Anda di halaman 1dari 18

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

Ensaio No Destrutivo - Lquido Penetrante

Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. A Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma a responsvel pela adoo e aplicao das suas sees, subsees e enumeraes.

CONTEC
Comisso de Normalizao Tcnica

Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la (no-conformidade com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pela Unidade da PETROBRAS usuria desta Norma. caracterizada por verbos de carter no-impositivo. indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, a seo, subseo e enumerao a ser revisada, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS, de uso interno na PETROBRAS, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

SC - 27
Ensaios No Destrutivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GT (formados por Tcnicos Colaboradores especialistas da Companhia e de suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e por suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SC (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as Subsidirias) e homologadas pelo Ncleo Executivo (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a Norma Tcnica PETROBRAS N-1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS. . PROPRIEDADE DA PETROBRAS 17 pginas, ndice de Revises e GT

-PBLICO-

N-1596
1 Escopo

REV. G

04 / 2011

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis na realizao do ensaio no destrutivo por meio de lquido penetrante complementando as normas nacionais e normas estrangeiras. 1.2 Esta Norma se aplica na inspeo de materiais no porosos, metlicos e no metlicos. 1.3 Esta Norma se aplica aos ensaios no destrutivos por meio de lquido penetrante efetuados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm somente Requisitos Tcnicos.

2 Referncias Normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes dos referidos documentos (incluindo emendas). INMETRO VIM:2008 - Vocabulrio Internacional de Metrologia (Primeira Edio Brasileira); PETROBRAS N-2370 - Materiais Penetrantes; ABNT NBR 8407:2007 - Ensaios No Destrutivos - Lquido Penetrante - Deteco de Descontinuidades; ABNT NBR NM ISO 9712:2007 - Ensaio No Destrutivo - Qualificao e Certificao de Pessoal; ISO 3452-1:2008 - Non-destructive Testing - Penetrant Inspection - Part 1: General Principles; ISO 3452-2:2006 - Non-Destructive Testing - Penetrant Testing - Part 2: Testing of Penetrant Materials; ISO 3452-3:1998 - Non-Destructive Testing - Penetrant Testing - Part 3: Reference Test Blocks; ISO 9712:2005 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of Personnel; ISO IEC 17024:2003 - Conformity Assessment - General Requirements for Bodies Operating Certification of Persons; ASME Boiler and Pressure Vessel Code - Section V:2010 - Nondestructive Examination; ASTM E 165:2009 - Standard Practice for Liquid Penetrant Examination for General Industry; CEN EN 473:2008 - Qualification and Certification of Nondestructive Testing Personnel General Principles; DNV OS F101:2007 - Submarine Pipeline Systems.

3 Termos e Definies
Para os efeitos deste documento aplicam-se os termos e definies do INMETRO VIM:2008 e os seguintes. 2

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

3.1 adio insero de um novo pargrafo ou de um texto em pargrafo

3.2 modificao substituio de todo um pargrafo ou modificao de parte dele

3.3 supresso excluso do pargrafo ou parte dele

3.4 norma base normas de projeto, fabricao, construo e montagem relativas ao equipamento inspecionado e normas complementares citadas por estas

4 Condies Gerais
4.1 O ensaio por meio de lquido penetrante deve ser executado conforme preconizado nas normas ou especificaes de projeto, fabricao, construo e montagem relativa ao equipamento inspecionado, exceto quanto s modificaes, adies e supresses mencionadas nas condies especficas. 4.2 Quando uma norma referenciada na Seo 2 no for citada nas condies especficas, ela deve ser aplicada integralmente em seus itens relacionados ao ensaio no destrutivo por meio de lquido penetrante. 4.3 Para as normas base na Seo 2 que referenciam Qualificao de Pessoal e Qualificao de Procedimento, necessria a adio dos 5.1 e 5.2 desta Norma, visando complement-las quanto aos requisitos nelas especificados para a execuo dos ensaios por meio de lquido penetrante. 4.4 Quando o ensaio for conduzido em ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, titnio e ligas de nquel, os materiais penetrantes devem ser analisados quanto ao teor de contaminantes. No caso de titnio, ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex, o mximo permitido de halognios (Cl -+ F-) de 1 %; para ligas de nquel, o teor mximo de enxofre (S) de 1 %. Em ambos os casos, a anlise feita em relao ao resduo obtido conforme a ASME BPVC Section V:2010 artigo 6 apndice II. 4.5 O teor mximo de cloretos permitido na gua deve ser inferior a 50 ppm, quando a superfcie a ser ensaiada for de titnio, ao inoxidvel austentico, duplex ou superduplex.

