Anda di halaman 1dari 38

1

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

SUMRIO

Introduo

.......................................................................................... ........................................

02 03 04 08 10 13 19 20 22 24 25 28 31 33

Gardner e a Teoria das Inteligncias Mltiplas O conceito de inteligncia

.......................................................................

Aprendizagem segundo Piaget ....................................................................... As inteligncias ........................................................................................... ...................................................................... ............................................................ .....................

As Inteligncias Mltiplas

Inteligncias Mltiplas e Educao

Seqncia de estgios de desenvolvimento das inteligncias Diferentes estilos de aprendizagem O conceito de superdotao

..............................................................

..........................................................................

A influncia da cultura no desenvolvimento ..................................................... Diferenas entre a T.I.M. e outras teorias ......................................................

A avaliao segundo a T.I.M. ............................................................................. O currculo segundo a T.I.M. ............................................................................. Resumo da Teoria das Inteligncias Mltiplas Bibliografia

............................................... 35

.................................................................................................... 40

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Gardner e a Teoria das Inteligncias Mltiplas


Quem Howard Gardner ? Howard Gardner psiclogo, americano, professor de Psicologia da Universidade de Harvard e de Neuropsicologia do Hospital de Boston. Comeou sua pesquisa h mais de vinte anos, inicialmente, procurando em veteranos de guerra americanos o que eles tinham preservado, apesar das seqelas do combate. Verificando que as pessoas, por mais que tivessem perdas fsicas e intelectuais, provocadas por leses cerebrais, preservavam muitas capacidades intactas, e atravs delas seria possvel estimular ou aumentar as possibilidades de realizao nas reas afetadas. Em 1983, publicou o livro Frames of Mind Estruturas da Mente, onde exps a Teoria das Inteligncias Mltiplas. Desde ento, a repercusso foi grande. Em 1986 apresentou a Teoria em um Simpsio sobre Inteligncia nos Estados Unidos. Muitos questionamentos surgiram a partir das idias de Gardner, que resultaram em encontros, palestras e seminrios diversos. Novos livros do autor foram publicados, inclusive no Brasil, como complementos do estudo sobre a Teoria, entre eles: A Criana Pr-Escolar: Como Pensa e como a Escola Pode Ensin-la (1991) e Inteligncias Mltiplas A Teoria na Prtica (1993). Grandes mudanas j comearam a ocorrer nos E.U.A e em muitos outros pases, apoiadas na proposta de Gardner no que diz respeito Educao. o prprio psiclogo dia que cabe aos educadores adequar as idias da Teoria das Inteligncias Mltiplas Educao, j que na verdade, ela trata de Psicologia Cognitiva (Gardner, 1997). A pesquisa de Gardner, que veremos a seguir, trouxe para todos ns , um novo conceito de inteligncia , que possibilita uma abordagem mais ligada s diferentes realidades do mundo em que vivemos. A incluso do fator cultural no conceito de inteligncia pode ser considerado como uma novidade no campo das definies de inteligncia atravs dos tempos. Analise com bom senso e critrio o estudo de Gardner e procure relacionar as idias da Teoria das Inteligncias Mltiplas com o seu dia a dia.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

O conceito de inteligncia atravs dos tempos

Com o intuito de tentar prever o sucesso das crianas nas escolas, os liceus, as autoridades francesas, no incio do sculo, solicitaram a Alfredo Binet que criasse um instrumento que pudesse indicar em que nvel tais crianas deveriam ser inseridas. O instrumento criado por Binet buscava as respostas das crianas nas reas lingstica e matemtica, pois os currculos franceses privilegiavam tais disciplinas. Este instrumento deu origem ao primeiro teste de inteligncia, desenvolvido por Terman na Universidade de Stanford, na Califrnia: a Escala de Inteligncia de Stanford-Binet. Vrios outros testes de inteligncia vieram tona a partir de Binet, formando uma idia que se tem de inteligncia, embora o prprio Binet ( Binet e Simon, 1905 Apud Kornhaber&Gardner, 1989 ) tenha declarado que um nico nmero, derivado da performance de uma criana em um teste, no poderia retratar uma questo to complexa quanto o desenvolvimento da inteligncia humana. Gardner duvida que se possa medir a inteligncia atravs de testes de papel e lpis e d grande importncia a diferentes atuaes valorizadas em diferentes culturas. Independente da comunidade de psicometria, Gardner sugere que as habilidades cognitivas so bem mais especficas do que se supunha e que nosso sistema nervoso possua diferentes centros neurais que processam diferentes tipos de informao.

O que Inteligncia ? Quem mais inteligente ? Um cientista ou um ndio ? Um professor universitrio ou um pedreiro ? As respostas parecem lgicas, contudo, de acordo com a viso de inteligncia proposta por Gardner, tudo depende do que estamos fazendo, aonde e porque, ou seja a simples comparao de um cientista com um ndio, de um universitrio com um pedreiro, no significa nada a no ser que se possa contextualizar esta abordagem. Se estamos no meio da selva e precisamos ir de um lugar a outro sem qualquer instrumento especfico, o ndio nos ser mais til, pelo fato de conhecer a regio. Se precisamos construir ou fazer algum reparo em casa, provavelmente, o pedreiro ter maior valia neste momento, nesta situao.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Gardner concluiu que Inteligncia um potencial biolgico e psicolgico e esse potencial se realiza mais ou menos como conseqncia de fatores culturais e motivacionais que afetam a pessoa; e partiu desse pressuposto para chegar a sua prpria definio, que denota uma importncia aplicabilidade do conceito de inteligncia e d extrema importncia ao contexto cultural:

Inteligncia a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

Portanto, o ndio, no exemplo citado acima, mais inteligente do que o cientista por conseguir resolver o problema em questo, obviamente por estar mais perto, culturalmente, do problema. A comparao do conceito de inteligncia absoluta, a partir de Gardner, tornase intil, pois vejamos: Quem foi mais inteligente: Einstein ou Pel ? Porqu ? Ora, para respondermos a esta e a outras perguntas que possam surgir, devemos nos reportar ao problema, melhor ainda a soluo do problema em questo. Em que situao? Quando ? Onde ?

