Anda di halaman 1dari 24

Contedo

Configurao do Hardware e Atribuio de Parmetros...................................................................................... Inserindo uma Estao ....................................................................................................................................... Iniciando o HW Config ........................................................................................................................................ Gerando a Configurao de Hardware Prevista .............................................................................................. Endereamento dos mdulos no S7-300 ............................................................................................................ Endereamento DI/DO em Configuraes Multi-rack ...................................................................................... Panormica do Endereamento .......................................................................................................................... Endereamento Varivel .................................................................................................................................... HW Config: Edit Symbols, Monitor/Modify Variables ........................................................................................... Propriedades da CPU: Ciclo / Clock Memory ...................................................................................................

Pg.
2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Salvando a Configurao de HW e Transferindo-a para o Mdulo ...................................................................... Transferindo a Configurao de HW Atual para o PG .................................................................................. Exerccio: Transferindo a Configurao Atual para o PG ................................................................... Exerccio: Adaptando a Configurao Atual ............................................................................ Exerccio: Copiando o Programa_1 para a Estao de HW .............................................................................. Exerccio: Atribuindo Parmetros ao Clock Memory e Testando ......................................................................... Propriedades da CPU ......................................................................................................................................... Propriedades da CPU: Geral ........................................................................................................................ Propriedades da CPU: Startup ..................................................................................................................... Propriedades da CPU: Retentividade .................................................................................................................. Propriedades da CPU: Proteo ...................................................................................................................... Propriedades da CPU: Diagnstico / Relgio.................................................................................................... Propriedades da CPU: Comunicao ...............................................................................................................

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-1

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Configurao do HW Os mdulos so fornecidos de fbrica com parmetros pr-selecionados. Se estes parmetros de fbrica estiverem OK no necessrio fazer a configurao do HW. necessrio fazer uma configurao: se for necessrio modificar os parmetros pr-selecionados ou endereos de um mdulo (por ex. ativar a interrupo de hardware de um mdulo); se for necessrio configurar redes de comunicao; se existem estaes de periferia distribuda (PROFIBUS-DP); se existem estaes S7-400 com vrias CPUs (multiprocessamento) ou bastidores de expanso; se o controlador lgico programvel for do tipo fault-tolerant (pacote opcional). Configurao Prevista Ao configurar o sistema criada uma configurao prevista para o mesmo (setpoint configuration). Ela contm a estao de hardware com os mdulos planejados e seus respectivos parmetros. O sistema utilizando o PLC montado de acordo com a configurao prevista, e durante o comissionamento esta configurao transferida para a CPU. Num sistema montado, a configurao atual existente e a atribuio de parmetros dos mdulos pode ser lida da CPU. Uma nova estao de HW , portanto, estabelecida no projeto. Isto necessrio, por exemplo, se a estrutura do projeto no existe localmente no PG. Aps a configurao atual ter sido lida, os parmetros selecionados podem ser verificados e armazenados num projeto. No S7-400 podem ser atribudos parmetros CPU de forma que, se houver diferenas entre a configurao prevista e a configurao atual, o startup da CPU interrompido. Para chamar a ferramenta de configurao do HW deve existir uma estao de hardware no SIMATIC Manager.

Configurao Atual

Notas

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-2

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Insert Station Para inserir uma nova estao de hardware no projeto atual selecione a seqncia de menus Insert -> Station -> SIMATIC 300 Station ou SIMATIC 400 Station. O nome automaticamente dado estao "SIMATIC 300 (1), e pode ser alterado posteriormente.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-3

