Anda di halaman 1dari 15

Breves esclarecimentos a respeito dos pouco comentados crimes relacionados aos trabalhadores e inseridos no nosso Cdigo Penal, Parte

Especial; e soluo das dvidas sobre a competncia para julgar tais delitos.

Por Adenildo Mendes da Silva

Para a caracterizao do crime contra a organizao do trabalho, o delito deve atingir a liberdade individual dos trabalhadores, como tambm a Organizao do Trabalho e a Previdncia, a ferir a prpria dignidade da pessoa humana e colocar em risco a manuteno da Previdncia Social e as Instituies Trabalhistas, evidenciando a ocorrncia de prejuzo a bens, servios ou interesses da Unio, conforme as hipteses previstas no art. 109 da CF (...) (Ministro OG Fernandes, AGRAVO REGIMENTAL NO CONFLITO DE COMPETNCIA 2006/0077849-5)

Atentado contra a liberdade de trabalho

Art. 197 do Cdigo Penal

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa:

I - a exercer ou no exercer arte, ofcio, profisso ou indstria, ou a trabalhar ou no trabalhar durante certo perodo ou em determinados dias:

Pena - deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia;

II - a abrir ou fechar o seu estabelecimento de trabalho, ou a participar de parede ou paralisao de atividade econmica:

Pena - deteno, de trs meses a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. (CP, p.84)

Delito semelhante ao constrangimento ilegal, difere-se basicamente no sentido intencional do agente, devido ao fato de que o sujeito ativo deve agir de modo que o sujeito passivo seja o descrito nos incisos do artigo em questo, ipsis literis. (JESUS, 22) A vtima deve ser forada, obrigada ou coagida. O constrangimento ilegal aqui, (...) s pode ser praticado mediante violncia ou ameaa (...). No ser tipificado neste artigo se o delito mencionado incorrer mediante narctico, hipnotismo ou na simples promessa de resciso contratual por ser conduta de direito do empregador. (MIRABETE, p. 384)

O objetivo do art. 197 proteger a livre escolha de trabalho, a liberdade laboral. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa que pratica alguma das condutas tpicas, sendo estas: constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa a comportamentos descritos nos incisos deste artigo. Sujeito passivo a pessoa constrangida pela conduta do agente e, que fica assim, privada de sua liberdade de trabalho. (MIRABETE, p. 384; JESUS, p. 22)

A tentativa admissvel em quaisquer hipteses descritas, um crime comum e material, bem como imediato, mesmo que a vtima possa ficar realizando contra a vontade o comportamento desejado pelo sujeito ativo. (JESUS, p. 2324)

Atentado Contra a Liberdade de Trabalho e Boicotagem Violenta

Art. 198 do Cdigo Penal

Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a celebrar contrato de trabalho, ou a no fornecer a outrem ou no adquirir de outrem matriaprima ou produto industrial agrcola:

Pena deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. (CP, p.84) So dois delitos que configuram o artigo mencionado alhures. O primeiro, relacionado ao contrato de trabalho que celebrado indesejadamente, consequentemente trata-se de constrangimento ilegal, praticado mediante

violncia ou grave ameaa, bem como assinatura de contrato pelo sujeito passivo, conforme diz o dispositivo. Refere-se a lei tanto a contrato individual como a coletivo, a escrito ou verbal, a renovao, modificao ou adio de contrato anterior. (MIRABETE, 386) O sujeito ativo pode ser empregador, empregado ou terceiros e o sujeito passivo a pessoa constrangida a qualquer hiptese descrita no artigo. Tratase de objetividade jurdica a coao de algum para que celebre contrato de trabalho, caso haja a coao para que algum no celebre o contrato de trabalho, pode-se configurar a hiptese do art. 146 do CP, constrangimento ilegal. preciso o dolo para tipificar o crime deste artigo, requisito a vontade de constranger algum com os objetivos j mencionados e tambm mediante violncia ou grave ameaa. A tentativa admissvel nas figuras tpicas do art. 198. (JESUS, 25/26)

O segundo delito mencionado no artigo a boicotagem violenta. Trata-se da segunda parte do artigo198, onde (...) pune-se a prtica de violncia ou ameaa que leva o sujeito passivo a no fornecer ou a no adquirir matriaprima (material para a produo), produto industrial (resultante do trabalho manual ou mecnico) ou agrcola (resultante da agricultura, que abrange a pecuria, a silvicultura etc.).

