Anda di halaman 1dari 56

Contabilidade Histria da Contabilidade O imperador Nabucodonosor na Babilnia, reconstruiu a cidade e cercou-a com muralhas e portes de bronze, fortificando-a.

A populao da Caldia tornou-se a metrpole mais rica da sia e para cobrar o que lhes deviam os povos conquistados criou-se um sistema de registros gravados em tabuinhas de barro (605 a.c. 562 a.c.). A contabilidade surge da necessidade das pessoas controlarem o que possuem, ganham e devem. Com a passagem do feudalismo para o Estado Moderno a contabilidade passa a ser muito importante no controle das receitas e despesas do Estado. Em 1494 Luca Pacioli, italiano, cria os princpios das partidas dobradas. Partidas Dobradas: A todo crdito corresponde um dbito e a todo dbito corresponde um crdito Campo de ao: Pessoa Jurdica instituda ou em fase de instituio para executar as escrituraes e apuraes dos resultados obtidos na empresa. Conceituao da Cincia Contbil: a cincia que estuda o patrimnio do ponto de vista econmico e financeiro quanto ao aspecto quantitativo, a sua constituio, as modificaes e variaes sofridas. a cincia que controla, registra e interpreta os fatos contbeis ocorridas no patrimnio demonstrando as variaes e o resultado econmico. Funo da Contabilidade: apresentar o retrato ou seja, a sade da empresa. Demonstrando se a empresa produtiva, apresenta lucro ou prejuzo, ou ainda se est estagnada. Tcnicas Contbeis: 1- Escriturao o registro de todos os fatos que ocorrem no Patrimnio. 2- Demonstrao financeira: So demonstrativos expositivos dos fatos ocorridos num determinado perodo, representando a exposio grfica. So eles: - Balano Patrimonial; - Demonstrao dos resultado do exerccio; - Demonstrao dos lucros e prejuzos acumulados; - Demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; - Demonstrao das origens e aplicaes de recursos. 3- Auditoria:

Contabilidade

o exame e a verificao da exatido ou no dos procedimentos contbeis. 4- Anlise das demonstraes financeiras: Analisa e interpreta as demonstraes financeiras. Princpios fundamentais: O CFC atravs da resoluo federal n 750/93, determinou os seguintes princpios fundamentais da contabilidade: - da entidade: o patrimnio da entidade no se confunde com o de seus scios ou acionistas, ou do proprietrio individual. Na prtica, como exemplo: despesas particulares de pessoas fsicas (administradores, funcionrios e terceiros) no devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores no devem ser confundidos ou registrados na empresa. - da continuidade: a vida de uma empresa continua, por conseqncia, as demonstraes contbeis devem ser observadas no seu todo, isto , no podem ser desvinculadas dos perodos anteriores e subseqentes. - da oportunidade: as mudanas no patrimnio da empresa devem ser anotadas formalmente no registro contbil logo que ocorrerem, ainda que seus valores sejam apenas estimados e as provas documentais posteriormente completadas. - registro pelo valor original ou Custo Como Base de Valor: - as variaes do patrimnio devem ser registradas pelos valores originais das transaes com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda do pas. Esses valores sero mantidos na avaliao das variaes patrimoniais posteriores, quando configurarem agregaes ou decomposies no interior da empresa. - atualizao monetria: a perda de poder aquisitivo da moeda deve ser corrigida e constar das demonstraes contbeis. - da prudncia: determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior valor para os componentes do Passivo, sempre que se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das variaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido. Baseia-se na premissa de nunca antecipar lucros e sempre prever possveis prejuzos. - da competncia: as receitas e despesas devem ser consideradas no perodo a que se referem, isto quer dizer, por exemplo que um pagamento de salrio referente ao ms de maio deve ser considerado nesse mesmo ms, mesmo que efetuado em junho. - da realizao: Como norma geral, a receita reconhecida no perodo contbil em que realizada. A realizao usualmente ocorre quando bens ou servios so fornecidos a terceiros em troca de dinheiro ou de outro elemento ativo. O lucro s se realiza no ato da venda. reas da Contabilidade:

Contabilidade

- contabilidade comercial e servios; - contabilidade financeira; - contabilidade industrial; - contabilidade hospitalar; - contabilidade de custos; - contabilidade bancria; - contabilidade domstica; - contabilidade pessoal; - contabilidade agrcola e/ou pecuria; - contabilidade de cooperativas; - contabilidade securitria; - contabilidade de transportes; - contabilidade de autnomos; - contabilidade pblica. Conceito de Entidade: Entidades econmicas-administrativas: so organizaes que renem os seguintes elementos: pessoas, patrimnio, titular, capital, ao administrativa e fim determinado. Classificao: Quanto ao fim: a) Entidade com fins economicaos chamadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimnio lquido. Ex: Empresas comerciais, industriais e agrcolas. b) Entidades com fins scio econmicos: intituladas instituies visam supervit que reverter em benefcio de seus integrantes. Ex: Associaes de classe, clubes sociais, etc. c) Entidades com fins sociais: tambm chamadas instituies tem por obrigao atender as necessidades da coletividade a que pertencem. Ex: Unio, estados e municpios Quanto condio do sujeito: a) Pblicas: so os que pertencem a coletividade em forma de fundaes e corporaes e sob o domnio do estado. Ex: FGT Fundao Gacha do Trabalho. b) Particulares ou privadas: pertencem a um indivduo ou grupo de indivduos, como sociedades civis, comerciais e os patrimnios pessoais.

Tipo de pessoa:

Contabilidade

Pessoa Fsica: o ser humano como sujeito do direito ou seja a pessoa natural. Pessoa Jurdica: qualquer entidade(firma individual, sociedade civil ou comercial, empresa pblica, etc.). definida como a capacidade de assumir direitos e obrigaes, representadas nos atos da vida jurdica por seus diretores, scios ou por quem for designado por seus estatutos. Dividem-se em: Pessoa Jurdica de direito pblico que so os estados, municpios, a unio, as autarquias, etc.) Pessoa Jurdica de direito privado: que so as sociedades comerciais, sociedades civis, ongs, igrejas, etc.) Requisitos para a formao de uma pessoa jurdica: - pluralidade de pessoas concentradas em uma s pessoa distinta de cada uma delas. - fim lcito e determinado; - patrimnio pertencente a pessoa jurdica e no as pessoas fsicas que a formam. Dissoluo de uma pessoa jurdica: A dissoluo de uma pessoa jurdica ocorre quando: - h deliberao dos membros; - determinao legal (falncia), estatutria ou compromisso; - ato do poder pblico que casse a autorizao de fucionamento. Forma Jurdica das empresas: Firma Individual: So empresas constitudas por uma nica pessoa que pratica atos em seu prprio nome. Sociedade por cotas de responsabilidade limitada: Decreto lei n 3708 de 10/01/1991. A responsabilidade dos scios limitada a importncia total do capital social que dividido em cotas. A constituio feita atravs de contrato social registrado na junta comercial do respectivo estado. No final da razo social (nome) deve conter a palavra Limitada ou a sigla Ltda. So distintas pela razo social que o nome de registro e por um nome fantasia. Ex: Irmos Palhares comercio de bebidas Ltda. razo social Cachaaria Velha Capital Nome fantasia Sociedades annimas:

Contabilidade Lei n 6404 de 15/12/1976. O capital social ser dividido em aes e a responsabilidade dos scios e acionistas ser limitada ao valor da emisso de aes subscritas ou adquiridas. constituda atravs de estatutos sociais que determinaro os direitos e obrigaes dos scios e diretores, e o tipo de aes que se divide o capital social (nominativas, ao portador, preferenciais, ordinrias, etc.) Ela pode ser: De capital aberto: quando as aes so negociadas na bolsa e qualquer um pode compra-las. De capital fechado: no negociam as aes na bolsa como no caso das sociedades familiares. Forma de operao: Lei 6404 art. 100 A escriturao dever ser feita em livros contbeis, fiscais e sociais ou societrios. Livros contbeis: so o dirio e o razo. O dirio obrigatrio e nele so registrados diariamente a situao patrimonial que afeta a entidade. O registro de um fato no dirio dever ter como origem um documento gerador que chamamos lanamento. O razo um livro facultativo que classifica os lanamentos pelas denominaes das contas do dirio, um histrico do que foi lanado por conta, durante o ms. Livros fiscais: registram os eventos de natureza fiscal como os impostos e so municipais, estaduais e federais, separadamente. Livros societrios: destinam-se a escriturar o movimento das aes e deliberaes da diretoria, da assemblia geral ou do conselho fiscal. Sociedade por nome coletivo: Em uma empresa por nome coletivo todos os scios respondem pela dvidas de forma ilimitada. O nome empresarial deste tipo de associao consiste em firma ou razo social composta pelo nome pessoal de um ou mais scios e deve vir acompanhado da expresso,"e Companhia" ou "& Companhia", por extenso ou abreviadamente "e Cia" ou "& Cia", quando no houver referncia a todos os scios. Essa sociedade formada obrigatoriamente por pessoas fsicas, no podendo ser constituda por pessoas de carcter jurdico. Sociedade de Capital e Indstria: Esse tipo de sociedade apresenta dois tipos de scios: de capital, que entram com o capital e gerenciam a sociedade e de indstria (trabalho) que entram com o trabalho e no tem gesto da sociedade. A responsabilidade ilimitada e solidria dos scios de capital. Os scios de indstria no tem responsabilidade.