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

HW Config

Esta ferramenta ajuda a configurar, a atribuir parmetros e a diagnosticar o hardware. Para iniciar a ferramenta de configurao do HW: selecione uma estao de hardware no SIMATIC Manager e escolha a seqncia de menus Edit --> Open Object ou duplo-clique no objeto Hardware. Janela da aplicao do "HW Config, utilizada para inserir os componentes da janela "Hardware Catalog". A barra de ttulo desta janela contm o nome do projeto e o nome da estao. Para abrir o catlogo: selecione a seqncia de menus View -> Catalog ou clique no cone da barra de ferramentas. Se estiver selecionado como perfil de catlogo a opo Standard, ficam disponveis para seleo todos os bastidores, mdulos e mdulos de interface na janela "Hardware Catalog". possvel criar um catlogo personalizado com os elementos utilizados com maior freqncia, bastando para isso selecionar a seqncia de menus Options -> Edit Catalog Profiles. Os escravos Profibus que no existem no catlogo podem ser acrescentados. Para isso, deve-se utilizar os arquivos designados GSE, que so fornecidos pelo fabricante do elemento escravo. Os arquivos GSE contm a descrio do dispositivo. Para incluir o escravo no catlogo de hardware, utiliza-se a seqncia de menus Options -> Install New GSE Files e depois Options -> Update Catalog. A partir da os novos elementos no catlogo podem ser encontrados dentro do campo de dispositivos adicionais Profibus.

Iniciando

"Hardware Configuration"

"Hardware Catalog"

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-4

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Gerando a Configurao Prevista Bastidor

Gerar a configurao prevista significa especificar como os mdulos devem ser montados no bastidor. No STEP 7 esta configurao tratada por setpoint configuration. Por exemplo, ao configurar uma estao SIMATIC 300: O catlogo "RACK-300" contm um cone para um trilho DIN. possvel inseri-lo na janela "Hardware Configuration com um duplo-clique (ou arrastando-o com o mouse). Aparecem ento duas listas de bastidores separadas: uma lista com o tipo de mdulos em cima e uma lista detalhada com referncias, endereos MPI e endereos de I/O embaixo. Pode-se inserir uma fonte de alimentao com um duplo-clique, ou arrastando com o mouse o mdulo "PS-300" do catlogo, para o slot nr.1 do bastidor. A CPU inserida do catlogo "CPU-300, no slot nr.2. O slot nr. 3 est reservado como endereo lgico para o mdulo de interface (para configuraes com vrios bastidores). Se esta posio deve ser reservada na configurao atual para uma posterior instalao de uma IM, deve-se inserir um mdulo DM370 (DUMMY). A partir do slot nr. 4 possvel inserir uma nmero mximo de at 8 mdulos de sinal (SM), processadores de comunicao (CP) ou mdulos de funo (FM). Para inserir os mdulos no bastidor selecione o slot e depois d um duplo-clique no mdulo desejado contido no catlogo. possvel inserir mdulos em qualquer parte da lista arrastando com o mouse.

Fonte de Alimentao CPU Slot Nr. 3

Mdulos de Sinal

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-5

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Nmeros de Slot

Os nmeros de slot no bastidor do S7-300 simplificam o endereamento da srie. O endereo inicial do mdulo determinado pela sua posio no bastidor. Fonte de Alimentao. O mdulo de fonte de alimentao no absolutamente essencial. Um S7-300 pode ser alimentado com 24V diretamente. Slot para a CPU. Logicamente reservado para um mdulo de interface (IM), para configuraes multi-rack utilizando bastidores de expanso. Mesmo se no houver mdulo IM instalado ele deve ser considerado para fins de endereamento. possvel reservar o slot (por ex. para futura instalao de um IM) inserindo um mdulo DM370 (dummy module). O Slot 4 o primeiro slot que pode ser utilizado para mdulos de I/O, processadores de comunicao (CP) ou mdulos de funo (FM). Exemplos de endereamento: Um mdulo DI no slot 4 inicia no byte de endereo 0. O primeiro LED de um mdulo DO no slot 6 definido por Q8.0. 4 bytes de endereo so reservados para cada slot. Se forem utilizados mdulos DI/DO de 16 canais, dois bytes de endereo sero perdidos em cada slot!

