Anda di halaman 1dari 14

Uso da carta e bssola Trekking Brasil

Saber se orientar em uma regio desconhecida uma habilidade bsica que todos os aventureiros deveriam conhecer, afinal de contas, ficar perdido uma coisa que pode acontecer com qualquer pessoa. Nesse texto eu pretendo mostrar como usar uma bssola e um mapa para se orientar em uma regio, determinar a sua posio em um mapa, a direo correta para chegar at um determinado ponto. Tambm veremos como se deve interpretar um mapa, posicion-lo corretamente em relao ao terreno, reconhecer os pontos ao seu redor (montanhas, rios, vales), determinar a distncia entre esses pontos e saber qual o melhor caminho para passar e chegar ao seu destino. O bsico para qualquer pessoa que gosta de se aventurar por a.

1. Princpios bsicos de orientao Pontos cardeais, colaterais e graus


Para ser capaz de se orientar voc precisa no mnimo ter a noo dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e tambm dos colaterais (nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste). Lembre-se da aula de geografia do colgio, o sol nasce sempre no Leste e se pe sempre no Oeste, com isso possvel pela posio do sol determinar onde fica o Leste ou Oeste e assim obter a direo do Norte e do Sul. Ficando de p aponte a sua mo direita para o sol nascente, este ponto o Leste. Sua mo esquerda estar apontada para o Oeste e na sua frente estar o Norte e nas suas costas o Sul. Esse mtodo elementar foi usado durante muito tempo por povos primitivos, permitindo a orientao deles quando saam de um lugar para o outro. Seria timo se pudssemos nos orientar em um terreno usando somente este conceito. Mas nem tudo perfeito e a nossa necessidade nos fez criar mais direes, essas direes so conhecidas como pontos colaterais. Os pontos colaterais situam-se entre um ponto cardeal e outro, por exemplo, entre o Norte e o Leste temos o ponto colateral chamado de Nordeste; entre o Sul e o Leste temos o Sudeste; entre o Sul e o Oeste temos o Sudoeste; e entre o Oeste e o Norte temos o Noroeste. A figura abaixo, conhecida como Rosa dos Ventos, mostra como esses pontos so posicionados.

Os pontos cardeais e colaterais mostrados ao lado costumam ser abreviados usando letras, essa abreviao segue o padro: Pontos Cardeais: N Norte L ou E Leste/East (onde o sol nasce) S Sul O ou W Oeste/West (onde o sol de pe) Pontos Colaterais: NE Nordeste (ponto entre o Norte e o Leste) SE Sudeste (ponto entre o Leste e o Sul) SW ou SO Sudoeste (ponto entre o Sul e o Oeste) NW Noroeste (ponto entre o Oeste e o Norte)

Se voc olhar bem para a rosa dos ventos notar que se os pontos forem unidos por uma linha eles formam um crculo. Baseado nisso cada ponto desses ganhou uma medida em graus. Esses graus so fundamentais para a nossa orientao, pois eles que nos diro com preciso onde estamos e para qual direo devemos seguir. No tem mistrio nenhum para entender essa graduao. O norte o 0 e tambm o 360, partindo do norte em sentido horrio os graus vo subindo at chegar aos 360. Para entender melhor observe o desenho abaixo.

Algumas bssolas so divididas de 10 em 10 graus, outras em 20 em 20 graus, outras em 30. Quanto maior for a diviso da bssola mais precisa ela se torna, permitindo a localizao de graus com valores quebrados, como 275 por exemplo. A que eu costumo usar para orientao e competio de trekking dividida de 20 em 20 graus e entre as divises a marcao de 2 em graus, com isso a preciso perfeita. No se preocupe com esses graus agora, apenas tenha uma idia de como esto posicionados. No necessrio decor-los.

2. A Bssola Silva ou Cartogrfica


A bssola que utilizamos para orientao costuma ser aquela conhecida como bssola Silva ou Cartogrfica, um tipo de bssola diferente, que montada em cima de uma rgua de acrlico. Nada impede que voc use uma bssola comum para se orientar, contudo, a tarefa fica muito mais simples com o uso da bssola Silva. Esse tipo de bssola composto por vrios itens diferentes, conhecer e saber para que serve cada item desses fundamental, acompanhe o desenho abaixo e veja como se chama cada parte de uma bssola Silva e qual a funo de cada uma delas.