Contabilidade O antigo scio de indstria hoje em dia substitudo por empregado altamente qualificado, em cujo contrato de trabalho se inserem clusulas de participao nos lucros, afastando-se a idia de sociedade. Sociedades Civis: So pessoas jurdicas com o objetivo de praticar atos civis. Dividem-se em: Com fins lucrativos: empresas de prestao de servios. Ex. Escritrio Contbil, Seguradoras, Imobilirias, etc. Sem fins lucrativos: associaes de fins socioculturais e esportivos, cientficos, beneficentes, religiosos, sindicatos, partidos polticos, etc. Cooperativas: As sociedades cooperativas esto reguladas pela Lei n o 5.764, de 1971 que definiu a Poltica Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurdico das cooperativas. So sociedades de pessoas de natureza civil, com forma jurdica prpria, no sujeitas falncia, constitudas para prestar servios aos associados e que se distinguem das demais sociedades pelas seguintes caractersticas (Lei no 5.764, de 1971, art. 4o): adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo impossibilidade tcnica de prestao de servios; a. variabilidade do capital social, representado por cotas-partes; b. limitao do nmero de cotas-partes para cada associado, facultado, porm, o estabelecimento de critrios de proporcionalidade; c. inacessibilidade das quotas partes do capital terceiros, estranhos sociedade; d. retorno das sobras liquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da assemblia geral; e. quorum para o funcionamento e deliberao da assemblia geral baseado no nmero de associados e no no capital; f. indivisibilidade do fundos de reserva e de assistncia tcnica educacional e social; g. neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial e social; h. prestao de assistncia aos associados, e, quando previsto nos estatutos, ao empregados da cooperativa; i. rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios. 1 AGROPECURIO Cooperativas de produtores rurais Composto pelas cooperativas de produtores de um ou mais dos seguintes produtos: abacaxi, abelhas e derivados, acar e lcool, algodo, alho, arroz, aveia, aves e derivados, banana, batata, bicho-da-seda e derivados, borracha, bovinos e derivados, caf, cana-deacar, caprinos e derivados, carnaba e derivados, cevada, coelhos e derivados, peixes e derivados, feijo, fumo, hortalias, jacars e derivados, juta, laranja e derivados, leite e derivados, ma, madeira, malva, mandioca, mate, milho, ovinos e derivados, rs e derivados,

Contabilidade sementes em geral, sisal, soja, sunos e derivados, trigo, urucum, uva e derivados, e atividades similares alm das cooperativas de fornecimento de insumos agropecurios. 2 - CONSUMO Composto pelas cooperativas de consumo abertas ou fechadas para compra em escala de produtos, insumos e servios nas diferentes modalidades de derivados de petrleo, eletrodomsticos, planos de sade e seguros, cestas-bsicas, farmcia, lazer, entretenimentos, automveis, utilidades gerais e outros bens de consumo. 3 - CRDITO Composto pelas cooperativas de crdito rural e de crdito urbano, facilitando o acesso ao crdito com juros baixos e prestaes adequadas para financiamentos de projetos prprios e de compras diversas. 4 EDUCACIONAL Composto pelas cooperativas de alunos de escolas de diversos graus e pelas cooperativas de pais de alunos. 5 - ESPECIAL Composto pelas cooperativas de deficientes mentais, escolares, de menores de 18 anos, de ndios no aculturados, de deficientes fsicos e de outras pessoas relativamente capazes. 6 HABITACIONAL Composto pelas cooperativas de construo, de manuteno e de administrao de conjuntos habitacionais e condomnios. 7 MINERAO Composto pelas cooperativas mineradoras de minerais, metais, pedras preciosas, sal, areias especiais, calcrio, e etc. 8 PRODUO Composto pelas cooperativas de bens de consumo, tais como: eletrodomsticos, tecidos, mveis, produtos de autopeas, produtos mecnicos e metalrgicos e outros bens de consumo nas quais os meios de produo pertencem pessoa jurdica e os cooperados formam o seu quadro diretivo, tcnico e funcional. 9 - SERVIO Composto pelas cooperativas de eletrificao rural, mecanizao agrcola, limpeza pblica, telefonia rural e outros servios comunitrios. 10 TRABALHO Composto pelas cooperativas de arquitetos, artesos, artistas, auditores e consultores, aviadores, cabeleireiros, carpinteiros, catadores de lixo, contadores, costureiras, dentistas, doceiras, engenheiros, escritores, estivadores, garons, grficos, profissionais de informtica, inspetores, jornalistas, mecnicos, mdicos, enfermeiras, mergulhadores, produo cultural, professores, psiclogos, secretrias, trabalhadores da construo civil, trabalhadores rurais, trabalhadores em transportes de cargas, trabalhadores de transporte de passageiros, vigilantes, projetistas, designers, outras atividades de ofcio sejam tcnicas e profissionais.

Contabilidade Organizaes da esfera pblica: Empresas Pblicas: So empresas que tem como capital apenas recursos pblicos no possuindo participao de capital particular. Podem ser Estaduais, Municipais ou Federais e o regime de trabalho estatutrio, obedecendo o estatuo do funcionrio pblico. Economia Mista: Quando constituda de recursos pblicos e privados para a explorao de uma atividade econmica. A sociedade de economia mista uma pessoa jurdica de direito privado e no se beneficia de isenes fiscais ou de foro privilegiado. O Estado poder ter uma participao majoritria ou minoritria; entretanto, mais da metade das aes com direito a voto devem pertencer ao Estado. A sociedade de economia mista uma sociedade annima, e seus funcionrios so regidos pela CLT mas so servidores pblicos. Ex: Petrobrs, CEEE, Corsan Autarquia: Em Filosofia, o conceito de autarquia significa poder sobre si mesmo. Na administrao pblica brasileira, uma autarquia uma entidade auxiliar da administrao pblica estatal autnoma e descentralizada. um dos tipos de entidades da administrao indireta. Seu patrimnio e receita so prprios, porm, tutelados pelo Estado. O Decreto-Lei n 200 de 1967, no seu artigo 5, inciso I, define autarquia como "Servio autnomo criado por lei, com personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram para seu melhor funcionamento gesto administrativa e financeira descentralizada".

Ex: BRDE, DMAE, INSS


Clusulas contratuais obrigatrias do Contrato Social: Tipo societrio tipos societrios do Cdigo Civil - sociedade simples, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade annima, sociedade em comandita por aes e sociedade de capital e indstria. Objeto Social determinao da atividade explorada economicamente pela sociedade empresria. Capital Social dever ser especificado no contrato social como ser formado o capital da sociedade, se por dinheiro ou por bens suscetveis de avaliao pecuniria. No caso de incorporao de imveis sociedade, a descrio e identificao do imvel, sua rea, dados relativos sua titulao, bem como o nmero da matrcula no Registro Imobilirio e, quando necessria, a outorga marital (art. 35, VII, da Lei n. 8.934/94). Responsabilidade dos Scios deve ser mencionada no contrato social para um melhor esclarecimento e conhecimento de todos os scios que da sociedade faam parte e para terceiros que contratarem com a sociedade.

Contabilidade Qualificao dos scios deve-se individualizar as partes qualificando-as civilmente transcrevendo o nome, nacionalidade, estado civil, domiclio e residncia, numerao de RG e CPF de cada scio pessoa fsica e, dos scios pessoas jurdicas, CNPJ e inscrio especfica, se houver. Nomeao do Administrador deve ser determinado no contrato social quem administrar e responder extra ou judicialmente em nome da sociedade. Poder ser qualquer pessoa, mesmo no scio (administrador profissional), havendo scio menor, este no poder figurar como administrador, e, nos tipos de sociedade como nome coletivo e comandita simples, no podero ser administradores pessoas estranhas ao quadro societrio. Nome empresarial qual nome empresarial a sociedade utilizar de acordo com os tipos firma ou denominao na forma da lei. Local da sede e foro dever ser mencionado no contrato social onde ser a sede da sociedade empresria, bem como o foro de eleio para dirimir de quaisquer questes oriundas ao contrato social. Riqueza: conjunto de bens de que o homem efetiva e realmente pode dispor para fins econmicos - Adam Smith o conjunto de coisas raras, isto , que por um lado so utis e, por outro lado, s existem nossa disposio em quantidade limitada Leon Vairas Caractersticas das riquezas: a) materialidade (bens corpreos) b) exterioridade (exterior ao homem) c) raridade ou limitao (quantidade limitada) d) transmissibilidade (poder de troca) e) acessibilidade (acessvel ao homem) f) utilidade (ser til e desejada pela humanidade)

Utilidade: a qualidade que os bens possuem de satisfazer as necessidades humanas. Tipos de Utilidade: Objetiva: quando est no objeto. Subjetiva: quando est no indivduo.

Classificao de utilidade: a) utilidades primrias: o ar, a gua, o abrigo, etc. que correspondem as necessidades primrias.

Contabilidade b) Utilidades culturais: que representam conforto e bem estar. Como roupas, luz eltrica, etc. c) Utilidades intelectuais: representadas pelos livros, obras de artes, etc. Bem: toda coisa ou servio capaz de satisfazer imediata ou mediatamente as necessidades humanas. Condies de existncia de um bem: a) Existncia de uma necessidade que lhe corresponda. b) Existncia de uma coisa capaz de satisfazer a necessidade. c) Conhecimento da relao existente entre as necessidades. d) Possibilidade de uso da coisa. Classificao dos bens: Quanto raridade: - Bens econmicos: so aqueles escassos e que precisam ser produzidos pelo homem com esforo, suscetveis de apropriao e que tem valor de troca. Ex: mquinas, brinquedos, alimentos, etc. - Bens no econmicos ou bens livres: so aqueles que existem em abundncia na natureza e cuja utilizao pelo homem no onerosa, ou seja, gratuita. Ex: ar e luz solar. Quanto ao destino: - Bens de consumo: so aqueles prontos a serem consumidos e que sofrem desgaste imediato quando utilizados. Ex: combustveis, alimentos e remdios - Bens de produo: so aqueles empregados para obteno de outros bens. So tambm denominados bens reprodutivos. Ex: leite na produo de laticnios, ferramentas, mquinas, etc. Quanto natureza: - Bens materiais ou reais: so aqueles bens corpreos, palpveis, que ocupam lugar no espao e que podem ser notados pelos sentidos do homem. Ex: lpiz, sapato, mesa, etc. - Bens imateriais: so intangveis ou seja, no possuem matria. Ex: Servios em geral Quanto a aplicao contbil: - Bens de consumo - Bens de Transformao - Bens numerrios: so os bens j convertidos em espcie. Ex: Dinheiro

