Anda di halaman 1dari 2

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de IHC) Interao humano-computador (IHC, tambm conhecida como interao homem-computador) o estudo da interao entre pessoas e computadores. uma matria interdisciplinar que relaciona a cincia da computao, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semitica, lingustica, e reas afins. A interao entre humanos e mquinas acontece atravs da interface do utilizador, formada por software e hardware. Ela utilizada, por exemplo, para a manipulao de perifricos de computadores e grandes mquinas como avies e usinas hidreltricas. A tecnologia deve ser usada sempre para maximizar nossas habilidades, e o uso de computadores deve ser o mais simples, seguro e agradvel possvel. Criao de sistemas difceis de usar pode inviabilizar o sucesso de softwares que poderiam ser bastante teis. O desempenho humano no uso de computadores e de sistemas de informao tem sido uma rea de pesquisa e desenvolvimento que muito se expandiu nas ltimas dcadas. Isso tem sido feito usando-se poderosas ferramentas computacionais na anlise de dados coletados de acordo com mtodos da psicologia experimental. Outras contribuies tambm advm da psicologia educacional, do design instrucional e grfico, dos fatores humanos ou ergonomia, e bem mais recentemente, da antropologia e da sociologia. A rea de IHC comeou com Donald Norman, psiclogo cognitivista que trabalhou o conceito de usabilidade. possvel citar trs ondas durante a histria da rea de IHC: Primeira onda - voltada para fatores humanos. Estudo do usurio como um conjunto de mecanismos de processamento de informao. Foco no indivduo. Criao de guias para desenvolvimento de interfaces, mtodos formais e testes sistemticas baseados em mtricas. Segunda onda - voltada para atores humanos. Foco em grupos. Abordagens qualitativas e no mais quantitativas, prototipao e design contextual. Natureza holstica da pessoa em dado ambiente. Terceira onda - foco em aspectos culturais e estticos. Expanso do cognitivo ao emocional. Fatores pragmticos sociais da experincia. Tecnologias ubquas, mveis e pequenas. Tecnologia extrapola os limites do contexto de trabalho e passa a fazer parte da cultura, vida e casa das pessoas.

Curso gratuito de Design de Sistemas (uma das disciplinas Interao Humano-Computador) (http://www.ensinogratuito.com)

Livro Design e Avaliao de Interfaces Humano-Computador (http://pan.nied.unicamp.br/publicacoes /livros.php?id=40&download=1) est disponvel em pdf sob licena Creative Commons. Barbosa, S.D.J.; Silva, B.S. Interao Humano-Computador. Srie SBC, Editora Campus-Elsevier, 2010. Preece, Jenny; Rogers, Yvonne; Sharp, Helen. Interaction Design, beyond human-computer interaction. (2nd ed.). Wiley, 2006. ISBN 978-0-470-01866-8. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Interao_humano-computador&oldid=32840036"

Categoria: Interao humano-computador Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 19h20min de 4 de novembro de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

Anda mungkin juga menyukai