Slot 1

Slot 2 Slot 3

Slots 4-11

Nota

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-6

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Configuraes Multi-rack

Os slots tambm possuem endereamento fixo na configurao multi-rack. Exemplos: Q7.7 o ltimo bit de um mdulo DO de 32 canais no slot 5 do rack 0. IB105 o segundo byte de um mdulo DI no slot 6 do rack 3. QW60 so os primeiros 2 bytes de um mdulo DO no slot 11 do rack 1. ID80 so todos os 4 bytes de um mdulo DI de 32 canais no slot 8 do rack 2.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-7

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

R S DP IF Atribuio Livre de Endereos

nmero do bastidor nmero do slot do mdulo em questo apenas relevante quando se utiliza periferia distribuda (I/O) ID do mdulo de interface quando se programam sistemas M7 (em C++). Quando se utiliza a CPU 315-2DP possvel atribuir endereos aos mdulos independentemente das posies em que esto instalados: 1. Inicie a Configurao do HW 2. Duplo-clique nos mdulos cujos endereos deseja alterar. A janela Properties se abre. 3. Selecione o endereo inicial desejado em "Addresses". O endereo final automaticamente atualizado pelo sistema.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-8

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Endereamento Fixo Endereamento Varivel O Que Fazer

Os mdulos do S7-300 (CPUs sem interface DP) e S7-400 (sem configurao de hardware) tm atribudo endereamento fixo para o slot onde so colocados. Com o S7-300 (CPUs com interface DP integrada) e com o S7-400 possvel atribuir parmetros aos endereos iniciais dos mdulos. Ao dar um duplo clique num mdulo digital ou analgico aparece a tela para atribuio de parmetros. Depois de escolher a opo Addresses, pode-se retirar a seleo de System default. possvel ento definir o endereo inicial no campo Start. Se o endereo j estiver sendo usado aparece uma mensagem de erro. Part Process Image s pode ser definida no S7-400. Assim sendo, entradas e sadas especficas (por ex. sinais de tempo-crtico) podem ser combinadas num grupo. Uma funo do sistema dispara a atualizao da partio da imagem de processo no programa do usurio.

Nota

Aps um reset de memria da CPU (como conseqncia disso), os parmetros e os endereos so perdidos. Isto significa que no S7-300 so vlidos mais uma vez os endereos fixos por slot e com o S7-400 os endereos default.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-9

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Smbolos

possvel acessar a tabela de smbolos da estao de HW a partir da ferramenta "HW Config; assim a tabela de smbolos pode ser criada ou modificada durante a configurao de hardware. Selecionando o mdulo com a tecla direita do mouse pode-se abrir a tabela de smbolos na opo de menu Edit Symbols.

Monitorando/ Modificando Variveis

possvel monitorar ou modificar o estado lgico nos mdulos configurados diretamente atravs da ferramenta de configurao de hardware. Com a funo Monitor Variables possvel checar a conexo nos mdulos de entrada e com a funo Modify Variables possvel checar a conexo nos mdulos de sada.

Nota

O endereamento simblico e a edio da tabela de smbolos visto com maiores detalhes no captulo Smbolos; a funo de teste Monitor / Modify Variables vista no captulo Soluo de Problemas.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-10

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Ciclo

Opo "Scan cycle monitoring time (ms):" - Se esse tempo for excedido a CPU entra em STOP. Possveis causas para o tempo excedido: Processos de comunicao, que freqentemente aparecem a partir de interrupes, erros no programa da CPU. - Se o bloco de erro OB 80 foi programado o tempo de ciclo duplicado. Aps esse tempo a CPU tambm entra em STOP. Opo Scan cycle load from communication (%):" - A comunicao (por ex. transmisso de dados para outra CPU via MPI ou funes de teste que foram iniciadas pelo PG) limitada porcentagem especificada do tempo de ciclo atual. - Limitar a carga de ciclo pode atrasar a comunicao entre a CPU e o PG. - Exemplo: Limitar a comunicao em 20% resulta numa carga mxima para comunicaes de 20ms para um tempo de ciclo de 100ms

