Anda di halaman 1dari 201

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Raphael Gouvea Monteiro

Raphael Gouvea Monteiro

FUVEST
Vencendo a 1 fase

1 edio

So Paulo Edio do Autor 2010


1

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Raphael Gouvea Monteiro

2010, R&K Ltda.

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra poder ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia e gravao) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permisso da Editora.

Edio: Raphael Gouvea Monteiro Correo: Karen Maral de Jesus / Daniel M. S.

Revisado de acordo com a nova ortografia.

Apoio: Clube de Autores


3

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Raphael Gouvea Monteiro

Sumrio
Dedicatria, 7 Apresentao, 9 I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. Interdisciplinar, 13 Histria, 39 Portugus, 55 Ingls, 83 Geografia, 93 Biologia, 111 Qumica, 125 Matemtica, 143 Fsica, 169 Consideraes finais, 187
5

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Raphael Gouvea Monteiro

Dedicatria

Dedico este livro minha namorada, Karen, por ter me apoiado, incondicionalmente, neste projeto e em cada parte dessa criao, desde a capa at a correo, e tambm por ter me aturado nervoso, durante o perodo em que fiquei escrevendo, fazendo centenas de questes todos os dias. Obrigado por tudo... Sem voc este livro no existiria...

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Raphael Gouvea Monteiro

Apresentao
Antes de tudo, gostaria de agradec-lo por estar iniciando a leitura deste livro entre tantos outros que existem e abordam o mesmo tema. Voc tem um mundo inteiro de informaes, na internet, nos livros, entretanto, algo o levou ao encontro deste livro. Quero, tambm, dar-te os parabns pelo seu comprometimento com o conhecimento e com o objetivo de saber mais sobre a prova da FUVEST, o que pressupe que est almejando uma vaga na principal universidade do pas. Desde j, parabns! A ideia de escrever este livro surgiu de outro projeto que est em edio. FUVEST - Vencendo a 1 fase era na verdade um dos captulos do meu outro livro, no qual eu estava escrevendo dicas de como fazer a prova da FUVEST de forma mais rpida e eficiente. Entretanto, muitas pessoas leram meu captulo e o acharam muito interessante para ter apenas poucas pginas, portanto, tive a ideia de expandi-lo e transform-lo em um livro. Como estava dizendo, este livro tem a finalidade de ampliar sua capacidade de fazer provas, principalmente, da FUVEST. Tenho notado que muitas pessoas tm conhecimento mais do que suficiente para ingressarem em qualquer curso na Universidade de So Paulo, porm, em qualquer prova, no se mensura apenas a inteligncia da pessoa, mas tambm outros fatores como: rapidez de raciocnio, equilbrio emocional, leitura crtica, controle do tempo, conhecimento e muitos outros fatores.

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Neste livro, iremos fazer uma prova juntos, a prova de 2010 da primeira fase da FUVEST, questo por questo, mas com uma abordagem um pouco diferente da que ensinada nos colgios e cursinhos. Eu no sou seu professor, estou neste momento colocando-me no papel de seu amigo que pretende te dar algumas dicas. Acredito que voc j conhea muitas das tcnicas que ensinarei neste livro. Entretanto, tambm tenho certeza de que falarei muitas coisas das quais sero novidades para voc. Portanto, leia este livro sem compromisso, com o intuito de agregar algo novo em seu repertrio. Meu objetivo no te ensinar qumica, biologia, histria ou qualquer outra disciplina. Meu intuito te ajudar a melhorar seu desempenho e sua velocidade nas provas, ou seja, mostrar como voc pode usar seu conhecimento de forma mais eficiente. Se voc j faz mais de 90% em toda prova ou vestibular, feche este livro agora, pois, voc no precisa perder seu tempo. Mas se voc ainda no est neste patamar, vamos compartilhar nossas experincias. Acredito realmente que possamos aprender muitas coisas juntos. Muitas pessoas tm um timo conhecimento, porm, infelizmente, no sabem usar toda essa capacidade em prol de realizar uma excelente prova. Voc j deve ter percebido isso em alguns assuntos ou matrias. Por exemplo, voc sabe tudo sobre logaritmo, entretanto, no ltimo vestibular voc errou a questo sobre o tema. Vrios podem ser os fatores que contriburam com o seu erro, voc pode ter feito uma conta errada, ou no ter entendido o que a questo solicitava.

10

Raphael Gouvea Monteiro

Nosso objetivo no errar assuntos que sabemos, alm disso, nossa maior meta acertar o mximo de questes que pudermos e precisamos fazer isso no menor tempo possvel. Na verdade a unio perfeita para o vestibular rapidez e eficincia. Voc deve estar perguntando quem o autor desse livro? Meu nome Raphael, mas pode me chamar de Rapha. Estou fazendo questo de no falar muito sobre minha vida, pois no quero que voc leia este livro de forma tendenciosa. Tendencioso em que sentido voc deve estar se perguntando? Se eu te dissesse que passei em primeiro colocado no curso de medicina ou se eu dissesse que passei em ltimo colocado no curso com a menor nota de corte da FUVEST, concorda que isso faria toda a diferena em sua leitura? Portanto, no irei colocar meu currculo no livro, pois no quero que o autor torne-se mais importante que sua obra. Simplificadamente, sou um estudante como voc, j fui aprovado 3 vezes na USP, tambm j fui aprovado na Escola Paulista (UNIFESP) e tambm em concursos pblicos como o da Petrobras. Portanto, imagine-me como um amigo seu que j fez inmeras provas e quer compartilhar um pouco de conhecimento com voc. ltima coisa que precisamos conversar: sobre erros. Peo desculpas se voc encontrar algum erro neste livro, estou publicando-o de forma independente, no pela editora Abril, logo, no tenho corretores profissionais e muito menos uma equipe multidisciplinar trabalhando no meu livro para que ele saia perfeito. Portanto, se voc encontrar algo de errado em qualquer pgina do livro ficarei muito contente se voc me perdoar. No sou professor de portugus, sou um ser humano passvel de erros, mas prometo que fiz o meu melhor. Vamos deixar a conversa para l e vamos comear a prova...
11

FUVEST Vencendo a 1 Fase

12

Raphael Gouvea Monteiro

I.

Interdisciplinar

Estamos iniciando a prova V da FUVEST pelas questes interdisciplinares. Primeiramente, preciso de que voc leia com ateno todos os enunciados das questes com muita calma e, principalmente, com clareza. Seria maravilhoso se voc entrasse no site da FUVEST (www.fuvest.br) e baixasse a prova de 2010 que iremos fazer agora, assim voc no precisaria resolv-la aqui no livro, podendo depois emprestar, se quiser, este livro para algum amigo seu. Estou falando isso, pois vou precisar de que voc v grifando as partes importantes nos enunciados, caso no tenha a prova em mos voc ter que fazer aqui no livro mesmo. Enfim, fique vontade para fazer como achar melhor. Mas para conseguirmos obter uma boa comunicao entre mim (autor) e ti (leitor), precisamos criar um padro de anlise e de leitura das questes, com a finalidade de no perdermos tempo desnecessariamente: eu escrevendo coisas de que voc no precisa e voc, por conseguinte, lendo coisas inteis. Portanto, no incio serei mais didtico, porm no decorrer da prova do livro irei mais rapidamente para o cerne das questes. Combinado? Perfeito! Como j sabemos, a interdisciplinaridade no novidade, h anos notamos questes interdisciplinares nas provas, embora no com esse nome. H pouco tempo a FUVEST criou essa separao, incluindo-a, se que podemos chamar de disciplina na prova. Portanto, no tenha medo, o nome um pouco grande, mas as questes so teoricamente simples.
13

FUVEST Vencendo a 1 Fase

O legal deste tipo de questo que sempre se misturam duas disciplinas ou mais, por exemplo, histria e literatura. Essa fuso facilita nossa vida, pois podemos lembrar-nos de informaes tanto de uma quanto de outra disciplina para responder a questo. s vezes temos dificuldade em histria, entretanto, somos bons, por exemplo, em literatura o que facilitar a resoluo da questo. Vamos ao que interessa. Preparado? Vamos comear criando um padro que seguiremos, ao longo do livro, em todas as questes: 1 passo: vamos ler o texto juntos. 2 passo: vamos nos perguntar, do que se trata o texto? 3 passo: qual a pergunta? 4 passo: analisamos as alternativas... 5 passo: resolvemos o teste.

14

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 01 Assunto: Fome e Subnutrio

O texto fala sobre subnutrio e insegurana alimentar. Um assunto comum nos vestibulares. Acredito que voc um vestibulando dedicado tenha um timo conhecimento sobre o tema. No existe pergunta, temos apenas as alternativas para analisar tendo em vista o assunto abordado no texto. Vamos para as alternativas:

15

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra A: a alternativa afirma, basicamente, que a causa da fome a falta de terras agricultveis. Sabemos que isso no verdade. Se fosse assim, os pases com maiores dimenses territoriais teriam mais terras agricultveis, logo, menor taxa de subnutrio, o que no verdade. Obs.: tente sempre refutar o que afirma a alternativa, por exemplo: o Brasil tem terras agricultveis, mas ainda assim existe subnutrio no pas, logo, a alternativa est errada. Letra B: a alternativa afirma que a proporo de subnutridos inferior a 10%. Se no mundo temos, aproximadamente, 6,5 bilhes de pessoas, 1,02 no inferior a 10%, logo, esta alternativa no est correta. Letra C: vamos pular esta... Por que ser? Depois voc entender o lado didtico de pular esta alternativa... Vamos para a letra D. Letra D: esta alternativa um absurdo. Ela afirma que as consequncias da subnutrio podem ser revertidas na fase adulta. Quer dizer: crianas e adolescentes poderiam passar fome at seus 18 ou 21 anos, e isso no acarretaria em problema nenhum, desde que chegando fase adulta elas se alimentassem bem. Se fosse assim seria fcil resolver o problema... Letra E: esta afirma que o uso de organismos geneticamente modificados tem reduzido a subnutrio. Mais uma alternativa absurda, pois contradiz o texto, o qual afirma que em 2009 aumentou a insegurana alimentar. Se aumentou a subnutrio, como que estes organismos modificados esto ajudando? No faz sentido.

16

Raphael Gouvea Monteiro

Portanto, a resposta correta a alternativa C, que cita as principais causas da subnutrio: disparidades econmicas, pobreza, guerras e conflitos.

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil.

Eu pulei a alternativa C para poder explicar todas as outras, mas se voc estivesse na FUVEST fazendo a prova, quando chegasse letra C voc j a marcaria como certa e poderia pular para a prxima questo sem precisar ler as alternativas D e E. Tem alunos/as que se sentem inseguros/as e acabam no fazendo isso. Se voc quiser, leia superficialmente as letras D e E, confirme e v para a prxima questo. Mas lembre-se de que voc est correndo contra o tempo. Abaixo, estou colocando a imagem da mesma questo grifada por mim. Note que grifei algumas informaes que achei importantes e pertinentes para a resoluo. Voc deve ter grifado outras coisas, algumas iguais e outras diferentes, pois cada pessoa tem um ponto de vista sobre o que ou no importante, mas isso relativo. O importante grifar o que para voc essencial.

17

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Se voc prestou mais ateno ainda, percebeu tambm que eu risco as palavras que esto erradas em cada um dos itens, por exemplo, na alternativa A, risquei falta de terra agricultvel, pois esta expresso est incorreta. No deixe de fazer esse tipo de marcao na prova, isso facilita a visualizao do que est errado na questo e evita releituras desnecessrias. Muitas pessoas dizem que a prova fica feia, toda riscada, mas o que voc prefere: ficar com a prova feia e passar na USP, ou prefere ter a prova arrumadinha e organizada, no passar na mesma e ter que fazer cursinho? Esse esquema de riscar o que est errado facilita muito na hora da releitura, pois em muitos momentos voc ficar em dvida entre duas alternativas, por exemplo, A e D. Com essa marcao ficar mais fcil e principalmente mais rpido para decidir entre A ou D. Ou ento, depois de ler a questo inteira
18

Raphael Gouvea Monteiro

voc se perguntar: por qual motivo a alternativa A estava errada mesmo? Assim voc perder muito tempo lendo a mesma alternativa que j leu... Lembre-se: enquanto voc se perdeu na leitura e est lendo a questo pela segunda vez, teve gente que s leu at a letra C e j est na questo 02. No final da prova, todo mundo permanece na porta do local do exame especulando sobre como os outros foram, e o que acharam da prova. Todos ns, sempre, perguntamos: e a o que achou da prova? Fcil ou difcil? Deu tempo para fazer todas as questes? Tenho certeza de que voc escuta a grande maioria dos estudantes dizendo que no deu tempo para fazer a prova completa. Entretanto, um grupo pequeno diz que terminou a prova tranquilamente. No preciso dizer que muita gente perdeu muito tempo lendo 3 vezes a mesma questo. Portanto, no perca tempo... Leia e faa as questes com organizao, rapidez e eficincia, para que voc consiga terminar sem precisar chutar questes por falta de tempo.

19

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 02 Assunto: Obesidade (IMC)

Vamos fazer o mesmo esquema que fizemos na questo anterior: ler o enunciado, ver o assunto que a questo traz tona, grifar as informaes importantes e por fim analisar os itens. Esta questo faz algumas afirmaes e voc deve analisar quais esto corretas.
20

Raphael Gouvea Monteiro

O texto fala sobre IMC ndice de massa corporal. S de ler a palavra IMC, um bom vestibulando voc leitor j deveria saber a frmula que calcula esse ndice, porm, se voc no se lembrasse, no teria problema. Pensando nisso a FUVEST explicou o ndice e, alm disso, citou a frmula, para calcular o IMC, no enunciado. Prosseguindo com as alternativas: Item I: este item quer que voc calcule o IMC de um determinado indivduo. Mas tenha calma! No vamos fazer essa conta ainda. Ento, deixe este item em aberto e vamos para o prximo... Se precisar calcularemos... Item II: este item afirma que uma estratgia para se diminuir a obesidade aumentar a altura mdia dos indivduos. Olha que soluo fantstica que o examinador prope: se voc est gordo, aumente ento alguns centmetros e voc volta a ser esbelto... Se fosse assim eu j teria uns 4 metros de altura. Brincadeiras parte, todos ns sabemos que no se pode aumentar nossa altura por meio de exerccios fsicos, osso no como msculo que cresce mediante treino, portanto o item II est incorreto. Vamos eliminar as alternativas que tm o item II como correto. Eliminamos as letras (b) e (d). Item III: como voc notou, a tabela apresenta trs nveis de obesidade. Este item prope que s seria considerado obeso quem tivesse o IMC maior que 40, e afirma que isso poderia diminuir os problemas de sade pblica. Evidente que isso no verdade, j que os problemas causados pelo excesso de peso no deixariam de aparecer para uma pessoa com o IMC 39. Item

21

FUVEST Vencendo a 1 Fase

incorreto tambm. Vamos eliminar as alternativas que tm o item III como correto. Eliminamos as letras (c) e (e).

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

Obs.: preciso fazer uma ressalva sobre mdias e ndices. Fico imaginando uma pessoa com o IMC 29,95. Quer dizer, caso ela engorde 100 gramas, ela muda de sobrepeso para obesidade. Voc percebe o que 100 gramas podem mudar na vida de uma pessoa... Estou fazendo uma brincadeira para criticar esses padres e mdias. Porm vamos prosseguir com as anlises... Voc percebeu que no precisamos fazer a conta do item I para saber que estava correto. Com isso ganhamos segundos preciosos na prova. E utilizando esse tipo de artifcio que algumas pessoas conseguem fazer todas as questes e terminar a prova dentro das 5 horas. Lembre-se da conversa (ps prova) na porta do vestibular... Voc quer estar de que lado da estatstica? Dos muitos que tentam ou ao lado dos poucos que conseguem? Tem muita gente que me diz assim: Ah Rapha!!! Eu tenho medo de fazer essas coisas... Isso me d insegurana... O que eu posso dizer quando escuto esse tipo de afirmao? Tudo bem... Faa a conta ento.

