Anda di halaman 1dari 3

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.

br

1. (Pucmg 2006) A passagem de uma corrente eltrica atravs de uma certa substncia produz nitrognio e fsforo. Essa substncia no pode ser: a) um elemento. b) uma mistura. c) um composto. d) uma substncia pura.

- SUBSTNCIAS, MISTURAS E ANLISE IMEDIATA -

5. (Ufpr 2006) Numa proveta de 100 mL, foram colocados 25 mL de CC, 25 mL de gua destilada e 25 mL de tolueno (CH). A seguir, foi adicionada uma pequena quantidade de iodo slido (I) ao sistema. O aspecto final pode ser visto na figura a seguir:

4. (Ufmg 2003) Dois tubos de ensaio contm volumes iguais de lquidos. O tubo 1 contm gua destilada e o tubo 2, gua com sal de cozinha completamente dissolvido. Ao se aquecerem simultaneamente esses tubos, observase que a gua do tubo 1 entra em ebulio antes da soluo do tubo 2. Considerando-se esse experimento, CORRETO afirmar que a diferena de comportamento dos dois lquidos se explica porque a) a temperatura de ebulio da soluo mais alta, para que o sal tambm se vaporize. b) a temperatura de ebulio da soluo mais alta, pois as ligaes inicas do sal, a serem quebradas, so fortes. c) a gua destilada, sendo uma substncia simples, entra em ebulio antes da mistura de gua com sal. d) a gua destilada, sendo uma substncia pura, entra em ebulio a uma temperatura mais baixa.

es t

3. (Ufla 2007) O cido acetilsaliclico utilizado como analgsico e constitudo por 60 % de carbono 35,5 % de oxignio 4,5 % de hidrognio Baseando-se nas informaes anteriores, pode-se afirmar que o cido acetilsaliclico a) uma substncia composta. b) uma mistura. c) um elemento. d) uma substncia simples.

w w

w. v

ib ul an do w

Pode-se dizer que o nmero de fases, o nmero de componentes e o nmero de elementos qumicos presentes no sistema esquematizado de: a) 3, 4 e 6. b) 1, 3 e 5. c) 1, 5 e 6. d) 3, 4 e 5. e) 2, 3 e 5. 6. (Ufrs 2004) Acar comum (sacarose) e caf passado, to comuns em nosso dia-a-dia, so exemplos, respectivamente, de a) substncia pura e mistura homognea. b) substncia composta e mistura heterognea. c) substncia simples e mistura homognea. d) substncia pura e mistura heterognea. e) mistura heterognea e mistura homognea. 7. (Ufv 2002) Um dos constituintes de tintas ltex usadas para pinturas de exteriores o poliacetato de vinila, que pode ser obtido a partir de acetato de vinila. A temperatura de uma amostra lquida de acetato de vinila comercial foi monitorada durante seu aquecimento a partir da temperatura ambiente at a ebulio e total evaporao da amostra. Sabendo que a amostra foi considerada pura, o grfico que melhor ilustra o resultado da anlise feita :

eb .c om .b r

2. (Ufal 2007) Os Hititas por volta de 2000 a.C conquistaram o Egito usando armas de ferro superiores s armas egpcias confeccionadas em bronze. Sobre esses materiais pode-se afirmar corretamente que a) ferro e bronze so exemplos de substncias puras. b) o bronze, uma liga de ferro e carbono, menos resistente que o ferro puro. c) o bronze muito frgil por ser um no metal. d) somente o bronze um exemplo de substncia pura. e) o bronze uma liga metlica constituda principalmente de cobre e estanho.

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.br 10. (Uff 2004) Com o intuito de economizar petrleo e estimular a substituio do combustvel de origem fssil por uma fonte renovvel, o governo brasileiro determinou a adio de lcool de cana-de-acar gasolina do petrleo. Para testar o teor de lcool, separaram-se 50,0 mL de gasolina vermelha numa proveta de 100,0 mL e adicionaram-se 50,0 mL de gua. Aps a agitao, com um basto de vidro, essa mistura foi deixada em repouso por 5 minutos, para a separao das fases. Em seguida, verificou-se que a fase escura foi reduzida em 12,5 mL. Com base nos dados acima, identifique a opo que informa o teor de lcool na gasolina. a) 12,5% b) 25,0% c) 37,5% d) 50,0% e) 62,5% 11. (Ufg 2007) O esquema que segue refere-se s etapas de tratamento do esgoto domstico:

8. (Cefet-MG 2006) A maioria das substncias encontrada na natureza sob a forma de misturas, tais como rochas, solo, gases da atmosfera, gua do mar, gua dos rios. A separao dessas substncias ocorre de diferentes maneiras, dependendo das caractersticas de seus componentes. A partir dessas informaes, correto concluir que se separa(m) a) o sal da gua do mar atravs de filtrao. b) os componentes do petrleo por destilao. c) os gases, nitrognio e oxignio por sifonao. d) o p de caf da mistura de caf por decantao.

w w

A preparao do chazinho nos dias frios pode ser um exemplo de um processo qumico de separao de substncias. Ao ser colocado um saquinho de ch em uma xcara com gua quente, ocorre o processo de: a) Extrao e sublimao de substncias. b) Extrao e destilao de substncias. c) Destilao e sublimao de substncias. d) Filtrao e cristalizao de substncias. e) Cristalizao e filtrao de substncias.

w. v

9. (Uel 2007) Diz a lenda que, por volta de 2737 a.C., o imperador chins Shen Nong, conhecido por suas iniciativas como cientista, lanou a idia de que beber gua fervida seria uma medida higinica. Durante uma viagem, deixou cair, acidentalmente, algumas folhas de uma planta na gua que estava sendo fervida. Ficou encantado com a mistura, bebeu-a e achou-a muito refrescante. O ch tinha sido criado. O hbito de tomar ch foi introduzido na Inglaterra, pela portuguesa Catarina de Bragana, filha de D. Joo IV de Portugal, que casou com Carlos II, da Inglaterra, em 1662. Fonte: http://www.copacabanarunners.net/chas.html acessado em 03/09/2006.

es t

ib ul an do w

Considerando-se as etapas I, II, III e IV, o processo de tratamento de esgoto envolve, respectivamente, as etapas de a) filtrao, filtrao, catao e decantao. b) decantao, filtrao, fermentao e filtrao. c) filtrao, decantao, catao e filtrao. d) decantao, decantao, fermentao e filtrao. e) filtrao, decantao, fermentao e decantao. 12. (Ufmg 2005) O mercrio, um metal lquido, utilizado pelos garimpeiros para extrair ouro. Nesse caso, o mercrio forma, com o ouro, uma mistura lquida homognea, que pode ser separada, facilmente, da areia e da gua. Para separar esses dois metais, minimizando os riscos ambientais, seria interessante que os garimpeiros utilizassem uma retorta, como representado, esquematicamente, nesta figura:

eb .c om .b r

Vestibulando Web Page www.vestibulandoweb.com.br 14. (Ufsm 2005) O sal de cozinha usado, muitas vezes, na conservao dos alimentos. Ele pode ser obtido nas salinas, sendo removido da gua do mar por evaporao. Se o sal estiver contaminado com areia, a mistura ser __________, e um dos mtodos para purific-lo pode ser a __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. a) heterognea - filtrao b) heterognea - dissoluo fracionada c) homognea - filtrao a vcuo d) homognea - decantao e) heterognea - destilao fracionada 15. (Unesp 2006) A preparao de um ch utilizando os j tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os seguintes processos: a) filtrao e dissoluo. b) filtrao e extrao. c) extrao e filtrao. d) extrao e decantao. e) dissoluo e decantao.

ib ul an do w
1. [A] 2. [E] 3. [A] 4. [D] 5. [D]

13. (Ufscar 2005) A figura representa o esquema de um experimento para determinao do teor de lcool na gasolina.

GABARITO
6. [A] 7. [A] 8. [B] 9. [A] 10. [B] 11. [E] 12. [A] 13. [B] 14. [B] 15. [C]

Com base no experimento e considerando que no h variao de volume, pode-se afirmar que o teor de lcool, em volume, na gasolina analisada e o processo de extrao utilizado so, respectivamente, a) 11% e dissoluo fracionada. b) 22% e dissoluo fracionada. c) 11% e decantao fracionada. d) 22% e decantao fracionada. e) 11% e destilao fracionada.

w w

w. v

es t

eb .c om .b r

Para tanto, a mistura aquecida na retorta e, ento, o mercrio evapora-se e condensa-se no bico desse recipiente. Considerando-se essas informaes, INCORRETO afirmar que a) o ouro mais voltil que o mercrio. b) o mercrio destilado na retorta. c) o mercrio se funde a uma temperatura menor que o ouro. d) o ouro se dissolve no mercrio.

Anda mungkin juga menyukai