Anda di halaman 1dari 18

PROVA OBJETIVA - TATE

LNGUA PORTUGUESA 03 - Na coluna de um jornalista conhecido de O Globo, de 16 de julho de 2005, saiu publicado o seguinte texto: A agncia do Unibanco, na esquina de Jos Linhares com Ataulfo de Paiva, no Leblon, no Rio, reservou um caixa s para os idosos. Legal. Pena que fique no segundo andar e a agncia no tenha elevador. Os vovs e vovs ai, meu joelho j chiaram bea. Com razo. Os dois pargrafos que compem a notcia se organizam estruturalmente por: (A) (B) (C) (D) (E) comparao; oposio; causa/efeito; concesso; seqncia cronolgica.

01 - Na Carta ao Leitor de 6 de julho de 2005, a revista Veja dizia o seguinte: O surgimento com destaque no cenrio da corrupo do nome de Marcos Valrio, detentor de participaes em duas agncias de publicidade em Belo Horizonte, jogou uma injusta e irreal sombra de desconfiana sobre toda uma atividade. Como todas as demais profisses, a de publicitrio incorpora em suas fileiras pessoas de todos os gradientes ticos. A injustia referida pela revista deriva de um erro, que se poderia caracterizar como uma: (A) (B) (C) (D) (E) troca da causa pelo efeito; simplificao exagerada; generalizao excessiva; fuga do assunto; analogia inadequada.

04 - No mesmo texto da questo 3, o segmento ai, meu joelho representa, no contexto em que se encontra: (A) (B) (C) (D) (E) a fala de um idoso freqentador da referida agncia bancria; uma queixa generalizada de idosos na subida da escada; um segmento humorstico relativo terceira idade; um segmento de uma fala bem mais extensa; a incluso do jornalista entre os vovs e vovs.

02 - Em entrevista com Alexandre Kalache, coordenador do programa de envelhecimento da OMS, ocorreu o seguinte dilogo: Veja: A medida da expectativa de vida no mundo, que era de 50 anos em 1900, pulou para 79 anos em 2000. A sociedade est preparada para abrigar tantos idosos? Kalache: O fato de a humanidade ter acrescentado 29 anos a sua expectativa de vida a maior conquista do sculo XX e o grande desafio do sculo XXI. Em muitos pases, mesmo na Europa, ainda persiste a mentalidade de que a populao predominantemente jovem. O sistema de sade e a infraestrutura urbana no levam em considerao o aumento acelerado de pessoas na terceira idade. Na Frana, um pas rico, idosos morreram aos milhares durante a onda de calor de 2003. Em 2050 o nmero de idosos no mundo vai ser equivalente ao de jovens, e preciso que as sociedades se preparem para essa mudana. O idoso de 2050 no uma abstrao, ele o jovem de hoje. A gerao que atualmente est prxima da aposentadoria talvez mude a forma como entendemos o envelhecimento. O fragmento de texto da entrevista mostra que: (A) (B) (C) (D) o entrevistado no respondeu pergunta do jornalista e simplesmente repetiu-a em outras palavras; a pergunta no foi formulada de forma conveniente, o que permitiu ao entrevistado responder de forma inadequada; a resposta dada pergunta particulariza a anlise aos pases do primeiro mundo, como a Frana; o entrevistado foge do assunto, dando exemplo de uma situao anterior, que no compatvel com o momento presente; a pergunta respondida negativamente, justificando o ponto de vista com a anlise de pases considerados mais desenvolvidos.

05 - Na contracapa do livro As Chaves de Salomo, aparece o seguinte texto: A maioria das pessoas no mundo judaicocristo j ouviu diversas histrias a respeito do rei Davi, do Rei Salomo, de Hiram Abiff e da Rainha de Sab. O que o leitor desconhece, no entanto, a estreita relao que existe entre eles e os povos egpcio e israelita. S NO se pode inferir da leitura desse segmento que: (A) (B) (C) (D) (E) o livro pretende informar o leitor sobre pontos por ele desconhecidos; o autor do texto considera os personagens citados como bem conhecidos; os leitores desconhecem parte do que vai ser revelado no livro; um motivo de compra do livro a curiosidade sobre os dados novos; as relaes entre os povos egpcio e israelita j estavam registradas nas histrias tradicionais.

(E)

PROVA OBJETIVA - TATE


06 - No mesmo texto da questo 5, aparece o segmento os povos egpcio e israelita, em que o substantivo aparece no plural e os dois adjetivos no singular. O item abaixo em que os adjetivos poderiam ocorrer no plural : (A) (B) (C) (D) (E) as atuais bandeiras brasileira e portuguesa; as sries primeira e segunda do ensino mdio; os idiomas francs e ingls; os jornais paulista e carioca da atualidade; os territrios brasileiro e argentino. 09 - Num texto publicitrio, aparecem os seguintes dizeres, a respeito de determinada marca de televisor: Os modernos vo adorar. Os econmicos tambm. O processo diferente caracterizado pela empregado na construo desse texto ruptura da oposio entre contrrios se repete em: (A) (B) (C) (D) (E) No compre apartamentos baratos. Compre apartamentos bons! No deixe para amanh o que pode fazer hoje! Do jeito que o mundo vai, segurem-se! Nem tudo o que reluz ouro, mas nossas jias so! Entre pagar vista ou a crdito, escolha no pagar!

07 - O governo do Estado de Gois fez publicar o seguinte texto: Gois o estado brasileiro que mais atrai os investidores. No apresenta a degradao estrutural dos velhos centros industriais, tem grande oferta de reas e distritos e toda infra-estrutura para a logstica do escoamento da produo, em direo aos diferentes portos do Atlntico. Tudo muito simples e eficaz. assim que se caminha para o desenvolvimento. O item que apresenta uma afirmao INADEQUADA sobre a estrutura ou o contedo desse texto : (A) (B) o primeiro perodo do texto publicado representa uma conseqncia do que posteriormente referido; as qualidades do estado de Gois so parcialmente apresentadas em oposio s dos demais estados brasileiros; os vocbulos degradao e velhos indicam caractersticas pelas quais o estado de Gois no marcado; o interesse maior dos investidores est no setor de exportao; a facilidade de exportao do estado de Gois se prende ao fcil acesso a diferentes oceanos.