22

Raphael Gouvea Monteiro

Entretanto, perceba que ao fazer a conta, a pessoa corre o risco de, sem querer, errar o clculo e achar que aquele item errado. Baseando-se no item I errado, a pessoa pode criar argumentos para validar algum dos outros itens restantes. Vai que a pessoa se lembre de uma reportagem da Discovery Health que alguns orientais esto fazendo uma cirurgia para aumentar sua estatura. Aconteceria o que chamo de propagao do erro e, consequentemente, a pessoa erraria o teste. Uma coisa que posso dizer : quanto menos conta voc fizer na prova da FUVEST melhor voc est indo. Na hora da prova estamos ansiosos, com medo e cansados, sinceramente falando, isso aumenta a probabilidade de erros banais. Enfim, deixo a seu critrio o que voc achar melhor, no caso, fazer ou no a conta. Mas tenho uma soluo interessante: faa do meu jeito, portanto, no faa a conta... Se voc fizer isso em todas as questes que puder, acredite em mim, no final da prova ter alguns minutos sobrando, pois afinal de contas voc ganhou vrios segundos em cada questo, segundos estes que se transformaram em minutos livres no final da prova. Agora, depois de ter resolvido a prova inteira, voc pode voltar at a questo do IMC e fazer aquela conta do item I, para assim ratificar que o item est correto. Dessa forma voc ganha tempo e sai da prova seguro de que no fez besteira. Lembre-se de que a FUVEST um vestibular muito bem elaborado, logo, no quer que seus alunos fiquem fazendo contas desnecessrias. A universidade quer selecionar candidatos confiantes, inteligentes e rpidos e no candidatos inseguros, repetidores de ideias e lentos...

23

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Abaixo est a imagem da mesma questo s que com as minhas anotaes:

A partir de agora s colocarei a imagem da questo grifada como essa acima, apenas quando iniciarmos uma nova disciplina. Isso uma forma de diminuir o nmero de pginas deste livro e tambm no se tornar algo repetitivo e cansativo, pois em determinado momento voc j estar cansado de ver como eu grifo minhas questes.

24

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 03 Assunto: Evoluo Dos Seres Vivos - Metamorfose

Vamos fazer como nas outras questes... Ao analisar a gravura, j percebemos que estamos lidando com uma imagem bem criativa, porm um pouco confusa. Temos hexgonos, que parecem compor uma colmeia, e desta, saem possveis abelhas que se transformam evolutivamente em, talvez pssaros e, por conseguinte, em peixes. Aparentemente isso, bem subjetiva a gravura, enfim, vamos para as alternativas:

25

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Item I: este item afirma que pentgonos podem substituir os hexgonos da figura. Isso no verdade, pois sabemos que cada ngulo interno do hexgono forma um ngulo de 120, enquanto que os pentgonos formam um de 108, portanto, no h como colocar um ao lado do outro e recobrir todo o plano sem sobreposio. Item errado. Eliminamos as letras (a) e (d). Item II: teoricamente temos uma abelha na gravura e as abelhas passam por metamorfose, portanto, o item est correto. Eliminamos a letra (c). Item III: este item est incorreto, pois da esquerda para a direita no observamos o processo evolutivo. Na gravura percebemos o que teoricamente so aves esquerda dos peixes, o que incorreto. Logo, item errado.

Resposta da questo: B Dificuldade: Mdia. A questo, teoricamente, no difcil, mas pela subjetividade da gravura, que pode ter enganado muitos candidatos, principalmente, em um momento de estresse por estar fazendo a prova da FUVEST.

26

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 04 Assunto: Escala Richter - Logaritmo - pH

A partir de agora, no falarei mais para lermos a questo e nem para voc grifar as partes importantes, vamos direto ao assunto para no perdermos tempo com formalismos desnecessrios. A questo trata de assuntos interessantes: escala Richter e pH. So assuntos bem conhecidos e corriqueiros em provas, principalmente, pH. Os dois assuntos esto na mesma questo, pois ambos usam logaritmo em seus clculos. Portanto, vamos aos itens:

27

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Item I: correto, pois sabemos que todo log. um expoente. Eliminamos as letras (b) e (c). Item II: correto, basta fazer um simples clculo para saber que est certo. Eliminamos as letras (a) e (e). J chegamos alternativa correta, no precisamos ler o item III. Caso no tenha se esquecido, j conversamos sobre isso. Qualquer coisa, no final da prova, volte e confirme o item III desta questo. Item III: pula!

Resposta da questo: D Dificuldade: Dizer que uma questo fcil ou difcil bem subjetivo. Pois o que fcil para mim pode ser difcil para voc ou vice-versa, porm preciso criar um padro. Na verdade irei medir todas essas questes pela minha rgua, espero que tenha entendido o que eu quis dizer. Portanto, posso dizer que essa uma questo de dificuldade mdia.

28

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 05 Assunto: Dimenses - Qumica e Biologia

Est uma questo bem interessante e tem por objetivo dimensionar partculas e sistemas microscpicos. Precisaremos apenas de bom senso para respond-la. Ela pede que coloquemos em ordem crescente (no se esquea de grifar o CRESCENTE) as seguintes entidades: Cromossomo (C) / Gene (G) / Molcula de gua (M) / Ncleo de Hidrognio (N) e Partcula (P) Neste tipo de questo no precisamos analisar alternativa por alternativa, pois primeiro voc precisa saber a ordem correta dos itens para depois coloc-los na sequncia pedida, porm, podemos utilizar algumas anlises e eliminar mais rapidamente as alternativas. Acompanhe: Um cromossomo um conjunto de genes certo? Portanto, C > G. Vamos procurar as alternativas em que C < G e elimin-las.
29

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Procurou? S podemos eliminar a alternativa D. Que pena... Continuemos: Uma molcula de gua contm dois tomos de hidrognios em sua frmula, portanto, (M) > (N). Vamos para as alternativas novamente... Eliminamos a alternativa E agora, correto? Vamos fazer outra anlise, uma partcula igual ao ncleo do elemento Hlio, que maior que o Hidrognio, logo, (P) > (N). Eliminamos agora a alternativa B. Estamos ento entre A e C. ltima anlise, o que maior, uma partcula ou uma molcula de gua? (M) > (N).

Resposta da questo: A Lendo parece que a questo ficou demorada, ou at mesmo difcil, mas isso porque estou explicando passo a passo como voc analisa cada tipo de questo. Precisei de uma pgina para te explicar apenas uma linha de raciocnio: C > G / (M) > (N) / (P) > (N) /(M) > (N). Voc no demoraria mais de 20 segundo para fazer o mesmo. Entretanto, quero analisar o espectro mais amplo desta questo, mas para isso preciso confessar que errei este teste no dia da prova... Tudo bem vai, pode me chamar de burro... Vou explicar sucintamente o que me fez errar esta questo, assim aproveite para nunca cometer o mesmo erro que o meu. Aprender com os erros dos outros sempre mais interessante...

30

Raphael Gouvea Monteiro

No sei se voc percebeu, mas o ncleo de hidrognio identificado pela letra (N) e no (H) como seria de esperado... Logo, na hora de analisar a questo eu no li a mesma por inteiro, apenas olhei para o (N) e presumi que era nitrognio... Pedantismo meu... Porm, estou aqui humildemente me expondo a crticas, justamente para que voc no cometa o mesmo erro que eu: desdenhar da questo. Todo erro no deve ser punido, o que deve ser punido a reincidncia do erro. Dificuldade: fcil. Sem mais comentrios... Questo 06 Assunto: Coordenadas Geogrficas

31

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Esta questo foi, com certeza, a mais complicada das interdisciplinares, pois esta contempla a anlise de referencial em relao s coordenadas geogrficas. A complicao desta questo est no sentido usual da expresso para baixo, que significa em direo terra e para cima, em direo ao cu. Portanto, fazendo uma anlise mais simplista, pois no o propsito deste livro ensinar as disciplinas, mas sim, utilizar de forma mais eficiente todo o seu conhecimento, j anteriormente, adquirido em aula. Ao ler as alternativas, voc percebeu que vrias afirmam que Mafalda est de cabea para baixo, o que no verdade. A alternativa que apresenta melhor coerncia a letra E, pois afirma justamente que Mafalda no teria razo para afirmar que est de cabea para baixo. Resposta da questo: E Dificuldade: posso dizer que esta uma questo difcil. Aparentemente parece ser uma questo fcil, mas na hora da prova confunde os candidatos. Conheci pessoas que fizeram 82 e 84 pontos na FUVEST desse ano que erraram esta questo. Portanto, considero-a como difcil pelo alto ndice de erro que a questo apresentou.

32

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 07 Assunto: Cronologia da Terra

Esta, indubitavelmente, uma questo clssica em provas, s o ENEM j fez esta mesma pergunta umas 20 vezes. Brincadeiras a parte, vamos fazer uma nica conta para resolver esta questo: O enunciado afirma que a terra tem 4,6 bilhes de anos e a questo quer colocar esta escala de bilhes de anos dentro de uma escala de 365 dias. Vamos ento fazer uma simples regra de trs: se 4,6 bilhes de anos est para 365 dias, portanto 1 dia tem: X anos...
33

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Faa a conta, veja se chegou a, aproximadamente, 12 milhes de anos. Isso o que cada dia de nossa nova escala representa em relao realidade. bem difundido que o homem moderno existe h cerca de 200 mil anos. Portanto, a alternativa correta a letra E. Percebeu que no foi preciso lembrar-se da data em que ocorreu a Revoluo Neoltica, ou que caiu o imprio Romano. Todos esses acontecimentos so extremamente recentes se comparados com a idade da terra.

Resposta da questo: E Dificuldade: podemos dizer que uma questo fcil, talvez mediana para algumas pessoas.

34

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 08 Assunto: Interpretao - Agrotxico

Esta questo fala sobre a chamada Lei do Agrotxico. uma questo claramente de portugus, pois se trata da anlise de rtulos com enunciados imprecisos que possam induzir o consumidor. A frase: Cuidado, este produto pode ser txico, cria o pressuposto de que a toxicidade do produto seja uma possibilidade.

35

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra A: absurda, pois afirma que a toxidade no depende da composio do produto, o que totalmente errado. Letra B: pula. Perceba que j poderamos parar por aqui. Letra C: afirma que a expresso pode ser elimina o sentido de pode no ser, o que no verdade. Letra D: esta alternativa a melhor das erradas, mas ainda traz uma impreciso. A toxicidade dos agrotxicos no se manifesta, ela existe ou no existe. Letra E: afirma que a segurana do manuseio dos agrotxicos elimina sua toxidade. Quer dizer, se estou manuseando corretamente, a toxidade do agrotxico desaparece. No faz sentido.

Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

36

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 09 Assunto: H1N1 - Combinatria

Esta questo encerra o bloco das questes interdisciplinares. Um teste que mistura conhecimentos de matemtica e biologia, por sinal, um assunto muito atual, pois se trata do vrus Influenza (H1N1) muito discutido ao longo do ano. Como todos os outros testes, vamos ler o enunciado e vamos analisar os itens. Item I: se so 16 tipos de protenas codificadas de (H), e 9 tipos de protenas de (N), sero possveis 144 combinaes possveis de protenas e no apenas 25 como afirma o item. Muitas pessoas na hora do nervosismo marcam este item como correto,
37

FUVEST Vencendo a 1 Fase

pois 25 um nmero plausvel para leigos, mas uma anlise simplista, pois na verdade deve-se multiplicar e no apenas somar os tipos de genes. Eliminamos as letras (a), (b), (c) e (e). Olha que fantstico, no vamos precisar analisar os itens II e III. Posso dizer que a FUVEST errou na formulao deste teste, popularmente dizendo, errou a mo nesta questo, pois com o primeiro item voc j acerta a questo. No precisamos voltar quele mesmo e velho assunto sobre pular itens ou alternativas. Se voc sabe o motivo da multiplicao ser o correto ao invs da soma, no tem por que ficar com medo de pular os itens. Porm, para voc que ainda fica com receio, quero dizer que uma pessoa corajosa no aquela que no tem medo, mas sim aquela que enfrenta o medo. Isso ter coragem, portanto corajosamente vamos para o prximo teste.

Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

38

Raphael Gouvea Monteiro

II.
Questo 10 Assunto: Roma - Autocracia - Jlio Csar

Histria

Normalmente, a primeira questo de histria de qualquer prova da FUVEST , quase sempre, sobre Grcia e/ou Roma. O teste fala sobre o tipo de governo que Jlio Csar exercia. Note que a resposta proveniente de uma anlise imediatista, portanto ou voc sabe ou no sobre o assunto, porm vamos traduzir as alternativas para melhorar a visualizao. Letra A: teocracia a forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, exercida por seus representantes na Terra. Letra B: democracia representa a soberania popular. Letra C: aristocracia a forma de governo em que o poder exercido apenas por pessoas privilegiadas

39

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra D: burocracia a administrao da coisa pblica por funcionrios. Letra E: autocracia um Governo dum prncipe, com poderes ilimitados e absolutos. Traduzindo as alternativas de acordo com as definies de cada tipo de governo tornou-se mais fcil saber que a resposta correta a letra E. Voc poderia ter analisado isso de acordo com o radical de cada palavra, por exemplo, sabemos que cracia significa governo, e Teo significa Deus e assim por diante. Como eu havia prometido no incio do livro, coloquei abaixo a mesma questo, mas agora j grifada.

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

40

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 11 Assunto: Idade Mdia - Feudalismo - Corveia

Depois de ler a questo voc j deve ter grifado a palavra mais importante do enunciado: corveia. Prefiro nem me delongar nesta questo, pois meu papel aqui no o de ensinar histria. Corveia uma das obrigaes dos camponeses (servos) perante seus senhores, logo, a alternativa correta a letra D.

Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

41

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Mais uma vez colocarei uma questo grifada, mas apenas para ilustrar que s vezes com uma ou duas palavras importantes voc j resolve o teste.

Questo 12 Assunto: Jesutas

42

Raphael Gouvea Monteiro

Esta questo aborda o assunto sobre os jesutas, um bom aluno sabe que este grupo fora responsvel pela catequizao, com a introduo em sua cultura de princpios cristos, alm disso, tambm fora responsvel pelo ensino bsico. Portanto, vamos procurar por isso nas alternativas: Letra A: escolas de arte? No. E tambm no foram os jesutas que desenvolveram o barroco. Letra B: tambm no tem nada a ver com princpios humanistas dos nativos, afinal de contas, os ndios trabalhavam para os jesutas. Letra C: correta. Poderamos ir para a prxima questo, mas vamos terminar... Letra D: o objetivo deles era a catequizao, logo, no era o de preservaram culturas indgenas. Letra E: jesutas no eram responsveis por fazer acordos polticos e diplomticos. Note, no uma questo difcil, mas uma questo que pode confundir um pouco.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia.

43

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 13 Assunto: Minerao

Esta uma questo clssica: o que aconteceu com todo o ouro que existia no Brasil? Voc deve ter em mente que praticamente industrializamos a Inglaterra. Isso ocorreu devido ao Tratado de Methuen (1703), por causa deste acordo, a coroa portuguesa passou a ter constantes dficits comerciais: enquanto Portugal vendia vinho aos ingleses, a Inglaterra vendia produtos manufaturados e de maior valor para os portugueses, e o que compensava este dficit era o ouro do Brasil. Quer dizer: o ouro no ficou para os portugueses e muito menos para os brasileiros, mas sim para os ingleses. Vou comentar algumas palavras das alternativas, mas de forma bem sucinta. Letra A: no ocorreu ruptura, mas sim conflitos.