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

A Teoria das Inteligncias Mltiplas

A Teoria das Inteligncias Mltiplas de Gardner uma redefinio do conceito de inteligncias em todos os aspectos. Desde o que tange a Psicologia e a Pedagogia, at o conceito neurolgico do que inteligncia. Insatisfeito com a idia de QI e com as vises de inteligncias focalizadas sobretudo no que seria importante na viso acadmica, Gardner partiu para o estudo das atuaes de diferentes profissionais em diferentes campos do cotidiano e em diferentes culturas, observando o repertrio de habilidades dos indivduos na buscas de solues culturalmente apropriadas para seus problemas. Partindo de tais observaes,conseguiu chegar ao tipos de inteligncias que originavam tais realizaes.

Gardner estudou tambm: O desenvolvimento de diferentes habilidades em crianas normais e crianas ditas superdotadas. Grupos de pessoas consideradas boas naquilo que faziam, por exemplo, pias de famlia, marceneiros, donas de casa, mdicos, etc. Com estes indivduos, Gardner preocupou-se com o que os faziam bons. Quais seriam as caractersticas que os tornavam reconhecidamente bons naquilo que faziam, independentemente do tipo de atividade que exerciam. Populaes tidas como excepcionais, tais como autistas e os idiotas, e como estes grupos podem apresentar apenas uma ou duas competncias. Os adultos com leses cerebrais e como estes no perdem a intensidade de sua produo intelectual, mas sim uma ou algumas habilidades, sem que outras sejam sequer atingidas. O desenvolvimento cognitivo atravs dos tempos.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

A influncia de Jean Piaget no trabalho de Gardner Jean Piaget, iniciou sua carreira por volta de 1920 como pesquisador, trabalhando no laboratrio de Simon e logo interessou-se pelos erros cometidos pelas crianas quando respondiam os itens dos testes de inteligncia. Piaget veio a acreditar que no eram as respostas precisas, o mais importante a ser analisado, mas sim a linha de raciocnio utilizada no momento da resoluo do problema. Como psiclogo construtivista, Gardner foi muito influenciado em suas idias por Piaget, divergindo em muitos pontos do suo, principalmente na questo da simbolizao do conhecimento. Piaget acreditava que todos os aspectos da simbolizao, partem de uma mesma funo, enquanto Gardner acredita que processos psicolgicos distintos e independentes so empregados quando o indivduo lida com smbolos lingsticos, numricos ou gestuais. Para Gardner, uma criana pode estar no que Piaget chamaria de estgio de pensamento formal em uma rea e no estgio sensrio-motor em outra. O desenvolvimento cognitivo a capacidade de expressar significados em vrios sistemas simblicos utilizados num contexto cultural. Gardner sugere ainda que no h necessariamente, uma ligao entre o desenvolvimento em uma rea de desempenho e outra. Para o autor, cada rea ou domnio, tem seu sistema simblico prprio; num plano sociolgico de estudo, cada domnio se caracteriza pelo desenvolvimento de competncias valorizadas em culturas especficas. Adotando esta perspectiva de estudo Gardner enfatiza que "... no pretende jogar fora o beb piagetiano com a gua do banho , mas usar os esquemas propostos por Piaget e focaliz-los no s nos smbolos lingsticos, lgicos e numricos da teoria clssica piagetiana, mas antes, numa gama completa de sistemas de smbolos, abrangendo sistemas de smbolos musicais, corporais, espaciais e at mesmo pessoais. ( Gardner, 1983) Resumindo: Piaget - pressupe que todas as crianas de uma determinada faixa etria, tm, em geral, as mesmas caractersticas. Gardner diz que crianas de uma determinada faixa etria podem estar em diferentes nveis de desenvolvimento, nas diversas reas do conhecimento.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

APRENDIZAGEM SEGUNDO PIAGET


ASSIMILAO ACOMOD. DESEQUILIB. EQUILIBRAO ACOMOD.

Conhec. Adquiridos

Informao Nova + Estmulo

Sol. de problemas + Interesse

Reorg.Pens.

APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM MECNICA NO PODE SER CONFUNDIDA COM APRENDIZAGEM ESPONTNEA. A MEMORIZAO NO RESULTA NA REORGANIZAO DE ESTRUTURAS MENTAIS. SE UMA CRIANA S ASSIMILA, POUCOS ESQUEMAS SE DESENVOLVEM, CONSEQUENTEMENTE, POUCA DIFERENCIAO OCORRE; A SOLUO DE PROBLEMAS FICA PREJUDICADA. O PROFESSOR DEVE FICAR ATENTO AO TIPO DE APRENDIZAGEM DE CADA ALUNO. ALGUNS PRECISAM SER DESEQUILIBRADOS A TODO INSTANTE; OUTROS PRECISAM SER ESTIMULADOS PARA ASSIMILAREM MELHOR.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PODE SER COMPARADO A UMA LINHA RETA ONDE AS CRIANAS DE UMA MESMA FAIXA ETRIA POSSUEM AS MESMAS CARACTERSTICAS E ENCONTRAM-SE NO MESMO ESTGIO.

ESCLARECE QUE AS CRIANAS PODEM PROGREDIR EM UMA OU MAIS INTELIGNCIAS, INDEPENDENTEMENTE, DA IDADE OU DO ESTGIO EM QUE SE ENCONTRAM. O GRFICO DESTE DESENVOLVIMENTO ASSEMELHA-SE A UMA FACA DE SERRAS NO UNIFORMES.

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

As Inteligncias
Gardner identificou sete inteligncias: lingstica, lgico-matemtica, espacial, cinestsica, musical, interpessoal e intrapessoal. Tais inteligncias so relativamente independentes , tm suas origens e limites genticos prprios e dispem de processos cognitivos individuais. Cada ser humano dispe de graus variados de cada uma das inteligncias e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam. Cada um de ns se utiliza dessa capacidade para resolver problemas e criar produtos. Apesar da relativa independncia entre as inteligncias, elas no funcionam isoladamente, sendo necessria a combinao mnima de duas delas, para que possamos realizar qualquer tarefa, por mais simples que elas sejam. Algumas tarefas podem denotar maior exemplificao de uma inteligncia, mas existe sempre uma intermediao entre a principal, que est mais aparente no momento da execuo desta tarefa, e outra ou outras inteligncias.