10 - Comentando fatos da atualidade nacional, a revista Veja traz o seguinte comentrio sobre um dos personagens envolvidos nos escndalos: Ao depor na Polcia Federal, Valrio disse que nunca marcou encontro pessoal ou oficial com Jos Dirceu e, em entrevista publicada na edio passada de Veja, negou que tivesse sido avalista do PT: j est provado que mentiu sobre o aval. Por que falaria a verdade sobre Dirceu? pergunta formulada no final do texto, a revista pretende que o leitor chegue seguinte concluso: (A) (B) (C) (D) (E) ele est encobertando aes de maior gravidade; ele certamente tambm mentiria nesse outro caso; ele, nesse caso, no tem como esconder o fato; ele trata de algo sabido; ele no deseja envolver o centro do governo na crise.

(C)

(D) (E)

08 - Numa seo de jornal cujo assunto a sade, um leitor escreve: No sofro mais. Considero-me uma pessoa normal. Esqueci do passado, quero viver o presente. Agora, minha alimentao totalmente saudvel. No tomo mais bebidas alcolicas e evito comer doces. O comentrio correto sobre os componentes desse texto : (A) (B) (C) (D) (E) o advrbio mais refora a idia do advrbio no; os adjetivos normal, saudvel e alcolicas tm valor subjetivo; passado e presente so substantivos funcionando como adjetivos; o adjetivo saudvel est explicado no texto; as duas ocorrncias do advrbio mais tm valor semntico distinto.

PROVA OBJETIVA - TATE


LNGUA INGLESA 13 - The major problem for auditing managers today is: (A) (B) (C) (D) (E) finding work; safeguarding data; consulting partners; training people; controlling finances.

READ TEXT I AND ANSWER QUESTIONS 11 TO 14: Text I For the internal auditor, information technology is a twoedged sword. On the one hand, our survey shows that information systems have become tools to assist auditors in their day-to-day work; on the other hand, the rapid, continuing development of new information technologies causes continued worry about new auditing risks. With the proliferation of portable computers and worldwide access through global networks, some auditing managers feel as if they are constantly under siege. Security has been horrendous for us, states an internal auditing manager from a large agricultural corporation. We have a lot of technology, but there is not a lot of internal control. This feeling of frustration was echoed by many of the surveys respondents. Of greatest concern to internal auditors are the methodologies available to address modern information systems. The Internet looms as both an opportunity and a threat. Distributed databases raise new challenges for security and control. Image systems first used in the financial services community are being deployed more widely. In short, the role of the internal auditor is changing. Partnership is a constant theme in our survey; internal auditing managers participate in business and information systems planning. According to an auditing manager from a major aerospace organization, We will teach people to audit themselves and then check the checkers. We will be consultants and partners, and our job will increasingly be the training of others.
(http://www.theiia.org//index.cfm?doc_id=860 on July 12th, 2005)

14 - The information in this text derives from a(n): (A) (B) (C) (D) (E) general study; personal interview; in-depth research; face-to-face interaction; particular conference.

10

READ TEXT II AND ANSWER QUESTIONS 15 AND 16: Text II MOVING ON A DIME Hollywood and Silicon Valley were shocked when Terry Semel became CEO of Internet portal Yahoo! in 2001. But the exWarner Bros. chief has led the company out of dotcom-bubble troubles to a new era of record profits. He has also done well personally, making a profit of more than $250 million on stockoption sales, according to analysis firm Thomson Financial.
(Time, March 2, 2005, p. 34)

20

15 - The results Terry Semel got at Yahoo! were: (A) (B) (C) (D) (E) unintended; incidental; unexpected; unwanted; ineffective.

11 - The first sentence implies that technology: (A) (B) (C) (D) (E) stimulates auditors to work better; offers no risk at all to auditors; can produce unwanted results; brings two types of advantages; develops very fast computer tools. 16 - The underlined word in A new era of record profits means the profits were: (A) (B) (C) (D) (E) taped; registered; unofficial; extraordinary; accountable.

12 - The text indicates that information technology is: (A) (B) (C) (D) (E) forcing auditors to use computers; reducing the number of auditors jobs; helping auditors control corporations; affecting auditors current tasks; introducing auditors to global networks.

PROVA OBJETIVA - TATE


CONHECIMENTOS DE INFORMTICA 19 - A funo somase() do Microsoft-Excel: (A) Para as questes de nmero 17 at 22, considerar as configuraes padres de hardware e software na sua verso em portugus, exceto quanto especificado de outra forma. (B) (C) (D) (E) adiciona as clulas especificadas por determinado critrio ou condio; calcula a soma dos quadrados de um intervalo de clulas; calcula o seno do ngulo especificado; soma todos os nmeros em um intervalo de clulas; sumariza os valores de um intervalo de clulas.

17 - Ao abrir um arquivo no Microsoft-Excel, pode-se encontrar mensagem alertando para o fato de o arquivo conter macros. A caixa de dilogo apresenta a opo de ativar ou desativar as macros. Considere as seguintes afirmaes relativas caixa de dilogo citada: i) ao se desativar macros, parte das funcionalidades podem ser perdidas; ii) macros so vises detalhadas de partes de grficos; iii) nunca se devem ativar macros; iv) se a macro for desabilitada, o arquivo no poder ser salvo; v) uma macro pode conter vrus. A quantidade de afirmativas corretas : (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

20 - Observe na figura a seguir o trecho de uma planilha Microsoft Excel 2002 em Portugus.

18 - Durante a utilizao do Microsoft Internet Explorer (IE) no Windows XP com o SP2 instalado, em alguns sites apresentada a mensagem a seguir:

As clulas F2, G2 e H2 foram preenchidas com as frmulas =MNIMO(B2:D2), =MXIMO(B2:D2) e =MDIA(B2:D2), respectivamente. Em seguida, as clulas F2:H2 so selecionadas e a ala de preenchimento arrastada sobre o intervalo F3:H13. O valor da clula H10 aps essas operaes : (A) (B) (C) (D) (E) 70 86 90 97 258

Essa mensagem informa que a pgina visitada: (A) (B) (C) (D) (E) contm cdigo para abrir outra janela do IE; contm cdigo que o IE no consegue entender; contm cdigo relativo a algum vrus; foi censurada pelo administrador da sua rede; pode conter cdigo relativo a spywares.