10

Contabilidade - Bens de Renda: so os investimentos efetuados em ativos que, embora no sejam utilizados pela entidade para realizao do seu objeto social, geram rendas secundrias. Ex: Aes, Imveis - Bens de Venda: so produzidos para venda ou adquiridos de terceiros para revenda. Ex: Mercadorias acabadas. - Bens Fixos: so bens durveis que a entidade utiliza na sua estrutura com a finalidade de, atravs de seu uso, realizar o seu objeto social. Fazem parte do ativo permanente imobilizado. Ex: veculos, mveis e utenslios, imveis, etc. Servios: qualquer atividade intermediria que concorra para a produo, distribuio e consumo de bens ou para o uso de outros servios. So servios as atividades: - financeiras; - administrativas; - publicitrias; - educacionais. Produo Do latim => Producere, que significa fazer aparecer, expor, oferecer venda, pr venda. Produzir significa criar bens teis, com o aproveitamento da matria-prima j existente na natureza, capazes de satisfazer s necessidades humanas. Produo , pois, a transformao, pelo homem, atravs de trabalho consciente, das coisas existentes na natureza, em bens econmicos, capazes de satisfazer s necessidades presentes e futuras das pessoas. Assim, produzir significa criar bens e servios oferecendo-os venda ou troca. Assim, constitui produo, no somente fazer aparecer um bem econmico, como tambm as operaes que lhe adicionem valor. Tambm constitui produo a prestao de qualquer servio desde que possamos avalia-lo economicamente ou seja, atribuir-lhe um valor. Ex: Transporte, armazenamento, comercializao Classificao da Produo 1- Produo de bens econmicos ( alimentos, remdios, mquinas, etc.) 2- Produo de servios (transporte, diverso pblica, servio mdico, etc.) Produto: o nome que se d ao resultado dessa atividade humana. Fatores de Produo So basicamente trs os fatores de produo: 1- a terra ou natureza;

11

Contabilidade 2- o trabalho; 3- o capital. Que correspondem a: 1- matria-prima; 2- mo-de-obra 3- equipamentos em geral. A terra so todos os bens durveis da natureza; terrenos agrcolas, reas urbanas, minas, etc. O trabalho o esforo humano destinado a produo. O capital formado pelos: - Bens de produo durveis: capital fixo bens feitos pelo homem; mquinas, ferramentas, etc.. - Bens de consumo durveis: bens produzidos pelo homem; casas, veculos, etc. 1. Fator Natureza: Da natureza (solo, subsolo, clima, ventos, quedas dgua, etc.) provm todas as matrias primas dos trs reinos (animal, vegetal e mineral). A natureza o fator passivo na produo ou fator originrio. a.) Clima: O clima determina o modus vivendi dos povos, isto , o tipo de habitao, vesturio, alimentao, etc. A diversificao de culturas uma imposio do clima. a mola propulsora do comrcio internacional e do estreitamento das relaes sociais entre os povos. A vasta extenso territorial brasileira, justifica a grande diversidade de culturas e pecuria, resultando em produtos tanto tropicais como de clima temperado. b) Solo: A constituio geolgica do solo e sua produtividade decorrem de foras qumicas nele contidas, assim como a explorao das reservas minerais do subsolo, proporcionam a alguns pases, uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes. A topografia do solo essencial para determinar a possibilidade de explorao das riquezas, a presena de grandes montanhas e cordilheiras, geralmente geladas, torna os recursos naturais inacessveis e inexplorados. A localizao geogrfica, como altitude, longitude, faixa litorneas, etc. tem influncia fundamental na produo e civilizao da humanidade. O clima, a flora, a fauna, a situao geogrfica e a estrutura geolgica do solo, as riquezas do subsolo, os mares, as mars, o vento, as quedas dgua, os lagos, os rios, etc. so elementos preponderantes na atividade produtora. O meio ambiente a base da atividade econmica e as cincias, como a Geologia, a Geografia Humana e Econmica e a Meteorologia, nos permitem compreender os fenmenos naturais e a desenvolver tecnologias que viabilizem a explorao dos riquezas.

12

Contabilidade 2. Fator Trabalho: Trabalho o esforo humano aplicado na produo de bens e servios. O trabalho o fator ativo da produo que atua sobre a natureza, que o fator passivo. O trabalho o conjunto de atividades humanas para a produo e aquisio dos meios de subsistncia do indivduo e da sociedade. Apenas o trabalho humano considerado trabalho no sentido econmico, a trao animal, as mquinas, ferramentas, etc. so considerados capital. Por trabalho entende-se apenas as atividades humanas que resultam em produo. Os mendigos, amigos do alheio, esportistas amadores, etc.. nada produzem e suas aes no constitu trabalho. Espcies de trabalho: a.) Trabalho Fsico: - No qualificado, onde predomina o elemento fsico. Ex: mo-de-obra - Qualificado, onde predomina o elemento intelectual. Ex: Pesquisas b) Trabalho Intelectual: - Exclusivamente intelectual: trabalho de direo e inveno.

Formas de trabalho: a) Escravido: instituio na qual uma pessoa, proprietria absoluta de uma outra, dispunha livre e soberanamente do seu trabalho. b) Servido: um regime de trabalho forado que liga o trabalhador terra. O servo da gleba difere do escravo, por que este era considerado uma mercadoria que podia ser vendida ou comprada, ao passo que o servo considerado um ser humano. c) Corporao: uma associao obrigatria de todos que exercem a mesma profisso ou mesmo ofcio em um mesmo local. d) Salariado: a instituio que substitui a corporao. o regime de liberdade de trabalho, que se identifica pelos seguintes direitos adquiridos: - direito de qualquer pessoa exercer qualquer profisso; - direito de exercer uma profisso em qualquer lugar; - direito de ter vrias profisses. As encclicas papais de Leo XIII, RERUM NOVARUM, de Pio XI, QUASDRAGSIMO ANO, e de Paulo VI, POPULORUM PROGRESSIO, alertam o Capitalismo contra o perigo do abuso dos patres, apresentando frmulas baseadas no bom senso e nos ensinamentos evanglicos, sem desconsiderar as obrigaes dos empregados. Contrato de trabalho:

13

Contabilidade Elementos obrigatrios do contrato de trabalho: - capacidade das partes contratantes; - licitude do objeto; - respeito forma estabelecida em lei. Tipos de contrato de trabalho: - Contrato individual de trabalho: o ajuste bilateral entre o empregado e o empregador, atravs do qual ambos se vinculam a respeito do trabalho. - Contrato coletivo de trabalho: o acordo estabelecido entre um empregador, uma ou mais organizaes patronais e um ou mais sindicatos operrios, fixando as condies gerais de trabalho que serviam de base aos contratos individuais. Organizao do Trabalho: Cooperao simples quando o trabalho executado pode ser realizado por apenas uma pessoa, sem necessitar ajuda. Cooperao entrosada ou Diviso do Trabalho quando a execuo do trabalho compreende vrios movimentos e apresenta certa complexidade, o que possibilita a distribuio de tarefas entre vrias pessoas e permite se transformar tarefas complexas no todo, quando divididas, em tarefas extremamente simples. Diviso do Trabalho: mais prtico e racional, mais eficiente e econmico, cada pessoa dedicar-se a uma s atividade, a uma profisso de acordo com sua vocao e aptides, deixando que outras pessoas produzam os demais bens e prestem os demais servios. A execuo de uma nica funo, produzindo para si e dispondo do excedente, chamamos diviso do trabalho. 3. Fator Capital: Do latim caput, que significa cabea. Em pocas remotas, quando os homens negociavam suas mercadorias, utilizando o gado como moeda, calculavam suas riquezas e os lucros pelo nmero de cabeas de gado que possuam. Conceito de Capital: Capital todo valor que engendra outro valor Karl Marx Capital no sentido econmico, toda riqueza destinada produo de outras riquezas. Aquino Rocha O Capital o terceiro fator ou agente da produo. Provm do trabalho ou da natureza, ou de ambos ao mesmo tempo. Por essa razo a natureza e o trabalho so considerados agentes primrios e o capital agente secundrio ou instrumental.

14

Contabilidade Classificao do Capital: Capital Fixo: o utilizado em uma srie de elaboraes sem se consumir totalmente, ou seja, entram parcialmente na produo. o caso das mquinas e equipamentos, que se desgastam com o uso, mas no se consomem no processo de produo. A esse consumo lento do capital fixo, da-se o nome de amortizao, que do ponto de vista contbil, de dez anos. Capital Circulante: aquele que absorvido totalmente, de uma s vez, nas operaes produtivas. S serve uma vez ao consumidor ou ao produtor. Ex: matria-prima, tintas, cereais, etc...

PRODUO

FATORES

Natureza, Trabalho, Capital, Organizao

EMPRESA

BENS E SERVIOS

Setores da Produo: As atividades de produo so divididas em trs setores: - primrio, secundrio e tercirio. O setor primrio ou extrativista corresponde a agricultura, a pecuria e a explorao dos recursos naturais, como a minerao, prospeco de petrleo, etc. O setor secundrio ou de transformao corresponde a indstria e Direitos: so bens pertencentes a um ente e que se encontram em poder de terceiros. So representados na composio patrimonial como valores a receber. Na contabilidade so nomeados como crditos. So exemplos: - Ttulos a receber; - Promissrias a receber; - prestaes a receber; - carns a receber;

15

Contabilidade - aluguis a receber; - contas a receber. Obrigaes: so valores a pagar na forma de dvidas ou dividendos resultantes de compromissos assumidos pela empresa. As obrigaes podem ser divididas em: - Obrigaes exigveis: aquelas que tem prazo certo para liquidao. Ex: - impostos a pagar; - duplicatas a pagar; - salrios a pagar; - impostos a recolher. - Obrigaes no exigveis: aquelas que no possuem prazo determinado para liquidao. Normalmente so obrigaes da empresa para com os seus investidores, e se apresentam na forma de capital, reservas ou lucro acumulado para futura distribuio ou aumento de capital. Bens Imveis: Terras Edificaes Mveis: Dinheiro Jias Veculos Maquinas Ferramentas Mobilirio Computador Direitos Duplicatas a receber Ttulos a receber Contas a receber Promissrias a receber Prestaes a receber Carns a receber Dividendos a receber Obrigaes Duplicatas a pagar Ordenados a pagar Contas a pagar Promissrias a pagar Prestaes a pagar Carns a pagar Dividendos a pagar 13 salrio a pagar Gratificaes a pagar Contribuies a recolher Impostos INSS a recolher FGTS a recolher ICMS a recolher ISSQN a recolher IPU a recolher

Domnio e posse: Domnio ou propriedade o poder ou autoridade exercida sobre algum bem. Posse a deteno de algum bem. A posse direta quando esta sob a nossa guarda e domnio. Ex: a compra de um computador a vista, a posse direta comprovada pela nota fiscal e recebido de pagamento. A posse indireta quando o bem est sob nosso domnio, mas encontra-se sob os cuidados ou a guarda de outrem. Ex: a compra de um computador a prazo, o vendedor ter a posse indireta at que a divida seja quitada.

