Anda di halaman 1dari 14

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

A matemtica como mtodo da lgica e as quatro operaes aritmticas no Tractatus de Wittgenstein


Ralph Leal Heck Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear (IFCe)

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre a matemtica como mtodo da lgica, definio presente no Tractatus de Wittgenstein. Esta questo trs consigo as definies das quatro operaes elementares aritmticas de acordo com a viso do filsofo austraco, as relaes e diferenas da matemtica como um mtodo da lgica e a prpria lgica e suas proposies. Para executar esta tarefa, inicio apresentando o que significa lgica e suas proposies em seguida, introduzo a matemtica como um mtodo da lgica e exemplifico este mtodo com a apresentao da definio de nmero, soma e produto aritmtico complementando-os com as operaes restantes: subtrao e diviso. Por fim, pontuo as semelhanas e diferenas entre a lgica tomada como uma imagem especular do mundo e a matemtica como um mtodo da lgica.

Palavras-chave: Lgica; Filosofia da Lgica; Filosofia da Matemtica

Abstract: The present study is a proposal for a reflection about mathematics as a logical method in Wittgensteins Tractatus definition. This matter brings the definition of the four fundamental arithmetical operations according with the Austrian philosophers view, as well, the relations and differences of mathematics as a logical method and the logic itself and its propositions. To perform this task, I begin introducing what means logic e its propositions, then I introduce mathematics as a logical method and exemplify such method presenting the definition of arithmetical sum and product, completing the definition with the remaining operations: subtraction and division. Finally, I enumerate the resemblances and differences between logic taken as world speculative image and mathematics as a logical method.

Keywords: Logic; Philosophy of Logic; Philosophy of Mathematics

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

Vamos iniciar nossa exposio com uma caracterizao geral do que significa proposies da lgica. Para Wittgenstein, ela a marca caracterstica particular das proposies lgicas que sua verdade se possa reconhecer no smbolo to somente(...)1 Isto significa que a tautologia e a contradio dependem apenas da comparao entre estruturas lgicas para desempenhar sua funo. Outra importante observao que para a finalidade de comparao entre estruturas, ambos os casos limite funcionam da mesma maneira, isto , para o mesmo fim, claro que se poderia utilizar ao invs das tautologias, tambm as contradies. 2 Deste modo, passaremos a utilizar o termo tautologia para expressar as proposies da lgica. Em primeiro lugar, por ser o tipo de proposio mais citado no Tractatus e, em segundo lugar, por resultar da comparao entre estruturas contraditrias, como por exemplo: . Tautologia () uma expresso de origem grega, que significa a mesma idia (tauto: a mesma; e logos: palavra/idia) ou repetio do que foi dito. Segundo Glock3, Wittgenstein foi o primeiro a caracterizar a lgica como tautolgica: As proposies da lgica so tautologias4. Criando um limite claro entre proposies contingentes e proposies lgicas (analticas). Esta caracterizao de proposies propriamente lgicas separa-o da concepo fregeana e russelleana de que a lgica descreve entidades de alguma natureza. Como vimos ao longo de nossa exposio, a exigncia da traduo de uma estrutura por outra, prova que no h entidades, constantes ou objetos lgicos. Qualquer caracterizao de quantificao, generalizao ou estrutural so sempre, implicitamente, descries de proposies que contm composies entre objetos e possibilidades de valores de verdade. No pretenso da tautologia mostrar como as coisas esto. As proposies da lgica so sem sentido (sinnlos): As proposies da lgica, portanto, no dizem nada (so as proposies analticas).5 As tautologias se constituem como tal independentemente das contingncias (de ter sentido), uma vez que s necessria a observao da intercambialidade de estruturas. Por exemplo, na linha 3 da tabela anterior (q p) uma tautologia se comparada ((q | (p | p)) | (q | (p | p))). No dependendo dos valores de verdade para saber que: (q p) ((q | (p | p)) | (q | (p | p))). Do mesmo modo que (q p) , na linha 15 ou qualquer outra comparao entre a forma descrita na proposio 5.101 e suas respectivas tradues pela barra de Sheffer. De antemo, j podemos ver que o
1 2 3 4 5 WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 6.113. Ibid., aforismo 6.1202. GLOCK, H.J. Dicionrio Wittgenstein, 1998, p.346. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, proposio 6.1. Ibid., aforismo 6.11.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