Inteligncias ou talentos ?
Na sociedade brasileira, e em muitas outras, comum ouvirmos comentrios que valorizam alguns tipos de inteligncia em detrimento de outras: Meu filho mais velho muito inteligente, s tira notas boas em Matemtica, j o mais novo leva muito jeito para o desenho... Tais comentrios levam a crena geral de que alguns so inteligentes por terem se apropriado de determinados conhecimentos, valorizados em determinados setores da cultura e outros no so inteligentes, pois apesar de tambm terem apropriado-se de muitas informaes, estas no fazem parte do conjunto valorizado pela sociedade. Gardner afirma que uma inteligncia no tem maior ou menor importncia que qualquer outra. Uma das correntes que criticam seu trabalho, diz que o que ele chama de inteligncias, nada mais so do que talentos ou habilidades especficas em determinado campo. Como resposta Gardner diz que no se importa em chamar de talentos ou habilidades, qualquer uma das inteligncias, desde que, o que valorizado pela sociedade a lingistica e a matemtica tambm sejam designadas com o mesmo nome. Para chegar ao que seria uma inteligncia, Gardner utilizou critrios que norteariam o que poderia se chamar de inteligncia, entre outros temos:

10

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Isolamento potencial por dano cerebral Quando possvel, apesar de uma leso cerebral, identificar determinada inteligncia; Existncia de prodgios e outros indivduos excepcionais Possibilidade de encontrar populaes que demonstrem a inteligncia em nveis altamente desiguais em relao s outras. Sejam indivduos precoces ou prodgios que apresentem alto desenvolvimento em uma (ou mais) inteligncias, ou idiotas que apresentem o isolamento de uma inteligncia, manifestando-a de forma ostensiva. Conjunto de operaes identificveis Existncia de um ou mais mecanismos de informaes que possam lidar com tipos especficos de entendimento. A Teoria das Inteligncias Mltiplas no impe qualquer nome ou definio especfica para uma ou outra inteligncia, contudo, tambm no atribui maior ou menor valor a nenhuma delas. Este fato por si s, j coloca em p de igualdade pessoas que no destacam-se em atividades valorizadas pela sociedade, mas so excelentes em quaisquer outras. Vale ressaltar que o grupo de sete inteligncias descritas por Gardner, no definitivo. Atualmente ele j est publicando informaes sobre a oitava inteligncia que est chamando de ecolgica situada basicamente na capacidade dos indivduos em relacionarem-se com a Natureza, preservao das espcies, ecologia, defesa da vida e muitas outras questes que dizem respeito ao tema. No Brasil, ainda no temos qualquer publicao mais detalhada sobre o assunto.

11

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Uma nota sobre a palavra - inteligncia

Por si s, a palavra inteligncia uma das que receberam, ao longo dos anos uma valorizao muito grande, no que diz respeito ao seu verdadeiro significado Gardner chama tal valorizao de reificao. As inteligncias apresentadas, so fices no mximo, fices teis. (Gardner, 1983), para discutir processos e capacidades que so contnuos. As inteligncias so definidas e discutidas separadamente, para esclarecer questes cientficas e resolver problemas prticos importantes. Portanto, no devemos esquecer de que, se reificarmos a palavra inteligncia, devemos permanecer conscientes do que estamos fazendo. ( Gardner, 1983)

12

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

As Inteligncias Mltiplas
Inteligncia Lingstica
Sons, ritmos e significados das palavras, so os principais componentes da Inteligncia Lingstica, alm de uma especial capacidade para diferenciar as funes da linguagem. Gardner ressalta que os poetas so os cones da Inteligncia Lingstica. Neles observa-se a capacidade de seguir regras gramaticais e , em situaes cuidadosamente selecionadas, viol-las. A utilizao da linguagem para convencer, estimular, agradar, transmitir informaes so atribuies da Inteligncia Lingstica. Vale ressaltar quatro aspectos do conhecimento lingstico que so de notvel importncia para a sociedade: aspecto retrico capacidade de usar a linguagem para convencer outros indivduos a respeito de alguma coisa. Desenvolvida em alto grau pelos lderes polticos e especialistas em Direito. potencial mnemnico - capacidade de usar a linguagem para lembrar de informaes, desde regras de jogos at procedimentos para utilizao de um a nova mquina. funo de explicao grande parte do ensino e da aprendizagem ocorre atravs da linguagem. A linguagem ainda o meio ideal para transmitir conceitos bsicos. utilizao da linguagem para explicar a linguagem anlise metalingstica. Por exemplo: O que voc quis dizer quando falou X ? As crianas manifestam esta inteligncia na capacidade de contar histrias originais ou relatar fatos vividos, por exemplo.

13

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Inteligncia Musical
A habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma pea musical, discriminar sons, ritmos e timbres, perceber temas musicais, so os principais componentes da Inteligncia Musical. Gardner afirma que esta a inteligncia que surge mais cedo nos indivduos. Assim como a linguagem, a msica uma competncia intelectual separada, que tambm no depende de objetos fsicos externos. A destreza musical pode ser elaborada at um grau considervel simplesmente atravs da explorao e do aproveitamento do canal oral-auditivo. Apesar da no necessidade de explorao de objetos fsicos externos, e de basearem-se na utilizao do canal oral-auditivo, as duas inteligncias lingstica e musical o fazem de maneiras neurologicamente distintas Os compositores, instrumentistas, intrpretes e msicos de uma maneira geral, possuem-na em alto grau de desenvolvimento. Crianas pequenas com habilidade musical especial percebe desde cedo, diferentes sons no seu ambiente e, freqentemente, canta para si mesma, assim como, utiliza a msica e os sons de maneira geral, para relacionar-se com o mundo.

Inteligncia Corporal Cinestsica

Capacidade para controlar os movimentos do corpo, para usar a coordenao fina e ampla no esporte, nas artes cnicas ou plsticas. Permite que os indivduos manipulem objetos com preciso e movam-se de forma coordenada e precisa. Refere-se habilidade para resolver problemas ou criar produtos com todo o corpo ou com parte dele. a capacidade de usar o prprio corpo de maneira altamente diferenciadas. A criana especialmente dotada nesta inteligncia se move com graa e expresso a partir de estmulos musicais ou verbais, demonstra uma grande habilidade atltica ou uma coordenao fina apurada.

