Anda di halaman 1dari 32

O Homem como Imagem e Semelhana de Deus: Uma perspectiva Reformada

O mundo foi originalmente criado para este propsito, que todas as partes dele se destinem felicidade do homem como seu grande objeto Joo Calvino.
1

Deus nos criou e ps neste mundo para ser glorificado em ns. E coisa justa que toda nossa vida se destine sua glria Joo Calvino.
2

Introduo:
Que o homem? No a primeira vez que se faz esta pergunta, e a nossa tentativa em respondla, ainda que parcialmente, no a primeira nem ser a ltima. J os filsofos da Antiga Grcia pensaram sobre o assunto e as opinies eram as mais diversas como ainda ocorre entre os amantes da sabedoria. A Antropologia Filosfica, uma das disciplinas que tratam deste assunto, tem como escopo de sua abordagem esta pergunta, propondo-se a respond-la, reconhecendo a sua abrangncia e complexidade. Perguntamos pelo homem partindo de nossa concretude: somos homens que vivem dentro de nossos condicionantes histricos, sociais, polticos, religiosos, etc. Tambm perguntamos pelo homem porque sabemos aspectos de sua natureza, mas, tambm porque o desconhecemos em sua amplitude: sempre o homem 3 concreto, condicionado, que pergunta pela essncia do homem. Portanto, a pergunta pelo homem revela a nossa existncia em seu conhecimento e limitao: Conheo o suficiente para perguntar, mas no para me satisfazer. Da a questo: que homem? Por sua vez, o desejo de conhecer um atributo do ser humano. Neste sentido, Aristteles (384-322 a.C.) declarou: "Todos os homens tm, por natureza, desejo 4 de conhecer". O homem carrega consigo o desejo de conhecer; e este desejo o acompanha por
1 2 3 4

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 8.6), p. 172.

Joo Calvino, Catecismo de Genebra, Perg. 2. In: Catecismos de la Iglesia Reformada, Buenos Aires: La Aurora, 1962, p. 29. Edvino A. Rabuske, Antropologia Filosfica: um estudo sistemtico, 8 ed. Petrpolis, RJ.: Vozes, 2001, p. 17. Aristteles, Metafsica, So Paulo: Abril Cultural, (Os Pensadores, Vol. IV), 1973, I.1. p. 211.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 2

toda a sua existncia, visto que a oniscincia lhe escapa. justamente atravs do conhecimento que descobrimos os nossos limites. Conhecer significa interpretar os fatos, apontando trilhas, descobrindo sinais que precisam ser decodificados, a fim de que, paradoxalmente, emitamos outros sinais, que outros aprendizes do saber interpretaro, deixando tambm a sua rota, que no ser necessariamente boa para outro aprendiz do saber. Por isso, que podemos afirmar que a vida uma interpretao existencial, viva, do que vemos e sentimos. Sou aquilo que sinto. Sinto conforme sou. O sentir est para o ser como o ser para o sentir. O fato que em grande parte, o nosso comportamento e a nossa vida se constituem numa resposta (no simplesmente "reao") ao que vemos, nossa leitura vivida do mundo. O modo como enxergamos o mundo, a nossa cosmoviso, se reflete em nosso modo de viver e de ser. Talvez seja isto que contribua para que o homem seja um desconhecido para si 5 mesmo como para os outros. No toa, que o poeta E. Young (1683-1765) cha6 ma o homem de "incompreensvel", Santo Agostinho (354-430) o denomine de "a7 8 bismo", Chesterton (1874-1936) o considere comovente e Schaeffer (1912-1984) o 9 10 chame de maravilhoso. "S o homem miservel", porque ele conhece a sua misria. A sua grandeza est em saber, perceber que miservel. O homem est acima de toda a criao; ele talvez seja o mais frgil de tudo o que 11 foi criado; todavia ele sabe quem e o que ; um "canio pensante"; por isso 12 13 mesmo, o homem o milagre mais portentoso de todos: a obra-prima de Deus.

C.G. Jung, Psicologia e Religio, Petrpolis, RJ.: Vozes, 1978, 140, p. 87. O ttulo da obra de Rollo May significativo, O Homem Procura de Si Mesmo, Petrpolis, RJ.: Vozes, 1971, 230p. Edward Young, Pensamentos Noturnos: In: Gabriel V. do Monte Pereira, red. Biblioteca Internacional de Obras Clebres, Lisboa: Sociedade Internacional, (s.d.), Vol. XIII, p. 6231.
7 8 6

Agostinho, Confisses, 9 ed. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa, 1977, IV.14. p. 102.

O simples homem sobre duas pernas, tal qual , devia comover-nos mais do que nos comove qualquer msica e impressionar-nos mais do que nos impressiona qualquer caricatura (G.K. Chesterton, Ortodoxia, 5 ed. Porto: Livraria Tavares Martins, 1974, p. 83). Jamais estaremos em condies de tratar as pessoas como seres humanos, de atribuir a elas o mais alto nvel de humanidade verdadeira, a menos que realmente conheamos a sua origem quem essas pessoas so. Deus diz ao homem quem ele . Deus nos diz que Ele criou o homem sua imagem. Portanto, o homem algo maravilhoso (Francis A. Schaeffer, A Morte da Razo, So Paulo: Cultura Crist, 2002, p. 34). Na verdade, o homem uma maravilhosa criao de Deus (Francis Schaeffer. A Obra Consumada de Cristo, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. 74). Ainda que por outros motivos, Shakespeare usa a mesma expresso para o homem: Que obra-prima homem! Como nobre pela razo! Como infinito em faculdade! Em forma e movimentos, como expressivo e maravilhoso! Nas aes, como se parece com um anjo! Na inteligncia, como se parece com um deus! A maravilha do mundo! Prottipo dos animais! [William Shakespeare, Hamlet, Prncipe da Dinamarca, So Paulo: Abril Cultural, 1978, II.2]. Blaise Pascal, Pensamentos, So Paulo: Abril Cultural, (Os Pensadores, 16), 1973, VI. 399, p. 136. B. Pascal, Pensamentos, VI.347. p. 127 Sfocles, A Antgone, 2 ed. Petrpolis, RJ.: Vozes, 1968, 330.