objetivo da tautologia no descrever a realidade, mas refletir a sintaxe adjacente s estruturas da linguagem, e s estruturas da prpria realidade 6. A funo da proposio lgica evidenciar como os elementos da proposio ou as proposies esto configurados. Se utilizarmos tautologias mais evidentes, como ou , 7 fica claro que no queremos dizer que as tautologias expressem verdades priori . Apenas que a lgica no possui axiomas fundamentais de onde podemos derivar outras proposies como pensavam Frege e Russell, a funo da lgica se mostra completamente diferente: ela faz ver a forma lgica. Assim, postular verdades lgicas passam a ser meras notaes em estruturas auto-evidentes. 8 Ou mesmo, poderamos pensar, conforme a velha lgica, que as generalizaes so proposies lgicas. Neste caso, as generalizaes condensam um conjunto de possibilidades e podem ser traduzidas pela descrio de todos os casos que compem a generalizao. As proposies da lgica devem ser verdadeiras a priori, na medida em que no dependem do valor de verdade de suas componentes, e com isso diferencia-se o significado da demonstrao na lgica, da demonstrao lgica de uma proposio com sentido9. A diferena apontada por Wittgenstein no aforismo 6.1264: A proposio com sentido enuncia algo e sua demonstrao mostra que assim ; na lgica, toda proposio a forma de uma demonstrao.Toda proposio da lgica um modus ponens representado em sinais. (E o modus ponens no se pode exprimir por meio de uma proposio.).

Ento as proposies lgicas, embora sem sentido, acrescentam algo? Sim, na medida em que elas mostram a estrutura da realidade e da linguagem. Este mostrar a porta de entrada para Wittgenstein tematizar tudo o que pressuposto, ou melhor, aquilo que indizvel e tambm uma importante caracterstica para nossa avaliao da linguagem: as proposies lgicas so proposies teorticometafsica, pois evidenciam as regras de construo de qualquer teoria de que lancemos mo. Mas, em que sentido podemos entender a lgica de Wittgenstein como uma teoria geral?

6 7 8 9

WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 6.12 Ibid., aforismo 6.111. Ibid., aforismo 6.1223. Ibid., aforismo 6.1263.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

Se tomarmos a lgica como uma teoria em seu sentido estrito, isto , a teoria como modelo com a seguinte definio: uma teoria composta por uma linguagem formal e um conjunto de regras de inferncia, com o objetivo de derivar (concluir) uma proposio de uma ou mais premissas que so antecedentemente supostas (axiomas) ou derivadas (teoremas), de modo a formular e avaliar as propriedades intrnsecas da estrutura ou descrever a partir do modelo os fatos. Nestes termos, a lgica no Tractatus no uma teoria. Entretanto, se considerarmos que a lgica uma imagem especular do mundo e que a lgica transcendental, temos que Wittgenstein, talvez a contragosto, desenvolva uma teoria metafsica que pressupe uma regra de construo (podemos expressar todas as possibilidades lgicas com apenas um juntor);uma regra de traduo (expressemos as estruturas lgicas com a notao que quisermos, salva veritate); uma regra de interpretao (cada proposio fornece chance de ser verdadeira e chance de ser falsa); e uma regra de inferncia (Toda proposio da lgica um modus ponens representado em sinais)10.De onde, a sim, podemos construir teorias em seu sentido estrito, determinando arbitrariamente quais regras e quais proposies so vlidas no sistema. Ora, se a lgica concebida por Wittgenstein a prpria expresso dos pressupostos da inteligibilidade e da realidade mesma e outras teorias s podem ser erigidas tomando como base a lgica, qual o sentido de afirmar que a matemtica um mtodo11 da lgica?

A matemtica como mtodo da lgica Wittgenstein dispe de dois blocos de referncia matemtica no Tractatus. As proposies 6.026.031 que explicam a definio de nmero segundo a lgica por meio das somas dos nmeros e as proposies 6.26.241, que definem o produto entre dois termos numricos. A avaliao desta questo tem duas importantes contribuies para nosso objetivo: 1) At que ponto as equaes matemticas se assemelham s tautologias e 2) o tipo de concepo matemtica apresentada contribui de algum modo para nossa avaliao do alcance da linguagem?