14

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Inteligncia Lgico-Matemtica

Os componentes centrais desta inteligncia so descritos como uma sensibilidade para padres, ordem e sistematizao. a habilidade para explorar relaes, categorias e padres atravs da manipulao de objetos ou smbolos e para experimentar de forma controlada. A Inteligncia Lgico-Matemtica precisa do confronto com o mundo dos objetos, ao contrrio das Inteligncias Lingstica e Musical, no utiliza o canal oralauditivo para o seu desenvolvimento. Ao longo do curso do seu desenvolvimento prossegue-se dos objetos para as afirmativas, das aes para as relaes entre as aes, do domnio do sensrio-motor para o domnio da pura abstrao e da, enfim, para os pices da lgica e da cincia. As razes das regies mais elevadas do pensamento lgico, matemtico e cientfico podem ser encontradas nas aes mais simples de crianas pequenas sobre os objetos fsicos do mundo ao seu redor. Gardner baseia suas pesquisas nos estudos pioneiros de Piaget, que chamou de inteligncia o que para o americano, a Inteligncia Lgico-Matemtica. Esta a inteligncia caracterstica de cientistas e matemticos. Apesar da possibilidade do talento cientfico e do matemtico estarem presentes no mesmo indivduo, as motivaes dos cientistas e dos matemtico tm gneses diferentes, visto que os matemticos desejam criar um mundo abstrato, enquanto os cientistas pretendem explicar a Natureza. As crianas com especial aptido nesta inteligncia demonstra facilidade para contar e fazer clculos matemticos e para criar notaes prticas de seu raciocnio.

Inteligncia Espacial
a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa e de atuar sobre ele, de pensar em termos tri-dimensionais, de perceber imagens externas e internas, de criar, transformar ou modificar imagens, de se localizar e localizar objetos no espao. a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente, e a partir das percepes iniciais, criar equilbrio e composio numa representao visual ou espacial. A Inteligncia Espacial, como a Lgico-Matemtica, tambm envolve objetos, contudo ao contrrio desta, a Inteligncia Espacial permanece ligada, 15
Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

fundamentalmente, ao mundo concreto, ao mundo dos objetos e sua localizao no mundo. Um exemplo prtico da manifestao (ou no) desta inteligncia, ocorre sempre que precisamos ir fazer compras, e ao estacionarmos o carro e nos dirigirmos entrada, precisamos, olhar para o ponto de onde viemos, para fixar a localizao do veculo. Outros indivduos no precisam de nenhuma destas aes para localizarem, perfeitamente, de onde vieram. Outros rituais so facilmente observveis na sociedade em geral, que nada mais so do que providncias tomadas pelas pessoas para facilitarem a tarefa de localizarem-se no espao. Especificamente na sociedade brasileira, enfatizamos muito pouco as qualidades da Inteligncia Espacial. Crianas pequenas j poderiam ser estimuladas nas potencialidades da Inteligncia Espacial mesmo antes do ingresso na escola. Como exemplo, podemos citar a dificuldade que a maioria de ns possui ao utilizarmos um mapa, para irmos de um ponto a outro. Na sociedade americana, a todo momento, observamos a utilizao dos mapas no dia a dia. A Inteligncia Espacial a inteligncia dos artistas plsticos, dos engenheiros e arquitetos. Em crianas pequenas, o potencial especial nessa inteligncia observado atravs da habilidade para quebra-cabeas e outros jogos espaciais e a ateno a detalhes visuais.

16

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

As Inteligncias Pessoais
Inteligncia Intrapessoal
o desenvolvimento dos aspectos internos de uma pessoa. Acesso prpria vida sentimental. Capacidade de efetuar instantaneamente discriminaes entre os sentimentos e rotul-los; envolv-los em cdigos simblicos e basear-se neles como um meio de entender e orientar o comportamento pessoal. Em seu nvel mais avanado, o conhecimento intrapessoal permite que detectemos e simbolizemos conjuntos de sentimentos altamente complexos e diferenciados. A Inteligncia Intrapessoal reflete o conhecimento sobre possibilidades, limitaes e desejos prprios. a capacidade para formular uma imagem precisa de si prprio e habilidade para usar esta imagem para planejar e direcionar a prpria vida. Esta inteligncia s observvel atravs dos sistemas simblicos das outras inteligncias, ou seja, atravs das manifestaes das outras inteligncias.

Inteligncia Interpessoal

a capacidade de observar e fazer distines entre outros indivduos e , em particular, entre seus humores, temperamentos, motivaes e intenes. Ela melhor apreciada em psicoterapeutas, professores, polticos e vendedores bem sucedidos. Na sua forma mais primitiva, a inteligncia interpessoal se manifesta em crianas pequenas como a habilidade para distinguir pessoas e suas caractersticas e na sua forma mais avanada como a habilidade para perceber intenes e desejos de outras pessoas e para reagir adequadamente a partir dessa percepo Crianas especialmente dotadas da a Inteligncia Interpessoal demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianas, j que so extremamente sensveis s necessidades e sentimentos dos outros.

17

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

ALGUMAS PERSONALIDADES REPRESENTATIVAS DE CADA INTELIGNCIA VERBAL OU LINGUSTICA Machado de Assis, filho de lavadeira, no tinha pai, epilptico, mulato. MUSICAL Beethoven, que comeou a perder a audio aos 19 anos e foi ficando gradativamente surdo. A 9 sinfonia foi composta quando j era completamente surdo. Ele levou a capacidade de abstrao ao mximo. LGICO - MATEMTICA Einstein; no aprendia a ler, os pais foram orientados a ensinar-lhe um ofcio; at que mudou de escola. Segundo Gardner, esta a inteligncia que Piaget chama de inteligncia. ESPACIAL Michelangelo, que foi um exmio arquiteto, fantstico pintor e escultor. No Brasil, temos Aleijadinho, que trabalhou grande parte da vida junto doena. CINESTSICA Pel. Segundo Gardner, qualquer atividade com um mnimo de complexidade, envolve pelo menos 2 inteligncias . INTERPESSOAL Freud, capacidade de entender o outro. Hitler, Gandhi. INTRAPESSOAL Vincius, que transmitia atravs da msica o que se passava com ele.

