Anda di halaman 1dari 25

CINCIA PSICOLGICA

35

CINCIA PSICOLGICA

36

GAZZANIGA e HEATHERTON

EXPLORANDO A MENTE E O CREBRO Para compreender a mente, os cientistas psicolgicos precisam compreender como o crebro funciona, como a mente interpreta o ambiente e como os ambientes sociais e a cultura determinam o comportamento. Os avanos na tecnologia de imagem cerebral proporcionaram novos e valiosos instrumentos investigativos para ajudar os cientistas a atingir esses objetivos.

1637
Dualismo cartesiano Ren Descartes prope que a mente e o corpo so entidades inter-relacionadas, mas separadas, com uma afetando a outra. Essa idia contesta a antiga crena de que a mente, ou a alma, que manda no corpo.

1859
A mente evoluiu A inovadora teoria de Charles Darwin da seleo natural estabelece os fundamentos para a base biolgica do comportamento e a noo de que a mente humana evoluiu junto com caractersticas fsicas e comportamentais.

1879
A psicologia adapta os instrumentos da cincia Wilhelm Wundt monta o primeiro laboratrio psicolgico, em Leipzig, e comea a medir o comportamento. Seu primeiro mtodo envolve solicitar s pessoas que reflitam sobre suas experincias mentais.

1890
Princpios de psicologia Influenciado pela teoria de Darwin, William James argumenta, em seu inovador Princpios de Psicologia, que precisamos compreender as funes adaptativas do comportamento.

CINCIA PSICOLGICA

Introduo cincia psicolgica

37

APRESENTANDO OS PRINCPIOS
QUAIS SO OS TEMAS DA CINCIA PSICOLGICA? Os princpios da cincia psicolgica so cumulativos Uma revoluo biolgica est energizando a pesquisa A mente adaptativa A cincia psicolgica atravessa nveis de anlise QUAIS SO AS ORIGENS DA CINCIA PSICOLGICA? O debate natureza-ambiente considera o impacto da biologia e do meio ambiente O problema mente-corpo desafia filsofos e psiclogos A teoria evolutiva introduz a seleo natural COMO SE DESENVOLVERAM OS FUNDAMENTOS DA CINCIA PSICOLGICA? A psicologia experimental moderna comea com o estruturalismo O funcionalismo trata do propsito do comportamento A psicologia da Gestalt enfatiza padres e contextos na aprendizagem O inconsciente influencia a vida mental cotidiana A maioria dos comportamentos pode ser modificada por recompensa e punio O modo de pensar afeta o comportamento As situaes sociais moldam o comportamento QUAIS SO AS PROFISSES DA CINCIA PSICOLGICA? As subdisciplinas focalizam diferentes nveis de anlise O conhecimento psicolgico utilizado em muitas profisses As pessoas so cientistas psicolgicos intuitivos CONCLUSO LEITURAS ADICIONAIS

1900
O papel do inconsciente Sigmund Freud introduz a idia do inconsciente e o papel que ele desempenha em nossa vida mental cotidiana. Sua teoria da psicanlise captura terapeutas e cientistas por quase meio sculo.

1912
Psicologia da Gestalt O psiclogo alemo Max Wertheimer prope que a percepo uma experincia subjetiva que no pode ser compreendida pelo exame de seus componentes elementares, isto , o todo maior que a soma de suas partes.

1925
Behaviorismo John B. Watson e, mais tarde, B. F. Skinner argumentam que todos os comportamentos podem ser compreendidos como um resultado da aprendizagem e que, para predizer o comportamento, temos de examinar as foras ambientais.

Anos 40
Psicologia fisiolgica Karl Lashley e Roger Sperry conduziram pesquisas cerebrais sistemticas, utilizando animais para entender como a mente humana funciona.

1944
Dinmica social Kurt Lewin introduz a teoria do campo, em que argumenta que a dinmica situacional desempenha um papel importante na predio do comportamento humano.

38

GAZZANIGA e HEATHERTON

Para estudar a cincia psicolgica


Como podemos estudar os processos mentais que no so diretamente observveis? Que papel desempenha a gentica na mente e no comportamento? Por que a evoluo importante para compreendermos a atividade mental? Como a mente e o comportamento podem ser estudados em diferentes nveis de anlise? Como podemos desemaranhar natureza e ambiente? Como utilizar os conhecimentos obtidos pela cincia psicolgica?

or volta da meia-noite, em 4 de fevereiro de 1999, quatro membros de uma Unidade Especial da Polcia Contra o Crime nas Ruas passaram de carro pela Avenida Wheeler, no Bronx, procurando um suspeito de estupro. Eles viram um imigrante da frica Ocidental, Amadou Diallo, de 22 anos (Figura 1.1), postado na entrada do edifcio de apartamentos onde morava. Segundo os policiais, eles gritaram parado!, e viram Diallo estender a mo para o bolso da cala. Acreditando que ele ia pegar uma arma, os policiais comearam a atirar. Em aproximadamente 5 segundos, os quatro policiais dispararam um total de 41 tiros contra o desarmado Diallo, 19 dos quais o atingiram. Diallo morreu no local. Os vizinhos disseram que Diallo provavelmente no compreendeu a palavra parado, pois o ingls no era sua lngua nativa. Outros sugeriram que Diallo talvez estivesse querendo pegar a carteira para provar sua identidade. Ningum jamais saber. Os quatro policiais foram julgados por assassinato, e todos foram considerados inocentes. Os psiclogos esto interessados em compreender como as pessoas percebem, pensam e agem em uma grande variedade de situaes. Uma situao como o assassinato de Amadou Diallo especialmente interessante para os psiclogos, porque lhes permite considerar o pensamento e o comportamento no contexto de um evento da vida real. O caso de Diallo envolve fenmenos psicolgicos como emoo, memria, percepo visual, tomada de deciso, interao social, diferenas culturais, preconceito, comportamento de grupo e trauma mental. Diante desse menu de tpicos, os psiclogos estariam interessados em saber, por exemplo, como o estado emocional dos policiais afetou sua tomada de deciso na cena. Eles tambm gostariam de estudar a exatido dos relatos dos acusados e das testemunhas oculares do tiroteio. Alm disso, iam querer examinar o comportamento de grupo. Ser que o fato de muitos policiais chegarem cena simultaneamente afetou o comportamento individual? Ser que as demonstraes extravagantes em frente ao prdio do tribunal influenciaram o julgamento? Finalmente, os psiclogos tambm quereriam saber se o preconceito desempenhou algum papel. O preconceito ter afetado a maneira pela qual os policiais identificaram e abordaram o suspeito? O preconceito ter afetado a deciso do jri? Muitos residentes do Bronx afirmaram que o assassinato de Diallo foi motivado por racismo. Os advogados de defesa afirmaram que a raa teve muito pouco a ver com o tiroteio. Como podemos saber? difcil estudar os fatores que esto por trs das atitudes raciais, pois a maioria das pessoas nega professar crenas socialmente inaceitveis. Como, ento, podemos espiar dentro da mente para descobrir o que as pessoas esto pensando?

Alguns desenvolvimentos importantes nos ltimos anos abriram novas portas para o estudo da vida mental. Ns, agora, temos mtodos para observar o crebro funcional em ao. Uma coleo de tcnicas conhecidas como imagem cerebral avalia mudanas na atividade metablica do crebro por exemplo, observa para onde o sangue flui no momento em que as pessoas processam informaes. Essas mudanas no fluxo sangneo representam mudanas na atividade cerebral, que indicam

1957
A revoluo cognitiva George A. Miller lana o campo da psicologia cognitiva na Harvard University, que posteriormente ser formalizada por Ulric Neisser, em seu livro integrador de 1967, Psicologia Cognitiva.

Anos 1960
A biologia dos transtornos mentais Os avanos nos experimentos com tratamentos medicamentosos apoiaram teorias de uma base biolgica em muitos tipos de transtornos mentais. Transtornos como depresso e esquizofrenia esto ligados a anormalidades neuroqumicas.

Anos 1980 e 90
O retorno de Darwin David Buss, Leda Cosmides, John Tooby e Steve Pinker esto entre os que desenvolveram a psicologia evolutiva, que reintroduz o pensamento darwiniano no entendimento da mente e do comportamento.

1982 at anos 2000


O crebro capacita a mente Algumas reas, incluindo a neurocincia, a psicologia cognitiva, a cincia da computao e a neurologia, criam um novo campo interdisciplinar, a neurocincia cognitiva o que h de mais novo na cincia psicolgica.

CINCIA PSICOLGICA

39

quais partes do crebro esto envolvidas em certos comportamentos ou atividades mentais. Por exemplo, a neurocientista Elizabeth Phelps, o psiclogo social Mahzarin Banaji e seus colegas utilizaram imagens cerebrais para estudar atitudes raciais. Eles mostraram a universitrios brancos fotos de rostos conhecidos e desconhecidos, brancos e negros, enquanto empregavam uma tcnica conhecida como imagem por ressonncia magntica funcional (IRMf) para investigar o crebro (Phelps et al., 2000). Para alguns dos participantes da pesquisa, os rostos negros desconhecidos ativaram uma estrutura no crebro chamada amgdala, que est envolvida na percepo de ameaa e indica uma resposta de medo. Isso no significa que os alunos brancos que responderam dessa maneira necessariamente temem pessoas negras desconhecidas, mas certamente indica que aqueles rostos ativaram a regio do crebro que detecta ameaa. importante salientar que essa resposta no ocorreu em todos os alunos participantes. Ela s ocorreu naqueles que tambm demonstravam sinais de uma atitude negativa em relao aos negros, conforme avaliado por um programa de computador chamado teste de atitudes implcitas (IAT, implicit attitudes test). Esse teste avalia indiretamente como as pessoas associam palavras positivas e negativas a certos grupos de pessoas. Os que apresentavam atitudes negativas, de acordo com o teste do computador, eram os que mais mostravam ativao da amgdala quando observavam os rostos negros desconhecidos (Figura 1.2). Em um segundo estudo, os pesquisadores mostraram a um novo grupo de estudantes brancos fotos de rostos negros e brancos conhecidos; dessa vez, no ocorreu a ativao da amgdala. Essas so notcias animadoras, pois elas sugerem que a maior familiaridade reduz a resposta de medo, o que pode indicar uma reduo na probabilidade de preconceito e discriminao. A pesquisa recm-descrita revela muito sobre o estado atual da psicologia e toca em algumas questes que so centrais para este livro. A psicologia existe formalmente FIGURA 1.1 Amadou Diallo, um nativo da frica h um pouco mais de cem anos e, nesse perodo, aprendemos muito sobre processos Ocidental, foi alvo de 41 tiros disparados por policiais que mentais bsicos, tais como aprendizagem, memria, emoo e percepo. Os psicloestavam procurando um estuprador em srie. O inocente gos documentaram mudanas sofridas pelas pessoas do nascimento velhice e criaram Diallo morreu no local. Ser que o racismo desempenhou teorias elaboradas sobre como os humanos fazem coisas, tais como adquirir linguagem um papel nessa trgica morte? e resolver problemas difceis. Eles exploraram a importncia do mundo social em que vivemos; por exemplo, como as pessoas so influenciadas pela presena dos outros e quais circunstncias as levam a preferir certos tipos de pessoa a outros. Os psiclogos tambm examinaram como o meio ambiente ajuda a moldar cada pessoa de uma maneira nica, que produz o que chamamos de personalidade. Atravs deste livro, voc ficar sabendo o que se descobriu sobre cada um desses tpicos e saber como os genes e a biologia influenciam a vida mental humana, uma rea de pesquisa que tem energizado a psicologia nos ltimos anos. Os psiclogos, utilizando novas tecnologias e mtodos de pesquisa refinados, esto obtendo insights surpreendentes sobre as dimenses biolgicas da vida mental. Com relao ao nosso dia-a-dia, sabemos cada vez mais detalhes incrveis de como o crebro funciona. Em especial, sabemos quais partes do crebro esto envolvidas quando realizamos certas tarefas e interagimos com os nossos mundos sociais. Por exemplo, voc sabia que a sua qumica cerebral est sendo alterada com cada conceito ou histria que voc lembra enquanto l este captulo? Sempre que lembramos uma histria ou piada, ou sentimos uma emoo intensa, FIGURA 1.2 Mapas compostos apresentando regies cerebrais em que a maior essa experincia processada e armazenada em nosso ativao em resposta a rostos negros versus brancos associada a uma medida indireta de crebro. O desafio, para os psiclogos, descobrir quais atitudes raciais. As reas indicam ativao da amgdala tanto na metade direita como na mecanismos cerebrais (neurais) esto envolvidos quanmetade esquerda do crebro, assim como em outra rea, o cngulo anterior, que tambm est associado s respostas emocionais. do interagimos com o nosso ambiente, e como o am-