16

Contabilidade Patrimnio: o conjunto de bens, direitos e obrigaes avaliado em moeda e pertencentes a uma pessoa.

Patrimnio = bens + direitos + obrigaes


Ou PATRIMONIO OBRIGAES BENS + DIREITOS

Componentes Patrimoniais: ATIVO - Parte positiva: composta pelos direitos e obrigaes. PASSIVO - Parte negativa: composta pelas obrigaes com terceiros e com os proprietrios. Ativo: o conjunto de bens e direitos de uma entidade, a parte positiva do patrimnio, constituda pelas aplicaes de recursos e por isso, de natureza devedora. Passivo: o conjunto de obrigaes de uma entidade, a parte negativa do patrimnio, constituda pelas origens de recursos por isso de natureza credora. Diviso do passivo: Passvel exigvel: so as obrigaes com terceiros, aquelas com o prazo determinado para pagamento. Ex: Salrios a pagar. Patrimnio lquido ou passivo no exigvel: so as obrigaes com os proprietrios, portanto, no apresentam prazo determinado para pagamento. Aspectos dos componentes patrimoniais: a) qualitativo: dizem respeito espcie e natureza dos bens, direitos e obrigaes patrimoniais, representados por contas. b) quantitativo: dizem respeito quantidade de cada um desses componentes patrimoniais. Situao Lquida do Patrimnio: Situao lquida positiva A > P = (+) PL Situao lquida negativa A < P = (-) PL Situao nula A = P ou A P = zero

17

Contabilidade Patrimnio ATIVO PASSIVO Obrigaes Exigveis

Bens

Direitos

Patrimnio Lquido

PL = Bens + Direitos - Obrigaes


Ex: Patrimnio ATIVO Bens Dinheiro Mercadorias Veculos Imveis Direitos Bancos Clientes Total Capital: Capital Fixo: so recursos aplicveis na aquisio de bens durveis (permanentes) destinados a formao da estrutura da empresa: - imveis: prdios, terrenos, etc. - instalaes: bens de uso (prateleiras, balces,etc.) - mveis e utenslios: maquinrio de escritrio e mveis. - legalizao: os gastos de abertura da empresa. Capital de giro: recursos aplicados na aquisio de insumos a serem industrializados, mercadorias a serem comercializadas, materiais necessrios a prestao de servios, custos com o ciclo operacional (valores circulantes) 1.200 800 7.000 200 600 1.800 2.400 Exigvel Fornecedores Salrios a pagar Emprstimos a pagar Tributos a pagar Patrimnio Lquido Capital Reservas Total 2.600 400 7.000 1.300 600 2000 100 PASSIVO

18

Contabilidade Exerccios: Marcar com B- Bem, D- Direito e O- obrigaes exigveis e colocar na frmula T, determinando a situao lquida da empresa. 1-) (B)Caixa (B)Mveis e Utenslios (O)Duplicatas a pagar (B)Veculos (O)Salrios a pagar (D)Duplicatas a receber SL= (+)410 2-) (B)Veculos (B)Mveis e Utenslios (B)Mquinas (B)Caixa (O)Promissrias a pagar (O)Impostos a pagar (O)Duplicatas a pagar (D)Ttulos a receber (D)Aluguis a receber SL = (-) 5.000 3-) (B)Imveis (B)Veculos (O)Ttulos a pagar (D)Ttulos a receber (O)Aluguis a pagar (O)Impostos a pagar SL = Nula 4-) (O)Impostos a pagar (D)Duplicata a receber (B)Caixa (B)Mquina (B)Terrenos (O)Contribuio a recolher (O)Aluguis a pagar (B)Mveis e Utenslios (D)Ttulos a receber SL= (-) 7.000 20.000 13.000 1.500 8.000 20.000 18.000 23.000 5.500 6.000 6.000 1.500 5.000 3.000 1.000 4.500 4.000 2.000 1.000 1.000 2.000 5.000 7.000 500 500 200 300 170 30 20 70

19

Contabilidade Soluo: 1ATIVO Bens Caixa Mveis e utenslios Veculos Direitos Duplicatas a receber Total 2ATIVO Bens Veculos Mveis e utenslios Mquinas Caixa Direitos Titulos a receber Aluguis a receber Total 3ATIVO Bens Imveis Veculos Direitos Ttulos a receber Total 4ATIVO Bens Caixa Mquinas Terrenos 1.500 8.000 20.000 Exigvel Impostos a pagar Contribuies a recolher Aluguis a pagar 20.000 18.000 23.000 3.000 10.500 Patrimnio Lquido Total zero 10.500 6.000 1.500 Exigvel Ttulos a pagar Aluguel a pagar Impostos a pagar 5.000 1.000 4.500 500 500 9.000 Total 9.000 4.000 2.000 1.000 1.000 Patrimnio Lquido (-)5.000 Exigvel Promissrias a pagar Impostos a pagar Duplicatas a pagar 2.000 5.000 7.000 70 600 Total 600 200 300 30 Patrimnio Lquido (+)410 Exigvel Duplicatas a pagar Salrios a pagar 170 20 Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

20

Contabilidade Mveis e utenslios Direitos Duplicatas a receber Ttulos a receber Total 13.000 6.000 54.000 Total 54.000 5.500 Patrimnio Lquido (-)7.000

Formao e variaes no Patrimnio: 1- Atividade inicial de uma empresa: Capital 80.000,00 em dinheiro 2- Comprar vista em dinheiro a- mveis e utenslios 3.000 b- um automvel c- mercadorias 25.000 20.000

3- Compra de mercadorias prazo (duplicatas) 30.000 4- Compra de uma casa (promissrias) 100.000 5- Venda de mercadorias a- vista 10.000 b- prazo 8.000 (duplicatas) 6- Pagamento de duplicata de 10.000 7- Recebimento de duplicata em dinheiro 2.000 Soluo: 1ATIVO Bens Caixa Total 80.000 80.000 Capital Total Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 80.000 80.000

2ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Total

Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 32.000 3.000 25.000 20.000 80.000 Total 80.000 Capital 80.000

21

Contabilidade 3ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Total 4ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Imveis Total 5ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Imveis Direitos Duplicatas a receber Total 6ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Imveis 32.000 3.000 25.000 32.000 100.000 Patrimnio Lquido Capital 80.000 Exgivel Duplicatas pagar Promissrias a pagar 20.000 100.000 8.000 210.000 Total 210.000 402.000 3.000 25.000 32.000 100.000 Patrimnio Lquido Capital 80.000 Exgivel Duplicatas pagar Promissrias a pagar 30.000 100.000 32.000 3.000 25.000 50.000 100.000 210.000 Patrimnio Lquido Capital Total 80.000 210.000 Exgivel Duplicatas pagar Promissrias a pagar 30.000 100.000 32.000 3.000 25.000 50.000 80.000 Patrimnio Lquido Capital Total 80.000 80.000 Exgivel Duplicatas pagar 30.000 Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

22

Contabilidade Direitos Duplicatas a receber Total 7ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Imveis Direitos Duplicatas a receber Total 6.000 200.000 Total 200.000 34.000 3.000 25.000 32.000 100.000 Patrimnio Lquido Capital 80.000 Exgivel Duplicatas pagar Promissrias a pagar 20.000 100.000 8.000 200.000 Total 200.000

Patrimnio PASSIVO

Exerccios: Representar a formao e variaes no patrimnio 1- Investimento inicial: a- em dinheiro b- em mveis 2- Compras a- mercadorias em dinheiro 50 b- veculos prazo c/duplicatas 130 3- Venda de mercadorias vista 20 4- Venda de mercadorias prazo c/duplicatas por 20 5- Emprstimo no Banco do Brasil c/promissrias de 80 6- Pagamento em dinheiro de uma duplicata de 30 7- Recebimento em dinheiro de uma duplicata de 10 Soluo: 1ATIVO Bens Caixa Mveis Total 200 100 300 Total 300 Capital Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 300

23

Contabilidade 2ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Total 3ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Total 4ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Direitos Duplicatas a receber Total 5ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Direitos Duplicatas a receber Total 20 510 Total 510 250 100 130 10 Patrimnio Lquido Capital 300 Exigvel Duplicatas a pagar Promissrias a pagar 130 80 20 430 Total 430 170 100 130 10 Patrimnio Lquido Capital 300 Exigvel Duplicatas a pagar 130 170 100 130 30 430 Patrimnio Lquido Capital Total 300 430 Exigvel Duplicatas a pagar 130 150 100 130 50 430 Patrimnio Lquido Capital Total 300 430 Exigvel Duplicatas a pagar 130 Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

24

Contabilidade

6ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Direitos Duplicatas a receber Total 7ATIVO Bens Caixa Mveis e Utenslios Veculos Mercadorias Direitos Duplicatas a receber Total Atos e Fatos Administrativos: Atos administrativos:

Patrimnio PASSIVO Exigvel 220 100 130 10 Patrimnio Lquido Capital 20 480 Total 480 300 Duplicatas a pagar Promissrias a pagar 100 80

Patrimnio PASSIVO Exigvel 230 100 130 10 Patrimnio Lquido Capital 10 480 Total 480 300 Duplicatas a pagar Promissrias a pagar 100 80