PROVA OBJETIVA - TATE


21 - Observe na figura a seguir um trecho de um documento criado no Microsoft Word 2002 em Portugus. 22 - Analise as afirmativas abaixo, relativas ao Microsoft Outlook verso em Portugus: i. O recurso AutoArquivar permite a remoo automtica e recorrente de itens para uma outra pasta (ou excluso de itens) com base no tempo em que os itens esto na pasta. Ao arquivar, os itens originais so copiados para o arquivo morto e, em seguida, removidos da pasta atual. Ao exportar, os itens originais so copiados para o arquivo de exportao, mas no so removidos da pasta atual. S possvel arquivar um tipo de arquivo, um arquivo de pasta particular (extenso pst). A exportao pode ser feita para vrios tipos de arquivos (arquivos Access, Excel, FoxPro, etc.).

ii.

iii.

iv. v.

O nmero de afirmativas corretas : (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

Independentemente da configurao de fontes, tamanho do papel ou margens, para evitar a quebra de pgina entre o subttulo Resultados de sbado e o resultado da partida entre o Alavs e o Barcelona, deve-se: (A) (B) (C) (D) (E) configurar corretamente o controle de linhas rfs/vivas; marcar a opo Manter linhas juntas na formatao do pargrafo do subttulo; marcar a opo Manter com o prximo na formatao do pargrafo do subttulo; inserir uma marca de pargrafo adicional antes do subttulo; alterar a configurao de pgina no menu Arquivo.

PROVA OBJETIVA - TATE


CONTABILIDADE GERAL 26 - So livros fiscais:

23 - De acordo com o Cdigo Comercial, so sociedades:

(A)

(A) (B) (C) (D) (E)

Comandita Simples ou Complexo, em Nome Escritural, de Capital e Comrcio; e em Conta de Resultado; Comandita Simples ou Complexo, em Nome Escritural, de Capital e Comrcio; e em Conta de Resultado; Comandita Simples, em Nome Escritural, de Capital e Comrcio; e em Conta de Participao; Comandita Simples; em Nome Escritural; de Capital e Indstria; e em Conta de Participao; Comandita Simples; em Nome Coletivo; de Capital e Indstria; e em Conta de Participao.

(B)

(C)

(D)

(E) 24 - A fuso uma operao pela qual:

Livro de apurao de IPI; Livro de Apurao de ICMS; Livro de Passivos Omitidos; e Registro dos Bens Tangveis e Intangveis; Livro de apurao de IPI; Livro de Apurao de ICMS; Registro de Impresso de Documentos Fiscais; e Livro dos Passivos Contenciosos; Livro de apurao de IPI; Registro de Entrada de Mercadorias; Registro de Sada de Mercadorias; Livro de Apurao de ICMS; e Registro de Impresso de Documentos Fiscais; Livro de apurao de CSL; Registro de Entrada de Mercadorias; Registro de Sada de Mercadorias; Livro de Apurao de ICMS; e Registro dos Bens Tangveis e Intangveis; Livro de apurao de CSL; Registro de Entrada de Mercadorias; Registro de Sada de Mercadorias; Livro de Apurao de ICMS; e Passivos Contenciosos.

(A)

(B) (C) (D) (E)

se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova que lhes suceder sem incorporar os direitos e as obrigaes; se unem duas ou mais sociedades para formar sociedade nova que lhes suceder em todos os direitos e obrigaes; uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigaes; uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede sem incorporar os direitos e obrigaes; uma ou mais sociedades so absorvidas por outra, que lhes sucede sem incorporar os direitos e obrigaes, exceto pelas dvidas trabalhistas e tributrias.

27 - De acordo com a legislao, o registro do ativo permanente da escriturao do contribuinte deve ser mantido com observncia, dentre outras, da seguinte norma:

(A)

(B)

25 - A Reserva para Contingncia faz parte do grupo da Reserva de: (A) (B) (C) (D) (E) Capital; Reavaliao; Lucros ou Prejuzos Acumulados; Lucros; Lucros para Expanso.

(C) (D) (E)

as aplicaes de recursos em despesas do ativo diferido devem ser registradas em subcontas distintas segundo a natureza, os empreendimentos ou atividades a que se destinam e o prazo de amortizao; as aplicaes de recursos em despesas do ativo diferido devem ser registradas de forma sinttica, independentemente dos empreendimentos ou atividades a que se destinam e do prazo de amortizao; cada bem classificado como investimento deve especificar sua taxa de depreciao; cada bem classificado como investimento deve ser depreciado entre 5 (cinco) e 10 (dez) anos; cada bem classificado como investimento deve ser depreciado em no mximo 10 (dez) anos.

28 - O custo de vendas de uma entidade exclusivamente prestadora de servios deve ser classificado contabilmente como Custo dos (das) : (A) (B) (C) (D) (E) Servios Prestados (CSP); Produtos Vendidos (CPV); Mercadorias Vendidas (CMV); Mercantis de Dispndios (DMP); Laborais e Serviais (CLS).

PROVA OBJETIVA - TATE


29 - Em relao ao livro Dirio, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) um livro facultativo para as empresas que no sejam sociedades annimas; sua escriturao pode ser realizada com partidas superiores a um ms; sua escriturao no precisa obedecer ordem cronolgica exclusiva; o nico livro obrigatrio determinado pelo Cdigo Comercial; no necessita de termos de abertura e encerramento lavrados por ocasio de seu registro. 32 - Em relao ao Patrimnio Lquido, pode-se afirmar que: (A) (B) composto pelo capital social, reservas, provises tcnicas e os lucros acumulados; as reservas de contingncias se destinam a dar cobertura a perdas ou despesas j incorridas e ainda no desembolsadas; as reservas de reavaliao compreendem as contrapartidas de aumentos de valores atribudos a elementos do passivo em virtude de novas avaliaes dos bens, com base em laudo aprovado pela assemblia geral; a utilizao da reserva legal est restrita a aumentos do capital social; as reservas de capital se caracterizam por valores recebidos pela companhia e que no transitam pelo resultado como receitas, por se referirem a valores destinados a reforo de seu capital, sem terem como contrapartida qualquer esforo da empresa em termos de entrega de bens ou de prestao de servios.

(C)

(D) (E)

30 - Em relao s contas patrimoniais que integram o Ativo, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) devem ser apresentadas em ordem crescente de liquidez no Balano Patrimonial; representam as origens dos recursos da companhia; o ativo circulante tambm compreende as aplicaes de recursos em despesas do exerccio seguinte; o realizvel a longo prazo compreende as aplicaes de recursos em despesas que contribuiro para a formao do resultado de mais de um exerccio social; entre conjuntos alternativos de avaliao, igualmente vlidos, sempre se deve escolher o de maior valor para os ativos.

