Anda di halaman 1dari 2

Aqui na escola temos 15 micros e estamos mudando do Windows 2000 para o XP, alm de termos o Conectiva instalado numa

outra partio. O incmodo de instalar o sistema operacional mais todas as ferramentas em cada micro me despertou para a necessidade de usar ferramentas para clonar HDs ou parties. Tinha ainda o inconveniente de que as mquinas eram lacradas e no podamos abrir elas para clonar com o gost. O udpcast uma daquelas ferramentas para clonar HD ou parties a partir da rede . Sua idia basicamente dois disquetes bootveis com Linux, onde um vai ser o emissor e o outro o receptor. Depois de configurado a rede ele transfere o HD ou partio especificada para o outro micro. Nas minhas experincias, clonei um HD de 20GB com o sistema Linux e Windows e grub como gerenciador de inicializao. Este HD estava uns 65% a 80% preenchido e levou uns 45 minutos para ser clonado a uma taxa de transferncia de 40 MB/s numa rede de 100 MB/s. Um detalhe deve ser dito, primeiramente os micros estavam na rede ligados por um hub e a transferncia era de 5 MB/s, depois peguei um cabo de rede e conectei os dois micros diretamente conseguindo aquela taxa de 40 MB/s. Por isso vocs devem fazer suas prprias experincias para tirar o melhor proveito possvel.

Configurando o disquete
Bom, vamos meter a mo na massa! Primeiramente precisamos criar os disquetes de boot, v at o endereo:

www.upcast.linux.lu

NOTA: Se ela tiver em preto lembre que um protesto contra as patentes de software na europa e que s clicar no link "continue" no fim do texto. Depois precisamos ir at o link "Build your own custon image online!", que fica no canto esquerdo inferior do site. aqui que vamos customizar o nosso disquete, escolhendo o modelo da placa de rede. No tem PCI 100 Mbps cards escolha a placa de rede do micro emissor (no meu caso foi a SIS900), depois s pressionar o boto enviar dados no final da pgina. Depois voc ira para a pgina de configurao do boot. E escolha as opes conforme sua necessidade. Aqui esta a minha configurao. Chose the language of boot disk menu: English . Chose the keyboard of boot disk menu: United States Voc pode escolher DHCP para configurar a rede ou configurar um IP fixo. No meu caso coloquei um ip fixo para ligar os cabos de rede diretamente no micro emissor e receptor. IP address: 192.168.0.1 Netmask: 255.255.255.0 No "Item Compression" voc tem trs opes:

"none" no vai comprimir; "gzip" vai comprimir no formato gzip; e a terceira comprime no formato lzop.

Pelo que entendi, para HDs que tem pouca informao ou a rede e lenta (10 mbs), use a opo "lzop". Se o HD estiver cheio e a rede for rpida no comprima ou use lzop. Parece que a opo gzip no muito aconselhada. O "Item Transfer Direction" serve para escolher qual a imagem emissora (Sender) e a imagem receptora (Receiver). Ficou assim no meu:

Compression Transfer Direcion

: Lzop : Sender

Depois s gerar a imagem clicando no boto "Download Image". Para gerar a imagem receptora s mudar a placa de rede se necessrio, trocar o IP para 192.168.0.2 e na opo "Transfer Direcion" colocar "Receiver" e gerar a imagem.

Salvando a imagem e executando


Agora que voc tem as duas imagens precisamos grav-las no disquete. Gravando a imagem no disquete atravs do Linux modo console: # cat nome-da-imagem > fd0 Depois que foram gravadas as imagens em disquete s inicializar a mquina com eles (lembre que a BIOS deve estar configurada para botar pelo drive de disquete). Coloque o disquete correspondente a mquina que vai ser a emissora e a outra que vai ser a receptora. O kernel vai ser carregado demorando mais ou menos 1 minuto e aparecer uma tela pedindo os parmetros para a placa de rede, simplesmente d OK. Depois ele pedir se voc quer configurar via DHCP, diga no. Agora voc vai escolher qual HD ou partio quer clonar, escolha hda1 ou conforme a necessidade. Logo em seguida ele pede mais alguns parmetros, simplesmente aperte Ok. Agora ele vai sincronizar as mquinas e pedir para pressionar uma tecla. Voc vai ver ele compactando e enviando as informaes com a taxa de transferncia mostrada no receptor. Observao: se voc quer clonar uma partio, lembre que ela deve ser do mesmo tamanho ou maior, por isso bom padronizar as parties nas mquinas.

Concluso
O mais legal que at o grub foi copiado, o que evita termos de ajustar essas configuraes. Na minha escola o tempo gasto para a instalao do sistema operacional diminuiu muito, alm disso temos todas as mquinas igualzinhas. show galera!!!! Como vimos, esta ferramenta bastante til e fcil de usar. Ela tem mais configuraes e voc deve us-la conforme sua necessidade. Se algum tiver mais conhecimentos sobre esta ferramenta ou outras deste tipo, mande um email para fm_moeller@brturbo.com, fico agradecido.

Fabricio Moeller Professor de Informtica CETELBRAS EDUCACIONAL

Anda mungkin juga menyukai