Anda di halaman 1dari 22

MQUINAS TRMICAS

Aulas 7- 8

Turbinas de potncia
Turbinas de fluxo axial e radial Relaes termodinmicas bsicas Diagrama de velocidades Estgios de impulso e de reao Caractersticas de operao e performance: mapa de desempenho Resfriamento de palhetas Acoplamento turbina-compressor
Prof. Silvia Azucena Nebra

Esta aula centrada na turbina de potncia das turbinas a gs. A maior parte das idias apresentadas aplicvel tambm a turbinas a vapor, mais adiante no curso sero relatados os aspectos especficos das turbinas a vapor. A organizao da aula similar de compressores, sero vistas as relaes termodinmicas bsicas e o diagrama de velocidades aplicvel a cada tipo de turbina. Ser visto tambm as caractersticas de desempenho e os mapas de performance. Ser dada uma breve descrio dos tipos de sistemas de resfriamento de palhetas. O acoplamento turbina compressor ser abordado brevemente . Bibliografia: Gas Turbine Theory, HIH Saravanamuttoo, GFC Rogers, H Cohen, Edit. Prentice Hall, 5th Edition. Cap. 7 Fundamentals of Gas Turbines, William W. Bathie, Edit. John Wiley & Sons, Inc. Second Edition, 1996, Cap. 8.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 1

TURBINA RADIAL Turbo-compressor IHI

Os turbo compressores mais comuns, utilizados em carros e caminhes tm compressores e turbinas axiais, como pode observar-se no desenho acima. No desenho, a regio em vermelho, direita, corresponde turbina, a regio em azul, do lado esquerdo, ao compressor. Nas turbinas radiais o gs quente entra pela voluta, passa atravs da turbina e sai pelo centro dela. Nos compressores radiais o inverso, o ar fresco entra pelo centro do compressor e sai pelo contorno. Sendo os dois, compressor e turbina, radiais, de apenas um estgio, a estrutura toda fica compacta, o eixo tambm curto, o que evita dele empenar. Na fotografia esquerda mostrado o turbocompressor instalado no motor. direita mostrado o turbocompressor sozinho. As turbinas radiais so mais adequadas para pequenas vazes de ar. So adequadas tambm quando se requer equipamentos compactos. Seu desempenho em geral inferior ao das turbinas axiais, por isto no so adequadas para sistemas de grande porte. As fotografias e desenho foram tiradas do site: http://www.turbobrasil.com.br.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 2

Turbina Radial

& & & Wt = m (h02 h03 ) = m (h01 h03 )

As turbinas de fluxo radial so normalmente utilizadas em motores de automveis, caminhes e tratores. Grandes motores, de locomotivas, estacionrios ou marinhos, utilizam turbinas axiais. Uma turbina de fluxo radial consiste numa voluta, uma serie de bocais de entrada (inexistentes em pequenas turbinas) e o rotor com palhetas. Em razo que a descarga do motor intermitente, sendo portanto pulsante a entrada dos gases, bom ter uma tubulao de exausto de bom tamanho, de modo a que absorva as pulsaes, mesmo que isto implique na perda da energia cintica dos gases. Desta forma a turbina trabalha em melhores condies. Em razo disto que normalmente tm uma voluta na entrada. O objetivo dos bocais de entrada o de acelerar o fluxo, com pequena perda da presso de estagnao (devida ao atrito). Nos modelos mais comuns no Brasil, estes bocais so omitidos. A queda na entalpia de estagnao, nas palhetas do rotor, que onde realmente acontece a transferncia de energia,. As palhetas so projetadas de modo a se ter o mnimo de energia cintica dos gases na sada. possvel no entanto construir uma turbina que trabalhe em forma pulsante. Para tal necessrio conectar a turbina s portas de exausto de cada cilindro, utilizando tubos curtos. Este tipo de sistema utilizado somente em grandes motores Diesel.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 3