10 Isto est em consonncia com o aforismo 6.124. 11 Itlico nosso.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

Definio de nmero Podemos dizer que os temas centrais da filosofia da matemtica de Wittgenstein so a definio indutiva12 de nmero e o critrio de igualdade. Estes temas nos fornecero o mtodo de gerao de termos gerais (equaes matemticas) e o que significa operar com nmeros. Vejamos a proposio 6.02: E assim chegamos13 aos nmeros: defino Def. e Def. Segundo as regras notacionais, escrevemos, pois, a srie Assim: Portanto, ao invs de E defino: escrevo: . 0+1=1 Def. 0+1+1=2 Def. 0+1+1+1=3 Def. (etc.) primeira vista, j podemos perceber que Wittgenstein traduz o conceito de nmero por uma operao reiterada sucessiva: , ele aduz esta definio a partir da proposio anterior: a forma geral da operao , portanto: Essa a forma mais geral da passagem de uma proposio a outra..
14

Como bem observado por Frascola 15, a substituio de prpria definio geral da proposio:

por .

resulta na

Isto significa que a definio de nmero e seu consecutivo baseiam-se na quantidade de reiteraes de uma mesma operao, de modo que (mega) represente uma mesma operao lgica interada sobre uma proposio x (elementar ou complexa), (nu) vezes de modo que , com
12 Induo matemtica. 13 Wittgenstein chega aos nmeros a partir do aforismo 6.01, onde se reiteram operaes lgicas para formar outras proposies. 14 WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 6.01. 15 FRASCOLA, P. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics, 1994, p.2.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

uma quantidade de +1 equivalente ao nmero de reiteraes de uma dada operao lgica e o (a aspa invertida) signifique a forma de um resultado da aplicao de uma operao uma dada base 16. Assim, a partir da apresentao do termo Wittgenstein deriva o numeral 0+1+1+1 = 3.Esta explicao poderia satisfazer a definio de nmero com certa tranquilidade. Mas, uma srie de questes ficam posta em aberto. Para seguir um programa de passos bem definidos, consideraremos a igualdade = como a noo primitiva de nossa discusso e as operaes matemticas como operaes baseadas no processo de reiterao e operao de parntesis17. Ns iremos usar o seguinte critrio de definio da igualdade aritmtica dos nmeros inteiros de modo a entendermos em termos lgicos o significado das operaes aritmticas, que encerra sua filosofia da matemtica 18:
1. Para {a, b, c 2. Para {a, b, c 3. Para {a, b, c 4. Para {a, b, c

} se a = b, ento a + c = b + c; } se a = b, ento a c = b c; } se a = b, ento ac = bc; } se a = b e c 0, ento = .

A idia aqui demonstrar a possibilidade das quatro operaes aritmticas bsicas e, por consequncia, demonstrar o que Wittgenstein entende por igualdade nestes termos. Quando ele expe com certa rispidez que a=b o mesmo que a=a e que qualquer outra elucubrao mera perda de tempo, ele pressupe que entendamos sua filosofia da matemtica. Para evitar que sejamos levados a vcuos na interpretao de certos sinais que ele mesmo usa para definir outras propriedades no matemticas (a identidade ontolgica), no decorrer de cada passo iremos esclarecer eventuais questes que se possam lanar dvida sobre o papel da aritmtica na lgica do Tractatus e, passo a passo, tentar fazer evidente o que so os nmeros e suas operaes. Estando em posse, agora, de todos os pressupostos e critrios para elaborar a definio aritmtica, vamos apresent-la:

16 Ibid., p.8. 17 J vimos nos captulos anteriores que os parntesis para Wittgenstein nada significam. (cf. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismos 4.441; 5.461; 5.501).

18 Entendemos que Wittgenstein s consegue ir at os nmeros naturais, que ele chama de inteiros em sua definio aritmtica (cf. WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 6.03).