Tamanho da Com a CPU 318-2 e algumas CPUs do S7-400 possvel especificar o Imagem de Processo tamanho da imagem de processo (em bytes). A rea da imagem de processo comea sempre a partir do byte 0 de entrada ou sada. Clock Memory So bits de memria que mudam seu valor binrio periodicamente. Cada bit do clock memory est atribudo a um determinado perodo / freqncia. Exemplo de uma luz piscando com uma freqncia de intermitncia de 0.5Hz: (Perodo = 2s, luz ON = 1s, luz OFF = 1s).

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-11

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Salvar Salvar e Compilar

Para salvar a configurao atual no projeto atual selecione a seqncia de menus Station->Save (no so criados blocos de dados de sistema - SDBs). Selecionando a seqncia de menus Station->Save and Compile ou clicando no cone da barra de ferramentas, os dados de configurao e de atribuio de parmetros tambm so armazenados nos blocos de dados de sistema.

Verificao da Consistncia Transferncia

Selecionando a seqncia de menus Station -> Consistency Check verifica-se se possvel gerar a configurao de dados a partir do que foi feito. Selecionando a seqncia de menus PLC -> Download ou clicando no cone da barra de ferramentas possvel transferir a configurao selecionada para o PLC. O PLC tem que estar no estado "STOP! Os SDBs so gerados e modificados quando se configura o hardware. Os blocos de dados de sistema (SDBs) contm os dados da configurao e os parmetros do mdulo, e so armazenados na memria de trabalho da CPU quando da sua transferncia. Isso facilita a substituio de mdulos, porque os dados de atribuio de parmetros so transferidos para o novo mdulo a partir dos blocos de dados de sistema no startup da CPU. No terminal de programao, os blocos de dados de sistema so armazenados no caminho: Project \ Station \ CPU \ S7_program \ Blocks \ System_data. Para abrir a lista de blocos de dados de sistema d um duplo-clique no cone Se estiver utilizando um mdulo Flash EPROM, os SDBs tambm devem ser nele armazenados. Assim sendo, a configurao no se perde se estiver trabalhando sem bateria de back-up e ocorrer uma falha na alimentao da CPU.

Blocos de Dados de Sistema

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-12

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Introduo

A configurao s necessria nos seguintes casos: para alterar as caractersticas pr-definidas para os mdulos para estaes com I/O distribudo para o S7-400 com vrias CPUs ou com bastidores de expanso. possvel ler a configurao atual existente na CPU, para analisar os parmetros atribudos a um sistema existente.

Configurao Atual

Durante o startup a CPU gera uma configurao atual, isto , ela salva a disposio dos mdulos e atribui os endereos de acordo com um algoritmo fixo. Se no tiverem sido atribudos parmetros so utilizados os parmetros de fbrica default. O sistema armazena esta configurao atual em blocos de dados de sistema. Existem duas maneiras de transferir a configurao atual para o PG: 1. No SIMATIC Manager: atravs da seleo de menus PLC -> Upload Station. 2. Na ferramenta HW Config: atravs da seleo de menus PLC -> Upload ou selecionando o cone A configurao atual lida a partir do hardware instalado inserida como uma nova estao no projeto selecionado no PG. Ao ler a configurao atual, as referncias dos mdulos no podem ser completamente identificadas. Por esta razo, deve-se verificar a configurao e, se necessrio, inserir o tipo de mdulo exato dentre os mdulos existentes. Para isso, selecione o mdulo, e a seqncia de menus Options -> Specify Module.