10 11 12 13

Prefcio de Calvino traduo do Novo Testamento feita por Pierre Olivtan. In: Eduardo Galasso Faria, ed. Joo Calvino: Textos Escolhidos, So Paulo: Pendo Real, 2008, p. 14; W. Shakespeare, Hamlet, So Paulo: Abril Cultural, (Obras Primas), 1978, II.2.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 3

O homem como ser pensante, traduz em sua vida a necessidade de satisfazer o seu desejo vital de conhecer. justamente nesta carncia que ele revela mais uma vez a sua fora: desejar conhecer significa ter conscincia de que no se sabe e, concomitantemente, de que se pode saber. Ren Descartes (1596-1650), em suas Meditaes, assim se expressou: "Sou uma coisa que pensa, isto , que duvida, que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que 14 ama, que odeia, que quer e no quer, que tambm imagina e que sente". A vida humana no apenas para ser vivida antes, h de forma imperativa o desejo de compreend-la. Compreender a vida, ainda que tenhamos necessariamente que passar por vrios caminhos, inclusive o teolgico, no escapa a perspectiva antropolgica: conhecer o homem. O homem deseja no apenas participar do espetculo da vida, mas, tambm, entender os seus processos, compreendendo a natureza de seus atores.

1) O Homem Como Centro de Todas as Coisas?!:


perigoso fazer ver demais ao homem quanto ele igual aos animais, sem lhe mostrar a sua grandeza. ainda perigoso fazer-lhe ver demais a sua grandeza sem a sua baixeza. ainda mais perigoso deix-lo ignorar uma e outra. Mas muito vantajoso represen15 tar-lhe ambas Pascal.

Uma das caractersticas do homem ps-moderno a falta de referenciais. Atravs dos sculos ele tem destrudo tudo o que foi apontado como modelo de orientao e padro de avaliao. Ele destruiu suas tradies e dogmas, esqueceu-se de Deus, alijando todas as suas referncias... Assim, sem orientao, paradoxalmente, sente-se livre e ao mesmo tempo inseguro diante das incertezas resultantes de suas escolhas. Aniquilou o que tinha e no sabe como recomear. Mondin resume: Perdeu a referncia que lhe servia de orientao e no consegue mais encontrar parmetros vlidos sobre os quais fundar seus juzos. No sabe mais distinguir entre o bem e o mal, entre o verdadeiro e o falso, entre o belo e o feio, entre o justo e o injusto, entre o til e o prejudicial, entre o lcito e o ilcito, entre o decente e o inconveniente etc. (...) As antigas certezas culturais e morais jazem por terra; os valores sobre os quais se fundava a nossa civilizao foram como que esmagados e dissolvidos; os pontos 16 de referncia do progresso e da ao perderam sua consistncia.
R. Descartes, Meditaes, So Paulo: Abril Cultural, (Os Pensadores, Vol. XV), 1973, III.1. p. 107. (Vd. tambm, II.9. p. 103).
15 16 14

Blaise Pascal, Pensamentos, VI.418. p. 139. Battista Mondin, Curso de Filosofia, So Paulo: Paulinas, 1983, Vol. III, p. 7.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 4