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

A definio de soma Como vimos acima, se traduzvel por 3 e basea-se na reiterao de uma operao lgica , teramos um grave problema tipolgico na operao de nmeros que amplificaria o problema do Axiom of infinity de Russell. Se por traduzssemos um determinado tipo de operao, ento teramos um sistema numrico para cada operador lgico disponvel sustentando uma teoria de classes, o que seria pior do que a infinidade de conjuntos equipotentes de conjuntos contendo infinitos objetos de Russell. Graas exigncia de tradutibilidade (sinonmia) dos operadores e suas operaes, como vimos nos itens acima, podemos dizer: se expressa uma operao lgica reiterada vezes e qualquer que seja a operao, ela pode ser traduzida por outras operaes, ento, expressa qualquer operao lgica aplicada uma nica vez e seu expoente expressa certa quantidade de aplicaes dessa operao lgica, salva veritate. Para melhor exemplificar as operaes lgicas envolvidas no conceito de nmero e resguardar os operadores matemticos para as consideraes finais deste tpico, vamos fazer a mesma caracterizao que Frascola: 0x significa o mesmo que x, S0x significa o mesmo que x, SS0x significa o mesmo que x, SSS0x significa o mesmo que x, E assim por diante, para cada nmero n 0 de ocorrncias de S.19 Seguindo esta caracterizao de soma/reiterao, nos parece que Wittgenstein utiliza o nmero como uma notao que exibe a forma comum a todas as proposies complexas (ou simples no caso do zero) que podem ser instanciadas pela quantidade de operaes lgicas descrita por . Como por exemplo: dia ou est chovendo est para 0x, como S0x est para: dia ou est chovendo, como SS0x est para: dia ou est chovendo 20. Assim, uma dada proposio reiterada de operaes lgicas pode ter um acrscimo de (mi) operaes de modo que a notao seja parte da aritmtica e por conseguinte a expresso .

19 FRASCOLA, P. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics, 1994, p.9 [traduo livre do autor]. 20 Frascola estende essa concepo de reiterao para propriedades e, por conseguinte, para descries definidas. Discordamos em absoluto desta caracterizao, uma vez que, a definio de uma relao aRb no permite que R seja uma relao simtrica, logo, uma relao inopervel nos termos de uma operao lgica.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

Aqui, j podemos observar trs importantes caracterizaes da concepo aritmtica do Tractatus: 1) O sucessor de um nmero a reiterao de uma operao lgica sobre um conjunto pr-definido de proposies. 2) A soma est implcita no conceito de reiterao e sucesso. 3) O zero e o um, de acordo com esta definio, so resposta e alternativa concepo dos nmeros primitivos e dos sucessores na filosofia da matemtica de Frege e de Russell21. Assim, provamos o critrio (1) com a seguinte demonstrao: Para {a, b, c } se a = b, ento a + c = b + c;

Para Sx = 0+1x e S0x significa o mesmo que x, Por induo, temos: se S0x = x S0+1x = 1+1x Se 0x significa o mesmo que x E SS0x significa o mesmo que x, Substituindo s em Sx por +1 temos: SS0x = 0+1+1 = x x= Por induo: x x= x

A possvel definio de subtrao O mesmo deve valer para a operao inversa. Com e , ento possvel afirmarmos que a operao reduz vezes o complexo proposicional formado por . Baseamos esta afirmao na inverso da definio presente na proposio 5.251 Uma funo no pode ser seu prprio argumento, mas o resultado de uma operao pode muito bem vir a ser base dela prpria.. Considerando o critrio de traduo (sinonmia) eu posso aplicar a operao inversa operao que aplicamos para formar , envolve a aplicao inversa da operao , vezes. Assim obtendo uma inversa 22 da soma, ou melhor, uma
21 Para Frege o 0 (zero) definido como o conjunto de partida { } (vazio) e o nmero 1 definido como o conjunto dos conjuntos equipotentes ao conjunto { { } } ou { 0 }. J para Russell, o 0 (zero) define-se, tambm, por conjunto vazio { } e o numero 1 o conjunto dos conjuntos equipotentes ao conjunto que contm um objeto e o prprio conjunto vazio. (cf. PINTO, P.R.M. Iniciao ao Silncio: Anlise do Tractatus de Wittgenstein, 1998, p.102-103; 106 e nota 15; cf. RUSSELL, B.; WHITEHEAD, A. N. Principia Mathematica,1910, p.364-367) (A respeito de outra notao fregeana de nmero cf. FREGE, G. The Foundations of Arithmetic, 1884, 55). 22 A inverso, neste sentido, coaduna com as definies de eliminao das operaes lgicas.

