Anda di halaman 1dari 4

1.

O Crebro e a Aprendizagem.

Ao aprender recorremos ao crebro, mesmo que nos soubssemos como funciona o crebro, no seria o suficiente para saber qual a melhor maneira de ajudar os alunos na aprendizagem. A educao e a aprendizagem esto intimamente ligadas ao desenvolvimento do crebro, o qual e moldvel aos estmulos do ambiente. Com os estmulos do ambiente os neurnios fazem novas sinapses. Assim a aprendizagem o processo que o crebro reage aos estmulos do ambiente, ativando as sinapses e tornando-as mais intensas. Como consequncia disso, constituem circuitos que processam as informaes das sinapses, com o poder de armazenamento molecular. O crebro armazena as coisas com um sistema de padres que capaz de armazenar praticamente qualquer quantidade de informao que receba. O crebro classifica a informao em muitos arquivos diferentes, conseguem armazenar uma grande quantidade de informao e associals. O crebro dividido em hemisfrios que possuem funes distintas. O lado direito o criativo e o esquerdo o acadmico. Aprendemos quando ocorre o acionamento dos dois hemisfrios ou de um deles de forma isolada. No crebro do homem, as divergncias interhemisfricas (esquerda - direita) esto mais presentes. Nas mulheres, essa diferena encontra-se no trajeto (frente - trs) e so assimtricas que podem causar diferentes tipos e estilos de aprendizagem.

importante enfatizar o papel dos hemisfrios cerebrais, mostrando como processam dados de maneiras diversas, essa conexo e chamada de corpo caloso. Nas mulheres as sinapses que podem ser observadas no corpo caloso so bem mais numerosas que nos homens, assim essa distino cerebral permite que as mulheres sejam capazes de administrar vrias tarefas simultaneamente, sem se enrolarem como os homens. Entretanto essas so caractersticas mdias das mulheres, portanto no se configura uma regra.

O crebro cuida da nossa vida como tambm, das nossas emoes, da capacidade de racionar da facilidade maior ou menor de encontrar solues para situaes enfrentadas, na criatividade, na inteligncia e pela aprendizagem. O crebro um msculo que precisa ser exercitado se voc no malha os seus neurnios eles se perdem. O grande desenvolvimento do crebro ocorre na infncia, na fase adulta o rgo continua criando e reformando conexes, para que essa criao continue e preciso sempre exercitar com atividade intelectual.

2. A Neurocincia e a Aprendizagem.

A neurocincia investiga o processo de como o crebro aprende e lembra, desde seu nvel molecular e celular at as reas corticais. Se um ensino bem sucedido provoca alteraes na taxa de conexes sinptica, afetando a funo cerebral. Isso depende da capacidade do professor, do

mtodo ensinado, do currculo e principalmente no contexto da sala de aula, da famlia e comunidade.

Utilizando de vrios mtodos investigativos a neurocincia cognitiva estabelece mtodos como: tempo de reao, eletroencefalograma, leses em estruturas neurais, em animais de laboratrio. Assim, essa abordagem permitira o diagnstico precoce de transtornos de aprendizagem. Essa investigao focalizada no crebro averigua aspectos como ateno, memoria, linguagem, leitura, matemtica, sono e emoo e cognio, fazendo valiosas contribuies para a educao.

2.1. As Formas de Aprendizagem.

Segundo Johnson & Myklebust (1983) o crebro funciona de forma semi autnoma, ou seja, um sistema pode funcionar sozinho; pode funcionar com dois ou mais sistemas; ou pode funcionar de forma integrada (todos os sistemas funcionando ao mesmo tempo). Existem trs tipos de aprendizagem: 1) Aprendizagem Intra Aprendizagem Inter Neurosensorial; 3) Aprendizagem Integrativa. No ressaltar que um tipo de aprendizagem no pode ser exclusividade intra importante saber que se um sistema estiver comprometer outros, nesse aprendizagem pode ser estabelecida como intra neurosensorial. Neurosensorial; 2) podemos deixar de neurosensorial, momento que uma

Alguns estudos mostram que certa aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma inter relacionada entre si, um exemplo claro disso e que quando fazemos uso de musica em atividades escolares um recurso valioso, pois trabalham simultaneamente os sistemas auditivos, visuais e at mesmo sistema ttil. Essa atuao sob este ponto de vista facilitar a Aprendizagem Integrativa.

3. Bibliografia.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligncia na Criana. Editora Zohar, Rio de Janeiro, 1970.

ESLINGER, Paul. J. Desenvolvimento do Crebro e Aprendizado.

JOHNSON, D J e MYKLEBUST, H. R. O crebro e a aprendizagem. So Paulo: Pioneira, 1987.

Anda mungkin juga menyukai