Anda di halaman 1dari 7

Cincias Naturais

Introduo

Dentro da rea da manipulao gentica, escolhi o subtema da Clonagem. Espero com este trabalho ficar a compreender melhor este assunto e as razes porque foi criada. Penso que um tema interessante e agora, cada vez mais actual. um tema que espero gostar de aprofundar.

Desenvolvimento

Engenharia gentica Engenharia gentica e modificao gentica so termos para o processo de manipulao dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste.

Exemplos de produtos oriundos das tcnicas de engenharia gentica


A insulina. A criao de vacinas contra: Pneumonia, meningite, hepatite B, etc... A criao e desenvolvimento de biotecnologias para a pesquisa segura de substncias cuja manipulao envolve alto risco biolgico: Vacinas que se preparam com vrus infecciosos, onde pode existir o risco de vazamento incontrolado.

A Manipulao gentica, realizada actualmente em larga escala, no deixa de levantar em todo o mundo uma profunda inquietao: a) Consequncias imprevisveis. Questiona-se a introduo destes novos organismos geneticamente modificados (OGM) em ambientes abertos, uma vez que se desconhece as suas consequncias a longo prazo para os outros seres vivos, nomeadamente os da mesma espcie. b) Integridade biolgica. Questiona-se o direito dos seres humanos actuais em alterarem uma herana biolgica que herdaram e que inevitavelmente iro modificar ou destruir. c) Reduo da Biodiversidade. Questiona-se a reduo que estas tcnicas de melhoria e seleco esto a provocar na

natureza, tendo ns um conhecimento muito limitado dos mecanismo biolgicos.

d)Sofrimento. Questiona-se os sofrimento que estas experincias provocam nos animais, para alm dos limites do razovel, tendo apenas um nico objectivo: a sua sobreexplorao.

Clonagem humana

O objectivo da investigao da clonagem humana nunca foi clonar pessoas ou criar bebs para no futuro serem dadores de partes ou produtos humanos. A investigao tem como objectivo obter clulas estaminais para curar doenas. No entanto, os resultados das investigaes da clonagem humana e em animais relativamente s clulas estaminais foram publicadas e, semelhana de todas as descobertas cientficas, estas publicaes esto disponveis ao nvel mundial. Era inevitvel que um dia este conhecimento fosse mal utilizado. Agora, vrias pessoas em todo o mundo anunciaram a sua inteno de clonar um beb. Estes indivduos no trabalham para nenhuma universidade, hospital ou outra instituio governamental. No geral, a

comunidade cientfica mundial ops-se fortemente a quaisquer hipteses de clonar um beb.

Ningum sabe at que ponto que a clonagem humana avanou realmente para criar um beb. Em Abril de 2002, o cientista italiano Dr. Severino Antinori fez um comentrio improvisado a um jornalista, afirmando que 3 mulheres j estariam grvidas de um embrio clonado. A partir dessa altura saiu das luzes da ribalta e nunca mais confirmou ou negou este comentrio. Os mdicos consideram os riscos da clonagem humana muito elevados. "Submeter os seres humanos clonagem no assumir um risco desconhecido, prejudicar as pessoas conscientemente", afirma Kilner. A maior parte dos cientistas da mesma opinio. A grande maioria das tentativas de clonagem de um animal resultou em embries deformados ou em abortos aps a implantao. Em 1996 foi clonada a ovelha Dolly. Foi o primeiro animal a ser clonado a partir do ADN de uma ovelha adulta, em vez de ser utilizado o ADN de um embrio. Embora a Dolly parea suficientemente saudvel, ps-se a questo se ela iria envelhecer mais rapidamente do que uma ovelha normal. Alm disso, foram precisas 277 tentativas para produzir-la. H quem concorde com a clonagem para ter um beb. Por exemplo, pais que perderam um beb e que querem substitui-

lo, ou pessoas que querem ter os seus prprios filhos mas que no conseguem da maneira tradicional. Por exemplo, nos casos em que um homem no pode produzir esperma, pode fazer com que o seu prprio ADN seja introduzido no ovo da sua parceira, criando um clone dele prprio.

"Oooh - parece-se mesmo com o pai!"

http://www.bionetonline.org/portugues/content/sc_cont5.htm

Anda mungkin juga menyukai