-PBLICO-

N-1596
5 Condies Especficas
5.1 Qualificao de Pessoal

REV. G

04 / 2011

5.1.1 Para servios executados no Brasil, a qualificao e certificao de pessoal para o ensaio por meio de lquido penetrante devem ser pelo Sistema Brasileiro de Qualificao e Certificao de Pessoal em END - ABENDI, conforme a ABNT NBR NM ISO 9712:2007. 5.1.2 Para servios executados no exterior, a qualificao e certificao devem ser conforme estabelecido no 5.1.1 ou por entidades internacionais independentes, acreditadas pelos organismos nacionais de seus respectivos pases, que atendam integralmente aos requisitos da ISO IEC 17024:2003 e que operem em absoluta conformidade com a ISO 9712:2005 ou normas dos organismos de normalizao que atendem integralmente a CEN EN 473:2008.

NOTA

Sistemas de autocertificao, como a "Nondestructive Personnel Qualification and Certification ASNT SNT-TC-1A, para inspetores Nveis 1, 2 ou 3, em que a metodologia de certificao estabelecida ou aplicada pelo prprio empregador segundo seus critrios, no so aceitos pela PETROBRAS, mesmo que citado nas normas base deste documento.

5.2 Qualificao de Procedimento 5.2.1 O procedimento deve ser qualificado e certificado por inspetor Nvel 3. 5.2.2 As evidncias objetivas da qualificao do procedimento devem ser mantidas de forma a possibilitar sua comprovao PETROBRAS, a qualquer momento, quando solicitado. 5.2.3 A realizao do teste de sensibilidade dos produtos penetrantes para qualificao do procedimento deve ser efetuado nos blocos 10 m e 30 m conforme ISO 3452-3:1998, respeitadas as complementaes do 5.3 desta Norma. 5.2.4 Deve ser efetuada uma avaliao do procedimento, verificando a compatibilidade do procedimento com sua aplicao, sendo esta etapa pr-requisito para a qualificao. 5.2.5 O nvel de sensibilidade atingido por famlia de produtos penetrantes deve ser registrado no procedimento.

5.3 Modificao, Adio e Supresso nas Normas Base

5.3.1 Modificao, Adio e Supresso da ABNT NBR 8407:2007

5.3.1.1 Item 7.2.3 Recebimento de Materiais - Adicionar Exige-se como mnimo aceitvel o nvel 2 de sensibilidade.

-PBLICO-

N-1596
5.3.1.2 Item 7.3.2 Procedimento - Adicionar

REV. G

04 / 2011

Deve ser realizada uma validao do procedimento, verificando sua compatibilidade com a aplicao, exigindo-se como mnimo aceitvel o nvel 2 de sensibilidade.

5.3.1.3 Registro dos Resultados - Adicionar Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa. Deve ser emitido um relatrio contendo, no mnimo: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) nome do emitente (empresa executante); identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; registro dos resultados; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; data; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante.

5.3.2 Modificao, Adio e Supresso do ASME BPVC Section V:2010, Article 6

5.3.2.1 Inspeo de Recebimento de Materiais Penetrantes - Adicionar 5.3.2.1.1 Os materiais penetrantes devem ser analisados quantos s informaes da embalagem, conforme a Tabela 1.

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

Tabela 1 - Recebimento de Material


Informaes Nmero do lote Data de fabricao Prazo de validade Cdigo do produto Normas aplicveis Instrues de segurana e toxidez Tipo de penetrante quanto a iluminao e remoo Tipo de emulsificador Tempo de emulsificao Tipo de revelador Contedo mnimo em gramas do produto sem o propelente Instrues de uso do produto Condies de armazenamento Caractersticas de flamabilidade Propelente utilizado Fabricante do produto Composio bsica Temperatura de aplicao Restries de uso quanto a contaminantes Nvel de sensibilidade Penetrante x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Removedor Emulsificante x x x x x x x x x x x x Revelador x x x x x x Solvente x x x x x x

5.3.2.1.2 Durante a inspeo de recebimento deve ser realizado o teste de sensibilidade para os conjuntos penetrantes. O teste deve ser conduzido dentro da faixa de temperatura qualificada pelo procedimento obtendo o mnimo aceitvel conforme abaixo: a) Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 10 m (ISO 3452-3:1998); b) Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 30 m (ISO 3452-3:1998); c) O resultado da inspeo de recebimento deve ser registrado em relatrio que conste: nome do emitente; identificao numrica; tipo de bloco de referncia utilizado; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; laudo indicando aceitao ou rejeio; data do ensaio; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante examinado; nmero do lote de material penetrante de comparao (de desempenho conhecido e satisfatrio); temperatura do teste.