44

Raphael Gouvea Monteiro

Letra B: perfeita! No preciso te lembrar do que poderamos fazer agora... Letra C: no tem nada de exclusivo com a Frana, mas sim com a Inglaterra. Letra D: tambm no tem a ver com contrabando. Letra E: ficar sem o ouro no possibilita acordo nenhum com a Holanda.

Resposta da questo: B Dificuldade: mdia. Questo 14 Assunto: Despotismo Esclarecido - Reformas

O teste afirma que Carlos III implantou profundas reformas. No fique desesperado, pois voc no estudou nada

45

FUVEST Vencendo a 1 Fase

sobre as reformas na Espanha, acredito que quase ningum tenha estudado esse assunto to especfico. Vamos analisar o macro da questo. Note que existe um perodo no enunciado: entre 1759 e 1788. Isso est ocorrendo no sculo XVIII, logo, no estamos mais conversando sobre a Espanha, mas sim sobre Iluminismo. Um rei fazendo reformas no sculo XVIII, s pode estar falando sobre Despotismo Esclarecido. o ltimo sopro de sobrevivncia da monarquia. Uma forma que alguns dspotas encontraram para prolongar seu poder. Porm, a FUVEST, em vez de colocar uma questo sobre Pombal, preferiu colocar uma sobre a Espanha para dar uma confundida, porm o assunto o mesmo. Vamos para as alternativas ento: Letra A: est a alternativa correta, apesar de parecer um pouco desptica demais em vez de ser mais esclarecida... Letra B: no tem nada de valorizar a indstria, apenas a Inglaterra estava envolvida com o processo de industrializao, conforme j conversamos na questo anterior. Letra C: tambm no tem a ver com a separao entre igreja e estado, mas acredito que muita gente tenha marcado esta alternativa. Letra D: nada de reestruturao indgena. Letra E: a escravido j existia, ento no tem nada a ver com permitir a escravido. Resposta da questo: A Dificuldade: difcil.
46

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 15 Assunto: Revoluo Pernambucana

A questo faz uma anlise sobre a Revoluo Pernambucana. Mais uma vez quero que voc preste ateno data (1817). No estou dizendo que quanto mais datas o aluno souber, mais conhecimento sobre histria o aluno tem. Saber histria no saber datas, mas sim saber relacionar eventos e, principalmente, ter conscincia do quanto o passado influencia o presente e tambm influenciar o futuro.

47

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Gostaria de fazer uma ressalva em relao s datas. Muitos professores afirmam que no necessrio decorar datas, concordo plenamente, pois nenhum vestibular perguntar quando ocorreu a Inconfidncia Mineira, porm, acredito que todo estudante precisa ampliar o espectro de importncia das datas, pois elas representam um magnfico instrumento de contextualizao. Ter uma noo aproximada das datas ajuda muito nas questes de histria, por exemplo, nesta questo, o enunciado aponta para a data de 1817. Sabemos que a independncia do Brasil ocorreu em 1822, portanto, nada mais justo que qualquer revoluo no perodo anterior independncia, almeje-a, como tambm, o fim da monarquia e a instalao de um governo republicano e liberal. Portanto, baseando-se nessas informaes a alternativa que trata exatamente destas anlises a letra D. Lembre-se da importncia das datas...

Resposta da questo: D Dificuldade: mdia.

48

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 16 Assunto: Capitalismo - Burguesia

Mais uma vez precisamos retirar dos enunciados o maior nmero possvel de informaes. Acredito que voc tenha grifado a expresso: avano da economia do capitalismo. A questo quer saber a que ordem social e ideias e credos o texto se refere. Que ordem social tem a ver com o capitalismo? Sem dvidas: a burguesia. E inerente aos burgueses esto ideias liberais. Acredito que no precisamos comentar alternativa por alternativa, at mesmo para no nos cansarmos, eu de escrever e voc de ler. Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

49

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 17 Assunto: Interpretao - Manifesto Antropofgico

No Manifesto Antropfago (1928), Oswald de Andrade prope uma crtica cultura europeia, em outras palavras, uma valorizao da cultura nacional. Isso fica claro no enunciado quando observamos a expresso: Sem ns.... Vamos s alternativas ento: Letra A: no tem nada a ver com o impressionismo. Letra B: no est criticando a Revoluo Francesa. Letra C: perfeita! Letra D: no faz referncia ao socialismo. Letra E: tambm no tem a ver com a cultura norte-americana. Precisamos ter um pouco de bom senso para perceber algumas coisas sobre a prova da FUVEST. Se a instituio quisesse fazer uma pergunta sobre o impressionismo, provavelmente teria alguma coisa falando sobre um quadro de Monet. Da mesma forma, se a FUVEST quisesse perguntar algo
50

Raphael Gouvea Monteiro

sobre socialismo ela colocaria uma brilhante questo sobre Marx.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia. Questo 18 Assunto: Redemocratizao

A questo quer saber sobre as mudanas econmicas a partir da redemocratizao do Brasil (1985). Sabemos que o perodo ps-ditadura militar, incio da abertura econmica e tambm da incluso do Brasil na poltica neoliberal. Ento, na verdade, a questo sobre neoliberalismo.

51

FUVEST Vencendo a 1 Fase

No sei se voc percebeu, mas a FUVEST mascara os assuntos, quando voc acha que uma coisa, na verdade sobre outra coisa mais simples. Letra A: no devemos excluir produtos agrcolas das exportaes, isso no bom para a economia do pas. Letra B: correta. Privatizao de empresas estatais o que melhor representa o perodo neoliberal. Lembre-se do tempo... Letra C: o perodo de abertura econmica, portanto, proteger a indstria nacional no estava em pauta. Letra D: a questo no tem nada a ver com reforma agrria. Letra E: o mercado africano definitivamente no o foco das exportaes do Brasil.

Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

52

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 19 Assunto: Apartheid

frica assunto certo na prova da FUVEST. Toda vez que escutamos o nome de Nelson Mandela automaticamente nos lembramos da poltica segregacionista chamada de: apartheid.

53

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Nesta questo no precisamos comentar alternativa por alternativa, pois apenas as alternativas A e C falam sobre apartheid. Porm, a alternativa A deixa dvidas, pois na poca da eleio de Mandela, na verdade, j tinha sido abolido (em 1991) o apartheid durante o governo de Frederik de Klerk. Resposta da questo: A Dificuldade: difcil. Apenas pela impreciso da alternativa.

Fazendo uma ressalva, no preciso dizer que errei esta questo no dia da prova. Se o apartheid fora abolido em 1991. Pela minha lgica simplista, em 1994, o objetivo seria ampliar esta conquista como contempla a alternativa C. Observamos tambm que a alternativa A tem a seguinte expresso: ento vigente o que significa que ainda existia apartheid em 1994... Enfim, uma pequena impreciso, mas que no atrapalhou o conjunto da obra.

54

Raphael Gouvea Monteiro

III. Portugus
Antes de tudo, precisamos combinar um esquema para ganharmos tempo na prova de portugus e, principalmente, resolvermos as questes com maior eficincia. Normalmente temos um texto e um nmero X de questes referentes ao texto. Portanto, vamos combinar uma coisa: antes de ler o texto, primeiro iremos ler todos os enunciados das questes referentes ao texto. Por exemplo: o primeiro texto da prova de portugus serve de base para as questes 20 e 21. Vamos parar aqui, ler os enunciados e grifar o que importante. Irei fazer essa primeira vez com voc, passo a passo. Mais tarde explicarei os benefcios dessa tcnica. Vamos l... Eu preciso de que voc ainda no resolva as questes, mas apenas depreenda do que se trata e qual a pergunta efetivamente de cada teste. Grife o que importante. Faa isso com as duas questes (20 e 21) Abaixo coloquei a imagem das questes grifadas.

55

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Ento, j sabemos, por meio desta leitura rpida, que a questo 20 quer saber em qual trecho do texto apresenta linguagem informal. Enquanto que a questo 21 quer saber que tipo de relao estabelece determinado conectivo citado. Perfeito! Agora j sabemos o que procurar no texto: marcas de informalidade e anlise do sentido da conjuno. Agora sim, voltemos para o texto e podemos ler de forma mais direcionada. No se esquea de grifar no texto a conjuno que foi pedida na questo 21.

56

Raphael Gouvea Monteiro

Agora que voc leu o texto de forma mais focada, buscando as informalidades e analisando melhor o trecho que apresenta a conjuno determinada, vamos ento resolver as questes. Porm, voc deve estar se perguntando o motivo desta tcnica. Vamos desenvolver um raciocnio juntos. Se voc fosse fazer a prova normalmente, primeiro voc leria o texto. Depois voc iria para a primeira questo que quer saber sobre linguagem informal. Ento, para no se sentir inseguro voc leria novamente o texto, agora buscando marcas da informalidade, ento voltaria para a questo e responderia o teste. Depois voc iria para a prxima questo, que pede a relao de sentido da conjuno, novamente voc voltaria ao texto procurando agora a conjuno e a relao de sentido que ela apresenta. Se voc no percebeu, voc teria que ler o texto trs vezes para responder duas questes. o que falamos no incio do livro sobre a conversa na sada do vestibular. Muitas pessoas reclamam que no deu tempo de acabar a prova e tiveram que chutar algumas questes. Se todo texto da prova voc parar para l-lo trs, realmente voc ter que deixar de ler algumas questes para compensar. No existe tempo para ficar desperdiando com leituras desnecessrias.

57

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Quando voc antecipa a leitura do enunciado das questes, voc j foca no que precisa e no em outras coisas, desnecessrias para o momento, do texto, economizando assim um tempo precioso. Espero que eu tenha me feito entender corretamente. Acredito que j falamos muito dessas duas questes, vamos ento marcar as alternativas corretas e prosseguir com a prova... Questo 20 Assunto: Linguagem Informal

Diante de tudo que j conversamos, no irei comentar alternativa por alternativa, mas apenas a letra E, pois a correta. Note que a frase apresenta uma mistura de pronomes de 2 (te) e 3 (seu) pessoas. Isso tem um nome bonito: quebra da uniformidade de tratamento.

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

58

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 21 Assunto: Interpretao - Relao de Concesso

Tambm no iremos nos delongar neste teste. Porm, quero ensinar um esquema: toda vez que a FUVEST quiser saber sobre anlise de sentidos ou relaes, experimente substituir a expresso por uma j conhecida por voc, por exemplo, troque o conectivo se bem que pelo conectivo mas... Como ficou? No combinou... Experimente agora o, embora... Este ficou perfeito, correto? Embora uma conjuno concessiva, portanto, alternativa C a resposta.

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil. Vamos agora para o prximo texto, no se esquea de fazer o mesmo esquema que combinamos. Acredito que agora voc perceber melhor a economia de tempo, pois o prximo texto maior e serve de base para, no apenas duas, mas sim, quatro questes.

59

FUVEST Vencendo a 1 Fase

S para confirmar se voc realmente leu os enunciados das quatro questes, vamos ento alinhar nossa leitura: Questo 22: personificao. Questo 23: ambivalncia de expresso. Questo 24: silepse. Questo 25: ironia.
60

Raphael Gouvea Monteiro

Vamos analisar uma sutileza: trs das quatro questes so sobre figuras de linguagem e uma sobre anlise de ambivalncia de expresso. Baseando-se nisso, acredito que uma leitura superficial do texto j mais do que suficiente, pois as questes no tm, efetivamente, muito a ver com a interpretao do texto. A nica parte do texto, que precisar de maior ateno contempla o trecho que apresenta a expresso coletividade democrtica. Vamos ento s questes: Questo 22 Assunto: Figuras - Personificao

Sabemos que personificao uma figura de linguagem que atribui caractersticas humanas seres inanimados. Baseando-se nisto, apenas com uma breve visualizao do texto, voc percebe que a palavra mormao no texto aparece com letra maiscula e ganha aparncia de um velho que pegava crianas. No s a palavra mormao, mas tambm, clamor pblico e severo, todas foram personificadas. Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.
61

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 23 Assunto: Duplo Sentido - Ambivalncia

Acredito que voc tenha dado maior ateno ao trecho em que a expresso coletividade democrtica foi citada. Neste perodo voc percebeu que para o autor do texto a democracia tem alegres incmodos, mas tambm duvidosos encantos. Esta ambivalncia, ou melhor, este paradoxo de ser bom e ruim ao mesmo tempo foi tambm relatado na alternativa B com a frase do poltico ingls (W. Churchill).

Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

62

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 24 Assunto: Figuras - Silepse

Particularmente, adoro a prova da FUVEST, pois a instituio privilegia questes inteligentes e no apenas pura decoreba. Note que ao trazer um assunto no to frequente como a figura de linguagem (silepse), a FUVEST sabe que nem todos os alunos estudaram especificamente esta figura, portanto, a primeira faz questo de trazer a conceituao no enunciando. Portanto, ao ler a questo voc percebe que silepse o que chamamos de concordncia ideolgica. Vamos buscar nas alternativas: Letra A: no tem nada de concordncia ideolgica nesta letra. Letra B: tambm no tem. Letra C: perceba que aqui parece ter algo diferente. A forma verbal fomos est na primeira pessoa do plural, o que no combina com a expresso os do meu grupo, pois agora estamos em terceira pessoa do plural. Isso nada mais do que um recurso estilstico que cria o pressuposto de que o narrador est entre os alojados.

63

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra D: tambm no tem nada a ver com silepse. Letra E: tambm no.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia. Apenas por se tratar de uma figura no muito comum nos vestibulares. Questo 25 Assunto: Ironia

Esta uma questo muito legal. Lendo a frase que consta no enunciado torna-se clara a ironia da frase. Vamos ento analisar as alternativas:

64

Raphael Gouvea Monteiro

Letra A: o recurso expressivo no produz incoerncia. Letra B: tambm no tem nada a ver com linguagem regional. Letra C: no tem nada de nonsense. Letra D: correta. Afirma o que conversamos acima sobre ironia. Letra E: tambm no tem a ver.

Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

65

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Acredito que j tenha se tornado um hbito para voc ler primeiro os enunciados para depois ler o texto, certo? Ento vamos ao teste: Questo 26 Assunto: Sequncia Temporal do Texto

O teste sucinto e simples, quer saber apenas a sequncia temporal estabelecida por algumas expresses no texto. Vamos procurar algumas expresses que tm denotao de tempo e responder a questo. A letra A a nica que apresenta trs expresses nitidamente temporais. Portanto, a alternativa correta, sem mais delongas, vamos ganhar tempo e ir para a prxima.

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

66

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 27 Assunto: Figuras - Zeugma

A questo afirma que no trecho citado fica subentendida uma palavra, que a palavra anatomia. Voc no precisaria entrar no mrito de que existe um pronome demonstrativo anafrico, que retoma a palavra anatomia. Independente de saber isso, voc precisa encontrar uma frase que de alguma forma tambm oculte uma palavra j citada, o que na verdade representa o que chamamos de zeugma. Se voc percebeu, a nica alternativa que tem uma palavra subentendida como afirma o enunciado a alternativa E. Note que at mesmo o uso do com crase se repete. Na alternativa o retoma o trecho concentrao de poluentes. Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.
67

FUVEST Vencendo a 1 Fase

A partir de agora iremos encontrar o bloco de questes de literatura, no qual, a maioria das perguntas tm o foco na anlise das obras da lista dos nove livros solicitados.