33 - A empresa KYW obteve as seguintes receitas e despesas: Descrio Receita de Vendas Despesas Financeiras Outras Receitas CMV Outras Despesas Despesas Financeiras Despesas de Variao Cambial Dedues de Vendas $ 1000 25 33 660 45 33 25 55

(E)

31 - Em relao ao Passivo, pode-se afirmar que: (A) as obrigaes da companhia sero classificadas no passivo circulante quando sua liquidao ocorrer em prazo superior ao exerccio social seguinte; os resultados de exerccios futuros referem-se apenas s receitas j recebidas que efetivamente devem ser reconhecidas em resultados de anos futuros; no balano patrimonial, os elementos do passivo tais como obrigaes, encargos e riscos, conhecidos ou calculveis, sero computados pelo valor atualizado at a data do balano; as obrigaes em moeda estrangeira, com clusula de paridade cambial, sero convertidas opcionalmente em moeda nacional taxa de cmbio em vigor na data do balano; as contas do passivo devem ser apresentadas no Balano Patrimonial em ordem crescente de exigibilidade.

(B)

Considerando que o Imposto de Renda calculado com uma alquota de 25% sobre o lucro apurado, o valor apurado do Imposto totaliza:

(C)

(D)

(A) (B) (C) (D) (E)

46,0 47,5 49,0 50,5 52,0

(E)

PROVA OBJETIVA - TATE


34 - Pelas normas do Conselho Federal de Contabilidade, so considerados Princpios Fundamentais da Contabilidade: (A) (B) (C) (D) (E) Periodicidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Entidade, Competncia e Prudncia; Materialidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Entidade, Competncia e Prudncia; Continuidade, Materialidade, Registro pelo Valor Original, Entidade, Competncia e Prudncia; Continuidade, Oportunidade, Materialidade, Entidade, Competncia e Prudncia; Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Entidade, Competncia e Prudncia. MATEMTICA FINANCEIRA

Observao: Quando for necessrio, utilize as tabelas anexas.

37 - A quantia de R$ 19.900,00 ser dividida entre Ana e Joo de tal maneira que as partes sejam ao mesmo tempo diretamente proporcionais aos anos de estudo e inversamente proporcionais s idades. Sabendo que os anos de estudo de Ana e Joo so, respectivamente, 18 e 22, e suas idades so, respectivamente, 38 e 42, a parte que corresponder a Joo : (A) (B) (C) (D) (E) R$ 9.450,00 R$ 9.452,50 R$ 9.950,00 R$ 10.450,00 R$ 10.447,50

35 - Com base nas operaes de compra e venda de mercadorias a seguir listadas, e considerando que os estoques so apurados com base no custo mdio ponderado, o valor dos estoques no final do perodo apontado eqivale a: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. (A) (B) (C) (D) (E) Saldo Inicial 01/01/X0 - 20 unidades por $ 15,00. Compra em 10/01/X0 de 15 unidades por $ 16,00. Compra em 27/01/X0 de 10 unidades por $ 16,20. Venda em 10/02/X0 de 15 unidades por $ 25,00. Compra em 24/02/X0 de 15 Unidades por $ 20,00. Compra em 24/02/X0 de 12 Unidades por $ 18,00. Venda em 10/03/X0 de 20 unidades por $ 28,00.

38 - Um proprietrio recebe, pela venda de uma casa, R$ 361.000,00, j descontada a comisso de 5% sobre o valor da venda para o corretor. O valor da comisso nessa operao foi: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 1.805,00 R$ 1.900,00 R$ 18.050,00 R$ 18.952,00 R$ 19.000,00

632,20 634,40 636,60 638,80 642,20

36 - A Companhia TTT adquiriu em uma mquina em 01/07/X0 por $ 15.000,00. Considerando que a mquina dever ser depreciada em 8 (oito) anos, a depreciao acumulada em 31/03/X6 de: (A) (B) (C) (D) (E) 10.781,25 10.810,00 10.818,75 10.834,00 10.843,55

39 - A diferena entre o desconto comercial simples e o desconto racional simples devido a uma promissria, taxa de 5% a.m., 2 meses antes de seu vencimento igual a R$ 40,00. O valor nominal dessa promissria : (A) (B) (C) (D) (E) R$ 400,00 R$ 440,00 R$ 2.400,00 R$ 4.000,00 R$ 4.400,00

40 - Uma pessoa aplicou R$ 20.000,00 durante 4 meses taxa de juros compostos de 8% ao ms. Ao trmino desse perodo, o capital e os juros ganhos foram resgatados e, a seguir, somente os juros foram reaplicados por 16 meses taxa de juros compostos de 12% ao ms. O rendimento dessa ltima aplicao foi de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 27.200,00 R$ 36.936,00 R$ 44.136,00 R$ 146.736,00 R$ 166.736,00

PROVA OBJETIVA - TATE


41 - A taxa anual praticada por uma instituio financeira foi 59,3%. Se a taxa real de juros ao ano foi 35%, a taxa de inflao nesse ano foi: (A) (B) (C) (D) (E) 18,00% 24,30% 42,00% 59,00% 69,43% 46 - Foram oferecidas a um indivduo trs opes de investimento A, B e C, mutuamente exclusivas. Na opo A, o custo do investimento inicial de R$ 5.000,00, na B de R$ 6.000,00 e na C de R$ 8.000,00. Os fluxos de caixa dos retornos dos projetos nos dois anos subseqentes so, respectivamente: para a opo A, R$ 10.000,00 e R$ 10.000,00; para a opo B, R$ 10.500,00 e R$ 10.500,00 e, para a opo C, R$ 11.500,00 e R$ 11.500,00. Sabendo-se que a taxa de retorno exigida por esse indivduo de 6% ao ano, pode-se afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) A o melhor investimento; B o melhor investimento; C o melhor investimento; os projetos so equivalentes; nenhum deles um bom investimento taxa de 6% ao ano.