40

GAZZANIGA e HEATHERTON

cincia psicolgica O estudo da mente, do crebro e do comportamento. mente A atividade mental, como os pensamentos, os sentimentos e a experincia subjetiva. crebro Um rgo localizado no crnio, que produz atividade mental. comportamento Qualquer ao ou resposta observvel.

biente influencia os nossos mecanismos neurais. As novas cincias psicolgica e cerebral, trabalhando juntas, revolucionaram o entendimento do nosso comportamento, mente e crebro. Este livro sobre essa nova cincia. a cincia psicolgica do sculo XXI. A cincia psicolgica o estudo da mente, do crebro e do comportamento. Ns vamos explorar cada um desses termos. Mente se refere atividade mental, como os seus pensamentos e sentimentos. As experincias perceptivas que voc tem ao interagir com o mundo (i. , viso, olfato, paladar, audio e tato) so exemplos da mente em ao, assim como as memrias, pensar sobre o que voc quer comer no almoo e o que acha de beijar algum que considera atraente. A atividade mental resulta de processos biolgicos dentro do crebro, tal como a ao de clulas nervosas e reaes qumicas associadas. Voc ler mais adiante sobre a antiga controvrsia entre os acadmicos referente natureza da relao entre o crebro e a mente. Por enquanto, basta saber que a mente o que o crebro faz (Kosslyn e Koenig, 1995, p. 4). Em outras palavras, o crebro fsico que capacita a mente. O comportamento se refere s aes observveis: movimentos corporais, aes intencionais como comer ou beber e expresses faciais como sorrir. O termo comportamento empregado para descrever uma ampla variedade de aes fsicas, sutis ou complexas, que ocorrem nos organismos, das formigas aos humanos. Por muitos anos, os psiclogos tendiam a focalizar principalmente o comportamento, em vez dos estados mentais. Eles faziam isso, em grande parte, porque tinham poucas tcnicas objetivas para avaliar a mente. O advento da tecnologia para observar o crebro funcional em ao permitiu que os cientistas psicolgicos estudassem estados mentais como a conscincia.

QUAIS SO OS TEMAS DA CINCIA PSICOLGICA?


Desde que as pessoas comearam a pensar, elas comearam a pensar sobre as outras pessoas. Temos um forte desejo de entender os outros, entender seus motivos, pensamentos, desejos, intenes, humor, aes, e assim por diante. Queremos saber por que eles lembram alguns detalhes e, convenientemente, esquecem outros, ou por que eles se comportam de maneira autodestrutiva. Queremos saber se os outros so amigos ou inimigos, lderes ou seguidores, se nos rejeitaro ou se se apaixonaro por ns. Nossas interaes sociais requerem que utilizemos nossas impresses dos outros para categoriz-los e predizer suas intenes e aes. Essencialmente, as pessoas esto constantemente tentando entender o que move as outras pessoas. Aqueles que fazem isso como profisso so conhecidos como cientistas psicolgicos. Eles utilizam os mtodos da cincia para compreender como as pessoas pensam, sentem e agem. No incio do sculo XX, surgiram quatro temas importantes que definiram a teoria e a pesquisa da cincia psicolgica. Esses temas orientam e dirigem a maneira pela qual a cincia psicolgica estuda a mente, o crebro e o comportamento.

Os princpios da cincia psicolgica so cumulativos


O primeiro tema que a pesquisa sobre a mente, o crebro e o comportamento se acumulou ao longo do tempo, produzindo os princpios da cincia psicolgica. Por toda a histria, encontramos saltos ocasionais no conhecimento cientfico, tais como o reconhecimento das foras gravitacionais, a descoberta da penicilina e o recente mapeamento do genoma humano. No entanto, o mais comum a cincia progredir em passos menores, incrementais, conforme o conhecimento acumulado, baseado no estudo sistemtico de perguntas formuladas a partir do que j se sabe. Dessa maneira, a cincia aproveita os fundamentos do conhecimento compartilhado. Para que voc possa apreciar as perguntas que esto impulsionando a pesquisa contempornea, descreveremos os princpios bsicos que constituem os fundamentos do conhecimento psicolgico. Ao agir assim, focalizamos o que conhecido pela cincia psicolgica. Por exemplo, as propriedades comportamentais da memria so bem conhecidas, e, atualmente, nenhum psiclogo precisa demonstrar que mais fcil reconhecer antigas informaes do que recordar antigas informaes. Sabemos disso h mais de meio sculo; esse um dos muitos princpios que utilizaremos neste livro. Na medida em que os cientistas expandem as fronteiras externas do conhecimento, sua busca pelo desconhecido permanece enraizada nos princpios bsicos da cincia psicolgica. Para demonstrar isso, descreveremos as pesquisas mais recentes, baseadas nesses princpios, escolhendo aquelas que, na nossa opinio, iro estabelecer os futuros fundamentos da cincia psicolgica.

CINCIA PSICOLGICA

41

Uma conseqncia do nosso foco em princpios as coisas, s vezes, parecerem mais simples do que realmente so. A maioria dos fenmenos psicolgicos envolve complexidades que no podemos discutir aqui por falta de espao. A complexidade inerente cincia, na medida em que as idias e as teorias so modificadas por novas informaes que descrevem as condies sob as quais acontecem os fenmenos. Considere a gravidade, uma fora bsica que foi reconhecida h centenas de anos. A gravidade no opera de modo uniforme; ela depende das propriedades da prpria Terra, tal como haver maior fora centrfuga perto do Equador. Na Terra, se deixarmos cair uma ma, ela cair no cho. Esse o princpio. Da mesma forma, quando dizemos que o reconhecimento mais fcil do que a recordao, certamente h condies em que isso no verdade. Mas essas complexidades so de maior interesse para o pesquisador cientfico do que para o aluno que est entrando em contato com o assunto pela primeira vez. Por enquanto, vamos nos concentrar nos princpios.

Uma revoluo biolgica est energizando a pesquisa


O segundo tema o seguinte: uma revoluo biolgica de imensa importncia est em progresso na aurora do sculo XXI, trazendo consigo algumas das maiores descobertas na cincia psicolgica. Desde a antiguidade, os filsofos e outros estudiosos fazem perguntas sobre fenmenos psicolgicos bsicos, mas eles no possuam os mtodos para examinar muitas dessas perguntas fundamentais, tais como: O que a conscincia? De onde vem a emoo e como ela afeta os processos cognitivos? Como as memrias so armazenadas no crebro? Nos ltimos 20 anos, houve um tremendo avano no entendimento das bases biolgicas dessas atividades mentais. Esse interesse pela biologia permeia todas as reas da cincia psicolgica da localizao dos correlatos neurais, ou cerebrais, de como identificamos amigos, descoberta dos problemas neuroqumicos que produzem vrios transtornos psicolgicos. Trs desenvolvimentos montaram o cenrio para uma revoluo biolgica na explicao dos fenmenos psicolgicos. Qumica do crebro O primeiro desenvolvimento importante na revoluo biolgica foi o entendimento da qumica do crebro. O crebro funciona pela ao de substncias qumicas conhecidas como neurotransmissores, que enviam mensagens entre as clulas nervosas. Nos ltimos 30 anos, os cientistas psicolgicos fizeram progressos imensos na identificao dessas substncias qumicas e suas funes. Embora, h muito tempo, se acreditasse que no mais do que uns poucos neurotransmissores estavam envolvidos na atividade cerebral, agora se sabe que centenas de substncias diferentes desempenham papel crtico na atividade mental e no comportamento. Por exemplo, os comportamentos que so recompensadores esto associados s aes de um neurotransmissor chamado dopamina, em uma rea especfica do crebro conhecida como o nucleus accumbens. A extenso em que uma droga influencia esse processo determina quo facilmente as pessoas se tornam aditas a ela: quanto maior a ao da dopamina, mais aditiva a substncia. Tambm sabemos agora que as pessoas tm melhor memria para eventos que acontecem quando elas esto emocionadas do que quando esto calmas, porque as substncias qumicas presentes na resposta aos estmulos influenciam os mecanismos neurais envolvidos na memria. Compreender os processos qumicos do crebro fornece muitos insights sobre a atividade mental e possibilita o comportamento, e til para desenvolver tratamentos para ajudar pessoas com variados transtornos psicolgicos. O genoma humano O segundo desenvolvimento que revolucionou a cincia psicolgica foi o imenso progresso no entendimento da influncia dos processos genticos. Os cientistas no s conseguiram mapear o genoma humano, o projeto ou cdigo gentico bsico do corpo humano, como tambm criaram vrias tcnicas que lhes permitiram descobrir a ligao entre genes e comportamento. Por exemplo, para estudar os efeitos de um gene sobre a memria, os pesquisadores conseguiram criar ratos que no possuem o gene especfico ou tiveram novos genes inseridos. Esses ratos, subseqentemente, apresentam memria prejudicada ou melhorada, respectivamente. Ao identificar os genes que esto envolvidos na memria, os pesquisadores talvez consigam criar terapias, baseadas na manipulao gentica, para ajudar as pessoas com problemas de memria, como os portadores da doena de Alzheimer. Evidentemente, a idia de que um nico gene causa um comportamento especfico demasiado simplista. Quase toda a atividade psicolgica e biolgica afetada pelas aes de mltiplos genes. No existe um gene especfico que o nico responsvel pela memria, ou pelas atitudes racistas, ou

Como podemos estudar os processos mentais que no so diretamente observveis?

Que papel a gentica desempenha na mente e no comportamento?