Diagrama termodinmico da turbina radial

p01 h01 , h02


01 02

p02

p1

h1

2 V1 2

p2
2

2 V2 2

Bocais fixos

h2
h2

p03
2 03 4 3 3 3

pa p3
2 V3 2

h03
h03 '

Palhetas mveis

h3

h3" h3'

O grfico acima mostra o processo termodinmico sofrido pelo fludo que atravessa uma turbina radial. O processo 1 2 corresponde passagem pelo bocal de entrada. O processo 2-3 passagem pelas ps do rotor. No ponto 4 atingida a presso atmosfrica. A linha vermelha conecta os pontos correspondentes aos valores estticos do processo p01 a presso de estagnao e p1 a presso esttica, na entrada (valores na voluta). p02 a presso de estagnao, enquanto p2 a presso esttica, na sada do bocal. p03 a presso de estagnao, enquanto p3 a presso esttica, na sada do rotor. h01 a entalpia de estagnao e h1 a entalpia, na entrada. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico (corresponde aos parmetros do gs na voluta). h02 a entalpia de estagnao e h2 a entalpia, na sada do bocal de entrada. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico. h2 a entalpia correspondente ao processo isentrpico. Observar que neste ponto que a energia cintica a mais alta, a misso do bocal justamente a de acelerar, e direcionar o fludo. Observar que h01=h02, na passagem pelo bocal no h diminuio da entalpia de estagnao. Na passagem pelo bocal, a energia cintica aumenta, em razo de aumentar a velocidade do gs, mas a entalpia de estagnao permanece constante, assim como a presso de estagnao. A presso esttica cai, assim como a entalpia esttica. h03 a entalpia de estagnao e h3 a entalpia, na sada do rotor. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico. h3 a entalpia correspondente ao processo isentrpico 1-3. h3 a entalpia correspondente ao processo isentrpico 2-3 , da sada do bocal sada do rotor. Na passagem pelo rotor, onde h efetivamente trabalho entregue, h diminuio da entalpia de estagnao, assim como da entalpia esttica. Pode ver-se que tambm a energia cintica diminui nessa passagem, os gases perdem velocidade, alm de cair a temperatura e a presso dos mesmos. Na sada do rotor os gases perdem velocidade e ganham presso at atingir a presso ambiente.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 4

Equaes termodinmicas para a turbina radial

& & Wt = m (h01 - h03 ) (h01 - h03 ) (h01 - h03 ' ) (h01 - h03 ) (h01 - h3' ) perda no difusor = h2 - h2 ' h2 - h2' = 2 h01 - h2 V2 2 (h3 - h3" ) W32 2

isoentrpi ca =
total a total

isoentrpi ca

total a esttica

perda no rotor = grau de reao = R = (h2 - h3 ) (h1 - h3 )

A primeira equao corresponde ao trabalho de eixo entregue pela turbina. A segunda equao refere-se eficincia isentrpica total-a-total (Total no numerador, total no denominador, ou seja, de estagnao nos dois casos). A terceira equao mostra a eficincia total-a -esttica. O nome devido a que a entalpia do ponto 3 corresponde de um processo isentrpico conduzido do ponto 1 ao ponto presso de sada p3, onde ter entalpia 3 e temperatura 3, mas na condio esttica, no de estagnao, ou seja, assume-se que a energia cintica na sada da turbina perdida. Observando o diagrama termodinmico, pode ver-se que esta segunda eficincia ser maior que a anterior. A quarta equao refere-se ao grau de reao do rotor, esta relao expressa a frao da expanso total que acontece no rotor. Embora poderia ser definida tambm como uma relao de presses, usual defini-la em funo da entalpia. Teoricamente este valor pode variar de 0 a 1. As duas equaes direita expressam os coeficientes de perdas no bocal e no rotor (que tambm podem ser definidos pelo cociente de presses). Nos numeradores dos coeficientes de perda temos a variao de entalpia que no aconteceu devido ao atrito do fludo, que igual diferena de entalpia entre o processo real e o isentrpico. Nos denominadores temos respectivamente, a velocidade dos gases na sada do bocal e a velocidade dos gases relativa ao rotor, na sada do rotor.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 5