Transferncia para o PG

Armazenamento no PG Nota

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-13

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Objetivo:

Como o Projeto_1 ainda no possui estao de hardware ser transferida a configurao atual do PLC contida no kit de treinamento. A nova estao de hardware criada ser renomeada para Estacao_1. Inicie o SIMATIC Manager e abra o "Projeto_1; Carregue a configurao atual do kit de treinamento no projeto SIMATIC Manager -> PLC -> Upload Station Complete a caixa de dilogo de acordo com a figura acima Renomear a nova estao de hardware "SIMATIC 300(1)" para Estacao_1" clique duas vezes em "SIMATIC 300(1)" (no um duplo-clique !) para renomear.

O Que Fazer

Resultado

Agora no "Projeto_1" existe a estao de hardware Estacao_1" e o programa independente de hardware "Programa_1" (veja a figura acima).

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-14

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Objetivo:

A configurao atual lida atravs do comando "Upload Station" est incompleta, devido aos cdigos de encomenda (MLFBs) faltantes. Eles so necessrios, em todo caso, para identificar claramente os mdulos e atribuir parmetros aos mesmos. Entre com os cdigos de encomenda dos mdulos do kit de treinamento (localizados no canto inferior das tampas dos mdulos), substituindo aqueles que esto sem cdigo. Inicie a ferramenta HW Config SIMATIC Manager (Offline view) -> selecione Estacao_1" -> d um duplo-clique no objeto "Hardware" Substitua os mdulos sem cdigo de encomenda d um duplo-clique no(s) mdulo(s) -> na caixa de dilogo "Specify Module" escolha os mdulos a serem substitudos de acordo com o kit de treinamento -> confirme a caixa de dilogo "Properties" com OK, se os parmetros prdefinidos no tiverem de ser alterados. Apenas se o seu kit de treinamento for um S7-400: Especifique o endereamento dos mdulos de modo a corresponder aos mdulos de 32 canais do kit de treinamento S7-300 (observe a figura). duploclique no mdulo -> especifique o endereo na caixa de dilogo Properties Salve e compile a configurao atual adaptada Station -> Save and Compile Transfira a configurao atual para a CPU PLC -> Download Feche a ferramenta HW Config A estao de hardware Estacao_1" existente no "Projeto_1" corresponde exatamente ao kit de treinamento.

O Que Fazer

Resultado

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-15

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Objetivo:

O S7 Program(x) da CPU criado atravs do comando Upload Station ser substitudo pelo programa independente de hardware Programa_1. Copiando o Programa_1 para o S7 Program(x) da CPU voc estar substituindo completamente o programa anterior contido na CPU. Para que os dados do sistema contendo a configurao e a atribuio de parmetros no sejam perdidos necessrio inicialmente copi-los do S7 Program(x) da CPU para o Programa_1. (veja passo-a-passo na figura acima) 1. Copie os dados de sistema da Estacao_1" para o programa independente de hardware Programa_1" arrastando-o com o mouse 2. Copie o programa independente de hardware Programa_1" para a CPU da Estacao_1 arrastando-o com o mouse. 3. Apague o programa independente de hardware Programa_1". Verifique se a estrutura do projeto corresponde da figura 3. A estrutura do projeto corresponde do kit de treinamento. Ela contm a estao de hardware Estacao_1, com uma CPU cujo programa chamado Programa_1.

Nota

O Que Fazer

Resultados

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-16

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Objetivo:

Parametrizar a CPU de modo que o clock memory byte seja armazenado no memory byte MB 10. Checar o sucesso da parametrizao usando a funo Monitor/Modify Variables. Inicie a ferramenta HW Config SIMATIC Manager (Offline view) -> selecione Estacao_1" -> duplo-clique no objeto "Hardware" Parametrize o memory byte MB10 como sendo o clock memory byte da CPU duplo-clique na CPU -> Cycle / Clock Memory Salve e compile a configurao modificada Station -> Save and Compile Transfira a configurao modificada para a CPU PLC -> Download Feche a ferramenta HW Config Monitore o memory byte MB10 no formato de exibio binrio para poder observar as freqncias pulsantes individualmente. no SIMATIC Manager selecione "Programa_1 -> PLC -> Monitor/Modify Variable -> preencha o MB 10 como endereo na tabela de variveis -> utilizando o boto direito do mouse especifique binary como formato de exibio -> ative a funo usando