Neste primeiro texto temos duas perguntas sobre o livro: Dom Casmurro de Machado de Assis. Vamos fazer aquilo que combinamos... Questo 28: fala sobre agregado. Questo 29: sentido metafrico. Mais uma vez talvez o texto no seja nosso melhor amigo, pois uma das questes sobre o uso da metfora e outra sobre a personagem (Jos Dias).
68

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 28 Assunto: Literatura - Comparao - Dom - Agregado

Quando o narrador afirma que Jos Dias sabia opinar obedecendo, torna-se claro que Jos Dias na posio de agregado tinha suas opinies, tentava ser influente, porm sem nunca desagradar D. Glria. Vamos para as alternativas: Letra A: o trecho no tem nada a ver com ser ou no autodidata. Letra B: o que a Alopatia tem a ver com o enunciado? Eu nem sei o que significa essa palavra (mentira, apenas estou querendo ser engraado), eu procurei no Google, depois no se esquea caso no saiba de procurar tambm... Letra C: o que tem a ver ser ou no corts? Letra D: perfeita! Letra E: perversa esta alternativa... Resposta da questo: D Dificuldade: mdia.
69

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 29 Assunto: Figuras - Metfora

A questo pede a expresso sublinhada que foi empregada em sentido metafrico. Ficaria chato comentar cada uma das alternativas, pois no vejo vantagem em explic-las. Ter um sentido metafrico como ter um sentido alm do normal. Isto ocorre na alternativa B. A expresso aplice deve ser entendida como uma demonstrao de apreo e no como um simples contrato que garantiria qualquer ressarcimento pela morte.

Resposta da questo: B Dificuldade: difcil. Muitas pessoas podem achar fcil, como j disse, muito subjetivo fazer esse tipo de anlise.

70

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 30 Assunto: Literatura - Comparao - Capites e Vinicius

Esta questo traz uma comparao entre duas obras da lista de livros: Capites da areia e o poema O operrio em construo. Aqui preciso fazer uma ressalva, pois a FUVEST errou ao redigir o nome da obra de Jorge Amado, pois o nome do livro no Capites de areia, mas sim Capites da areia, pois, na verdade, os meninos no so feitos de areia, mas sim esto na regio da areia. Detalhe irrisrio. Mas quero dizer uma coisa: a FUVEST errou, mas voc no pode errar... Combinado? FUVEST tem licena potica, ns no temos... Continuemos com a questo... Esse tipo de anlise comparativa muito frequente na prova da FUVEST, pois uma forma que os examinadores encontraram de contemplar praticamente todas as obras da lista e ao mesmo tempo saber se voc tem uma leitura crtica e mais detalhada sobre o conjunto dos livros, em outras palavras, a
71

FUVEST Vencendo a 1 Fase

FUVEST quer saber se voc sabe perceber elementos comuns e no comuns entre as obras. Voc tem qual perfil de leitor? O que gosta de ler para dizer que leu ou o que reflete sobre o que est lendo? Caso voc faa parte do segundo exemplo, acredito que no tenha tido problemas com essa questo. Mas vamos analisar as alternativas: Letra A: esta alternativa fala sobre promissoras carreiras profissionais, o que no faz parte de nenhuma das obras. Letra B: essa alternativa est bonita, gostei da sublimao intelectual, mas no tem nada a ver com as obras, pois no o contato com os estudantes que motiva essa sublimao... Letra C: em nenhuma das obras eles so manipulados por partidos polticos. Letra D: perfeita! Se quiser pode ir para prxima questo... Letra E: no tem nada de cumplicidade com criminosos no poema de Vinicius. Na verdade, nas obras, as personagens apresentam: uma conscientizao poltica na obra de Vinicius e, social na obra de Jorge Amado.

Resposta da questo: D Dificuldade: difcil.

72

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 31 Assunto: Lit. Comparao - Zoomorfizao

Mais uma vez ocorre uma comparao, mas agora um pouco mais ampla. Cinco obras foram contempladas nas alternativas em comparao com a obra de Ea. Perceba que no texto de A cidade e as serras, as palavras animalidade, fmea, vaca, todas se remetem caractersticas animais (zoomorfismo) da personagem Ana Vaqueira.

73

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Acredito que s pelo uso da palavra zoomorfismo voc j fez uma analogia com a obra: O cortio. Portanto, no irei perder tempo detalhando cada alternativa. Quero apenas fazer uma ressalva para algo que j disse quando estvamos resolvendo as questes de histria, a FUVEST gosta de perguntar assuntos, mas de forma oculta ou at mascarado por outro tema, ela oculta algumas palavras chaves para, justamente, o teste no ficar to evidente. Pois, se ela tivesse colocado a palavra zoomorfismo voc nem ao menos leria as alternativas, mas da forma que a FUVEST fez voc tem que ler muito bem o enunciado e retirar dele as informaes importantes, no caso as palavras supracitadas.

Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.

74

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 32 Assunto: Lit.- Comparao - Capites da areia - Malandro

55 No preciso dizer novamente, comparao mais uma vez, agora entre trs obras: Milcias, Cortio e Capites. No preciso dizer tambm que mais uma vez a FUVEST escreveu Capites de areia, mas j conversamos sobre isso... Continuando, percebemos que a questo trata sobre o assunto de um tipo social (o malandro), que est presente nas trs obras citadas na questo. Portanto, mais uma vez volto a dizer, a FUVEST quer saber se voc sabe relacionar os livros, se voc consegue perceber igualdades e disparidades entre as obras. Vamos ento para as alternativas:
75

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra A: correta. Note que a alternativa fala sobre certas estruturas e tipos sociais. No precisaramos ler as demais, mas continuarei... Letra B: no tem nada a ver com as obras e nem com a geografia, pois a migrao de retorno no era uma realidade no perodo das obras, mas sim uma realidade atual. Letra C: olha que interessante essa alternativa, nosso patriotismo defende o malandro brasileiro. Para ser brasileiro tem que ser malandro... Letra D: essa no condiz com a realidade, pois o tipo social em pauta no fora extinto de forma nenhuma. Letra E: esta no a resposta correta, pois no so as trs obras que apresentam crianas abandonadas como personagem central dos livros. No sei se voc percebeu, mas voc no precisou saber quem eram os malandros das obras (Boa-Vida, Firmo, Chico Juca), pois a FUVEST no contempla o nome de tais personagens, mas sim a essncia de suas existncias. Portanto, se voc ainda l a lista de livros obrigatrios da mesma forma como lamos livros no ensino fundamental voc pode ter problemas no vestibular da FUVEST.

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

76

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 33 Assunto: Literatura - Antologia Potica

Mais uma questo de literatura, porm, mais abrangente, pois tem como base um poema de Vinicius, vamos ento analisar os itens: Item I: perfeito. No sei se voc percebeu, mas na estrofe do poema tem um pedacinho do hino nacional: que a terra mais garrida e tambm a frase que aparece na bandeira do estado de Minas Gerais: libertas quae sera tamen. A FUVEST adora
77

FUVEST Vencendo a 1 Fase

esse tipo de recurso a intertextualidade. Note que o dilogo com outros textos um fato. Eliminamos as letras (b) e (d). Item II: particularmente, achei este item um pouco difcil de entender, pois tenho problemas com anlises subjetivas. Mas se analisarmos bem, o autor se afasta das ideias contidas no hino nacional, portanto, deixando de ser ufanista e oficial com o uso das expresses quentura e querer bem. Tambm, diante da insistncia no ideal de liberdade, observamos que o poema no tem um tom conformista. Portanto, este item est correto. Eliminamos a letra (a). Item III: este item est menos subjetivo e afirma que existe um apego do eu lrico em relao tradio da poesia clssica. Isto no verdade, pois note que o autor traduz o verso latino no da forma correta, mas sim, fazendo uma pardia com a frase. Logo, isso no determina apego. Eliminamos a letra (d).

Resposta da questo: C Dificuldade: normalmente para classificarmos uma questo de fcil, ela deve ser resolvida quase que de imediato, o que no acontece nesta questo, portanto, mdia ou at mesmo difcil so classificaes mais oportunas.

78

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 34 Assunto: Gramtica - Vrgula, Omisso de Verbo

Neste tipo de questo precisamos ser prticos, rpidos e eficientes. O teste pergunta em qual das alternativas a vrgula foi empregada para omitir um verbo, isso tem nome, chama-se: zeugma. Porm, esta nomenclatura no vem ao caso. Portanto, vamos procurar a vrgula em cada uma das alternativas e depois, verificar se ela omite ou no um verbo. Letra A: note que a vrgula desta alternativa no omite verbo nenhum. Letra B: esta a alternativa correta. Veja, esta afirma que a loja virtual; os direitos (so) reais. Percebeu que o verbo foi omitido, e no lugar dele foi colocada a vrgula, portanto, estamos diante do tal de zeugma, logo, alternativa correta.

79

FUVEST Vencendo a 1 Fase

No fique chateado por eu ter pulado as demais alternativas, mas preciso acostum-lo a fazer exatamente isso para ganhar tempo na prova.

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil. Questo 35 Assunto: Gramtica - Linguagem Culta - Pronome Relativo

Tratando-se de verificar linguagem culta nas frases, temos que ler cada uma das alternativas e encontrar os respectivos erros. Letra A: aparentemente no achei erro, mas vamos ler as demais alternativas.

80

Raphael Gouvea Monteiro

Letra B: aqui voc percebe um erro quanto ao pronome, pois o correto deveria ser: (na qual), portanto, est errada. Letra C: tambm ocorre um erro quanto ao pronome relativo, pois deveria ser: (nos quais). Letra D: sem delongas, mesma coisa, mas aqui o pronome deveria ser: (das quais), pois quem testemunha testemunha de algo. Letra E: aqui tambm ocorre um erro, pois o correto deveria ser adotar um modo de vida que lhe permita.... Realmente a alternativa correta a letra A mesmo. Neste tipo de questo que envolve anlise gramatical das frases, precisamos ter um pouco mais de zelo, pois s vezes nos esquecemos de analisar algum pronome, ou de observar uma concordncia errada. Sinceramente, gramtica uma parte da lngua portuguesa que precisamos ter muito cuidado, pois no comum pessoas dominarem realmente a gramtica. Consigo dizer isso at mesmo por mim que estou escrevendo este livro, em muitos momentos temos inmeras dvidas, no sabendo se determinada construo mais correta do que outra e assim por diante. Apesar de ser a nossa lngua me, portugus uma das lnguas mais difceis do mundo. S abri este parntese para essa reflexo sobre a importncia do portugus e at mesmo pedir desculpas por qualquer tipo de erro que contenha neste livro. Resposta da questo: A Dificuldade: difcil.

81

FUVEST Vencendo a 1 Fase

82

Raphael Gouvea Monteiro

IV. Ingls
No preciso dizer que no ingls voc deve fazer a mesma coisa que fizemos no portugus. Resumindo, no precisa ler o texto desesperadamente para apenas depois saber o que est sendo pedido nas alternativas. Portanto, primeiro vamos para as alternativas, ver o que esta sendo solicitado e depois vamos para o texto. Sinceramente falando, ingls uma matria que acho bem complicada, no pela dificuldade, mas sim por ser uma disciplina que divide os estudantes: de um lado esto os alunos que falam fluentemente, ou que ao menos fizeram inmeros anos de curso, e do outro lado esto os alunos que no sabem nada de ingls, e por causa disso deixam as poucas questes da disciplina, na maioria dos casos, por ltimo, devido ao baixo conhecimento. Sinceramente, ingls no minha melhor matria, portanto, eu no seria capaz de traduzir perfeitamente os textos da prova. Fazer isso estaria me desviando do propsito do livro. Tambm no irei explicar detalhadamente cada questo. Em ingls no existe um esquema, ou voc tem um vocabulrio bom ou voc tem um problema. O que posso dizer que em muitos casos voc pode resolver o teste s vezes pelo seu conhecimento de mundo e tambm pelo uso de seu bom senso. Aqui fao uma ressalva, pois a FUVEST facilitou muito a nossa vida quando colocou as alternativas em portugus. Enfim, vamos ver o que podemos fazer no ingls.

83

FUVEST Vencendo a 1 Fase

O texto aborda um tema muito em voga que o desemprego, sugerindo que o mundo est a ponto de enfrentar a maior taxa de desemprego em dcadas, tanto em pases desenvolvido como nos pases emergentes ou subdesenvolvidos. Vamos ento para as questes:
84

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 36 Assunto: Interpretao - Desemprego - The Economist / 03

Vamos de acordo com o nosso conhecimento de mundo, nosso bom senso e tambm nossa leitura do texto: Letra A: no s para as economias emergentes o aumento dos postos de trabalho importante. No precisaramos ler o texto para saber isto. Letra B: a crise afeta todos os pases. Mais uma vez deduzimos essa informao com um pouco de bom senso. Letra C: tudo bem que a globalizao uma realidade, que os pases so influenciados pelos outros, mas nem tudo culpa dos pases ricos. Cada pas tem sua parcela de culpa pela crise. No essa a alternativa. Letra D: perfeita. o que estvamos conversando antes.

Resposta da questo: D Dificuldade: mdia.


85

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 37 Assunto: Interpretao - Desemprego - The Economist / 03

Aqui no precisamos conversar nada sobre a questo, pois nem ao menos temos uma pergunta. Portanto, vamos direto para as alternativas: Letra A: errada. Quer dizer, tem alguma lgica dizer que no se sabe o nmero de desempregados no pas. No s este nmero conhecido como tambm muito preocupante.

86

Raphael Gouvea Monteiro

Letra B: esta a alternativa correta como afirma a passagem: ... tens of thousands of people (...) are losing not just their jobs bat also the housing provided by their employers. Para no perdermos tempo vamos para a prxima questo. Poderamos ficar aqui conversando, debatendo cada uma das alternativas, isso tornaria o livro mais engraado. Voc leitor iria dar mais risada, pois eu ridicularizaria as alternativas com a finalidade de produzir humor. Porm, este no o intuito do livro, quero que voc seja mais eficiente e mais rpido. Se voc quer conversar, v ao programa da Hebe... Esta da Hebe foi boa em... GRACINHA!

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil. Questo 38 Assunto: Pronome

87

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Esta questo um pouco diferente, pois no de interpretao propriamente dita. Tem a ver com o pronome another. Este pronome significa outro e o texto falo sobre desemprego, portanto, sem muita delonga, qual deve ser a resposta correta? Emprego. Podemos confirmar isso no trecho: For those newly out of a job, the chances of finding another (job) soon

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil. Mesmo esquema, vamos para as questes e consequentemente para o texto. Este trata de um assunto muito importante e tambm atual, que a sade da mente e no do corpo.

88

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 39 Assunto: Interpretao - Sade - Scientific / 07

Sejamos mais prticos, vamos direto para as alternativas. Mais uma vez usando nosso bom senso e conhecimento de mundo. Letra A: perfeito. Isso est escrito no primeiro pargrafo. Mas vou ler as outras letras s para voc no dizer que sou preguioso. Letra B: esta alternativa no tem a ver com o texto, seja honesto consigo mesmo, a FUVEST no colocaria uma questo para afirmar a vantagem de ter msculos fortes... S se o reitor da USP fosse o Arnold... Letra C: tambm uma afirmativa sem propsito, pois trabalhar no sinnimo de exercitar o crebro. Muitas pessoas no trabalham, mas exercitam seu crebro com boas leituras e com outras atividades. Letra D: todos deveriam ter algum tipo de atividade fsica diria. Perfeito! Porm, no isso que est em pauta no texto. Relevante o exerccio mental, almejando um bom funcionamento do crebro.
89

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra E: isso tambm uma verdade, o que chamamos de cultura do corpo. De vez em quando escuto algumas frases de cunho duvidoso na academia: minha gentica eu compro na farmcia. , a vida comea aos 40, 40 cm de brao. Morrerei tomando anabolizante, mas meu caixo h de ser um container. Entendeu essa do container?