Turbina radial: decomposio de velocidades

Vr 2 = W2

V2

W3

V3 = Va 3

& Wt = T & = m (r2Vt 2 r3Vt 3 ) & = m(U 2Vt 2 U 3Vt 3 )

Para Vt2 = U2 e Vt3 = 0

& & 2 Wt = mVt2U2 = mU2

Wisentrpic o ideal =

V02

Na figura pode ver-se esquerda uma turbina radial em corte, depois da voluta (1) um anel de bocais (2) acelera o fludo, que entra no rotor (3), com velocidade alta. A velocidade com que o gs sai dos bocais indicada por V2, sendo U2 a velocidade na periferia do rotor . A componente radial de V2 , neste caso, igual velocidade relativa, indicada como W2. O ngulo das palhetas do bocal, na periferia deste, relativo a uma perpendicular ao eixo, alfa2. Neste caso beta2 = 0, beta 2 o ngulo de entrada das palhetas do rotor. O ngulo das palhetas do rotor na sada beta3. Neste caso alfa3 = 0. Na sada do rotor tem-se uma velocidade absoluta dos gases na direo axial, indicada por V3. A velocidade tangencial do rotor na sada dos gases U3 (menor que U2 porque o rdio aqui menor), a velocidade relativa W3, que faz um ngulo beta3 com a velocidade absoluta. O trabalho desenvolvido pela turbina tambm pode ser calculado a partir dos valores das velocidades do gs e do rotor, como indicado nas equaes embaixo. As primeiras equaes esquerda so genricas, correspondentes ao trabalho total, a do meio, est particularizada para o caso apresentado acima, onde a velocidade dos gases na entrada do rotor na direo radial (Vt2=U2), e na sada na direo axial (Vt3=0).

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 6

TURBINA AXIAL de um nico estgio

O esquema mostra uma turbina axial de um nico estgio. Sua estrutura simples e compacta. Em muitas usinas aucareiras tem em operao turbinas a vapor de um nico estgio. Esta turbina consiste num sistema anular para a passagem do fluxo, uma nica fileira de bocais ou palhetas fixas e um rotor com uma fileira de palhetas (mveis). A mudana de entalpia que acontece em cada fileira de palhetas similar da turbina radial. Os bocais fixos aceleram o fluxo de gs, o fluxo de gs a alta velocidade entra nas palhetas do rotor, impulsionando este. Uma turbina de mltiplos estgios repete o par: ps fixas -ps mveis, vrias vezes. O diagrama termodinmico e os tringulos de velocidades sero discutidos depois.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 7

Perfil de presses e temperaturas numa turbina a gs - axial

A imagem acima foi colocada a ttulo de reviso de conceitos e de introduo ao tema. Como j foi dito antes, quando o ar entra na turbina a gs, ele passa primeiro pelo compressor, depois se rene ao combustvel na cmara de combusto, a reao de combusto acontece e os gases quentes e pressurizados saem atravs da turbina de potncia. O grfico acima mostra a variao da presso e a temperatura ao longo deste processo. Pode-se observar o aumento de presso no compressor, na primeira fase do processo, depois, h uma leve diminuio desta, na passagem pela cmara de combusto, a seguir h uma diminuio rpida, que acontece nos sucessivos estgios da turbina de potncia. No relativo temperatura, h um aumento desta no compressor, mas o maior aumento acontece na cmara da combusto (o diagrama est fora de escala), depois da passagem por esta, a temperatura diminui a medida que os gases quentes passam pelos estgios da turbina de potncia. Como j foi comentado, os gases saem a alta temperatura ainda.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 8