-PBLICO-

N-1596
5.3.2.2 T-642 - Surface Preparation - Adicionar

REV. G

04 / 2011

Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie devem ser exclusivas para esses materiais e atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar. 5.3.2.3 T-672 - Penetration (Dwell) Time - Adicionar 5.3.2.3.1 Para faixa de temperatura de 10 C a 52 C deve ser adotado o tempo mnimo de penetrao indicado pelo fabricante, entretanto em todos os casos deve ser maior que 10 minutos e menor que 60 minutos. 5.3.2.3.2 Para temperaturas de 5 C a 10 C o tempo mnimo de penetrao deve ser duas vezes o valor estabelecido para a faixa 10 C a 52 C, no excedendo 60 minutos. 5.3.2.3.3 Para temperaturas acima de 52 C o tempo de penetrao uma varivel essencial que deve ser determinado no procedimento qualificado. 5.3.2.4 Qualificao de Procedimento - Adicionar 5.3.2.4.1 Qualificao de Procedimento para Temperaturas entre 10 C e 52 C Procedimento qualificado / demonstrao de desempenho so sempre requeridos para as faixas de temperatura especificadas no procedimento, para tanto devem ser utilizados os blocos comparadores de acordo com a ISO 3452-3:1998. O nvel mnimo de sensibilidade requerido para cada tipo de penetrante deve ser: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 10 m; Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 30 m. 5.3.2.4.2 Qualificao de Procedimento para Temperatura Menor que 10 C Se for solicitado qualificar um ensaio por lquido penetrante em uma temperatura menor que 10 C, o procedimento proposto deve ser aplicado ao bloco B aps o bloco e os materiais penetrantes serem resfriados e mantidos na temperatura proposta at a finalizao dos testes comparativos. Um procedimento-padro, que tenha sido demonstrado previamente como adequado para uso, deve ser aplicado ao bloco A em uma temperatura entre 10 C e 52 C. As indicaes de trincas devem ser comparadas entre os blocos A e B. Se as indicaes obtidas sob as condies propostas para o bloco B forem essencialmente as mesmas obtidas no bloco A durante o ensaio executado entre 10 C e 52 C, o procedimento deve ser considerado qualificado para uso. O procedimento para temperatura abaixo de 10 C deve ser considerado qualificado tambm para temperaturas entre 10 C e 52 C. 5.3.2.4.3 Qualificao de Procedimento para Temperatura Maior que 52 C Se o ensaio for realizado em temperaturas acima de 52 C, o bloco B deve ser aquecido e mantido durante todo o ensaio. As indicaes de trinca devem ser comparadas conforme descrito na qualificao de procedimento para temperatura menor que 10 C com o bloco B na temperatura proposta acima de 52 C e o bloco A na faixa de temperatura entre 10 C e 52 C. Para qualificar um procedimento para temperaturas acima de 52 C, os limites inferior e superior devem ser determinados e o procedimento qualificado para estas temperaturas. Como um exemplo, para qualificar um procedimento para a faixa de temperatura de 52 C a 93 C, a capacidade do penetrante de revelar as indicaes no bloco-padro deve ser demonstrada em ambas as temperaturas. 7

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

5.3.2.4.4 Tcnica Alternativa de Qualificao de Procedimento para Penetrantes Coloridos Como uma alternativa aos requisitos de temperatura menor que 10 C e acima de 52 C, quando utilizando um penetrante colorido, permitido o uso de um nico bloco-padro para a temperatura convencional (10 C a 52 C) e no convencional; a comparao deve ser realizada atravs de uma fotografia. Quando a tcnica alternativa for utilizada, os detalhes de processamento descritos em temperatura menor que 10 C e acima de 52 C so aplicados. O bloco deve ser minuciosamente limpo entre as duas etapas de processamento. Fotografias devem ser tiradas aps o processamento para a temperatura no convencional e aps o processamento para temperatura convencional e as indicaes de trincas devem ser comparadas entre as duas fotografias. Devem ser aplicados os mesmos critrios da qualificao do procedimento. Tcnicas fotogrficas idnticas devem ser utilizadas para fazer a comparao das fotografias.