42 - Um grande investidor aplicou R$ 100.000,00 na Bolsa de Valores, esperando obter uma rentabilidade de 60% ao ano com capitalizao mensal. Caso tal rentabilidade de fato ocorra, os juros ao fim de 24 meses sero de: (A) (B) (C) (D) (E) R$ 112.360,00 R$ 120.000,00 R$ 220.000,00 R$ 222.500,00 R$ 322.500,00

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL 47 - Objetivando integrao, expanso, modernizao e consolidao dos diversos setores econmicos do Estado do Amazonas, institui-se uma Poltica Estadual de Incentivos Fiscais, cuja concesso impe a comprovao do implemento das condies exigidas na legislao, atravs do Laudo Tcnico de: (A) (B) (C) (D) (E) Comprovao; Inspeo; Verificao; Atestao; Aplicao.

43 - Um emprstimo de R$ 36.800,00 dever ser quitado em 10 prestaes mensais de R$ 5.000,00, segundo o sistema de amortizao Francs, com a primeira prestao vencendo 30 dias aps o recebimento do emprstimo. A taxa de juros compostos mensal dessa operao foi, aproximadamente, de: (A) (B) (C) (D) (E) 3,00% 3,59% 6,00% 26,40% 35,87%

44 - Um capital aplicado por dois anos rendeu 154,10% em juros mais atualizao monetria calculada com base nas variaes do IGP. Considerando uma variao do IGP de 40% e 50% para o primeiro e segundo anos, respectivamente, a taxa real obtida nos dois anos foi: (A) (B) (C) (D) (E) 7,7% 21,0% 44,1% 64,1% 110,0%

48 - O incentivo fiscal, no mbito da Poltica Estadual de Incentivos Fiscais e Extrafiscais do Estado do Amazonas, do crdito estmulo do ICMS, ser concedido por produto, no seguinte nvel para bens de capital: (A) (B) (C) (D) (E) 100%; 90,25%; 75%; 55%; 45%.

45 - A respeito de mtodos de avaliao de investimento de capital, INCORRETO afirmar que. (A) (B) (C) (D) (E) o Custo Anual Equivalente (CAE) avalia o custo anual, que equivale ao investimento inicial; o ndice Custo-Benefcio avalia a relao existente entre o valor atual dos benefcios e o valor atual dos custos; o Pay-Back Descontado avalia o tempo de recuperao do investimento; a Taxa Interna de Retorno (TIR) avalia a rentabilidade absoluta a um determinado custo de capital; o Valor Presente Lquido (VPL) avalia o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo projeto ao longo da sua vida til.

49 - As empresas beneficiadas com incentivos fiscais implementadas pela Poltica Estadual do Amazonas de Incentivos Fiscais e Extrafiscais, devero cumprir, dentre outras exigncias, manter programas sociais, na rea de creche, sob pena de: (A) (B) (C) (D) (E) multa fiscal; perda de incentivo; anulao do incentivo; suspenso do incentivo; revogao do incentivo.

10

PROVA OBJETIVA - TATE


50 - As empresas sociais enquadradas nos regimes de tributao de tratamento diferenciado s microempresas e empresas de pequeno porte gozaro do benefcio de reduo, do preo do servio pertinente ao registro do ato constitutivo na Junta Comercial do Estado do Amazonas, no percentual de: (A) (B) (C) (D) (E) 90%; 80%; 70%; 60%; 50%. 54 - Realizada a apreenso de bens mveis existentes em estabelecimento comercial, que constituam prova material de infrao legislao tributria, a respectiva liberao ser autorizada mediante cauo: (A) (B) (C) (D) (E) hipotecria; anticrtica; fidejussria; pignoratcia; em espcie.

51 - Para efeito de enquadramento das empresas, nos regimes de tributao de tratamento diferenciado s microempresas e de pequeno porte, considera-se receita bruta todas as receitas auferidas, decorrentes de sua atividade: (A) (B) (C) (D) (E) empresarial; operacional; comercial; social; industrial.

55 - A taxa de emolumentos tem por fato gerador a realizao dos atos e prestao de servios relativos ao registro do: (A) (B) (C) (D) (E) empresrio; industrial; profissional; comrcio; tcnico.

56 - H incidncia do imposto sobre a transmisso causa mortis e doao no caso de instituio de usufruto: (A) (B) (C) (D) (E) temporrio; integral; parcial; pleno; consolidado.

52 - Consideram-se regates as sociedades comerciais e firmas individuais, inscritas na categoria normal - regato, as que exercem suas atividades comerciais em embarcaes de quaisquer espcie, e que circulam em um ou mais municpios do Estado do Amazonas, os quais devero recolher o ICMS, quando inscritos no CCA, no seguinte prazo: (A) (B) (C) (D) (E) na apresentao da mercadoria; na entrada da mercadoria; na estocagem da mercadoria; no desembarao da mercadoria; na sada da mercadoria.

DIREITO TRIBUTRIO 57 - A limitao constitucional do poder de tributar, que garantia do contribuinte, que veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros, conhecida como: (A) (B) (C) (D) (E) iseno; anistia; remisso; remio; imunidade.

53 - O movimento real das sadas tributveis, realizadas por estabelecimento pertencente a qualquer contribuinte do ICMS, poder ser apurado, em determinado perodo atravs do levantamento fiscal, o qual utilizar, dentre outros meios indicados na legislao, dos ndices percentuais constantes da escrita fiscal, considerado o estoque inicial do exerccio, e ainda o estoque final registrado no livro de: (A) (B) (C) (D) (E) Apurao do ICMS; Inventrio; Controle do Estoque; Verificao do ICMS; Sadas.

58 - 0 Estado do Amazonas, assim como o Distrito Federal e os Municpios, podero instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistemas de previdncia e: (A) (B) (C) (D) (E) assistncia social; poder de polcia; servios pblicos; obras pblicas; tarifas pblicas.

11

PROVA OBJETIVA - TATE


59 - Estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria tema reservado a: (A) (B) (C) (D) (E) medida provisria; lei complementar; lei delegada; lei ordinria; resoluo do Senado. 62 - Considerando as regras do Cdigo Tributrio Nacional, INCORRETO afirmar que: (A) nos casos de impossibilidade de exigncia do cumprimento da obrigao principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omisses de que forem responsveis os tabelies, escrives e demais serventurios de ofcio, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razo do seu ofcio; os crditos tributrios relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis, e bem assim os relativos a taxas pela prestao de servios referentes a tais bens, ou a contribuies de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes; a autoridade administrativa pode recusar o domiclio eleito, quando impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo; so solidariamente obrigadas as pessoas que tenham interesse comum na situao que constitua o fato gerador da obrigao principal; a capacidade tributria passiva depende da capacidade civil das pessoas naturais.