A nossa poca atingiu o clmax do humanismo que gerou algo tragicamente desumano. Vejamos algumas pinceladas de como isso se deu. A) O HUMANISMO RENASCENTISTA: Se a Idade Mdia foi o tempo de Deus; a Renascena foi o tempo do homem. Este conceito pode ser elaborado de muitos modos, mas, esta perspectiva dificilmente pode ser questionada, exceto por dois aspectos: Na Idade Mdia o Deus buscado, em muitos sentidos no era o Deus da revelao bblica e, o HumanismoRenascentista, graas Reforma, no limitou o seu olhar ao homem como o fim de todas as coisas. Alis, a Reforma sobre muitos aspectos uma correo ao Humanismo-Renascentista, to dominando pela viso grega. Creio que neste sentido a Reforma foi mais revolucionria do que os historiadores, filsofos e socilogos esto 17 dispostos a admitir. No entanto, acreditamos que essas duas perspectivas no invalidam o princpio predominante enunciado: Se a Idade Mdia foi o tempo de Deus; a Renascena foi o tempo do homem. No quinto sculo antes de Cristo, o filsofo sofista grego Protgoras (c. 480-410 a.C.) na sua obra, hoje perdida, A Verdade (A)lh/qeia) disse: Homo Mensura, ou na forma completa: "O homem a medida de todas as coisas, da existncia das que e18 xistem e da no existncia das que no existem". A Renascena se caracteriza pela tentativa de vivenciar este conceito. Neste perodo houve uma "virada antropolgica". Deus cedeu lugar ao homem, deixando de ser o centro das atenes; o "homem virtuoso" passou a ocupar o trono da histria. "O homem pelo homem para o homem"; este , de certa forma, o lema implcito do Humanismo Renascentista.
Schaeffer (1912-1984) percebe isso ao dizer: "A Reforma foi revolucionria porquanto se apartou tanto do humanismo catlico-romano como do secular" (Francis A. Schaeffer, A Fe de los Humanistas, 2 ed. Madrid: Felire, 1982, p. 10). digna de nota a observao do filsofo catlico mile Brhier (1876-1952): "A Reforma ope-se tanto teologia escolstica, quanto ao humanismo. Nega a teologia escolstica, porque nega, com Ockham, que nossas faculdades racionais possam conduzir-nos da natureza ao seio de Deus. Renega o humanismo, menos por seus erros do que por seus perigos, posto que as foras naturais no podem comunicar qualquer sentido religioso" (. Brhier, Histria da Filosofia, So Paulo: Mestre Jou, 1977-1978, I/3, p. 209). Semelhantemente, afirma o historiador francs Boisset: A preocupao do humanista, em suma, afirmar e demonstrar a grandeza do homem; a do reformador, segundo a expresso de Calvino, dar testemunho da honra de Deus. [Jean Boisset, Histria do Protestantismo, So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1971, (Coleo Saber Atual), p. 17]. Apud Plato, Teeteto, 152a: In: Teeteto-Crtilo, 2 ed. Belm: Universidade Federal do Par, 1988, p 15. Citado tambm em Plato, Crtilo, 385e. Aristteles, diz: "O princpio (...) expresso por Protgoras, que afirmava ser o homem a medida de todas as coisas (...) outra coisa no seno que aquilo que parece a cada um tambm o certamente. Mas, se isto verdade, conclui-se que a mesma cousa e no ao mesmo tempo e que boa e m ao mesmo tempo, e, assim, desta maneira, rene em si todos os opostos, porque amide uma cousa parece bela a uns e feia a outros, e deve valer como medida o que parece a cada um" (Metafsica, XI, 6. 1 062. Vd. tambm, Plato, Eutidemo, 286). Plato diferentemente de Protgoras, entendia que a medida de todas as coisas estava em Deus. Aos nossos olhos a divindade ser a medida de todas as coisas no mais alto grau (Plato, As Leis, Bauru,SP.: EDIPRO, 1999, IV, 716c. p. 189).
18 17

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 5

B) O ILUMINISMO: As respostas que buscamos ainda hoje esto relacionadas s questes levantadas direta ou indiretamente pelos iluministas. A teologia ocorre dentro da histria, no tempo, com todos os seus conflitos, angstias e necessidades vitais de resposta. Realando a atualidade das questes levantadas pelos iluministas, Tillich (1886-1965), conclui: A maior parte de nossa vida acadmica se baseia ne19 les. O Iluminismo em seu otimismo considerou a autonomia humana como o centro de todo o seu pensar e agir. Acontece, que a centralizao do homem, a busca de sua essncia como fim ltimo de todas as coisas, no poderia nem pode gerar valores permanentes. Ainda hoje, curiosamente, somos muitas vezes levados a pensar no homem "como a medida de todas as coisas": como se a soluo de todos os seus problemas estivesse simplesmente na capacidade de olhar para dentro de si. Ora, no estamos dizendo que a reflexo e a auto-anlise no sejam relevantes, antes, o que estamos propondo, que a essncia do homem no pode ser simplesmente determinada em si e por si; preciso uma dimenso verdadeiramente teolgica, para que possamos entender melhor o que somos. A genuna antropologia deve 20 ser sempre e incondicionalmente teocntrica! Toda afirmao teolgica tem impli21 caes antropolgicas, quer explcitas, quer implcitas. O Humanismo renascentista veio na esteira do pensamento grego cujos valores foram herdados pelo iluminismo e tem o seu clmax nos humanistas seculares mo22 dernos. O trgico que homem longe de Deus tentou de todas as formas a sua autonomia no alcanando a compreenso de que toda a vida relacional. Portanto, se a Idade Mdia foi pretensamente o tempo de Deus, o Renascimento foi o tempo do homem, o Iluminismo o tempo da razo, o sculo XX da cincia e da tcnica,
Paul Tillich, Perspectivas da Teologia Protestante nos Sculos XIX e XX, So Paulo: ASTE, 1986, p. 47. Segundo me parece, uma compreenso semelhante pode ser encontrada em Wrigth, quando assevera: Como cristos informados pela Palavra de Deus, percebemos que o mundo no pode interpretar-se a si prprio. O verdadeiro conhecimento do eu envolve primeiro o ouvir Deus falar na Escritura. Os cristos tambm tm concludo que o valor da vida de uma pessoa no depende da capacidade de examinar-se a si mesma em termos de alguma filosofia, mas do lugar que a pessoa tem no plano de Deus. Contudo, o auto-exame to difcil agora como sempre foi, e todos ns temos reas em nossa vida que no examinamos bem de perto. As pressuposies ainda determinam nossos destinos, mesmo a despeito de alguma inconsistncia no caminho (R.K. McGregor Wright, A Soberania Banida: Redeno para a cultura ps-moderna, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1998, p. 15). Ver: J. Spykman, Teologa Reformacional: Un Nuevo Paradigma para Hacer la Dogmtica, Jenison, Michigan: The Evangelical Literature League, 1994, p. 218-221.
22 21 20 19

Cf. Gene Edward Veith, Jr., Tempos Ps-Modernos: uma avaliao crist do pensamento e da cultura da nossa poca, So Paulo: Cultura Crist, 1999, p. 65. Veja-se exemplo disso em Erich From, que sustenta que o homem capaz de saber o que bom e de agir em conformidade, apoiado no vigor de suas potencialidades naturais e de sua razo. Continua: Seria insustentvel se fosse verdadeiro o dogma da maldade natural nata do homem [Erich Fromm, Anlise do Homem, So Paulo: Crculo do Livro, (s.d.), p. 182].