So aqueles que ocorrem na empresa e no alteram o patrimnio, portanto no precisam ser contabilizados. Ex: Admisso de empregado, assinatura de contratos de compra e venda, etc. Alguns deles necessitam ser contabilizados nas contas de compensao: - remessas de bens a terceiros para industrializao e conserto ou como emprstimo; - recebimento de bens de terceiros para industrializao e conserto ou como emprstimo; - fianas a favor de terceiros: como fiadora de uma entidade locatria; - avais a favor de terceiros:assinatura de nota promissria como avalista de outra entidade junto ao sistema financeiro; - remessa de ttulos para cobrana bancria; - assinatura de contratos de seguros com companhia seguradora;

25

Contabilidade - entrega de bens a terceiros como garantia de dvidas (hipoteca de bens mveis e penhor de bens imveis). - recebimento de bens de terceiros como garantia de dvidas - assinaturas de contratos de compra e venda junto a fornecedores e clientes. Fatos administrativos: So aqueles que provocam modificaes no patrimnio, sendo objeto de contabilizao atravs das contas patrimoniais ou das contas de resultados, podendo ou no alterar o patrimnio Lquido. a) Fatos permutativos, qualitativos ou compensativos representam permutas(trocas) entre elementos ativos, passivos ou entre ambos sem provocar variaes no patrimnio lquido. Patrimnio ATIVO Bens Caixa Total 100.000 100.000 Capital Total PASSIVO Patrimnio Lquido 100.000 100.000

Patrimnio ATIVO Bens Caixa Mquinas Total Patrimnio lquido Patrimnio ATIVO Bens Caixa 150.000 Capital PASSIVO Patrimnio Lquido 150.000 80.000 20.000 100.000 Total 100.000 PASSIVO Patrimnio Lquido Capital 100.000

b) Fatos modificativos ou quantitativos: provocam variaes (modificaes) no

Total

150.000

Total

150.000

Patrimnio ATIVO Bens Caixa Total 100.000 100.000 Capital Prejuzo Total (-) PASSIVO Patrimnio Lquido 150.000 50.000 100.000

26

Contabilidade

c) Fatos mistos: Alteram o patrimnio qualitativa e quantitativamente. Patrimnio ATIVO Bens Caixa Mercadorias Total 100.000 50.000 150.000 Exigvel Duplicatas a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 100.000 150.000 50.000 PASSIVO

1 Fato: pagamento de duplicata de R$ 50.000 com juros de 10% Patrimnio ATIVO Bens Caixa Mercadorias Total 45.000 50.000 95.000 Capital Prejuzo Total PASSIVO Patrimnio Lquido 100.000 (-)5.000 95.000

2 Fato: Venda de R$ 50.000 de mercadorias por R$ 90.000 a vista, c/despesas de 6.000 Patrimnio ATIVO Bens Caixa Total Detalhamento: Caixa 45.000 +90.000 135.000 -6.000 129.000 Lucro 90.000 -50.000 40.000 -6.000 34.000 -5.000 29.000 Prejuzo Lucro Despesas Venda Mercadorias 129.000 129.000 PASSIVO Patrimnio Lquido Capital Lucro Total 100.000 29.000 129.000

27

Contabilidade 1) Exerccio de Variao Patrimonial: I O Sr. Joo da Silva abre uma empresa individual com capital em dinheiro de R$ 120.000,00 II Aquisio de um terreno por R$ 50.000,00 com pagamento de R$ 25.000,00 vista em dinheiro e o restante em promissrias. III Compra vista de instalaes para empresa por R$ 20.000,00 IV Aquisio crdito de mquinas e equipamentos por R$ 40.000,00 V Obteno de emprstimo bancrio no valor de R$ 100.000,00 com nota promissria VI Pagamento de R$ 10.000,00 referente parte da dvida pela compra de mquinas e equipamentos VII Aumento de capital em dinheiro no valor de R$ 50.000,00 VIII Compra vista de mercadorias por R$ 80.000,00 IX Vendas de R$ 50.000,00 de mercadorias por R$ 100.000,00 com despesas de R$ 10.000,00 X Transferncia de 5% do Lucro Lquido para conta Reservas. SOLUO: IATIVO Bens Caixa 120.000 Capital Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 120.000

Total IIATIVO Bens Caixa Terreno Total

120.000

Total

120.000

Patrimnio PASSIVO Exigvel 95.000 50.000 145.000 Promissrias a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 120.000 145.000 25.000

IIIATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Total

Patrimnio PASSIVO Exigvel 75.000 50.000 20.000 145.000 Promissrias a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 120.000 145.000 25.000

28

Contabilidade IVATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Total VATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Total VIATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Total VIIATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Total 215.000 50.000 20.000 40.000 325.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 170.000 325.000 115.000 40.000 165.000 50.000 20.000 40.000 275.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 120.000 275.000 115.000 40.000 175.000 50.000 20.000 40.000 285.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 120.000 285.000 125.000 40.000 75.000 50.000 20.000 40.000 185.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 120.000 185.000 25.000 40.000 Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

29

Contabilidade VIIIATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Mercadorias Total IXATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Mercadorias Total XATIVO Bens Caixa Terreno Instalaes Mquinas e Equipamentos Mercadorias Total 225.000 50.000 20.000 40.000 30.000 365.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucro Reservas Total 170.000 38.000 2.000 365.000 115.000 40.000 225.000 50.000 20.000 40.000 30.000 365.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucro Total 170.000 40.000 365.000 115.000 40.000 135.000 50.000 20.000 40.000 80.000 325.000 Total 325.000 Exigvel Promissrias a pagar Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital 170.000 115.000 40.000 Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Patrimnio PASSIVO

Preo Venda (-) Preo de Custo Lucro bruto (-) Despesas Lucro Lquido

100.000,00 50.000,00 50.000,00 10.000,00 40.000,00

2) Exerccio de variao patrimonial: a- Investimento inicial de R$ 24.000,00 em dinheiro b- Compra de mveis a prazo, duplicatas de R$ 6.000,00

30

Contabilidade c- Compra de um automvel por R$ 14.000,00 com promissrias d- Pagamento de uma duplicata de R$ 6.000,00 SOLUO: aATIVO Bens Caixa Total 24.000 24.000 Capital Total Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 24.000 24.000

bATIVO Bens Caixa Mveis Total cATIVO Bens Caixa Mveis Automvel Total dATIVO Bens Caixa Mveis Automvel Total

Patrimnio PASSIVO Exigvel 24.000 6.000 30.000 Duplicatas a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 24.000 30.000 6.000

Patrimnio PASSIVO Exigvel 24.000 6.000 14.000 44.000 Duplicatas a pagar Promissrias a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 24.000 44.000 6.000 14.000

Patrimnio PASSIVO Exigvel 18.000 6.000 14.000 38.000 Promissrias a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 24.000 38.000 14.000

3 Exerccio de variao patrimonial: a- Os Srs. Joo e Pedro constituram uma sociedade onde cada um integralizou R$ 35.000,00 em dinheiro.

31

Contabilidade b- Compra de mercadorias a vista R$ 20.000,00 c- Compra de veculos por R$ 30.000,00 sendo R$ 15.000,00 vista e o restante a prazo d- Venda de R$ 8.000,00 de mercadorias por R$ 14.000,00 com R$ 2.000,00 de despesas. e- Transferncia de 5% do lucro lquido para conta de reserva aATIVO Bens Caixa Total 70.000,00 70.000,00 Capital Total Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 70.000,00 70.000,00

bATIVO Bens Caixa Total cATIVO Bens Caixa Mercadorias Veculos Total dATIVO Bens Caixa Mercadorias Veculos Total

Patrimnio PASSIVO Patrimnio Lquido 50.000,00 20.000,00 70.000,00 Total 70.000,00 Capital 70.000,00

Patrimnio PASSIVO Exigvel 35.000,00 20.000,00 30.000,00 85.000,00 Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Total 70.000,00 85.000,00 15.000,00

Patrimnio PASSIVO Exigvel 47.000,00 12.000,00 30.000,00 89.000,00 Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucro Total 70.000,00 4.000,00 89.000,00 15.000,00

32

Contabilidade eATIVO Bens Caixa Mercadorias Veculos 47.000,00 12.000,00 30.000,00 Exigvel Ttulos a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucro Reserva Total 89.000,00 Total 70.000,00 3.800,00 200,00 89.000,00 15.000,00 Patrimnio PASSIVO

4- Exerccio de variao patrimonial: a- O Sr. Carlos e o Sr. Ezio contriburam com R$ 250.000,00 cada um para a integralizao do capital inicial de uma empresa b- Compra de mercadorias a vista de R$ 80.000,00 c- Compra de um terreno por R$ 100.000,00, sendo R$ 50.000,00 vista e o restante em promissrias d- Venda de R$ 20.000,00 de mercadorias por R$ 40.000,00, mas com despesas de R$ 5.000,00 e- Transferncia de 5% do lucro lquido para a conta de reserva. Exerccios: 1. Variao Patrimonial: a. Constituio da empresa integralizada da seguinte forma: I. R$ 50.000,00 em dinheiro II. Um carro de R$ 35.000,00 III. Mveis e utenslios de R$ 3.000,00 b. Compra de mercadorias: I. R$ 20.000,00 vista II. R$ 30.000,00 em duplicatas c. Compra de uma casa por R$ 100.000,00 em promissrias d. Venda de r$ 20.000,00 em mercadorias vista por R$ 50.000,00 com R$ 5.000,00 de despesas e. Pagamento de promissrias de R$ 20.000,00 com juros de 10% f. Aumento de capital de R$ 50.000,00 g. Transferncia de 55 do lucro lquido para conta reserva

33

Contabilidade

Contas: o nome tcnico que identifica um componente patrimonial (Bem, direito, obrigao ou patrimnio lquido) ou um componente de resultado (despesa ou receita). Classificam-se em: Contas patrimoniais e contas de resultado Contas patrimoniais: so as representam os elementos componentes do patrimnio e dividem-se em Ativas(bens e direitos) e passivas(obrigaes e patrimonio lquido) Patrimnio ATIVO Bens Caixa Veculos Direitos Duplicatas a receber Promissrias a receber Obrigaes Fornecedores Duplicatas a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucros acumulados PASSIVO

