Anda di halaman 1dari 7

A LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET Carlos Eduardo Falco Luna Thiago de Souza Cabral1

RESUMO: As redes sociais na WEB so ferramentas muito utilizadas pelos usurios que desejam trocar informaes na internet. Essas redes se formam por meio de blogs, comunidades, correntes de e-mail e sites de compartilhamento de arquivos e renem pessoas com objetivos e interesses em comum. Alm da participao direta do usurio, dando opinies e idias, esse tipo de sistema proporciona uma velocidade de acesso a contedos de livros, filmes, discos, imagens e arquivos em geral. Essas redes desenvolvem linguagens prprias e maneiras de se comunicarem especficas que unem os cdigos daquele determinado grupo fora da internet (em seu territrio habitual) aos recursos e adaptaes dessa linguagem via computador. As redes propem e tratam de diversos assuntos, tendo a caracterstica de serem cada vez mais especficas e segmentadas, enquanto resultado do fenmeno do estabelecimento da identidade na ps-modernidade. PALAVRAS-CHAVE: redes sociais; internet; identidade; ps-modernidade. ABSTRACT: The social networking Web tools are widely used by users who wish to exchange information on the Internet. These networks are formed through blogs, communities, current e-mail and file-sharing sites and gather people with same goals and interests. Besides the direct participation of the user, giving opinions and ideas, this type of system provides fast access to books, films, records, images and files in general. These networks develop their own languages and specific ways of communicating that link the codes of that particular group outside the Internet (in its usual territory) to resources and adaptations of that language via computer. The networks offer and deal with various issues, they have the characteristic of being more specific and targeted as a result of the establishment of identity in postmodernity phenomenon. KEYWORDS: social networks; internet; identity; post-modernity.

1. Introduo A formao de grupos com propsitos semelhantes uma prtica antiga que visa a reunir indivduos com a inteno de lutar por direitos, trocar experincias e informaes de interesse comum. As inovaes tecnolgicas historicamente so os instrumentos de aprimoramento das relaes sociais. A inveno da escrita, da moeda, a telegrafia, as viagens de avio e todos os meios de interao facilitaram o agrupamento de indivduos. Entretanto, a rede mundial de computadores proporciona, alm desse agrupamento, uma velocidade em tempo real, estejam em qualquer lugar que seja o emissor e o receptor da mensagem. As novas possibilidades de contato permitem de interaes afetivas s criaes artsticas coletivas ou tomadas de atitude poltica. O ciberespao surge revelando hbitos das mais diferentes pessoas, desconstruindo e reconstruindo antigas identidades e criando novos vnculos, nunca antes imaginados. Em meio a toda essa efervescncia, est a linguagem. Expressar-se no mundo virtual atende a mesma necessidade que o indivduo tem de faz-lo no mundo real, mas ganha outra conotao. A palavra de ordem na internet no tem o mesmo efeito, as roupas no so mais o emblema que codifica o
Graduandos do curso de Bacharelado em Cincias Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
1

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Terceira edio

45

sujeito. Tiveram que ser criadas novas referncias, para que os indivduos pudessem se identificar na rede. Investigar esse tipo de linguagem que se forma a cada troca de informaes de grande valia. O mundo se moderniza, mas a linguagem continua tendo papel primordial no convvio coletivo. Ainda que a escrita, o udio, o vdeo e a forma se modifiquem de acordo com o tempo e o espao, a evoluo dos recursos tecnolgicos fazem com que se ratifique a funo da linguagem no meio social.