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

subtrao baseada em operaes lgicas.E provamos o critrio (2) do seguinte modo: Para {a, b, c } se a = b, ento a c = b c; SS0 0+1+1 Para x = x e SS0x significa o mesmo que x, Por induo, temos: se SS0x = x SS0-1x = x Se 0x significa o mesmo que x E S0x significa o mesmo que x, Substituindo s em Sx por -1 temos: S0x = 0+1+1-1x = x x= x Por induo: x= x

A definio de produto Em razo da pouca expresso de Wittgenstein sobre estas operaes (em especial a ausncia das definies de subtrao e diviso), utilizaremos como pedra angular deste item, e talvez, como prova mais evidente das operaes matemticas, a proposio 6.241: Formula-se assim a demonstrao da proposio 2 x 2 = 4:

Ora, de imediato vemos que Wittgenstein reduz o produto soma. Mas, h outras observaes que devemos levar em conta antes de provar o critrio (3). A primeira delas que o par de parnteses indica que expoente se aplica . A segunda que o filsofo introduz a expresso diretamente e, no centro das etapas de demonstrao, converte em uma manipulao de parnteses que expressam ncleos de reiterao de operaes marcados pela igualdade: . Mas o que Wittgenstein quer dizer com ?Sabemos que significa a aplicao de uma determinada operao lgica e que a (aspa invertida) significa a forma de um resultado da aplicao de uma operao uma dada base. Ento, deve significar a forma da operao resultante da composio de uma dada operao consigo mesma 23. Mas h outra observao oculta nesta expresso que explica a natureza da multiplicao e destes parnteses.
23 FRASCOLA, P. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics,1994, p.15 [traduo livre do autor].

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

resposta

est

na

escolha

de

Wittgenstein

em

seguir

caminho:

. E a nica resposta possvel que o ncleo significa a forma do resultado da dupla aplicao sucessiva o mesmo que e , onde , ento Assim, se da segunda iterao de uma operao. Logo, cria arranjos de .

.Deste modo, podemos provar uma multiplicao do tipo 3x2 e a propriedade de distributividade. Para3 x 2 = 6:

No fica muito difcil perceber que este prprio exemplo oferece a primeira parte de nossa demonstrao do critrio (3). Assim, vamos demonstrar como seria 2x3, uma demonstrao ainda mais fcil, para chegarmos concluso deste critrio:2 x 3=6

Para completarmos com a propriedade da comutatividade: Para 2x3x = (2)3x = 6x, onde 6x = SSSSSS0x significa o mesmo que x, Para 3x2x = (3)2x = 6x, onde 6x = SSSSSS0x significa o mesmo que x, Por induo, temos: se [ 2x3x = (2)3x = 6x] [ 3x2x = (3)2x = 6x] Se 0x significa o mesmo que x Ento, ((2)3x = 6x (3)2x = 6x ) x, Cumprindo a exigncia do critrio (3): para {a, b, c x= x Por induo: x= x } se a = b, ento ac = bc;

A possvel definio de diviso A operao de diviso no citada no Tractatus, tampouco encontramos referncias em outras fontes sobre a obra. Vamos partir da simples idia de que, assim como a soma invertida para formar a subtrao, a multiplicao pode ser invertida para formar a diviso. A questo que abriga esta possibilidade est na forma como ele constri as sucesses de operaes atravs dos parnteses.