42

GAZZANIGA e HEATHERTON

teoria evolutiva Uma abordagem cincia psicolgica que enfatiza o valor herdado, adaptativo, do comportamento e da atividade mental no desenrolar de toda a histria de uma espcie. seleo natural A teoria de Darwin de que aqueles que herdaram caractersticas que os ajudam a se adaptar ao seu meio ambiente especfico tm uma vantagem seletiva em relao aos que no as herdaram. adaptaes Para a teoria evolutiva, as capacidades, habilidades ou caractersticas fsicas aumentam as chances de reproduo ou sobrevivncia e, portanto, so transmitidas s futuras geraes.

pela timidez. No entanto, acumulam-se evidncias de que os genes esto envolvidos em muitos desses processos. Voc ver, no Captulo 3, que muitas caractersticas fsicas e mentais so, em certo grau, herdadas. O mapeamento do genoma humano proporcionou aos cientistas o conhecimento fundamental para estudar como genes especficos afetam pensamentos, sentimentos e vrios transtornos. Embora muitas das fantsticas possibilidades de corrigir defeitos genticos ainda demorem algumas dcadas para se concretizar, os mtodos empregados pelos cientistas para estudar a influncia dos processos genticos possibilitaram novos insights sobre a atividade mental. A observao do crebro em funcionamento O desenvolvimento de mtodos para avaliar o crebro em ao proporcionou o terceiro mpeto importante para a revoluo biolgica na psicologia. Os princpios de como as clulas operam no crebro para influenciar o comportamento tm sido estudados com crescente efetividade h mais de um sculo, mas foi s depois da dcada de 1980 que os pesquisadores conseguiram estudar o crebro no momento em que ele realiza suas funes psicolgicas vitais. Empregando os mtodos da cincia cerebral, ou neurocincia, os cientistas psicolgicos conseguiram investigar algumas das perguntas mais centrais da experincia humana: como as diferentes regies cerebrais interagem para produzir a experincia perceptiva?, como os vrios tipos de memria so semelhantes e diferentes?, e como a experincia consciente envolve mudanas na atividade cerebral?. Saber em que local do crebro algo acontece no nos diz muito, mas saber que existem padres consistentes de ativao cerebral associados a tarefas cognitivas especficas nos mostra que os dois esto conectados. Na verdade, os cientistas, h mais de cem anos, discordam sobre se os processos psicolgicos esto localizados em partes especficas do crebro ou distribudos por todo o crebro. Ns sabemos que existe alguma localizao de funo, mas tambm que muitas regies cerebrais participam da produo do comportamento e da atividade mental. O uso de imagens cerebrais permitiu aos cientistas psicolgicos avanarem imensamente no entendimento dos estados mentais, como volio e ateno, ambos os quais tm sido centrais na psicologia h mais de um sculo (Posner e DiGirolamo, 2000). O progresso no entendimento das bases neurais da vida mental tem sido rpido e dramtico. Esse novo conhecimento est sendo usado em toda a psicologia; por exemplo, conforme demonstrado nos pargrafos iniciais deste captulo, os psiclogos sociais foram capazes de identificar e compreender melhor os correlatos neurais do racismo. A dcada de 1990 foi chamada de dcada do crebro, por boas razes.

A mente adaptativa
O terceiro tema da cincia psicolgica que a mente foi moldada pela evoluo. Da perspectiva da teoria evolutiva, o crebro um rgo que evoluiu ao longo de milhes de anos para resolver problemas relacionados sobrevivncia e reproduo. Durante o curso da evoluo humana, aqueles ancestrais que conseguiam resolver problemas de sobrevivncia e se adaptar ao meio ambiente eram os que tinham maior probabilidade de se reproduzir e transmitir seus genes. Isto , os que herdavam caractersticas que os ajudavam a sobreviver em seu meio ambiente tinham uma vantagem seletiva em relao aos que no as herdavam, o que a base do processo de seleo natural. Mutaes genticas aleatrias deram a alguns de nossos ancestrais capacidades, habilidades e caractersticas fsicas, conhecidas como adaptaes, que aumentaram suas chances de sobrevivncia e reproduo, o que significa que seus genes foram transmitidos a futuras geraes. claro, se o meio ambiente mudar, o que era adaptativo pode passar a ser desadaptativo. A capacidade de armazenar gordura no corpo pode ter sido adaptativa quando o suprimento de alimentos era escasso, mas pode ser desadaptativa quando o alimento abundante. Maiores complexidades no processo de seleo natural so discutidas no Captulo 3. A teoria evolutiva moderna impulsionou por anos o campo da biologia. Mas s recentemente os psiclogos comearam a estud-la. A teoria evolutiva foi rapidamente aceita como crucial para entendermos a mente e o comportamento, e agora serve como um princpio orientador para a cincia psicolgica (Buss, 1999). Em vez de ser uma rea especfica de investigao cientfica, a teoria evolutiva representa uma maneira de pensar que pode ser usada para se compreender muitos aspectos diferentes da mente e do comportamento. Dois aspectos da teoria evolutiva, vistos a seguir, so particularmente teis a esse respeito.

Por que a evoluo importante para compreendermos a atividade mental?

CINCIA PSICOLGICA

43

Soluo de problemas adaptativos Nos ltimos 5 milhes de anos da evoluo dos seres humanos, comportamentos adaptativos foram incorporados aos nossos corpos e mentes. Um corolrio dessa noo a idia de que o corpo contm mecanismos especializados que evoluram para resolver problemas que requerem adaptao. Por exemplo, um mecanismo que produz calosidades evoluiu para proteger a pele dos abusos do trabalho duro, e esses calos so teis quando os humanos precisam realizar trabalhos fsicos para sobreviver. Da mesma forma, o crebro desenvolveu circuitos ou estruturas especializadas que solucionam problemas adaptativos (Cosmides e Tooby, 2001). A teoria evolutiva especialmente til para pensarmos sobre problemas adaptativos que ocorrem regularmente e tm o potencial de afetar a capacidade de sobreviver e de se reproduzir, tais como mecanismos relacionados ao comer, ao sexo, linguagem e comunicao, s emoes e agresso. Correspondentemente, a abordagem evolutiva especialmente relevante para o comportamento social. Embora os contextos situacionais e culturais influenciem o desenvolvimento de comportamentos e atitudes sociais, h evidncias de que muitos desses comportamentos evoluem para resolver problemas adaptativos. Por exemplo, os humanos tm uma necessidade fundamental de pertencer ao seu grupo; conseqentemente, os comportamentos que levam possvel excluso social so desencorajados em todas as sociedades (Baumeister e Leary, 1995). As pessoas que mentem, enganam ou roubam drenam os recursos do grupo e, assim, possivelmente, diminuem a sobrevivncia e a reproduo para outros membros do grupo. Alguns psiclogos evolutivos acreditam que os humanos tm detectores de impostores atentos a esse tipo de comportamento nos outros (Cosmides e Tooby, 2000). A teoria evolutiva tambm pode ser aplicada a reas no-sociais. As capacidades de enxergar bem, de lembrar onde o alimento era abundante, de reconhecer objetos perigosos, de compreender as leis bsicas da fsica (tal como os efeitos da gravidade, se caminharmos alm da beirada de um abismo), e assim por diante, eram crticas para a sobrevivncia e, portanto, podem ser consideradas de uma perspectiva evolutiva. De acordo com a teoria evolutiva, as solues para esses problemas adaptativos foram incorporadas ao crebro e no requerem nenhum treinamento especial. Os jovens bebs passam a apresentar medo de altura na poca em que aprendem a engatinhar, mesmo tendo pouca experincia com alturas ou gravidade (Figura 1.3). Esses mecanismos incorporados ajudaram nossos ancestrais a resolverem problemas recorrentes com os quais se depararam ao longo da evoluo humana. Mentes modernas em crnios da idade da pedra Segundo a teoria evolutiva, precisamos tentar entender os desafios com os quais se defrontavam nossos ancestrais, para podermos entender grande parte de nossos comportamentos atuais, quer adaptativos quer desadaptativos. Vamos imaginar o seguinte: o crebro humano evoluiu lentamente ao longo de milhes de anos, e muitos dos problemas adaptativos enfrentados pelos humanos j no existem, ou pelo

FIGURA 1.3 Embora haja um vidro cobrindo o penhasco visual, os bebs no engatinham sobre o vidro, mesmo quando incentivados pela me. Os bebs passam a ter medo de altura mais ou menos na poca em que aprendem a engatinhar.

44

GAZZANIGA e HEATHERTON

menos no representam a ameaa que antes representavam. Os humanos comearam a evoluir h cerca de 5 milhes de anos, mas os humanos modernos (Homo sapiens) s podem ser traados at uns cem mil anos, na era plistocnica. Se compararmos a histria da Terra a uma escala de tempo de 24 horas, a chegada dos humanos ocorreu nos ltimos trs segundos. O fato de o crebro humano ter-se adaptado para acomodar as necessidades dos caadores-coletores do Plistoceno significa que devemos examinar como era a vida na poca, bem como procurar saber de que modo o crebro funciona, dentro do contexto das presses ambientais enfrentadas pelos crebros da era plistocnica. Por exemplo, as pessoas gostam de alimentos doces, especialmente dos que contm bastante gordura. Esses alimentos so altamente calricos, e com-los teria um valor substancial de sobrevivncia em pocas pr-histricas. Em outras palavras, uma preferncia por alimentos gordurosos-doces teria sido adaptativa. Hoje, muitas sociedades tm abundncia de alimentos com alto teor de gordura e acar. Gostar deles e com-los, s vezes em excesso, pode atualmente ser desadaptativo, pois pode produzir obesidade. No entanto, nossa herana evolutiva nos encoraja a comer alimentos que tinham valor de sobrevivncia quando a comida era relativamente escassa. Muitos de nossos atuais comportamentos, claro, no refletem nossa herana evolutiva. Ler livros, dirigir carros, usar computadores, conversar ao telefone e assistir televiso so comportamentos que s muito recentemente se tornaram parte da experincia humana. Em vez de serem adaptaes, esses comportamentos podem ser considerados subprodutos de solues adaptativas para problemas adaptativos anteriores. A abordagem evolutiva proporcionou novos insights em questes psicolgicas muito antigas. Ao ingressarmos no novo milnio, a perspectiva evolutiva certamente continuar a informar o nosso entendimento da mente, do crebro e do comportamento.

A cincia psicolgica atravessa nveis de anlise


O quarto tema da cincia psicolgica que a mente e o comportamento podem ser estudados em muitos nveis de anlise. Como veremos neste livro, pesquisadores investigando os mesmos problemas freqentemente fazem perguntas diferentes e trabalham em nveis diferentes. Na verdade, os psiclogos muitas vezes colaboram com pesquisadores de outras cincias, como biologia, cincia da computao, fsica, antropologia e sociologia. Esse esforo interdisciplinar compartilha o objetivo comum de entender como a mente funciona, mas o nvel em que esses pesquisadores abordam essa questo difere de acordo com sua orientao terica especfica. Sete nveis de anlise estaro evidentes neste livro (Figura 1.4): (1) o nvel gentico; (2) o nvel neuroqumico; (3) o nvel dos sistemas cerebrais; (4) o nvel comportamental; (5) o nvel perceptivo e cognitivo; (6) o nvel individual; e (7) o nvel social e cultural. Para compreender cada um desses nveis, examinaremos o estudo do comportamento sexual. Os hbitos de acasalamento de vrias espcies animais so do interesse de muitos cientistas psicolgicos. claro, fundamental para o acasalamento, pelo menos entre os mamferos, a existncia de dois sexos geneticamente determinados. No nvel gentico, os pesquisadores focalizam no s os genes que determinam o sexo, mas tambm a maneira como certos genes parecem produzir comportamentos sexuais. Os genes tambm controlam o desenvolvimento de caractersticas sexuais secundrias, como os seios e os plos pbicos, que esto associadas adolescncia e ao surgimento do interesse pela sexualidade. Outros pesquisadores examinam questes como a possvel existncia de uma base gentica para a homossexualidade. No nvel neuroqumico, o comportamento sexual controlado por aes especficas de substncias qumicas que se espalham pelo crebro e pelo corpo os hormnios e os neurotransmissores. Esses compostos qumicos podem todos ser medidos durante o comportamento sexual, e sua presena ou ausncia pode definir o que est acontecendo no nvel qumico. Assim, os ratos machos que tiveram os testculos removidos no apresentaro comportamento sexual a menos que recebam uma injeo de um hormnio sexual masculino, testosterona, que os leva ao desempenho apropriado quando colocados em uma situao eliciadora. Os cientistas que trabalham neste nvel esto interessados nos processos pelos quais as substncias qumicas influenciam o comportamento. Portanto, eles investigam que partes do crebro ou do corpo so afetadas pelas substncias qumicas e tentam bloquear comportamentos sexuais utilizando outras substncias qumicas que interferem nas aes dos agentes qumicos eliciadores de respostas sexuais.

