Anda di halaman 1dari 38

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

A TEORIA DA CLASSE OCIOSA: O QUE NOS DIZ VEBLEN SOBRE NATUREZA E COMPORTAMENTO HUMANO, CONSUMO, ESPORTE E LAZER

Recebido em: 29/09/2009 Aceito em: 23/02/2010 Aline Barato Cheluchinhak1 Fernando Renato Cavichiolli2 Universidade Federal do Paran (UFPR/CEPELS) Curitiba PR Brasil

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apreender as idias preconizadas por Veblen em A Teoria da Classe Ociosa e pensar sua aplicabilidade em estudos que envolvem esporte e lazer na atual sociedade de consumo. Para tanto, reproduzimos e analisamos a obra enfatizando o que o autor nos diz sobre a natureza e o comportamento humano, sobre o consumo, sobre o esporte e o lazer. Na atualidade, alm dos limites da racionalidade instrumental e da importncia dos hbitos, as contribuies veblenianas que nos parecem mais importantes dizem respeito s relaes entre cultura e a racionalidade. Pesquisas nesse sentido permitiro o desvendamento das motivaes dos agentes quanto sua conduta como consumidores do esporte e do lazer, em todas as formas como se manifestam tais fenmenos em nossa sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Natureza. Atividades de Lazer. Meio Ambiente.

THE THEORY OF THE LEISURE CLASS: VEBLENS IDEAS ABOUT NATURE AND HUMAN BEHAVIOR, CONSUMPTION, SPORTS AND LEISURE ABSTRACT: The aim of the present study is to understand the ideas defended by Veblen in The Theory of the Leisure Class in order to think about their applicability on studies about sports and leisure inside the present consumption society. Veblens ideas about nature and human behavior and also about consumption, sports and leisure are analyzed and reproduced in this study. Beyond the limits of instrumental rationality and the importance of the habits, the most important Veblens contributions are the ones about the relations between culture and rationality. Researches about this issue may allow the discovery of the agents motivations related to their conduct as sports and leisure consumers, in all the ways these phenomena occur in our society. KEYWORDS: Nature. Leisure Activities. Environmental.

1 Mestranda em Educao Fsica pela Universidade Federal do Paran UFPR/CEPELS Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade e bolsista da CAPES. 2 Professor Doutor do Departamento de Educao Fsica UFPR/CEPELS/REDE CEDES.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

INTRODUO

Nas ltimas dcadas, o esporte e o lazer tm sido objetos de estudo em discusses no meio acadmico-cientfico, sendo reconhecidos como importantes manifestaes culturais da humanidade em intenso e contnuo desenvolvimento. H esforos da mencionada comunidade no sentido de compreender, ampliar e democratizar prticas de esporte e lazer que atendam s necessidades sociais e individuais a despeito de todo o tipo de interesses envolvidos na questo e das divergncias quanto ao posicionamento de estudiosos em relao s diferentes abordagens que deram origem ao debate. Esse movimento pode ser associado constatao de que estudos sobre os referidos fenmenos podem constituir-se em instrumentos para a anlise do comportamento humano e da sociedade, bem como para a promoo da sade. Entendemos que a criao/existncia/satisfao das necessidades sociais e individuais de lazer envolve hbitos de consumo, os quais esto ligados aos estilos de vida, sendo que ambos tm estreita conexo com a cultura, no sentido de que ela aborda muito mais do que aquilo que os indivduos fazem de fato; ela comporta tambm, e principalmente, as ideias que eles tm em comum acerca do que fazem e sobre os objetos materiais que usam. Ressaltamos a relevncia e a atualidade da obra de Thorstein Bunde Veblen (1857 1929), A Teoria da Classe Ociosa: um estudo econmico das instituies, publicada em 1899, como importante referencial terico em estudos acerca do consumo de bens materiais e culturais. A referida obra tem sido fonte de pesquisa e objeto de reflexo para muitos autores brasileiros. Foi por meio dela que os conceitos de cio e consumo conspcuos foram difundidos e passaram a fazer parte dos discursos de alguns pesquisadores da rea da Educao Fsica que utilizam autores das cincias sociais. H,

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

entretanto, pontos importantes do seu pensamento, no que diz respeito conduta humana, pouco explorados por tais estudiosos. Os conceitos acerca dos temas abordados tm chegado ao aluno da graduao por meio de releituras de autores-pesquisadores que participam da comunidade acadmica. Esses leram e analisaram as fontes originais para que pudessem discutir conceitos, considerando as condies em que foram preconizados. E dirigem-se uns aos outros pressupondo tal conhecimento, utilizando-se de uma linguagem a que esto habituados e de expresses ou termos que reportam ao contexto onde foram originalmente utilizados. No tendo bebido na mesma fonte, ficam os aprendizes margem do debate acadmico, pois o mximo que conseguem reconstitu-lo superficialmente e divulg-lo do modo como o apreenderam. Dessa forma, comum a repetio de jarges e interpretaes que passam longe, muitas vezes, da significao que pretendera, tanto quem criou tais conceitos como quem discorreu sobre eles. Decorre da nosso interesse em aprofundar os conhecimentos acerca dos temas em questo, buscando informaes em fontes originais, a comear pela obra citada, questionando: 1) o que nos diz Veblen sobre a natureza e o comportamento humano, sobre o consumo, sobre o esporte e o lazer? 2) como se aplicam suas ideias na atualidade? O presente trabalho tem por objetivo apreender as ideias preconizadas por Veblen em sua obra A Teoria da Classe Ociosa (1974) e pensar sua aplicabilidade na atualidade. A estrutura do texto que segue reflete o caminho percorrido durante a leitura. Assim, a princpio, temos a reproduo e anlise da obra enfatizando seus aspectos mais relevantes. Em seguida abordamos a atualidade e aplicabilidade do pensamento do autor em estudos sobre o consumo do esporte e do lazer.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

A COMPREENSO DA TEORIA DA CLASSE OCIOSA

De incio, preciso esclarecer que esta obra de Veblen (1974) um estudo econmico, como ele prprio enfatiza, no s no subttulo, mas no decorrer de suas consideraes a respeito dos diversos temas ou assuntos nela abordados. Exemplificamos:
Este estudo no tem por objeto os primrdios da indolncia nem o aparecimento de artigos teis para o consumo individual. Seu objeto a origem e natureza de uma classe ociosa convencional, de um lado e, de outro, o incio da propriedade individual, como um direito convencional ou um apelo a seu reconhecimento. (VEBLEN, 1974, p. 289)

Oliveira (1995) chama a ateno para essa questo:

[...] talvez, um destes imprevistos pudesse estar na enorme acolhida que a obra alcanou entre estudiosos do lazer, tornando-se referncia obrigatria na rea. No, evidentemente, que isso fosse imerecido e sim que no foi nesta direo que a obra foi concebida. No ela, em termos prprios, uma reflexo do lazer. J no subttulo, o autor especifica tratar-se de um estudo econmico, embora nem todo editor tenha zelado para preservar este registro. (OLIVEIRA, 1995, p. 23)

No podemos deixar de valorizar a estratgia utilizada por Oliveira (1995) na recepo que faz da obra, confrontando o texto traduzido com sua verso original a fim de evitar equvocos de interpretao, em funo de problemas de traduo que pudessem comprometer as ideias originais de Veblen. Carmo (2002) aponta uma situao em que, segundo ele, um equvoco de interpretao, teria levado Joffre Dumazedier (1979), em Sociologia Emprica do Lazer, a responsabilizar Veblen pela confuso entre conceitos de lazer e cio, alegando que o lazer supe a existncia de trabalho profissional e o cio o nega. Com razo,

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Carmo (2002) argumenta que, para Veblen, lazer e cio so sinnimos, de forma que a crtica de Dumazedier (1979), seria resultado de uma leitura pouco cuidadosa. De acordo com Oliveira (1995), a valorizao do lazer no texto de Veblen se revela antes na construo terico-metodolgica do que nos enunciados. Se no se trata de um estudo do lazer e sim de instituies sociais nos Estados Unidos, em fins do sculo XIX, pondera, tambm no deixa de ser relevante perceber que foi graas visibilidade proporcionada pelo consumo improdutivo do tempo (ou seja, do lazer para Veblen) que sua tese pode ser construda. E isso faz do esporte e do lazer campos propcios para o desvelamento de questes sociais, dissociados do trabalho. O interesse central da obra se volta para temas ligados estratificao e mobilidade social, ao surgimento da classe ociosa e, ainda, s relaes dessas duas questes com a consolidao da propriedade privada. Transitando por diferentes estgios culturais, sem marcas temporais precisas, Veblen (1974) demonstra como ocorreu esse processo. Conforme o autor, a sociedade humana, durante sua evoluo, passou por quatro estgios culturais: selvageria pacfica, brbara, predatria e pecuniria.