5.3.3 Modificao, Adio e Supresso do ASTM E 165:2009

5.3.3.1 Inspeo de Recebimento de Materiais Penetrantes - Adicionar Os materiais penetrantes devem ser analisados quantos s informaes da embalagem, conforme a Tabela 2.

Tabela 2 - Recebimento de Material


Informaes Nmero do lote Data de fabricao Prazo de validade Cdigo do produto Normas aplicveis Instrues de segurana e toxidez Tipo de penetrante quanto a iluminao e remoo Tipo de emulsificador Tempo de emulsificao Tipo de revelador Contedo mnimo em gramas do produto sem o propelente Instrues de uso do produto Condies de armazenamento Caractersticas de flamabilidade Propelente utilizado Fabricante do produto Composio bsica Temperatura de aplicao Restries de uso quanto a contaminantes Nvel de sensibilidade Penetrante x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Removedor Emulsificante x x x x x x x x x x x x Revelador x x x x x x Solvente x x x x x x

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

5.3.3.1.1 Durante a inspeo de recebimento deve ser realizado o teste de sensibilidade para os conjuntos penetrantes. O teste deve ser conduzido dentro da faixa de temperatura qualificada pelo procedimento obtendo o mnimo aceitvel conforme abaixo: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 10 m (ISO 3452-3:1998); Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100% das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 30m (ISO 3452-3:1998). 5.3.3.1.2 O resultado da inspeo de recebimento deve ser registrado em relatrio que conste: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) nome do emitente; identificao numrica; tipo de bloco de referncia utilizado; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; laudo indicando aceitao ou rejeio; data do ensaio; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante examinado; nmero do lote de material penetrante de comparao (de desempenho conhecido e satisfatrio); k) temperatura do teste.

5.3.3.2 Item 8.3 - Examination Sequence - Adicionar Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie devem ser exclusivas para esses materiais e atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar.

5.3.3.3 Item 8.5.1 - Penetrant Dwell Time - Adicionar 5.3.3.3.1 Para faixa de temperatura de 10 C a 52 C deve ser adotado o tempo mnimo de penetrao indicado pelo fabricante, entretanto em todos os casos deve ser maior que 10 minutos e menor que 60 minutos. 5.3.3.3.2 Para temperaturas de 5 C a 10 C o tempo mnimo de penetrao deve ser duas vezes o valor estabelecido para a faixa 10 C a 52 C, no excedendo 60 minutos. 5.3.3.3.3 Para temperaturas acima de 52 C o tempo de penetrao uma varivel essencial que deve ser determinado no procedimento qualificado.

5.3.3.4 Item 10.2 - Procedure Qualification - Adicionar

5.3.3.4.1 Qualificao de Procedimento para Temperaturas entre 10 C e 52 C Procedimento qualificado / demonstrao de desempenho so sempre requeridos para as faixas de temperatura especificadas no procedimento, para tanto devem ser utilizados os blocos comparadores de acordo com a ISO 3452-3:1998. O nvel mnimo de sensibilidade requerido para cada tipo de penetrante deve ser:

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 10 m; Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 30 m.

5.3.3.4.2 Qualificao de Procedimento para Temperatura Menor que 10 C Se for solicitado qualificar um ensaio por lquido penetrante em uma temperatura menor que 10 C, o procedimento proposto deve ser aplicado ao bloco B aps o bloco e os materiais penetrantes serem resfriados e mantidos na temperatura proposta at a finalizao dos testes comparativos. Um procedimento-padro, que tenha sido demonstrado previamente como adequado para uso, deve ser aplicado ao bloco A em uma temperatura entre 10 C e 52 C. As indicaes de trincas devem ser comparadas entre os blocos A e B. Se as indicaes obtidas sob as condies propostas para o bloco B forem essencialmente as mesmas obtidas no bloco A durante o ensaio executado entre 10 C e 52 C, o procedimento deve ser considerado qualificado para uso. O procedimento para temperatura abaixo de 10 C deve ser considerado qualificado tambm para temperaturas entre 10 C e 52 C.