O visual pode variar de modelo para modelo ou entre fabricantes, mas a maioria ds bssolas deste tipo apresenta os recursos acima, com exceo de algumas que no possuem a escala de declinao magntica. Mas esta escala de declinao no to importante, mais na frente veremos como trabalhar sem ela. Como eu disse antes, cada parte tem uma funo: - Rgua: serve para duas coisas: medir a distncia entre dois pontos para calcular a distncia entre eles baseado na escala do mapa; e traar linhas retas entre dois pontos do mapa para fins de navegao. - Escalas: servem para simplificar o uso da rgua, usando as escalas voc no precisa calcular a distncia entre os pontos, pois as escalas j so graduadas em metros ou kilometros de acordo com o padro indicado prximo a elas. - Seta de direo ou azimute: usada para localizar a direo em graus de um determinado ponto, ou seja, o azimute de um ponto (veremos depois o que isso significa). - Limbo giratrio: possui a marcao dos pontos cardeais e dos graus, fundamental para o uso da bssola. - Porto: uma marcao logo abaixo da marca do norte que fica no limbo, usado no processo de navegao. Pode ser uma seta como na foto ou duas marcas paralelas. - Linhas meridionais: servem para alinhar a bssola com as linhas do mapa, garantindo assim que ela esteja apontando a direo exata. - Escala de declinao: serve para ajustar a graduao da bssola em relao declinao magntica (diferena entre o norte magntico e o verdadeiro norte, explicarei melhor isso em outro artigo). - Agulha imantada: a agulha que aponta o norte (parte vermelha).

3. Azimute
Azimute um termo de origem rabe (as-sumut) que significa caminho ou direo, para ns ele uma direo indicada em graus, indo de 0 at 360 graus. Isso significa que possvel marcar a direo de um ponto de referncia atravs dos graus. Com essa marcao, qualquer pessoa pode navegar entre um ponto e outro se souber o azimute do ponto de destino Imagine a seguinte situao: voc est caminhando por uma trilha e chega at um descampado, neste descampado existem quatro opes de trilhas para seguir, se voc souber que a trilha certa est situada em 270 basta pegar a sua bssola e encontrar onde est esta direo, onde est o azimute para 270 Veja como usar o azimute: Se voc j tem o valor do azimute basta fazer o seguinte: Vamos supor que voc tenha um valor de 100 para o azimute, para encontrar esta direo voc dever seguir estes passos: 1. Gire o limbo da bssola at que o grau do azimute (100, no nosso exemplo) fique alinhado com a linha de f (seta vermelha no acrlico). 2. Segure a bssola em frente ao seu corpo de forma que ela fique completamente reta (horizontalmente) e estvel. 3. Gire o seu corpo sobre os ps at que a ponta vermelha da agulha fique alinhada com o porto da bssola (ou com a marca N do limbo, a mesma coisa). 4. A direo apontada pela linha de f da bssola a direo para onde voc deve seguir, ou seja, o seu azimute de 100. Agora suponha que voc quer descobrir o azimute de um ponto de referncia, uma montanha por exemplo: 1. Aponte a linha de f para a nossa montanha (nosso ponto de referncia). 2. Gire o limbo da bssola at que o porto (ou marcao N no limbo) fique alinhado com a parte vermelha da agulha magntica. 3. O grau que estiver alinhado com a linha de f o azimute do nosso ponto de referncia.

4. Azimute Reverso
Azimute reverso uma direo em graus que usamos para voltar at o ponto inicial de onde partimos. Imagine que voc esteja em uma estrada e deseja ir at um morro prximo. Voc pra o seu carro, tira o azimute para o morro e navega at onde quer chegar. Chegando l voc vai voltar para o seu carro e descobre que no tem uma referncia visual dele pois a vegetao no lhe deixa v-lo. Para voltar ao seu ponto inicial de caminhada voc dever usar o azimute reverso, um processo simples, observe:

Se o seu azimute usado na ida at o suposto morro foi menor que 180, pegue o valor deste azimute e some com 180, o resultado ser seu azimute reverso (o azimute para voltar ao ponto inicial). Exemplo: Azimute usado na ida: 90 Como a azimute menor que 180 Some 90 com 180 e encontre o azimute reverso: 270 Se o seu azimute usado na ida at o morro foi maior que 180, pegue o valor deste azimute e diminua 180 para obter o seu azimute reverso. Exemplo: Azimute usado na ida: 200 Como o azimute inicial maior que 180 Diminua 180 de 200 e obtenha o azimute reverso: 20 Note que o azimute reverso de 180 pode ser 0 ou 360, j que estes dois graus (0 e 360) correspondem ao mesmo ponto na bssola. O azimute e o azimute reverso mostrados nestes textos formam o princpio bsico para chegar at um ponto e retornar para o ponto de origem, com esses conceitos bem praticados possvel se orientar entre um ponto e outro usando referncias visuais sem problemas. Em outro artigo desta srie eu pretendo falar sobre como localizar a sua posio em um mapa e ento navegar at um ponto qualquer, mas isso ser bem mais pra frente.

5. Declinao Magntica
Se fosse simples assim seria uma maravilha, no teramos pessoas perdidas por a. Era s tirar um azimute pra l, calcular o outro pra c e estaria tudo resolvido. Contudo um pequeno detalhe nos desorienta um pouco, trata-se da declinao magntica, isto , a diferena entre o Norte apontado pela bssola (norte magntico) e o Norte verdadeiro ou geogrfico que o norte real do planeta. Essa declinao magntica uma diferena em graus entre um Norte e outro que pode fazer uma pessoa desviar, e muito, do norte verdadeiro. Entenda isso um pouco melhor:

A linha imaginria que aponta o Ng do desenho acima seria a direo para o Norte Verdeiro da Terra, j a linha representada pelo Nm a que aponta a direo do Norte Magntico (aquela direo apontada pela bssola). A diferena entre elas justamente a Declinao Magntica. Em alguns pontos do planeta essa diferena pode ser grande, o que faz a pessoa se orientar em direo a um norte falso. Portanto, entender e saber lidar com a declinao uma coisa muito importante. Essa declinao varia de um local para outro do planeta tanto no valor do grau quanto na direo (leste ou oeste). Alm disso a variao anual e constante, isto , a cada ano aquele local sofrer sempre uma variao de X graus. Esse valor pode ser obtido no rodap da carta topogrfica ou atravs da pgina do Observatrio Nacional (Brasil) http://obsn3.on.br/~jlkm/magdec/index.html ou NOAA (USA) http://www.ngdc.noaa.gov/geomagmodels/Declination.jsp . necessrio informar a sua localizao usando latitude e longitude, bem como a data.

Na imagem acima temos a representao da declinao magntica como ela costuma ser impressa nas cartas topogrficas do IBGE. Algumas informaes merecem destaque, so elas: 1. A data da carta: 1977 2. O valor da declinao: 18 41 3. O quanto a declinao cresce por ano: 8 Com esses dados possvel calcular a declinao atual da carta e saber com exatido onde o norte verdadeiro. Alis vamos ver como esses clculos so feitos: A declinao cresce 8 (minutos) por ano, logo temos um crescimento de (2009-1977)*8 = 256 minutos. Dividimos este resultado por 60 para obter os graus, sendo assim 256/60 = 4,266. Para ser exato necessrio multiplicar os dgitos aps a vrgula por 60, assim encontraremos os minutos precisos. Logo, 0,266*60 = 15.96 ou 16. Pronto achamos a variao da declinao que devemos usar atualmente neste mapa: 4 16 (uma variao de pouco mais de 4 graus nesse perodo entre 1977 e 2009). Assim basta somar 18 41 com os 4 16 o resultado (22 57) ser a declinao que deve ser usada para se orientar. Esse valor de 4 graus no iria afetar uma orientao geral, mas se a declinao fosse maior nesta regio teramos uma diferena maior, portanto importante saber a declinao e aprender a calcular a atualizao dela. Aqui no Brasil a declinao sempre para oeste (declinao negativa) por isso ao olhar o norte apontado pela bssola (norte magntico) voc estar vendo um ponto situado um pouco a esquerda do ponto do verdadeiro norte.

