Anda di halaman 1dari 7

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II

Poetas portugueses de expresso portuguesa do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II Grupo I FLORBELA ESPANCA Pergunto-me o porqu da visibilidade de Florbela e da sua aceitao por um pblico muito mais vasto que o de muitos outros escritores seus contemporneos, anteriores e posteriores, de qualidade se no superior, pelo menos semelhante, e de interesse e carcter mais universalista, com preocupaes capazes de fazerem apelo a um mais vasto e amplo leque de sensibilidades. Se a sua obra apresenta inegvel interesse e beleza, no deixa de constituir surpresa para alguns crticos, o impacto junto do pblico leitor, comparado com o de outros autores de igual valia e que fora dos meios ditos intelectuais pouco ou nada so conhecidos. () Aps vasta inventariao de publicaes, Jos Augusto Frana, na sua obra Os anos vinte em Portugal, indicando umas dezenas de escritores, a Florbela se refere dizendo-a "escondida de todos", acrescentando todavia que "foi ela o caso de mais profunda criao entre as mulheres que publicaram nos anos 20 portugueses". Para outros no um astro da grandeza de vrios dos seus contemporneos. Estar um tanto em atraso, quer quanto forma, quer quanto s suas preocupaes. Como explicar ento que seja qualificada por muitos como um dos vultos do sculo - e o seja, pela projeco que acaba por atingir?
Rolando Galvo in http://www.vidaslusofonas.pt/florbela_espanca.htm

SER POETA
Ser poeta ser mais alto, ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Aqum e de Alm Dor! Compreender 1. O soneto apresenta uma concepo de poeta, segundo a qual este um ser excepcional e intenso. 1.1. Recorrendo a nomes abstractos, aponta as caractersticas que, de acordo com o texto, definem o ter de mil desejos o esplendor E no saber sequer que se deseja! ter c dentro um astro que flameja, ter garras e asas de condor! poeta. 1.2. Essas caractersticas so sublinhadas pela utilizao de diversos recursos estilsticos. Transcreve exemplos de adjectivao, comparao, metfora, paradoxo e enumerao. ter fome, ter sede de Infinito! Por elmo, as manhs de oiro e de cetim... condensar o mundo num s grito! 2. O poeta um ser, mas profundamente insatisfeito. 2.1. Indica, justificando, a faceta que te parece mais sobressair no poema. 3. Interpreta o ltimo terceto, no esquecendo que E amar-te, assim perdidamente... seres alma, e sangue, e vida em mim E diz-lo cantando a toda a gente! conclui o poema. 4. De todas as definies de poeta, qual a que escolherias? Justifica a tua resposta.

Poetas portugueses do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II Grupo II

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN Sempre a poesia foi para mim uma perseguio do real. Um poema foi sempre um crculo traado roda duma coisa, um crculo onde o pssaro do real fica preso. E se a minha poesia, tendo partido do ar, do mar e da luz, evoluiu, evoluiu sempre dessa busca atenta. Quem procura uma relao justa com a pedra, com a rvore, com o rio, necessariamente levado, pelo esprito de verdade que o anima, a procurar uma relao justa com o homem. Aquele que v o espantoso esplendor do mundo logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo. Aquele que v o fenmeno quer ver todo o fenmeno. apenas uma questo de ateno, de sequncia e de rigor. E por isso que a poesia uma moral. E por isso que o poeta levado a buscar a justia pela prpria natureza da sua poesia. E a busca da justia desde sempre uma coordenada fundamental de toda a obra potica (...).
Sophia de Mello Breyner Andresen, Posfcio, in Obra Potica II, Ed. Caminho, 1998

PORQUE Porque os outros se mascaram mas tu no Porque os outros usam a virtude Para comprar o que no tem perdo. Porque os outros tm medo mas tu no. Porque os outros so os tmulos caiados Onde germina calada a podrido. Porque os outros se calam mas tu no. Porque os outros se compram e se vendem E os seus gestos do sempre dividendo. Porque os outros so hbeis mas tu no. Porque os outros vo sombra dos abrigos E tu vais de mos dadas com os perigos. Porque os outros calculam mas tu no.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Potica II, Ed. caminho, 1991

Compreender 1. Faz uma primeira leitura silenciosa do poema e sublinha as repeties que nele encontras. 2. Diz a que classe pertence a palavra com que se inicia a maior parte dos versos. 3. O sujeito potico no expressa qualquer orao subordinante para as repetidas oraes causais. Sugere-a tu. 4. O poema desenvolve-se em torno de uma oposio. 4.1. Identifica os elementos que o sujeito potico ope. 4.2. Sinaliza a conjuno e o advrbio que contribuem para marcar essa oposio. 4.3. Liga os nomes que se seguem ao elemento a que se referem. a. os outros dissimulao; falsidade/hipocrisia; ousadia; medo; b. tu denncia; cedncia; aventura/risco; honestidade; calculismo 5. O poema que acabaste de analisar insere-se num contexto histrico particular do nosso pas que terminou com a Revoluo de Abril de 1974 - a que a poetisa no foi indiferente. Informa-te sobre esse contexto e comenta o poema luz desta nova informao. 6. Nos versos 11 e 12, substitui a conjuno e por outra, que especifique melhor o seu valor neste contexto.