2. O surgimento das redes sociais e a nova maneira de comunicar O princpio fundador da internet era o de criar uma grande rede mundial, na qual todos os conectados pudessem trocar informaes, de forma a torn-la uma grande biblioteca virtual, em que cada um desse sua contribuio para o enriquecimento cultural dela. Entretanto, os interesses dos conectados so diferentes e, em se tratando de uma rede mundial, no h como medir a diversidade de assuntos que podem ser tratados no espao virtual. Para que os grupos especficos pudessem se situar na internet, foram criadas redes sociais que evoluram de acordo com o avano tecnolgico. A principal ferramenta de interao na internet at hoje o e-mail. A partir do e-mail, que surgem os vrios outros recursos que do suporte s diversas redes. O email surge na web anlogo ao servio de postagem via Correios. Com a velocidade proporcionada pela internet, a troca de mensagens individuais foi otimizada e no demorou para que vrias pessoas compartilhassem esse recurso comunicativo. Dentro dos e-mails, foram formados grupos, nos quais as mensagens eram vistas por todos desse grupo, de acordo com assuntos em comum, formando as primeiras redes sociais na internet. A partir das primeiras redes, foram criadas outras formas de interao, atendendo s necessidades de cada grupo, inserindo som, imagem e trocas ainda mais rpidas. O sistema Messenger um exemplo disso. Atravs de um aplicativo baixado no computador, possvel trocar mensagens instantneas, inserindo voz(-es) (atravs de microfone) e imagem(-ns) (atravs da web cam), proporcionando videoconferncias e reunies na internet. H tambm comunidades como fruns, orkut e my space, que utilizam um site fixo da internet como ponto de agregao de pessoas. Os sites e programas citados servem, tambm, para outros tipos de funo. No geral, funes mais individuais mesmo. Os blogs, por exemplo, foram criados para serem dirios virtuais, sendo a verso virtual dos tradicionais dirios nos quais a rotina relatada. Foi devido notoriedade que algumas dessas ferramentas ganharam na mdia que se formaram as redes. Os blogs tm um recurso que permite que os usurios visitantes faam comentrios sobre o qu o seu dono postou. Alguns tm a ferramenta do contador de visitas, que contabiliza quantas pessoas o visitaram desde a sua criao. Todos esses recursos, aliados repercusso que alguns blogs tiveram, fez com que os adeptos de redes sociais enxergassem nele o potencial aglutinador.

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Terceira edio

46

A comunicao, em geral, se modificou com a propagao da rede mundial de computadores. Trata-se de uma abertura sem precedentes e sem volta. A velocidade oferecida no espao virtual redimensionou a dinmica de atuao dos grupos sociais. Agrupados em redes mundiais, os indivduos no precisam mais esperar pelos Correios ou da presena fsica dos participantes numa reunio para se articularem. As redes sociais na internet recusam os tradicionais intermediadores de informao e reforam as identidades por meio do aprimoramento da relao com o outro.

3. A diferenciao das redes sociais em forma, escrita e adeptos As redes sociais se propagaram na internet de forma muito rpida e atingem um pblico tambm grande, que cresce exponencialmente. O que hoje j est em dois teros do uso da internet no mundo, para acesso a esse tipo de stio, poder aumentar e atingir noventa por cento de todo o acesso da web, at 2012, para esses fins. Todas as redes atuam no intuito de promover a interao entre as pessoas, sejam elas prximas ou no, diminuindo distncias. Alm disso, outros fatores fazem com essas redes sejam muito utilizadas, como a procura de msicas, bandas e novos gneros musicais, encurtando mais uma vez as barreiras geogrficas. Grandes empresas de Informtica, como Microsoft e Google, investem pesadamente para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas redes sociais. O Myspace, da Microsoft, quase que exclusivamente voltado msica, com pginas de bandas de todas as partes do mundo, nas quais se pode escutar a msica da banda selecionada na prpria pgina. Existem tambm os perfis individuais, mas os usurios se agrupam em nichos que se identificam com a msica e com quem a produz. O Google, por sua vez, investe no Orkut, rede em que o principal intuito fomentar amizades e encontrar velhos amigos. No entanto, com o crescente pblico, ele se tornou uma rede plural e multicultural, com a formao de grupos de vrias vertentes. A troca de recados bastante usada, por ser mais rpida que o e-mail. Passa-se mais tempo diante do Orkut, que das caixas de e-mail. um dilogo rpido e prtico. O Facebook bem parecido com o Orkut, e o perfil dos usurios tambm: pessoas com interesses mltiplos e com o intuito de manter-se a par das novidades. de grande uso na Europa e EUA, hoje ocupa a liderana como a maior rede social do mundo e inova seus recursos constantemente, o que atrai ainda mais o pblico. A mais nova febre o Twitter, que inova na maneira de troca de mensagens, pois as mensagens so direcionadas a todos os amigos e no individualmente. Isso se torna uma super troca de informaes, rapidssima. As mensagens so muito objetivas e curtas, transformando-o numa metralhadora de informaes, o que agrada muito o pblico dinmico dessa rede. As redes agregam um pblico cada vez maior, graas as suas inovaes e liberdade, um modelo de comunicao que rompe com a burocracia da informao e cumpre o objetivo almejado, a troca rpida e compreensiva de informao.