5.3.3.4.3 Qualificao de Procedimento para Temperatura Maior que 52 C Se o ensaio for realizado em temperaturas acima de 52C, o bloco B deve ser aquecido e mantido durante todo o ensaio. As indicaes de trinca devem ser comparadas conforme descrito na qualificao de procedimento para temperatura menor que 10 C com o bloco B na temperatura proposta acima de 52 C e o bloco A na faixa de temperatura entre 10 C e 52 C. Para qualificar um procedimento para temperaturas acima de 52 C, os limites inferior e superior devem ser determinados e o procedimento qualificado para estas temperaturas. Como um exemplo, para qualificar um procedimento para a faixa de temperatura de 52 C a 93 C, a capacidade do penetrante de revelar as indicaes no bloco-padro deve ser demonstrada em ambas as temperaturas.

5.3.3.4.4 Tcnica Alternativa de Qualificao de Procedimento para Penetrantes Coloridos Como uma alternativa aos requisitos de temperatura menor que 10 C e acima de 52 C, quando utilizando um penetrante colorido, permitido o uso de um nico bloco-padro para a temperatura convencional (10 C a 52 C) e no convencional; a comparao deve ser realizada atravs de uma fotografia. Quando a tcnica alternativa for utilizada, os detalhes de processamento descritos em temperatura menor que 10 C e acima de 52 C so aplicados. O bloco deve ser minuciosamente limpo entre as duas etapas de processamento. Fotografias devem ser tiradas aps o processamento para a temperatura no convencional e aps o processamento para temperatura convencional e as indicaes de trincas devem ser comparadas entre as duas fotografias. Devem ser aplicados os mesmos critrios da qualificao do procedimento. Tcnicas fotogrficas idnticas devem ser utilizadas para fazer a comparao das fotografias. 5.3.3.5 Item 10.4 - Requalification - Modificar 5.3.3.5.1 Sempre que qualquer item do procedimento for alterado, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 5.3.3.5.2 O procedimento deve ser requalificado quando qualquer das condies citadas abaixo for alterada: a) b) c) d) e) normas de referncia; material a ser examinado; materiais penetrantes; preparao da superfcie, tempo de secagem apenas quando reduzido; modo de aplicao do lquido penetrante, tempo de penetrao apenas quando reduzido;

10

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

f) faixas de temperatura da superfcie e do lquido penetrante apenas quando exceder aos limites anteriormente estabelecidos; g) modo de remoo do excesso de lquido penetrante; h) modo e tempo de secagem antes da aplicao do revelador; i) modo e tempo mximo para aplicao do revelador; j) reduo do tempo de revelao antes da interpretao; k) nvel de sensibilidade estabelecido. 5.3.3.6 Registro dos Resultados - Adicionar Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa. Deve ser emitido um relatrio contendo, no mnimo: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) nome do emitente (empresa executante); identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; registro dos resultados; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; data; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante.

5.3.4 Modificao, Adio e Supresso da DNV-OS-F101:2007 5.3.4.1 B 100 - General - Modificar Para a tcnica de lquido penetrante deve ser adotada a ASTM E 165:2009 no lugar da ASTM E 1417, em todas as citaes ao longo da DNV OS F101:2007.

5.3.4.2 Inspeo de Recebimento de Materiais Penetrantes - Adicionar Os materiais penetrantes devem ser analisados quantos s informaes da embalagem, conforme a Tabela 3.

11

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

Tabela 3 - Recebimento de Material


Informaes Nmero do lote Data de fabricao Prazo de validade Cdigo do produto Normas aplicveis Instrues de segurana e toxidez Tipo de penetrante quanto a iluminao e remoo Tipo de emulsificador Tempo de emulsificao Tipo de revelador Contedo mnimo em gramas do produto sem o propelente Instrues de uso do produto Condies de armazenamento Caractersticas de flamabilidade Propelente utilizado Fabricante do produto Composio bsica Temperatura de aplicao Restries de uso quanto a contaminantes Nvel de sensibilidade Penetrante x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Removedor Emulsificante x x x x x x x x x x x x Revelador x x x x x x Solvente x x x x x x

