Anda di halaman 1dari 3

Teorias da Evoluo - Exerccios

BIOLOGIA - Professor MICHAEL ROCHA


QUESTO 1 (UFES/2004) Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a viso tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoo comprido. Observaes feitas na frica demonstraram que as girafas que atingem alturas de 4 a 5 metros, geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoo comprido usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fmeas. As fmeas tambm preferem acasalar com machos de pescoo grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoo da girafa ficou grande devido seleo sexual; machos com pescoos mais compridos deixavam mais descendentes do que machos com pescoos mais curtos.
(Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786. Adaptado).

QUESTO 2 (UNIFESP/2004) Leia os trechos seguintes, extrados de um texto sobre a cor de pele humana. A pele de povos que habitaram certas reas durante milnios adaptou-separa permitir a produo de vitamina D. medida que os seres humanos comearam a se movimentar pelo Velho Mundo h cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando s condies ambientais das diferentes regies. A cor da pele das populaes nativas da frica foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali. (Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002). Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias: a) b) c) d) e) da Teoria Sinttica da Evoluo. darwinistas. neodarwinistas. lamarckistas. sobre especiao.

Sobre a viso tradicional de como a girafa desenvolve um pescoo comprido, CORRETO afirmar que: a) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoos geram uma prole que j nasce com pescoo mais comprido e, cumulativamente, atravs das geraes, o pescoo, em mdia, aumenta de tamanho. b) na viso tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras e deixam, portanto, mais descendentes. c) na viso tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoo comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras, e deixam, portanto, mais descendentes. d) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras, e deixam, portanto, mais descendentes. e) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoos geram uma prole que j nasce com pescoo mais comprido e, cumulativamente, atravs das geraes, o pescoo, em mdia, aumenta de tamanho.

QUESTO 3 Quais as caractersticas presentes nos indivduos de uma espcie afim de que possamos afirmar que os mesmos so mais adaptados em comparao a outros indivduos da mesma espcie: a) so maiores e solitrios. b) comem mais e apresentam cores vibrantes. c) vivem mais e reproduzem mais. d) apresentam mais membros como pernas ou patas. e) so mais fortes. QUESTO 4 (UFC/2004) O ambiente afeta a forma e a organizao dos animais, isto , quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo, modificaes correspondentes na forma e organizao dos animais... As cobras adotaram o hbito de se arrastar no solo e se esconder na grama; de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforos repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considervel.... O trecho citado foi transcrito da obra Filosofia Zoolgica de um famoso cientista evolucionista. Assinale a alternativa que contm, respectivamente, a ideia transmitida pelo texto e o nome do seu autor. a) b) c) d) e) Seleo natural Charles Darwin. Herana dos caracteres adquiridos Jean Lamarck. Lei do transformismo Jean Lamarck. Seleo artificial Charles Darwin. Herana das caractersticas dominantes Alfred Wallace. Pgina 1 de 3

26/1/2013

QUESTO 5 Considerando diferentes hipteses evolucionistas, analise as afirmaes abaixo e as respectivas justificativas. A O Urso Polar BRANCO porque vive na NEVE! B O Urso Polar vive na NEVE porque BRANCO! As afirmaes A e B podem ser atribudas, respectivamente, a: a) b) c) d) e) Lamarck e Darwin. Pasteur e Lamarck. Pasteur e Darwin. Darwin e Wallace. Wallace e Darwin.

QUESTO 6 O hbito de colocar argolas no pescoo, por parte das mulheres de algumas tribos asiticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianas, filhos destas mulheres j nasceriam com pescoo maior, visto que esta uma tradio secular. A afirmao acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista: a) b) c) d) e) Teoria de Lamarck Teoria de Malthus Teoria de Wallace Teoria de Darwin Teoria de Mendel

26/1/2013

Pgina 2 de 3

GABARITOS:
RESPOSTA QUESTO 1 A Errada A lei do uso e desuso no foi proposta ou defendida por Darwin, e sim por Lamarck. B Errada A teoria lamarckista afirmava que haveria um processo de adaptao gradual e no uma competio entre os seres vivos. C Errada Essa afirmativa realmente de Lamarck, porm se comprovou que no era vivel, uma vez que as caractersticas desenvolvidas em vida no so passadas aos descendentes. D Correta Darwin props a teoria de que houve uma seleo natural (competio) entre os indivduos de pescoo grande e pequeno, sendo que os primeiros sobreviveram por serem mais adaptados s circunstncias do ambiente. E Errada Darwin no considerava a possibilidade da girafa se adaptar, desenvolvendo o pescoo. RESPOSTA QUESTO 2 A Errada A teoria sinttica da evoluo associa as ideias darwinistas aos fundamentos da gentica. B Errada A teoria darwinista baseada na seleo natural e no afirmaria que os seres se adaptam ao meio. C Errada Os neodarwinistas so cientistas que adotam a teoria sinttica da evoluo, e essa associa as ideias darwinistas aos fundamentos da gentica. D Correta Lamarck apresentou um estudo afirmando que os caracteres adquiridos em vida seriam passveis de serem transmitidos s futuras geraes... errou! E Errada Especiao se refere aos processos que desencadeiam a formao de novas espcies. RESPOSTA QUESTO 3 A Errada Nem sempre os seres maiores so mais adaptados. B Errada Comer muito no um indcio de adaptao e sim de necessidade. C Correta Seres que vivem mais e se reproduzem mais tm maior capacidade de deixar descendentes. D Errada No existe esta relao entre quantidade de membros e benefcios adaptativos. E Errada Nem sempre o mais forte o mais apto.

RESPOSTA QUESTO 4 A Errada Darwin no publicou esta obra, Filosofia Zoolgica, e no concordava com o transformismo proposto por Lamarck. B Errada A obra de Lamarck, mas no se trata da Herana dos Caracteres Adquiridos e sim do Transformismo. C Correta A obra de Lamarck e relata suas consideraes sobre o Transformismo. D Errada Darwin no publicou esta obra Filosofia Zoolgica e no concordava com o transformismo proposto por Lamarck. E Errada Wallace no publicou essa obra e, assim como Darwin, discordava do transformismo. RESPOSTA QUESTO 5 A Correta Lamarck os seres vivos se adaptavam de acordo com a condio do ambiente. Darwin somente o mais adaptado iria sobreviver... Na neve, entre o urso marrom e o branco... ganha o branco! B Errada Pasteur no props tal tipo de teoria evolucionista. C Errada Pasteur no props tal tipo de teoria evolucionista. D Errada Darwin e Wallace propunham uma mesma teoria de competio natural, no haveria divergncia sobre o papel do ambiente no processo evolutivo. E Errada Darwin e Wallace propunham uma mesma teoria de competio natural, no haveria divergncia sobre o papel do ambiente no processo evolutivo. RESPOSTA QUESTO 6 A Correta A afirmativa defensora da corrente de pensamento lamarquista. B Errada Malthus no realizou estudos destinados diretamente teoria evolutiva. C Errada A teoria de Wallace semelhante teoria da seleo natural, proposta por Darwin. D Errada Darwin props a teoria da seleo natural, assim a modificao nos fentipos no alteram os gentipos. E Errada Mendel estabeleceu as bases para a compreenso dos fatores de herana, que contradizem o texto apresentado na questo.

26/1/2013

Pgina 3 de 3

Anda mungkin juga menyukai