisa faz-las mais devagar... E com uma boa dupla, consegue sempre chegar na reta nal. Um dia, a tia Cssia, professora do Artur, nos convidou para uma grande festa em uma escola de crianas especiais do bairro.
10 11

Na festa, conhecemos outras crianas: o Joamar, que no gosta de falar nem de brincar, mas gosta muito de imaginar; a Gi, que faz tudo devagarzinho e precisa de muito carinho; a Kuka, que adora danar e tem uma cuca legal; e outros, como o Tiago e a Milena. Todos eles so bem legais e precisam ser compreendidos e respeitados cada um a seu modo.

Artur danou com a Kuka, ajudou a Gi e o Joamar a brincar, jogou beijo para Milena e, depois, participou de um lindo teatro com o Tiago. Todos gostaram, e camos muito orgulhosos.
12 13

Depois deste dia, camos amigos de todas as crianas e de seus pais. Eu e o Artur somos os mais novos voluntrios da escola. Somos uma dupla e tanto! Eu conto histrias enquanto ele me ajuda entregando os livrinhos; eu ensino bal para as meninas e ele ajuda, aplaudindo. E sabem o que mais? Meus pais aprenderam a ajudar o Artur e, hoje, eles tambm ajudam outros pais em situao parecida. Recebemos muito amor e sou muito feliz!

14

15

Hoje, eu sei que, quando pedi um irmo, ganhei o Artur, uma pessoal especial que alegra a todos, supera suas diculdades e ilumina a escola com seu sorriso. Meu irmo mesmo genial! Gostaria que todas as crianas pudessem ter a oportunidade de conhecer e conviver com crianas especiais. Anal, as diferenas so as cores que deixam a nossa vida mais bonita e alegre.

16

Anda mungkin juga menyukai