18

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Inteligncias Mltiplas e Educao

Neste ponto vamos examinar alguns dos muitos pontos onde a Teoria das Inteligncias Mltiplas pode ser aplicada na Educao, dentre eles:

A seqncia de desenvolvimento das inteligncias. Os vrios estilos de aprendizagem. Necessidade da individualizao do ensino. A influncia da cultura no desenvolvimento das inteligncias. O conceito de superdotado Diferena entre a Teoria das Inteligncias Mltiplas e outras teorias sobre inteligncia. A contribuio da Teoria das Inteligncias Mltiplas Educao A avaliao segundo a Teoria das Inteligncias Mltiplas. O currculo

19

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

SEQNCIA DE ESTGIOS DE DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGNCIAS


de grande importncia para a aplicao da Teoria das Inteligncias Mltiplas na Educao a forma como as inteligncias desenvolvem-se, justamente porque o local onde o progresso se far mais evidente a escola. Gardner concluiu que as inteligncias possuem uma escala de desenvolvimento que progride de acordo com os seguintes estgios: 1 HABILIDADE DE PADRO CRU O estgio da habilidade de padro cru ou inteligncia pura o incio da trajetria natural do desenvolvimento de uma inteligncia. Esta fase predomina no primeiro ano de vida, quando os bebs comeam a perceber o mundo ao seu redor; recebendo as diversas informaes e processando-as, sem contudo, serem capazes de manifest-las.

2 ESTGIO DE SISTEMAS SIMBLICOS Essa fase ocorre aproximadamente dos dois aos cinco anos de idade. o momento em que as inteligncias comeam a se revelar atravs de smbolos. Na linguagem, surgem as frases e as histrias, na msica representada atravs das canes, o entendimento espacial atravs dos desenhos, a corporal cinestsica atravs de gestos ou danas.

3 - SISTEMAS DE SEGUNDA ORDEM OU SISTEMAS NOTACIONAIS Na medida em que o desenvolvimento progride, cada inteligncia, juntamente com seu sistema simblico, representada num sistema notacional. A matemtica, o planejamento de mapas e plantas, a leitura, notao musical e assim por diante, so sistemas de segunda ordem. Em nossa cultura, esses sistemas notacionais so tipicamente dominados num ambiente formal de educao, representado pelas escolas. A definio mais simples que poderamos encontrar para este estgio seria a da escrita dos smbolos. Os desenhos que antes simbolizavam a inteligncia espacial, agora progridem a mapas ou plantas.

4 REALIZAO EM CAMPO ESPECFICO

20

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

Durante a adolescncia e a idade adulta, as inteligncias so expressadas, atravs da variedade de atividades profissionais e/ou de passatempo, s quais o indivduo dedica seu tempo.

OS DIFERENTES ESTILOS NA APRENDIZAGEM


A APRENDIZAGEM E O INDIVDUO

A criana sobretudo VERBAL

Pensa
em palavras

Gosta de
ler , escrever, contar histrias, brincar com palavras, etc.

Precisa de
livros, papel, material para escrever dirios, debates, histrias, etc

LGICOMATEMTICA

Raciocinando

ESPACIAL

em imagens e figuras

experimentar, coisas para explorar, questionar, materiais de cincias, quebra-cabeas museus cientficos, etc. lgicos, clculos, etc Desenhar, materiais de arte, rabiscar, jogos de Lego, quebra-cabeas, montar, mapas, livros visualizaes, etc c/figuras, etc danar, correr, pular, construir, mexer, gesticular, etc dramatizaes, movimento, coisas para construir, esporte, experincias tteis, etc tempo p/ cantar, idas a concertos, tocar instrumentos, etc. grupos, jogos de equipe, clubes, trabalho em dupla ou grupos, etc. locais secretos, tempo sozinha, trabalho individual, ter escolhas pessoais, etc.

CINESTSICA

Atravs de sensaes

cantar, ouvir Atravs de sons msica, marcar MUSICAL e melodias ritmo com mos ou ps, etc. Liderar, INTERPESSOAL Trocando idias organizar, servir de mediador, atividades grupais, etc. estabelecer INTRAPESSOAL Internamente objetivos, meditar, sonhar acordada, ficar quieta, planejar, etc.

21

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

A INDIVIDUALIZAO DO ENSINO

A Educao centrada na criana especificamente importante para Gardner; neste aspecto ele destaca dois pontos: o primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivduos tm perfis cognitivos to diferentes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invs de oferecer uma educao padronizada, tentar garantir que cada um recebesse educao que favorecesse o seu potencial individual. o segundo ponto levantado por Gardner uma comparao entre a apreenso do conhecimento atravs dos tempos; enquanto na Idade Mdia, um indivduo podia pretender tomar posse de todo o conhecimento universal assim eram considerados sbios, nos dias de hoje, sabemos que essa tarefa totalmente impossvel, sendo mesmo o domnio de um campo especfico do saber algo inconcebvel. Sendo assim, com a necessidade de se limitar a nfase e a variedade de contedos, que essa necessidade seja da escolha de cada um, de acordo com suas preferncias, favorecendo o perfil intelectual de cada um. A escola deve sobretudo, preparar cada um de seus alunos para o que eles encontraro em suas vidas, mas para isso indispensvel o oferecimento de amplas possibilidades de realizao em todos os campos. As disciplinas, portanto, devem possuir o mesmo peso, a mesma importncia. Dentro de um ambiente educacional que procura favorecer as mltiplas inteligncias, necessariamente, no pode decidir que uma disciplina merece maior ou menor tempo em seu currculo, como sabemos que ocorre hoje em quase todas as culturas do globo.