O Que Fazer:

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-17

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Atribuindo Parmetros

Os parmetros so atribudos aos mdulos para os adapt-los s necessidades do processo. O que fazer: 1. Selecione um mdulo na janela da estao. 2. Duplo-clique no mdulo selecionado para abrir a janela "Properties". 3. Esta janela possui 9 campos nos quais possvel atribuir parmetros para as diferentes caractersticas da CPU (ver prximas pginas).

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-18

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Opo "General"

A seo "General" fornece informao sobre o tipo do mdulo, sua localizao e, no caso dos mdulos programveis, o endereo MPI. Para conectar vrios PLCs em rede atravs da interface MPI necessrio atribuir um endereo MPI diferente a cada CPU. Selecione o boto "Properties" para abrir a janela "Properties - MPI Node", que contm duas sees: "General" e "Parameters".

Endereo MPI

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-19

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Caractersticas de Startup

As CPUs do S7-300 e S7-400 tm diferentes caractersticas de startup. Por enquanto, vamos ver apenas as caractersticas de startup do S7-300. As caractersticas especiais do S7-400 sero discutidas em outro captulo. O S7-300 apenas reconhece o "Complete restart". As CPUs mais novas tambm possuem a verso "Cold restart. "Ready message from modules (x100ms):" Tempo mximo para que todos os mdulos enviem uma mensagem de que esto OK aps power ON. Se os mdulos no enviarem a mensagem de que esto prontos para a CPU dentro deste intervalo de tempo, a configurao atual no igual configurao prevista. Por exemplo, numa configurao com vrios bastidores, todas as fontes de alimentao podem ser ligadas dentro deste tempo sem se tomar ateno a uma seqncia particular. "Transfer of parameters to modules (x100ms):" Tempo mximo para distribuir os parmetros aos mdulos com atribuio de parmetros (a contagem deste tempo comea quando enviada a mensagem "Ready message from modules para a CPU). Se, decorrido o tempo de acesso, no tiverem sido atribudos os parmetros a todos os mdulos, ento a configurao atual no igual configurao prevista. Apenas nas CPUs com interface DP integrada (e S7-400) pode ser utilizada a opo "Startup if preset configuration not equal to actual configuration, para decidir se a CPU dever executar o startup mesmo que a configurao prevista no seja igual configurao atual (nmero e tipo de mdulos instalados). As outros CPUs do S7-300 entram em RUN quando a configurao prevista no a mesma que a configurao atual.

Restart Completo

Tempos Monitorados

Startup se as Configuraes Prevista e Atual so diferentes

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-20

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Memria Retentiva

A seo "Retentive Memory" utilizada para especificar as reas de memria que devem ser mantidas aps uma falha na alimentao ou numa transio de STOP para RUN. No S7-300 executado, em ambos os casos, um "complete restart. Num restart completo, os blocos armazenados na RAM retentiva (OB, FC, FB, DB), bem como os bits de memria, temporizadores e contadores definidos como retentivos so mantidos. S os bits, temporizadores e contadores noretentivos so resetados. Se no existe bateria para manter a RAM sua informao perdida. S os bits de memria, temporizadores, contadores definidos como retentivos, alm das reas dos blocos de dados definidas como retentivas so armazenados em rea no-voltil da RAM. Depois de um restart completo sem bateria de backup o programa tem que ser transferido novamente: a partir do mdulo de memria (se inserido); ou a partir do PG (se no existir mdulo de memria).