Poetas portugueses do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II Grupo III EUGNIO DE ANDRADE Todos os meus versos so um apaixonado desejo de ver claro mesmo nos labirintos da noite. O amor da transparncia a minha fraqueza, mas a minha fora tambm. Quanto a mim, gosto das palavras que sabem a terra, a gua, aos frutos de fogo do Vero, aos barcos no vento; gosto das palavras lisas como seixos, rugosas como o po de centeio. Palavras que cheiram a feno e a poeira, a barro e a limo, a resina e a sol.
Eugnio de Andrade, Potica, introduo ao folheto da exposio Eugnio de Andrade - 30 anos de trabalho, que teve lugar de 22 de Outubro a 5 de Novembro de 1976

AS PALAVRAS So como um cristal, as palavras. Algumas, um punhal, um incndio. Outras, orvalho apenas. Secretas vm, cheias de memria. Inseguras navegam: barcos ou beijos, as guas estremecem. Desamparadas, inocentes, leves. Tecidas so de luz e so a noite. E mesmo plidas verdes parasos lembram ainda. Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruis, desfeitas, nas suas conchas puras?
Eugnio de Andrade, Corao do Dia/Mar de Setembro, (1. ed., 1997), in Poesia, 1. ed., Ed. Fundao Eugnio de Andrade, 2000

Compreender 1. L o primeiro poema - As palavras. 1.1. Sublinha, na primeira estrofe, quatro nomes que o sujeito potico escolheu para definir as palavras. 1.1.1. Explicita o alcance significativo desses nomes no contexto do poema. 1.1.2. Explica por que razo o carcter ambguo das palavras est aqui em evidncia. 1.1.3. Identifica duas figuras de estilo presentes nesta estrofe. 1.2. Aponta os recursos estilsticos presentes nos versos 11 e 12. 1.3. Comenta a anttese contida nos versos 13 e 14. 1.4. Interpreta o sentido do adjectivo plidas v.15. 1.5. Explica o apelo lanado nas duas interrogaes retricas da ltima estrofe. 1.6. Esclarece as razes pelas quais o poema que acabaste de analisar podia ser uma definio de polissemia.
Poetas portugueses do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II Grupo IV ANTNIO GEDEO Afirmando-se como um dos mais brilhantes e talentosos criadores lusfonos do sculo XX, Rmulo de Carvalho/Antnio Gedeo, respectivamente, o professor, pedagogo e historiador da cincia, e o seu alter-ego literrio, atravessou todas as convulses e acontecimentos marcantes do nosso sculo, que se reflectiram no formar-se de um esprito extremamente marcado pelo cepticismo e pela ironia, sempre presentes nos seus poemas. Licenciado em Cincias Fsico-Qumicas pela Universidade do Porto em 1931, traduziu como ningum, a cincia para os leigos, desvendando segredos cientficos com a mesma simplicidade com que os exemplificava. Lisboeta toda uma vida, uniu de forma exemplar, atravs da sua obra, a cincia e a poesia, a vida e o sonho. Apesar de s aos 50 anos ter decidido publicar o seu primeiro livro de poesia, inaugurando assim uma carreira que se afirmou por si prpria na cultura portuguesa, tornou-se uma figura de referncia incontornvel no imaginrio colectivo do povo portugus, principalmente para toda a gerao da "Pedra Filosofal". Poucos meses aps ter celebrado o seu 90 aniversrio, assinalado pela homenagem que lhe foi prestada pelo Ministrio de Cincia e de Tecnologia, a sua morte em 19 de Fevereiro 1997, deixa-nos um legado para o futuro, numa sociedade cada vez mais global, onde a unio entre Cincias e Humanidades se torna cada vez mais uma necessidade premente.
http://www.citi.pt/cultura/literatura/poesia/antonio_gedeao/

PEDRA FILOSOFAL Eles no sabem que o sonho uma constante da vida to concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. Eles no sabem que o sonho vinho, espuma, fermento, bichinho lacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa atravs de tudo num perptuo movimento. Eles no sabem que o sonho tela, cor, pincel, base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pinculo de catedral, contraponto, sinfonia, mscara grega, magia, que retorta de alquimista mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que Cabo da Boa Esperana, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dana, Colombina e Arlequim, passarola voadora, pra-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, ciso do tomo, radar, ultra-som, televiso, desembarque em fogueto na superfcie lunar. Eles no sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avana como bola colorida entre as mos de uma criana.
Antnio Gedeo