Como a mente e o comportamento podem ser estudados em diferentes nveis de anlise?

CINCIA PSICOLGICA

45

FIGURA 1.4 Os cientistas psicolgicos estudam o comportamento e a vida mental em sete nveis bsicos.

Da mesma maneira, no nvel dos sistemas cerebrais, os pesquisadores poderiam estudar estruturas cerebrais especficas associadas a comportamentos sexuais. Por exemplo, em estudos de animais, leses nessas estruturas poderiam resultar em mudanas no comportamento do animal. Est bem estabelecido que o dano em certas regies cerebrais, especialmente no hipotlamo, causa uma reduo no comportamento sexual, enquanto danos nos lobos temporais anteriores levam hipersexualidade. O nucleus accumbens, mencionado anteriormente, tambm est envolvido no comportamento sexual. No nvel comportamental, os pesquisadores poderiam estudar as aes observveis envolvidas em todas as fases do acasalamento, da corte copulao. Alguns animais apresentam aes muito especficas, destinadas a excitar parceiros potenciais, como a descarada exibio do pavo. Entre os roedores, a fmea elicia a ateno do macho correndo de um lado para outro e mexendo as orelhas. Ela ento assume uma determinada postura corporal, conhecida como lordose, que facilita o comportamento sexual do macho. Os pesquisadores que estudam os humanos catalogaram a freqncia de vrios tipos de atividade sexual, principalmente entrevistando as pessoas sobre sua vida sexual. No nvel perceptivo e cognitivo, as sensaes especficas envolvidas nos atos sexuais so componentes importantes do prazer sexual. As pessoas percebem a atratividade fsica das outras, o que um fator contribuidor importante para a excitao sexual. Elas tambm passam grande parte do tempo pensando sobre sexo e fantasiando. A maneira como as pessoas pensam sobre sexo pode afetar seu desempenho. Por exemplo, pensar demais em como estamos nos desempenhando durante o sexo muitas vezes interfere no desempenho. Uma certa falta de inibio e autoconscincia importante para os humanos, mas provavelmente irrelevante para os animais. No nvel individual, algumas pessoas apresentam maior probabilidade de fazer sexo do que outras. Assim, os pesquisadores se interessam por diferenas individuais na freqncia e variedade de prticas sexuais e tambm por diferenas no prazer que as pessoas sentem com o sexo. Algumas pessoas sentem culpa por fazer sexo e isso interfere em seu prazer sexual. Descobriu-se que a personalidade um forte preditor de atividade sexual. especialmente provvel que as pessoas com mais traos de extroverso e busca de sensao em sua personalidade tenham uma vida sexual ativa. claro, no nvel social e cultural, as pessoas aprendem quais tipos de comportamento sexual so apropriados e em quais contextos. As crianas pequenas precisam ser ensinadas a no se auto-estimularem em pblico. Desejos e necessidades simples dos indivduos so moderados por influncias

46

GAZZANIGA e HEATHERTON

sociais. Foras sociais tambm informam os jovens homens e mulheres sobre a aceitabilidade de prticas sexuais, tal como se o sexo casual permissvel. Foi argumentado que os homens e as mulheres variam na sensibilidade a essas foras sociais, com as mulheres sendo muito mais afetadas do que os homens (Baumeister, 2000). As regras sobre o sexo variam em cada sociedade, com algumas sendo mais permissivas do que outras. Mais recentemente, os pesquisadores cruzaram nveis de anlise para entender melhor o comportamento sexual. Assim, certos tipos de personalidade podem tender mais a fazer sexo, mas os prprios traos de personalidade so muito influenciados pela gentica e esto associados a diferenas de nvel hormonal e responsividade a neurotransmissores. Alm disso, essas diferenas de personalidade se refletem em padres diferenciais de ativao cerebral que, por sua vez, refletem ao metablica e qumica subjacente. Cada um desses sete nveis, claro, pode ser investigado e estudado independentemente dos outros. Por toda a histria da psicologia, essa foi a abordagem preferida. Foi s h pouco tempo que passou a ser mais comum explicar um comportamento em termos de vrios nveis de anlise. esse cruzamento de nveis de anlise que os modernos cientistas psicolgicos acham to cativante e emocionante.

Quais so os temas da cincia psicolgica?


A cincia psicolgica o estudo da mente, do crebro e do comportamento. Quatro temas caracterizam a cincia psicolgica. (1) Ela cumulativa, no sentido de que os princpios so estabelecidos com base nos avanos incrementais do conhecimento trazido pelas pesquisas. (2) Uma revoluo biolgica est energizando a pesquisa psicolgica. O crescente conhecimento da neuroqumica dos transtornos mentais, o mapeamento do genoma humano e a inveno da tecnologia de imagem, que permite aos pesquisadores observar o crebro em ao, proporcionaram aos cientistas psicolgicos os mtodos para examinar como o crebro capacita a mente. (3) A cincia psicolgica tambm tem sido muito influenciada nos ltimos anos pela psicologia evolutiva, que afirma que o crebro evoluiu para resolver problemas adaptativos. (4) Finalmente, embora os cientistas psicolgicos compartilhem o objetivo comum de compreender a mente, o crebro e o comportamento, eles o fazem focalizando os mesmos problemas em diferentes nveis de anlise.

QUAIS SO AS ORIGENS DA CINCIA PSICOLGICA?


A psicologia uma cincia jovem, que estuda questes que tm desafiado grandes mentes h milnios. Muitas dessas questes refletem antigas questes filosficas sobre a natureza da experincia humana. As razes da psicologia esto na filosofia e na medicina, e muitos dos primeiros psiclogos foram treinados em uma dessas disciplinas. Nesta seo, consideraremos algumas das grandes perguntas e questes que determinaram debates psicolgicos no decorrer dos sculos.

O debate natureza-ambiente considera o impacto da biologia e do meio ambiente


Desde a poca dos antigos gregos, existe um debate sobre se as caractersticas psicolgicas devem-se mais natureza ou ao ambiente, isto , se elas so biologicamente inatas ou adquiridas pela educao, experincia ou cultura. A cultura se refere s crenas, valores, regras e costumes de um grupo de pessoas que compartilham uma mesma lngua e ambiente, com a suposio de que os vrios aspectos da cultura so transmitidos de uma gerao para a seguinte por meio de aprendizagem. Por exemplo, preferncias musicais e alimentares, maneiras de expressar emoo, tolerncia a odores corporais, e assim por diante, so fortemente afetadas pela cultura em que a pessoa criada. O debate natureza-ambiente existe, de uma forma ou outra, desde o incio da histria da psicologia e, provavelmente, continuar enquanto os pesquisadores examinarem como os pensamentos, sentimentos e comportamentos so influenciados pelos genes e pela cultura ou sociedade em que a pessoa vive. Hoje, amplamente reconhecido que tanto a natureza quanto o ambiente so importantes, mas avanos recentes no conhecimento cientfico permitiram aos pesquisadores especificar quando

Como podemos desemaranhar natureza e ambiente?

CINCIA PSICOLGICA

47

a natureza e o ambiente so importantes, e como eles interagem. a relativa importncia da natureza e do ambiente na determinao da mente e do comportamento que atrai o interesse dos cientistas psicolgicos. Como um exemplo das influncias variveis da natureza e do ambiente, considere dois transtornos mentais a esquizofrenia e o transtorno bipolar (voc ler muito mais sobre eles no Captulo 16). A esquizofrenia um transtorno em que as pessoas tm pensamentos incomuns, tais como acreditar que so Deus, ou experienciam sensaes incomuns, como ouvir vozes. No transtorno bipolar, a pessoa apresenta alteraes dramticas de humor, sentindo-se extremamente triste (deprimida) e depois eufrica (manaca). Antes da dcada de 1950, geralmente se acreditava que esses transtornos mentais, entre outros, resultavam de cuidados parentais inadequados ou de outras circunstncias ambientais isto , que as causas eram todas ambientais. Mas, nas dcadas de 50 e 60, foram descobertas diversas drogas que aliviavam os sintomas desses transtornos; pesquisas mais recentes mostraram que essas condies tambm so hereditrias. Os cientistas psicolgicos atualmente acreditam que muitos transtornos mentais resultam tanto da maneira pela qual o emaranhado de circuitos cerebrais tecido (natureza) como da maneira pela qual a pessoa tratada (ambiente). Rpidos avanos no entendimento das bases biolgicas dos transtornos mentais possibilitaram tratamentos efetivos que permitem s pessoas levar uma vida normal. Ento tudo natureza e no ambiente? Claro que no. Tanto a esquizofrenia como o transtorno bipolar so mais provveis em certos ambientes, o que sugere que podem ser desencadeados pela situao. Muitos transtornos mentais resultam de eventos que acontecem na vida da pessoa, como combatentes que desenvolvem transtorno de estresse ps-traumtico (TEPT), em que as pessoas tm lembranas intrusivas e indesejadas de suas experincias traumticas. Todavia, pesquisas recentes tambm indicam que algumas pessoas herdam uma predisposio gentica para desenvolver o TEPT e que o ambiente ativa a natureza. Portanto, natureza e ambiente so intimamente interligados e inseparveis. A cincia psicolgica depende do entendimento da base gentica da natureza humana e do ambiente que lhe d forma.

cultura As crenas, valores, regras e costumes de um grupo de pessoas que compartilham uma mesma lngua e ambiente so transmitidos de uma gerao para a prxima por meio de aprendizagem. debate natureza-ambiente Os argumentos referentes possibilidade de a atividade psicolgica ser biologicamente inata ou adquirida por meio da educao, experincia e cultura. problema mente-corpo Uma questo psicolgica fundamental que considera se a mente e o corpo so separados e distintos ou se a mente simplesmente a experincia subjetiva do crebro fsico.

O problema mente-corpo desafia filsofos e psiclogos


Feche os olhos e pense sobre voc por um instante. Onde habitam os seus pensamentos? Se voc for como a maioria das pessoas, tem um senso subjetivo de que sua mente est flutuando em algum lugar da sua cabea, talvez alguns centmetros dentro do crnio, ou alguns centmetros acima ou frente de sua testa. Mas por que voc sente que sua mente est na cabea? A mente tem sido vista, ao longo da histria, como habitando em muitos rgos do corpo, especialmente no fgado e no corao. Qual a relao entre a atividade mental da sua mente e os mecanismos fsicos de seu corpo? O problema mente-corpo talvez seja a questo psicolgica quintessencial: se a mente e o corpo so separados e distintos, ou se a mente simplesmente a experincia subjetiva do crebro fsico. Durante a maior parte da histria humana, os estudiosos acreditaram que a mente e o corpo eram entidades separadas, com a mente controlando o corpo. Essa crena se perpetuou, em parte, devido s profundas crenas teolgicas de que a existncia de uma alma divina e imortal o que separa os humanos dos animais. Mesmo os primeiros tericos que contestaram a doutrina da igreja cuidaram para no serem excessivamente controversos. Leonardo da Vinci realizou experimentos, por volta de 1500, para tornar mais exatos os seus desenhos anatmicos, o que ofendeu a igreja, uma vez que os desenhos violavam a santidade do corpo humano. Suas dissecaes o levaram a muitas conFIGURA 1.5 Este desenho de Leonardo da Vinci data de 1506. Ele utilizou um molde cluses sobre os mecanismos cerebrais, incluindo a de cera para estudar o crebro. Descobriu que os vrios nervos chegavam na regio intermediria do crebro, a qual chamou de sensus communis, ou senso comum. idia de que todas as mensagens sensoriais, como viso,