5.3.4.2.1 Durante a inspeo de recebimento deve ser realizado o teste de sensibilidade para os conjuntos penetrantes. O teste deve ser conduzido dentro da faixa de temperatura qualificada pelo procedimento obtendo o mnimo aceitvel conforme abaixo: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 10 m (ISO 3452-3:1998); Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 30 m (ISO 3452-3:1998). 5.3.4.2.2 O resultado da inspeo de recebimento deve ser registrado em relatrio que conste: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) nome do emitente; identificao numrica; tipo de bloco de referncia utilizado; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; laudo indicando aceitao ou rejeio; data do ensaio; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante examinado; nmero do lote de material penetrante de comparao (de desempenho conhecido e satisfatrio); k) temperatura do teste. 12

-PBLICO-

N-1596
5.3.4.3 App. D B604 - Adicionar

REV. G

04 / 2011

5.3.4.3.1 Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie devem ser exclusivas para esses materiais e atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar. 5.3.4.3.2 Sempre que qualquer item do procedimento for alterado, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 5.3.4.3.3 O procedimento deve ser requalificado quando qualquer das condies citadas abaixo for alterada: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) normas de referncia; material a ser examinado; materiais penetrantes; preparao da superfcie, tempo de secagem apenas quando reduzido; modo de aplicao do lquido penetrante, tempo de penetrao apenas quando reduzido; faixas de temperatura da superfcie e do lquido penetrante apenas quando exceder aos limites anteriormente estabelecidos; modo de remoo do excesso de lquido penetrante; modo e tempo de secagem antes da aplicao do revelador; modo e tempo mximo para aplicao do revelador; reduo do tempo de revelao antes da interpretao; nvel de sensibilidade estabelecido.

5.3.4.4 App. D - B606 - Adicionar

5.3.4.4.1 Qualificao de Procedimento para Temperaturas entre 10 C e 52 C Procedimento qualificado / demonstrao de desempenho so sempre requeridos para as faixas de temperatura especificadas no procedimento, para tanto devem ser utilizados os blocos comparadores de acordo com a ISO 3452-3:1998. O nvel mnimo de sensibilidade requerido para cada tipo de penetrante deve ser: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 10 m; Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 30 m.

5.3.4.4.2 Qualificao de Procedimento para Temperatura Menor que 10 C Se for solicitado qualificar um ensaio por lquido penetrante em uma temperatura menor que 10 C, o procedimento proposto deve ser aplicado ao bloco B aps o bloco e os materiais penetrantes serem resfriados e mantidos na temperatura proposta at a finalizao dos testes comparativos. Um procedimento-padro, que tenha sido demonstrado previamente como adequado para uso, deve ser aplicado ao bloco A em uma temperatura entre 10 C e 52 C. As indicaes de trincas devem ser comparadas entre os blocos A e B. Se as indicaes obtidas sob as condies propostas para o bloco B forem essencialmente as mesmas obtidas no bloco A durante o ensaio executado entre 10 C e 52 C, o procedimento deve ser considerado qualificado para uso. O procedimento para temperatura abaixo de 10 C deve ser considerado qualificado tambm para temperaturas entre 10 C e 52 C.

13

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

5.3.4.4.3 Qualificao de Procedimento para Temperatura Maior que 52 C Se o ensaio for realizado em temperaturas acima de 52C, o bloco B deve ser aquecido e mantido durante todo o ensaio. As indicaes de trinca devem ser comparadas conforme descrito na qualificao de procedimento para temperatura menor que 10 C com o bloco B na temperatura proposta acima de 52 C e o bloco A na faixa de temperatura entre 10C e 52C. Para qualificar um procedimento para temperaturas acima de 52C, os limites inferior e superior devem ser determinados e o procedimento qualificado para estas temperaturas. Como um exemplo, para qualificar um procedimento para a faixa de temperatura de 52C a 93C, a capacidade do penetrante de revelar as indicaes no bloco-padro deve ser demonstrada em ambas as temperaturas.

5.3.4.4.4 Tcnica Alternativa de Qualificao de Procedimento para Penetrantes Coloridos Como uma alternativa aos requisitos de temperatura menor que 10 C e acima de 52 C, quando utilizando um penetrante colorido, permitido o uso de um nico bloco-padro para a temperatura convencional (10 C a 52 C) e no convencional; a comparao deve ser realizada atravs de uma fotografia. Quando a tcnica alternativa for utilizada, os detalhes de processamento descritos em temperatura menor que 10 C e acima de 52 C so aplicados. O bloco deve ser minuciosamente limpo entre as duas etapas de processamento. Fotografias devem ser tiradas aps o processamento para a temperatura no convencional e aps o processamento para temperatura convencional e as indicaes de trincas devem ser comparadas entre as duas fotografias. Devem ser aplicados os mesmos critrios da qualificao do procedimento. Tcnicas fotogrficas idnticas devem ser utilizadas para fazer a comparao das fotografias.