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 6

hoje, no temos mais referncias, o homem j no o centro de todas as coisas, 23 visto que j no h mais centro. Estamos perdidos no espao. Sem absolutos no sabemos ao certo o valor do homem e o seu papel no universo. Sem princpios universais no existem absolutos; sem estes, tudo possvel. O humanismo renascentista do qual somos herdeiros sem dvida, tomou uma parte importante da realidade, todavia, em geral, esqueceu-se da principal e, o mais trgico de tudo, que o esquecido Aquele Quem d sentido a tudo o mais. O problema da existncia uma questo basicamente metafsica. Alis, o homem um ser metafsico. A negao prtica dessa realidade acarreta uma percepo errada e tristemente limitante da natureza humana. Por isso, o homem ps-moderno dispe diante de si de todas as sadas possveis, porm, nenhuma delas conduz ao fim necessrio. Os seus pressupostos descartam o nico caminho real do significado da vida e do ser: O Deus transcendente e pessoal. O Deus que Se revela como tal conferindo sentido a todo o real e nossa existncia.

2) A grandenza do Homem na Perspectiva de Calvino:


A despeito da importncia do humanismo como uma preparao para a Reforma, a maioria dos humanistas, e principalmente Erasmo entre eles, nunca alcanou nem a gravidade da condio humana, nem o triunfo da graa divina, o que marcou os reformadores. O humanismo, assim como o misticismo, foi parte da estrutura que possibilitou aos reformadores questionar certas suposies da tradio recebida, mas que em si mesma no era suficiente para fornecer uma resposta duradoura s obsessivas perguntas da poca Timothy George.
24

"A Reforma foi revolucionria porquanto se apartou tanto do humanismo catlico-romano como do secular" 25 Francis A. Schaeffer.

Conforme vimos, a Reforma surgiu num contexto Humanista e Renascentista, tendo inclusive alguns pontos em comum; contudo, as diferenas so mais profundas do que as semelhanas; e a Reforma tambm no foi sinttica em termos dos valores cristos e pagos: Lutero (1483-1546), e mais tarde todos os reformadores, no se deixaram limitar por uma viso puramente humanista, antes, pelo contrrio; Lutero (1483-1546), Zunglio (1484-1531) e Calvino (1509-1564), apesar
23 24 25

Cf. Gene Edward Veith, Jr., Tempos Ps-Modernos, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1999, p. 68. Timothy George, Teologia dos Reformadores, p. 50. Francis A. Schaeffer, La Fe de los Humanistas, 2 ed. Madrid: Felire, 1982, p. 10.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 7

das divergncias de compreenso, de nfase e de estilo, estavam acordes quanto centralidade da Palavra de Deus; na Escritura como sendo a fonte, para se pensar acerca de Deus. Enquanto os humanistas partiam de uma perspectiva secular, o protestantismo tinha uma perspectiva e carter religioso. Os reformadores vo enfatizar o estudo da Palavra, visto que este fora ofuscado pela preocupao filosfica: A Razo havia tomado o lugar da Revelao. Na Reforma, o ponto de partida no o homem; ele no considerado "a medida de todas as coisas"; antes, a sua dignidade consiste em ter sido criado imagem de Deus. Na Reforma deu-se uma mudana de quadro de referncia. O eixo hermenutico desloca-se da tradio da igreja para a compreenso pessoal da Palavra. Por isso, quando pensamos em aspectos da antropologia de Calvino, sabemos de antemo que a sua aproximao teolgica. O pensar e o agir de Calvino estavam condicionados amplitude libertadora das Escrituras. Para Calvino a Palavra de Deus oferece-nos o escopo de nosso pensar e agir. Atravs dela poderemos ter uma real viso de Deus, de ns mesmos e do mundo. Portanto, uma cosmoviso Reformada uma viso que se esfora por interpretar a chamada realidade pela tica das Escrituras. Sem as Escrituras permanecemos mopes para distinguir as particularidades do real, tendo uma epistemologia desfocalizada. Calvino usa de uma figura que continua atual: Exatamente como se d com pessoas idosas, ou enfermas de olhos, e quantos quer que sofram de viso embaada, se puseres diante deles at mui vistoso volume, ainda que reconheam ser algo escrito, mal podero, contudo, ajuntar duas palavras; ajudadas, porm, pela interposio de lentes, comearo a ler de forma mais distinta. Assim a Escritura, coletandonos na mente conhecimento de Deus de outra sorte confuso, dissipada a es26 curido, mostra-nos em difana clareza o Deus verdadeiro. Calvino teve uma formao humanista primorosa. Contudo, o seu humanismo no deve ser confundido com o "humanismo secular", que colocava o homem como centro de todas as coisas. Ele rejeitava este tipo de "humanismo". Calvino compartilha da viso da grandeza do homem; no entanto, o seu ponto de partida Deus. Um aspecto de extrema relevncia em sua teologia o conceito da imagem e semelhana divina no homem. sobre esta perspectiva que versa este ensaio embrionrio. Na sua obra Magna, A Instituio da Religio Crist, Calvino expressa a sua concepo "humanista", que consiste em reconhecer a grandeza do homem, como cria27 tura de Deus, a Quem deve adorar e glorificar. Calvino escreve: ".... notrio que jamais chega o homem ao puro conhecimento de si mesmo at que haja antes contemplado a face de Deus e da 28 viso dEle desa a examinar-se a si prprio."