Diagrama termodinmico para um estgio da turbina axial

p01 h01 , h02


01 02

p02

p1

h1

2 V1 2

p2
2

2 V2 2

Palhetas fixas

h2 h2 h03
h3 h3" h3'

p03
2 03

p3
3 3 3

2 V3 2

Palhetas mveis

hreaq

s1

s2

s3

O grfico acima mostra o processo termodinmico sofrido pelo fludo que atravessa um estgio de uma turbina axial. necessrio lembrar que um estgio constitudo por um conjunto de ps fixas e um conjunto de ps mveis. No grfico acima, o processo 1 2 corresponde passagem pelas ps fixas. O processo 2-3 passagem pelas ps mveis. A linha vermelha conecta os pontos correspondentes aos valores estticos do processo. A linha verde (cheia) conecta os valores na estagnao. As linhas pontilhadas correspondem aos processos isentrpicos ideais. p01 a presso de estagnao e p1 a presso esttica, na entrada do estgio. p02 a presso de estagnao, enquanto p2 a presso esttica, na sada das palhetas fixas. p03 a presso de estagnao, enquanto p3 a presso esttica, na sada das palhetas mveis. h01 a entalpia de estagnao e h1 a entalpia, na entrada do estgio. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico. h02 a entalpia de estagnao e h2 a entalpia, na sada das palhetas fixas. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico. h2 a entalpia correspondente ao processo isentrpico. h03 a entalpia de estagnao e h3 a entalpia, na sada das palhetas mveis. A diferena entre as duas o termo de energia cintica indicado direita do grfico. h3 a entalpia correspondente ao processo isentrpico 1-3. h3 a entalpia correspondente ao processo isentrpico 2-3 , da sada das palhetas fixas sada das palhetas mveis. Pode observar-se que no h variao da entalpia de estagnao na passagem pelas ps fixas (h01=h02). No entanto, diminui a entalpia esttica e aumenta a energia cintica. Na passagem pelas ps mveis, onde h efetivamente trabalho entregue, h diminuio da entalpia de estagnao, assim como da entalpia esttica. Pode ver-se que tambm a energia cintica diminui nessa passagem, os gases perdem velocidade, alm de cair a temperatura e a presso dos mesmos.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 9

Equaes termodinmicas para a turbina axial & & Westgio = m(h01 h03 ) estgio = h01 h03 h01 h03' (h2 - h3 ) (h01 - h03 )

& & Westgio = mestgio (h01 h03' )

grau de reao = R =

Estgio de ao: R=0 Estgio de reao: R=1

total =

h
1

real

n=nmero de estgios da turbina


n

hi sen trpico ,total

Observar que normalmente : Por tanto:

h
1

i sen trpico ,estgio

> hi sen trpico ,total

total > estgio

A primeira equao calcula o trabalho desenvolvido em cada estgio da turbina. Embaixo desta reportada a definio da eficincia isentrpica por estgio. Da podemos calcular o trabalho em cada estgio se conhecemos a eficincia isentrpica dele e as condies na entrada do mesmo. Como no compressor, o grau de reao de um estgio uma relao entre a variao de entalpia atravs das ps mveis e a variao total (valores em condies de estagnao) no estgio. Este parmetro indica o grau de expanso que acontece no estgio. Nos estgios de ao a expanso do gs (ou seja a diminuio da sua entalpia, presso e temperatura), com a transformao de energia potencial e interna em cintica, acontece somente nos bocais. Neste caso, nas palhetas mveis ocorre somente a mudana de direo do fluxo, com transformao da energia cintica em mecnica de acionamento. Nos estgios de reao, como nos de ao, acontece nas palhetas mveis a transformao de energia cintica em mecnica. No entanto a expanso do gs ocorre nos canais entre as palhetas mveis. Numa turbina de mltiplos estgios a eficincia total pode ser calculada a partir da soma da eficincia de cada estgio. Mas um fato curioso acontece, a variao da entalpia correspondente ao processo isentrpico total menor que a soma das variaes do processo isentrpico para cada estgio, por tanto, a eficincia total maior que a mdia dos estgios individuais. Este efeito se denomina reaquecimento, e ele acontece devido a que os gases, na sada de cada estgio, tm maior entalpia que a correspondente ao caso isentrpico, esta entalpia mais alta aproveitada no estgio seguinte.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 10