60 - vedado ao Estados do Amazonas estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou: (A) (B) (C) (D) (E) destino; capacidade contributiva; origem; carter pessoal; capacidade econmica.

(B)

(C)

(D) 61 - As taxas cobradas pela Unio, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. Para efeito de instituio e cobrana de taxas, consideram-se compreendidas no mbito das atribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, aquelas que: (A) segundo a Constituio Federal, as Constituies dos Estados, as Leis Orgnicas do Distrito Federal e dos Municpios e a legislao com elas compatvel, competem a cada uma dessas pessoas de direito pblico; limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou a absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos; so divisveis, quando suscetveis de utilizao, separadamente, por parte de cada um dos seus usurios; utilizadas pelo contribuinte efetivamente, quando por ele usufrudos a qualquer ttulo e potencialmente, quando, sendo de utilizao compulsria, sejam postos sua disposio mediante atividade administrativa em efetivo funcionamento; quando desempenhadas pelos rgos competentes nos limites da lei aplicvel, com observncia do processo legal e, tratando-se de atividade que a lei tenha como discricionria, sem abuso ou desvio de poder.

(E)

63 - Considerando as regras do Cdigo Tributrio Nacional, INCORRETO afirmar que: (A) a lei pode, nas condies e sob as garantias que estipular, ou cuja estipulao em cada caso atribuir autoridade administrativa, autorizar a compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica; a lei pode facultar, nas condies que estabelea, aos sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria celebrar transao que, mediante concesses mtuas; a lei pode autorizar a autoridade administrativa a conceder, por despacho fundamentado, iseno total ou parcial do crdito tributrio; o direito de a Fazenda Pblica constituir o crdito tributrio extingue-se aps 5 (cinco) anos; a ao para a cobrana do crdito tributrio prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituio definitiva.

(B)

(B)

(C)

(D) (E)

(C) (D)

(E)

12

PROVA OBJETIVA - TATE


64 - Considerando as regras do Cdigo Tributrio Nacional, INCORRETO afirmar que: (A) a responsabilidade excluda pela denncia espontnea da infrao, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depsito da importncia arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apurao; o crdito tributrio regularmente constitudo somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa ou excluda, nos casos previstos na Constituio Federal, fora dos quais no podem ser dispensadas, sob pena de responsabilidade funcional na forma da lei, a sua efetivao ou as respectivas garantias; quando o clculo do tributo tenha por base, ou tem em considerao, o valor ou o preo de bens, direitos, servios ou atos jurdicos, a autoridade lanadora, mediante processo regular, arbitrar aquele valor ou preo, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestao, avaliao contraditria, administrativa ou judicial; o lanamento por homologao, que ocorre quanto aos tributos cuja legislao atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prvio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa; o crdito tributrio prefere a qualquer outro, seja qual for a natureza ou o tempo da constituio deste, ressalvados os crditos decorrentes da legislao do trabalho ou do acidente do trabalho. DIREITO ADMINISTRATIVO 67 - O princpio aplicvel para a Administrao Pblica e que tem por finalidade verificar a compatibilidade entre os meios e os fins, evitando restries desnecessrias a direitos, denominase: (A) (B) (C) (D) (E) legalidade; impessoalidade; moralidade; razoabilidade; eficincia.

(B)

(C)

68 - Sobre as normas constitucionais relativas aos servidores pblicos, analise as afirmativas a seguir: I. A aposentadoria compulsria ocorrer aos setenta anos para o homem e sessenta e cinco para as mulheres. II. A aposentadoria compulsria ser com proventos integrais. III. A aposentadoria por invalidez decorrente de acidente em servio ser com proventos integrais. /so verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): (A) (B) (C) (D) (E) I; II; III; I e II; I e III.

(D)

(E)

69 - Sobre os casos de extino da concesso, analise as afirmativas a seguir: 65 - Os livros obrigatrios de escriturao comercial e fiscal e os comprovantes dos lanamentos neles efetuados sero conservados at que ocorra, quanto ao crdito tributrio, a: (A) (B) (C) (D) (E) suspenso; extino; excluso; prescrio; precluso. I. A resciso por culpa do poder concedente depende de prvia deciso judicial. II. A declarao de caducidade, resultante da inadimplncia do concessionrio, poder ser decretada de forma unilateral por parte da Administrao Pblica. III. A encampao ser resultante da ocorrncia de razes de interesse pblico, mediante autorizao do Poder Legislativo e indenizao prvia. /so verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): (A) (B) (C) (D) (E) I e II; I e III; II e III; I, II e III; nenhuma.

66 - De acordo com o que determina o Cdigo Tributrio Nacional, a certido negativa ser sempre expedida nos termos em que tenha sido requerida e ser fornecida, contado da data da entrada do requerimento na repartio, no prazo, em dias, de: (A) (B) (C) (D) (E) 3; 5; 10; 15; 20.

13

PROVA OBJETIVA - TATE


70 - De acordo com as diversas espcies de atos administrativos, o parecer administrativo considerado ato: (A) (B) (C) (D) (E) negocial; ordinatrio; enunciativo, normativo; punitivo. 75 - Sobre os contratos administrativos, analise as afirmativas a seguir: I. A Administrao pode livremente rescindir os contratos administrativos. II. A anulao do contrato administrativo depende de deciso judicial transitada em julgado. III. A Administrao Pblica pode alterar o objeto do contrato administrativo nos limites previstos na lei desde que promova a recomposio do equilbrio econmico e financeiro do contrato. /so verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): (A) (B) (C) (D) (E) concorrncia; tomada de preos; convite; leilo; prego. (A) (B) (C) (D) (E) I; II; III; I e II; I e III.

71 - A modalidade licitatria usada especificamente para aquisio de bens e servios comuns denomina-se:

72 - O contrato administrativo pode sofrer alteraes resultantes de medidas de ordem geral, provenientes da atuao do Estado, e que indiretamente vo comprometer o pleno cumprimento das clusulas contratuais. Essas medidas so denominadas: (A) (B) (C) (D) (E) fato do prncipe; fato da administrao; interferncia imprevista; teoria da impreviso; clusulas exorbitantes.

76 - O ato administrativo praticado sem a utilizao da supremacia da Administrao Pblica sobre o particular denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) ato de imprio; ato de gesto; ato geral; ato complexo; ato composto.