26 27 28

Joo Calvino, As Institutas, I.6.1. Carta ao Rei Francisco I de Frana, 3. In: As Institutas, Vol. I. Joo Calvino, As Institutas, I.1.2.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 8

Schaeffer resume: .... enquanto a Renascena se concentrava no homem em sua autonomia, a Reforma concentrava-se no Deus infinito-pessoal que 29 falava com eles atravs da Bblia. Como a Bblia o registro inerrante da Palavra de Deus, podemos dizer, que sem as Escrituras, jamais teremos um conhecimento verdadeiro de ns mesmos, do mundo e do prprio Deus. Robert D. Knudsen, tratando da viso "humanstica" de Calvino, diz: um erro supor que o duradouro interesse de Calvino pelos estudos humansticos e pelo desenvolvimento cultural do homem fosse um simples remanescente do tempo que precedeu sua converso f evanglica. Sua preocupao para com os estudos humansticos e para com aquilo que diz respeito ao que humano, est muito inseparavelmente ligado ao seu modo global de pensar, para permitir uma tal interpretao. De fato num sentido que precisa ser bem definido e cuidadosamente preservado de m compreenso, Calvino pode ser chamado de 'humanista'. Atravs de toda a sua vida, ele teve um profundo compromisso para com aquilo que humano.... Calvino ataca aqueles humanistas que fazem a apoteose do ser humano e pensam que a realizao daquilo que humano pode ser alcanada somente na presumida independncia de Deus e de Sua revelao. Ele mesmo como um humanista, rejeitou aquilo que era o corao da idia de personalidade do Renascimento, a idia de que o homem a fonte criadora de seus prprios valores e, portanto, no fundo, incapaz de 30 pecar". (Segundo Calvino), o homem s se conhece verdadeiramente, quando se conhece luz de Deus e de Sua revelao, com o corolrio implcito de que, se se conhece verdadeiramente, conhece verdadeiramente tambm a Deus. No muito extrair desta correlao o pensamento de que o homem, estando verdadeiramente relacionado com Deus pela piedade, estar verdadeiramente relacionado consigo mesmo, e estando relacionado consigo pela piedade, estar verdadeiramente relacionado 31 com Deus". "Para Calvino, tornou-se possvel relacionar a idia de humanidade anttese religiosa retratada na Escritura. O caminho foi aberto pela idia de que o homem se torna humano em sua relao com Deus. O homem, em si mesmo, verdadeiramente homem quando responde quilo que constitui o modo de ser de sua natureza, quilo para o que foi criado (...). A autonomia humana pecaminosa, longe de ser o caminho para a autorealizao humana, , em si mesma, uma distoro daquilo que huma29 30 31

Francis A. Schaeffer, Como Viveremos?. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. 51.

Robert D. Knudsen, O Calvinismo Como uma Fora Cultural: In: W. Stanford Reid, ed. Calvino e Sua Influncia no Mundo Ocidental, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990, p. 13-14. Robert D. Knudsen, O Calvinismo Como uma Fora Cultural: In: W. Stanford Reid, ed. Calvino e Sua Influncia no Mundo Ocidental, p. 19.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 9

no".

32

De modo semelhante, escreve Andr Biler: "A diferenciao clara das atribuies desses dois campos (teocentrismo e antropocentrismo) explica a grande liberdade com que Calvino soube combinar as valiosas conquistas do humanismo com os ensinamentos insubstituveis da teologia, sem todavia cair nas enganosas snteses almejadas pela escolstica romana e que importava evitar a todo preo.... "Calvino, foi portanto, um humanista. E o foi no seu mais alto grau porque, ao conhecimento natural do homem pelo prprio homem, acrescentou, sem confundir, o conhecimento do homem que Deus revela sua criatura atravs de Jesus Cristo. No se tratava, pois, de dar as costas ao humanismo e sim de suplant-lo dando-lhe talvez as suas mais amplas dimenses. De um conhecimento puramente antropocntrico, Calvino queria passar ao conhecimento do homem total, cujo centro se localiza no mistrio de Deus. "Por vezes, ele se ops aos humanistas, mas sua oposio no visava tanto ao humanismo como tal, e sim ao atesmo e ao antropocentrismo exclusivo de alguns, confinados no seu orgulho intelectual e numa confiana ilimitada no homem incompatveis com a f crist. "Resumindo, enquanto a cincia da Idade Mdia foi a teologia, o estudo de Deus, a da Renascena foi o humanismo, o estudo do homem. A cincia de Calvino, por sua vez, um humanismo teolgico que inclui a um tempo o estudo do homem e da sociedade atravs do duplo conhecimento do homem pelo homem, de um lado, e do homem por Deus, de 33 outro". Em sntese, podemos dizer que o "humanismo" de Calvino era um humanismo cristocntrico, caracterizando-se pela compreenso de que o homem encontra a 34 sua verdadeira essncia no conhecimento de Deus. Conhecer a Deus significa ter uma perspectiva clara de si mesmo; a recproca tambm verdadeira: no h conhecimento genuno de Deus sem um conhecimento correto de si mesmo. Portanto, no existe no pensamento de Calvino um possvel dilema entre o antropocentrismo e o teocentrismo. Entre a natureza do homem e o Deus Soberano, temos a Palavra de Deus, concedida pelo prprio Deus para que O conheamos e nos conheamos, bem como toda a realidade. A revelao de Deus sempre reivindicatria: exige de
32 33 34