As faanhas, as proezas, o esprito belicoso: o hbito de ver sob a tica da luta

Mesmo nos primeiros estgios da cultura brbara, apesar de no se encontrar a classe ociosa claramente definida, os usos, motivos e circunstncias que resultaram na sua instituio, anunciavam o incio de sua evoluo. J existia diferenciao de funes, que era a base de uma estratificao social. Naqueles estgios a classe superior ainda estava, de alguma forma, vinculada ao trabalho.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

A diferenciao econmica era marcada pela distino (de carter competitivo) entre as ocupaes femininas e masculinas. Por costume inabalvel, enfatiza Veblen (1974), as mulheres eram foradas s tarefas que, no estgio seguinte, seriam as ocupaes industriais. Os homens se ocupavam da guerra, da caa, dos esportes e rituais de devoo. Explica que na cultura brbara mais primitiva, apesar de os trabalhos feminino e masculino contriburem igualmente para a subsistncia do grupo, de o trabalho dos homens ter o mesmo carter produtivo do trabalho das mulheres, no era assim considerado aos olhos deles e da comunidade. Para aquelas tribos, o trabalho masculino era honroso. O esforo da caa, que envolvia proeza, no podia ser igualado s atividades rotineiras das mulheres. Inferimos da que uma atividade tem o significado que a ela atribui tanto o indivduo quanto a sociedade da qual faz parte. Esse senso profundo de disparidade entre o trabalho masculino e feminino, essa discriminao nas ocupaes estar presente na diviso em classes uma ociosa e uma trabalhadora na cultura brbara mais alta. As funes dessas mulheres correspondem quelas que, em estgios mais avanados, viriam a ser as industriais (desempenhadas pela classe inferior). J as funes masculinas subsistiriam nas tarefas classificadas como no industriais. importante ressaltar que, para o autor, do mesmo modo que a diviso de classes resulta da distino entre trabalho feminino e masculino nos estgios iniciais do barbarismo a forma mais primitiva de propriedade seria a dos homens capazes sobre as mulheres. O autor menciona, tambm, a existncia de grupos que apresentavam traos de selvageria primitiva: uma cultura diferenciada das comunidades brbaras em seu modo de vida pela ausncia de uma classe ociosa e da atitude espiritual em que se

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

apia a sua instituio. Tais grupos eram pacficos, sedentrios, e no tinham a propriedade como trao dominante. Veblen (1974) aponta que a ausncia da classe ociosa e das condies necessrias ao surgimento dela nessas comunidades indica que o seu surgimento gradual se deu durante a transio da selvageria para o barbarismo (de um modo de vida pacfico para um modo de vida guerreiro). O ponto de partida da sua anlise a sociedade norte-americana no final do sculo XIX. Segundo ele, mesmo numa moderna comunidade industrial, a diferena indicada ainda persistia como preconceito corriqueiro o que se comprovava, afirma, pela averso que se tinha s tarefas servis. Para o autor, os princpios que regem o estilo de vida das classes ociosas esto presentes na histria das sociedades, mudando apenas a forma de expresso, em razo do interesse dominante do tempo que os focaliza. Nos primeiros estgios da cultura, a fora fsica do indivduo era muito importante para seu modo de vida. Por isso esse elemento era valorizado. Tanto que, aliado ao temperamento, influenciou na diviso do trabalho. A caa e a luta de natureza predatria eram atividades ligadas proeza, ao espetacular. Assim, o trabalho masculino no tinha carter produtivo, mas correspondia aquisio pela fora de substncia nova. E uma vez assim estabelecido, qualquer atividade que no envolvesse proeza tornava-se indigna do homem por no ser honrosa. Firmada a tradio, o senso comum da comunidade passava a aceit-la como regra de conduta. Da mesma forma, as tarefas que no denotavam proeza ou que implicavam subservincia ou submisso eram consideradas indignas. A funo de moldar a matria (trabalho assduo, uniforme, rotineiro) no exigia proeza.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Fica claro que a discriminao entre as classes coincide com a discriminao entre os sexos. Segundo Veblen (1974), tal discriminao era ofensiva e injusta, principalmente pela conotao desagradvel que ganhava o trabalho. De acordo com o autor,
Os fundamentos de determinada discriminao e o critrio na classificao dos fatos mudam medida que a cultura evolui; isso porque muda o fim em funo do qual se apreendem tais fatos, mudando o ponto de vista dominante. Em suma, os traos salientes e decisivos de um tipo de atividade ou de uma classe social num determinado estgio de cultura no tero a mesma importncia relativa para os fins de classificao num estgio subsequente (VEBLEN, 1974, p. 283).

Ele esclarece que a mudana de padres e pontos de vista gradual, sendo que os mesmos dificilmente so, de todo, eliminados. A discriminao entre ocupaes industriais e no-industriais percebida pelo autor em sua sociedade seria a manifestao da forma transformada daquela entre proeza espetacular e trabalho desagradvel e rotineiro dos primeiros estgios da cultura brbara. A guerra, a poltica, o culto pblico e os espetculos populares, na sua poca (h apenas um sculo), continuavam sendo consideradas atividades no produtivas. Da forma como ele via, na sociedade da qual fazia parte, ningum sentia a utilizao coerciva do homem pelo homem como sendo uma funo industrial, entretanto classificava-se como atividade industrial todo o esforo que tinha por fim valorizar a vida humana por meio da explorao do ambiente no humano. De fato, os padres e os pontos de vista dificilmente so eliminados de todo e a mudana nesse sentido se d a longo prazo. Persiste ainda em nossos dias, por exemplo, o preconceito em relao prtica esportiva pelo sexo feminino daquelas consideradas masculinas herana do passado. Lembramos aqui, tambm, das lderes de torcida. A existncia desses grupos e o entusiasmo que despertam nos espectadores e nos jogadores deve ter algum significado.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Em sua anlise, o autor nota que os conceitos de dignidade, valia e honra aplicados a determinados indivduos ou determinadas atividades eram fundamentais no tocante ao desenvolvimento das classes e tambm ao desenvolvimento das diferenas entre elas. E para explicar a origem e a significao daqueles smbolos de status, assim exps seu fundamento psicolgico:
O homem por necessidade seletiva um agente. Ele se v a si prprio como o centro do desenrolar de uma atividade impulsiva, de uma atividade teleolgica. Ele um agente que em cada ato procura a realizao de algum fim concreto, objetivo, impessoal. Sendo um tal agente, ele tem preferncia por atividade eficaz e repugnncia por esforo ftil; sente o mrito da eficincia e o demrito da futilidade, do desperdcio, da incapacidade. Esta atitude ou propenso pode-se denominar de instinto de artesanato. Sempre que as circunstncias ou as tradies de vida levam a uma comparao habitual entre indivduos, no tocante eficincia, o instinto de artesanato resulta em emulao ou disputa entre eles. A extenso deste resultado depende, de modo considervel, do temperamento da populao. Nas comunidades em que usualmente se fazem tais comparaes, o sucesso se torna em si mesmo, desejvel pela sua utilidade como base de estima social. O indivduo ganha estima e evita censura tornando bem evidente a sua eficincia. O resultado que o instinto de artesanato produz demonstrao emulativa de fora (VEBLEN, 1974, p. 286).

A compreenso desse fundamento necessria porque dela decorrem reflexes importantes sobre o tema que abordamos no presente trabalho. Monastrio (2005) considera que a anlise do comportamento humano feita por Veblen consiste em uma das mais relevantes contribuies para a teoria econmica. De acordo com ele, na abordagem Vebleniana, uma anlise do comportamento humano deve incorporar estas duas formas de relao: a razo suficiente e a causa eficiente. Em sentido equivalente, afirma, a conduta humana motivada por fatores racionais e habituais, conjuntamente. Nessa concepo de homem, os elementos que o compem (instintos, hbitos e racionalidade) esto interligados. Oliveira (1995) definiu as propenses que Veblen denominou tambm de instinto de artesanato:

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Trata-se da propenso ntima dos homens em selecionar e agir, discernindo bem os esforos que geram futilidades das prticas eficientes, aquelas capazes de por em evidncia as proezas e, assim, de granjear respeito e aumentar a auto-estima. O instinto de artesanato produz, ento, uma emulao de fora, que se realiza, entretanto, de diferentes modos, conforme o estgio cultural de cada comunidade (OLIVEIRA, 1995, p. 24).

Naquelas comunidades, habitualmente pacficas, num estgio primitivo de desenvolvimento social, j que o mesmo no tinha um sistema desenvolvido de propriedade privada, o indivduo mostrava eficincia cooperando para melhorar a vida do grupo. S havia oportunidade e o estmulo emulao em servio industrial. Quando a comunidade pacfica se tornou predatria, as condies de emulao se modificaram, a comparao tornou-se mais impiedosa e, ao mesmo tempo, cada vez mais aceita. Os sinais visveis da proeza foram internalizados. Como a ao agressiva era a mais valorizada, os despojos simbolizavam o ato da agresso. A posse de objetos teis e servios obtidos pela fora ou fraude eram considerados dignos enquanto o trabalho produtivo e a prestao de servio a algum eram demritos. O trabalho assumiu um carter desagradvel pela indignidade que simbolizava. Veblen (1974) supe que sempre tenha existido luta, inclusive nos estgios mais primitivos de desenvolvimento social. Na transio do estgio pacfico para o subsequente, a guerra passa a ser aceita e valorizada, o que, segundo ele, comprovado pelos hbitos dos grupos primitivos. As lutas so acentuadas pela natureza humana, diz ele. Diante da possibilidade de objees quanto existncia de um suposto estgio inicial de vida pacfica, o autor esclarece que se referia existncia de um estado de esprito habitualmente belicoso, a um hbito dominante de ver sob a tica da luta. Caracteriza como pacfica a vida de um grupo em cujo pensamento a luta habitual no um trao dominante. Um grupo pode ou no adotar uma atitude

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

10

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

predatria; mas uma vez adotada, o seu esquema de vida ser o predatrio. Gradualmente aumentaro aptides, hbitos e tradies predatrias, devido s mudanas de vida no grupo e de circunstncias que reproduzem a preferncia desse modo de vida ao modo de vida pacfica.

