Anda di halaman 1dari 14

BIOMOLCULAS

As biomolculas so compostos qumicos sintetizados pelos seres vivos, e que participam na estrutura e no funcionamento da matria viva. - so, na sua maioria, compostos orgnicos; - so formadas em 97,5% por C, H, O e N - o elemento principal o carbono (50-60%). - so Hidratos de carbono, Lpidos, Protenas, cidos nucleicos, vitaminas etc.

As protenas: maior frao da matria viva; macromolculas muito complexas; possuem inmeras funes catalisadoras de funes biolgicas (enzimas), defesa do organismo (anticorpos); agentes estruturais,

protenas reguladoras.
Os cidos nuclicos: maiores macromolculas da clula; responsveis pelo armazenamento e transmisso da informao gentica; Os hidratos de carbono: principal combustvel celular; possuem tambm funo estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular; Os lpidos: principal fonte de armazenamento de energia; importante funo na estrutura das membranas biolgicas; so biomolculas hidrofbicas.

A unidade da vida no se manifesta apenas a nvel celular, mas tambm a nvel molecular: carbono (C), oxignio (O), hidrognio (H) e azoto (N) representam cerca de 97% da massa da matria viva e ligam-se entre si formando biomolculas

As macromolculas: so biomolculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura qumica e espacial muito complexa. So sempre formadas a partir de "unidades fundamentais", molculas menores e muito mais simples que funcionam como matria-prima para a construo das macromolculas;

As protenas, os hidratos de carbono e os cidos nucleicos so macromolculas (molculas grandes e complexas) e estruturalmente so polmeros, ou seja, so cadeias de elevado peso molecular construdas a partir da unio de unidades bsicas que se repetem (monmeros). Os Lpidos no so polmeros.

SNTESE E HIDRLISE DE POLMEROS Atravs de reaces de condensao, os monmeros podem unir-se e formar cadeias cada vez maiores, originando polmeros. Por cada ligao de dois monmeros que se estabelece removida uma molcula de gua. Atravs de reaces de hidrlise, os monmeros podem separar-se uns dos outros

Na reaco de condensao d-se a ligao de dois monmeros sendo removida uma molcula de gua. Na reaco de hidrlise d-se a ligao de dois monmeros sendo consumida uma molcula de gua.

A gua a principal molcula ligada vida. responsvel por 70% do peso total de uma clula. Constitui o meio ideal para a maioria das reaes bioqumicas.

IMPORTNCIA DAS VRIAS MOLCULAS NA COMPOSIO QUMICA DE UMA BACTRIA

Principais funes das macromolculas que constituem os seres vivos

HIDRATOS DE CARBONO
Os hidratos de carbono (carboidratos, glcidos, glicdios, glucdios, ou acares). So as biomolculas mais abundantes na natureza, constitudas principalmente por carbono, hidrognio e oxignio, podendo ainda apresentar azoto, fsforo ou enxofre na sua composio. So os principais produtos da fotossntese. FUNES: 1) Energtica: primeira e principal substncia a ser convertida em energia nas clulas, sob a forma de ATP. Nas plantas, o carboidrato armazenado como amido nos amiloplastos; nos animais, armazenado no fgado e nos msculos como glicognio. o principal combustvel utilizado pelas clulas no processo respiratrio a partir do qual se obtm energia para ser gasta no trabalho celular. O glicognio resultado da unio de milhares de molculas de glicose, assim como a celulose. 2) Estrutural: proporcionam rigidez, consistncia e elasticidade a algumas clulas. A pectina, a hemicelulose e a celulose compem a parede celular dos vegetais. A quitina forma o exoesqueleto dos artrpodes. Constituem reforo ou elemento de revestimento de muitas estruturas celulares. Os cidos nuclicos apresentam carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, na sua estrutura.

A frmula geral da estrutura dos hidratos de carbono (CH2O)n. Consoante o seu tamanho os hidratos de carbono podem dividir-se em: monossacridos, oligossacardeos e polissacardeos.

Os Hidratos de Carbono podem ser classificados em 3 grupos, de acordo com o nmero de unidades monomricas que os constituem em: monossacridos, dissacridos e polissacridos.

Monossacridos (monossacardeos)
Os monossacridos so os carboidratos mais simples, solveis em gua e no hidrolisveis.. Apresentam de 3 a 7 carbonos em sua estrutura, obedecendo frmula geral Cn(H2O)n. Se um monossacrido tiver 4 tomos de carbono, apresenta 8 tomos de hidrognio e 4 tomos de oxignio.

As molculas de monossacridos so cadeias carbnicas no ramificadas, com ligaes simples entre os carbonos.

A frutose uma hexose pois apresenta 6 tomos de carbono

Os monossacridos recebem o sufixo ose, precedida pelo numero de carbonos que contm:

Monossacridos com importncia biolgica


Pentoses

Hexoses

A GLUCOSE UMA HEXOSE

Oligossacridos (oligossacardeos)
Os oligossacardeos ou acares pequenos so constitudos por 2-10 molculas de monossacridos. So solveis em gua, mas, como no so carboidratos simples como os monossacridos, necessitam ser quebrados na digesto (hidrolisados) para que sejam aproveitados pelos organismos como fonte de energia. Os oligossacardeos mais importantes so os dissacardeos que resultam da ligao entre dois monossacridos.

Polissacridos (polissacardeos)
Molculas que resultam da unio de vrios monossacridos, em geral mais de 10, constituindo pois polmeros de monossacridos (geralmente de hexoses). No possuem sabor adocicado, como acontece nos hidratos de carbono mais simples. Molculas muito grandes, em comparao com os outros carboidratos, por isso so considerados macromolculas. So insolveis em gua no alterando assim o equilbrio osmtico das clulas e prestando-se muito bem s funes de armazenamento e reserva nutritiva. Desempenham tambm importante funo estrutural. A quitina, por exemplo, constituinte da parede celular de fungos e do exoesqueleto de artrpodes. Se ela fosse solvel, esses animais no poderiam entrar em contato com a gua dado que todo seu esqueleto amoleceria. No momento da digesto, para que essas molculas sejam absorvidas, necessrio que sejam quebradas (hidrolisadas) em molculas menores, os monossacridos.

Tanto a Celulose como o Glicognio so polissacridos, ou seja, polmeros, agregados de molculas idnticas designadas monmeros, da mesma hexose, a glucose (glicose). A celulose um polmero de cadeia longa de elevado peso molecular (C6H10O5)n, com um valor mnimo de n=200 (tipicamente 300 a 700, podendo passar de 7000). O glicognio um polmero igualmente constitudo por subunidades de glicose e apresenta uma ramificao a cada oito a doze unidade

Principais polissacridos estruturais

Principais polissacridos energticos

Anda mungkin juga menyukai