10

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

A definio de (2)3x por exemplo, mostra que ocorre um arranjo de 3 vezes de modo a formar . E esta estrutura sempre pode ser reduzida a uma linha de megas de modo a formar uma estrutura simples (sem parnteses) de sucesses de uma operao: x. A inverso da operao faz exatamente o que Wittgenstein pretende com a introduo dos parnteses. Estabelecer subdivises do espao lgico. De modo que: 6/2x = 3 x Pode parecer estranho que passe a ser , mas,como vimos no item = = = = = =

anterior, a multiplicao permite este tipo de comutatividade. Tendo cumprido os quatro critrios que provam a igualdade matemtica, podemos dizer o motivo que leva Wittgenstein, a partir de sua filosofia da matemtica, a afirmar com veemncia a irrelevncia da igualdade a = b. A igualdade uma equivalncia de traos lgicos, logo a = b uma igualdade que se resolve a priori24, que demonstra a irrelevncia ftica da comparao do espao lgico designado ao objeto a e sua estrutura como a e da comparao do espao lgico designado ao objeto b e sua estrutura como b. Esta concluso est assentada na exigncia da traduo entre operaes lgicas. Para a matemtica a igualdade significa a traduo de uma notao (equao) por outra, da mesma forma que ns podemos desfazer e refazer operaes sobre operaes, de modo que a quantidade de iteraes de operaes consecutivas de uma, equivalha s iteraes consecutivas de outra operao25,apresentando-nos a viso da matemtica como uma manipulao de operaes essencialmente vazias. Mais ou menos como construir edifcios virtuais utilizando como pontos de referncia objetos existentes. Esta viso claramente uma contraposio concepo de Frege de sentido (Sinn) como modo de apresentao do objeto e significado (Bedeutung) como referncia um objeto mesmo ou valor de verdade.A afirmao fregeanade que a = b acrescenta alguma informao por declarar que o modo de apresentao de a diferente do modo de apresentao de b, mas que ambos dizem respeito, essencialmente, ao mesmo objeto. Na definio matemtica de Wittgenstein isto no passa de uma tautologia. Estando em posse das questes elucidadas sobre a matemtica e o fundamento de suas operaes, vamos avaliar os resultados para nosso objetivo.

24 Em termos aproximados: dizer de duas coisas que elas so idnticas um contra-senso, e dizer de uma coisa que ela idntica a si mesma no dizer rigorosamente nada. (WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 5.5303) 25 Op.Cit., aforismo 5.251.

11

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

Semelhanas e diferenas entre equaes e tautologias As consideraes que fizemos nestes ltimos itens nos poderiam levar a pensar que a matemtica se deduz diretamente das operaes lgicas. Mas, este no o caso. As apresentaes que fizemos mostram que a matemtica usa o espao lgico, por isso ela um mtodo da lgica 26. Esta diferena ficar evidente quando apresentarmos os pontos em comum e as diferenas entre as proposies da lgica (as tautologias e as contradies) e as proposies da matemtica (as equaes). Vejamos os pontos em comum27: exprimem pensamentos, assim, no tem funo projetiva e, portanto, no significam nada (sinnlos)28.
Tanto as proposies da lgica, quanto as proposies da matemtica no

proposies da lgica, quanto as da matemtica so igualmente eficientes. Isto : quanto s possibilidades lgicas, elas so coextensivas. Elas demonstram tanto as possibilidades caso a caso da armao lgica (vide traduo entre estruturas lgicas e induo do sucessor de um nmero), quanto nos permite estabelecer generalizaes29. Construmos os nmeros com base no mesmo fundamento lgico que construmos as proposies: o espao lgico de possibilidades.

No que tange demonstrao das possibilidades lgicas, tanto as

Estas caractersticas encerram a relao de proximidade da matemtica com as proposies da lgica. Embora tenham semelhanas, as diferenas so profundas a tal ponto que sugerem uma viso sui generis do papel da matemtica no programa logicista de Wittgenstein. Vejamos as diferenas: A matemtica uma derivao das operaes lgicas, no um reflexo ou abreviao delas. Tampouco uma configurao sinttica especial como so as proposies da lgica. Isto se d porque toda operao lgica tem como objeto uma ou mais proposies, assim tambm a tautologia. As equaes matemticas pressupem as proposies elementares, mas tem o nmero como objeto. E, como vimos, os nmeros so sucesses de operaes em geral. Como vimos no tpico anterior, a igualdade = e a identidade so coisas distintas. A igualdade serve matemtica na medida em que permite equiparar
26 Op. Cit., aforismo 6.234. 27 Nossos pontos em comum inspiram-se em boa parte nas concluses 28 A proposio da matemtica no exprime pensamento. (Op. Cit., aforismo 6.21). 29 Notemos que a questo das generalizaes que se pem aqui no diz respeito s generalizaes dos quantificadores. A este respeito, Wittgenstein critica Russell por estabelecer em seu Axiom of Reducibility uma aparncia lgica para algo meramente contingente. Determinar uma quantificao no d o carter de validade a priori como possuem as tautologias e as equaes matemticas. (cf. Ibid., aforismos 6.1232-6.1233).