A ostentao da riqueza, o cio e o consumo conspcuos: o incessante exerccio da emulao

Segundo o autor, de acordo com a teoria econmica, o objetivo da aquisio e acmulo de bens seria a subsistncia (consumo ou a satisfao de necessidades fsicas e espirituais). Para ele, entretanto, o motivo que est na base da propriedade a emulao (VEBLEN, 1974, p. 291). Na sociedade industrial, a posse da riqueza conferia honra. Isso quer dizer que ocorreu uma mudana psicolgica: os hbitos dos seres humanos voltaram-se para a acumulao de bens porque isso era sinnimo de sucesso. Sendo a propriedade a base da estima popular, tornou-se tambm elemento indispensvel ao respeito prprio. Afirma Veblen (1974) que, devido sua natureza, o homem no se conformaria com o aumento geral de riqueza na comunidade que fosse suficiente para satisfazer as necessidades de todos, pois suas necessidades individuais refletem sempre o desejo de sobrepujar os demais, a fim de ostentar sua honorabilidade. Essa luta tem como base uma comparao odiosa de prestgio entre indivduos. Conforme o autor, comparao odiosa o processo de estimativa das pessoas relativamente ao seu valor (VEBLEN, 1974, p. 295). De acordo com Monastrio (2005), Veblen sustenta que as instituies tm um papel coercivo sobre a conduta dos indivduos. A influncia das instituies sobre o

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

11

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

comportamento individual ocorre por dois canais: impondo normas sociais que restringem sua conduta e agindo sobre os desejos dos agentes. O agente, ao buscar aceitao do grupo social em que est inserido, tem um comportamento restringido pelas normas em vigor. As instituies que no so neutras quanto formao das preferncias, influenciam a formao dos desejos dos indivduos. O desejo de cada agente seria o resultado de suas caractersticas inatas e da sua experincia de vida que se realizam dentro de uma malha institucional e de circunstncias materiais. Resumindo, Veblen apontou para a importncia das instituies na conduta humana e para o papel dos hbitos no processo decisrio individual. As instituies estariam como que se internalizando a medida que forjam as preferncias individuais. A relao entre as instituies e a racionalidade, efetiva-se dessa maneira no s mediante as restries impostas pelas normas sociais, mas tambm mediante esses mecanismos de internalizao. No estgio subsequente (de atividade quase-pacfica), o sustento do grupo deixou de depender de atividades (como a caa) que remetiam faanha e proeza. A riqueza tornou-se, ento, o fator importante de diferenciao social e a emulao passou a envolver esse elemento. Foi no momento dessa transio (de um estgio predatrio para o pecunirio) que se deu a instituio da classe ociosa de forma consumada, apresentando como trao caracterstico a iseno conspcua de todo trabalho til. Segundo ele, para essa classe constituda de indivduos que, por opo, podiam se isentar do trabalho til, a riqueza e o cio no eram desejados apenas por si, para a satisfao das necessidades fsicas e espirituais; o objetivo maior era ostent-los para conseguir uma posio honorfica na sociedade. Era preciso evidenciar tal riqueza ou poder aos olhos dos outros se abstendo de todo e qualquer trabalho til, de qualquer atividade relacionada produtividade econmica. E para sentir-se satisfeito, o indivduo

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

12

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

da classe ociosa tinha de viver em ambiente decente, ocupando-se de atividades compatveis com uma vida mental elevada. importante pontuar aqui como era entendido por Veblen o cio. Diz ele: o termo cio, na conotao que tem neste estudo, no implica indolncia ou quiescncia (VEBLEN, 1974, p. 300). Significa simplesmente tempo gasto em atividade noprodutiva. Em cada estgio de desenvolvimento, conforme esclarece o autor, a prova do trabalho produtivo corresponde a um determinado bem material (um artigo de consumo, geralmente). Em se tratando do cio, assume a forma de bens imateriais: talentos, habilidades, conhecimentos e capacidades. O carter honorfico das atividades no produtivas pode ser associado aos talentos, habilidades, conhecimentos e capacidades reconhecidamente prprios dos membros da classe ociosa, porque eram adquiridos e aprimorados custa do emprego de tempo, de esforo e de dinheiro. O conhecimento de lnguas mortas, o conhecimento do vesturio, da moblia, as boas maneiras, o conhecimento da msica e de outras artes, da linguagem, o hbito da boa educao, os jogos, os esportes, todas essas prticas eram sinais de bom nascimento, pois pressupunham o dispndio de energia, tempo e dinheiro que aqueles que se ocupavam do trabalho produtivo no tinham. Para mostrar o seu distanciamento das classes inferiores, a classe ociosa acabou por cultivar o gosto pelo aprendizado, visando um comportamento cada vez mais requintado e se especializou quanto qualidade dos bens (imateriais e materiais) a serem consumidos, impondo seu padro como referncia de bom gosto e de distino. Quando uma categoria de indivduos pode, por livre arbtrio, abster-se do trabalho til, a riqueza e o lazer so desejados, acima de tudo, com o intuito de

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

13

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

ostentao. O consumo, portanto, corresponde cada vez menos necessidade material e cada vez mais busca por status social. Veblen chama a ateno para o fato de que nas modernas comunidades industriais, a classe ociosa estava no topo da estrutura social, sendo a mais considerada. Logo, o seu modo de vida e seus padres de valores ditavam a toda comunidade as normas da boa reputao. Observar tais padres passava a ser incumbncia de todas as demais classes inferiores da escala. Assim, na tentativa de imitar o estilo de vida da camada social imediatamente superior sua, o chefe de famlia da baixa classe mdia, por exemplo, obrigava-se, por fora das circunstncias econmicas, a trabalhar excessivamente para garantir o cio e o consumo pela esposa e filhos em nome da sua boa reputao. De acordo com a anlise do autor, at mesmo nas classes mais pobres, beirando indigncia, as mulheres ainda conservavam a prtica do consumo, apesar da impossibilidade de cio. De qualquer forma, Veblen foi capaz de prever o surgimento futuro de uma sociedade altamente consumista a atual sociedade de consumo quando afirmou:
Na comunidade moderna h tambm uma frequncia mais assdua de grandes reunies de gente que desconhece o nosso modo de vida, em lugares tais como a igreja, o teatro, o salo de baile, os hotis, os parques, as lojas e semelhantes. A fim de impressionar esses observadores efmeros e a fim de manter a satisfao prpria em face da observao deles, a marca da fora pecuniria das pessoas deve ser gravada em caracteres que mesmo correndo se possa ler. , portanto, evidente que a presente tendncia do desenvolvimento vai na direo de aumentar, mais que o cio, o consumo conspcuo (VEBLEN, 1974, p. 321).

Veblen (1974) relata que durante a cultura quase-pacfica o cio manteve uma posio muito acima do consumo suprfluo de bens como opo de demonstrar superioridade sobre os outros. Da em diante, o consumo passou frente e manteve primazia at os seus dias, embora ainda estivesse longe de absorver toda a margem da produo acima de um mnimo de subsistncia.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

14

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Para ele o relativo declnio observado no uso do cio conspcuo como base de boa reputao, resultou no s do relativo aumento de eficcia no consumo como prova de riqueza, mas tambm de outro fator, presente em todos os homens: o instinto de artesanato, considerado, em certa medida, uma fora que se opunha ao exerccio do dispndio conspcuo. Isso quer dizer que o instinto de artesanato passou a moldar a opinio dos homens sobre o que tinha mrito ou no. Como consequncia ocorreu uma mudana (principalmente de forma) no cio conspcuo praticado pela classe ociosa moderna em relao quela classe ociosa da fase quase-pacfica. A energia que primeiro tinha vazo na atividade predatria seria dirigida para algum fim ostensivamente til, pois o cio ostensivamente intil passara a ser condenado. Entretanto, aquela regra de boa reputao que desaprovava todo o emprego voltado ao esforo produtivo, ainda no permitiria qualquer emprego substancialmente til ou produtivo. A soluo era, ento, recorrer ao fictcio. E junto com a fico do emprego til, segundo Veblen, estaria presente na atividade da classe ociosa um elemento mais ou menos aprecivel de esforo til dirigido para algum fim importante. Um dos aspectos que no podem passar despercebidos na obra de Veblen, de acordo com a leitura de Oliveira (2002), a desvinculao entre aquilo que uma determinada racionalidade administrativa define como til e suprfluo e a necessidade percebida pelos homens em sua vida diria. Assim, num artigo que, aparentemente, seria apenas de ostentao, poderamos encontrar propsitos de utilidade ocorrendo tambm o inverso. Veblen (1974) destaca que o dispndio conspcuo diz respeito ao gasto com coisas suprfluas, pois no haveria mrito em consumir apenas coisas necessrias vida. Para explicar o sentido que quer dar ao termo suprfluo, explicita-o:

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

15

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

O emprego do termo suprfluo a certos respeitos infeliz. Tal como empregado na vida cotidiana, traz um timbre de condenao. usado aqui falta de um termo melhor, que descreva adequadamente a mesma srie de motivos e fenmenos, e no deve ser tomado num sentido odioso, como se implicasse um dispndio ilegtimo de produtos ou de vida humanos. De conformidade com a teoria econmica, o dispndio em questo no mais nem menos legtimo do que qualquer outro. Aqui se denomina suprfluo, porque esse dispndio no serve vida humana ou ao bem estar do homem em sua totalidade, no porque seja um desperdcio ou um desvio de esforo, ou dispndio segundo estes se encaram do ponto de vista do consumidor individual que por ele optar. Escolhendo-o, isto encerra a questo da sua relativa utilidade, comparada esta com outras formas de consumo no condenadas por causa da sua superfluidade. Seja qual for a forma preferida de consumo, ou o fim colimado mediante essa preferncia, a sua utilidade para o consumidor se baseia na virtude dessa mesma preferncia. Do ponto de vista do consumidor individual, a questo do gasto suprfluo no ocorre propriamente no mbito da teoria econmica. Assim, pois, o emprego da palavra suprfluo como termo tcnico, no implica condenao dos motivos ou dos fins buscados pelo consumidor sob esta regra de dispndio conspcuo. Mas em outros setores, digno de notar-se que o termo suprfluo, na linguagem corrente, implica a condenao daquilo que se caracteriza como gasto suprfluo. Esta implicao senso-comum um afloramento do instinto de artesanato. A reprovao popular do gasto suprfluo equivale a dizer que, a fim de estar em paz consigo prprio, o homem comum deve ser capaz de ver em qualquer esforo ou prazer humanos uma intensificao da vida e do bem-estar em sua totalidade. A fim de obter aprovao irrestrita, qualquer fato econmico deve primeiro ser aprovado no teste da sua utilidade impessoal utilidade do ponto de vista genericamente humano. A vantagem relativa ou competitiva de um indivduo em comparao com outro no satisfaz a conscincia econmica, e, por conseguinte, o dispndio competitivo no obtm a aprovao da conscincia (VEBLEN, 1974, p. 326-327).

Oliveira (2002) esclarece, ainda, que a posio de Veblen encontra respaldo na teoria dos instintos que ele define como impulsos humanos para a realizao de uma dada finalidade. Os instintos direcionam as vidas humanas, levando-as a agir de forma a superar a equao entre prazer e culpa ou entre custo e benefcio. Seria este um meio de conciliar livre curiosidade com pensamento cientfico, o que conduziria para uma vida social mais harmoniosa. Veblen criticava a teoria econmica tradicional e as prticas de consumo em sua sociedade. Considerava suprfluo qualquer dispndio que no fosse indispensvel subsistncia, ou seja, entendia como suprfluo qualquer dispndio decorrente de uma

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

16

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

comparao pecuniria invejosa, no sendo, para ele, necessrio que a pessoa que incorresse em tal dispndio assim o considerasse. Esclarece que era comum que algum elemento do padro de vida primariamente suprfluo acabava se tornando na vida do consumidor uma necessidade vital, tornando-se to indispensvel quanto qualquer outro artigo de seu dispndio habitual. Segundo ele, para a indispensabilidade desse tipo de coisa depois que o hbito e a conveno tinham se formado estava posta; pouco importava se o dispndio era classificado como suprfluo ou no suprfluo na significao tcnica da palavra. Nesse sentido, um gasto habitual deveria ser classificado como suprfluo na medida em que o costume sobre o qual repousasse pudesse ser atribudo ao hbito de comparao invejosa, na medida em que s tivessem se tornado habituais e normativos com o apoio do princpio de reputao pecuniria ou sucesso econmico relativo. Em suas palavras:
Obviamente no necessrio um determinado objeto de dispndio ser exclusivamente suprfluo a fim de se alinhar na categoria de gasto ostensivo. Um artigo pode ser til e suprfluo a um tempo, e a sua utilidade para o consumidor pode constar de utilidade e superfluidade nas mais variadas propores. Os bens consumveis, e at mesmo os bens produtivos, geralmente revelam os dois elementos combinados, componentes que so da sua utilidade; conquanto, de modo geral, o elemento superfluidade tenda a predominar em artigos de consumo, enquanto o contrrio verdadeiro em se tratando de artigos destinados ao uso produtivo. Mesmo nos artigos que primeira vista parecem servir apenas pura ostentao, sempre possvel captar a presena de um propsito til, pelo menos ostensivo; e, por outro lado, mesmo na maquinaria e nas ferramentas inventadas visando a algum processo particular, bem como nos mais grosseiros aparelhos da indstria humana, os traos de consumo conspcuo ou, pelo menos, o hbito da ostentao, usualmente se tornam evidentes em face de um escrutnio mais atento. Seria arriscado afirmar que um propsito til est sempre ausente da utilidade de qualquer artigo ou servio, por mais bvio que seja o desperdcio ostensivo do seu propsito original e principal elemento; e seria apenas um pouco menos arriscado afirmar em relao a qualquer produto originalmente til, que o elemento de desperdcio nada tenha a ver, imediata ou remotamente, com o seu valor (VEBLEN, 1974, p. 327-328).

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

17

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Certamente o exposto serviu de inspirao a Gebara (2002) na construo do texto Veblen, Adorno e as Bicicletas, no qual ele reflete sobre o problema da adaptao do homem ao mundo da tcnica industrial e a consequente uniformizao do consumo denunciada por Veblen e Adorno. A crtica de Gebara (2002) a Veblen (1974) e a Adorno (1998) encontra apoio no argumento de Dyson (1998), segundo o qual a ao propulsora do conhecimento pode ser a diverso. Gebara afirma que Veblen e Adorno podem ter subestimado inmeras possibilidades de resistncia aos aspectos brbaros da cultura, e em especial da cultura de massas, exatamente por compartilharem de um certo ceticismo em relao aos processos de aprendizagem e sua relao com as emoes humanas. Para eles, diz Gebara, o consumidor ao se divertir era envolvido por uma rede de dominaes induzindo a aspiraes minimalistas; isto , o lazer tornava-se um mecanismo de manipulao dos processos de individualizao, uniformizando-os irresistivelmente. Gebara (2002) procura destacar pontos que no foram discutidos por Veblen e Adorno, por meio de um simples exemplo do cotidiano das pessoas:
No caso das bicicletas, e de muitas formas de lazer e de esportes, o conhecimento necessrio para produzi-los pode estar sendo incorporado concomitante a sua prtica. Na verdade o ser humano se emociona aprendendo; ainda que estas emoes possam ser diferenciadas, elas se expressam em mltiplos sentimentos. [...] Andar de bicicletas tem a ver com equilbrio de um sistema que no apenas se renova tecnologicamente, mas sobretudo mantm seus mais profundos vnculos com o passado, quando as estradas ainda no existiam. Todos os tipos de bicicletas (de uso, de carga, de passeio, cross, para no ir muito longe) para todos (homens, mulheres, crianas, duplas) continuam a ser construdas em todos os lugares do mundo. Todas mantm seu potencial de divertimento, basta pedalar e construir o equilbrio! (GEBARA, 2002, p. 6-7)

Ainda apoiado em Dyson (1998) para quem a integrao entre as tecnologias e a vida das pessoas no um fenmeno isento de contradies e mltiplas direes Gebara (2002) argumenta que muitas inovaes tecnolgicas instauradas a partir do

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

18

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

comportamento das elites so gradualmente democratizadas e incorporadas como benefcio para o restante da populao, tratando-se, na verdade, de um modelo de circulao cultural no qual comportamentos e hbitos avanam pelos diferentes agentes sociais, constituindo uma sociedade altamente permevel, na mesma medida em que multiplicam-se configuraes de convivncia entre seus indivduos.
Teoricamente todo o desenvolvimento industrial est fundamentado na transformao da ferramenta simples em mquina; o modelo de anlise bem conhecido. O arteso controla suas ferramentas, assumidas como extenses de seus corpos, com se prprio ritmo de trabalho. Na medida em que se acoplam mecanismos de transmisso (correias, polias) e mecanismos de gerao de energia (rodas dgua, geradores eltricos) s ferramentas existentes instaura-se um novo ritmo de trabalho baseado no surgimento das mquinas; da para a maquinaria e as grandes indstrias foram alguns saltos. A questo que toda a indstria moderna, assim como todo produto industrial moderno integra-se nessa mesma dinmica; talvez a bicicleta possa ser uma das excees; ela no apenas depende de uma fonte de energia humana (bicicletas motorizadas no fizeram sucesso, to pouco fizeram sentido) como tambm depende do ritmo e do equilbrio humano para manter o sistema funcionando. Mais ainda, so sem dvida um produto de uso das massas, no sei se integrados ao que chamaramos de indstria cultural, ou de fetiche da mercadoria. Talvez algumas bicicletas usadas pela elite possam ser; ser que os milhes de chineses e indianos que esto pedalando nesse momento utilizam ou possuam bicicletas tendo em vista o consumo conspcuo? (GEBARA, 2002, p. 5)

Concordamos com Gebara no sentido de que preciso prestar maior ateno ao fato de que o prazer e a diverso constituem-se em aspectos importantes da vida humana, de modo que as pessoas buscam envolver-se em atividades que possibilitem a vivncia desses elementos. bom lembrar que, como atividade, o consumo dos membros da classe ociosa no estava necessariamente associado a prazer, diverso ou relaxamento. Consideramos importante enfatizar que a anlise feita em a Teoria da Classe Ociosa se deu num contexto social poltico econmico diferente do atual. Apesar de ter acertado quanto previso de uma sociedade cada vez mais consumista, ainda h muito

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

19

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

que se descobrir sobre as reais motivaes de determinados grupos ou indivduos ao consumirem bens materiais e culturais.