Robert D. Knudsen, O Calvinismo Como uma Fora Cultural: In: W. Stanford Reid, ed. Calvino e Sua Influncia no Mundo Ocidental, p. 20. Andr Biler, O Humanismo Social de Calvino, So Paulo: Edies Oikoumene, 1970, p. 12-13.

Esse humanismo cristocntrico, essa nova imagem do homem, redescoberta pelo Cristianismo reformado, permitia a cada indivduo compreender que sua natureza atual era uma natureza degradada e que devia ser restaurada. Mas essa nova concepo permitia-lhe tambm descobrir que ele trazia em si, como toda pessoa, os traos maravilhosos de sua identidade primeira. Cada indivduo podia, portanto, conhecer-se a si mesmo e redescobrir que toda a criao era tambm convidada para sua renovao (Rm 8.20-21) (Andr Biler, A Fora Oculta dos Protestantes, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1999, p. 47).

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 10

ns uma resposta consciente a Deus, o Senhor. A compreenso antropolgica de Calvino resultado de sua teologia; Calvino um telogo que com profundo conhecimento bblico esforar-se por aplicar os ensinamentos da Palavra s diversas esferas da vida humana, a comear pela genuna compreenso de quem o homem e como Deus deseja que vivamos neste mundo. Portanto, toda a sua anlise parte da Revelao de Deus. Quanto ao homem, a dignidade e belezaesto em ter sido criado " imagem e 36 37 semelhana de Deus", podendo, portanto, relacionar-se com o Seu Criador. No 38 homem a Sua imagem e glria peculiarmente brilham. O conhecimento de Deus, deve nos conduzir ao temor e reverncia, tendo a Deus como guia e mestre, 39 buscando nEle todo o bem.
35

3) O Homem, Criatura de Deus:


A) O LUGAR DO HOMEM NA CRIAO: Calvino compreende que o mundo foi criado para o bem-estar do homem, no o homem para o mundo. Por isso mesmo, Deus deixou para criar o homem no final, quando tudo que lhe era necessrio j fora feito: de considerar-se diligentemente na prpria ordem das cousas criadas o paterno amor de Deus para com o gnero humano, por isso que no criou Ado antes que locupletasse o mundo de toda abundncia de cousas boas. Ora, se o houvesse colocado em uma terra ainda ento estril e vazia, se lhe houvesse dado vida an40 tes da luz, teria parecido consultar-lhe bem pouco ao bem-estar. Desta forma, sabemos que a criao foi direcionada para proporcionar ao homem a satisBiler resume: A Reforma de Calvino , de princpio e essencialmente, uma reforma teolgica; tem em mira em primeiro lugar as relaes do homem com Deus. No seno secundariamente, e em conseqncia destas relaes, que a Reforma assume teor moral, social, poltico e econmico. (...) O homem primariamente determinado em seu comportamento moral e social por suas relaes com Deus; so elas que comandam o destino e lhe condicionam a vida individual e social. Logo, no h fazer de Calvino algo outro que um telogo; e grande erro seria querer detrair de seu pensamento uma doutrina moral, ou poltica, ou econmica, independente de sua teologia (Andr Biler, O Pensamento Econmico e Social de Calvino, p. 257).
36 35

37 38 39 40

Vejam-se: J. Calvino, As Institutas, I.15.3 e 4; John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Grand Rapids, Michigan: Eerdamans Publishing Co., 1996 (Reprinted), Vol. 1, (Gn 1.26-27), p. 92, (Gn 5.1), p. 227; Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, So Paulo: Novo Sculo, 2000, p. 37-38; Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.7-9), p. 173-174; Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, Barcelona: Fundacin Editorial de Literatura Reformada, 1966, p. 25. Vd. Millard J. Erickson, Introduo Teologia Sistemtica, So Paulo: Vida Nova, 1997, p. 207.

John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996, (Calvins Commentaries, Vol. XXII), (Tg 3.9), p. 322. Cf. J. Calvino, As Institutas, I.2.2.