5.3.4.4.5 App. D - B607 - Reporting - Adicionar O relatrio de registro dos resultados deve informa tambm os seguintes itens: a) materiais penetrantes utilizados; b) nmero do lote de material penetrante.

5.3.5 Modificao, Adio e Supresso da ISO 3452-1:2008

5.3.5.1 Item 8.2 - Preparation and Precleaning - Adicionar Para aos inoxidveis e ligas de nquel, as ferramentas de preparao da superfcie devem ser exclusivas para esses materiais e atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestidas pelo mesmo material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar.

5.3.5.2 Item 8.3.3 - Penetration Time - Adicionar 5.3.5.2.1 Para faixa de temperatura de 10 C a 52 C deve ser adotado o tempo mnimo de penetrao indicado pelo fabricante, entretanto em todos os casos deve ser maior que 10 minutos e menor que 60 minutos. 5.3.5.2.2 Para temperaturas de 5 C a 10 C o tempo mnimo de penetrao deve ser duas vezes o valor estabelecido para a faixa 10 C a 52 C, no excedendo 60 minutos. 5.3.5.2.3 Para temperaturas acima de 52 C o tempo de penetrao uma varivel essencial que dever ser determinado no procedimento qualificado.

14

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

5.3.5.3 Reviso e/ou Requalificao do Procedimento de Inspeo - Adicionar 5.3.5.3.1 Sempre que qualquer item do procedimento for alterado, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 5.3.5.3.2 O procedimento deve ser requalificado quando qualquer das condies citadas abaixo for alterada: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) normas de referncia; material a ser examinado; materiais penetrantes; preparao da superfcie, tempo de secagem apenas quando reduzido; modo de aplicao do lquido penetrante, tempo de penetrao apenas quando reduzido; faixas de temperatura da superfcie e do lquido penetrante apenas quando exceder aos limites anteriormente estabelecidos; modo de remoo do excesso de lquido penetrante; modo e tempo de secagem antes da aplicao do revelador; modo e tempo mximo para aplicao do revelador; reduo do tempo de revelao antes da interpretao; nvel de sensibilidade estabelecido.

5.3.5.3.3 Registro dos Resultados - Adicionar Os resultados do ensaio devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa. Deve ser emitido um relatrio contendo, no mnimo: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) nome do emitente (empresa executante); identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; registro dos resultados; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; data; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante.

5.3.6 Modificao, Adio e Supresso da ISO 3452-2:2006

5.3.6.1 Inspeo de Recebimento de Materiais Penetrantes - Adicionar 5.3.6.1.1 Os materiais penetrantes devem ser analisados quantos s informaes da embalagem, conforme a Tabela 4.

15

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

Tabela 4 - Recebimento de Material


Informaes Nmero do lote Data de fabricao Prazo de validade Cdigo do produto Normas aplicveis Instrues de segurana e toxidez Tipo de penetrante quanto a iluminao e remoo Tipo de emulsificador Tempo de emulsificao Tipo de revelador Contedo mnimo em gramas do produto sem o propelente Instrues de uso do produto Condies de armazenamento Caractersticas de flamabilidade Propelente utilizado Fabricante do produto Composio bsica Temperatura de aplicao Restries de uso quanto a contaminantes Nvel de sensibilidade Penetrante x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Removedor Emulsificante x x x x x x x x x x x x Revelador x x x x x x Solvente x x x x x x

5.3.6.1.2 Durante a inspeo de recebimento deve ser realizado o teste de sensibilidade para os conjuntos penetrantes. O teste deve ser conduzido dentro da faixa de temperatura qualificada pelo procedimento obtendo o mnimo aceitvel conforme abaixo: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 10 m (ISO 3452-3:1998). Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco tipo 1 - comparador 30 m (ISO 3452-3:1998). 5.3.6.1.3 O resultado da inspeo de recebimento deve ser registrado em relatrio que conste: a) b) c) d) e) f) g) h) i) j) nome do emitente; identificao numrica; tipo de bloco de referncia utilizado; nmero e reviso do procedimento; materiais penetrantes utilizados; laudo indicando aceitao ou rejeio; data do ensaio; identificao e assinatura do inspetor/operador responsvel; nmero do lote de material penetrante examinado; nmero do lote de material penetrante de comparao (de desempenho conhecido e satisfatrio); k) temperatura do teste. 16