6. A carta topogrfica
Navegar somente com a bssola praticamente impossvel, a menos que voc conhea muito bem o terreno onde est o que teoricamente o faria dispensar a bssola. Para sabermos onde estamos exatamente e para poder traar uma rota at um determinado ponto precisamos de uma carta topogrfica, um mapa que demonstra em detalhes o relevo da regio, permitindo escolher o melhor caminho entre montanhas, vales, etc As cartas brasileiras so feitas em geral por rgos militares ou pelo IBGE e podem ser compradas ou em alguns casos at mesmo ser baixadas da internet. As cartas apresentam uma srie de padronizaes de smbologia que simplificam a leitura delas e o ajuste da carta em relao ao terreno quando estamos em uma situao real de navegao. Entender estes smbolos fundamental. Para auxiliar os estudos eu vou colocar aqui o download de uma carta topogrfica em JPG, assim vocs podero ir lendo os tpicos e ir comparando com a carta. Download Carta Topogrfica de Manhumirim.

Os pontos mais importantes de uma carta topogrfica so: 1. Nome da Carta: em geral vem marcado no topo da carta, no centro ou nos cantos. O nome de uma carta dado pela cidade ou acidente geogrfico mais importante presente no mapa, aqui no Brasil a maioria das cartas tem nomes de cidades. 2. Escala e rgua: a escala indica a proporo entre o que est na carta topogrfica e o terreno real. A maioria das cartas nacionais tem escala de 1:50.000 veremos com mais detalhes essa leitura da escala daqui a pouco. 3. Curvas de Nvel: quem nunca viu uma carta topogrfica costuma ficar confuso com esse item fundamental nos mapas. As curvas de nvel indicam o relevo na sua frente, podendo detalhar para os olhos mais experientes onde existem vales, depresses, campos ou encostas de montanhas. So elas que permitem parte da orientao no terreno. Veremos mais detalhes depois. 4. Latitudes, Longitudes e UTM: nas quinas dos mapas temos as Latitudes (quina superior e inferior vertical) e as Longitudes (quinas direita e esquerda horizontal). Entre as marcas de latitudes e longitudes temos marcaes em UTM que permitem resumir uma rea de uma carta topogrfica em um espao ainda menor. Esses so os conceitos mais complicados para se aprender e so mais usados para resgate e localizao de pontos especficos. Normalmente no so usados por algum que est apenas navegando rumo a um local. Claro que se voc se perder no meio do nada e solicitar socorro fica muito mais simples para o resgate te localizar se voc passar as coordenadas exatas. 5. Declinao magntica, variao anual e data da impresso da carta: estes itens so importantes para uma navegao exata. O conceito de declinao magntica foi explicado no segundo artigo desta srie, portanto no ser revisto aqui. 6. Articulao da folha e localizao da folha no estado: essas informaes auxiliam na localizao da pessoa ao usar a carta, com elas a pessoa pode ter uma idia melhor de onde est em uma escala mais ampla. Ela apenas um auxlio no influenciando efetivamente na navegao. 7. Legendas e convenes: auxiliam na leitura do mapa, facilitando a identificao de pontos teis, tais como estradas. rios, cidades, ferrovias, fazendas, etc. Uma curiosidade importante para quem est se orientando: os nomes de cidades e afins grafados nas cartas apontam sempre para o norte! Note que o topo do mapa o norte, e os nomes grafados no mapa sempre esto alinhados com esse topo, sendo assim caso voc tenha apenas um pedao do mapa e precise alinh-lo com o terreno basta deixar a agulha da bssola casar com o norte e ento alinhar o mapa. Agora que j falei dos principais itens de uma carta topogrfica vamos ver mais detalhes daqueles que realmente so importantes para o nosso aprendizado de navegao.

6.1 Entendendo a escala da carta

Entender a escala importante para quem est se deslocando, afinal de contas, o que parece perto em um mapa pode significar uma travessia de 3 dias no terreno real. A escala medida em centmetros e a relao se d do seguinte modo: 1:50.000 Isso significa que cada 1 centmetro no mapa equivale a 50 mil centmetros no terreno real, ou seja, 500 metros. Para achar o valor em metros basta dividir o maior nmero da escala por 100. Neste caso teramos 50.000 / 100 = 500 metros. No primeiro artigo da srie eu mostrei as partes de uma bssola cartogrfica, se vocs se lembram dela vo recordar que ela possui uma rgua em um dos lados. A funo dessa rgua justamente marcar os centmetros entre um ponto e outro do mapa e permitir ao navegador saber qual a distncia real entre esses pontos!