Contas de resultado so os que representam as variaes patrimoniais. Dividem-se em contas de despesas e contas de receitas. As despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilizao de servios, objetivando a obteno de receitas. Contas de despesas: - gua e esgoto - Aluguis passivos - Caf e Lanche - Contribuio de Previdncia - Descontos concedidos - Despesas bancrias - Fretes e carretos - Impostos - Material de Expediente - Juros passivos - Luz e Telefone - Material de Limpeza - Salrios - Prmios de seguro

34

Contabilidade

Contas de receitas: servios. - Aluguis ativos - Descontos obtidos - Juros ativos - vendas de mercadorias - Receitas de servios

As receitas decorrem da venda de bens e da prestao de

Patrimnio ATIVO Bens (+) Direitos (+) Contas Obrigaes Fornecedores Duplicatas a pagar Patrimnio Lquido Capital Lucros acumulados Plano de Contas: Conceito: o conjunto de contas, diretrizes e normas que disciplinam as tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformizao dos registros contbeis. Composio do plano de contas: - elenco de contas; - manual de contas; - lanamentos explicativos para o registro das operaes especiais. Elenco de contas: Consiste na relao das contas que sero utilizadas para o registro dos fatos administrativos decorrentes do patrimnio da empresa. Constituio do plano de contas: Ativo Divide-se em: - circulante; - realizvel a longo prazo; - permanente. Circulante: so as disponibilidades e os direitos realizveis no exerccio atual e no prximo (at 360 dias). PASSIVO

35

Contabilidade Ex: Caixa, banco, duplicata a receber, etc. Ativo realizvel a longo prazo: representa os direitos realizveis aps o trmino do exerccio seguinte. Ativo permanente: so os bens fixos da empresa, no destinados a venda. So eles: - os investimentos: aplicaes em outras empresas coligadas ou controladas - o imobilizado: so os bens destinados manuteno da atividade da empresa. Ex: Instalaes e mquinas - Diferido: aplicaes em despesas que contribuem para obteno de receita. Ex: Pesquisa e desenvolvimento Passivo Divide-se em: - circulante; - exigvel a longo prazo; - resultado de exerccios futuros; - patrimnio lquido. Circulante: so as obrigaes da empresa no exerccio atual e no exerccio seguinte. Exigvel a longo prazo: as obrigaes da empresa com vencimento aps o trmino do exerccio seguinte. Cdigo e grau da conta: CDIGOS 1. 1.1. 1.1.1. 1.1.1.1. 1.1.1.1.1. 1.1.1.1.2. 1.1.1.2. 1.1.1.2.1. 1.1.1.2.2. ATIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades Caixa geral Caixa fbrica Caixa Filial X Banco conta movimento Banco Bradesco S.A. Banco Ita S.A. TTULOS

36

Contabilidade Modelo de Elenco de Contas: A CONTAS PATRIMONIAIS: 1 ATIVO 10 ATIVO CIRCULANTE 100 DISPONVEL 100.1 Caixa 100.2 Bancos Conta Movimento 100.3 Numerrio em Transito 100.4 Aplicaes de liquidez imediata 101 CONTAS A RECEBER 101.1 Clientes 101.2 Duplicatas a receber 101.3 (-) Duplicatas descontadas 101.4 (-) Proviso para crditos de liquidao duvidosa 101.5 Promissrias a receber 101.6 Adiantamentos a empregados 101.7 Cheques em cobrana 101.8 Banco conta especial 101.9 Dividendos a receber 102 IMPOSTOS A RECUPERAR 102.1 ICMS a recuperar 102.2 IPI a recuperar 102.3 IRRF a recuperar 102.4 Outros impostos a recuperar 103 INVESTIMENTOS TEMPORRIOS A CURTO PRAZO 103.1 Aes de outras empresas 103.2 Aplicaes financeiras 103.3 Fundos de investimentos (incentivos fiscais) 103.4 Direitos de uso de Telefones 103.5 Depsitos a prazo fixo 103.6 (-) Proviso para reduo ao valor de mercado 104 ESTOQUES 104.1 Estoque de mercadorias 104.2 Estoque de material de embalagens 104.3 Estoque de material de expediente 104.4 (-) Proviso para perdas de estoques 104.5 (-) Proviso para reduo ao valor de mercado 105 DESPESAS DO EXERCCIO SEUINTE

37

Contabilidade 105.1 Aluguis passivos a apropriar (ou a vencer) 105.2 Despesas financeiras a apropriar (ou a vencer) 105.3 Juros passivos a apropriar (ou a vencer) 105.4 Prmios de seguro a apropriar (ou a vencer) 105.5 Outras despesas pagas antecipadamente 11 ATIVO REALIZVEL A LONGO PRAZO 110 CONTAS A RECEBER 110.1 Clientes 110.2 Duplicatas a receber 110.3 (-) Proviso para crditos de liquidao duvidosa 110.4 Promissrias a receber 111 OUTROS CRDITOS 111.1 Adiantamentos a diretores e acionistas 111.2 Emprstimos a Sociedades Coligadas 111.3 Depsitos restituveis 112 INVESTIMENTOS TEMPORRIOS A LONGO PRAZO 112.1 Letras imobilirias 112.2 Depsitos a prazo fixo 112.3 Depsitos para investimentos com incentivos fiscais 112.4 Participao em fundos de investimentos 112.5 (-) Proviso para perdas 112.6 (-) Proviso para reduo ao valor de mercado 12 ATIVO PERMANENTE 120 INVESTIMENTOS 120.1 Participao em coligadas 120.2 Participao em controladas 120.3 Investimentos permanentes em outras empresas 120.4 Aplicaes em incentivos fiscais 120.5 (-) Proviso para perdas na realizao de investimentos 120.6 Obras de arte 120.7 Imveis de renda 120.8 (-) Depreciao acumulada 121 ATIVO IMOBILIZADO Bens Materiais (tangveis) 121.1 Bibliotecas 121.2 Computadores e perifricos 121.3 Imveis 121.4 Instalaes 121.5 Mveis e utenslios 121.6 Veculos

38

Contabilidade 121.7 (-) Depreciao acumulada 121.8 Recursos naturais 121.9 (-) Exausto acumulada 121.10 Aquisies de Imveis em curso 121.11 Importaes em andamento 121.12 Construes em andamento Bens imateriais (intangveis) 121.13 Benfeitorias em bens de terceiros 121.14 Direitos de uso 121.15 Fundo de comrcio 121.16 Marcas e patentes 121.17 (-) Amortizao acumulada 122 ATIVO DIFERIDO 122.1 Despesas de organizao 122.2 Despesas de reorganizao 122.3 Custos com Projetos Novos 122.4 (-) Amortizao acumulada 2 PASSIVO 20 PASSIVO CIRCULANTE 200 OBRIGAES A FORNECEDORES 200.1 Duplicatas a pagar 200.2 Fornecedores 201 OBRIGAES FINANCEIRAS 201.1 Bancos conta cauo 201.2 Bancos conta emprstimo 201.3 Debntures 201.4 Financiamentos a pagar 201.5 Promissrias a pagar 202 OBRIGAES FISCAIS 202.1 Confins a recolher 202.2 ICMS a recolher 202.3 IPI a recolher 202.4 IRRF sobre Lucro Lquido a Recolher 202.5 ISS a recolher 202.6 PIS sobre faturamento a recolher 203 OBRIGAES TRABALHISTAS 203.1 Contribuies de previdncia a recolher 203.2 13 salrio a pagar 203.3 Frias a pagar 203.4 FGTS a recolher

39

Contabilidade 203.5 Salrios a pagar 204 OUTRAS OBRIGAES 204.1 Clube social a pagar 204.2 Contribuio Sindicato de classe a recolher 204.3 Dividendos a pagar 204.4 impostos e taxas a recolher 204.5 Participaes e contribuies a pagar 204.6 Quotistas Conta Capital em reembolso (titular, acionistas, etc.) 205 PROVISES 205.1 Proviso para contribuio social 205.2 Proviso para 13 salrio 205.3 Proviso para encargos sociais 205.4 Proviso para frias 205.5 Proviso para imposto de renda 21 PASSIVO EXIGVEL A LONGO PRAZO 210 OBRIGAES A FORNECEDORES 210.1 Duplicatas a pagar 210.2 Forncedores 211 OBRIGAES FINANCEIRAS 211.1 Bancos conta cauo 211.2 Bancos conta emprstimo 211.3 Debntures 211.4 Financiamentos a pagar 211.5 Promissrias a pagar 212 OUTRAS OBRIGAES 22 RESULTADOS DE EXERCCIOS FUTUROS 220.1 Aluguis ativos a apropriar (ou a vencer) 220.2 Receitas financeiras a apropriar (ou a vencer) 220.3 Outras receitas a apropriar (ou a vencer) 220.4 (-) Custos operacionais a apropriar (ou a vencer) 220.5 Receitas no-operacionais a apropriar (ou a vencer) 220.6 (-) Custos no operacionais a apropriar (ou a vencer) 23. PATRIMNIO LQUIDO 230 CAPITAL SOCIAL 230.1 Capital cubscrito 230.2 (-) Capital a realizar (titular, acionistas, etc.) 231 RESERVAS DE CAPITAL 231.1 Reserva de gio de aes 231.2 Reserva de prmios recebidos na emisso de debntures 231.3 Reserva de alienao de partes beneficirias