O padro de vida pecunirio, as regras do gosto e a expresso de uma cultura: um olhar de reprovao

Ao longo da obra, Veblen (1974) refora constantemente a ideia de que o ser humano, movido pela competio, quer sempre mais:
[...] o padro de vida que em geral governa os nossos esforos, no so os gastos ordinrios comuns, j alcanados; o consumo ideal pouco alm do nosso alcance, ou cujo alcance requer um certo esforo. O motivo a competio o estmulo de uma comparao individual que nos instiga a sobrepujar aqueles que estamos habituados a considerar como pertencentes nossa classe. A mesma proposio substancialmente expressa na observao comum (em voga) de que cada classe inveja e compete com a classe logo acima dela na escala social, enquanto que raramente se compara com a que fica debaixo ou muito acima (VEBLEN, 1974, p. 329-330).

O autor acrescenta que a mudana dos hbitos populares de pensamento leva tempo. O processo que resulta na alterao da atitude habitual das pessoas seria mais lento onde a mobilidade da populao menor ou onde a distncia entre as classes maior. A prpria classe ociosa elaboraria os princpios por ela ditados s classes inferiores, sendo que as regras da respeitabilidade teriam de adaptar-se s circunstncias econmicas, s tradies e ao grau da maturidade espiritual daquela classe, cujo esquema de vida pretendia regular. Sobre a formao/aquisio e manuteno dos hbitos individuais, Veblen diz:
A gradao na facilidade com que se formam os diferentes hbitos em diversas pessoas, assim como na relutncia em abandon-los, indica que a formao de hbitos especficos no simplesmente questo de sua durao. Tendncia e caractersticas de temperamento, herdadas, valem tanto quanto o tempo de habituao para determinar quais os hbitos que viro a dominar um esquema de vida individual. E o tipo
Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010 20

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

prevalecente das tendncias transmitidas ou, em outras palavras, o tipo de temperamento peculiar ao elemento tnico dominante de qualquer comunidade, ter muito o que dizer sobre o escopo e forma de expresso dos hbitos e da vida desta comunidade. Quanto podem as idiossincrasias transmitidas pesar na formao rpida e definitiva dos hbitos de um indivduo, ilustrado pela extrema facilidade com que s vezes se forma o hbito predominante do alcoolismo; ou pela igual facilidade e inevitabilidade de formao do hbito de observncias devotas entre pessoas dotadas de tendncias especiais nessa direo. Quase o mesmo sentido se prende quela facilidade peculiar de adaptao a um estado (ambiente) humano especfico, o chamado amor romntico (VEBLEN, 1974, p. 332).

Esclarece o autor que existem diferenas entre os homens no que toca herana de determinadas tendncias ou propenses. E os hbitos derivados de uma tendncia especfica mais acentuada exercem grande influncia sobre o bem-estar individual. Da a relutncia das pessoas em desistir de qualquer artigo habitual de consumo conspcuo, pois que este constitui-se num hbito cuja aquisio motivada pela competio (comparao individual). A competio tem origem antiga e constitui-se numa tendncia saliente da natureza humana. Esse elemento est presente na aquisio de artigos habituais de consumo conspcuo. O comportamento dos seres humanos seria habitual, mas tambm intencional. Dessa forma, suas aes teriam como base um conjunto de hbitos e circunstncias que lhes dariam significado ao mesmo tempo em que estariam voltadas para alguma mudana. Segundo ele, o aumento da eficincia industrial possibilitaria, conforme a teoria econmica, a produo de meios de subsistncia com menos esforo. Entretanto, para ele, a tendncia dos trabalhadores seria a de gastar energia no sentido de produzir mais a fim de atender a demanda da comunidade e aumentar minimamente a prpria possibilidade de gastos suprfluos em vez de afrouxar o ritmo para maior comodidade.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

21

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Para reforar o seu ponto de vista a respeito do desenvolvimento tecnolgico recorre a uma citao de Mill: ainda discutvel se todas as invenes mecnicas, at agora feitas, tenham aliviado o labor dirio de qualquer ser humano (VEBLEN, 1974, p.
333).

Uma observao feita por Veblen que chamou nossa ateno e que no deve ser ignorada diz respeito baixa cifra de natalidade, principalmente entre as classes dedicadas carreira cientfica, como forma de manter ou alcanar um padro de vida decente. Segundo o autor, por causa da suposta superioridade e exclusividade de seus dotes e talentos, tais classes eram tidas em escala social mais elevada do que o permitiriam as suas condies pecunirias. As expectativas da comunidade e da prpria classe em questo no que diz respeito a seus gastos suprfluos eram maiores do que as reais possibilidades. Como esses indivduos estariam em constante contato com classes pecuniariamente superiores o padro de decncia pecuniria daqueles infiltrar-se-ia na classe desses cientistas que, consequentemente, gastariam a maior proporo dos seus meios com desperdcio conspcuo. Em decorrncia disso, sobrariam poucos recursos para gastos bsicos de manuteno. A proviso de um padro de vida para os filhos adequado s expectativas exigiria grande dispndio pecunirio. Por isso a ausncia ou reduo no nmero de filhos observada nessa classe. J vimos que o autor dividia as modernas instituies econmicas em duas categorias distintas: a pecuniria e a industrial. Os empregos prprios da primeira teriam relao com a propriedade ou a aquisio e os da segunda estariam relacionados ao artesanato ou produo. Uma vez que, segundo ele, os interesses coletivos de tais comunidades se concentrariam na eficincia industrial, o indivduo seria til aos fins da comunidade sendo eficiente nos empregos produtivos. E a honestidade, a diligncia, a calma, a boa vontade, a ausncia de egosmo entre outras qualidades e caractersticas, afirma, melhor
Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010 22

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

serviriam aos interesses coletivos. Entretanto, pouco serviriam ao interesse imediato do indivduo num sistema movido pela competio. Tais traos se opunham aos inerentes ndole brbara (relacionada a um estgio de desenvolvimento durante o qual teriam surgido as mencionadas instituies) e, segundo ele, teriam sobrevivido em grau mais elevado na natureza do homem pecunirio. Esse tipo de natureza humana que, a princpio, seria tpico somente s classes mais altas seria assimilado pelas classes inferiores tanto pela imposio do esquema de decncia pecuniria como pela extrao dos seus meios de vida. Com base no exposto defende o autor que no haveria grande diferena entre as classes inferiores ou superiores quanto ao temperamento, pois a instituio atuaria para baixar a eficincia industrial da comunidade e retardar a adaptao da natureza humana s exigncias da vida industrial moderna, contribuindo favoravelmente para a conservao dos traos brbaros tanto na classe ociosa como nas demais. Isso se daria por herana no interior da classe e pela disseminao em seu entorno e tambm pelo fortalecimento das tradies do regime arcaico. Se mesmo nas ocupaes industriais teriam sobrevivido o temperamento brbaro e at nesses casos a eliminao seletiva dos traos pecunirios seria um processo incerto, conforme preconizava o autor, era coerente que julgasse remota a possibilidade de as relaes humanas se tornarem mais solidrias, a sociedade mais justa e o mundo melhor. Explica o autor que existe uma reverso natureza humana normal da cultura brbara primitiva (cultura predatria) durante a transio da infncia para a adolescncia e a maturidade. O temperamento juvenil, segundo o autor, caracterizava-se em seu primeiro perodo por menor iniciativa e auto-afirmao agressiva, menor inclinao para o