22

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

O Conceito de Superdotao
Na viso das Inteligncias Mltiplas o conceito de superdotado, ou como chamado atualmente, indivduos com necessidades especiais, muda de forma radical, pois como entendemos at hoje; estes indivduos deveriam apresentar habilidades especiais em todas as reas do desenvolvimento. Isso era o esperado e o cobrado destes indivduos. A Teoria das Inteligncias Mltiplas demonstra que qualquer ser humano pode ter uma ou mais inteligncias que manifestem maior desenvolvimento, e que por este fato as reas por elas encampadas apresentaro maior evidncia na sua vida cotidiana. A manifestao mais ostensiva de uma inteligncia significa que o indivduo pode possuir mais habilidades nesta, podendo inclusive ser classificado com portador de necessidades individuais, nesta inteligncia. As exigncias sobre este indivduo devem ento, restringir-se esta especfica inteligncia. O conceito de superdotao, transforma-se portanto, na possibilidade de explorar-se mais tal inteligncia, a fim de estimular o seu desenvolvimento e sua utilizao na soluo de problemas ou na criao de produtos significativos para um ou mais ambientes culturais. Na prtica, o superdotado seria superdotado, apenas nas inteligncias que se apresentassem mais ostensivamente como facilitadoras do dia a dia, utilizadas para a maioria das solues dos problemas da vida do indivduo. O progresso das outras inteligncias pode acontecer de forma normal e deve ser acompanhado normalmente. As exigncias que se faz do chamado superdotado, sob o ponto de vista da Teoria da Inteligncias Mltiplas, resume-se ento, ao estmulo cada vez maior desta inteligncia em particular e no de todas as reas do desenvolvimento humano, como vemos at ento. Observando pelo aspecto do infradotado, aquele indivduo que considerado como portador de necessidades individuais, porm reconhecido como algum que tem pouco muito ou pouco de alguma valncia fsica ou de habilidades mentais. Esse conceito, tambm a partir das idias de Gardner, no mnimo, perde o sentido, pois em virtude da dificuldade (?) ou menor facilidade em alguma rea do conhecimento inteligncia esta fica restrita apenas a tal rea e, alm disso, pode ser trabalhada para o seu progresso, atravs de situaes especficas que veremos adiante, quando comentarmos sobre a Teoria das Inteligncias Mltiplas e a Educao. O mais importante que existe a possibilidade de explorao das outras inteligncias.

23

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

CONSIDERAES SOBRE A INFLUNCIA DA CULTURA NOS ESTGIOS DE DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGNCIAS.

A noo de cultura bsica para a Teoria das Inteligncias Mltiplas. Gardner sugere que alguns talentos s se desenvolvem porque so valorizados pelo ambiente. Cada cultura valoriza certos talentos, que devem ser dominados por uma quantidade de indivduos e, depois, passados para a gerao seguinte. No estgio dos sistemas simblicos, grande a influncia da cultura, como facilitadora na emergncia de um talento. Como exemplo, podemos citar toda a gerao de grandes compositores clssicos, que tiveram na sua sociedade, desde a primeira infncia, a valorizao da msica em suas vidas. Valorizao essa, representada pela prpria famlia ( pai, me ou ambos dominando algum instrumento). No estgio que Gardner chama de Segunda Ordem, os vrios aspectos da cultura tem papel definitivo, pois a criana aprimorar os sistemas que demonstrem Ter maior eficcia no desempenho das atividades consideradas de maior valor para a sociedade na qual est inserida. Por isso, uma cultura que valoriza a Matemtica, provavelmente ter um maior nmero de pessoas que atingiro uma produo matemtica de alto nvel. redundante, falarmos da extrema importncia da escola neste momento. Gardner afirma que todos os indivduos chegam ao sistema simblico e alcanam o terceiro e quarto estgios em algumas inteligncias. Outra afirmao do autor a de que as faculdades mentais esto desenvolvidas verticalmente e no horizontalmente; ele usa o termo faca de serra para designar que uma inteligncia pode estar em um nvel diferente das outras.

24

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

CULTURA

CULTURA

INDIVDUO

TRANSMISSO DA CULTURA

SISTEMAS SIMBLICOS

LOCAIS E MEIOS

25

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

ALTERNATIVAS EDUCAO SEGUNDO A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS

A Teoria das Inteligncias Mltiplas oferece alternativas no campo da Educao, abrindo possibilidades ligadas individualizao do ensino, que a tendncia mundial no que tange qualidade do ensino. Entre outros aspectos, as idias de Gardner oferecem base cientfica para:

1 Educao centrada na criana e com currculos especficos para cada rea do saber; 2 Desenvolvimento de avaliaes que sejam adequadas s diversas habilidades humanas; 3 Ambiente educacional mais amplo e variado, que dependa menos da desenvolvimento exclusivo da linguagem ( Inteligncia Lingstica ) e da lgica ( Inteligncia Lgico-matemtica ), como ocorre na maioria das escolas nos dias de hoje; 4 Viso pluralstica da mente reconhece que crianas tem habilidades e deficincias ( menos eficincia) em reas diferentes; 5 Reconhecimento e favorecimento do desenvolvimento de todas as combinaes das inteligncias.

26

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

DIFERENAS ENTRE A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS E OUTRAS TEORIAS SOBRE INTELIGNCIA
Vrias teorias sobre inteligncia j foram publicadas e discutidas amplamente, inclusive abordando a criatividade e a cognio humana. Gardner, como pesquisador tinha necessidade de conhecer as mais importantes, at mesmo para poder retirar dos estudos de outros pesquisadores o que lhe interessava. Entre as muitas diferenas, destacaremos aqui as mais importantes para os educadores em geral:

1 Base biolgica Gardner procura explicar de que maneira o crebro humano evoluiu e como ele organizado, tanto nos aspectos fsicos e/ou fisiolgicos, quanto no aspecto do seu desenvolvimento. 2 Componente desenvolvimentista A Teoria das Inteligncias Mltiplas, atravs da seqncia de desenvolvimento das inteligncias, trouxe tona o fato de que cada indivduo pode possuir diferentes formas de estmulo e, consequentemente, diferentes nveis de desenvolvimento de cada inteligncia. A idia de que cada inteligncia pode progredir de maneira mais ou menos independente das outras , em ltima instncia, uma das grandes contribuies da pesquisa de Howard Gardner.