Joo Calvino, As Institutas, I.14.2. Ver: John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 3.1) p. 139.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 11

fao de suas necessidades e a sua felicidade: O mundo foi originalmente criado para este propsito, que todas as partes dele se destinem felicidade do homem como seu grande objeto.41 Portanto, toda a ordem da Criao revela o cuidado de Deus para conosco e ao mesmo tempo a nobreza do 42 homem: Deus lhe conferiu to marcante dignidade. Na criao do homem temos a expresso mais nobre e sumamente admirvel de Sua justia, e sa43 bedoria, e bondade..... A simples percepo desta realidade incita o homem a responder a Deus com amor, gratido e culto, reconhecendo a Sua glria. Sabemos que somos postos sobre a Terra para louvar a Deus com uma s mente e uma s boca, e que esse o propsito de nossa vida.44 De modo que, atrados pelo dulor to ingente de Sua bondade e beneficncia, diligencie45 mos por am-Lo de todo corao. Deus deseja que nos ocupemos com esta santa meditao a respeito dos feitos 46 Dele. A ingratido resultante de nossa no considerao dos feitos de Deus: .... a desconsiderao quase universal leva os homens a negligenciarem os louvores a Deus. Por que que to cegamente olvidam as operaes de sua mo, seno justamente porque nunca dirigem seriamente sua ateno para 47 elas? Precisamos ser despertados para este tema. A Criao reflete como um espelho a Glria de Deus; o mundo uma espcie de 48 espelho da divindade; nele desfila de forma contundente a glria de Deus: Existe diante de nossos olhos, em toda a ordem da natureza, os mais ricos elementos a manifestarem a glria de Deus, mas, visto que somos inquestio41 42 43 44 45 46 47

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.6), p. 172. Vejam-se: As Institutas, I.14.2, 22; I.16.6. Joo Calvino, As Institutas, I.14.20. Joo Calvino, As Institutas, I.5.1. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 6.5), p. 129. Joo Calvino, As Institutas, I.14.22. Cf. Joo Calvino, As Institutas, I.14.21.

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 66.5), p. 624. Assim tambm no deixemos passar nenhum tipo de prosperidade que nos beneficie, ou que beneficie a outros, sem declarar a Deus, com louvor e ao de graas, que reconhecemos que tal bno provm do Seu poder e da Sua bondade [Joo Calvino, As Institutas, (1541), III.9]. Os mpios e hipcritas correm para Deus quando se vem submersos em suas dificuldades; mas assim que se vem livres delas, olvidando seu libertador, se regozijam com frentica hilaridade [Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 28.7), p. 608].
48

Em toda a arquitetura de seu universo, Deus nos imprimiu uma clara evidncia de sua eterna sabedoria, munificncia e poder; e embora em sua prpria natureza nos seja ele invisvel, em certa medida se nos faz visvel em suas obras. O mundo, portanto, com razo chamado o espelho da divindade, no porque haja nele suficiente clareza para que os homens alcancem perfeito conhecimento de Deus, s pela contemplao do mundo, mas porque ele se faz conhecer aos incrdulos de tal maneira que tira deles qualquer chance de justificarem sua ignorncia. (...) O mundo foi fundado com esse propsito, a saber: para que servisse de palco glria divina [Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo: Paracletos, 1997, (Hb 11.3), p. 300-301].

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 12

navelmente mais poderosamente afetados com o que ns mesmos experimentamos, Davi, neste Salmo, com grande propriedade, expressamente celebra o favor especial que Deus manifesta no interesse da humanidade. Posto que este, de todos os objetos que se acham expostos nossa contempla49 o, o mais ntido espelho no qual podemos contemplar sua glria. B) O HOMEM FOI CRIADO APS DELIBERAO: O faamos de Deus, conforme usado em Gnesis 1.26, (he&A(an) (naaseh), qal, imperfeito, indica, segundo Calvino, que o homem foi criado aps deliberao ou, como ele diz mais frente, consulta. "At aqui Deus tem se apresentado simplesmente como comandante; agora, quando ele se aproxima do mais 50 excelente de todas as suas obras, ele entra em consulta". Calvino diz que Deus poderia ter criado o homem ordenando pela sua simples palavra o que desejasse que fosse feito; "mas ele escolheu dar esse tributo excelncia do homem, com o qual, em certo sentido, entraria em consulta a res51 peito de sua criao". 1. Deus Consulta a Si Mesmo: Calvino diz que os judeus so ridculos por acharem que Deus consultou 52 a terra ou os anjos. Ele pergunta: Fomos criados imagem da terra ou dos anjos?. Moiss no exclui todas as criaturas, quando ele declara que Ado foi criado ima53 gem de Deus?. Desse modo, para Calvino, Deus consulta a si mesmo: "Mas desde que o Senhor no necessita de conselheiro, no h dvida de que ele consultou a si mesmo. (...) Deus no convoca conselheiro alheio; da ns inferimos que Ele acha em si mesmo alguma coisa distinta; como, na verdade, sua eterna sa-

49

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Grand Rapids, Michigan: Eerdamans Publishing Co., 1996 (Reprinted), Vol. 1, (Gn 1.26), p. 91.
51 52 53

50

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.1), p. 157. Nas coisas que Ele criou, Deus, portanto, mantm diante de ns ntido espelho de sua esplendorosa sabedoria. Em resultado, qualquer indivduo que desfrute de pelo menos uma minscula fagulha de bom senso, e atenta para a terra e outras obras divinas, se v aturdido por candente admirao por Deus. Se os homens chegassem a um genuno conhecimento de Deus, pela observao de suas obras, certamente que viriam a conhecer a Deus de uma forma sbia, ou daquela forma de adquirir sabedoria que lhes natural e apropriada [Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo, Paracletos, 1996, (1Co 1.21), p. 62].

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 91. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 92. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 92.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 13

bedoria e poder residem nele".

