Anda di halaman 1dari 2

PROJETO REDAO

Tema 5
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o seguinte tema:

As relaes entre sociedade de consumo e crise ambiental


Em seu texto, voc dever relacionar o papel do indivduo-consumidor. Apresente experincia ou proposta de ao social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista .

Texto 1 No momento em que se intensificam as ameaas de catstrofes ecolgicas, a temtica do consumo durvel encontra amplo eco, aparecendo o hiperconsumidor como um ator a ser responsabilizado com toda a urgncia, uma vez que suas prticas excessivas desequilibram a ecoesfera. [...] O princpio de responsabilidade no se dirige mais exclusivamente aos produtores, mas aos prprios consumidores [...]
LIPOVETSKY, Giles. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo.

Texto 2 por causa de nossas aes, os ecossistemas do planeta esto visivelmente evoluindo de formas no previstas pelos seres humanos. Algumas vezes, as mudanas parecem pequenas. Tomemos o caso das rs e das salamandras nas Ilhas Britnicas. Os invernos esto mais quentes nessa regio, devido a mudanas de clima causadas pelos seres humanos. Isso significa que as lagoas onde aqueles animais se reproduzem esto mais quentes. Assim, as salamandras (Triturus) comearam a se acasalar mais cedo. Mas as rs (Rana temporaria) no. De modo que a desova das rs est virando almoo das salamandras. possvel que as lagoas britnicas em que h salamandras continuem por dezenas e dezenas de anos cada vez com menos rs. E ento, um dia, o ecossistema da lagoa desmorona
(Adaptado de Alanna Mitchell, Bad Evolution, The Globe and Mail Saturday, 4/5/2002.)

Texto 3 Em que consiste, em ltima anlise, o progresso social? No desenvolvimento do melhor modo possvel dos recursos havidos da natureza, da qual tiramos a subsistncia, e no apuro dos sentimentos altrusticos, que tornam a vida cada vez mais suave, permitindo uma cordialidade maior entre os homens, uma solidariedade mais perfeita, um interesse maior pela felicidade comum, um horror crescente pelas injustias e iniquidades
(Manuel Bonfim, A Amrica Latina: Males de origem. Rio de Janeiro/Paris, H. Garnier, s/d.)

Texto 4 Felicidade Paradoxal Numa sociedade em que a melhoria contnua das condies de vida materiais praticamente ascendeu ao estatuto de religio, viver melhor tornou-se uma paixo coletiva, o objetivo supremo das sociedades democrticas, um ideal nunca por demais exaltado. Entramos assim numa nova fase do capitalismo: a sociedade do hiperconsumo. Eis que nasce um terceiro tipo de Homo consumericus, voraz, mvel, flexvel, liberto da antiga culturas de classe, imprevisvel nos seus gostos e nas suas compras e sedento de experincias emocionais e de (mais) bemestar, de marcas, de autenticidade, de imediatidade, de comunicao. Tudo se passa como se, doravante, o consumo funcionasse como um imprio sem tempos mortos cujos contornos so infinitos. Mas estes prazeres privados originam uma felicidade paradoxal: nunca o indivduo contemporneo atingiu um tal grau de abandono.

Instrues:
Seu texto tem de ser escrito tinta, na folha prpria. Desenvolva seu texto em prosa: no redija narrao, nem poema. O texto com at 7 (sete) linhas escritas ser considerado texto em branco. O texto deve ter, no mximo, 30 linhas. O Rascunho da redao deve ser feito no espao apropriado.

Observaes 1. Procuramos adequar o tema estrutura das duas ltimas edies do ENEM. 2. Um dos cinco itens de avaliao do ENEM responsvel, portanto, por 20% do total de pontos diz respeito necessidade de a redao conter proposta de interveno. Leia-o:
Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaborao de propostas de interveno solidria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

Por isso, sugerimos que em sua redao, independente da linha argumentativa escolhida, no deixe de haver propostas de interveno (solues, projetos, sugestes, perspectivas de superao).

Anda mungkin juga menyukai