Tringulo de velocidades - Turbina axial U = tan 2 tan 2 Va2


r Vz1

r V1

= tan 3 tan 3
r Vt 2 r Va 2 & & Wt = T = m(r2 Vt 2 + r3 Vt 3 )

r2 r3
& & Wt = mU( Vt2 + Vt 3 ) & = mU( V2 tan 2 + V3 tan 3 )

r V2 r Vt 3 r Va 3 r V3

Para velocidade axial constante atravs do estgio: Va2 = Va3


& & Wt = mUVa (tan 2 + tan 3 ) & = mUVa (tan 2 + tan 3 )

Levando em conta relaes trigonomtricas, pode ser escrita a primeira equao, que relaciona a velocidade tangencial do rotor e a velocidade axial dos gases. A equao seguinte relaciona o trabalho transferido pelos gases ao rotor, que muda o momento angular do mesmo e a velocidade de rotao. O momento angular tambm pode ser calculado a partir das velocidades tangenciais e os raios. No caso particular de raios aproximadamente iguais (turbinas de grande raio e palhetas pequenas). O trabalho pode ser calculado pela expresso que inclui a velocidade tangencial do rotor, as velocidades do gs e os ngulos alfa na entrada e sada do mesmo. No caso em que a velocidade axial se mantm constante quando o gs passa pela palheta, se obtm a ltima expresso para o trabalho, que relaciona vazo de gases, velocidade tangencial do rotor e a velocidade axial dos gases mais os ngulos alfa ou beta. Este trabalho est tambm relacionado mudana de entalpia de estagnao, da mesma forma que na turbina radial.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 11

Coeficientes - Turbina Axial


Vaxial Coeficiente de fluxo: U valores recomendados: 0,8 < < 1,0 h -h Coeficiente de carga das palhetas = 01 2 03 valores recomendados: U 2 =

> 3.0 estgio altamente carregado < 2.0 estgio ligeiramente carregado recomendado : 3 < < 5
Coeficiente de velocidade:

Vs

Vs = [2(h01 h03' )]1/ 2

Para velocidade axial constante, e velocidade dos gases na sada do estgio igual velocidade na entrada:

= 2 (tan 2 + tan 3 )

Grau de reao = R = (tan 3 tan 2 ) 2

Os coeficientes indicados acima utilizam-se para projeto dos ngulos das palhetas. Uma das primeiras escolhas num projeto ser se a turbina vai ter um ou dois estgios com coeficiente de descarga de palhetas alto, ou vrios estgios com coeficiente mais baixo. (Quanto menor o coeficiente de carga por estgio, maior ter que ser a turbina). A razo de valocidades a razo da velocidade tangencial do rotor e a mxima velocidade que poderia ser obtida nas palhetas, calculada a partir da diferena de entalpias de estagnao inicial e final. Para o grau de reao, um valor conservador 50%. Mas valores prximos de zero podem ser adotados em alguns casos; estes estgios de impulso so adequados para os ltimos estgios de grandes turbinas a vapor, por exemplo (este tipo de estgio diminui bem as fugas de vapor). Valores baixos do coeficiente de fluxo implicam em baixas velocidades dos gases o que conduz a menores perdas por atrito e melhor eficincia no estgio, mas isto leva necessidade de um anulo de palhetas maior, para a mesma vazo de escoamento.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 12

Nmeros adimensionais utilizados para caracterizar a performance de compressores e turbinas