Mesmo sendo previstos no mesmo artigo, so dois crimes diferentes e a prtica das duas aes ser concurso de crimes. Se houver violncia ser concurso material. (MIRABETE, 386/387)

Atentado Contra a Liberdade de Associao

Art, 199 do Cdigo Penal

Constranger algum mediante violncia ou grave ameaa, a participar ou deixar de participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao profissional:

Pena: deteno de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. (CP, p. 84)

O artigo 5, XVII, da CRFB/88 permite a livre associao profissional ou sindical para fins lcitos, o art. 199 do CP tutela essa liberdade de associao. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa pertencente ou no a sindicato ou associao, se caso for funcionrio pblico pode incorrer no artigo 3, f. da Lei n4.898, de 09 de dezembro de 1965. O sujeito passivo pode ou no ser scio ou associado, mas deve ser obrigado a participar ou deixar de participar de determinado sindicato ou associao. Ainda h o constrangimento ilegal neste artigo, mas com o fim de compelir a liberdade de associao ou no entidade em questo. Pode ocorrer a tentativa. (MIRABETE, p. 387/388)

Paralisao de Trabalho, Seguida de Violncia ou Perturbao da Ordem

Art. 200, do Cdigo Penal

Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa:

Pena: deteno de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Pargrafo nico Para que se considere coletivo o abandono de trabalho indispensvel o concurso de, pelo menos, trs empregados. (CP, p. 84)

Ainda tratando-se de liberdade de trabalho, o artigo 200 do CP (...) pune o fato de algum participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, praticando violncia contra pessoa ou contra coisa. (JESUS, p. 33)

O sujeito ativo deve ser a pessoa que intenta manter a paralisao do trabalho com meios violentos causando prejuzo a sociedade, pode ser o empregado, empregador ou terceiros, no caso do empregado, para que haja concurso de pessoas, exige-se ao menos trs pessoas conforme descrito no pargrafo nico do referente artigo, j para o empregador no necessrio o concurso de mais de um empregador. Tutela a liberdade de trabalho exposta tambm na

Constituio da Repblica Federativa do Brasil/1988. O sujeito passivo aquele que sofre o prejuzo contra sua pessoa ou seus bens. (JESUS, p.33)

Nesse delito podem ocorrer leses corporais, homicdio, etc. quando direcionada pessoa ou dano, quando direcionada coisa. A simples ameaa durante a greve ou lockout no tipifica o crime deste artigo, o sujeito responderia apenas pelo delito do art. 147, conforme jurisprudncia RT 363/206. Pode ocorrer a tentativa. (MIRABETE, p. 388-389) Lockout o abandono de trabalho pelos empregadores e greve o abandono de trabalho pelos empregados. (CAPEZ, p.556)

Paralisao de Trabalho de Interesse Coletivo

Art 201, do Cdigo Penal

Participar de suspenso ou abandono coletivo de trabalho, provocando a interrupo de obra pblica ou servio de interesse coletivo:

Pena deteno, de seis meses a dois anos, e multa. (CP, p. 84)

Neste artigo, cuida-se do interesse da coletividade. A CRFB/88, no art. 9, caput, assegura o direito de greve e em seu pargrafo 1 consta que a lei definir os servios ou atividades essenciais e dispor sobre o atendimento as necessidades inadiveis da comunidade, mas, como contraponto, a Lei de Greve n 1.183/89 admite a greve em servios ou entidades essenciais. Portanto, h nesse nterim as diversas dedues doutrinrias: Celso Delmanto, diz que o artigo em questo restou inaplicvel, j Mirabete sustenta que o art. 201 continua em vigor, no bastando tratar-se de obra publica, deve caracterizar servio ou atividade que coloca em perigo a populao. (CAPEZ, p. 558-559)

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, empregado (greve) ou empregador (lockout). J o sujeito passivo trata-se da coletividade atingida pela paralisao.