6.2 Curvas de Nvel


Curvas de nvel so linhas fechadas que funcionam como um espelho do terreno ao seu redor. As curvas podem ficar mais prximas umas das outras, o que indica um terreno montanhoso ou mais afastadas, o que indica uma rea mais plana. Independente da situao, a distncia entre uma curva e outra no mapa de 20 metros (verifique a informao na carta, logo abaixo da escala). Sendo assim, um amontoado de curvas umas coladas nas outras indicam uma elevao rpida do terreno, ou seja, uma encosta ou montanha. Observe nos exemplos abaixo:

Acima eu pintei de verde e vermelho duas reas deste trecho de uma carta topogrfica, note a diferena de espaamento entre as curvas de nvel da rea verde e da vermelha. Na verde temos uma regio de campos de altitude, note que as curvas apontam 2300 e depois 2400 com um bom espaamento entre essas altitudes. J na parte vermelha as linhas se amontoam em alguns pontos, isso significa que aquela uma regio de encostas montanhosas. Como eu mencionei acima, os nmeros que ficam no meio das curvas de nvel indicam a altitude naquela linha, para quem tem em mos um altmetro essa informao permite uma localizao na carta ainda mais precisa. Um altmetro um equipamento bem interessante para quem faz navegao vou fazer um review de um desses equipamentos durante o carnaval, aguardem! Duas curiosidades sobre as curvas de nvel, primeira: elas podem indicar tanto elevaes quanto depresses no terreno. Curvas com valores aumentando das pontas para o centro indicam uma montanha, j as curvas onde o valor diminui no centro representam uma depresso, um grande buraco no cho. Observem:

Note que as imagens acima, so iguais Eu somente alterei as altitudes, na da direita temos uma elevao, j na esquerda o valor central menor que o anterior, neste caso temos uma depresso, um afundamento no relevo do terreno. A segunda curiosidade que as curvas de nvel podem ser usadas para ver o contorno de uma montanha e com isso facilitar a orientao do navegador. Esse procedimento no muito simples, mas um conjunto de curvas de nvel pode ser planificado para que represente o desenho de um item qualquer do relevo, ou em termos mais tcnicos, para que seja representado o perfil topogrfico, veja um exemplo:

Pra quem est mais familiarizado com as montanhas, eis aqui um perfil simples do Po de Acar, no Rio de Janeiro. Acho que depois dessas explicaes qualquer um consegue entender um conjunto de curvas de nvel em uma carta topogrfica e j capaz de medir distncias entre um ponto e outro, alm de conseguir caminhar pelos trechos de relevo mais baixo ao invs de subir e descer penosos trechos de montanha. Certo, pessoal? Entender essas curvas fundamental quando o assunto navegao, usaremos muito essas curvas no prximo artigo, onde eu vou mostrar como fazer a triangulao de vocs usando pontos de referncia na carta topogrfica e com essa triangulao vocs conseguem saber o ponto onde vocs esto no mapa! Mas isso pra depois. Vamos ver a parte mais complicada agora.

6.3 Latitudes, longitudes e UTM


No vou me aprofundar tanto neste ponto de latitudes e longitudes, mas vou mostrar o bsico sobre como usar as marcaes UTM (Projeo Universal Transversa de Mercator) para localizar um ponto e assim fazer com que vocs sejam capazes de passar a localizao de vocs para uma equipe de SAR (resgate). Ao pegar a carta topogrfica note as marcaes de latitude (nos cantos verticais do mapa) e as marcaes de longitude (nos cantos horizontais do mapa). Entre essas marcaes existem linhas que se cruzam e formam quadrculas no mapa, essas quadrculas so numeradas usado um padro conhecido como UTM. Se voc cruzar uma linha vertical e uma horizontal no mapa o ponto onde elas se cruzam marcar uma localizao, se voc souber atribuir os valores UTM certos para aquele ponto voc far qualquer resgate profissional lhe encontrar! mais ou menos como jogar batalha naval, vamos ver:

A imagem acima do canto superior direito da carta que eu estou usando como modelo para este artigo, note a latitude 20 15 no canto direito e prximo dela a longitude 41 45. Observe tambm que cada linha das quadrculas marcada por um conjunto de nmeros que aumentam de 2 em 2. Essas so as marcaes UTM que aprenderemos a usar para localizar um ponto. Vamos supor que voc e seu grupo sofreram um acidente ao subir um morro de 758 metros prximo do ribeiro Pouso Alto e esto precisando de um resgate no topo. O primeiro passo localizar o ponto onde voc est, isso aconteceria usando uma triangulao (caso voc no soubesse onde estava), mas para fins de estudos vamos supor que voc saiba que est no alto do tal morro. Deixaremos a triangulao para o prximo artigo. O primeiro passo identificar o seu ponto no mapa, eu marquei com uma bola vermelha e tracei duas linhas at ele (em vermelho tambm), veja:

O primeiro passo verificar as marcaes UTM da carta e fazer alguns ajustes. Como elas andam de 2 em 2 faa marcaes no meio de cada quadrcula e d valores intermedirios para as marcas, que no nosso caso seriam: 11 e 57 (descarte os nmeros menores do UTM e trabalhe s com os grandes!), marque esses pontos no mapa:

Pronto, a coisa est ficando bem mais simples agora. Para determinar o ponto exato precisamos dividir os espaos entre o 11 e o 12 e entre o 57 e 58 em dez partes iguais, como se fosse uma rgua com a marcao de milmetros entre os centmetros, entenderam? Observem:

Cada marcao ganha um valor crescente de 1 at 9 e com isso podemos determinar uma coordenada mais exata, que no nosso caso ficou sendo: 116573. Explicando: 116 oeste-leste e 573 sul-norte baseado na carta topogrfica de Manhumirim. A ordem deve ser sempre a mostrada acima coordenada oeste-leste na frente e em seguida a sul-norte. Caso contrrio a leitura ser errada por quem receber a informao. Pronto, agora s sentar no alto da montanha e esperar o helicptero do resgate! Viu como cartas topogrficas no so nenhum bicho de sete cabeas? Tudo que ser visto abaixo depende da DECLINAO MAGNTICA para uma navegao perfeita, no deixe de calcular os valores de declinao antes de tirar os azimutes usados nas tcnicas apresentadas a seguir.

7.0 Navegando sem o uso de um mapa


muito melhor poder contar com uma carta topogrfica e se orientar de forma correta, mas em alguns casos, quando queremos apenas chegar em um destino bem visvel e sem grandes obstculos no percurso podemos navegar sem o uso de uma carta. Quando estamos em um terreno qualquer e desejamos caminhar at um ponto especfico, como uma montanha, podemos simplesmente tirar o azimute daquele ponto e caminhar at l mantendo a bssola apontada para aquele azimute durante o deslocamento. Para voltar ao ponto inicial basta usar o azimute reverso. Esses conceitos j foram vistos anteriormente. Isso funciona muito bem quando temos um objetivo simples, que no est em um terreno complicado de ser percorrido. Contudo se voc se deparar com um obstculo no meio do caminho ter que mudar um pouco a sua maneira de se orientar.

7.1 Contornando obstculos que no podem ser ultrapassados


Uma situao muito comum durante o processo de orientao nos depararmos com algum tipo de obstculo natural um cnion, um grande lago, etc que no pode ser atravessado em linha reta, seja por uma limitao de equipamentos ou por questes tcnicas. Vamos ver um exemplo: Imagine que entre voc e o seu destino existe um grande lago que precisa ser contornado. Neste caso ser necessrio anotar o valor do azimute do seu destino e guard-lo para usar depois.