48

GAZZANIGA e HEATHERTON

dualismo A idia filosfica de que a mente existe separadamente do corpo fsico.

tato e olfato, chegavam a uma localizao no crebro (Figura 1.5), o senso communis, que ele acreditava ser a morada do pensamento e do julgamento. Provavelmente, por isso que chamamos o bom julgamento de senso comum (Blakemore, 1983). Foi Ren Descartes (1596-1650), o grande filsofo francs, quem promoveu a primeira teoria influente de que a mente e o corpo eram separados, mas interligados (a teoria conhecida como dualismo). A noo de que a mente e o corpo eram separados no era nova, evidentemente, mas a maneira de Descartes conect-los foi algo muito radical na poca. O corpo, argumentava ele, no era nada alm de uma mquina orgnica, governada pelo reflexo, que Descartes definia como uma unidade de ao mecnica, previsvel, determinstica (Figura 1.6). Sua idia foi inspirada pelas pequenas esttuas de mecanismo de relgio dos Jardins Reais Franceses, que se mexiam e tocavam msica quando um transeunte pisava em um disparador. Para Descartes, muitas funes mentais, como a memria e a imaginao, eram resultado de funes corporais. Ligar alguns estados mentais com o corpo era um afastamento fundamental das vises anteriores do dualismo, em que todos os estados mentais eram separados das funes corporais. Contudo, em conformidade com as crenas religiosas prevalentes, Descartes concluiu que a mente racional, que controlava a ao volitiva, era divina e separada do corpo. Assim, sua viso do dualismo mantinha a distino entre mente e corpo, mas ele atribua ao corpo muitas das funes mentais previamente consideradas como domnio soberano da mente. A idia mais radical de Descartes foi sugerir que, embora a mente conseguisse afetar o corpo, o corpo tambm conseguiria afetar a mente. Por exemplo, ele acreditava que paixes, como amor, dio e tristeza, surgiam do corpo e influenciavam os estados mentais, embora o corpo agisse sobre essas paixes por meio de seus mecanismos. Dessa maneira, Descartes aproximou mente e corpo ao focalizar suas interaes.

A teoria evolutiva introduz a seleo natural


FIGURA 1.6 Uma xilogravura ilustrando a teoria reflexa de Descartes da funo biolgica.

Um dos eventos intelectuais importantes que determinou o futuro da cincia psicolgica foi a publicao, em 1859, de A Origem das Espcies, de Charles Darwin (1809-1882; Figura 1.7). Nesse livro, ele prope uma teoria da evoluo baseada no processo de seleo natural (conforme descrito a seguir). Naturalistas e filsofos mais antigos, incluindo seu av Erasmus Darwin, tinham todos discutido a possibilidade de as espcies evolurem, mas foi s depois que Charles Darwin apareceu que os mecanismos de evoluo se tornaram claros. Como Darwin desenvolveu sua teoria da seleo natural? Charles Darwin freqentou Cambridge e viajou como naturalista, a bordo do Beagle, de 1832 a 1837, coletando informaes sobre tentilhes nas Ilhas Galpagos. Quando, mais tarde, ele analisou essas informaes, descobriu que cada ilha tinha uma espcie levemente diferente de tentilho (Figura 1.8). Ficou claro para ele que os tentilhes diferentes descendiam da mesma espcie, mas ele se perguntou o que poderia explicar as pequenas variaes. Seus famosos cadernos dessa poca traam seu pensamento sobre como isso poderia ter acontecido. Ele encontrou uma explicao adequada no Essay on population, de Thomas Malthus:
Eu casualmente li, como entretenimento, Malthus sobre populao e, estando bem preparado para apreciar a luta pela existncia que ocorre em todos os lugares, a partir da longa e constante observao dos hbitos dos animais e das plantas, imediatamente me ocorreu que, nessas circunstncias, as variaes favorveis tenderiam a ser preservadas, e as desfavorveis, a ser destrudas. O resultado disso seria a formao de uma nova espcie. (da autobiografia de Darwin)

FIGURA 1.7 A teoria de Darwin da seleo natural teve um imenso impacto sobre como os psiclogos pensam sobre a mente. Dizem que este retrato era o preferido de Darwin.

Darwin chamou esse mecanismo de evoluo de seleo natural, o processo pelo qual as mutaes aleatrias em organismos que so adaptativas so transmitidas, e as mutaes que atrapalham a reproduo no so passadas adiante. Assim, na luta das espcies para sobreviver, os que esto mais bem adaptados ao ambiente deixaro mais descendentes, e esses descendentes produziro mais descendentes, e assim por diante (i. e., a noo de sobrevivncia dos mais aptos).

CINCIA PSICOLGICA

49

FIGURA 1.8 Diferentes espcies de tentilhes das Ilhas Galpagos. A variao nesses tentilhes era uma poderosa evidncia de algum processo de seleo agindo sobre um ancestral comum.

Uma implicao adicional da teoria de Darwin era que as diferenas individuais hereditrias constituem a base do desenvolvimento evolutivo. Essa idia foi aproveitada por seu primo Francis Galton (1822-1911), que props que algumas diferenas eram de natureza psicolgica (p. ex., a inteligncia) e podiam ser medidas e testadas. O movimento de testagem mental aconteceu na esteira de Galton. Essencialmente, a idia da seleo natural teve um profundo impacto sobre a cincia, a filosofia e a sociedade.

Quais so as origens da cincia psicolgica?


As origens da cincia psicolgica podem ser encontradas nas importantes perguntas filosficas que existem h sculos. Por exemplo, o debate natureza-ambiente envolve determinar a extenso em que a mente e o comportamento so predeterminados pela biologia ou so desenvolvidos e moldados pelo ambiente. O problema mente-corpo lida com a questo de como a atividade mental se relaciona ao funcionamento cerebral. A teoria de Darwin da evoluo montou o cenrio para um novo entendimento das origens da mente e do comportamento.

COMO SE DESENVOLVERAM OS FUNDAMENTOS DA CINCIA PSICOLGICA?


Em 1843, John Stuart Mill publicou System of logic, em que declarou que a psicologia deveria deixar o reino da especulao e da filosofia e se tornar uma cincia. Na verdade, ele definiu a psicologia como a cincia das leis elementares da mente e argumentou que s por meio dos mtodos da cincia que os processos da mente seriam compreendidos. Os primeiros cientistas, sua maneira e talvez involuntariamente, tentaram cumprir essas predies. Cada um tinha uma idia do que a psicologia viria a se tornar, e cada um estava determinado a estar certo. Como resultado, a psicolo-

50

GAZZANIGA e HEATHERTON

gia, em seus primeiros dias, caracterizava-se por fortes escolas de pensamento, cada uma com posies apaixonadamente defendidas em relao melhor maneira de estudar a mente e o comportamento. Embora essas escolas no existam mais, suas crenas bsicas influenciaram o desenvolvimento de muitas tendncias contemporneas na cincia psicolgica.

A psicologia experimental moderna comea com o estruturalismo


Imagine que voc nasceu h 150 anos e decide, um belo dia, estudar a mente humana. De que maneira voc comearia a pensar sobre como a mente funciona? Tinham ocorrido grandes avanos cientficos na poca, mas o mtodo cientfico nunca fora rigorosamente aplicado ao estudo da mente humana. Em meados de 1800, acreditava-se que, embora os fenmenos psicolgicos pudessem ser descritos e discutidos, eles no podiam ser estudados experimentalmente isto , eles no podiam ser medidos ou sistematicamente manipulados em laboratrio. Essa suposio foi refutada quando cientistas, como Hermann Helmholtz, mostraram de que maneira mudanas na sensao e na percepo podiam ser ligadas a eventos no sistema nervoso e quando Gustav Fechner mostrou como uma diferena apenas perceptvel na intensidade do estmulo podia ser utilizada como uma unidade de medida de uma varivel psicolgica. Na dcada de 1860, um jovem assistente de Helmholtz, chamado Wilhelm Wundt (1832-1920; Figura 1.9), passou a acreditar que esses estudos podiam constituir a base de uma nova disciplina de psicologia experimental. Ele escreveu o primeiro livro a respeito do assunto em 1874, para descrever essa psicologia. Em 1879, ele estabeleceu o primeiro laboratrio e instituto de psicologia, em Leipzig, que recebia alunos desejosos de obter graus mais elevados na nova disciplina. Assim, Wundt amplamente reconhecido como o fundador da psicologia experimental como disciplina acadmica. Por sua formao, Wundt percebeu que os processos psicolgicos, como produtos de aes fisiolgicas no crebro, levam um tempo para ocorrer. Assim, para estudar a mente, ele apresentava a um sujeito duas tarefas psicolgicas: uma simples e outra mais complexa. Depois, ele media a velocidade em que o sujeito completava as tarefas. Ao subtrair a tarefa mais fcil da tarefa complexa, Wundt podia inferir quanto tempo um determinado evento mental levava para ocorrer. Em outros estudos, ele pedia que as pessoas comparassem suas experincias subjetivas ao contemplar uma srie de objetos, dizendo, por exemplo, qual deles achava mais agradvel. Outro mtodo desenvolvido por ele foi a introspeco, um exame sistemtico das experincias mentais subjetivas, que requeria que a pessoa inspecionasse e relatasse o contedo de seus pensamentos, tal como descrever a tonalidade azul do cu. Wundt acabou concluindo que a introspeco era subjetiva demais e, portanto, no atendia s necessidades de sua abordagem cientfica ao estudo da mente. Muitos dos pioneiros da psicologia estudaram com Wundt, em Leipzig, e depois estabeleceram seus prprios laboratrios de pesquisa nos Estados Unidos, Canad e Europa. Um de seus alunos, Edward Titchener (1867-1927), ampliou a abordagem de Wundt no que chamou de estruturalismo. A idia bsica do estruturalismo que a experincia consciente pode ser separada em seus componentes ou elementos subjacentes. Exatamente como, quando conhecemos os ingredientes e a receita, podemos fazer um bolo, Titchener acreditava que o entendimento dos elementos bsicos da conscincia proporcionaria a base cientfica para o entendimento da mente. Titchener aproveitou o mtodo da introspeco para analisar a mente. Ele argumentava que podamos pegar um estmulo, como FIGURA 1.9 Wilhelm Wundt (bem direita), o fundador da psicologia experimental moderna, trabalhando com colaboradores em seus ltimos anos. um tom musical e, por meio da introspeco, analisar

CINCIA PSICOLGICA

51

sua qualidade, intensidade, durao e clareza. Embora Wundt tivesse rejeitado esse uso especfico da introspeco, Titchener se baseou nesse mtodo durante toda a sua carreira. Infelizmente, o problema dessa abordagem que a experincia subjetiva. Cada pessoa traz para a introspeco um sistema perceptivo nico, e difcil determinar se os sujeitos esto utilizando os critrios de maneira semelhante; por isso, a introspeco foi amplamente abandonada na psicologia. No entanto, Wundt, Titchener e outros estruturalistas foram importantes devido ao seu objetivo de desenvolver uma cincia pura de psicologia, com vocabulrio e conjunto de regras prprios.

introspeco Um exame sistemtico das experincias mentais subjetivas, o qual requer que a pessoa inspecione e relate o contedo de seus pensamentos. estruturalismo Uma abordagem psicologia baseada na idia de que a experincia consciente pode ser separada em seus componentes ou elementos bsicos subjacentes. fluxo de conscincia Uma expresso cunhada por William James para descrever nossa srie contnua de pensamentos que esto sempre mudando.