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

Voc entende o que quero dizer quando afirmo que posso ser mais engraado escrevendo, mas isso no o ajudar na sua prova. Aposto que voc deu risada com as frases da academia, peo desculpas por no poder fazer isso com maior frequncia... Questo 40 Assunto: Interpretao - Sade - Scientific / 07

90

Raphael Gouvea Monteiro

ltima questo da prova de ingls. Vamos para as alternativas mais uma vez usando nosso bom senso... Letra A: as perdas e ganhos que vivenciamos so importantes, mas muitas vezes elas at podem piorar a sade mental de uma pessoa. Alm do mais, perdas e ganhos na vida no trazem benefcios para o corpo diretamente. Letra B: herana gentica um fator importante, mas no essencial para ter um bom funcionamento do crebro. Letra C: como o texto afirma: voc precisa exercitar seu crebro, e no fazendo supino que conseguimos isso. Letra D: como eu disse na letra C, no so apenas exerccios fsicos, mas tambm por meio de exerccios intelectuais complexos que conseguimos uma melhor sade cerebral. Letra E: perfeita.

Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.

91

FUVEST Vencendo a 1 Fase

92

Raphael Gouvea Monteiro

V.
Questo 41

Geografia

Assunto: Capitalismo Monopolista - Globalizao

Aqui temos uma charge que trata de um assunto muito atual que a busca da reduo dos custos do setor industrial. A busca por locais mais vantajosos acontece de forma global. Salrios baixos, incentivos fiscais, fiscalizao ambiental deficitria e assim por diante. Vamos para as alternativas.

93

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra A: totalmente errada, legislao ambiental precria mais frequente em pases subdesenvolvidos. Letra B: perfeita. Como a alternativa mesmo diz, estamos na fase do capitalismo monopolista. Vamos para a prxima questo. Sempre ganhando tempo. No sei se voc percebeu a quantidade de alternativas que j pulamos e quantas outras poderamos ter pulado. Assim que se ganha tempo para terminar a prova dentro das 5 horas, sem estresse e sem ter que chutar nenhuma questo. Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

Abaixo est a imagem da mesma questo, agora j grifada para melhor ilustrar a resoluo do exerccio.

94

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 42 Assunto: 3 Revoluo Industrial - Internet

Questo atualssima sobre internet, ou melhor, sobre 3 revoluo industrial. Nada mais do que aquele mesmo e velho assunto sobre velocidade de comunicao. Vamos para os itens:

95

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Item I: item perfeito. As redes de comunicao propiciam conectividade e tambm velocidade de informao. um instrumento de integrao, mas infelizmente tambm de excluso social, pois uma grande parte da populao permanece sem acesso a essa tecnologia. Eliminamos as letras (b) e (d). Item II: correto tambm este item. mais ou menos o que conversamos no item anterior, muitas pessoas no tm acesso a essa tecnologia, portanto, consolida-se ainda mais a desigualdade social existente. Eliminamos a letra (a). Item III: perfeita tambm, pois realmente a internet criou essa nova noo de espao: o ciberespao. Eliminamos a letra (c).

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

96

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 43 Assunto: Conflitos - frica e sia - Atualidade

Esta uma questo sobre o que os vestibulares chamam de atualidades, mais precisamente sobre os muulmanos que vivem na frica e na sia. Note que uma questo um pouco mais trabalhosa. Requer mais ateno e tambm mais conhecimento. Sabemos que os muulmanos esto mais concentrados ao norte na regio da frica e em julho do ano desta prova ocorreram manifestaes contrrias ao governo chins. Note que para responder esta questo voc precisaria ter um timo conhecimento de atualidades proveniente de seus
97

FUVEST Vencendo a 1 Fase

professores, ou de algum jornal, ou alguma revista que voc tenha o hbito de ler. Sinceramente, acertei essa questo na sorte, pois fiquei entre as letras A e C. Eu sabia que o norte da frica tem uma grande concentrao de muulmanos. Porm, eu no tinha lido nada sobre o grupo Taleban assumindo o governo no Afeganisto, entretanto, achei bem plausvel ter ocorrido um conflito no oeste da China. Marquei a alternativa correta, mas confesso que tive um pouco de sorte. Quero aproveitar esse fato para fazer uma ressalva: em muitos momentos no temos o total conhecimento do assunto, ningum sabe tudo de todas as matrias, mas precisamos aprender a usar, da melhor maneira possvel, todo o conhecimento que possumos. Ter bom senso, eliminar alternativas, marcar a mais provvel.

Resposta da questo: A Dificuldade: difcil.

98

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 44 Assunto: Anamorfose - Emisso de CO2

99

FUVEST Vencendo a 1 Fase

No sei se voc percebeu, mas roubei duas alternativas desta questo, por dois motivos: primeiro no iria caber na folha do meu livro, segundo, pois as letras D e E eram muito ridculas de erradas. Se eu achasse realmente necessrio eu dividiria a questo, peo desculpas, fique tranquilo, isso no muda nada. O texto quer saber por meio de uma anamorfose quais so os pases com maior Pegada Ecolgica, ou seja, de acordo com as marcas que deixamos no ambiente. O enunciado explica que os pases com maior consumo, com maior emisso de CO e com maior produo de lixo apresentam, consequentemente, maior Pegada Ecolgica. Vamos nos basear apenas no CO para resolvermos o exerccio. Letra A: o mapa mostra que o Brasil produz mais CO que os EUA... Isso no verdade. Errada. Letra B: piorou. Perceba o tamanho dos EUA... O pas praticamente no existe no mapa. Errada tambm. Letra C: perfeita. Analise o tamanho dos EUA, da China e do continente Europeu, todos bem inchados em comparao com o Brasil e com o continente africano. As alternativas D e E tambm representam os EUA com propores nfimas e incongruentes com a anlise.

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil.

100

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 45 Assunto: Atualidade - Cuba

Esta tambm uma questo que necessita de um conhecimento bem amplo em geografia e, principalmente, em atualidades. O texto traz tona o assunto sobre a recmrevogao de uma deciso tomada em 1962 que exclua Cuba da Organizao dos Estados Americanos. Esta retomada OEA depende, primeiramente, do governo cubano e depois tambm de acordos entre os outros membros. Este um tipo de questo complicada de se deduzir ou de se analisar. Ou voc tem um timo conhecimento sobre o assunto ou voc acaba perdendo o teste. Mais uma vez alerto para a importncia das atualidades no seu vestibular. Resposta da questo: B Dificuldade: difcil.
101

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 46 Assunto: Desigualdade Social - Dficit Habitacional - PIB

102

Raphael Gouvea Monteiro

Tipo de questo conhecidssima do vestibular da FUVEST, uma simples comparao entre PIB e Dficit Habitacional. Acredito que voc j tenha analisado a questo e os grficos. Vamos ento para os itens: Item I: de acordo com os grficos, a regio sudeste tem o maior PIB e tambm o maior dficit habitacional. Item correto. Eliminamos a letra (d). Item II: a regio nordeste tem o segundo maior dficit habitacional e a terceira maior participao no PIB. Porm, isso no quer dizer que a desigualdade social nessa regio tenha sido superada. Isso no verdade. Eliminamos as letras (b) e (e). Item III: este item est incorreto, pois o dficit habitacional no est desvinculado da distribuio de riqueza como afirma a questo. Eliminamos a letra (c).

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

103

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 47 Assunto: Agricultura - Cana-De-Acar - Etanol

A questo traz um mapa do estado de So Paulo com alguns anos de diferena, mas que mostra visivelmente a ampliao do cultivo de cana-de-acar no estado. Vamos aos itens ento: Item I: por causa do aumento da produo de etanol tanto para o mercado interno quanto para o externo que o cultivo de cana tem crescido. Item correto.

104

Raphael Gouvea Monteiro

Eliminamos as letras (b), (c) e (d). Aqui fao uma ressalva para as alternativas que restaram, letras (a) e (e). As duas alternativas apresentam o item II como resposta correta, portanto, no precisamos ler o item II, ele est correto. No perca tempo na prova. Nestes casos, s leia o item II se os outros itens gerarem algum tipo de dvida, o que no o caso nesta questo. Ento vamos para o item III que definir qual a resposta correta.

Item III: Correta. Como estamos plantando mais cana-deacar, estamos deixando de plantar, por exemplo, feijo e outros gneros alimentcios. Isso acarreta em uma diminuio da oferta de alimentos. Eliminamos a letra (a).

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

105

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 48 Assunto: Problemas Ambientais - Inverso Trmica

106

Raphael Gouvea Monteiro

Inverso trmica um assunto conhecidssimo dos vestibulandos. Vamos s alternativas: Letra A: no grfico voc no tem uma escala de temperatura que varia do campo para a cidade, mas sim uma escala que varia em relao altitude. Portanto, no estamos falando de ilha de calor na questo. Letra B: no estou vendo nenhum dado sobre presso atmosfrica. Voc est? Errada. Letra C: tambm no estou vendo nada sobre chuva... Letra D: alternativa correta. Voc j poderia ir para a prxima questo, mas irei comentar a letra E. Letra E: onde esto os dados sobre umidade relativa do ar para analisarmos este item? Errada tambm.

Resposta da questo: D Dificuldade: mdia.

107

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 49 Assunto: Commodities - Localizao Geogrfica

Aqui temos uma questo sobre localizao geogrfica de algumas commodities. Vamos analisar as alternativas: Letra A: errada. O Planalto da Borborema no fica no quadriltero ferrfero, mas sim no nordeste. Letra B: a Serra dos Carajs no fica no Planalto das Guianas. Letra C: a Serra do Espinhao tambm est erroneamente indicada. Letra D: perfeita. Letra E: sinceramente, nunca ouvi falar sobre a Chapada dos Parecis... Quando voc nunca escutou nada sobre determinado

108

Raphael Gouvea Monteiro

assunto, desconfie, pois muito provavelmente esta no a resposta. Resposta da questo: D Dificuldade: mdia ou difcil. Questo 50 Assunto: Estrutura Fundiria Brasileira

109

FUVEST Vencendo a 1 Fase

A ltima questo de geografia trata tambm de um tema muito conhecido que sobre a estrutura fundiria brasileira. A questo exige uma simples anlise comparativa dos grficos. Todos ns sabemos que no Brasil predominam os minifndios, porm mesmo em menor quantidade, os latifndios ocupam uma rea maior do que os minifndios. Popularmente dizendo, poucas pessoas com muita terra e muitas pessoas com pouca ou nenhuma terra.

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil.

110

Raphael Gouvea Monteiro

VI. Biologia
Questo 51 Assunto: Botnica - Celulose

A questo quer saber onde as plantas armazenam celulose. Sabermos que celulose o principal componente das plantas, portanto, estas armazenam celulose em todos os rgos. Vamos para as alternativas buscar essa resposta: Letra A: vacolo para armazenar gua e no celulose. Existem tantos lugares para armazenar celulose bem mais interessantes... Letra B: perfeita. Como eu havia explicado. Letra C: no apenas na folha que encontramos celulose. No caule tambm e assim por diante...
111

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra D: como j vimos na alternativa C, nas folhas tambm tem celulose. Letra E: no apenas nos tecidos condutores. Celulose o componente da parede celular de todas as clulas vegetais.

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.

Questo 52 Assunto: Variabilidade - Darwin

112

Raphael Gouvea Monteiro

Questo clssica sobre variabilidade, ou melhor, dizendo sobre seleo natural. Item I: a seleo natural leva ao aumento da frequncia de espcies selecionadas. Perfeito. Eliminamos a letra (e). Item II: a seleo natural atua sobre a variabilidade gerada de modo casual. Correta. Eliminamos as letras (b) e (d). Item III: o item afirma que a mutao a causa primria da variabilidade. Perfeito. Eliminamos a letra (c).

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil. Questo 53 Assunto: Zoologia - Caractersticas

113

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Este tipo de questo clssica no vestibular da FUVEST, no qual se apresentam algumas caractersticas de determinado animal e pergunta-se a qual grupo ele pertence. Neste teste o animal no apresenta crnio e nem apndices articulados, mas apresentam o corpo cilndrico. Vamos analisar os filos que esto nas alternativas: Rpteis tm crnio, logo no pode ser a letra A. Platelmintos tem o corpo achatado e no cilndrico, logo, a letra B est fora. Por tabela eliminamos a letra C tambm. As alternativas D e E tm aneldeos nas duas alternativas. Sabemos que os artrpodes tm apndices articulares, portanto, no a letra E. Por excluso, a resposta D a alternativa correta.

Resposta da questo: D Dificuldade: mdia. Como eu havia prometido, eu disse que colocaria um exemplo de questo grifada em cada disciplina, ento estou cumprindo minha promessa, abaixo est minha questo grifada de acordo com a resoluo.

114

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 54 Assunto: Gentica - Cdigo Gentico

A questo pergunta a que se refere o termo cdigo gentico. Sabemos que este o conjunto de trincas, e que cada trinca corresponde a um aminocido. Vamos buscar essa explicao nas alternativas.

115

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra A: perfeita. Poderamos parar por aqui... Letra B: esta alternativa no est correta, pois no conhecemos todos os genes. Letra C: no o conjunto de protenas sintetizadas, na verdade nem ao menos sabemos quantas protenas nosso corpo capaz de sintetizar. Letra D: no est correta tambm, pois se refere a toda informao hereditria de um organismo que est codificada em seu DNA. Letra E: isso se chama transcrio e no cdigo gentico.

Resposta da questo: A Dificuldade: mdia. Questo 55 Assunto: Evoluo - Caractersticas das Plantas

116

Raphael Gouvea Monteiro

Esta uma questo de botnica sobre caractersticas das plantas. Ela mascara um pouco o que realmente pedido, evoluo das plantas. O enunciado diz que uma pessoa encontrou uma semente, mas no sabemos se esta semente de uma planta que produz flores e frutos ou no. Sabemos que Gimnospermas e Angiospermas produzem sementes. Vamos ento para as alternativas tentar eliminar algumas incoerncias. Letra A: ter semente no significa ter frutos e flores. Letra B: podem produzir flores se as sementes forem de Angiospermas. Letra C: pode ser uma semente de uma angiosperma aqutica... Letra D: no verdade, oogamia s existe em brifitas e pteridfitas. Letra E: esta a alternativa correta, pois no sabemos de qual grupo de plantas a semente, mas sabemos que ambos apresentam vasos condutores.

Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.

117

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 56 Assunto: Vrus - Caractersticas de Seres Vivos

Esta tambm uma questo clssica na prova da FUVEST, tem a ver com caractersticas atribudas aos seres vivos. Vamos direto para as alternativas, mas lembre-se, para ser classificado como um ser vivo a questo afirma que os organismos devem preencher todos os requisitos. Letra A: errada. Vrus no preenchem o requisito I. Letra B: errada. Bactrias so seres vivos sim. Letra C: correta. De acordo com a questo, os vrus s no so considerados seres vivos, pois no preenchem o requisito I. Letra D: errada. Preenchem tambm o requisito II.
118

Raphael Gouvea Monteiro

Letra E: Errada. Preenchem os requisitos II e III.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia. Questo 57 Assunto: Relaes - Ambiente e Seres Vivos

119

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Esta questo apresenta um esquema que mostra como ocorre a transferncia de gs carbnico, molculas orgnicas e energia entre os seres vivos e o ambiente. uma questo de anlise simples, mas muito bem feita. Vamos aos itens do esquema: Item I: pode ser a transferncia de gs carbnico e energia do ambiente para os produtores. Item II: pode ser a devoluo do gs carbnico para o ambiente por meio da respirao e tambm da energia. Item III: representa a passagem de molculas orgnicas e de energia dos produtores para os consumidores. Item IV: a liberao de gs carbnico e de energia para o ambiente.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia.

120

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 58 Assunto: Gentica - Herana Sem Dominncia

Como voc notou, uma questo sobre gentica, mais precisamente dizendo, herana sem dominncia. Cruzando as plantas de flores brancas (BB) com as plantas de flores vermelhas (VV), obtemos todos os descendentes cor-de-rosa (VB). Fazendo o cruzamento entre plantas cor-de-rosa: (VB) x (VB) temos quatro gentipos: (VV), (VB), (VB), (BB). Portando, de plantas vermelhas, 2/4 de plantas cor-de-rosa, de plantas brancas.

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.