Na ilustrao acima temos que atravessar o lago para continuar no nosso caminho at o objetivo. Ao chegarmos margem anotamos nosso azimute para o destino e fazemos uma rotao de 90 para um lado qualquer (direita ou esquerda) marque essas duas informaes, os 90 graus e o lado usado no nosso exemplo a direita. Agora vem a parte importante, marque o tempo e/ou a distncia percorrida para marcar a distncia conte os seus passos (mas saiba quanto mede uma passada sua). Ao atingir a quina no lago faa outra rotao de 90 graus, neste caso para a esquerda e continue caminhando at atingir a outra quina do lago. Ao chegar l faa novamente uma rotao de 90 graus para a esquerda e caminhe o mesmo tempo ou distncia que caminhamos no incio do contorno, no nosso exemplo 30 min ou 1 km. Ao terminar esta caminhada voc estar alinhado (ou prximo) com o mesmo ponto que estava no incio do processo e consequentemente poder usar o mesmo azimute para seguir at o seu objetivo. Para no deixar de caminhar em linha reta durante os trechos de 1Km do nosso exemplo voc pode usar a bssola para tirar o azimute de um ponto de referncia e seguir na direo deste ponto at que seja necessrio fazer a primeira rotao de 90 graus para a esquerda mostrada no grfico acima. O mesmo pode ser repetido nos outros trechos.

7.2 Posicionando a carta topogrfica em relao ao terreno


O primeiro passo para se orientar com eficincia seguir os passos de um processo conhecido como ESAON (Estacionar Sentar Alimentar Orientar Navegar). Claro que nem sempre podemos comer. Mas ajustar o mapa com calma fundamental para evitar uma leitura errada da carta e acabar ainda mais perdido por causa disso. A parte de cima de um mapa aponta sempre o norte, sabendo disso basta pegar a bssola e descobrir para onde ela aponta. Descoberta a direo alinhe o norte do mapa (parte de cima) com o norte apontado pela bssola, as linhas meridionais da bssola devem ser alinhadas com as linhas da carta topogrfica. No se esquea de calcular a derivao magntica usando os dados que esto na carta topogrfica para alinhar o mapa com perfeio.

Pronto, agora que a carta est posicionada hora de escolher dois pontos que estejam bem visveis no terreno (montanhas, lagos, estradas, etc) e usar um procedimento conhecido como triangulao para achar a sua posio atual e assim traar a rota que ser usada.

7.3 Triangulao achando a sua localizao no mapa.


Mantenha o mapa posicionado e escolha pelo menos dois pontos de referncia na sua frente, preferencialmente opte por pontos de fcil identificao na carta, tais como lagos ou grandes montanhas. Identifique esses pontos no mapa. Tire o azimute desses pontos. Faa um ponto de referncia primeiro, logo em seguida, sem tocar no limbo giratrio da bssola, localize esse ponto no mapa e encoste a rgua da bssola nele. Alinhe o norte da agulha magntica com o norte do mapa, feito isso risque uma linha na carta usando a rgua da bssola. Repita o procedimento para o segundo ponto de referncia. O ponto onde essas linhas se cruzam aproximadamente o ponto onde voc est no mapa.

Aps tirar o azimute para cidade, sobreponha a bssola no mapa e com auxlio da rgua trace uma linha, como mostra o desenho acima

Repita o mesmo processo para o outro ponto de referncia escolhido.

O cruzamento dessas duas linhas representa o local aproximado onde voc se encontra no mapa atualmente. Depois de definir a sua localizao voc poder tirar o azimute de um ponto para onde pretende ir e assim navegar pelo terreno. Lembre-se de escolher trechos mais planos e menos ngremes se for possvel, isso facilita a sua navegao e reduz o seu desgaste fsico.

7.4 Usando um transferidor para achar o azimute de um ponto


possvel usar um transferidor para achar o azimute de um ponto no mapa caso voc saiba onde voc est. Para isso posicione o marcador do meio do transferidor sobre o ponto onde voc est e mantenha o transferidor alinhado com as linhas da carta topogrfica, como mostra a imagem abaixo. Trace uma linha at o ponto desejado, os graus apontados pelo transferidor sero os mesmos referentes ao azimute daquele ponto. Esse um mtodo alternativo, j que nem sempre temos um transferidor em mos.

Espero que vocs tenham conseguido aprender e sejam capazes de colocar os conhecimentos em prtica se for necessrio algum dia. Sobre o autor Mario Nery - Um apaixonado por trilhas, escalada em rocha e gelo. Pratica montanhismo desde os 14 anos. Atualmente trabalha na rea de TI. Me siga no Twitter: @trekking

Anda mungkin juga menyukai