O funcionalismo trata do propsito do comportamento

Um dos principais crticos do estruturalismo foi William James (1842-1910), um brilhante acadmico cujo trabalho teve um impacto imenso e duradouro sobre a psicologia (Figura 1.10). James abandonou uma carreira na medicina para ensinar fisiologia na Harvard University, em 1873. Ele era funcionalismo Uma abordagem um excelente professor e estava entre os primeiros professores de Harvard a receberem bem as psicologia que se preocupa com o perguntas dos alunos. Seus interesses pessoais eram mais filosficos do que fisiolgicos; ele era propsito adaptativo, ou funo, da fascinado pela natureza da experincia consciente. Deu sua primeira aula de psicologia em 1875, e mente e do comportamento. mais tarde brincou que tambm foi a primeira aula de psicologia que teve. O charme e brilhantismo de James esto claros em seu clssico Princpios de Psicologia, publicado em 1890. Bons genes talvez tenham contribudo para sua habilidade como escritor: seu irmo foi o famoso romancista Henry James. O Princpios de James foi um sucesso imediato entre os alunos e tornou-se, sem dvida, o mais influente livro na histria inicial da psicologia. At hoje, os psiclogos deliciam-se com as penetrantes anlises de James da mente humana; surpreendente quantas das suas idias centrais foram mantidas com o passar do tempo. James criticou o fracasso do estruturalismo em capturar os aspectos mais importantes da experincia mental. Ele acreditava que a mente no podia ser separada em seus elementos, porque ela muito mais complexa que seus elementos. Por exemplo, ele observou que a mente consistia em uma srie contnua de pensamentos que esto sempre mudando. Segundo James, esse fluxo de conscincia no podia ser congelado no tempo, e, portanto, as estratgias empregadas pelos estruturalistas eram estreis e artificiais. Ele comparava a abordagem estrutural a algum que tenta compreender uma casa, estudando cada um de seus tijolos individualmente. O mais importante para James que os tijolos funcionam juntos para formar uma casa e que a casa tem uma funo especfica. James enfatizava que o ponto importante no era os elementos que constituam a mente, mas a utilidade da mente para as pessoas. James foi fortemente influenciado pelo pensamento darwiniano e concordava que os psiclogos deveriam examinar as funes realizadas pela mente. Sua abordagem psicologia, que se tornou conhecida como funcionalismo, preocupava-se mais com o modo pelo qual a mente opera do que com o que a mente contm. Segundo o funcionalismo, a mente passou a existir no decorrer da evoluo humana e funciona do jeito que funciona porque til para preservar a vida e transmitir genes para futuras geraes. Em outras palavras, ela ajuda o organismo a se adaptar s demandas ambientais. Em termos do problema mente-corpo, a maioria dos funcionalistas via os estados mentais como resultantes das aes biolgicas do crebro, o que caracterizaria a mente por ser ela prpria um mecanismo fisiolgico. Muitos dos funcionalistas queriam aplicar a pesquisa psicolgica ao mundo real. Afinal de contas, se o comportamento tem um propsito, este deveria estar refletido na vida cotidiana das pessoas. Dessa forma, por exemplo, John Dewey testou teorias funcionalistas em sala de aula, onde ensinava os alunos de acordo com o modo como a mente processa a informao, em vez de simplesmente por meio de repetio maquinal. Essa abordagem progressista enfatizava o pensamento divergente e a criatividade, em vez da aprendizagem por decoreba do conhecimento convencional que, de qualquer maneira, poderia estar incorreto (Hothersall, 1995). William James tambm estava interessado em aplicar a abordagem funcional ao estudo dos fenmenos do mundo real, como a natureza da experincia religiosa. Mas os assuntos de amplo alcance aos FIGURA 1.10 William James foi extremamente quais o funcionalismo era aplicado levaram crtica de que no era suficientemente influenciado por Darwin e recebe o crdito por ter rigoroso e, assim, ele lentamente perdeu fora como um movimento dentro da psicolonaturalizado a mente. Seu livro Princpios de Psicologia permanece um clssico. gia. Entretanto, a abordagem funcional ressurgiu na cincia psicolgica nas duas lti-

52

GAZZANIGA e HEATHERTON

teoria da Gestalt Uma teoria baseada na idia de que o todo da experincia pessoal muito maior do que simplesmente a soma de seus elementos constituintes. inconsciente Um termo que identifica os processos mentais que operam abaixo do nvel do conhecimento consciente. psicanlise Um mtodo desenvolvido por Sigmund Freud que tenta trazer os contedos do inconsciente para o conhecimento consciente, para que os conflitos possam ser revelados. behaviorismo Uma abordagem psicolgica que enfatiza o papel das foras ambientais na produo do comportamento.

mas dcadas, conforme cada vez mais pesquisadores consideravam a adaptatividade do comportamento e dos processos mentais por eles estudados.

A psicologia da Gestalt enfatiza padres e contextos na aprendizagem


Outra escola de pensamento que surgiu em oposio ao estruturalismo foi a escola da Gestalt, fundada por Max Wertheimer (1880-1943) e posteriormente expandida por Wolfgang Khler (18871967), entre outros. De acordo com a teoria da Gestalt, o todo da experincia muito maior do que simplesmente a soma de seus elementos constituintes, ou o todo muito maior do que a soma das partes. Se voc mostrar s pessoas um tringulo, elas vem um tringulo, no trs linhas em um pedao de papel, como seria o caso para os observadores treinados em um dos experimentos estruturalistas de Titchener. Ento, por exemplo, olhe para a Figura 1.11. O que voc v? Os elementos do desenho so organizados pela mente, automaticamente e com pouco esforo, para produzir o percepto de um co farejando o cho. O desenho processado e experienciado como um todo. Experimentalmente, ao investigar a experincia subjetiva, os psiclogos da Gestalt se baseavam no em observadores treinados, mas nas observaes de pessoas comuns. Esse relato no-estruturado da experincia era chamado de abordagem fenomenolgica, referindo-se totalidade da experincia subjetiva. O movimento da Gestalt refletia uma idia importante, que estava no mago das crticas ao estruturalismo: a percepo dos objetos subjetiva e dependente do contexto. Duas pessoas podem olhar para um objeto e ver coisas diferentes. Na verdade, uma pessoa pode olhar para um objeto e v-lo de maneiras completamente diferentes, como na Figura 1.12. Note que voc pode alternar entre ver o rosto, os perfis ou o castial, mas difcil perceber a imagem das trs maneiras ao mesmo tempo. Assim, a sua mente organiza a cena em um todo perceptivo, de modo que voc v o desenho

FIGURA 1.11 O que voc v? Se olhar cuidadosamente, ver que estes fragmentos formam o desenho de um co.

CINCIA PSICOLGICA

53

de uma maneira especfica. A lio importante da psicologia da Gestalt que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que no pode ser dividida em seus elementos constituintes.

O inconsciente influencia a vida mental cotidiana


A psicologia do sculo XX foi profundamente influenciada por um de seus mais famosos pensadores, Sigmund Freud (1856-1939; Figura 1.13). Freud estudou medicina e comeou sua carreira trabalhando com pessoas que apresentavam transtornos neurolgicos, como paralisia de vrias partes do corpo. Ele descobriu que muitos de seus pacientes tinham poucas razes mdicas para a sua paralisia, e logo passou a acreditar que as condies eram causadas por fatores psicolgicos. Na poca, os estruturalistas e funcionalistas estavam centrados na experincia consciente, mas Freud deduziu que grande parte do comportamento humano determinada por processos mentais que operam abaixo do nvel do conhecimento consciente, no nvel do inconsciente. Freud acreditava que essas foras mentais inconscientes muitas vezes entravam em conflito, o que produzia desconforto psicolgico e, em alguns casos, inclusive transtornos psicolgicos aparentes. Baseado em suas teorias, Freud desenvolveu o mtodo teraputico da psicanlise, que envolvia tentar trazer os contedos do inconsciente ao conhecimento consciente, para que os conflitos pudessem ser manejados de maneira construtiva. Por exemplo, FIGURA 1.12 Este desenho do psiclogo de ele analisava o contedo simblico aparente dos sonhos de seus pacientes em busca de Stanford, Roger Shepard, pode ser visto como um rosto conflitos ocultos. Ele tambm empregava uma tcnica chamada associao livre, em que por trs de um castial ou como os perfis de duas as pessoas simplesmente falavam sobre o que quisessem pelo tempo que desejassem. mulheres separadas. Freud acreditava que, por meio da associao livre, as pessoas acabavam revelando os conflitos inconscientes que estavam trazendo-lhes problemas. Freud acabou ampliando suas teorias para explicar o funcionamento psicolgico geral. A influncia de Freud foi considervel no apenas sobre os psiclogos que o seguiram, mas tambm sobre a viso que o pblico tinha da psicologia. Muitas pessoas que no esto familiarizadas com a psicologia imaginam que a maioria dos psiclogos faz os pacientes deitarem em um div, enquanto sondam seus pensamentos mais ntimos. O fato que, hoje, relativamente poucos psiclogos seguem o pensamento freudiano. O problema bsico com muitas das idias originais de Freud, como o significado dos sonhos, que elas so extremamente difceis de testar utilizando-se os mtodos da cincia (como voc ver no prximo captulo). E embora a idia de Freud de que os processos mentais ocorrem abaixo do nvel do conhecimento consciente seja atualmente aceita pela cincia psicolgica, os processos inconscientes estudados pelos cientistas contemporneos compartilham apenas uma semelhana fugaz com os conflitos sexuais inconscientes que permeavam a teorizao freudiana.

A maioria dos comportamentos pode ser modificada por recompensa e punio


O foco sobre os processos mentais logo foi considerado inerentemente no-cientfico por John B. Watson (1878-1958; Figura 1.14), um psiclogo estadunidense que desenvolveu a abordagem conhecida como behaviorismo, que enfatiza o papel das foras ambientais na produo do comportamento. Para Watson, se a psicologia quisesse ser uma cincia, tinha de parar de tentar estudar eventos mentais que no

FIGURA 1.13 Sigmund Freud, o pai da teoria psicanaltica, teve uma imensa influncia nos primeiros dias da psicologia. Hoje, suas teorias foram em grande parte abandonadas.

54

GAZZANIGA e HEATHERTON

podiam ser diretamente observados, e, conseqentemente, ele desprezava mtodos como introspeco e associao livre. Para Watson, a mente, se realmente existia, era irrelevante para a compreenso do comportamento. Em certo sentido, Watson lidava com o problema mente-corpo descartando-o como fora dos interesses dos cientistas. Ele concordava com Descartes sobre o dualismo essencial da mente e do corpo, mas sentia que a mente era simplesmente um subproduto etreo do funcionamento do complexo sistema nervoso humano. A questo intelectual mais central para Watson e seus seguidores era a questo natureza-ambiente. Para Watson e outros behavioristas, tudo era ambiente. Profundamente influenciado pelo trabalho do fisiologista russo Ivan Pavlov, Watson acreditava que todo comportamento era causado por fatores ambientais: compreender os estmulos ambientais, ou desencadeantes, era tudo de que precisvamos para predizer uma resposta comportamental. O behaviorismo de Watson estava preocupado principalmente com a maneira como os animais adquiriam novos comportamentos, o que atualmente conhecemos como aprendizagem (discutida no Captulo 6). Os psiclogos saudaram a abordagem de Watson com grande entusiasmo. Muitos estavam insatisfeitos com os mtodos ambguos empregados pelos que estudavam os processos mentais; eles estavam ansiosos por serem levados mais a srio como cientistas, o que, na sua opinio, s aconteceria se eles se dedicassem a estudar apenas os comportaFIGURA 1.14 John B. Watson, que passou a maior mentos observveis. parte da sua vida adulta na propaganda, foi um proponente Foi B. F. Skinner (1904-1990) que se tornou famoso por assumir o manto do behado behaviorismo. Suas idias foram ampliadas por milhares viorismo. A verso de Skinner de como a aprendizagem ocorria diferia um pouco da de de psiclogos, incluindo B. F. Skinner. Watson e era mais consistente com as propriedades funcionalistas do comportamento. Skinner estava interessado em como os comportamentos repetidos eram moldados ou influenciados pelos eventos ou pelas conseqncias que se seguiam a eles. Por exemplo, um animal aprendia a realizar um comportamento se agir assim no passado tivesse levado a uma conseqncia positiva, tal como receber alimento. Como Watson, Skinner negava a existncia dos estados mentais, escrevendo em seu provocativo Beyond Freedom and Dignity (1971) que os conceitos referentes a processos mentais no tinham valor cientfico para explicar o comportamento. Na verdade, Skinner acreditava que estados mentais no eram nada alm de uma iluso. O behaviorismo dominou a pesquisa psicolgica durante grande parte da dcada de 1960. De muitas maneiras, essa foi uma poca extremamente produtiva para os psiclogos. Muitos dos princpios bsicos estabelecidos pelos behavioristas continuam a ser vistos como essenciais para compreendermos a mente, o crebro e o comportamento. Ao mesmo tempo, acumularam-se evidncias suficientes para mostrar que os processos de pensamento realmente influenciam as conseqncias, e poucos psiclogos atualmente se descrevem como behavioristas estritos.