73 - O poder atribudo ao Estado de condicionar e limitar o exerccio de direitos relativos liberdade e propriedade em nome do interesse pblico denomina-se: (A) (B) (C) (D) (E) poder regulamentar; poder hierrquico; poder de polcia; poder vinculado; poder discricionrio.

74 - Sobre a responsabilidade civil do Estado, analise as afirmativas a seguir: I. O Estado, como regra, no responde por danos resultantes da sua atividade jurisdicional. II. O Estado poder cobrar regressivamente do seu agente nos casos de culpa ou dolo. III. Os concessionrios de servios pblicos respondero objetivamente por danos causados por seus agentes. /so verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s): (A) (B) (C) (D) (E) I e II; I e III; II e III; I, II e III; nenhuma.

14

PROVA OBJETIVA - TATE


ESTATSTICA 77 - Observe o conjunto de dados a seguir: 3,2 4,6 1,8 5,6 2,0 2,0 3,3 2,1 5,0
pas G pas F pas E

79 - O grfico a seguir mostra a porcentagem dos salrios gasta com servios em sete pases:

A mediana desses nmeros : (A) (B) (C) (D) (E) 2,0; 3,1; 3,2; 3,3; 4,0.

pas D pas C pas B pas A

78 - O grfico a seguir mostra a distribuio percentual dos trabalhadores de uma certa empresa de acordo com o sexo:
distribuio de acordo com o sexo

0%

10%

20%

30%

40%

A quantidade de pases cujos trabalhadores gastam menos de 15% de seus salrios com servios igual a: (A) (B) (C) (D) (E) 0; 1; 2; 3; 4.

f eminino 44%

masculino 56%

Nessa empresa, a distribuio dos trabalhadores em relao a seu nvel de instruo apresentada a seguir:

80 - Observe as amostras a seguir: amostra 1: 120 130 140 140 150 amostra 2: 0 2 4 2 1 amostra 3: 300 302 301 300 301 amostra 4: 3 6 12 37 99 amostra 5: 1.000 2.000 3.000 160 3

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%

45% 37%

A amostra que apresenta menor coeficiente de variao a:


18% 47% 22% fundamental mdio 31%

superior

(A) (B) (C) (D) (E)

1; 2; 3; 4; 5.

masculino

feminino

Em relao aos trabalhadores dessa empresa, observe as afirmativas a seguir: I - H mais homens com instruo de nvel mdio do que mulheres com esse mesmo nvel de instruo. II - 33,64% dos trabalhadores tm instruo de nvel superior. III - As mulheres tendem a ter nvel de instruo ligeiramente superior ao dos homens. A(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente: (A) (B) (C) (D) (E) I; I, II; I, III; II, III; I, II, III.

15

PROVA OBJETIVA - TATE


81 - O histograma a seguir, meramente ilustrativo, mostra como se distribuem as empresas de uma certa localidade em relao ao nmero de empregados: 84 - Observe as idades a seguir: 31 35 34 39 31

A varincia dessas idades pode ser igual a: 46 42 38 35 25 39 51 45 (A) (B) (C) (D) (E) 8; 9; 10; 11; 12.

85 - Observe as afirmativas a seguir, relacionadas a mdias aritmticas de conjuntos de nmeros:


1 a 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 a 70 mais de70

A freqncia relativa acumulada at um certo nmero X de empregados representa (estima): (A) (B) (C) (D) (E) a porcentagem de empresas que tm at X empregados; a quantidade de empresas com X empregados; a porcentagem de empresas que tm X empregados; a quantidade de empresas que tm ao menos X empregados; a porcentagem de empresas com menos de X ou mais de 70 menos X empregados.

Um conjunto de m nmeros tem mdia M e outro conjunto, de n nmeros, tem mdia N. Se juntarmos os dois conjuntos num nico conjunto de nmeros, a mM + nN . mdia desse novo conjunto ser igual a m+n II - Se somamos uma mesma quantidade X a cada um dos nmeros de um conjunto de nmeros, ento a mdia do novo conjunto ser igual mdia anterior somada a X. III - Se, num conjunto de N nmeros, um deles for multiplicado por 5, ento a mdia aritmtica do conjunto ser multiplicada por 5/N. IA(s) afirmativa(s) correta(s) /so somente : (A) (B) (C) (D) (E) I; I, II; I, III; II, III; I, II, III.

82 - A amostra a seguir indica as alturas, em centmetros, de cinco indivduos: 172 163 180 168 157

A mdia amostral desses dados, em centmetros, : (A) (B) (C) (D) (E) 164; 166; 168; 170; 172.

83 - Um conjunto de dezoito empresas foi analisado em relao a um certo conjunto de fatores. Em particular, verificou-se que essas empresas tinham um lucro lquido mdio anual de R$5.000.000,00. Posteriormente, outras duas empresas foram pesquisadas, uma com lucro lquido anual de R$3.640.000,00, outra com R$ 1.460.000,00 de lucro lquido anual. O lucro mdio das vinte empresas analisadas foi ento, em reais, de: (A) (B) (C) (D) (E) 4.755.000,00; 4.925.000,00; 5.100.000,00; 5.155.000,00; 5.250.000,00.

16

PROVA OBJETIVA - TATE


ECONOMIA 90 - Para debelar um processo inflacionrio de origem inercial, so necessrios outros procedimentos alm da poltica monetria. Entre estes procedimentos, NO se encontra(m): (A) (B) (C) (D) (E) desindexao de salrios, desatrelando seu reajuste da inflao passada; adoo de tablita sobre os contratos existentes; clusulas contratuais que permitam o repasse da variao de preos passada ou do cmbio s tarifas pblicas; desindexao de juros; desindexao do salrio mnimo.

86 - Quando os gastos do setor pblico brasileiro com juros so superiores ao supervit primrio obtido, isso significa que estamos diante de: (A) (B) (C) (D) (E) um dficit estrutural de longo-prazo; um aumento da dvida pblica; uma reduo da taxa de juros; uma reduo da relao dvida pblica/ PNB; uma reduo do investimento pblico.