40

Contabilidade 231.4 Reserva de doaes e subvenes para investimentos 232 RESERVAS DE REAVALIAO 232.1 Reservas de reavaliao do imobilizado 232.2 Reservas de reavaliao de investimentos 232.3 Reserva de reavaliao de estoques 233 RESERVAS DE LUCROS 233.1 Reserva legal 233.2 Reserva estatutria 233.3 Reserva para contingncias 233.4 Reservas para investimentos 233.5 Reservas de lucros a realizar 234 LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS 234.1 Lucros acumulados 234.2 (-) Prejuzos acumulados 235 (-) AES EM TESOURARIA B CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS COMPENSAO DO ATIVO 14. CONTAS DE COMPENSAO DO ATIVO 140 CONTRATOS 140.1 Compras contratadas 140.2 Vendas contratadas 140.3 Seguros contratados 141 RISCOS E NUS PATRIMONIAIS 141.1 Ttulos endossados 141.2 Ttulos avalizados 141.3 Fianas a favor de terceiros 141.4 Alienao fiduciria 141.5 Imveis hipotecados 142 VALORES DE TERCEIROS 142.1 Ttulos recebidos em cauo 142.2 Mercadorias em consignao 143 VALORES EM PODER DE TERCEIROS 143.1 Ttulos em cobrana 143.2 Ttulos em cauo bancria 143.3 Consignao de mercadorias C- CONTAS DE RESULTADO 3 DESPESAS E CUSTOS 30 DESPESAS OPERACIONAIS 300 DESPESAS COM VENDAS COMPENSAO DO PASSIVO 24. CONTAS DE COMPENSAO DO PASSIVO 240 CONTRATOS 240.1 Contratos de compras 240.2 Contratos de vendas 240.3 Contratos de seguros 241 RISCOS E NUS PATRIMONIAIS 241.2 Endossos de ttulos 241.2 Aval de terceiros 241.3 Favores de terceiros em fiana 241.4 Contrato de alienao fiduciria 241.5 Hipoteca de imveis 242 VALORES DE TERCEIROS 242.1 Cauo de ttulos de terceiros 242.2 Consignao de mercadorias 243 VALORES EM PODER DE TERCEIROS 243.1 Endossos para cobrana 243.2 Cauo bancria de duplicatas 243.3 Mercadorias em consignao

41

Contabilidade Pessoal 300.1 Assistncia mdica e social 300.2 Comisses sobre vendas 300.3 Conduo e transporte 300.4 Contribuies para FGTS 300.5 Contribuies de previdncia 300.6 13 salrio 300.7 Encargos sociais 300.8 Frias 300.9 Gratificaes 300.10 Indenizaes 300.11 Lanches e refeies 300.12 Salrios 300.13 Seguros de acidentes de trabalho 300.14 Viagens e estadias 300.15 Outras despesas com pessoal Outras 300.16 Brindes e presentes 300.17 Combustveis 300.18 Despesas com crditos de liquidao duvidosa 300.19 Fretes e carretos 300.20 Material de embalagem 300.21 Perdas com clientes 300.22 Propaganda e publicidade 300.23 Servios de terceiros 300.24 Despesas eventuais 301 DESPESAS FINANCEIRAS 301.1 Descontos concedidos 301.2 Despesas bancrias 301.3 IOF 301.4 Juros passivos 302 DESPESAS ADMINISTRATIVAS Pessoal 302.1 Assistncia mdica e social 302.2 Conduo e transporte 302.3 Contribuies para o FGTS 302.4 Contribuies de Previdncia 302.5 13 salrio 302.6 Encargos sociais 302.7 Frias

42

Contabilidade 302.8 Honorrios da diretoria 302.9 indenizaes 302.10 Lanches e refeies 302.11 Pr-labore 302.12 Salrios 302.13 Seguros de acidente de trabalho 302.14 Viagens e estadias 302.15 Outras despesas com pessoal Gerais 302.16 gua e esgoto 302.17 Aluguis passivos 302.18 Amortizao 302.19 Combustveis 302.20 Correios e telgrafos 302.21 Depreciao 302.22 Energia eltrica 302.23 Fretes e carretos 302.24 Jornais e revistas 302.25 Material de expediente 302.26 Material de limpeza 302.27 Prmios de seguros 302.28 Telefone 302.29 Despesas eventuais Tributrias 302.30 Impostos e taxas Outras 302.31 Servios de terceiros 302.32 Despesas eventuais 303 OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS 303.1 Multas fiscais 303.2 Perdas na realizao de investimentos 303.3 Variaes monetrias passivas 31 CUSTOS OPERACIONAIS 310 CUSTO DAS COMPRAS 310.1 Compras de mercadorias 310.2 Fretes e seguros sobre compras 310.3 (-) Compras anuladas 310.4 (-) Descontos incondicionais obtidos 32 DESPESAS NO-OPERACIONAIS 320.1 Perdas em transaes do ativo permanente

43

Contabilidade

4- RECEITAS 40 RECEITAS OPERACIONAIS 400 RECEITA BRUTA 400.1 Vendas de mercadorias 400.2 Receitas de servios 400.3 (-) Vendas anuladas 400.4 (-) Descontos incondicionais concedidos 400.5 (-) ICMS sobre vendas 400.6 (-) Imposto sobre servios ISS 400.7 (-) PIS sobre faturamento 400.8 (-) Confins 401 RECEITAS FINANCEIRAS 401.1 Descontos obtidos 401.2 Juros ativos 401.3 Rendimentos sobre aplicaes financeiras 402 OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 402.1 Aluguis ativos 402.2 Perdas recuperadas 402.3 Variaes monetrias ativas 402.4 Receitas de participaes societrias 402.5 Receitas eventuais 41 RECEITAS NO OPERACIONAIS 410.1 Ganhos em transaes do ativo permanente 5 APURAES DE RESULTADOS 500.1 Custo das mercadorias vendidas (CMV) 500.2 Custo dos servios prestados 500.3 Resultado da conta mercadorias (RCM) 500.4 Lucro sobre vendas (lucro bruto) 51 RESULTADO NO OPERACIONAL 510.1 Ganhos ou perdas de capital 52 RESULTADO LQUIDO 520.1 Resultado do exerccio

44

Contabilidade Escriturao; a tcnica contbil que consiste no registro em livros prprios de todos os fatos administrativos resultantes da gesto do patrimnio da entidade. Livros de escriturao: Os livros utilizados pelas entidades variam em funo do porte, da forma jurdica e do ramo de atividade. Classificao dos livros de escriturao: Quanto a utilidade: a- Principais: utilizados para o registro de todos os eventos do dia-a-dia da entidade, como ocorre com os livros Dirios e Razo. b- Auxiliares: utilizados para o registro de eventos especficos, como os livros Caixa, Contas correntes, registro de duplicatas e razo auxiliar , alm dos livros fiscais. Quanto natureza: a- Cronolgicos: os registros so efetuados respeitando rigorosamente a ordem cronolgica de dia, ms e ano. Ex: Dirio b- Sistemticos: so livros destinados ao registro de eventos de mesma natureza, como todos os demais livros exceto o dirio. Quanto a finalidade: a- Obrigatrios: so aqueles exigidos pela legislao comercial, tributria e societria. Exemplo: 1- Exigidos pela legislao comercial: - Livro Dirio - Livro de Registro de Duplicatas 2- Exigidos por leis tributrias: Federais: - Livro de apurao de lucro real - Livro Razo - Livro Caixa (opo de tributao pelo lucro presumido) Estaduais: Legislao estadual prpria. Os mais comuns so: - Registro de entradas; - Registro de sadas; - Registro do inventrio, - Registro de apurao de ICMS. municipais: Legislao municipal prpria. O mais comuns :

45

Contabilidade - Livro de Registro de Notas Fiscais e faturas de servios. 3- Exigidos por leis societrias: - Registro de aes nominativas; - Registro de aes endossveis; - Transferncia de aes nominativas; - Registro de partes beneficirias nominativas; - Transferncias de partes beneficirias nominativas; - Registro de partes beneficirias endossveis; - Registro de debntures endossveis; - Registro de Bnus de subscrio endossveis; - Atas de assemblias gerais; - Presena dos acionistas; - Atas de reunies do conselho de administrao; - Atas de reunio da diretoria; - Pareceres do conselho fiscal. b- Facultativos - Livro Caixa (para quem no optou pelo lucro pressumido); - Contas correntes; - Controle de contas a receber; - Controle de contas a pagar. Formalidades do Livro dirio: Formalidades extrnsecas (ou externas): o livro Dirio deve ser encadernado como folhas numeradas em seqncia tipograficamente. Deve conter os termos de abertura e de encerramento e ser submetido autenticao do rgo competente do Registro de Comrcio. Formalidades intrnsecas (ou internas): a escriturao do dirio deve ser completa em idioma e moeda nacionais, em forma mercantil com individuao e clareza, por ordem cronolgica do dia, ms e ano, sem intervalos em branco nem, nem entrelinhas, borraduras, rasuras, emendas e transportes para as margens. Lanamentos: Conceito: o meio pelo qual se processa a escriturao contbil. a forma mercantil de se processar o registro dos fatos no livro Dirio. Elementos Essenciais: Local e data da ocorrncia do fato; Conta a ser debitada; Conta a ser creditada; Histrico Valor.