Tem-se como obra pblica aquela realizada pelo Estado e servio de interesse coletivo todo aquele que afeta as necessidades da populao em geral (...) (MIRABETE apud HUNGRIA p. 390)

A tentativa possvel. O dolo, aqui, pode consistir na inteno de participar do prprio descrito no artigo e tendo conscincia de que se trata de obra pblica ou servio de interesse coletivo. (MIRABETE, p. 390)

Invaso de Estabelecimento Industrial, Comercial ou Agrcola. Sabotagem

Art. 202, do Cdigo Penal

Invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrcola, com o intuito de impedir ou embaraar o curso normal do trabalho ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor:

Pena recluso, de um a trs anos, e multa.

(CP, p. 84)

Tutela-se com o dispositivo a organizao do trabalho, bem como o patrimnio da empresa ou pessoa fsica. Mirabete, p. 391

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, j o sujeito passivo pode ser tanto a coletividade quanto a pessoa fsica ou jurdica que mantenha estabelecimento industrial, comercial ou agrcola.

Os delitos podem ser invaso ou conduta e sabotagem. A invaso configura a conduta de entrar indevidamente no local, a ocupao trata-se de tomar posse sem autorizao. Mesmo se a ocupao for parcial do estabelecimento configura o delito em questo. um crime formal, d-se a consumao quando h invaso ou ocupao.

A sabotagem a outra conduta tpica do artigo mencionado, ou seja, danificar um estabelecimento ou as coisas que existem nele, assim como dispor dessas coisas. (MIRABETE, p. 390-391)

S h punibilidade a ttulo de dolo, e ainda a inteno de atrapalhar de algum modo (impedir ou obstar) o curso normal de trabalho. imprescindvel que impea ou embarace o curso de trabalho, pois trata-se de crime formal, ou seja, que no exige o resultado. Pune-se tambm a tentativa. (JESUS, p. 4243)

Frustrao de Direito Assegurado por Lei Trabalhista

Art. 203, do Cdigo Penal

Frustrar, mediante fraude ou violncia, direito assegurado pela legislao do trabalho:

Pena deteno de um ano a dois anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

1 Na mesma pena incorre quem: 1. obriga ou coage algum a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do servio em virtude de dvida;

2. impede algum de se desligar de servios de qualquer natureza, mediante coao ou por meio da reteno de seus documentos pessoais ou contratuais.

2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental.

(CP, p.84)

Assegura os direitos trabalhistas previstos legalmente, tanto os contidos na CRFB/88 quanto os contidos na CLT e leis complementares, portanto, de acordo com Mirabete: Esto includos na proteo os direitos obtidos por meio das convenes e dissdios, umas vez que eles so previstos em lei . O sujeito, portanto, aquele que impede a realizao do direito do trabalho. O sujeito passivo a pessoa lesada no direito trabalhista. A violncia a que descreve o artigo a fsica, sendo descartada a ameaa, pode ocorrer tambm fraude, ou seja, quando h induo a erro.

Coao para compra de mercadorias: Lei 9.777 de 29 de Dezembro de 1998 Lei criada de acordo com o inciso 1 deste artigo. Nesse caso, a vtima obrigada a comprar mercadorias, por violncia ou ameaa, ou at mesmo por contrato, devido a dvida contrada, tornando assim, um vnculo obrigatrio.