121

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 59 Assunto: Digesto -Fisiologia - Fgado

Praticamente, todas as vezes que a FUVEST estiver perguntando sobre o fgado humano, inquestionavelmente, ela, na verdade, quer saber sobre a bile. Vamos procurar a resposta que contempla informaes sobre a bile nas alternativas: Letra A: o fgado no produz enzimas que atuam na digesto de carboidratos. Letra B: o fgado no produz nenhum tipo de lpase. Letra C: quem produz insulina e glucagon o pncreas e no o fgado. Letra D: perfeita. Achamos a bile. Note que a FUVEST no cita o nome bile, mas ela diz: secreo rica em sais, traduzindo: sais biliares que emulsificam as molculas de gordura facilitando sua digesto. Letra E: poderamos pular esta, mas vou explic-la: se o fgado conseguisse transformar excretas em protenas, no
122

Raphael Gouvea Monteiro

precisaramos mais comer protena, pois esse processo seria uma forma de reciclar nossas protenas degradadas. Infelizmente este processo no existe. O que o fgado faz transformar amnia em ureia, mais conhecido como ciclo da ornitina.

Resposta da questo: D Dificuldade: mdia. Questo 60 Assunto: Fotossntese

123

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo mascarada sobre fotossntese. A energia contida na molcula de etanol foi captada pela fotossntese. Vamos ento buscar a fotossntese nas alternativas: Letra A: as molculas de glicose no so produzidas pelos fungos. Letra B: cana-de-acar no acumula energia fazendo fermentao, mas sim, fotossntese. Letra C: a energia no armazenada na molcula de clorofila. Letra D: no tem nada a ver com a respirao, mas sim o processo oposto: a fotossntese. Letra E: perfeita.

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

124

Raphael Gouvea Monteiro

VII. Qumica
Questo 61 Assunto: Tabela Peridica

125

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo tpica no vestibular da FUVEST, praticamente todas as provas contemplam esse tipo de questo sobre elementos da tabela peridica. O teste quer saber informaes de quatro elementos qumicos: W, X, Y, Z. Vamos tentar deduzir esses elementos pela posio de cada um na tabela e depois procuramos a alternativa correta. Elemento X Est na famlia IA, se voc tem a tabela parcialmente decorada j sabe que se trata do elemento sdio. Vamos para as alternativas: Sabemos que um on essencial, no estrutural e tambm no radioativo. Eliminamos as letras (c), (d) e (e). Vamos para outro elemento: Elemento Z Est na famlia 15A, tambm um elemento bem conhecido, estamos falando do nitrognio. Vamos para as alternativas: um elemento estrutural constituio das protenas e no radioativo. Eliminamos a letra (b).

Resposta da questo: A. Dificuldade: fcil.

126

Raphael Gouvea Monteiro

Note que no tenho a mnima ideia de quem sejam os elementos W e Y. Na hora da prova voc tem que buscar as coisas que voc sabe. Aposto que 90% dos vestibulandos sabem onde ficam os elementos: Na, Ca, Mg, N, O, C, Cl na tabela peridica, mas tambm aposto que praticamente ningum sabe qual o elemento W... Tem gente que ao iniciar a resoluo desta questo foca nos elementos desconhecidos ao invs de focar nos elementos conhecidos. Este bom senso serve para o vestibular inteiro: foque no que voc sabe e tente usar todo o seu conhecimento. Voc tem percebido que a FUVEST no uma prova difcil, difcil mesmo o peso de estar l prestando e ter sua vida definida por uma prova... Lembre-se, FUVEST no um bicho de sete cabeas como as pessoas acreditam. Questo 62 Assunto: Oxirreduo

127

FUVEST Vencendo a 1 Fase

O teste quer saber em quais transformaes ocorrem oxirreduo. Para sabermos isso devemos calcular o NOX de cada substncia. Vamos l ento.

Note que no item I, o NOX do elemento U passa de +6 para +4, logo, ocorre uma reduo, enquanto que o NOX do elemento H passa de 0 para +1, ou seja, ocorre uma oxidao, logo, estamos diante de uma oxirreduo. Eliminamos as letras (b) e (c). No item II, o NOX do elemento F passa de -1 para -2 (reduo), porm o NOX do elemento U permanece o mesmo, +4. Incorreta. Eliminamos a letra (d). No item III, o NOX do elemento F passa de 0 para -1 (reduo) e o NOX do elemento U passa de +4 para +6 (oxidao), logo, alternativa correta. Eliminamos a letra (a). Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.
128

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 63 Assunto: Fora de cidos

Esta uma questo que envolve a anlise de uma imagem que representa, visualmente, como seria a soluo aquosa de trs cidos diferentes. Baseando-se nesta imagem e no conhecimento sobre o assunto vamos lembrar que a fora de um cido mensurada de acordo com a quantidade de H+ liberada, quanto maior a concentrao de H+ maior a fora do cido.
129

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Antes de ler as alternativas vamos separar os cidos em ordem crescente de fora: HC<HA<HB Concorda comigo? Vamos para os testes ento: Item I: perfeita. HB o cido mais forte que os demais. Eliminamos a letra (d).

Item II: HC<HA, portanto HC tem menor condutibilidade eltrica que HA. Alternativa correta tambm. Eliminamos as letras (a) e (d).

Item III: quanto maior a concentrao de ons H+ maior a acidez do cido. Logo, se HB o cido mais forte, apresenta ento menor pH que o HC como afirma a alternativa. Item correto. Eliminamos a letra (a).

Resposta da questo: E Dificuldade: mdia.

130

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 64 Assunto: Solubilidade

O experimento consiste em misturar solues de sais inorgnicos e observar os resultados. Percebemos na tabela que em alguns dos experimentos ocorre a formao de precipitados. Portanto, estamos conversando sobre solubilidade de sais. Esse tipo de questo um pouco mais trabalhosa, pois temos que montar as equaes para termos certeza do que est acontecendo. Vamos l, experimento por experimento. Abaixo estou colocando a imagem das equaes.

131

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Experimento 1: sabemos que o composto Ba(IO) insolvel, portanto tem que estar na resposta. Eliminamos as letras (b), (c) e (e). Experimento 2: sabemos que o Pb(IO) tambm insolvel, portanto, tambm tem que estar na alternativa. Eliminamos a letra (a).

Resposta da questo: D Dificuldade: difcil.

Percebeu que no precisamos analisar todos os quatro experimentos... Lembre-se sempre de tentar ganhar tempo, mas tambm de forma eficiente e sem errar bobeiras. Voc deve estar se perguntando por que eu disse que o Ba(IO) insolvel enquanto que o Mg(ClO) solvel? Eu fiz questo de no entrar no mrito de explicar o motivo. Caso voc no saiba, procure a explicao disto. simples, mas
132

Raphael Gouvea Monteiro

qualquer coisa pergunte seu professor. No incio do livro eu frisei que no iria dar aula de nenhuma matria, pois o livro est focado na malcia de fazer exerccios com maior eficincia e com maior rapidez. Questo 65 Assunto: Cintica de Reaes

133

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Esta uma ntida questo sobre cintica qumica, melhor dizendo, sobre velocidade de reaes. Voc j deve saber quais os fatores que aumentam a velocidade de uma reao qumica, portanto, vamos s alternativas: Letra A: impossvel analisar o efeito isolado da temperatura, pois em nenhum experimento o estudante manteve a mesma massa de catalisador com temperaturas diferentes. Letra B: no precisamos ter reaes com tempos iguais, pois o objetivo analisar o efeito da temperatura. Letra C: perfeita, isso deveria ter sido feito pelo estudante para assim podermos analisar o efeito da temperatura. Vou me abster de comentar as demais alternativas. Vamos ganhar tempo neste final de livro.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia.

134

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 66 Assunto: Estequiometria

Um teste simples sobre estequiometria. A questo pede a razo entre a massa de selnio e a massa de estranho. Estequiometricamente:

Resposta da questo: C Dificuldade: fcil. Existem questes da prova da FUVEST que so muito tranquilas de serem feitas e no precisam de muita explicao.
135

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 67 Assunto: Orgnica - steres

Esta questo pede que analisemos as alternativas de acordo com os steres citados. Vamos ento para as alternativas: Letra A: errada. Estes steres no so ismeros. Letra B: pepino no foi preparado com lcool secundrio. Letra C: no so heptanoatos. Letra D: perfeito. Ambos so obtidos do cido etanoico. Letra E: pera no tem carbono quiral. Resposta da questo: D Dificuldade: mdia.
136

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 68 Assunto: Qumica Verde

Esta uma questo atualssima. A qumica verde est em voga h algum tempo. O princpio da qumica verde no gerar subprodutos ou ento gerar subprodutos no agressivos ao ambiente. Item I: analisando esta equao percebemos que a mesma produzir HCl como subproduto, que muito agressivo ao meio ambiente. Item II: esta reao no gera subprodutos.

137

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Portanto, II melhor que I. Vamos eliminar algumas alternativas: Eliminamos as letras (c) e (d). Item III: esta reao produz gua como subproduto. Apesar de no ser um subproduto agressivo, ainda assim um subproduto, logo pior do que a reao II. Pois produzir gua pior do que no produzir nenhum subproduto. Portanto, III pior que II. Logo, I pior que III que pior que II. Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

138

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 69 Assunto: H - Entalpia

Ntida questo sobre entalpia. Existem diferentes formas de resolver esta questo. Quando a questo fornece as reaes como essa fez, eu prefiro fazer por lei de Hess. Vamos manter o primeiro processo e inverter os outros dois, somamos tudo e chagamos ao H = - 204 kj.

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.


139

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 70 Assunto: pH

Esta uma questo muito bonita sobre pH, pois envolve um assunto diferente do usual. Percebemos que de acordo com o enunciado, algumas plantas geram flores de coloraes diferentes conforme a acidez do solo.

140

Raphael Gouvea Monteiro

De acordo com os itens vamos retirar as informaes necessrias e resolver o teste: Item I: com pH teoricamente cido a planta gerou flores azuis. Item II: de acordo com este item, acrescentar nitrato de sdio no alterou a colorao da flor. Item III: ao adicionar carbonato de clcio ao solo, a planta passou a gerar flores rosadas. J analisamos os itens, vamos ento para as alternativas agora: Letra A: correta. Realmente como afirmou o item I, a planta em solo cido produz flores azuis. No vou ler as demais alternativas. Realmente no acho necessrio. Vamos para a prxima disciplina.

Resposta da questo: A Dificuldade: mdia.

141

FUVEST Vencendo a 1 Fase

142

Raphael Gouvea Monteiro

VIII. Matemtica
Questo 71 Assunto: Matemtica Bsica

Esta questo enquadra-se no que chamo de matemtica bsica. Pois usamos apenas algumas regras de trs para encontrarmos os resultados. Porm, este assunto j muito conhecido, tanto nos vestibulares quanto na vida das pessoas... Pois inmeras pessoas, que adquiriram um automvel modelo flex, j se questionaram sobre quando mais vantajoso abastecer com lcool ou quando melhor abastecer com gasolina. Muitos dizem que devemos multiplicar o valor da gasolina por 2/3 ou por 0,7. Vamos experimentar o conhecimento popular na questo da FUVEST:
143

FUVEST Vencendo a 1 Fase

R$ 2,20 x 0,7 = R$ 1,54 R$ 2,20 X 2/3 = R$ 1,47 Depois desta multiplicao qual a alternativa correta? Se voc no acredita na voz do povo, ento pode fazer as regras de trs e voc perceber que dar o mesmo resultado.

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil. Questo 72 Assunto: Geometria - Pitgoras - Semelhana

144

Raphael Gouvea Monteiro

Como j percebemos depois de ler o enunciado e analisar o desenho, fica fcil perceber que uma questo sobre semelhana de tringulos. Podemos dizer que parece ser uma questo simples, acredito que voc j imaginou como resolv-la. Baseando-se nisto, irei explicar um esquema para resolver questes de matemtica, chamo carinhosamente esta tcnica de: Mtodo do Desespero. Acalme-se... Este mtodo no ideal para quem tem um timo conhecimento de matemtica. Quem sabe a matria faz, rapidinho, uma semelhana e acerta o teste. O que vou ensinar para quem no sabe fazer a questo pelo mtodo tradicional e no quer perder o teste. Lembre-se de que a FUVEST no quer saber como voc fez a questo, mas sim se voc acertou ou no. Neste momento voc pode estar lembrando-se da segunda fase... Realmente, na segunda fase voc precisar mostrar como fez o exerccio, mas voc ter tempo para estudar um pouco mais sobre o assunto e sanar suas deficincias at l. Entretanto, o que estou tentando aqui dar a oportunidade para algumas pessoas de chegarem segunda fase. Lembre-se, essa tcnica para quem esqueceu o assunto ou para quem no sabe nada sobre o mesmo. Peo desculpas aos professores de matemtica, mas irei simplificar demais o que eles ensinam em aula, quero dizer: eu irei jogar toda teoria no lixo e vou usar apenas uma rgua e/ou um compasso para fazer os exerccios. Tratando-se de geometria, a tcnica consiste em reproduzir em maior escala o desenho do enunciado e de acordo com o novo desenho, vamos verificar na rgua o valor da resposta. Isso mesmo, quem te dar a resposta ser a rgua...

145

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Vamos fazer detalhadamente este exerccio, porm, nos prximos iremos um pouco mais rpido. Assim consigo que voc adquira o princpio que estou ensinando, depois voc nem precisar de meus exemplos. Tenho certeza de que quando voc no souber o assunto voc tentar resolver o exerccio por essa tcnica. Mas lembre-se, o melhor voc saber a matria e no ficar usando esses artifcios. Lendo o enunciado, voc percebe que temos um tringulo ABC, mais conhecido como: 3 4 5. Primeiro, pegue uma folha e vamos reproduzir este mesmo tringulo, porm, se voc tiver um pouco de bom senso perceber que o tringulo 3 4 5 fica pequeno, portanto vamos multiplicar todos os nossos dados por 3. Agora vamos construir um tringulo (3x3 4x3 5x3), ou seja, (9 12 15). Estou fazendo isso, pois quanto maior a escala e maior a preciso do desenho, mais precisa ser sua resposta...

Peo desculpas pela simplicidade do desenho. Enfim, voc percebeu que multipliquei os valores do enunciado por 3. Portanto, na hora de marcar a resposta correta, no podemos nos esquecer de dividir os valores que encontrarmos por 3.

146

Raphael Gouvea Monteiro

Agora o prximo passo desenhar o lado DE do tringulo. Vamos ao desenho:

Note que a reta que acabei de fazer tem que ser paralela ao lado AC, pois, o desenho que iremos construir de um paralelogramo e um paralelogramo tem esse nome, justamente por ter lados paralelos. Vou terminar o desenho agora...

Agora temos um desenho igual ao da questo da FUVEST, porm em escala, um tringulo fiel em relao s medidas. No adianta voc medir esse meu tringulo do livro que este tambm no fiel, pois no fiz com a rgua, mas com o Paint. O que deve ser fiel o que voc est desenhando agora. Continuando... Para terminar o exerccio, a questo pede a rea desse paralelogramo. Vou chamar os lados do paralelogramo de X e de Y.