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Terceira edio

47

4. Identidade na ps-modernidade A formao das redes sociais ambienta-se na era ps-moderna, na qual a facilidade de deslocamento e as inovaes tecnolgicas fazem com que as informaes circulem em grande velocidade. Ao tomar conhecimento dos hbitos culturais do outro, o indivduo passa a respeitar e at mesmo absorver alguns costumes convenientes sua vivncia. De um modo geral, o fenmeno da globalizao torna-se ainda mais agressivo. Nesse caso, o hibridismo cultural passa a ser massificado e at incentivado com o argumento da tolerncia entre os povos. Diante desse novo cenrio, os indivduos renem-se em grupos cada vez mais especficos e passam a afirmar sua identidade de bairro ao invs de pas, ou de subgnero ao invs de gnero, como afirmado por Stuart Hall (2000, p. 77): A Globalizao (na forma da especializao flexvel e da estratgia de criao de nichos de mercado), na verdade, explora a diferenciao local. Assim, ao invs de pensar no global como substituindo o local seria mais acurado pensar numa nova articulao entre o global e o local.. No caso especfico das redes sociais, preciso demarcar essa relao entre global e local, no tempo e no espao. O tempo o prprio ps-modernismo, o espao o espao virtual, local onde as trocas entre os indivduos e a identidade de grupo so construdas. preciso especificar o local, pois as suas peculiaridades influenciam na forma de relao entre os indivduos (linguagem) e na sua representao diante dos que no fazem parte do grupo (esttica).2 O espao virtual, pela sua facilidade de acesso, traz uma vulnerabilidade para os grupos sociais, pois, se nas ruas este grupo pode marcar data, horrio e local reservados, na internet, qualquer pessoa que tenha acesso a rede mundial de computadores poder acessar o site, blog ou comunidade do grupo. Essa exposio revela o cuidado com a representao e com a linguagem. No primeiro caso, para que o visitante no tenha uma idia errada do grupo e para que, a partir do momento que ele entre na pgina, possa identificar atravs de todos os signos possveis a idia inicial que o grupo quer passar. No segundo caso, desenvolve-se uma linguagem especfica, para que o grupo obtenha o mnimo de privacidade, preservando algumas informaes internas. Essa preservao de alguns dados pode ocorrer de maneira mais direta ou de maneira mais sutil. A pgina da internet pode ter reas que, ao serem clicadas, exibam a mensagem de contedo restrito, muitas vezes em caixa alta ou abrindo uma caixa de dilogo parte, ou, na forma mais discreta, pode-se simplesmente omitir determinados contedos, no os expondo na pgina ou criando outro stio na internet, s para contedos mais internos. A linguagem e a esttica tm uma relao direta com o discurso nas redes sociais. Com o apelo visual que h na internet, pode-se, mediante a formatao da pgina, das imagens e da quantidade de informao, saber se o grupo est propenso ou no a receber mais pessoas ou se um grupo mais restrito. Na linguagem, isso acontece quando ela o mais breve e coloquial possvel, no intuito de atrair mais adeptos, ou mais rebuscada e especfica, no caso de querer restringir esse acesso. So artifcios
Usaremos aqui o conceito de esttica de Pierre Bourdieu. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gnese e estrutura do campo literrio. 2 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2002
2

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Terceira edio

48

como esses que reforam a identidade do grupo e ratificam seus argumentos discursivos. As redes sociais formadas na internet constroem sua identidade num meio onde a relao com a histria muito recente. Portanto, todas as aes e representaes so desenvolvidas com a maior clareza possvel, para que no haja dvidas para os curiosos, simpatizantes ou pesquisadores do tema abordado pela rede. Sendo assim, a linguagem e a esttica ganham uma nova configurao, diante da especificidade de suas funes no meio virtual.