O modo de pensar afeta o comportamento


Durante a primeira metade do sculo XX, foram, lentamente, surgindo evidncias mostrando que o modo de perceber uma situao podia influenciar o comportamento e que a aprendizagem no era to simples como os behavioristas acreditavam. Na dcada de 1920, o terico da Gestalt Wolfgang Khler descobriu que chimpanzs, ao tentar alcanar uma banana, eram capazes de resolver problemas. Os chimpanzs tinham de descobrir como conectar dois bastes para formar um maior, que ento lhes permitiria alcanar a banana e pux-la para perto. Os animais fizeram vrias tentativas at subitamente parecerem ter um insight, conforme evidenciado por conseguirem alcanar a banana e empregarem a estratgia perfeitamente em tarefas subseqentes. Mais ou menos na mesma poca, tericos da aprendizagem, como Edward Tolman, demonstravam que os animais eram capazes de aprender por meio da observao, o que fazia pouco sentido (segundo a teoria behaviorista), dado que os animais que observavam no estavam sendo recompensados tudo estava acontecendo dentro de suas cabeas. Outros psiclogos que realizavam pesquisas sobre memria, linguagem e desenvolvimento da criana mostraram que as leis simples do behaviorismo no explicavam muitas coisas: como as pessoas lembram uma histria, por que a gramtica se desenvolve de modo sistemtico e por que as crianas atravessam estgios de desenvolvimento, em que interpretam o mundo de maneiras diferentes. Tudo isso sugeria que as funes mentais eram importantes para se compreender o comportamento.

CINCIA PSICOLGICA

55

Em 1957, George A. Miller (Figura 1.15) e colegas fundaram o Center for Cognitive Sudies, na Harvard University, e lanaram a revoluo cognitiva na psicologia. Ulric Neisser integrou uma ampla variedade de fenmenos cognitivos em seu clssico livro de 1967, que nomeou e definiu o campo. A psicologia cognitiva ocupa-se de funes mentais de ordem superior, tal como inteligncia, pensamento, linguagem, memria e tomada de deciso (voc ler mais sobre a psicologia cognitiva no Captulo 8). A pesquisa cognitiva mostrou que o modo de pensar sobre as coisas influencia o comportamento. Alguns eventos que ocorreram na dcada de 1950 montaram o cenrio para o surgimento da cincia cognitiva, com talvez o crescente uso de computadores mostrando o caminho. Os computadores operam de acordo com programas de software, que ditam regras para como a informao deve ser processada. Psiclogos como Alan Newell e o prmio Nobel Herbert Simon aplicaram esse processo sua explicao de como a mente funciona. Essas teorias cognitivas de processamento da informao vem o crebro como o hardware que opera a mente como se esta fosse o software; o crebro recebe a informao como um cdigo, processa-a, armazena sees relevantes e recupera informaes conforme necessrio. Como tal, houve um primeiro reconhecimento de que o crebro era importante para a cognio, mas muitos psiclogos cognitivos preferiam focar exclusivamente o software, com pouco interesse pelos mecanismos cerebrais especficos envolvidos. Na dcada de 1980, os psiclogos cognitivos juntaram foras com os neurocientistas, os cientistas da computao e os filsofos, para desenvolver uma viso integrada da mente e do crebro. O campo da neurocincia cognitiva surgiu durante a dcada de 1990, como um dos mais emocionantes campos da cincia. A base desse campo que o crebro possibilita a mente e permite atividades cognitivas como o pensamento, a linguagem e a memria. Tcnicas como a investigao por imagem cerebral proporcionaram evidncias empricas de que os estados mentais esto realmente abertos investigao cientfica. Os objetivos bsicos da neurocincia cognitiva se espalharam por toda a psicologia e agora esto atraindo uma grande variedade de outros cientistas, incluindo bilogos, fsicos e engenheiros, interessados em estudar a questo atemporal de como a mente e o corpo se relacionam.

FIGURA 1.15 George A. Miller lanou a revoluo cognitiva ao fundar o Center for Cognitive Science na Harvard University, em 1957.

As situaes sociais moldam o comportamento


Ao traar as origens do campo da psicologia, focalizamos bastante a relao entre a mente e o crebro, e o papel da evoluo e da aprendizagem sobre o comportamento humano. Aps a Segunda Guerra Mundial, os psiclogos intensificaram seus esforos para compreender melhor o comportamento humano no mundo real. Em especial, as atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial levaram muitos psiclogos e pensadores a pesquisar tpicos como autoridade, obedincia e comportamento de grupo. Esses tpicos so a provncia da psicologia social, que focaliza o poder da situao e como as pessoas so moldadas por meio das suas interaes com os outros. Em 1962, Adolf Eichmann, um dos principais oficiais de Hitler, foi enforcado por causar a morte de milhes de judeus. Um pouco antes de sua morte, Eichmann declarou: Eu no sou o monstro que fazem de mim. Eu sou a vtima de uma falcia. As atrocidades cometidas na Alemanha nazista levaram os psiclogos a investigar se o mal uma parte integral da natureza humana. Por que alemes aparentemente normais participaram voluntariamente do assassinato de homens, de mulheres e de crianas inocentes? Pesquisadores, muitos influenciados pelas idias freudianas, inicialmente tentaram compreender que tipo de pessoa cometeria atos to cruis. Eles concluram que certos tipos, especialmente os criados por pais incomumente rgidos, realmente apresentavam uma disposio um pouco maior para seguir ordens. Mas a psicologia social mostra que quase todas as pessoas so fortemente influenciadas pelas situaes sociais. Na verdade, como voc ler no Captulo 14, as pessoas aplicaro choques eltricos dolorosos em pessoas inocentes, se orientadas a agir assim por algum com aparente autoridade. Embora isso no desculpe nada, Eichmann estava certo ao dizer que as pessoas estavam ignorando o poder da situao como explicao para as suas aes hediondas.

FIGURA 1.16 Kurt Lewin foi o fundador da moderna psicologia social. Ele foi pioneiro na utilizao da teoria, empregando a experimentao para testar hipteses.

56

GAZZANIGA e HEATHERTON

Kurt Lewin (1890-1947; figura 1.16), com formao em psicologia da Gestalt, foi um dos pioneiros da psicologia social contempornea. Sua teoria do campo enfatizou a interao entre as pessoas sua biologia, hbitos e crenas e o ambiente, como as situaes sociais e a dinmica de grupo. Essa perspectiva permitiu que os psiclogos comeassem a examinar algumas das formas mais complexas da atividade mental humana por exemplo, como as atitudes das pessoas moldam o comportamento, por que elas tm preconceito em relao a outros grupos, como elas so influenciadas por outras pessoas e por que sentem atrao por algumas pessoas e repulsa por outras. A mente humana navega pelo mundo social, e a cincia psicolgica reconhece a importncia de considerar plenamente a situao, a fim de predizer e de compreender o comportamento.

Como se desenvolveram os fundamentos da cincia psicolgica?


Entre os primeiros psiclogos estavam alguns que acreditavam ser necessrio reduzir os processos mentais a suas partes constituintes, estruturais, e outros que acreditavam ser mais importante compreender como a mente funciona, do que o que ela contm. Durante esse perodo inicial, a maioria das pesquisas tinha por objetivo compreender a mente subjetiva, como a nfase de Freud no inconsciente e o foco do movimento da Gestalt na percepo. Foram os behavioristas que afirmaram que o estudo da mente era subjetivo demais e, portanto, nocientfico. Ento, na primeira metade do sculo XX, grande parte dos psiclogos estudou s os comportamentos observveis. A revoluo cognitiva, na dcada de 1960, trouxe a mente de volta ao centro do palco, e floresceram as pesquisas sobre processos mentais, tais como memria, linguagem e tomada de deciso. Durante o sculo passado, alguns psiclogos enfatizaram o contexto social do comportamento e da atividade mental.

QUAIS SO AS PROFISSES DA CINCIA PSICOLGICA?


Como voc descobrir, a cincia psicolgica abrange um terreno muito amplo. Muitos tipos diferentes de pesquisadores estudam a mente, o crebro e o comportamento em nveis conceituais diferentes. Essa diversidade significa que os cientistas psicolgicos pesquisam tpicos que dizem respeito a todos os aspectos da vida humana.

As subdisciplinas focalizam diferentes nveis de anlise


O termo psiclogo amplamente empregado para descrever as pessoas cuja profisso envolve predizer comportamentos ou compreender a vida mental (Figura 1.17). Ns empregamos o termo cientista psicolgico para aqueles que utilizam os mtodos da cincia para estudar a interao entre o crebro, a mente e o comportamento, e a maneira pela qual os ambientes sociais afetam esses processos. Os cientistas psicolgicos trabalham em muitos ambientes, como clnicas, escolas, empresas e universidades. Tambm existem os psiclogos profissionais, que aplicam os achados da cincia psicolgica para ajudar as pessoas que precisam de tratamento psicolgico, planejam ambientes de trabalho mais seguros e agradveis, aconselham as pessoas sobre suas carreiras ou ajudam os professores a desenvolver currculos melhores para a sala de aula. A distino entre cincia e profisso pode ser pouco clara, pois muitos cientistas psicolgicos tambm so profissionais. Por exemplo, muitos psiclogos clnicos tanto estudam como tratam as pessoas com transtornos psicolgicos. Como dissemos anteriormente, os cientistas psicolgicos realizam pesquisas em diferentes nveis de anlise, que costumam estar associados a diferentes subdisciplinas. Por exemplo, a psicologia cognitiva se preocupa com processos mentais como pensar, lembrar e tomar decises, enquanto a psicologia social focaliza a influncia que as outras pessoas tm sobre como agimos, pensamos e sentimos. Alm disso, reas tradicionais incluem a psicologia do desenvolvimento, que trata das mudanas na mente e no comportamento ao longo do perodo de vida; a psicologia fisiolgica, que tipicamente utiliza modelos animais para estudar os mecanismos biolgicos responsveis pelo comportamento; a psicologia da personalidade, que estuda as diferenas individuais; e a psicopatologia experimental, que estuda o comportamento anormal ou perturbado. Muitos dos captulos deste livro refletem as diferentes subdisciplinas da cincia psicolgica.

cientista psicolgico Refere-se aos que utilizam os mtodos da cincia para estudar a interao entre o crebro, a mente e o comportamento, e a maneira pela qual o ambiente social afeta esses processos. psiclogos profissionais Refere-se aos que aplicam os achados da cincia psicolgica para ajudar as pessoas em seu cotidiano.