O inciso segundo trata na primeira parte de coao e segue no delito quando o sujeito ativo no entrega ou sonega os documentos pessoais, tambm fazendo parte o prprio contrato. (MIRABETE, p. 392-394)

O pargrafo segundo, tambm acrescentado pela Lei 9.777 de 29 de Dezembro de 1998, trata da causa de aumento de pena. Capez menciona o posicionamento de Damsio a respeito da idade mnima em que considera-se uma pessoa idosa, que diz nem sempre a idade mnima da vtima representa, por si s, circunstncia capaz de exasperar a pena. possvel que tenha mais de sessenta anos de idade e seja portadora de condies fsicas normais.(...).

A tentativa possvel tambm neste crime analisado. (CAPEZ, p. 562-564)

Jurisprudncia

CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. PENAL E PROCESSO PENAL. USO DE DOCUMENTO FALSO. TENTATIVA DE FRUSTRAO DE DIREITOS ASSEGURADOS POR LEI TRABALHISTA. PRINCPIO DA CONSUNO. IMPOSSIBILIDADE. CONCURSO FORMAL DE CRIMES. COMPETNCIA DA JUSTIA FEDERAL COMUM. PRECEDENTES. I - De acordo com o princpio da consuno, haver a relao de absoro quando uma das condutas tpicas for meio necessrio ou fase normal de preparao ou execuo do delito de alcance mais amplo, sendo, portanto, incabvel o reconhecimento da absoro de um crime mais grave pelo mais leve. II - No se pode admitir que o crime de uso de documento falso, cuja pena abstrata varia de 1 (um) a 5 (cinco) anos de recluso, seja absorvido pela tentativa de frustrar direito assegurado pela legislao do trabalho, cuja pena para o crime consumado varia de 1 (um) a 2 (dois) anos. Ademais, tais delitos possuem objeto jurdico distinto (no primeiro, a f pblica; no segundo, as leis trabalhistas), sendo condutas autnomas, ainda que praticadas num mesmo contexto ftico. III - Considerando que a competncia dos Juizados Especiais Federais se limita ao processo e julgamento dos delitos de menor potencial ofensivo, ou seja, aqueles em que a pena mxima no seja superior a 2 (dois) anos, tenho que a conduta imputada ao agente - a prtica dos crimes descritos no art. 304, com as penas do art. 298, em concurso com o art. 203, c/c o art. 14, II, do CP - supera os limites da competncia dos Juizados Especiais. IV Conflito conhecido para declarar a competncia do Juzo Federal da 17 Vara da Seo Judiciria da Bahia, o Suscitado. (CC 200901000660391 CC CONFLITO DE COMPETENCIA. Desemb. Federal Cndido Ribeiro, 24/02/2010)

Frustrao de Lei Sobre a Nacionalizao do Trabalho

Art. 204, do Cdigo Penal

Frustrar, mediante fraude nacionalizao do trabalho:

ou

violncia,

obrigao

legal

relativa

Pena deteno, de um ms a um ano, e multa, alm da pena correspondente violncia. (CP, p. 85)

O sujeito ativo do delito pode ser qualquer pessoa, comumente apresenta-se nesse ponto o empregador, mas pode ocorrer tambm que seja o empregado ou terceiros.

Trata-se de um crime em que o sujeito obsta, priva, impede que seja obedecida a lei relativa nacionalizao do trabalho. Deve ser por meio de fraude ou violncia fsica. A objetividade neste caso, o dolo, a inteno de praticar os delitos descritos no artigo em questo. um crime comum devido a realizao por qualquer pessoa, simples, porque s h o dolo e material por sua ocorrncia entre conduta e resultado para consumao.