Variveis dependentes: & m = vazo
= eficincia isentrpic a

Variveis independentes: p0 i = presso de estagnao na entrada


p j = presso de sada

T0 = temperatura na entrada
N = nmero de revolues

T0 = diferena de temperatura de estagnao atravs do equipamento Variveis adimensionais:

D = dim enso caracterstica

Propriedad es dos gases , k , R ,

& m RT0 i p0 i D
2

T0 T0 i = funo

p0 j m & ND , , ,k RT0 i p0 i D

conveniente expressar as caractersticas de operao de compressores e turbinas de modo tal que permita uma fcil comparao entre as diversas mquinas, de diferente tamanho e caractersticas de projeto. Isto pode ser feito de utilizando variveis adimensionais adequadas. As variveis adimensionais mostradas acima podem ser obtidas a partir do conjunto de variveis dependentes e independentes, utilizando o teorema dos pi de Buckingham, e levando em conta as equaes de escoamento de fludos compressveis. So adotadas como variveis dependentes uma vazo corrigida, a eficincia isentrpica, e a razo de variao da temperatura no equipamento e a temperatura na entrada. As variveis independentes so a velocidade corrigida e a razo de presses entre a sada e a entrada. Para um equipamento especfico e um determinado fludo, algumas das variveis independentes podem ser omitidas, por serem constantes. O nmero de Reynolds tm pequeno efeito sobre a performance e pode ser omitido tambm. Estas variveis so utilizadas para graficar mapas de funcionamento de compressores e turbinas como se ver depois. A correo destas variveis para condies ambiente diferentes das de teste feita da mesma forma em que foi indicado na aula anterior, de compressores.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 13

Mapa de performance de uma turbina radial: razo de presses & fluxo corrigido

3 - entrada 4 - sada

A figura mostra um grfico da razo de presses em funo da massa corrigida. As linhas pontilhadas correspondem a diferentes valores da rotao corrigida, e as linhas cheias a valores da eficincia isentrpica. T03 = temperatura de estagnao na entrada da turbina (K) P03 = presso de estagnao na entrada da turbina (bar) P4 = presso na sada da turbina (bar) m = fluxo mssico (kg/s) N= nmero de revolues/minuto Para uma dada rotao, a medida que a vazo aumenta, as linhas pontilhadas se aproximam assimptoticamente do limite correspondente ao fluxo chocado nas palhetas do rotor. Neste tipo de grfico, as eficincias so representadas em faixas estreitas, a diferena do prximo.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 14

Mapa de performance de uma turbina axial: razo de presses & fluxo corrigido

3 - entrada 4 - sada

A figura mostra um mapa de performance caracterstico de uma turbina axial. No eixo vertical temos a razo de presses dos gases entre a entrada e a sada, no eixo horizontal temos a vazo mssica corrigida. T03=temperatura de entrada na turbina (K) p03=presso de entrada na turbina (bar) p4=presso de sada na turbina (bar) m= vazo mssica (kg/s) N = revolues por minuto Como pode ver-se, a medida que a vazo mssica aumenta, as linhas de rotao constante convergem a um nico limite de escoamento chocado.Comparar estas linhas com as da turbina radial, no caso da radial, as linhas esto mais separadas entre elas, esta diferena devida aos efeitos rotacionais do escoamento na turbina radial.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 15

Eficincia em funo da razo de velocidades das palhetas

Vs Turbina axial

Vs

Turbina radial
Vs = [2(h01 h03' )]
1/ 2

As figuras mostram grficos de eficincia de turbinas de pequeno porte em funo da razo de velocidades inidcada. A razo de velocidades adotada como parmetro a razo da velocidade tangencial e a mxima velocidade que poderia ser obtida, calculada a partir da diferena de entalpias de estagnao inicial e final. Se observa que o valor timo atingido em torno do valor 0,6 para a turbina axial, para a menor razo de presses (1,5) e em torno de 0,55 para a maior razo (3,0). Para a radial o melhor valor de eficincia acontece para uma relao em torno de 0,7.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 16

