Anda di halaman 1dari 3

SEO IV

DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO JUDICIAL


Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei so de ao penal pblica incondicionada, cabendo ao Ministrio Pblico promov-la. COMENTRIOS 1) Natureza da ao penal Como no podia deixar de ser, os crimes previstos na Lei n 8.666/93 so de ao penal pblica incondicionada, mas se admite ao penal privada subsidiria, tal como previsto no art. 103 da mesma lei.

Art. 101. Qualquer pessoa poder provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministrio Pblico, fornecendo-lhe, por escrito, informaes sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstncias em que se deu a ocorrncia. Pargrafo nico. Quando a comunicao for verbal, mandar a autoridade reduzi-la a termo, assinado pelo apresentante e por duas testemunhas. COMENTRIOS 1) Comunicao da ocorrncia Sempre que existirem indcios da prtica dos crimes definidos na Lei n 8.666/93, os agentes da Administrao Pblica tero o dever de levar os fatos ao conhecimento da autoridade competente. O mesmo se passa com todos os demais que tenham acesso licitao ou, por qualquer via, tenham cincia de ilicitudes. Aplicam-se os princpios gerais sobre a matria e no sobre ela que dispe o art. 101. O dispositivo assegura formalmente uma faculdade inerente ao Estado de Direito. Qualquer pessoa tem a faculdade de comunicar ao Ministrio Pblico a ocorrncia de ilcito penal. A lei pretende que a comunicao seja feita por escrito ou, se verbalmente, seja reduzida a escrito. A ausncia de forma escrita no produz maiores consequncias, a no ser no plano da credibilidade da comunicao. Independentemente da forma pela qual a notcia chega ao conhecimento do Ministrio Pblico, ter ele o dever de promover a sequncia s investigaes, inclusive requisitando a abertura de inqurito policial.

Art. 102. Quando em autos ou documentos de que conhecerem, os magistrados, os membros dos Tribunais ou Conselhos de Contas ou os titulares dos rgos integrantes do sistema de controle interno de qualquer dos Poderes verificarem a existncia dos crimes definidos nesta Lei, remetero ao Ministrio Pblico as cpias e os documentos necessrios ao oferecimento da denncia. COMENTRIOS 1) Comunicao pelos servidores pblicos O dispositivo seria desnecessrio, pois expressa um princpio inerente atividade desenvolvida pelos servidores pblicos. O dever exposto no art. 102 recai no apenas sobre as pessoas ali indicadas. No necessria comprovao da existncia de crime. Basta a presena de indcios. Caber ao Ministrio Pblico definir se a documentao suficiente para promover a denncia ou se ser necessria maior investigao sobre os fatos. Art. 103. Ser admitida ao penal privada subsidiria da pblica, se esta no for ajuizada no prazo legal, aplicando-se, no que couber, o disposto nos arts. 29 e 30 do Cdigo de Processo Penal. COMENTRIOS 1) Ao penal privada subsidiria Se no for exercitada pelo Ministrio Pblico a ao penal, no prazo legal (art. 46 do Cdigo de Processo Penal), abrir-se- possibilidade de exerccio da ao penal subsidiria, aplicando-se os princpios gerais do direito processual penal. Art. 104. Recebida a denncia e citado o ru, ter este o prazo de 10 (dez) dias para a apresentao de defesa escrita, contando da data do seu interrogatrio, podendo juntar documentos, arrolar as testemunhas que tiver, em nmero no superior a 5 (cinco), e indicar as demais provas que pretenda produzir. Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusao e da defesa e praticadas as diligncias instrutrias deferidas ou ordenadas pelo

juiz, abrir-se-, sucessivamente o prazo de 5 (cinco) dias a cada parte para alegaes finais. Art. 106. Decorrido esse prazo, e conclusos os autos dentro de 24 (vinte e quatro) horas, ter o juiz 10 (dez) dias para proferir a sentena. Art. 107. Da sentena cabe apelao, interponvel no prazo de 5 (cinco) dias. COMENTRIOS 1) Procedimento no processo penal A Lei pretende dinamizar o procedimento penal que envolva os crimes da Lei n 8.666/93. Isso no autoriza, contudo, a restrio ao direito de defesa. A sumariedade dos prazos no pode ser acompanhada da excluso dos meios admissveis de prova. Por isso, no se extrai dos diversos dispositivos proibio a que o acusado se valha de todos os meios de prova de que necessitar, desde que lcitos. A reconstruo dos fatos pode exigir a produo de percias etc. No constitucional a limitao do nmero de testemunhas de defesa prevista no art. 104, especialmente porque no se fixou limite ao nmero das testemunhas de acusao. Art. 108. No processamento e julgamento das infraes penais definidas nesta Lei, assim como nos recursos e nas execues que lhes digam respeito, aplicar-se-o, subsidiariamente, o Cdigo de Processo Penal e a Lei de Execuo Penal. COMENTRIOS 1) Aplicao subsidiria das normas gerais Seja no tocante matria de direito penal, seja quanto a direito processual penal, aplicam-se subsidiariamente os princpios gerais das disciplinas. Assim, a fixao da competncia, as regras de procedimento, a soluo dos incidentes, etc. obedecero aos princpios gerais do direito processual penal, tal como fixados na legislao pertinente. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS JUSTEM, Maral Filho. Comentrios Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 4. ed. Rio de Janeiro: AIDE Editora, 1997.

Anda mungkin juga menyukai