Exerccio de Atividade com Infrao de Deciso Administrativa

Art. 205, do Cdigo Penal

Exercer atividade, de que est impedido por deciso administrativa:

Pena deteno, de trs meses a dois anos, ou multa. (CP, p. 85)

Tutela o interesse estatal nas funes de fiscalizao exercidas por este. Sendo o Estado, ento, o sujeito passivo. Exige-se aqui a repetio da atividade, trabalho, ou profisso. Damzio explica que se o impedimento administrativo estiver em vias de recurso depende do efeito suspensivo para tipificar o delito do art. 205, ou seja, se o recurso tiver efeito suspensivo no ser tipificado e caso contrrio ser tipificado o delito.

Objetivo jurdico: dolo, no possvel o crime ser cometido a ttulo culposo e tambm no admitida a tentativa. considerado um delito prprio, pois, o ato s pode ser cometido pela pessoa que agir como o descrito no caput do artigo. (JESUS, p. 53-55)

Aliciamento para o Fim de Emigrao

Art. 206, do Cdigo Penal

Recrutar Trabalhadores, mediante fraude, com o fim de lev-los para territrio estrangeiro.

Pena deteno, de um a trs anos e multa. (CP, p. 85)

Tutela-se aqui, o aliciamento de trabalhadores para que emigrem, sendo que todo estrangeiro tem o direito de trabalhar onde escolher. Desse modo, podemos concluir que a objetividade jurdica trata-se de interesse estatal na permanncia do trabalhador no Pas.

O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa e o sujeito passivo o Estado.

Recrutar, como diz o caput, quer dizer atrair, aliciar, seduzir, portanto, no suficiente a emigrao, deve haver o aliciamento, a fraude, o sujeito passivo deve enganar o/os trabalhador/es para que saiam do Brasil para outro pas. Quando ocorre o aliciamento dentro do pas, mas de um local para outro, o delito no tipificado neste artigo. Para caracterizar o crime, o sujeito ativo deve agir com dolo e exige tambm o aliciamento com a finalidade descrita no artigo.

O crime de tendncia, pois tipifica de acordo com a inteno do agente, a vontade do sujeito passivo que vai enquadr-lo no artigo em questo. (JESUS, p. 57-59)

Jurisprudncia

QUESTO DE ORDEM. ALICIAMENTO PARA FINS DE EMIGRAO (ARTIGO 206 DO CDIGO PENAL). CRIME CONTRA A ORGANIZAO DO

TRABALHO. COMPETNCIA DA JUSTIA COMUM QUANDO ATINGIDOS BENS DOS TRABALHADORES INDIVIDUALMENTE CONSIDERADOS. - Se o crime no ofende o sistema de rgos e instituies que preservam coletivamente os direitos dos trabalhadores, cabe Justia Estadual Comum o processo e julgamento do feito. Precedentes. - Declinao de competncia para a Justia Estadual. (QUOACR - QUESTO DE ORDEM NA APELAO CRIMINAL, Rel. Maria de Ftima Freitas Labarrere, 24/01/2006)

Aliciamento de Trabalhadores de um Local para Outro do Territrio Nacional

Art. 207, do Cdigo Penal

Aliciar trabalhadores, com o fim de leva-los de uma para outra localidade do territrio nacional:

Pena deteno, de um a trs anos e multa.

1 Incorre na mesma pena quem recrutar trabalhadores fora da localidade de execuo do trabalho, dentro do territrio nacional, mediante fraude ou cobrana de qualquer quantia do trabalhador, ou ainda, no assegurar condies do seu retorno ao local de origem.

2 A pena aumentada de um sexto a um tero se a vtima menor de dezoito anos, idosa, gestante, indgena ou portadora de deficincia fsica ou mental. (CP, p. 85)

Ainda o interesse jurdico do Estado como objetividade jurdica. O equilbrio populacional aqui tutelado, pois as mudanas dos trabalhadores causam desajuste social e econmico. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa e o sujeito passivo ainda o Estado. Diz Mirabete que no havendo aliciamento, no h crime e que mesmo que no ocorra a migrao, s o aliciamento j tipifica o delito. A conduta deve ocorrer dentro do territrio nacional.