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

23

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

isolamento e para os interesses do grupo domstico; revelava igualmente maior sensibilidade repreenso, maior timidez e a necessidade de contato humano amigvel. Veblen considerava como temperamento adulto o temperamento da mdia dos indivduos adultos na vida industrial moderna e que seriam de alguma utilidade para os propsitos do processo coletivo de vida. O impulso para a luta pertenceria, antes, a um temperamento mais arcaico do que quele da mdia dos adultos das classes industriais. Dessa forma, via no temperamento juvenil masculino uma fase predatria, que no desaparecendo ao trmino da adolescncia, tornaria imaturos os homens com tal temperamento correspondente ao nvel espiritual permanente dos homens de luta e esporte. Diferentes indivduos conseguiriam maturidade e sobriedade em graus diferentes e os que ficassem abaixo da mdia no se adaptariam necessidade de eficincia industrial mais alta e ficariam aqum da plenitude de vida na comunidade. O autor chama a ateno para o fato de que o desenvolvimento espiritual interrompido poderia ser evidenciado na participao direta dos adultos nas faanhas juvenis de ferocidade e, tambm, indiretamente no auxlio e instigao de tais distrbios por parte das pessoas mais jovens. A consequncia dessa falta de maturidade seria a formao de hbitos de ferocidade que poderiam persistir no futuro da gerao em crescimento, retardando qualquer tendncia para um temperamento efetivo mais pacfico de parte da comunidade. As pessoas em posio de guiar o desenvolvimento de hbitos nos membros adolescentes da comunidade influenciariam diretamente na formao de hbitos, gostos e temperamento dos mesmos, de acordo com suas inclinaes. Assim, se uma pessoa dotada de inclinao para faanha estivesse em posio de guiar o desenvolvimento de hbitos nos membros adolescentes da comunidade, sua influncia conduziria conservao e reverso proeza.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

24

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Para ele, alguns homens teriam conservado, na vida adulta, as caractersticas que seriam normais na infncia e juventude e normais ou habituais, tambm, nas primitivas fases da cultura. Esse comportamento imaturo poderia ser observado nas manifestaes de temperamento predatrio que, nesse caso, seriam classificadas sobre o ttulo de proezas. As manifestaes de temperamento predatrio (proezas) seriam em parte simples expresses irrefletidas de uma atitude de ferocidade emulativa, em parte atividades deliberadamente iniciadas no intuito de obter renome de proeza (VEBLEN,
1974, p. 394).

Acredita o autor que o melhor exemplo desse tipo de atividade seria o esporte.
Esportes de toda espcie tm um mesmo carter geral, inclusive o pugilismo, as touradas, o atletismo, o tiro ao alvo, a pesca, o iatismo e os jogos de habilidade, at mesmo quando o elemento da eficincia demolidora no caracterstica saliente. Mediante a habilidade, os esportes se transformam gradualmente, de uma base de combate hostil, em astcia e chicana, sem que seja possvel traar-se uma linha divisria em qualquer ponto. A base da inclinao para o esporte uma constituio espiritual arcaica a posse de uma inclinao predatria emulativa em potncia relativamente alta. Uma forte propenso para a proeza temerria e para infringir danos especialmente pronunciada naqueles costumes de uso coloquial, especificamente denominados esportividade (VEBLEN, 1974, p. 394-395).

Nesse sentido, a inclinao dos homens para o esporte, seria a expresso de um temperamento juvenil, marca da interrupo no desenvolvimento da natureza moral do homem. Tal imaturidade dos homens esportivos poderia ser percebida ao se atentar para o vasto elemento do faz-de-conta presente em toda atividade esportiva. O mesmo carter do faz-de-conta comum aos jogos e s proezas para os quais habitualmente se inclinam as crianas, especialmente os meninos, entraria em diferentes propores em todos os esportes. O faz-de-conta estaria presente na esportividade propriamente dita e nas competies atlticas em maior medida do que nos jogos de habilidade de ndole mais sedentria, embora tal regra no se aplicasse com grande

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

25

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

uniformidade. Assim tambm, estariam presentes nos esportes atlticos discursos extravagantes, fanfarronadas e mistificao ostensiva, o que, segundo o autor, seria uma prova da natureza histrinica desse tipo de atividade. Alm dos impulsos de proeza e ferocidade, outras finalidades seriam atribudas aos esportes. Os esportistas (caadores e pescadores) seriam motivados pelo amor natureza e o contato com ela, pela necessidade de recreao ou simplesmente por ser um dos passa-tempos favoritos. O autor questiona esse amor natureza: Quem ama a natureza aniquilaria os animais? No entendimento dele, os motivos citados estariam muitas vezes presentes, mas no seriam os principais; o fim mais perceptvel seria o domnio e o aniquilamento. Mas a hiptese de que uma das finalidades fosse a de matar, colocaria o transgressor em descrdito e seria um agravo ao respeito prprio dele. Devido s convenes e as regras de boa educao recebidas como herana na classe ociosa, no lhes seria permitido, sem crticas, procurar contato com a natureza em outras condies que no por meio do esporte. Seriam eles (inclusive a caa e a pesca) possibilidades de atividades ao ar livre que, por se tratarem de atividades honorficas legadas pela cultura predatria como forma mais alta de cio cotidiano, receberiam plena sano honorfica. O esporte seria uma forma de exercitar a destreza e a ferocidade emulativa, bem como a caracterstica astcia da vida predatria, satisfazendo o instinto de artesanato, sem entrar em desacordo com as regras da dignidade que lhes aconselhariam o mesmo como a expresso de uma vida pecuniria imune censura. Os membros respeitveis da sociedade que costumavam defender os jogos atlticos (como, por exemplo, o futebol), argumenta Veblen, encontrariam respaldo para tal postura no fundamento de que os jogos serviriam como instrumento valioso de desenvolvimento, pois no apenas melhorariam o fsico do competidor, mas tambm,

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

26

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

promoveriam um esprito varonil tanto nos participantes quanto nos espectadores. O vigor fsico adquirido na prtica de jogos atlticos seria vantajoso tanto para o indivduo como para a coletividade no tocante utilidade econmica. J as caractersticas que acompanhariam os esportes seriam vantajosas para o indivduo em contraste com os interesses da coletividade, sendo til comunidade, apenas indiretamente, no seu tratamento hostil em face de outras comunidades. Pelo senso popular haveria muita coisa admirvel no tipo de virilidade promovido pela vida esportiva, como, por exemplo, a autoconfiana e a camaradagem. Seria, portanto, uma marca de masculinidade (de coragem, de fora e de astcia). Conforme o exposto, os esportes satisfariam s exigncias de substancial futilidade, visando, simultaneamente, a propsitos fictcios e seria atraente pelo fato de proporcionar campo para emulao. Entretanto, principalmente em seus efeitos indiretos, mediante as regras da vida honorfica, que a instituio da classe ociosa influenciaria o sentimento prevalecente quanto vida esportiva. Ghiraldelli Jr. (1994) aponta para algumas constataes feitas por Veblen: 1) De acordo com o senso popular, o tipo de virilidade promovido pela vida esportiva seria admirvel, mas que, de um diferente ponto de vista, tais qualidades poderiam ser classificadas de truculncia e solidariedade de cl; 2) As caractersticas do homem predatrio no seriam de modo algum obsoletas na generalidade das populaes modernas, ao contrrio, estariam presentes e poderiam ser provocadas com grande vigor a qualquer hora mediante o apelo aos sentimentos nos quais se exprimiriam. Em vrios graus de potncia e em diferentes indivduos tais caractersticas ficariam disponveis para a formao agressiva das aes e sentimentos humanos quando quer que um estmulo mais intenso que o costumeiro as chamasse superfcie e se afirmassem violentamente caso nenhuma ocupao alheia cultura predatria usurpasse a srie

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

27

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

cotidiana do interesse e sentimentos do indivduo. De acordo com a anlise de Veblen, diz Ghiraldelli Jr., isso aconteceria na classe ociosa e em certas parcelas da populao a ela subordinadas, o que explicaria a facilidade com a qual os recm-chegados classe ociosa se entregavam aos esportes e, tambm, o rpido crescimento dos esportes e do esprito de esportividade em qualquer comunidade industrial onde houvesse a instituio da classe ociosa. Conforme a leitura de Ghiraldelli Jr.(1994), Veblen afirmava que a inclinao pelos esportes atlticos, independente do modo de participao, seria uma caracterstica da classe ociosa partilhada com os delinqentes da classe inferior e com aqueles elementos atvicos da massa da comunidade, tambm dotados de uma tendncia predatria dominante. Nesse grupo se denotariam as sobrevivncias modernas da proeza, cujas direes principais seriam a fora e a fraude (j presentes no tempo brbaro). A fora e a fraude estariam presentes tambm nas guerras modernas, nas ocupaes pecunirias, nos esportes e jogos. Em todas essas atividades a estratgia tenderia a se desenvolver em esperteza ou chicana. O mtodo de comportamento em qualquer forma de competio envolveria falsidade e intimidao. Ghiraldelli Jr. (1994) tambm faz meno ao fato de que, segundo Veblen, a astcia seria a primeira caracterstica a ser assimilada pelos jovens junto ao profissional do esporte em qualquer escola de boa reputao. A astcia, em alto grau, seria tambm um trao visvel nos membros da classe delinquente inferior. Revelariam tanto o candidato a honras atlticas e os delinquentes o mesmo comportamento exibicionista. Ghiraldelli Jr. (1994) reporta-se ao fato histrico ocorrido na Alemanha anos depois da publicao da Teoria da Classe Ociosa de Veblen, quando as organizaes de juventude, que mais tarde alimentariam o nazismo, tinham como uma das diretrizes o cultivo ao esporte.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

