Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS JURIDICAS FACULDADE DE DIREITO DOCENTE: MARIA BRASIL DISCENTE: ODAIZE LIMA MATRICULA:

09015012101 DISCIPLINA: DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIREITO AGRRIO DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO CULTURA E DIREITO INTELECTUAL

Dez/2012

1.Os dois polos da pesquisa (pp. 09 13 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva. h numerosas referencias promoo ou ao favorecimento da cultura, mas essas so apresentadas como competncias ou encargos dos entes pblicos (p. 09 ) Jos Afonso da Silva estudou profundamente o tema e conclui que as normas que contemplam o acesso cultura so normas de eficcia limitada, pois postulam concretizao legislativa posterior. ( p. 10 ) os direitos intelectuais, exclusivos de utilizao econmica, representam o ponto de vista da concorrncia de monoplios. E esse monoplio absoluto, em consequncia do carter absoluto atribudo ao direito de autor ( p. 11 ) o empolgamento do direito de autor deduziu enormemente o patrimnio cultural mobilirio livre pelo aumento de durao do exclusivo, pela extenso a novos bens, pelos modos de restrio indireta de utilizaes inventados ( p. 12 ) o acesso a cultura est parede-meia com o acesso a informao e o acesso ao conhecimento, que so igualdades igualmente importantes ( p. 13 )

2. A repercusso sobre a concorrncia (pp. 13 17 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva.

o monoplio do autor contraditrio com a concorrncia, como o so em geral todos os monoplios . E com isso vai tambm atingir a cultura( pp. 13 ) Em sua fase inicial, a do mercado comum, os direitos intelectuais foram encarados com hostilidade .Nessa altura oque interessava era destruir as barreiras que impediam a livre circulao de mercadorias e servios ( pp. 14 ) o ACTA um tratado que foi objeto de negociao secreta entre os Estados Unidos da America e vrios outros pases , incluindo a Unio Europeia para o espao europeu ( PP. 16 ) outro exemplo de uma proteo do direito autoral que se revela anticoncorrencial e com isso deletria para a cultura est no aproveitamento livre de obres alheias como inspirao para criao nova ( pp. 17 )

3.Conflito e conciliao de direitos fundamentais (pp. 17 21 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva.

analisamos dois direitos fundamentais e para ambos se invoca o contributo para a cultura como justificao ( pp. 17 ) comparando o direito de acesso a cultura com o direito do autor , devemos conhecer a superioridade hierrquica do direito de acesso a cultura com o direito de autor, devemos reconhecer a superioridade hierrquica do direito de acesso a cultura.( pp. 18 ) a proteo meramente patrimonial do direito de autor coloca-se em inferioridade hierrquica perante os direitos ligados a promoo cultural ( pp. 19 ) no meio analgico a leitura de um livro numa biblioteca , livre e gratuita

4.O uso privado (pp. 22 26 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva. a garantia das vantagens patrimoniais resultante dessa explorao constitui , do ponto de vista econmico, o objeto fundamental da proteo legal ( pp. 22 ) o reconhecimento do uso privado deveria ser muito amplo , e no limitado ao domnio da reproduo ( pp. 25 )

5.As limitaes ao direito de autor (pp. 26 30 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva. a lei dos direitos autorais necessita urgentemente de reforma neste domnio unilateral e avarenta ( pp. 26 ) uma matria paralela a das limitaes , por representar uma repercusso da admisso do uso privado a da compensao (pp. 30 )

6.A era digital (pp. 31 35 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva. a era digital confronta-nos com grandes questes no que respeita ao acesso a cultura (pp. 31 ) a comunicao incide varias vezes sobre os contedos criados em rede ( pp. 34 ) reconhece-se que o atual sistema de licenciamento dificulta digitalizao de grande arte do patrimnio cultural recente (pp. 35 ) a

7.Caminhos de conciliao (pp. 35 39 ) Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva.

deparam-se nos formas mltiplas de coliso de dois direitos , o direito de autor e o direito de acesso a bens culturais . Ambos so justificados . Pelo caminho que se nos abre s pode ser o de traar vias de conciliao desse direitos ( pp. 35 ) a conciliao no se obtm com grande proclamaes genricas mas sim com a analise e o debate de situaes tpicas ( pp. 36 ) distingamos hipteses. Partimos do ato de digitalizao de um contedo para efeitos de conservao ( pp. 37 ) pensamos que a analise se deve processar pelas varias fases que em abstrato podemos traar ( pp.38 ) a grande dificuldade est na possibilidade ou no de facultar o acesso ao membros dessas instituies (alunos, associaes, etc..) , para consulta do exterior ( pp. 39 )

8.O regresso substncia. O mrito (pp. 39 44 )

Ascenso, Jos de Oliveira. Direito Fundamental de acesso cultura e Direito Intelectual. So Paulo: Saraiva.

com a digitalizao foi-se muito alm. Passam a incluir-se as reprodues meramente tecnolgicas os processos tcnicos que se desenvolve no interior de um computador ou de um sistema de telecomunicaes mas que em si so completamente opaco aos sentidos humanos: s se revelam no produto ou resultado final (pp. 40) a obra de alto valor cultural no pode ter tratamento idntico ao da obra banal ou mesmo mediana. A criao superior que realiza tem de ser apoiada juridicamente, distinguindo-a do parasitismo (pp. 42 ) a banalizao generalizada da obra objeto do direito de autor no pode levar consigo, alm do mais , a desproteger a obra de mrito , pelo contrario ( pp. 43 ) o conflito entre direito de autor e os direitos culturais fundamentais de criao e acesso ter de resolver-se por analises setoriais, que permitam encontrar as vias de conciliao ( pp. 44 )

Anda mungkin juga menyukai