3 nfase na cultura A cultura a base para muitos dos postulados da Teoria das Inteligncias Mltiplas. Na sua definio de inteligncia, Gardner cita os ambientes culturais como locais de manifestao das inteligncias. A cultura favorece o desenvolvimento de uma ou outra inteligncia. A valorizao que a sociedade estabelece para determinada inteligncia, muitas vezes pode definir o futuro de um indivduo. Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian 27
marco@togatlian.pro.br

4 Criatividade e superdotao Neste aspecto muda toda a conceituao de superdotao, devido possibilidade de uma pessoa ser extremamente dotada em uma rea do saber e no necessariamente em todas. At ento, o superdotado era tida como uma pessoa com um conjunto de habilidades que englobasse todas ou quase todas as reas do conhecimento. 5 Organizao vertical das faculdades mentais O termo faca de serra - define com muita propriedade a disposio das faculdades mentais de forma vertical. Desde os estudos de Piaget, a memria, a percepo, a ateno e as outras qualidades das inteligncias, sempre foram consideradas num plano horizontal, ou seja, para determinadas faixas etrias, determinados nveis destas faculdades. Em momento algum, pensou-se na possibilidade, por exemplo, de um nvel de memria alto nas atividades espaciais e baixo na lingstica. A organizao vertical das faculdades mentais, a base para todas as outras diferenas entre a Teoria das Inteligncias Mltiplas e as outras teorias de inteligncia.

28

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

A AVALIAO SEGUNDO A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS


Antes de falarmos sobre a avaliao, devemos nos reportar ao significado da avaliao para a educao e ao que fazemos atualmente. Provas e testes realizados nas escolas na verdade, resumem o que existe hoje de real para a aprovao ou no, de uma criana, adolescente ou mesmo um adulto, dependendo do nvel de escolaridade a que estamos nos referindo. Justamente por isso, necessrio fazermos uma distino entre o que testagem e o que avaliao, de acordo com as idias de Gardner.

Testagem

obteno de informaes sobre as habilidades dos alunos, usando, para tanto, instrumentos formais administrados de forma neutra e sem levar em considerao o contexto.

Avaliao

obteno de informaes sobre as habilidades, durante atividades do dia a dia. Favorecem o estabelecimento de atitudes positivas visando o progresso constante.

Segundo Gardner, importante que se tire o maior proveito das habilidades individuais, auxiliando os estudantes a desenvolver suas capacidades intelectuais, e, para tanto, ao invs de usar a avaliao apenas como uma maneira de classificar, aprovar ou reprovar os alunos, esta deve ser usada para informar o aluno sobre a sua capacidade e o professor sobre o que e quanto est sendo aprendido. A avaliao deve possuir algumas caractersticas que, de acordo com a Teoria das Inteligncias Mltiplas, faro com que tenha as caractersticas necessrias para tornar-se um instrumento precioso de consulta, sempre que for preciso tomar-se decises.

29

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

A AVALIAO DEVE:
Fazer jus a inteligncia que est sendo testada necessrio que se tenha em mente exatamente o que se deseja ao final do processo de avaliao, ou seja, torna-se indispensvel que o professor saiba, ao planejar uma avaliao, que tipo de observao deve ser levada em conta, quais as que podem ser dispensadas; perguntas mais adequadas, materiais coerentes com a inteligncia que est sendo testada. No possvel avaliar msica, perguntando sobre a vida de Mozart. Ao mesmo tempo, a avaliao deve possibilitar observaes especficas sobre a inteligncia definida antes do processo iniciar-se. Ser ecologicamente vlida A avaliao no pode estar baseada em instrumentos novos para o aluno. Neste caso, a novidade prejudicial para o sucesso do processo, pois o no conhecimento do instrumento utilizado para a avaliao causa surpresa e provavelmente o resultado ficar distorcido. Ser apropriada ao nvel de desenvolvimento O educador deve proceder a avaliao de acordo com o nvel de desenvolvimento da criana na inteligncia que est sendo testada. Este estgio deve ser do conhecimento do professor, antes do incio da avaliao.

Reconhecer as diferentes inteligncias e os diferentes estilos de aprendizagem Em muitas ocasies nos deparamos com situaes que demonstram a incompatibilidade entre o que queremos avaliar e o instrumento que utilizamos para esse fim. Por exemplo, ao pedirmos a uma criana uma descrio ou um relatrio sobre algum acontecimento importante, o meio utilizado, invariavelmente, a 30
Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

composio escrita. Se o aluno tem altas habilidades na inteligncia espacial e menos eficincia na lingstica, sua avaliao deixar a desejar. O reconhecimento dos diferentes estilos de aprendizagem, faz com que o aluno possa expressar-se da maneira mais adequada s suas capacidades, atendendo s caractersticas pessoais. Neste ponto, Gardner contesta as avaliaes que acontecem sempre da mesma maneira, indiferentes aso desejos e necessidades de quem est sendo avaliado.

Reconhecer os efeitos do contexto no desempenho A situao de avaliao deve ser caracterizada uma situao interessante, deve despertar o desejo de participao do aluno. Isso s ser possvel se o educador considerar o oferecimento de um contexto agradvel ao aluno. A curiosidade deve ser um elemento que pode auxiliar o aluno pois provavelmente o mesmo se sentir motivado. O meio externo sempre foi e continuar sendo de grande importncia no resultado de qualquer avaliao, por isso devemos trabalhar com o contexto para beneficiar os alunos e no para amedront-los ou amea-los, como ainda observamos em vrias escolas.

Ser diretamente ligada a objetivos comuns O professor deve utilizar a avaliao para obter informaes sobre o aluno sim, mas tambm para benefici-lo com estas informaes, atravs de esclarecimentos necessrios para a melhoria do seu aproveitamento. O desempenho demostrado em uma avaliao no pode ser o objetivo final de nenhum planejamento educacional, mas sim o meio atravs do qual, retiram-se dados para o benefcio de todos, professor, aluno e turma.

31

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

O CURRCULO SEGUNDO A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS No existe uma frmula para ser aplicada ao currculo de uma escola para que ela seja considerada uma escola que aplica a Teoria. Num primeiro momento deve-se valorizar o que j existe de positivo na escola e comear a trabalhar com esse potencial. Os objetivos traados e definidos, ento sero considerados luz das idias de Gardner e, neste momento pode comear uma discusso qualitativa em torno de todos os componentes do currculo e do resultado da aplicao do mesmo. A seguir, faremos algumas perguntas necessrias para uma avaliao do educador em relao aplicao da Teoria das Inteligncias Mltiplas no seu contexto escolar, sempre levando em conta o que j existe na escola e a possibilidade de mudanas pretendidas pelos professores e alunos.

32

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

O CURRCULO SEGUNDO A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS


Int. Lgico-Matemtica Int. Espacial

Como incluir nmeros, clculos, classificaes e pensamento crtico ?