28

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

No mesmo texto, pontua algumas questes apontadas por Adorno, leitor de Veblen. Uma delas seria a caracterizao do esporte como pseudo-atividade, como canalizao de energias que em outras direes poderiam ser perigosas, como atividade sem sentido, condecoradas com enganosas insgnias de seriedade e importncia. Explica Ghiraldelli Jr. que Adorno concorda com tal anlise, porm, considera insuficiente a anlise que Veblen faz acerca do esporte no sentido de que no seria prprio dele apenas o impulso para a violncia, mas tambm o impulso para suport-la. No podemos deixar de pensar na questo levantada por Ghiraldelli Jr., principalmente porque episdios bem mais recentes do que o citado por ele chegam a causar pnico. Referimo-nos aos grupos de jovens hostis, com fsico atltico geralmente esculpido em academias que andaram aterrorizando os segmentos que representam minorias em nossa sociedade. Teriam o mesmo comportamento exibicionista o atleta e o delinquente? Pode ser. Porm a prtica esportiva pressupe auto-disciplina, sociabilidade, e a possibilidade de canalizar aquelas energias que Veblen mencionou num tempo e espao apropriado. Durante o faz-de-conta tornam-se possveis uma variedade de interaes sociais que podem ser mais benficas do que prejudiciais aos indivduos e coletividade. A partir da leitura de Veblen, Ghiraldelli Jr. (1994) convida-nos a imaginar que corpos corresponderiam a uma estrutura espiritual arcaica na modernidade: sua aparncia, seus movimentos, enfim, sua expresso. Que impacto causaria tal figura ao observador? Parece-nos que o conjunto represso/liberdade/violncia/autocontrole bem serviria de rtulo para esses organismos, desde que em alguma atividade esportiva. Percebemos que, alm da descrio irnica do estilo de vida das classes ociosas, h, em a Teoria da Classe Ociosa, uma percepo de que os mesmos princpios

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

29

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

sempre estiveram presentes ao longo da histria das sociedades, mudando apenas de forma. Com base nessa percepo, Veblen elabora sua teoria: o incio da evoluo humana teria sido marcado pela formao de instintos opostos, o predatrio e o de trabalho eficaz. No decorrer do desenvolvimento das sociedades, arraigadas em tais instintos, teriam surgido as instituies. Desse modo, o autor caracteriza a sociedade de sua poca como industrial-pecuniria, na qual esto presentes as instituies industriais orientadas para eficincia da produo e para melhoria do bem estar material e as instituies pecunirias derivadas do instinto predatrio e construdas em torno das ideias de comparao odiosa e da iseno do trabalho til.

A APLICABILIDADE DO PENSAMENTO VEBLENIANO EM ESTUDOS QUE ENVOLVEM CONSUMO, ESPORTE E LAZER

Quando tomamos o consumo como um fenmeno capaz de criar e estabelecer diferenas sociais, impossvel no recorrer a uma literatura de cunho antropolgico. Apesar de muitos dos leitores de Veblen, inclusive ns, pontuarmos em seu discurso a afirmao de que sua teoria seria um estudo econmico das instituies e no teria por objeto os primrdios da indolncia nem o aparecimento de artigos teis para o consumo individual, em toda sua obra Veblen faz questo de frisar a relao entre lazer e estratificao social e as inter-relaes entre lazer e mudana social. Para ele, seria o lazer e no o trabalho que manifestaria e reforaria as diferenas sociais. O cio (o lazer para Veblen) que era considerado, do ponto de vista econmico, uma atividade, estaria estritamente ligado vida de faanhas, porm como coisa distinta, pois no resultaria usualmente num produto material. Colocado dessa forma, em sua obra, o lazer no teria carter compensatrio, uma vez que a classe ociosa no desempenhava qualquer

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

30

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

atividade produtiva. Ao contrrio, torna-se smbolo de fora pecuniria, ou seja, as prticas de lazer seriam a prova de que a classe ociosa podia viver confortavelmente, consumindo vontade, sem trabalhar. Portanto, para Veblen, lazer e trabalho seriam esferas diferentes e desvinculadas na estrutura social. E isso j justificaria a convico do acerto na escolha do referencial terico, pois este entendimento no nos conduz por linhas opostas, apesar de no concordarmos de todo com ele quanto definio de esportes e quanto aos efeitos da prtica esportiva na sociedade. Parece-nos que ele no via nessa atividade nenhum aspecto positivo. Acreditamos que o esporte, alm do que , pode ser o que fazemos dele. Ao estudar Teoria da Classe Ociosa encontramos muito mais do que espervamos ou queramos: dentre outras coisas, uma observao relatada pelo autor a respeito da qual desconhecemos qualquer referncia por parte daqueles que estudaram a obra, mas sobre a qual pensamos investigar por se tratar de algo que hoje pode ser observado em nossa sociedade. Referimo-nos ao comportamento da classe dos cientistas, daqueles que trabalham na produo do conhecimento, principalmente daquele, cuja posse garantiria uma certa autonomia em relao aos pases considerados desenvolvidos. Segundo a anlise de Veblen, para corresponder s expectativas da comunidade, tal classe precisava adotar um padro de vida no compatvel a seus ganhos, de forma que faziam certos ajustes familiares como, por exemplo, a reduo ou ausncia de filhos a fim de poder manter um padro aceitvel sua condio. Estaria ele sugerindo aos menos afortunados um planejamento familiar como possibilidade de mudana na ordem social? Seria um apelo, no sentido de que quem sabe mais encontra formas de levar uma vida mais digna? O que tem a ver especificamente este tipo de atividade

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

31

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

profissional com os hbitos de consumo e estes com a escolha de atividades de lazer? Sem dvida, algo a ser investigado cientificamente. Fica evidente que Veblen no sentia qualquer apreo pelo lazer. Era defensor do progresso, do desenvolvimento social por fora do trabalho. O seu sarcasmo revela-lhe, alm da amargura e do olhar de reprovao ao modo de vida predatrio adotado pela sociedade que ele analisava (a moderna sociedade industrial americana), a convico de que a mesma estaria condenada ao modo de vida que escolhera. Isso porque o trao dominante na natureza humana no seria a solidariedade, mas sim o egosmo. Logo, no haveria interesse por parte de cada indivduo ou grupo em buscar o bem comum; buscariam, antes, formas de superar o outro em termos de riqueza a fim de satisfazer a sua necessidade individual de sentir-se superior e mostrar a todos tal superioridade. Nesse sentido, as relaes humanas estariam orientadas para a competio e no para a cooperao. A habilidade no uso da fora, da fraude, da astcia seria o instrumento que possibilitaria uma posio social melhor para o indivduo, e, ainda que em nada contribussem para o bem da coletividade, os indivduos dotados de tais instrumentos eram valorizados e reconhecidos pela mesma. Tais elementos tambm estariam presentes nas atividades esportivas. O esporte seria uma pseudo-atividade, que canalizaria energias que, em outras direes, poderiam se tornar perigosas. O autor caracterizava-o como erupo da violncia, da opresso e do esprito predatrio. Mas se o esprito habitualmente belicoso era o trao preponderante na natureza humana, por que no encarar o esporte como algo natural, prprio do homem?

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

32

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Argumenta Veblen que antes do instinto predatrio, antes da propenso para a luta, para a competio, havia um instinto mais importante e mais antigo: o instinto de produzir. Quanto inteno do autor ao afirmar logo de incio que no estava pensando em discutir nem os primrdios da indolncia, nem o aparecimento de artigos teis para o consumo individual, esta, a esta altura, pode ser questionada, a julgar pela importncia dada a essas questes como fatores determinantes na diferenciao social e a fora de expresso que tais temas ganham em seu texto. Ao indicar o surgimento de uma classe ociosa, estaria indicando igualmente a origem do cio. Afirma o autor, no decorrer do texto, que o termo cio, na conotao que tinha no estudo, no implicava indolncia ou quiescncia. Significava simplesmente tempo gasto em atividade no-produtiva. Por que, ento, teria feito meno indolncia, ao seu surgimento? A imagem de sociedade ideal para Veblen teria que ter por base o trabalho. Assim, a satisfao do instinto de trabalho seria sinnimo de felicidade coletiva. J o lazer no seria vivenciado em busca de satisfao, mas para causar impacto social. Do mesmo modo, ao pontuar muito bem as causas e consequncias do surgimento da propriedade privada, bem como os fatos de a classe ociosa poder obter propriedades e consumir alm do necessrio para a subsistncia sem contribuir efetivamente para a produo dos bens materiais a serem consumidos , estaria pontuando, igualmente, que ambos (consumo e cio conspcuos) seriam necessidades criadas pela prpria classe denominada ociosa para definir e impor o seu papel na sociedade, as quais passariam a ser necessidades das demais classes, inclusive das inferiores, na medida de suas possibilidades.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