Poetas portugueses do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II Leitura/compreenso 1. L o poema para apreenso global do seu sentido. 2. Rel-o. 3. Menciona o destinatrio do discurso potico. 3.1. Aponta o vocbulo que o define. 4. O sujeito potico defende que o sonho necessrio para viver. 4.1. Indica a forma como o poeta o caracteriza, tendo em conta que ele uma coisa concreta e definida, atentando: 4.1.1. na primeira estncia 4.1.1.1. na figura de estilo utilizada Leitura/oral 4.1.1.2. nos elementos evocados 4.1.2. na segunda estncia 4.1.2.1. no lxico utilizado para caracterizar o sonho 4.1.3. na terceira estncia 4.1.3.1. nos vocbulos que se ligam a determinadas reas do saber 4.1.4. na ltima estncia 4.1.4.1. na comparao final 5. Refere a forma verbal utilizada ao longo do poema para definir o sonho. 5.5. Assinala o modo e tempos verbais em que se encontra

Poetas portugueses de expresso portuguesa do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Mdulo 2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poticos Parte II


FERNANDOGrupo V - FERNANDO PESSOA

"Desde criana tive a tendncia para criar em meu torno um mundo fictcio, de me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. (No sei, bem entendido, se realmente no existiram, ou se sou eu que no existo. Nestas coisas, como em todas, no devemos ser dogmticos.) Desde que me conheo como sendo aquilo a que chamo eu, me lembro de precisar mentalmente, em figura, movimentos, carcter e histria, vrias figuras irreais que eram para mim to visveis e minhas como as coisas daquilo a que chamamos, porventura abusivamente, a vida-real. Esta tendncia, que me vem desde que me lembro de ser um eu, tem me acompanhado sempre, mudando um pouco o tipo de msica com que me encanta, mas no alterando nunca a sua maneira de encantar."
in http://www.vidaslusofonas.pt/fernando_pessoa.htm

O menino de sua me No plaino abandonado Que a morna brisa aquece, De balas trespassado - Duas, de lado a lado Jaz morto, e arrefece. Raia-lhe a farda o sangue. De braos estendidos, Alvo, louro, exangue, Fita com olhar langue E cego os cus perdidos. To jovem! que jovem era! (Agora que idade tem?) Filho nico, a me lhe dera Um nome e o mantivera: O menino da sua me. Caiu-lhe da algibeira A cigarreira breve. Dera-lha a me. Est inteira E boa a cigarreira. Ele que j no serve. De outra algibeira, alada Ponta a roar o solo, A brancura embainhada De um leno... Deu-lho a criada Velha que o trouxe ao colo. L longe, em casa, h a prece: Que volte cedo, e bem! (Malhas que o Imprio tece!) Jaz morto, e apodrece, O menino da sua me.
Fernando Pessoa

Leitura 1. L o texto. 2. Rel-o, de modo a perceberes a construo do sentido do mesmo. 3 Pede a dois colegas que leiam o poema contigo em voz alta. 4. Justifica os diferentes ritmos de leitura, a diferente acentuao das palavras e das frases, as diferenas ao nvel da entoao e da altura da voz (pensa nos conceitos objectivo / subjectivo). Compreender/ler 1. Rel o poema. 2. Discute com os teus colegas o(s) possvel(eis) sentido(s) do poema. 3. Refere a situao apresentada na primeira estncia, mencionando: 3.1. o espao 3.2. as condies climatricas 3.3. o estado da pessoa a que se refere o sujeito potico 4. Explica o contraste estabelecido entre o sangue, os braos estendidos e a descrio do jovem. 5. Explicita o sentido das expresses e das frases exclamativas. 6. Indica os elementos que o sujeito potico refere como smbolo de algo perene, isto , que se mantm, em contradio com a efemeridade que marca a vida do ser humano. 7. Aponta as duas figuras femininas aludidas no texto. 7.1. Relaciona-as com o ttulo do poema. 8. Na ltima estncia apresentado um outro espao. 8.1. Identifica-o. 8.2. Explica a relao de sentido entre a prece Que volte cedo, e bem! e os dois ltimos versos Jaz morto, e apodrece, / O menino da sua me. 9. Menciona o significado do verso entre parnteses (Malhas que o Imprio tece!), no esquecendo o valor do ponto de exclamao no final do mesmo e tendo em conta a leitura global que fizeste do poema. 10. Redige um pequeno texto no qual expresses a tua perspectiva pessoal do poema.

Poetas portugueses do sc. XX poesia de expresso portuguesa

Anda mungkin juga menyukai