Um dos recursos para melhorar o desempenho de turbinas a gs o aumento da temperatura da entrada da turbina. Mas atingir altos valores desta temperatura no seria possvel sem o recurso do resfriamento das palhetas, particularmente as dos primeiros estgios, que de outro modo no resistiriam ao efeito de alta temperatura. Como fludos de trabalho para este resfriamento se utiliza ar, desviando uma parte do ar do compressor, e tambm vapor e mesmo gua lquida. Estes fludos no esto exatamente frios em todos os casos, por exemplo, o ar estar em torno de 600C. O ar passa atravs de canais por dentro das palhetas e depois exaurido atravs de pequenos orifcios na superfcie das mesmas. Na sada o ar forma um fino colcho, que produz uma proteo adicional. Um outro melhoramento possvel pode ser obtido recobrindo as palhetas com uma fina camada de material cermico, que atua como um isolante-protetor, se este material for poroso, pode ser efetuado um resfriamento por transpirao. No se deve esquecer, que embora este recurso seja poderoso, o ar ou vapor que passa atravs das palhetas depois misturado corrente de gases, diminuindo a entalpia destes.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 17

Casamento do compressor e a turbina

Rotao adimensional N N = T01 T03 T03 T01

Fluxo mssico adimensional & & mc T01 mt T03 = p01 p03 p03 T01 p T 01 03 & & mc [1 + (F / A )] = mt

sendo:

Para um sistema do tipo em que o compressor e a turbina esto unidos num mesmo eixo, a velocidade de rotao e a massa corrigida dos dois devem, por tanto, ser as mesmas, como indicado pelas duas primeiras equaes, expressadas em termos dos parmetros adimensionais. A massa de gases que passa pelo compressor algo menor que a que passa pela turbina, sendo que a relao entre as duas massas dada pela terceira equao reportada acima, onde levado em conta o combustvel adicionado na cmara de combusto. O passo seguinte o clculo do trabalho feito pela turbina, verificando se suficiente para movimentar o compressor, deixando uma potncia excedente. Para estes clculos deve-se trabalhar com os mapas de desempenho do compressor e a turbina, verificando que se esteja em valores possveis de operao dos mesmos. O caso particular em que a turbina apenas serve para movimentar o compressor ser visto nas aulas de motores a pisto, quando seja abordado o tema de motores supercarregados. Muito mais pode ser dito sobre este tema, mas est fora do escopo deste curso introdutrio. Mais informaes sobre este tema podem ser encontradas em: Fundamentals of Gas Turbines, William W. Bathie, Edit. John Wiley & Sons, Inc. Second Edition, 1996, Cap. 10. Gas Turbine Theory, HIH Saravanamuttoo, GFC Rogers, H Cohen, Edit. Prentice Hall, 5th Edition. Cap. 8 e 9.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 18

EXEMPLO 1 Um projeto de um estgio de uma turbina que tm iguais velocidades na entrada e na sada leva aos seguintes dados: fluxo mssico 20 kg/s temperatura na entrada 1000 K presso na entrada 4 bar velocidade axial (constante no estgio) 260 m/s Velocidade tangencial das palhetas (U) 360 m/s ngulo de sada do bocal - palhetas fixas, 2 = 65 ngulo de sada das palhetas mveis 3 = 10 eficincia do estgio = 0,85 2 ,3 Determine: a) os ngulos das palhetas do rotor, b) grau de reao do estgio c) coeficiente de carga das palhetas d) potncia desenvolvida no estgio e) propriedades termodinmicas do fludo

coeficiente de fluxo

Va
U

= ta n ( 2 ) tan ( 2 )
=

Va U

Va
Va

= tan ( 3 ) tan ( 3 )
= cos ( 2 )

coeficiente de carga das palhetas


= (he 1 he 3 )