33

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

O exagero na descrio de como se comportam os indivduos quando se trata do consumo, uma forma de deixar bem clara a sua posio a esse respeito: totalmente contrria ao consumismo. Tudo aquilo que no absolutamente indispensvel subsistncia, seria desperdcio. Para ele a sociedade se comporta de maneira antieconmica. Por isso, aponta para a irracionalidade da razo. Tambm isso seria pertinente nos dias de hoje. Alm disso, o autor no descreve apenas o estilo de vida da classe ociosa, mas d uma viso panormica da sociedade, de como ela se comporta, da existncia de diferentes estilos de vida e da valorizao do tido como superior ou ideal. E todas as suas opinies, esclarece, devem ser encaradas do ponto de vista econmico. Os hbitos de consumo, inclusive o consumo de bens culturais seriam fatos econmicos, porm inerentes ao comportamento humano. Logo, a Economia, deveria considerar o indivduo e suas preferncias como produto social. Isso perfeitamente aplicvel na sociedade atual. E a psicologia social tem muito a contribuir nesse sentido. Outra questo que no pode deixar de ser comentada a que toca s tradies. Por costume inabalvel, por costume firmemente estabelecido ou pelo bom senso da comunidade, firmada a tradio, o senso comum da comunidade passava a aceit-la como regra de conduta, diz o autor, em diversas passagens de seu relato. Assim explica, por exemplo, as origens do preconceito que persistia em sua sociedade acerca de ocupaes ligadas produo. Segundo ele, a mudana de padres e de pontos de vista acontecem de forma gradual e dificilmente eles so eliminados completamente. Ainda hoje, quando falamos em cultura, uma das fontes de legitimidade a tradio. Concordamos com Ortiz quando ele afirma que:
A mundializao da cultura redefine o significado da tradio. Temos agora dois entendimentos possveis de um mesmo conceito. Tradio enquanto permanncia do passado distante, de uma forma de organizao social contraposta modernizao das sociedades. As culturas populares na Amrica Latina (com as respectivas influncias, negra e indgena), as prticas herdadas

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

34

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

da histria oriental, no Japo, fazem parte dessa gama de manifestaes que habitualmente rotulamos como sendo tradicionais. Elas apontam para um tipo de cultura social, que, mesmo fracionada pela transformao tecnolgica, representa um mundo anterior Revoluo Industrial. Nelas, a segmentao social, demogrfica e tnica preponderante, e a presena do campo, das atividades rurais, marcante. Comodamente os socilogos chamam essas formaes de sociedades tradicionais. Mas ao lado dessa compreenso, uma outra desponta. Tradio da modernidade, enquanto forma de estruturao da vida social, manifestada nos seus objetos eletrnicos, sua concepo clere no tempo, e de um espao desencaixado. Moderna tradio que secreta inclusive uma memria internacional-popular, cujos elementos de sua composio esto prontos para ser reciclados a qualquer momento. Como as garrafas de Cocacola, as orquestras da dcada de 40 (Glenn Miller), ou os psteres de Bogart ou Garbo, so citaes igualmente clssicas. Passado que se mistura ao presente, determinando as maneiras de ser, as concepes de mundo. Cultura-identidade, referncia para os comportamentos, enraizando os homens na sua mobilidade (ORTIZ, 2005, p. 212).

De acordo com a anlise de Veblen, a conduta humana motivada pelo conjunto de fatores racionais e habituais. O homem seria constitudo, portanto, por trs elementos interligados: instintos, hbitos e racionalidade. Essa proposio tem relevncia como fundamento para pesquisas empricas acerca de hbitos de consumo. Por diversas vezes o autor faz referncia aos hbitos de pensamento, aos processos mentais de substituio e abreviao, internalizao de valores. De fato, o estilo de vida de um indivduo ou de um grupo pode revelar muito da sua personalidade. Outra inferncia que fizemos diz respeito fase da adolescncia. Pode ser que, hoje, seja um perodo durante o qual os indivduos apresentam uma propenso maior prtica de atividades fsicas, principalmente as coletivas. H que se investigar, atentando-se ainda para variantes como o gnero e o estilo de vida. Alm disso, preciso considerar a mudana nos conceitos de criana, adolescente e adulto, pois estudos recentes tm demonstrado que o perodo de adolescncia se expandiu, roubando parte da infncia e adentrando a idade adulta: uma consequncia do tipo de relaes da atual sociedade de consumo. Veblen entende que os hbitos de consumo seriam variados de acordo com o padro de vida de cada indivduo ou classe. O padro de vida, por sua vez, dependeria
Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010 35

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

da renda. De acordo com Ortiz (2005), nos ltimos anos, as agncias publicitrias comearam a abrir mo das descries demogrficas, que agrupavam as pessoas segundo os nveis de renda, pois algumas pesquisas sobre o consumo de automveis j apontavam para a existncia de tipos diferenciados de atitudes em grupos de mesma renda, segundo determinados valores e opinies. Alm das variveis tradicionais, os valores poderiam ser empregados como referncia nas anlises, como meio de obter maior preciso no diagnstico da segmentao do mercado. A demografia e a sociologia dariam lugar Psicologia Social, disciplina mais eficaz para vincular os hbitos de consumo aos estilos de vida. Na sociedade de consumo, haveria um reagrupamento, considerando-se os estilos de vida (ORTIZ, 2005, p. 205). Veblen chamou a ateno para o faz-de-conta presente em todas as atividades esportivas, em maior ou menor grau, atribuindo-lhe um carter pejorativo quando vivenciado ou incentivado por adultos (segundo ele, adultos imaturos, de temperamento juvenil. O faz-de-conta incluiria grias e gestos censurveis aos adultos. Isso nos reporta a Elias e Dunning (1992), com quem concordamos e que, ao contrrio de Veblen, vem o lazer, incluindo o esporte neste mesmo campo, com mais simpatia: como um campo propcio para um controlado descontrole das emoes, muito salutar e necessrio. Na atualidade, alm dos limites da racionalidade instrumental e da importncia dos hbitos, as contribuies veblenianas que nos parecem mais importantes dizem respeito s relaes entre cultura e a racionalidade. Pesquisas nesse sentido permitiro o desvendamento das motivaes dos agentes quanto sua conduta como consumidores do esporte e do lazer, em todas as formas como se manifestam tais fenmenos em nossa sociedade.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

36

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

Oliveira (2002) atribui obra de Veblen duas qualidades: permanncia, pela profundidade com que toca os dramas vividos no interior das relaes sociais, sobrevivendo ao tempo e aos modismos; e revelao, pela capacidade de reservar surpresas a cada leitura. Tem razo Oliveira. Nada podemos afirmar sem o risco de errar quanto ao futuro porm, certo que hoje muito da anlise e das proposies de Veblen podem ser consideradas pertinentes e encontram aplicabilidade, o que pretendemos comprovar empiricamente investigando as prticas de lazer e o consumo de bens culturais por parte de um grupo sobre o qual desconhecemos qualquer estudo e que pode ter muito a nos dizer em funo dos papis desempenhados por cada um dos seus membros e de todos simultaneamente.

REFERNCIAS ADORNO, T. W. O Ataque de Veblen Cultura. In: ______. Crtica Cultural e Sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. So Paulo: tica, 1998. CARMO, G. C. M. Do cio de Veblen ao controle das emoes de Elias: possveis enfoques para uma interpretao do lazer. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2002. DYSON, F. Mundos Imaginados: Conferncias Jerusalm - Harvard. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. DUMAZEDIER, J. Sociologia Emprica do Lazer. So Paulo: Perspectiva/Sesc, 1979. ELIAS, N. ; DUNNING, E. A busca da excitao. Lisboa: Difel, 1992. GEBARA, A. Veblen, Adorno e as Bicicletas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTRIA DA EDUCAO FSICA, LAZER E DANA, 8. 2002. Coletnea... Ponta Grossa: Departamento de Educao Fsica, Departamento de Histria e Mestrado em Cincias Sociais Aplicadas, nov. 2002. GHIRALDELLI JR. P. Esporte e Corpo, Modernidade e Barbrie. So Paulo: UNESP, 1994.

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

37

Aline Barato Cheluchinhak e Fernando Renato Cavichiolli

A Teoria da Classe ociosa

MONASTRIO. L. M. Veblen e o Comportamento Humano: uma avaliao aps um sculo de A Teoria da Classe Ociosa. UNISINOS, v. 3, n. 42, 2005, p.6. OLIVEIRA, P. S. Veblen e a Sociologia do Lazer. ENCONTRO NACIONAL DA HISTRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAO FSICA, 3, 1995. Coletnea... UNICAMP, DEF/EFPR, DEF/UEPG, FEF, 1995. ______. Veblen, o cio como emblema social. In: BRUHNS, H. (Org.). Lazer e Cincias Sociais, Dilogos pertinentes. So Paulo: Chronos, 2002. (Coleo Lazer, Esporte e Sociedade). ORTIZ, R. Mundializao e Cultura. So Paulo: Brasiliense, 2005. VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa Um estudo econmico das instituies. Trad. Olvia Krhenbhl. So Paulo: Atica, 1974. (Os pensadores).

Endereo dos Autores: Aline Barato Cheluchinhak Rua Lindolfo Pessoa, 230, apto 501. Seminrio - 80240-330 Curitiba - PR Endereo eletrnico: ali_barato@yahoo.com.br Fernando Renato Cavichiolli Universidade Federal do Paran, Setor de Cincias Biolgicas, Departamento de Educao Fsica. Rua Corao de Maria, 92 Jardim Botnico - 80270-315 Curitiba - PR Endereo eletrnico: cavicca@ufpr.br

Licere, Belo Horizonte, v.13, n.1, mar/2010

38

Anda mungkin juga menyukai