147

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Calculando a rea: S = X.Y Agora voc deve estar me perguntando como iremos achar os valores de X e de Y? Essa a vantagem de se ter um desenho em escala. V ao desenho e mea os valores de X e de Y com a rgua. Vamos medir juntos... No meu desenho: X= 6,3cm e Y= 3,6 cm Lembrando-se de que nosso desenho est multiplicado por trs, agora ento vamos dividir tudo por 3, portanto: X= 2,1cm e Y= 1,2 cm Vamos calcular a rea ento: S = X.Y = 2,1. 1,2 = 2,52 cm, esta a rea do paralelogramo. Entretanto, as alternativas no contemplam esse valor que encontramos no fique achando que voc errou a questo. Vamos fazer agora o que chamo de traduzir as alternativas: Letra A: 63/25 = 2,52 cm

148

Raphael Gouvea Monteiro

Nossa! At parece mentira... Veja s, no que aquele nmero feio da alternativa A tem exatamente o mesmo valor que calculamos com a rgua. Perfeito. No vou nem testar as demais alternativas. Voc deve estar achando que sou louco, pois depois disso tudo parece que a questo ficou mais difcil do que se calculssemos por semelhana. Realmente, voc deve demorar um pouco mais sim, porm, como afirmei antes, estou imaginando que voc no sabe fazer semelhana. Meu amigo que leu essa questo perguntou para mim: Rapha e quem no sabe o que so paralelas?. Realmente fica complicado, mas sinceramente falando, uma pessoa que no sabe o que so paralelas quer fazer o que na USP... Infelizmente no d... No que a resoluo seja demorada. mais demorada que fazer semelhana sim, mas eu tive que explicar passo a passo, por isso est parecendo um pouco mais lenta do que realmente . Eu queria que voc entendesse a lgica da criao de desenho em escala. A questo no se este o melhor mtodo. No o melhor mtodo... O melhor voc saber fazer semelhana. Porm, com essa tcnica eu consigo fazer com que uma pessoa que nunca tenha visto semelhana de tringulos na vida resolva esta questo. Isso apenas se ela souber o que so paralelas... Parece um pouco louco, mas continuaremos a fazer alguns exerccios assim. Simplificando a matemtica. Voc vai me criticar um pouco, falar que sou doido, mas acredite em mim, voc lembrar-se- (mesclise bonita em) deste mtodo na hora da prova. E tenho certeza... Se voc no souber fazer a

149

FUVEST Vencendo a 1 Fase

questo, aposto o quanto quiser que voc tentar resolv-la pelo mtodo do desespero. Resposta da questo: A Dificuldade: fcil. Questo 73 Assunto: Logaritmo

Est uma questo bem simples de logaritmo. No existe muito que explic-la. Quem tem um conhecimento bsico de log. consegue resolv-la... Basta aplicar a teoria. Coloque log dos dois lados da equao e pronto. Quem no sabe a questo, s da para resolv-la pelo desespero, se voc ficar multiplicando 12 x 12 x 12 x 12 (418 vezes)... Resolvendo a equao voc chegar em n 451,44. Portanto, a resposta 451. Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

150

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 74 Assunto: PA - PG

Vou tentar me redimir em relao simplicidade da questo anterior com esta de PA. O enunciado afirma que a1, a2, a3 esto em uma PA de razo r. Ele afirma tambm que a1> 0 e a2 = 2 . O que podemos concluir deste a1>0 e a2 = 2 ? No sei se voc percebeu, mas ele acabou de te dizer que a razo da PA menor que 2, matematicamente falando, r < 2. Isso bvio. Se a1 maior do que zero, vamos dizer que a1 seja igual a 0,1. O a2 ele afirma que igual a 2, portanto neste meu exemplo minha razo de 1,9. Como eu havia dito r < 2. Pode testar quaisquer nmeros que voc quiser. Agora analise as alternativas. A questo quer saber qual o valor da razo r... Letra A: 3 mais qualquer coisa. Isto maior que 2... Portanto, no a resposta. Letra B: a mesma coisa... 3 mais qualquer coisa...
151

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Letra C: tambm a razo maior que 2... J analisando as letras D e E, notamos que as duas apresentam 3 menos alguma coisa. Vamos ento traduzir essas alternativas: Letra D: 3 0,86 = 2,14 Letra E: 3 1,73 = 1,27 Logo, qual a nica alternativa que apresenta o valor da razo r como sendo menor do que 2? A letra E. Voc est percebendo que no precisamos fazer quase nenhuma conta para saber qual o valor de r. Essa questo praticamente imediata, s de ler o enunciado voc j elimina as alternativas A, B e C, depois voc calcula o valor da raiz de 3 e pronto. Chegamos alternativa correta. Voc est entendendo por que na sada do vestibular voc encontra pessoas dizendo que chutaram algumas questes, mas tambm encontra pessoas afirmando ter sobrado tempo para resolver a prova inteira tranquilamente. Est comeando a entender por que algumas pessoas fazem 82 pontos dos 90 enquanto que outras fazem menos de 50% da prova. Fazendo uma ressalva, no demrito nenhum fazer 50% da prova, porm, acredito que essa mesma pessoa faria mais pontos se utilizasse um pouco mais de tcnica para fazer prova.

152

Raphael Gouvea Monteiro

A maioria dos vestibulandos tm os mesmos conhecimentos das disciplinas, porm a maneira como nos comportamos emocionalmente na hora da prova e a forma que usamos todo o nosso conhecimento, isso sim define a pontuao que obteremos na prova. J foi o tempo em que a FUVEST queria alunos apenas inteligentes. Atualmente, a FUVEST quer alunos no apenas inteligentes, mas tambm os mais rpidos e, principalmente, mais sagazes. Sagazes so aqueles alunos que mesmo sem nunca ter visto determinado assunto conseguem, popularmente dizendo, se virar na questo. Pense nisto que estou dizendo... Mas vamos para a prxima questo:

Resposta da questo: E Dificuldade: difcil. Pensando na resoluo formal. Fcil, usando a minha resoluo.

153

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 75 Assunto: Geometria - rea

Mais uma questo de geometria, voc deve estar se perguntando se esta tambm d para fazer pelo meu mtodo do desespero. D sim, antecipo eu. Mas vamos com calma... Para fazer da forma convencional s preciso usar: meio.A.B.sen. Portanto, acredito que no teramos problemas da forma convencional, mas vamos fingir que no sabemos fazer, s temos uma rgua e um compasso em mos e precisamos acertar mais esse teste. Isso mesmo que voc est pensando, para levar um compasso para a prova sim... Se eu levo voc tambm pode levar. Se o fiscal mandar voc guardar o compasso, fure o olho dele. Brincadeiras a parte, fique tranquilo, at o momento que escrevo este livro, no existe nada no manual dizendo que voc no pode usar compasso. Continuando...
154

Raphael Gouvea Monteiro

Vamos ento construir o desenho. Primeiro, vamos escolher um valor para o raio da nossa circunferncia, por exemplo, 5 cm de raio... O enunciado disse que o ngulo AB vale 60. Perfeito. Neste teste vou fazer questo de no colocar o desenho para te estimular a constru-lo corretamente. Voc vai reproduzir o mesmo desenho da prova da FUVEST, mas com um raio de 5 cm. Voc deve estar se perguntando como fazer um ngulo de 60 corretamente. Vou te dar uma dica, pense em um hexgono. Construa um hexgono, entretanto utilize apenas um dos lados. Ou ento construa um tringulo equiltero. Continuando... Depois de fazer o desenho corretamente voc ter as seguintes medidas dos lados: AB = 5 (lembre-se do Hexgono) AC = BC = a (para a FUVEST) = 9,6 ou aproximadamente 10 (no seu desenho). A altura do seu tringulo ABC = 9,3 ou aproximadamente 9 (no seu desenho). Com esses dados vamos calcular a rea do tringulo ABC:

155

FUVEST Vencendo a 1 Fase

S = (base.altura) / 2 = (5 . 9,3) / 2 = 23,25 S (com os valores aproximados) = (5. 9) / 2 = 22,5 Vamos agora para as alternativas buscar este valor de rea que encontramos nas alternativas: Letra A: (9,3 . 9,3) / 8 = 10,8 (note que no precisvamos fazer esta conta, pois evidente que no daria 45). Letra B: (9,3 . 9,3) / 4 = 21,6 . Perceba que esta resposta praticamente igual a que calculamos. Esta a alternativa correta. Vamos calcular como se tivssemos arredondado o valor de a: (9 . 9) / 4 = 20,5 (bem perto do valor real tambm). Acredito que no precisamos mais fazer as demais alternativas, se voc quiser pode fazer na calculadora para ver que realmente a resposta a letra B.

Resposta da questo: B Dificuldade: mdia.

156

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 76 Assunto: Geometria - Sen e Cos

Vamos pela tcnica do desespero? Vamos... A questo afirma que o quadrado tem lado 1... Mas o nosso quadrado tem lado? Pode ser 10 (voc j sabe o motivo disto)... BF mede raiz de 5 sobre 4 (para o enunciado), o que representa o valor de 0,55. No nosso desenho mede dez vezes esse valor... Portanto, 5,5. Agora trace o segmento AF. Neste momento vem a sacada de como fazer com que o segmento AF seja bissetriz do ngulo BE... Realmente aqui precisamos de muita abstrao... um pouco complicado, mas depois de que voc fizer isso uma vez voc vai abstrair e evoluir seu pensamento... Eu no irei fazer o desenho desta resoluo, mas irei te explicar como voc criar esta bissetriz.

157

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Pegue a folha que voc desenhou o quadrado e dobre-a bem em cima do segmento AF. Visualmente falando: pegue o ponto B e traga-o para dentro, dobrando a folha do quadrado, mas dobre exatamente em cima do segmento AF. No sei se voc j percebeu, mas fazendo isso, voc j ter sua bissetriz... Continuando. Depois de dobrar, marque com o lpis em cima do ponto B e depois disso passe uma reta do ponto A passando pelo ponto que voc acabou de marcar (que representa o B dobrado) e v com a reta at o lado DC. Vou fazer um desenho para mostrar mais ou menos como ficou na folha...

No sei se voc percebeu, mas o ngulo BF igual ao ngulo FE. Agora pegue a rgua e mea o comprimento DE. Aqui no meu desenho deu aproximadamente 6,2. Lembrando que este nmero dividido por 10. Logo, 0,62 a distncia DE. Vamos traduzir as alternativas. Perceba que todas as letras tm o valor: raiz de 5 sobre 40. Vamos calcular este valor. Isso d aproximadamente 0,055 ou 0,056.

158

Raphael Gouvea Monteiro

Agora vejamos como ficaram as novas alternativas: Letra A: 3 x 0,056 Letra B: 7 x 0,056 Letra C: 9 x 0,056 Letra D: 11 x 0,056 Letra E: 13 x 0,056 Melhorou, certo? Acredito que agora j d para achar a resposta correta. Tenho que encontrar uma resposta que fique perto dos 6 vrgula alguma coisa. A, B e C so impossveis. Estamos entre D e E. Note que se tivssemos 10. 0,56 daria 5,6 como resposta, portanto precisamos de um pouco mais de 10. Logo, 11 x 0,56 igual a 6,16. Praticamente os 6,2 que buscvamos na resposta. Voc percebeu que conseguimos usar esse tipo de tcnica em praticamente todas as questes. Mais uma vez, no estou dizendo que esta a melhor tcnica, muito pelo contrrio, eu espero que voc estude muito para no precisar usar esse tipo de artifcio. Volto a dizer, essa tcnica que estou ensinando s vlida quando voc se esqueceu da matria ou no sabe resolver a questo. Portanto, estou apenas te dando uma opo a mais em vez de chutar a questo.

159

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Acredito que j consegui passar o recado sobre esse tipo de artifcio. Lembre-se, isso no serve apenas para a prova da FUVEST, mas tambm para todas as provas de vestibulares e de concursos. No importa qual prova voc est fazendo, o importante voc acertar a questo, ou da forma correta, ou chutando, ou pelo mtodo do desespero.

Resposta da questo: D Dificuldade: difcil. Questo 77 Assunto: Funo do Segundo Grau

160

Raphael Gouvea Monteiro

Esta uma questo difcil sobre funo, mas especificamente sobre equao do segundo grau. O enunciado afirma que o grfico desta funo uma parbola como j sabemos... Qual a frmula geral de uma parbola? f(x) = ax + bx + c Vamos ento satisfazer a funo do enunciado. f (x + 1) f (x) = 6x -2 a(x + 1) + b(x + 1) + c - ax - bx c = 6x -2 Portanto, a = 3 e b = -5 Agora que j temos os valores de a e de b j podemos resolver a questo. Perceba que no precisamos achar o valor de c, j que podemos achar o mnimo da funo apenas com os valores de a e b, usando a frmula: x= -b/ 2a, ou seja, x = 5/6.

Resposta da questo: C Dificuldade: difcil.

161

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 78 Assunto: Circunferncia

Mais uma vez iremos fazer o esquema que ensinei utilizando a rgua e o compasso. Se voc percebeu, para resolver essa questo sem esse artifcio voc gastaria um bom tempo e ainda seria obrigado a fazer muitas contas. Vamos tentar simplificar nossa vida. Vamos construir a imagem que o teste traz no enunciado. Primeiro construa um eixo cartesiano. Aps este passo, desenhe a reta que foi dada no enunciado. Agora marque os pontos (0,2) e (1,0), pois a nossa circunferncia tem que passar por esses dois pontos. Entretanto, o enunciado afirma que esta circunferncia que pretendemos construir perpendicular ao ponto (0,2), em outras palavras, o raio desta circunferncia forma um ngulo de 90 com essa reta neste ponto (0,2). Vamos ento traar essa reta imaginria que contm o raio da nossa
162

Raphael Gouvea Monteiro

circunferncia, a equao desta nossa reta imaginria : y = 1/2 x+2. Depois de estarmos com as duas retas no plano cartesiano, precisaremos saber qual o valor do raio dessa circunferncia que passa pelos dois pontos determinados. Mas note que as alternativas, como sempre, esto um pouco confusas, vamos ento, mais uma vez, traduzi-las. Percebemos que em todas as alternativas aparece uma raiz de dois sobre dois multiplicada por algum nmero, em outras palavras: Letra A: 3 . 0,7 = 2,1 Letra B: 5 . 0,7 = 3,5 Letra C: 7 . 0,7 = 4,9 Letra D: 9 . 0,7 = 6,3 Letra E: 11 . 0,7 = 7,7

Agora se tornou mais fcil analisar os raios. Vamos ento achar a alternativa correta. Lembre-se da reta suporte (y = 1/2 x + 2 ). Ento marque 2,1 centmetros estando o zero da rgua no ponto (0,2), depois, usando o compasso, tente passar uma circunferncia passando pelos dois pontos...

163

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Se voc fez tudo certinho, voc notou que no conseguiu englobar o ponto (1,0) na circunferncia. Faa isso agora pegando 3,5 na reta suporte. Mais uma vez se voc fez certo, agora voc conseguiu criar uma circunferncia passando pelos dois pontos solicitados. Perfeito. Resposta B correta. Depois, experimente fazer essa questo pelas duas formas, pela convencional e pela minha tcnica, cronometre e compare o tempo gasto em cada resoluo.

Resposta da questo: B Dificuldade: difcil. Questo 79 Assunto: Combinatria

164

Raphael Gouvea Monteiro

Normalmente, combinatria uma parte bem complicada da matemtica. um assunto clssico no vestibular da FUVEST. Normalmente, encontramos questes um pouco difceis. Bem, vamos fazer o que podemos nesta questo. Temos que fazer uma senha com 4 dgitos. Os algarismos podem ser repetidos, entretanto, o enunciado cria uma complicao, ele pede que no tenha o nmero 13 na senha. Existem vrias maneiras de fazer esse exerccio, normalmente comeo tendo uma noo de quantas combinaes existem e depois eu retiro as possibilidades que contm a complicao. 5 . 5 . 5. 5 = 625 (total de combinaes) I. II. III. 1 . 1 . 5 . 5 = 25 5 . 1 . 1 . 5 = 25 5 . 5 . 1 . 1 = 25

I, II e III, representam as combinaes que contemplam o nmero 13 na senha. Entretanto, destes 75 nmeros, se voc prestar bem ateno, estamos contando a senha: 1313 duas vezes, pois ela aparecer no item I e no item III tambm, logo tiramos 1 possibilidade destas 75, portanto 625 74 = 551 possibilidades para a senha.

165

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Resposta da questo: A Dificuldade: mdia.