5. Linguagem: forma e funo Os primeiros usurios da internet j tiveram que se deparar com a adequao da linguagem na rede. Evitar acentos e lanar mo de abreviaturas foram as modificaes iniciais na maneira de escrever, pois propiciavam uma economia de tempo (que se perdia digitando palavras longas) e acolhiam internautas cujos teclados do computador no contemplavam o uso de acentos. Os chamados smiles, que so representaes de expresses faciais de emoo, e a juno de alguns caracteres formando figuras tambm esto estabelecidos na linguagem usual da escrita na internet. Contudo, vrios so os smbolos usados na internet e os grupos sociais usam os seus recursos com o objetivo de adequar a identidade de uma determinada tribo ao espao virtual. As singularidades dentro do ciberespao so percebidas, sobretudo nas redes sociais que agregam modelos de comunicao bem diversos, de acordo com a tribo ou com o espao virtual em uso. A diferenciao entre a forma de escrita e de expresso segue alguns atributos que perpassam o fator regional e adentram, principalmente, as comunidades virtuais, cada uma com sua caracterstica prpria, e o tipo de assunto abordado no espao. No existe uma regra para identificar qual o tipo de linguagem usado por cada rede ou tribo e sim mudanas sutis que podem ser observadas. . A mudana na forma de escrita segue uma espcie de hierarquia, ficando com o e-mail a patente mais elevada. Procura-se fazer o uso dele apenas para assuntos mais formais; com isso, h uma preocupao do uso correto da lngua. J o uso dos mensageiros instantneos condiciona-se a uma grande quantidade de adaptaes da linguagem escrita, devido velocidade da troca de informaes, o que gerou quase que um dialeto prprio dos internautas usurios de tais servios. Muitas abreviaes e algumas modificaes estticas nas palavras facilitam a digitao, diminuindo o tempo e criando uma identidade de grupo Nas redes sociais propriamente ditas, onde predominam os perfis pessoais e as comunidades, o modelo ortogrfico segue parecido com o dos mensageiros instantneos, porm com uma clareza maior pela reduo do tempo e do espao para passar a informao desejada. Tomando por base a trade identidade-linguagem-expresso, corroborado que, no espao virtual, h uma hibridizao dessa trade quanto ao modelo de comunicao apresentado na grande rede. O sentimento de pertencimento aflora-se e identifica-se ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - Terceira edio 49

justamente mediante a identificao dos grupos atravs da linguagem verbal ou icnica prpria da internet e das expresses peculiares de cada grupo. A identidade forjada com a adeso a determinados grupos de interesses similares entre os participantes, podendo ser local, ideolgica, cultural, acadmica ou de qualquer interesse comum.

6. Consideraes finais O espao virtual, como extenso do espao real, se distancia dele com relao escrita, mas no da linguagem. A linguagem caracterstica das mutaes temporais a que submetida a variante culta da lngua dentro de determinados grupos, e a sua reproduo na grande rede ganha detalhes e aprimoramentos de entendimento e uso apenas nesse meio de dilogo, a web. O papel da internet e das novas ferramentas de dilogo e comunicao o de conseguir agregar grandes grupos de interesses comuns e, ao mesmo tempo, conseguir o acesso e a participao de minorias nesse espao de interlocuo, sendo, ento, o nico espao de livre acesso entre todas as culturas, porm, respeitando a legislao de cada regio e a dificuldade na democratizao do acesso. Os desdobramentos do que ocorre no ciberespao so extremamente visveis no mundo material, com a ascenso de novas culturas antes minoria e hoje hegemnicas. E propagam a linguagem caracterstica e expresses peculiares do grupo entre os seus membros, gerando uma padronizao entre eles, mas fora do padro regional, que sempre foi o maior diferenciador, criando assim subculturas globais, destituindo quaisquer barreiras geogrficas. O entendimento das comunidades virtuais a chave para o novo modelo de comunicao. A trade identidade-linguagem-expresso ganha fora e quebra os paradigmas lingusticos e culturais to arraigadamente estabelecidos. um instrumento que pode promover futuramente a mundializao cultural.

7. Referncias BARRIO, Angel-B Espina. Manual de Antropologia Cultural. Recife: Editora Massangana, 2005. BOURDIEU, Pierre. Razes Prticas. 6 ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2005. _____. As Regras da Arte: gnese e estrutura do campo literrio. 2 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2002 FERNANDES, Claudemar Alves. Anlise do Discurso: reflexes introdutrias. 2 ed. So Carlos: Ed. Claraluz, 2007. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-Modernidade. 4 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1992. ISSN 1983-828X | Revista Encontros de Vista - Terceira edio 50

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/03/03/redes-sociais-terao-800-milhoesde-usuarios-ate-2012-diz-estudo-754667658.asp, acessado em 19/06/2009. http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/10022009-2.shl, 19/06/2009. acessado em

ISSN 1983-828X

Revista Encontros de Vista - Terceira edio

51

Anda mungkin juga menyukai