91 - No equilbrio de curto prazo de uma empresa competitiva: 87 - De acordo com o modelo Mundell-Fleming, numa grande economia aberta com taxa de cmbio flutuante, como a americana nos anos oitenta, a combinao de poltica monetria apertada e poltica fiscal frouxa traz como resultado: (A) (B) (C) (D) (E) valorizao da moeda nacional; movimentos errticos de entrada e sada de capitais de curto-prazo; no tem nenhum efeito sobre a taxa de cmbio; leva a flutuaes errticas da taxa de cmbio; um enorme supervit na balana comercial. (A) (B) (C) (D) (E) no pode haver lucro econmico puro; a quantidade produzida ser aquela em que o custo marginal for igual receita marginal; h sempre diferenciao de produtos; a empresa apresenta retornos decrescentes de escala; a empresa apresenta retornos crescentes de escala.

92 - A funo de produo Cobb-Douglas AKaL1-a, com 0 < a < 1, apresenta a seguinte propriedade: (A) (B) (C) (D) (E) coeficientes fixos; substituio perfeita entre insumos; primeiramente retornos crescentes, depois decrescentes de escala; homognea de grau 3; retornos constantes de escala.

88 - Numa pequena economia aberta, um aumento da oferta monetria tenderia a: (A) (B) (C) (D) (E) produzir inflao e recesso; reduzir a renda atravs do aumento da taxa de juros; manter inalterado o nvel da renda; aumentar a renda atravs de seu impacto sobre a taxa de cmbio e, da, sobre as exportaes lquidas; variar a renda atravs de seu impacto sobre a taxa de juros e sobre o consumo.

93 - As hipteses do modelo de concorrncia perfeita so: (A) produtos homogneos, perfeita informao, livre entrada e sada, vendedores e compradores em nmero suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preos; produtos homogneos, informao assimtrica, livre entrada e sada, vendedores e compradores em nmero suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preos; retornos crescentes de escala, produtos homogneos, perfeita informao, livre entrada e sada, vendedores e compradores em nmero suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preos; isoquantas contnuas, produtos homogneos, perfeita informao, vendedores e compradores em nmero suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preos; diferenciao de produtos, perfeita informao, livre entrada e sada, vendedores e compradores em nmero suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preos.

89 - De acordo com a teoria macroeconmica neokeynesiana, entre os agregados macroeconmicos que ajudam, via efeito multiplicador, a determinao da renda esto: (A) (B) (C) (D) (E) investimento agregado e consumo agregado; taxa de juros e consumo agregado; gastos do governo e exportaes; investimento agregado e tributos; transferncias e consumo agregado.

(B)

(C)

(D)

(E)

17

PROVA OBJETIVA - TATE


94 - Quando a empresa produz mais de um produto para o surgimento de um monoplio natural, /so necessria(s) a(s) seguinte(s) condio/es: (A) (B) (C) (D) (E) funo de produo de coeficientes fixos e economias de escopo; funo de produo de coeficientes variveis e economias de escopo; retornos crescentes de escala e economias de escopo; retornos decrescentes de escala e economias de escopo; diferenciao de produto. 96 - Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios assegurado regime de previdncia e aposentadoria de acordo com as exigncias constitucionais abaixo, EXCETO: (A) por invalidez permanente decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, na forma da lei; compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria; voluntariamente, com proventos integrais, aos sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; voluntariamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher.

(B) (C)

DIREITO CONSTITUCIONAL
Publicado no Jornal O Globo, domingo, 7 de agosto de 2005

(D)

(E) E se crime de responsabilidade houver ou quebra de decoro parlamentar, sigam-se as regras estabelecidas na Constituio com todas as conseqncias. (Fernando H. Cardoso)

95 - Conforme o texto em destaque acima, a Constituio normatiza os crimes de responsabilidade do Presidente da Repblica. No tocante a este tipo de crime, INCORRETO afirmar que: (A) admitida a acusao contra o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade, ser ele submetido a julgamento perante o Senado Federal; a acusao, por crime de responsabilidade do Presidente da Repblica, somente admitida se por dois teros da Cmara dos Deputados; so crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a probidade administrativa e a lei oramentria; nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal, o Presidente da Repblica ficar suspenso de sua funes; decorridos cento e vinte dias sem concluso do julgamento sobre crime de responsabilidade, cessar o afastamento do Presidente remetendo-se o processo ao STF.

97 - O Ministrio Pblico, a Advocacia Pblica, a Advocacia e a Defensoria Pblica so funes essenciais Justia. A respeito dessas funes, INCORRETO afirmar que: (A) na execuo de dvida ativa de natureza tributria, a representao da Unio cabe Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional; funo institucional do Ministrio Pblico promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos na Constituio; cabe ao Ministrio Pblico expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, exercendo o controle interno da atividade policial; a Advocacia-Geral da Unio a instituio que representa a Unio, tanto judicial como extrajudicialmente; cabe ao Ministrio Pblico defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas sem prejuzo da legitimidade das comunidades indgenas ingressarem em juzo como partes legtimas em defesa de seus direitos e interesses.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D) (E)

(D)

(E)

98 - Indique a nica opo que corresponda s denominadas clusulas ptreas: (A) (B) (C) (D) (E) os direitos sociais; os direitos e garantias individuais; a interveno federal, o estado de defesa e o estado de stio; o controle da constitucionalidade das leis; a forma republicana.

18

PROVA OBJETIVA - TATE


99 - A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios, entre outros; (A) (B) (C) (D) construo de sociedade livre, justa e solidria, erradicao da pobreza e reduo das desigualdades; soberania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e livre iniciativa; soberania, independncia nacional, erradicao da pobreza e reduo das desigualdades; independncia nacional, repdio ao terrorismo e ao racismo, autodeterminao dos povos, no-interveno e defesa da paz; prevalncia dos direitos humanos, igualdade entre os Estados, soluo pacfica dos conflitos e garantia do desenvolvimento nacional.

(E)

100 - Nos impostos sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior atendero aos requisitos abaixo, EXCETO: (A) sero no-cumulativos, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou outro Estado ou pelo Distrito Federal; poder ser seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias e dos servios; as alquotas aplicveis s operaes e prestaes, interestaduais e de exportao sero estabelecidas atravs de resoluo do Senado Federal, de iniciativa privativa do Presidente da Repblica, aprovada pela maioria relativa de seus membros; incidiro sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa fsica ou jurdica, ainda que no seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja sua finalidade; no incidiro sobre operaes que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre servios prestados a destinatrios no exterior, assegurada a manuteno e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operaes e prestaes anteriores.

(B) (C)

(D)

(E)

19

Anda mungkin juga menyukai