Foi acrescentada este artigo a figura do recrutamento de trabalhadores, que no exige o aliciamento, protege o trabalhador para que no seja explorado economicamente para obteno de trabalho. A Lei 9.777 de 29 de dezembro de 1998 instituiu causas de aumento de pena para aliciamento e recrutamento de trabalhadores. (MIRABETE, p. 398-400)

Jurisprudncia

PENAL. ART. 207 DO CP. ALICIAMENTO DE TRABALHADORES DE UM LOCAL PARA OUTRO DO TERRITRIO NACIONAL. EXTINO DA PUNIBILIDADE PELA PRESCRIO. ART. 149 DO CP. REDUO DE TRABALHADOR CONDIO ANLOGA DE ESCRAVO. AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS. 1. Considerando que a pena mxima cominada ao crime capitulado no art. 207 do Cdigo Penal era de 1 (um) ano de deteno, poca dos fatos, caso em que a prescrio ocorre em 4 (quatro) anos (art. 109, V, do Cdigo Penal), a pretenso punitiva no tocante a este crime encontra-se prescrita, considerando que entre a data do recebimento da denncia (21/10/96) e a data da sentena (12/03/2004) transcorreram mais de 4 (quatro) anos, sem a ocorrncia de qualquer causa de interrupo. 2. Reduzir algum condio anloga de escravo significa anular completamente a sua personalidade, a reduo da vtima a um estado de submisso fsica e psquica, impondo-lhe trabalhos forados, com proibio de ausentar-se do local onde presta servios, podendo ou no ser utilizada ameaa, violncia ou fraude. Caso em que, comprovadas a autoria e a materialidade, manuteno da condenao medida que se impe. 3. Como o resultado da condenao atingiu 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade, mostra-se adequado o regime aberto para o incio de cumprimento da pena. 4. Recurso parcialmente provido. (ACR - APELAO CRIMINAL 200401000395915. Juiz Federal Csar Jatahi Fonseca, 15/12/2009)

Competncia

Dispe o artigo 109 da Constituio da Repblica que compete ao Juzes Federais processar e julgar os crimes contra a organizao do trabalho .

"Art. 109 - Aos juzes federais compete processar e julgar:

VI - (...) os crimes contra a organizao do trabalho (...) "

At dezembro de 2004, cabia Justia Federal comum ou Justia Estadual processar e julgar as aes penais para apurao de crimes contra a organizao do trabalho. A Emenda Constitucional n 45 ampliou a competncia da Justia do Trabalho para julgar todas as controvrsias decorrentes das relaes de trabalho.

Tambm importante lembrar que o instituto da suspenso condicional do processo, previsto no artigo 89 da Lei 9099/95 aplicvel a todos os crimes que possuem pena igual ou inferior a um ano. Dispe o artigo 89 da Lei dos Juizados Especiais:

Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena (art. 77 do Cdigo Penal). Lei 9.099 de 26 de setembro de 1995.

Referncias Bilbliogrficas

MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de Direito Penal. 23 ed.-So Paulo: Atlas, 2005

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte especial. Volume 2. 2 ed. rev e atual So Paulo: Saraiva, 2003.

Cdigo Penal. Cdigo de Processo Penal. Constituio Federal e Legislao Complementar/Organizadores Valdemar P. da Luz; Paulo Roberto Froes Toniazzo. 4 ed.Florianpolis. Conceito Editorial, 2009.

JESUS, Damsio de. Direito Penal: parte especial: Vol. 3. 16. ed. ver. e atual. So Paulo: Saraiva, 2007.

LEI 9.099 de 26 de setembro de 1995.

Outras Referncias

http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia/doc.jsp?ref=ART+ADJ+%2700197%2 7&&b=ACOR&p=true&t=&l=10&i=10 Acesso em 23/04/2010

http://columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada/Resposta Acesso em 12/05/2010

Anda mungkin juga menyukai