12

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

notaes diversas de uma mesma estrutura. J a identidade uma caracterstica a priori onde a identidade do objeto designado pelo smbolo a expressa pelo uso deste smbolo a todas as vezes que o objeto for mencionado; a diferena entre os objetos designados pelos smbolos diferentes a e b expressa pelo uso respectivo dos mesmos smbolos diferentes todas as vezes que cada um deles for mencionado.30. Esta diferena se mostra na ausncia do sinal = nas notaes da lgica. Ao passo que na matemtica este sinal constitui a condio fundamental para a demonstrao. Ainda que as proposies da lgica e as proposies da matemtica possam servir a si mesmas como demonstraes, os mtodos de deduo diferem consideravelmente. As proposies da lgica utilizam como regra de deduo o modus ponens, as proposies da matemtica utilizam a igualdade = como expresso de substituio de uma notao por outra. A funo da proposio da lgica tornar evidente (mostrar) a estrutura lgica (sinttica) de uma dada proposio31. A funo de mostrar to mais importante, que sua caracterizao enquanto tautologia ou contradio que podemos criar notaes que evidenciem a estrutura lgica das proposies, mutatis mutandis. Por exemplo, as tabelas de verdade. No caso da proposio matemtica, Wittgenstein deixa claro na proposio 6.211 que a funo da matemtica operar a partir de proposies no-matemticas de modo a produzir outras proposies no-matemticas. Por exemplo, as operaes aritmticas de nosso cotidiano. Deste modo, podemos dizer que a aplicao da lgica e a matemtica so diferentes e independentes, ainda que todas estejam subordinadas lgica estruturante, isto , como condio de possibilidade. Esta afirmao separa completamente Wittgenstein de Frege e Russell, na medida em que o primeiro rompe com o programa logicista universalista dos outros dois.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BLACK, Max. A Companion to Wittgensteins Tractatus. Cambridge: Cambridge University Press, 1964. FRASCOLA, Pasquale. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics [1994]. New York: Routledge, 2006. FREGE, Gottlob. The Foundations of Arithmetic [1884], Trad ingl: J.L. Austin. New York: Harper & Brothers, 1960.
30 PINTO, P.R.M. Iniciao ao Silncio: Anlise do Tractatus de Wittgenstein, 1998, p.228-229. 31 WITTGENSTEIN, L. Tractatus Logico-Philosophicus, 1922, aforismo 6.121

13

Investigao Filosfica: vol. 3, n. 2, artigo digital 4, 2012.

FREGE, Gottlob. O Pensamento [1988]. Trad port: Marco Ruffino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/Edufrn, 1999. FREGE, Gottlob. Sobre o Conceito e o Objeto e Sobre; Sobre o Sentido e a Referncia, [1892]. Traduo brasileira: Paulo Alcoforado. So Paulo: Edusp, 2009. GLOCK. Hans J, Dicionrio Wittgenstein [1996]. Trad. port: Helena Martins. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998. HACKER, P.M.S. Insight and Illusion: Themes in the Philosophy of Wittgenstein, [1989]. Bristol: Oxford Press, 1997. PETERSON, Donald. Wittgenstein Early Philosophy: Three Sides of the Mirror, Toronto and Buffalo: University of Toronto Press, 1990. PINTO, Paulo Roberto Margutti. Iniciao ao Silncio: Anlise do Tractatus de Wittgenstein. So Paulo: Loyola, 1998. RICKETTS, Thomas. The Cambridge Companion to Wittgenstein [1996]. New York: Press Syndicate of the University of Cambridge. RUSSELL, B.; WHITEHEAD, A. N. Principia Mathematica, Londres: Cambridge University Press, 1910.

14

Anda mungkin juga menyukai