Como usar imagens, cor e arte ?

Int. Lingstica

Como usar a lig. escrita ou oral ?

O B J E T I V O S

Int. Musical

Como incluir msicas, sons e ritmo ?

Int. Intrapessoal

Int. Cinestsica

Como trazer tona, sentimentos, emoes, memrias, impresses e permitir que os alunos tenham opes ?

Como envolver o corpo, no todo, ou em partes, nas atividades ?


Int. Interpessoal

Como envolver os alunos em atividades grupais, dramatizaes, trocas ?

33

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

RESUMINDO: TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS T.I.M.

Howard Gardner - 1983 - Frames of mind - Estruturas da mente Gardner chegou a concluso que as crianas poderiam relacionar-se com um tipo de coisa dentro do perodo operatrio e com outro tipo de coisa no perodo formal, por exemplo. Com os pacientes do Hosp. Veteranos - constatou que as pessoas no perdiam todas as suas funes e sim uma capacidade especfica. Pesquisou o que havia nos indivduos bons em alguma atividade ( marceneiros, navegadores, pais de famlia, etc. ) Ndia - autista profunda - desenhos artsticos

Inteligncia segundo Gardner:


Inteligncia a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.
Gardner diz que existem pelo menos sete tipos de inteligncia que convivem entre si, de maneira independente e que tais inteligncias so mediadas por um sistema de smbolos.

34

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

INTELIGNCIA LINGUSTICA OU VERBAL Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras; sensibilidade para as diferentes funes da linguagem. Habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idias. INTELIGNCIA MUSICAL Habilidade para produzir e apreciar ritmos, tons e timbres, para discriminar sons, para apreciar msica, tocar um instrumento ou compor. INTELIGNCIA LGICO-MATEMTICA Sensibilidade e capacidade para perceber padres matemticos ou lgicos, habilidade para lidar com uma srie de raciocnio, para explorar padres, levantar hipteses, para experimentar de forma controlada. INTELIGNCIA ESPACIAL Capacidade para perceber o mundo visual e espacial e de atuar sobre ele. Capacidade de pensar em termos tridimensionais, de perceber imagens externas e internas, de criar, transformar ou modificar imagens, de se localizar e localizar objetos no espao. INTELIGNCIA CINESTSICA Capacidade para controlar os movimentos do corpo, para usar a coordenao fina e ampla no esporte, nas artes cnicas ou plsticas. Permite que os indivduos manipulem objetos com preciso e movam-se de forma coordenada e precisa.

35

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

INTELIGNCIA INTERPESSOAL Capacidade para entender e interagir de forma efetiva com outras pessoas, para discernir e responder apropriadamente aos temperamentos, motivaes, humores e desejos dos outros. INTELIGNCIA INTRAPESSOAL Acesso aos sentimentos prprios e capacidade para diferenci-los. Conhecimento sobre capacidades, limitaes, inteligncias e desejos prprios. Habilidade para perceber-se de maneira precisa e para usar este conhecimento para planejar e direcionar a prpria vida. Gardner diz que as inteligncias progridem em ritmos prprios. Elas passam por estgios de desenvolvimento parecidos com os descritos por Piaget. O desenvolvimento das inteligncias depende da motivao e/ou do meio. Viso pluralstica da mente - Gardner reconhece que crianas tem habilidades e deficincias ( menos eficincia ) em reas diferentes. Avaliao de habilidades individuais. Planejamento do currculo que leve em conta as individualidades da criana. Reconhecimento e favorecimento do desenvolvimento de todas as combinaes das inteligncias humanas. Testes de Q.I so ineficazes

36

Prof. Msc. Marco Aurlio Togatlian marco@togatlian.pro.br

REFERNCIAS
ANTUNES, Celso. As Inteligncias Mltiplas e seus estmulos. Papirus. Campinas, S.P. 1998. BLYTHE, Tina; Gardner, Howard. A school for all intelligences. Educational Leadership, v. 47, n.7 p. 33-7, 1990 CASTRO, Amlia Domingues. Piaget e a Pr-escola. S.P. Biblioteca Pioneira de Cincias Sociais. 1986 CECCON, Claudius; Oliveira, Miguel Darcy; Oliveira, Rosiska Darcy. A Vida na escola e a escola da vida. IDAC / Vozes. Petrpolis, R.J. 1982 DUNN, Kathryn Boesel; DUNN, Allison Boesel.. Problemas na escola. Uma histria sobre dificuldades de aprendizagem. Artes Mdicas. Porto Alegre. 1997. GARDNER, Howard. Estruturas da mente. A Teoria das Inteligncias Mltiplas. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1994. _____. A Criana Pr-Escolar: Como pensa e como a escola pode ensin-la. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1994. _____. Inteligncias Mltiplas, a teoria na prtica. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1994. _____. Mentes que criam. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1996 _____. Mentes que lideram: uma anatomia da liderana. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1996 KAMII, Constance. Piaget para a Educao Pr-escolar. Porto Alegre. Artes Mdicas, 1992 ______. A criana e o nmero. Campinas. S.P. Ed. Papirus, 1992. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligncia na criana. R.J.. Ed. Zahar.1982 ______. A epistemologia gentica. S.P. Abril cultural, 1978.

______. Seis estudos de psicologia. R.J. Forense, 1983. OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Clestin Freinet. Razes sociais e polticas de uma proposta pedaggica. R.J. Papis Botafogo.1996.. PROJECT ZERO TEAM. Apostilas do Seminrio Mltiplas Inteligncias Novas Direes, realizado na Universidade de Harvard , 1997. RANGEL, Ana Cristina S. Educao Matemtica e a construo do nmero pela criana. Porto alegre. Artes Mdicas. 1992 SAMPAIO, Rosa Maria Whitaker Ferreira. Freinet, evoluo histrica e atualidades. R.J. Scipione. 1989. ROCHA, Ruth. Admirvel Mundo Louco. Salamandra, RJ. 1986. WADSWORTH, Barry J., Piaget para o professor de pr-escola e 1 grau. 3 ed., So Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1989. WEIL, Pierre. A criana, o lar e a escola. Vozes. 18 edio. Petrpolis, R.J. 1997.

Anda mungkin juga menyukai