Restart Completo com Bateria de Backup

Restart Completo sem Bateria de Backup

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-21

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Opo Pr-Definida

Caractersticas pr-definidas (nvel de proteo 1; no h password atribudo): A posio da chave na CPU determina a proteo: Chave na posio RUN-P ou STOP: sem restries Chave na posio RUN: s possvel o acesso read-only (leitura)!

Password

Se foi atribudo um nvel de proteo com password (apenas vlido at um reset de memria), a pessoa que sabe a password tem acesso para leitura e escrita. A pessoa que no sabe a password tem as seguintes restries: proteo nvel 1: corresponde s caractersticas pr-definidas proteo nvel 2: apenas possvel o acesso read-only, independentemente da posio da chave proteo nvel 3: no possvel nem o acesso para leitura nem o acesso para escrita, independentemente da posio da chave. Caractersticas de um Mdulo em Operao com Proteo por Password Exemplo: para executar a funo "Modify Variable" deve-se escrever a password para um mdulo ao qual foi atribudo o parmetro de nvel de proteo 2. Direitos de Acesso possvel tambm introduzir a password para um mdulo protegido no SIMATIC Manager: 1. Selecione o mdulo protegido ou seu programa S7 2. Introduza a password selecionando a seqncia de menus PLC -> Access Rights. Os direitos de acesso, depois da password ter sido introduzida, so apenas vlidos at que a ltima aplicao S7 seja completada. Operao A carga de ciclo para funes de teste regulado com essa opo: Na opo Process, funes de teste como "Monitor" ou "Monitor/Modify Variable" so limitadas de forma que o aumento do tempo de ciclo permitido no seja excedido. Testes com breakpoints e passos individuais (execuo do programa linha a linha) no podem ser executados. Na opo Test, todas as funes de teste possveis com PG/PC podem ser utilizadas sem restries, mesmo que provoquem um aumento significativo do tempo de ciclo.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-22

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

System Diagnostics Se o campo "Record cause of CPU STOP" est desativado no enviada nenhuma mensagem para o PG / OP quando a CPU entra em STOP ("CPU Messages"). De qualquer forma a causa que levou a CPU ao estado STOP armazenada no buffer de diagnstico. Clock As possibilidades de sincronizao dos relgios em rede so apresentadas no captulo Soluo de Problemas. possvel tambm ajustar automaticamente a hora no relgio de uma CPU independente atravs de um fator de correo. Correction Factor O fator de correo utilizado para corrigir uma inexatido do relgio aps decorridas 24 horas. O fator de correo tanto pode ser negativo como positivo. Exemplo: Se o relgio est 3 segundos adiantado aps 24 horas, isto pode ser corrigido com um fator de "-3000ms". Nota "Interrupts", "Time-Of-Day Interrupts" e "Cyclic Interrupt" so discutidos no captulo Blocos de Organizao".

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-23

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Comunicao

Toda conexo de comunicao ocupa um recurso de conexo (connection resource) na CPU do S7. Dependendo das especificaes tcnicas um nmero especfico de recursos de conexo est disponvel para cada CPU, os quais so ocupados por vrias tarefas de comunicao (PG/OP communication, S7 communication ou S7 standard communication). Quando as tarefas de comunicao efetuam log on os recursos de comunicao so distribudos na seqncia do log on. A ocupao dos recursos de conexo no depende somente da seqncia de log on das vrias tarefas de comunicao, pois possvel tambm reservar recursos para as seguintes tarefas: PG Communication; OP Communication; e S7 Standard Communication.

Ao menos um recurso de conexo para PG/OP Communication reservado. Valores menores no so permitidos. Outras tarefas de comunicao como S7 Communication com funes PUT/GET no podem ocupar este recurso de conexo mesmo se elas realizarem sua conexo primeiro. Pelo contrrio, os recursos de comunicao ainda disponveis mas no reservados para uma tarefa so ocupados.

SITRAIN Training

for Automation and Drives

Pgina 3-24

Programao Bsica em STEP 7 Configurao do Hardware

Anda mungkin juga menyukai