46

Contabilidade 1 Integralizao do capital social da empresa em 12/05/2005, no valor de R$ 5.000,00 para cada scio, sendo que o scio 1 integralizou a quantia total em dinheiro, e o scio 2 integralizou, da seguinte forma: R$ 3.000,00 atravs de um computador, R$ 1.000,00 em dinheiro, e R$ 1.000,00 em mveis (mesas e cadeiras). Razonete Individualizado por conta Caixa 5.000,00 1.000,00 6.000,00 Computador 3.000,00 Capital Social 5.000,00 1.000,00 3.000,00 10.000,00 Mveis 1.000,00

Balano Patrimonial Ativo Caixa Computador Mveis 6.000,00 3.000,00 Patrimnio Liquido 1.000,00 Capital Social 10.000,00 Passivo

SOMA DO ATIVO Livro dirio com colunas:

10.000,00 SOMA DO PASSIVO

10.000,00

Livro Dirio Empresa Exemplo Ltda. CNPJ:01.234.567/0001-89 Data Conta a Debito Conta a Crdito Capital Social Histrico Integralizao do capital referente ao Scio 1 Integralizao do capital referente ao Scio 2 Integralizao de parte do capital com um computador, modelo X, do scio 2 Integralizao de parte do capital do scio 2, com mveis para o escritrio Valor

12/05/2005

Caixa

5.000,00

12/05/2005

Caixa

Capital Social

1.000,00

12/05/2005

Computadores

Capital Social

3.000,00

12/05/2005

Caixa

Capital Social

1.000,00

47

Contabilidade Livro Dirio sem colunas: 12/05/2005 Caixa a Capital Social Integralizao do capital referente ao Scio 1 12/05/2005 Caixa a Capital Social Integralizao do capital referente ao Scio 2 12/05/2005 Caixa a Capital Social Integralizao de parte do capital com um computador, modelo X, do scio 2 12/05/2005 Caixa a Capital Social Integralizao de parte do capital do scio 2, com 1.000,00 mveis para o escritrio 3.000,00 1.000,00 5.000,00

Livro Razo: 1- Conta - Caixa Livro Razo Empresa Exemplo Ltda. CNPJ:01.234.567/0001-89 Data 12/05/2005 15/05/2005 Conta - Caixa Histrico da Operao Saldo Inicial Integralizao do capital referente ao scio 1. Integralizao de parte do capital social em dinheiro, do scio 2 Dbito 5.000.00 1.000,00 Crdito Pgina 1 Saldo 0,00 DV 5.000,00 DV 6.000,00 DV

2- Conta Capital Social Livro Razo mpresa Exemplo Ltda. CNPJ:01.234.567/0001-89 Data Conta - Capital Social Histrico da Operao Dbito Saldo Inicial Integralizao do capital referente ao scio 1. Integralizao de parte do capital social em dinheiro, do scio 2 Integralizao de parte do capital com um computador, modelo X, do scio 2 Integralizao de parte do capital do Scio 2, com moveis para o escritrio. Crdito Pgina 2 Saldo 0,00 CR 5.000,00 CR

12/05/2005

5.000.00

12/05/2005

1.000.00

6.000,00 CR

12/05/2005

3.000.00

9.000,00 CR

12/05/2005

1.000.00

10.000,00 CR

48

Contabilidade 3- Conta Computadores Livro Razo Empresa Exemplo Ltda. CNPJ:01.234.567/0001-89 Data Conta - Computadores Histrico da Operao Dbito Saldo Inicial Integralizao de parte do capital com 3.000.00 um computador, modelo X, do scio 2 Crdito Pgina 3 Saldo 0,00 DV 3.000,00 DV

12/05/2005

4- Conta - Mveis Livro Razo Empresa Exemplo Ltda. CNPJ:01.234.567/0001-89 Data Conta - Mveis Histrico da Operao Dbito Saldo Inicial Integralizao de parte do capital do 1.000.00 Scio 2, com moveis para o escritrio. Crdito Pgina 4 Saldo 0,00 DV 1.000,00 DV

12/05/2005

ESCRITURAO MANUSCRITA DO LIVRO RAZO O Livro Razo Manuscrito de conter no mnimo as seguintes informaes: Nome da Conta Data do lanamento Contrapartida Histrico do lanamento Dbito Crdito Saldo Indicao de saldo devedor (D) ou credor (C)
CONTA: DATA CAIXA CONTRA PARTIDA HISTRICO DBITO CRDITO SALDO D/C D D D

02/01/20X0 Capital Integralizao do Capital inicial 100.000,00 100.000,00 03/01/20X0 Mercadorias subscrito pelos scios. 04/01/20X0 Veculos Compra cfe NF 487 da Cia. de 30.000,00 70.000,00 Mercadorias 60.000,00 Compra de um veculo Ford, modelo Fiesta ano 20X0, placa 10.000,00 AAA-20X0, cfe NF 55 cia de Veculos

49

Contabilidade
CONTA: DATA CAPITAL CONTRA PARTIDA HISTRICO Integralizao do Capital subscrito pelos scios. inicial 100.000,00 DBITO CRDITO SALDO 100.000,00 C D/C

02/01/20X0 Caixa CONTA: DATA

MERCADORIAS CONTRA PARTIDA HISTRICO Compra cfe. Mercadorias NF. 487 da Cia.de DBITO 30.000,00 CRDITO SALDO 30.000,00 D/C

03/01/20X0 Caixa

CONTA: DATA

VECULOS CONTRA PARTIDA HISTRICO DBITO CRDITO SALDO 10.000,00 D/C D

04/01/20X0 Caixa

Compra de veculo Ford, modelo 10.000,00 Fiesta ano 20X0, placa AAA-20X0.

ESCRITURAO MECANIZADA DO LIVRO RAZO O Livro Razo mecanizado devem conter pelo menos Nome da Conta Data do lanamento N do Documento lanado Histrico do lanamento Dbito Crdito Saldo Indicao de saldo devedor (D) ou credor (C) DATA N DOC HISTRICO DBITO CRDITO SALDO D/C

MTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS O mtodo universalmente usado em todos os sistemas contbeis, para se efetuar uma partida de dirio (lanamento contbil) o Mtodo das Partidas Dobradas, ou seja, o mtodo pelo qual a cada dbito h um corresponde crdito de igual valor. Tambm pode existir um dbito para diversos crditos cuja soam igual ao valor debitado. Existe a possibilidade de se ter um crdito para diversos dbito cuja soma ser igual ao valor creditado e ainda possibilidade de diversos dbitos contra diversos crditos. EXEMPLOS DE UTILIZAO DAS PARTIDAS DOBRADAS: 1) - Uma conta debitada e uma conta creditada.

50

Contabilidade Ex.: em 02/01/20X0 compra de mercadorias a vista conforme nota fiscal n. 303 da Cia. de Mercadorias $ 6.000. 2) - Uma conta debitada e vrias contas creditadas. Ex.: em 03/01/20X0 compra de uma mquina de calcular marca Qualquer, modelo XX, conforme nota fiscal n. 576 da Cia. de Mercadorias $ 1.500, sendo $ 500 vista e o restante a prazo. 3) - Vrias contas debitadas e uma conta creditada. Ex.: em 03/01/20X0 aumento do capital social $ 50.000 em dinheiro e $ 30.000 em mercadorias, pelos scios Jos Santos e Joo Silva, sendo que a participao de cada um 60% e 40% respectivamente. 4) - Vrias contas debitadas e vrias contas creditadas. RAZONETES De forma simplificada, os razonetes podem ser representados por um"T", onde na coluna da esquerda ficam os lanamentos a dbito e na coluna da direta os lanamentos a crdito. NOME DA CONTA DBITO Valor Valor Total Devedor CRDITO Valor Valor Total Credor

A diferena entre o total de dbitos e o total de crditos feitos em uma conta em determinado perodo denominada SALDO. Se a soma dos dbitos efetuados for maior que a soma dos crditos, a conta ter saldo DEVEDOR, caso ocorra o contrrio, a conta ter saldo CREDOR.

51

Contabilidade MODELOS DE ABERTURA E ENCERRAMENTO - LIVROS DIRIO E RAZO LIVRO DIRIO Nmero de Ordem ____ TERMO DE ABERTURA Contm o presente livro ____ (_______ nmero por extenso) pginas tipograficamente numeradas, compondo o livro dirio nmero ___ (_______ nmero por extenso) da empresa ______ sita Rua _________ cidade ___ Estado ____, com seu contrato social arquivado na Junta Comercial deste Estado sob nmero ______ em _______, inscrita no CNPJ sob nmero ________. Local e data: _______ _______________________________ Nome e Assinatura do Administrador CPF:

_______________________________ Nome, CRC e Assinatura do Contabilista

LIVRO DIRIO Nmero de Ordem ____ TERMO DE ENCERRAMENTO Contm o presente livro ____ (_______ nmero por extenso) pginas tipograficamente numeradas, compondo o livro dirio nmero ___ (_______ nmero por extenso) das operaes compreendidas no perodo de ____/___/____ a ____/___/____, da empresa ______ sita Rua _________ cidade ___ Estado ____, com seu contrato social arquivado na Junta Comercial deste Estado sob nmero ______ em _______, inscrita no CNPJ sob nmero ________. Local e data: _______ _______________________________ Nome e Assinatura do Administrador CPF:

_______________________________ Nome, CRC e Assinatura do Contabilista

LIVRO RAZO Nmero de Ordem ____

52

Contabilidade TERMO DE ABERTURA Contm o presente livro ____ (_______ nmero por extenso) pginas tipograficamente numeradas, compondo o livro razo nmero ___ (_______ nmero por extenso) da empresa ______ sita Rua _________ cidade ___ Estado ____, com seu contrato social arquivado na Junta Comercial deste Estado sob nmero ______ em _______, inscrita no CNPJ sob nmero ________. Local e data: _______ _______________________________ Nome e Assinatura do Administrador CPF:

_______________________________ Nome, CRC e Assinatura do Contabilista

LIVRO RAZO Nmero de Ordem ____ TERMO DE ENCERRAMENTO Contm o presente livro ____ (_______ nmero por extenso) pginas tipograficamente numeradas, compondo o livro razo nmero ___ (_______ nmero por extenso) das operaes compreendidas no perodo de ____/___/____ a ____/___/____, da empresa ______ sita Rua _________ cidade ___ Estado ____, com seu contrato social arquivado na Junta Comercial deste Estado sob nmero ______ em _______, inscrita no CNPJ sob nmero ________. Local e data: _______

_______________________________ Nome e Assinatura do Administrador CPF:

_______________________________ Nome, CRC e Assinatura do Contabilista

53

Contabilidade

Lei n 6404/76 art 178 Contas so: a-) Ativo - Ativo circulante - Ativo realizvel a longo prazo - Ativo permanente investimentos Ativo imobilizado Ativo deferido b) Passivo - Passivo circulante - passivo exigvel a longo prazo - resultados de exerccios futuros - patrimnio lquido capital social Reservas de capital Reservas de reavaliao Reservas de lucros Prejuzos acumulados

54

Contabilidade ANEXOS: Livro Razo Pgina Conta Data Histrico da Operao Saldo Inicial Dbito Crdito Saldo 0,00 DV

55

Contabilidade Livro Dirio

Data

Conta a Debito

Conta a Crdito

Histrico

Valor

56

Anda mungkin juga menyukai