1000 U2
2

V2

3 = 1

G rau de reao R =

V 1 cos ( 1 ) = Va V3 = V 1 R =

h2 h3 he 1 he 3 Va 2 U (tan ( 3 ) ta n ( 2 ) )

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 19

Entalpias de estagnao:

Propriedades Termodinmicas
; N t ogen' T=T 1 ; P= P 1 ) h 1 = h ( ' ir ; he 1 = h ( ' ir N t ogen' T=Te 1 ; P= P e 1 )
s 1 = se 1

he 1 = h1 +

V 12
2 1000

he 2

= h2 +

V 22
2 1000

; N t ogen' T=T 1 ; P= P 1 ) s 1 = s ( ' ir ; se 1 = s ( ' ir N t ogen' T=Te 1 ; P= P e 1 ) ; N t ogen' T=T 2 ; P= P 2 ) h 2 = h ( ' ir ; he 2 = h ( ' ir N t ogen' T=Te 2 ; P= P e 2 ) ; se 2 = s ( ' ir N t ogen' T=Te 2 ; P= P e 2 ) ; s 2 = s ( ' ir N t ogen' T=T 2 ; P= P 2 )
Pe 2 = P e 1 se 2 = s2

he 3

= h3 +

V3

2 1000

Propriedades Termodinmicas

; N t ogen' T=T 3 ; P= P 3 ) s 3 = s ( ' ir ; h 3 = h ( ' ir N t ogen' T=T 3 ; P= P 3 )


he 3 se 3 se 3

; N t ogen' T=Te 3 ; P= P e 3 ) = h ( ' ir ; N t ogen' T=Te 3 ; P= P e 3 ) = s ( ' ir


= s3

ss 3 = s1

; N t ogen' T=Tse 3; P= P 3 ) ss 3 = s ( ' ir


hse 3

; N t ogen' T=Tse 3; P= P e 3 ) = h ( ' ir

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 20

Potncia do estgio W = m (he 1 he 3 ) W

Resultados

eta=0,85 m=20 [kg/s] U=360 [m/s] Va=260 [m/s] =0,7222 =3,352 R=0,2893

= m U Va

ta n ( 2 ) + ta n ( 3 )

1000
Ws
=

= m (he 1 hse 3) W W s

85 = 0, W = 4345 [kW] Ws=5111 [kW]

V m/s

P bar 4

T K 1000
p 01
01

1 2 3 3s

10 65 10

264

37,23 615,2 2,291 866,2 57,35 264 1,755 810,7


h 0 1,h 0 2
h1
1

p 02
02

p1

V1 2
p2

V2 2

H kJ/kg

S
kJ/(kg K)

Pe bar

Te K

He KJ/kg
h2 h 2 h03 h3 h 3" h 3'
3 2 2

p 03
03

1 767,1 0,8981 4,49 2 612,7 0,8981 4,49

1030 801,9 1030 801,9

p3
3 3

V3 2
hr e a q

3 549,8 0,9024 2,022 841,6 584,7 3s 807,6 546,4

s1

s2

s3

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 21

EXERCCIO 2 Uma turbina a gs consiste em um compressor uma cmara de combusto, uma turbina de alta presso, que movimenta o compressor e uma de potncia.Este sistema tm os seguintes parmetros de funcionamento: Presso e temperatura na entrada do compressor: 99,6 kPa e 311 K Presso na sada do compressor: 1543,5 kPa Presso e temperatura na entrada da turbina de alta: 1461,8 kPa, 1200 K Presso na sada da turbina de potncia: 103,7 kPa Eficincia do compressor: 0,8 Eficincia da turbina de alta presso: 0,84 Eficincia da turbina de potncia: 0,85 Fluxo mssico no compressor: 1,23 kg/s Na cmara de combusto queimado gs natural, com a composio indicada no problema 4 da aula 7-8. Calcule: a) Consumo de combustvel. b) potncia lquida produzida na turbina.

Mquinas Trmicas Aulas 7/8- 22

Anda mungkin juga menyukai