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

5.3.6.2 Item 6.2 - Penetrant System Sensitivity - Modificar

5.3.6.2.1 Qualificao de Procedimento para Temperaturas entre 10 C e 52 C Procedimento qualificado / demonstrao de desempenho so sempre requeridos para as faixas de temperatura especificadas no procedimento, para tanto devem ser utilizados os blocos comparadores de acordo com a ISO 3452-3:1998. O nvel mnimo de sensibilidade requerido para cada tipo de penetrante deve ser: Lquido Penetrante Tipo I - Penetrante Fluorescente: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 10 m; Lquido Penetrante Tipo II - Penetrante Colorido: deteco de 100 % das indicaes do bloco comparador 30 m.

5.3.6.2.2 Qualificao de Procedimento para Temperatura Menor que 10 C Se for solicitado qualificar um ensaio por lquido penetrante em uma temperatura menor que 10 C, o procedimento proposto deve ser aplicado ao bloco B aps o bloco e os materiais penetrantes serem resfriados e mantidos na temperatura proposta at a finalizao dos testes comparativos. Um procedimento-padro, que tenha sido demonstrado previamente como adequado para uso, deve ser aplicado ao bloco A em uma temperatura entre 10 C e 52 C. As indicaes de trincas devem ser comparadas entre os blocos A e B. Se as indicaes obtidas sob as condies propostas para o bloco B forem essencialmente as mesmas obtidas no bloco A durante o ensaio executado entre 10 C e 52 C, o procedimento deve ser considerado qualificado para uso. O procedimento para temperatura abaixo de 10 C deve ser considerado qualificado tambm para temperaturas entre 10 C e 52 C.

5.3.6.2.3 Qualificao de Procedimento para Temperatura Maior que 52 C Se o ensaio for realizado em temperaturas acima de 52 C, o bloco B deve ser aquecido e mantido durante todo o ensaio. As indicaes de trinca devem ser comparadas conforme descrito na qualificao de procedimento para temperatura menor que 10 C com o bloco B na temperatura proposta acima de 52 C o bloco A na faixa de temperatura entre 10 C e 52 C. Para qualificar um procedimento para temperaturas acima de 52 C, os limites inferior e superior devem ser determinados e o procedimento qualificado para estas temperaturas. Como um exemplo, para qualificar um procedimento para a faixa de temperatura de 52 C a 93 C, a capacidade do penetrante de revelar as indicaes no bloco-padro deve ser demonstrada em ambas as temperaturas.

5.3.6.2.4 Tcnica Alternativa de Qualificao de Procedimento para Penetrantes Coloridos Como uma alternativa aos requisitos de temperatura menor que 10 C e acima de 52 C, quando utilizando um penetrante colorido, permitido o uso de um nico bloco-padro para a temperatura convencional (10 C a 52 C) e no convencional; a comparao deve ser realizada atravs de uma fotografia. Quando a tcnica alternativa for utilizada, os detalhes de processamento descritos em temperatura menor que 10 C e acima de 52 C so aplicados. O bloco deve ser minuciosamente limpo entre as duas etapas de processamento. Fotografias devem ser tiradas aps o processamento para a temperatura no convencional e aps o processamento para temperatura convencional e as indicaes de trincas devem ser comparadas entre as duas fotografias. Devem ser aplicados os mesmos critrios da qualificao do procedimento. Tcnicas fotogrficas idnticas devem ser utilizadas para fazer a comparao das fotografias.

17

-PBLICO-

N-1596

REV. G

04 / 2011

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

REV. F
Partes Atingidas Sesso 2 Tabela 1 4.1.1 4.2 4.7 4.7.4.5 4.11.2 Descrio da Alterao Referncias atualizadas Formatao atualizada Includa enumerao q) Includo duplex e superduplex Alterado nvel de iluminao Includa enumerao l) Includa enumerao k)

REV. G
Partes Atingidas Todas Revisadas Descrio da Alterao

IR 1/1

Anda mungkin juga menyukai