CINCIA PSICOLGICA

57

Vamos aplicar esses nveis de anlise ao nosso exemplo do comportamento sexual da parte inicial do captulo. Muitos cientistas focalizam os detalhes prticos da reproduo, como a transmisso gentica. Outros, interessados em evitar a gravidez indesejada na adolescncia, estudam por que os adolescentes fazem sexo de forma impulsiva e sem proteo. Eles examinam as normas culturais e sociais que incentivam o sexo casual e estudam as barreiras psicolgicas que impedem as pessoas de usar camisinha e outros procedimentos do sexo seguro. Ao mesmo tempo, os psiclogos clnicos e as companhias farmacuticas focalizam disfunes sexuais, como a impotncia, que impedem pessoas, de outra forma sadias, de realizar o sexo consensual. Os diferentes interesses especficos dos cientistas psicolgicos refletem o fato de que a maioria dos comportamentos pode ser vista de muitos diferentes nveis de anlise. A escolha do nvel a ser estudado se baseia no interesse especfico do cientista, assim como em sua abordagem terica geral e em sua formao. Como resultado, as distines entre as reas da cincia psicolgica so atualmente pouco claras, com muitos pesquisadores atravessando fronteiras tradicionais e colaborando com pesquisadores de outras reas. Lembre que um dos quatro temas da cincia psicolgica a existncia de uma revoluo biolgica dentro da cincia psicolgica, com novos mtodos, como a investigao por imagem cerebral, proporcionando oportunidades de tratar de questes muito antigas relacionadas aos estados e processos mentais, como a conscincia e a memria. Ao mesmo tempo, nem todos os fenmenos psicolgicos so mais bem entendidos no nvel cerebral. Por isso, neste livro, voc ler sobre novos entendimentos de como a cultura molda a mente e o comportamento, como as situaes sociais compelem as pessoas a se comportarem de certas maneiras e como os fatores ambientais podem recompensar ou punir aes especficas, tornando sua ocorrncia mais ou menos provvel. Entretanto, cada vez mais a cincia psicolgica enfatiza o exame do comportamento em mltiplos nveis, de maneira integrada. Assim, os psiclogos interessados em compreender as bases hormonais da obesidade interagem com os geneticistas que estudam o carter hereditrio da obesidade e com os FIGURA 1.17 Os psiclogos seguem seus psiclogos sociais que estudam as influncias das crenas humanas sobre o comer. Atrainteresses e estudam uma variedade de tpicos em vessar os diferentes nveis de anlise proporciona mais insights do que trabalhar em diferentes ambientes. apenas um nvel. Os psiclogos da Gestalt estavam certos ao afirmar que o todo maior que a soma de suas partes. Em todo este livro, voc encontrar a abordagem de mltiplos nveis que levou a descobertas importantes no entendimento da atividade psicolgica.

O conhecimento psicolgico utilizado em muitas profisses


A psicologia um dos cursos mais populares em muitas universidades. Alm de ser uma matria fascinante e pessoalmente relevante, a cincia psicolgica serve como uma excelente base formativa em muitas profisses. Por exemplo, os mdicos precisam saber muito mais do que anatomia e qumica. Eles precisam saber se relacionar com seus pacientes, como os comportamentos dos pacientes esto ligados sade e o que motiva ou dificulta que os pacientes busquem ajuda mdica ou sigam os tratamentos recomendados. Compreender o envelhecimento do crebro e como isso afeta a percepo visual, a memria e o movimento motor vital para os que tratam pacientes idosos. Os cientistas psicolgicos contribuem de maneira importante para as pesquisas sobre sade humana fsica e mental, e o campo recebe inclusive subveno de pesquisa do National Institute of Health. Muitas das pesquisas psicolgicas sobre as quais voc ler neste livro esto sendo aproveitadas atualmente para melhorar a vida das pessoas. A cincia psicolgica igualmente til para aqueles que, em sua profisso, precisam entender as pessoas. Para persuadir os jurados, os advogados precisam saber como os grupos tomam decises. Os que trabalham com propaganda precisam saber como as atitudes so formadas ou modificadas e em que extenso as atitudes das pessoas predizem seu comportamento. Os polticos utilizam as tcnicas da cincia psicolgica do manejo da impresso causada nos outros para se tornarem atraentes para os eleitores. A utilidade geral de se compreender a atividade mental tambm pode explicar a popularidade da psicologia nos campi. Ela pode ajudar voc a compreender seus motivos, sua personalidade e at por que voc lembra algumas coisas e esquece outras.

Como podemos utilizar os conhecimentos adquiridos pela cincia psicolgica?

58

GAZZANIGA e HEATHERTON

claro, alguns de vocs ficaro to fascinados pela cincia psicolgica que dedicaro suas vidas a estudar como o crebro possibilita a mente e como a atividade mental se relaciona com o comportamento. Ns, os autores, compreendemos como voc se sente. Existe algo de tremendamente emocionante na cincia psicolgica, conforme desvendamos a verdadeira natureza do que significa ser um ser humano. Embora os fundamentos da cincia psicolgica estejam se desenvolvendo e existam princpios cientficos estabelecidos da mente, do crebro e do comportamento, ainda h uma imensido a ser aprendida sobre como a natureza e o ambiente interagem, e como o crebro possibilita a mente. Na verdade, a cincia psicolgica contempornea est proporcionando novos insights para problemas e questes com os quais os grandes estudiosos lutaram no passado.

As pessoas so cientistas psicolgicos intuitivos


Por sua prpria natureza, os humanos so cientistas psicolgicos intuitivos, que desenvolvem hipteses sobre o comportamento alheio e tentam prediz-lo. As pessoas escolhem para parceiros no casamento aqueles que esperam ser os mais capazes de atender s suas necessidades emocionais, sexuais e de apoio. A direo defensiva se baseia no entendimento intuitivo de quando os outros provavelmente cometero erros ao dirigir. As pessoas tambm so muito boas em predizer se os outros so bondosos, sero bons professores ou merecem confiana. Mas as pessoas no podem saber intuitivamente se tomar certas ervas melhorar a memria, se tocar msica para recm-nascidos os tornar mais inteligentes ou se a doena mental resulta do excesso ou da falta de uma certa substncia qumica no crebro. Um dos objetivos mais importantes do nosso texto oferecer informaes bsicas sobre os mtodos da cincia psicolgica para aqueles alunos cuja nica exposio psicologia ser em uma disciplina introdutria. Embora os psiclogos faam importantes contribuies ao entendimento e tratamento da doena mental, a maior parte da cincia psicolgica tem pouco a ver com divs ou sonhos. Em vez disso, tem tudo a ver com compreender a atividade mental, as interaes sociais e a maneira como as pessoas adquirem comportamentos. Para compreender suas crenas, desejos e sentimentos, e os dos outros, voc precisa de um manual bsico de operao da mente humana. Esse manual encontrado nas cincias psicolgicas. Vocs tambm sero consumidores da cincia psicolgica por toda a vida e precisaro ser cticos diante de relatos exagerados da mdia de achados inditos de pesquisas inovadoras. Por exemplo, um estudo muito modesto realizado por um psiclogo cognitivo descobriu que tocar Mozart para participantes de uma pesquisa fez com que eles tivessem escores um pouco mais elevados em um teste vagamente relacionado inteligncia. A mdia exaltou o chamado efeito Mozart a tal ponto que muitos pais esto tocando Mozart para bebs e inclusive para fetos dentro da barriga. Infelizmente, pesquisas subseqentes no conseguiram replicar os achados. Aps uma cuidadosa reviso dos estudos que testaram o efeito Mozart, Christopher Chabris e seus colegas concluram que o efeito de ouvir Mozart quase insignificante e no provvel que aumente a inteligncia (Chabris et al., 1999). John Bruer, em seu importante livro The Myth of the First Three Years, observa que as pessoas tiram concluses alm dos dados, ao sugerir que as experincias dos trs primeiros anos determinam ou alteram o desenvolvimento do crebro de maneira significativa ou permanente. Uma marca registrada da cincia o ceticismo. Voc deve ser ctico em relao a novos achados dramticos relatados pela cincia at ter evidncias suficientes para apoi-los. A cincia progride cuidadosamente e, em geral, lentamente, e a cincia qualificada leva tempo. Neste livro, voc aprender a separar o crvel do incrvel; aprender a identificar experimentos malplanejados, e desenvolver as habilidades necessrias para avaliar criticamente as afirmaes feitas na mdia popular. As informaes apresentadas neste livro tambm proporcionam o melhor background possvel da cincia psicolgica, de modo que voc saber quando alguma afirmao ou no consistente com o que sabemos em psicologia. Ler este livro o/a transformar em um/a consumidor/a muito mais sofisticado/a das pesquisas sobre atividades mentais e comportamento.

CINCIA PSICOLGICA

59

Quais so as profisses da cincia psicolgica?


Os cientistas psicolgicos estudam a mente, o crebro e o comportamento em diferentes nveis de anlise, e muitas vezes se identificam com vrias subdisciplinas da psicologia. Entretanto, existe uma crescente tendncia entre os pesquisadores: a de cruzarem reas tradicionais e colaborarem com pesquisadores de diferentes subdisciplinas. Isso especialmente verdade no caso dos que esto profundamente interessados em saber como o crebro possibilita a mente, e em como a mente foi moldada ao longo da evoluo dos humanos em um mundo social. O contedo da cincia psicolgica de interesse e valor para muitas profisses, o que explica por que a psicologia um dos cursos mais populares na maioria das universidades. Ao mesmo tempo, compreender os mtodos da cincia psicolgica til para avaliar pesquisas veiculadas na mdia popular.

CONCLUSO
A rica histria da psicologia clara. Seus fundadores lutaram com as questes mais importantes e interessantes que podemos encontrar na vida. Quem somos ns? Como o crebro faz o seu trabalho? Quanto de ns est predeterminado por nossos genes? Como a nossa personalidade afeta a nossa vida? Quais so as foras sociais que influenciam as nossas decises pessoais? Conforme previu Darwin, o conceito de seleo natural est se tornando uma parte integral da cincia psicolgica. Em termos gerais, os psiclogos perceberam que, para compreender alguma coisa, eles primeiro precisam entender para que ela serve. Ou seja, temos de parar de perguntar Como esse aspecto do crebro funciona? e perguntar, em vez disso, Para que serve esse aspecto do crebro? Ele resolveu algum problema para os nossos ancestrais humanos?. A atual revoluo biolgica na cincia psicolgica tenta responder exatamente a esse tipo de pergunta. Ao mesmo tempo, o crebro humano evoluiu em um mundo social, e grande parte do empreendimento psicolgico se interessa por como as pessoas interagem umas com as outras. A pesquisa em mltiplos nveis de anlise est energizando a cincia psicolgica e proporcionando novos insights para antigas questes. Nos prximos captulos, voc aprender no s como a cincia psicolgica opera mas tambm ter conhecimento de muitas descobertas notveis sobre a mente, o crebro e o comportamento. Essa talvez seja uma das mais fascinantes exploraes de sua vida.

LEITURAS ADICIONAIS
Aronson, E. (1998). The social animal. NewYork: W. H. Freeman. Darwin, C. (1964). On the origin of species. Cambridge, MA: Harvard University Press. (Trabalho original publicado em 1859) Gazzaniga, M. S. (1998). The minds past. Berkeley, CA: University of California Press. Hothersall, D. (1995). History of psychology. Boston, MA: McGraw-Hill. James, W. (1983). Principles of psychology. Cambridge, MA: Harvard University Press. (Trabalho original publicado em 1890)

Anda mungkin juga menyukai