Questo 80 Assunto: Geometria - Pirmide

166

Raphael Gouvea Monteiro

Esta uma questo que no temos muitos artifcios para ganhar tempo, pois o teste agora envolve uma pirmide, contemplando, portanto, as trs dimenses, logo, fica complicado fazer essa questo com a rgua e com o compasso. Enfim, vamos mais ou menos resolv-la da forma convencional. Sabemos que o baricentro divide o segmento em duas partes, sendo que uma tem o dobro do tamanho da outra. Precisamos ento calcular o comprimento do lado do quadrado que se assemelha ao quadrado formado pelos baricentros, para da ento concluirmos o teste com uma semelhana. Fazendo um Pitgoras entre dois pontos mdios da base do quadrado de lado 1, temos uma hipotenusa de valor raiz de dois sobre dois. Este valor o lado do quadrado que semelhante ao quadrado formado pelos baricentros. Agora terminamos com uma simples semelhana de tringulos. Se voc fez tudo corretamente deve ter encontrado o valor 2/9 que est contemplado na alternativa D.

Resposta da questo: D Dificuldade: difcil.

167

FUVEST Vencendo a 1 Fase

168

Raphael Gouvea Monteiro

IX. Fsica
Questo 81 Assunto: Movimento Uniforme

Comeamos o bloco de questes de fsica com uma questo simples sobre movimento uniforme. Muitas vezes os vestibulares tentam enganar os vestibulandos com a medida de distncia: anos-luz, esta medida nada mais do que a distncia percorrida pela luz durante um ano. Vamos para as alternativas ento:

169

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Item I. afirma que a distncia entre as galxias de apenas 2,5 milhes de quilmetros. Isso no verdade, esse valor representa o tempo que a luz percorre e no a distncia.

Eliminamos as letras (a) e (d). Item II. correto. Essa bem simples de se calcular.

Eliminamos a letra (c). Item III. perfeito. o que expliquei no item I. Eliminamos a letra (b).

Resposta da questo: E Dificuldade: fcil.

170

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 82 Assunto: Movimento Uniforme - Mov. Uni. Variado

A questo quer que analisemos qual o melhor grfico que pode descrever a posio x e a velocidade v do carrinho.

171

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Portanto, vamos criar um esquema: para a posio x podemos ter como resposta I - II - III IV. Se analisarmos o movimento, percebemos que o espao sempre aumenta, portanto os itens II e IV no podem estar na resposta, pois em II o espao fica constante e em IV o carrinho passa duas vezes pelo mesmo local, ambos no podem ser. Eliminamos as letras (c) e (e).

Agora para analisarmos a velocidade v, usamos o mesmo esquema que fizemos anteriormente, podemos ter como resposta I - II - III IV. Ao descer a rampa o carrinho perde energia potencial e ganha proporcionalmente energia cintica, portanto, aumenta sua velocidade, porm ao final da rampa sua velocidade fica constante, isso contemplado no item II. Eliminamos as letras (d) e (b).

Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.

172

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 83 Assunto: Movimento Uniforme - Mov. Uni. Variado

Como podemos analisar ao ler o enunciado, o exerccio exige conhecimento de movimento uniforme e movimento uniformemente variado (queda livre). Um dubl se joga de 5 metros de altura e tem que cair dentro de uma caamba que tem 6 metros de comprimento. Ideologicamente o dubl deveria cair bem no centro da caamba, porm, ele pode cair mais frente ou mais atrs como afirma o enunciado. Calculando o tempo de queda livre do dubl, este permanece 1 segundo em queda livre. Tomando o centro da caamba como referencial, temos trs metros frente e trs metros atrs. Logo, em 1 segundo, v pode diferir da velocidade ideal em 3m/s. Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.
173

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 84 Assunto: Acelerao

Esta uma questo muito conceitual sobre acelerao. O enunciado afirma que o avio ao ser tragado para baixo, a acelerao vertical (para baixo) do avio maior que a da gravidade, ou seja, (a > g). Portanto, ao ser tragado para baixo, a bola de futebol que estava sobre uma poltrona vai perder o contato com o acento, porm, no sabemos o que vai acontecer. A bola pode bater no teto, ou o avio pode estabilizar e a bola voltar para o acento, isso vai depender do tempo, logo, vamos buscar nas alternativas a melhor resposta: Letra A: errada, evidente que no, o avio ser tragado e ter uma acelerao maior que a da bola.
174

Raphael Gouvea Monteiro

Letra B: no tem cabimento a bola ficar flutuando. Isso s aconteceria se o avio estivesse em queda livre juntamente com a bola, logo, teramos a impresso de que a bola estaria flutuando, quando na verdade, ambos estariam em queda livre. Letra C: na verdade a bola no seria acelerada para cima, ela estaria subindo em relao ao avio, justamente por este estar com uma acelerao maior que a da gravidade, mas no est errada esta parte da alternativa. Porm, ele diz que a bola no poder bater no teto, isso no verdade, a bola poder se chocar com o teto como havamos conversado no incio da resoluo. Letra D: correta. A alternativa tem o mesmo incio da letra C, mas ela faz a ressalva de que a bola poder chocar-se com o teto. Letra E: pula.

Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

175

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Questo 85 Assunto: Quantidade de Movimento

Todo ano a FUVEST coloca uma questo de quantidade de movimento praticamente igual essa. Cada ano tem uma histria diferente, mas sempre perguntando a mesma coisa: em qual alternativa ocorre a conservao da quantidade de movimento? No incio a quantidade de movimento igual a zero, pois a partcula sai do repouso. No final, depois do decaimento, a quantidade de movimento tambm tem que ser igual a zero. Ento pergunto: qual a nica alternativa em que a resultante das velocidades igual a zero? Acho que no preciso explicar mais nada ... Resposta da questo: A Dificuldade: fcil.
176

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 86 Assunto: Calorimetria

Aqui temos uma questo tpica de calorimetria que compara o uso da energia solar com a energia obtida com a queima de 1L de gasolina. Utiliza-se nitrato de sdio, elevando sua temperatura de 300 C para 550 C, logo, temos um delta de 250 C, e a pergunta : qual a massa de nitrato que precisamos para armazenar a mesma quantidade de energia que proveniente da queima de 1L de gasolina? Para achar essa alternativa, basta fazermos a seguinte conta:

177

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Quero fazer uma ressalva para os absurdos que existem em algumas alternativas, note que com um pouco de bom senso, voc no marca, de forma nenhuma, as alternativas A, D e E. A alternativa A tem uma massa muito pequena para poder armazenar uma quantidade to grande de energia. D e E, ao contrrio de A, tm uma massa absurdamente grande de nitrato, que tornaria invivel o uso da energia solar com essa substncia. Esta uma questo simples, mas perceba que em muitos momentos as alternativas apresentam absurdos. Se uma questo pedir para voc calcular a massa de uma pessoa e voc encontra a resposta: duas toneladas, est errado... Em muitos casos, apenas com bom senso podemos eliminar muitas alternativas.

Resposta da questo: B Dificuldade: fcil.

178

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 87 Assunto: Ondulatria

Esta uma questo simples sobre ondulatria. O grfico d o perodo e a questo quer saber a frequncia. Sabemos que frequncia o inverso do perodo. At aqui tudo bem, porm, esta questo foi um pouco mal formulada, j vou explicar melhor isso. Tente achar qual o perodo no grfico... Notou que a escala est muito ruim para sabermos qual o valor correto... Voc achou qual valor? 2,5 ou 2,6?

179

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Sabemos mais ou menos que o perodo maior que 2,5. Portanto, vamos calcular a frequncia com 2,5 mesmo. Caso tenha feito a conta corretamente deve ter encontrado um valor de 400 Hz. Porm, perceba que no tem nenhuma nota de 400 Hz. As mais prximas so as notas sol e l. Entretanto, j conversamos sobre a impreciso do perodo, logo, este pode ser um pouco maior que 2,5. Portanto, se aumentarmos o perodo para 2,6 encontramos a frequncia aproximada de 388 Hz. Isso corresponde nota sol. Questo bonita, mas a FUVEST, infelizmente, errou a escala do grfico.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia.

180

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 88 Assunto: Corrente Induzida - Lei de Lenz

Estamos diante de uma questo tradicional na prova da FUVEST, trata-se do assunto: lei de Lenz. Apesar de muitas pessoas terem um pouco de receio deste assunto, Lenz bem tranquilo. Vamos estabelecer uma regra, a lei de Lenz sempre do contra. Se o im est se aproximando do anel, vai surgir uma corrente induzida querendo expulsar esse im do anel. E da mesma forma, se o im estiver se afastando do anel, a corrente tentar puxar o im de volta. Estou fazendo uma anlise bem simplista, no estou explicando a teoria com o devido rigor, deixo isso para seu professor. Vou fazer uma anlise mais simplista ainda. Lenz se assemelha aos relacionamentos, se voc se aproxima muito de seu parceiro/a , este se sente sufocado/a, porm se voc se afasta, o mesmo/a quer que vocs fiquem mais
181

FUVEST Vencendo a 1 Fase

unidos... Acredito que agora tenha ficado mais claro... Portanto, vamos para as alternativas: No sei se voc percebeu, mas as alternativas D e E so opostas, logo, a resposta certa deve ser uma destas alternativas, entretanto, j que o livro est acabando, vamos ler todas as letras: Letra A: claro que causa efeito no anel. Para que faramos uma experincia que no causasse efeito nenhum... O cientista que faz esse tipo de observao deve gostar de observar tinta fresca secar... Errada. Letra B: no corrente alternada, esta corrente a que circula pelos fios da sua casa. Aqui corrente contnua. Letra C: nossa! Esta alternativa um absurdo, ela prope a troca dos polos do im. No tem lgica. Letra D: errada. Lembre-se do que conversamos. O im est se aproximando, portanto causa uma fora de repulso. Letra E: alternativa correta. o que conversamos na letra D.

Resposta da questo: E Dificuldade: difcil.

182

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 89 Assunto: ptica

183

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Esta uma questo muito bonita sobre ptica. Iluminando uma mscara que contm um tringulo, iremos iluminar o anteparo com desenhos semelhantes a tringulos. Logo, vamos eliminar as alternativas que no tm a ponta de tringulo. Irei colocar o desenho para voc entender melhor o que fiz.

Sem mais comentrios.

Resposta da questo: D Dificuldade: fcil.

184

Raphael Gouvea Monteiro

Questo 90 Assunto: Carga Eltrica - Corrente

Esta questo sobre corrente eltrica e carga eltrica. Sabemos que existe uma relao entre corrente e carga. Corrente quantidade de carga sobre o tempo em segundos. Temos uma corrente de 300.000A durante 0,5 s. logo, a quantidade de carga de um raio igual a 150.000C. Esses 150.000C representam da carga total na superfcie da terra que de 600.000C.

Resposta da questo: C Dificuldade: mdia.

185

FUVEST Vencendo a 1 Fase

186

Raphael Gouvea Monteiro

X.

Consideraes finais,

Enfim, terminamos a prova de 2010 da FUVEST, espero que de alguma forma eu tenha conseguido te passar um pouco do meu conhecimento. Se voc, um dia, me disser que, em qualquer prova que prestou, voc ganhou uma questo ao menos por lembrar-se de algo que ensinei neste livro eu ficaria muito contente mesmo. Por mais simplista que parea, com tudo que escrevi neste livro, j consegui ajudar muitas pessoas dentro do meu rol de amizades. Um dia me perguntei, como poderia eu aumentar o espectro dessa ajuda para outras pessoas? Como poderia alcanar pessoas que nunca tive contato, como poderia transformar desconhecidos em amigos? Ento surgiu a ideia deste livro. Escrevi esse livro no com a finalidade de ganhar dinheiro, tanto que quem me pede, envio por e-mail o PDF deste livro. Tambm no escrevi por me achar mais inteligente, ou achar que tenho algo a mais a dizer do que voc, por exemplo. Voc, com certeza tem em seu repertrio dezenas de tcnicas at melhores do que as minhas. Portanto, escrevi este livro com a simplria finalidade de compartilhar com voc o pouco conhecimento que tenho. Sinceramente falando, se eu tivesse lido um livro como este, logo que entrei no cursinho, eu teria economizado muitas horas de estudo e com certeza teria alcanado muito mais rpido os meus objetivos.

187

FUVEST Vencendo a 1 Fase

Tenha certeza de uma coisa: se, a posteriori, voc lanar um livro como este, serei o primeiro a compr-lo, pois tenho certeza de que dentro de voc existem informaes que seriam muito valiosas para outras pessoas. Compartilhe tambm seu conhecimento... A nossa espcie diferencia-se das demais, justamente pela nossa capacidade inata de adquirir conhecimento e, principalmente, pela capacidade de transmiti-lo para outras pessoas ao longo de geraes. Portanto, caso eu consiga atingir uma nica pessoa com as minhas palavras o meu livro j cumpriu sua funo social. com muita tristeza que me despeo. Espero, sinceramente, que este livro no tenha sido apenas a realizao de um sonho para mim, mas que ele tambm contribua com a realizao do seu sonho.

Rumo a USP...

188

Raphael Gouvea Monteiro

Estatsticas
Abaixo, coloquei trs tabelas. Estas contm uma pequena anlise de incidncias. O que vem a ser isso? So os assuntos que caram nos ltimos trs anos da FUVEST. Faa uma anlise comparativa depois me mande um e-mail dizendo o que descobriu...

189

FUVEST Vencendo a 1 Fase

190

Raphael Gouvea Monteiro

191

FUVEST Vencendo a 1 Fase

192

Raphael Gouvea Monteiro

Contato
Se voc estiver com alguma dvida sobre o livro e quiser fazer algum comentrio (pertinente ou no). Ou se estiver com vontade de me contar sua histria (ou a de algum amigo), ou tambm se voc encontrar algum erro neste livro e quiser dar uma fora para eu corrigi-lo... Se quiser pode proferir tambm algum palavro para mim, fique sossegado e sinta-se vontade para me mandar um e-mail: vencendoafuvest@hotmail.com

Outro caminho para entrar em contato com o autor pelo site do livro: www.vencendoafuvest.com No momento que escrevi este livro o site est em construo, porm, em breve, o site apresentar outros livros e um contedo exclusivo, no apenas sobre o vestibular da FUVEST, mas tambm de outros grandes vestibulares do pas. Outra coisa, se voc est vendo este livro em algum lugar, ou pegou emprestado e quiser l-lo e no tem dinheiro para compr-lo, pode me enviar um e-mail que prometo que enviarei o PDF do livro para voc ou para quem me pedir.

193

FUVEST Vencendo a 1 Fase

O livro est publicado, gratuitamente, em inmeros sites da internet. Faa uma pesquisa no Google. Eu aconselho baixlo no site da Livraria Saraiva (no menu livros digitais) ou no site do Vestibular1. www.livrariasaraiva.com.br www.vestibular1.com.br

Caso queira ter este livro impresso: www.clubedeautores.com.br www.agbook.com.br

ltima ressalva, jamais deixe de ensinar uma pessoa, pode ser algum amigo ou at mesmo algum desconhecido. No tenha medo de ensinar pessoas, voc no estar ajudando um inimigo como a maioria das pessoas, erroneamente, pensa.

Seu maior concorrente sempre foi e sempre ser voc mesmo...

194

Raphael Gouvea Monteiro

Agradecimentos
Matheus Vasconcelos Livraria Saraiva www.saraiva.com.br Carlos Equipe Vestibular1 www.vestibular1.com.br Clube de Autores www.clubedeautores.com.br AgBook www.agbook.com.br AlphaGraphics www.alphagraphics.com.br
195

FUVEST Vencendo a 1 Fase

196

Raphael Gouvea Monteiro

FECI QUOD POTUL, FACIANT MELIORA POTENTES

197

FUVEST Vencendo a 1 Fase

198

Raphael Gouvea Monteiro

199

FUVEST Vencendo a 1 Fase

200

Anda mungkin juga menyukai