54

2. Essa a mais alta honra que Deus conferiu ao Homem: O fato de Deus ter criado o homem aps deliberao, tem dois objetivos na concepo de Calvino: 1) nos ensinar que o prprio Deus se encarregou de fazer algo grande e maravilhoso; 2) dirigir a nossa ateno para a dignidade de nossa na55 tureza. Assim, conclui: "Verdadeiramente existem muitas coisas nesta natureza corrupta que podem induzir ao desprezo; mas se voc corretamente pesa todas as circunstncias, o homem , entre outras criaturas, uma certa preeminente espcie da Divina sabedoria, justia, e bondade, o qual merecidamente 56 chamado pelos antigos de mikri/kosmoj (sic!) 'um mundo em miniatura. Comentando Gnesis 5.1, Calvino diz que Moiss repetiu o que ele havia dito antes, porque a excelncia e a dignidade desse favor no poderia ser suficientemente celebrada. Foi sempre uma grande coisa, que o principal lugar en57 tre as criaturas foi dado ao homem. Em Ado temos uma demonstrao eloqente da justia divina: Ado foi inicialmente criado imagem de Deus, para que pudesse refletir, como por um 58 espelho, a justia divina. Na criao do homem temos o espelho da bondade de Deus. C) O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS "IMAGEM" E "SEMELHANA": Passa ento a discutir sobre qual seria o significado das palavras imagem e semelhana. Teriam elas sentidos diferentes ou no? Calvino conhece a opinio dos telogos de sua poca. Para a maior parte deles, a palavra "imagem" deve ser distinguida da palavra "semelhana". A distino comum pode ser colocada da seguinte forma: imagem existe na substncia; semelhana existe no acidente de alguma coisa. Isto seria o mesmo que dizer: imagem diz respeito queles talentos que Deus tem conferido sobre toda natureza humana; 59 semelhana diz respeito aos dons gratuitos.
54 55 56 57 58 59

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26) p. 92..

Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 92; Joo Calvino, As Institutas, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1985, I.15.3. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 92. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 227. Vd. J. Calvino, As Institutas, II.1.1. Joo Calvino, Efsios, So Paulo: Paracletos, 1998, (Ef 4.24), p. 142. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 93.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 14

No entanto, ele no concorda com essa distino.


61
e

60

(lm) e semelhana tUm:D (D mth) usados no texto de Gnesis, so entendidos como sinnimos, sendo empregados para se referirem, de forma enftica, ao ser humano como um todo, com todas as suas caractersticas essenciais; uma verdadeira imagem. Aps criticar queles que procuravam fazer uma diferenciao inexistente entre estas palavras, diz: Quando, pois, Deus decretou criar o homem Sua imagem, porque no era to claro, explicitamente o repete nesta breve locuo: semelhana, como se estivesse a dizer que iria fazer um homem no qual, mediante insculpidas marcas de semelhana, se haveria de a Si Prprio representar como em uma imagem. Por isso, referindo o mesmo pouco depois, Moiss repete duas vezes a frase imagem de Deus, omitida a meno 63 de semelhana. As duas palavras so simplesmente explicativas uma da outra; uma define a ou64 tra, denotando uma semelhana exata, correspondendo ao original divino. Por isso, imagem e semelhana so usadas indistintamente nas Escrituras, referindo-se ao homem. (Vejam-se: Gn 5.1,3; 9.6; 1Co 11.7; Cl 3.10; Tg 3.9). Portanto, seja qual for a possvel diferena existente entre os termos, nada de essencial indica.

62

Os termos imagem meelec

Ver: John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, p. 93. Mais frente Calvino ressalta alguns pontos que sustentam sua idia, afirmando: 1) sabemos que era costume entre os Hebreus repetir a mesma coisa em palavras diferentes; 2) A frase mostra que o segundo termo foi acrescido por causa da explicao; 3) No captulo cinco, "semelhana" usada no lugar da palavra "imagem". (Ver tambm: As Institutas, I.15.3).
61 62 63 64

60

A LXX traduz aqui por ei)kwn. A LXX traduz aqui por o(moi/wsij. J. Calvino, As Institutas, I.15.3.

Para um estudo posterior dos termos imagem e semelhana, vejam-se: C.F. Keil & F. Delitzsch, Commentary on the Old Testament, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, (s.d.), Vol. I, p. 63; Victor P. Hamilton, Dm: In: R. Laird Harris, ed. Theological Wordbook of the Old Testament, 2 ed. Chicago: Moody Press, 1981, Vol. I, p. 191-192; Charles Hodge, Teologia Sistemtica, So Paulo: Hagnos, 2001, p. 555; Herman Hoeksema, Reformed Dogmatics, 3 ed. Grand Rapids, Michigan: Reformed Free Publishing Association, 1976, p. 204; A.H. Strong, Systematic Theology, 35 ed. Valley Forge, PA.: The Judson Press, 1993, p. 521; L. Berkhof, Teologia Sistemtica, Campinas, SP.: Luz para o Caminho, 1990, p. 203; James Oliver Buswell, A Systematic Theology of the Christian Religion, Grand Rapids, Michigan: Zondervan Publishing House, 1962, Vol. I, p. 232; C.F.H. Henry, Imagem de Deus: In: Walter A. Elwell, ed. Enciclopdia Histrico-Teolgica da Igreja Crist, So Paulo: Vida Nova, 1990, Vol. II, p. 310; J. Calvino, As Institutas, I.15.3; Idem, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1981(Reprinted), Vol. I, p. 93ss.; Gordon J. Spykman, Teologa Reformacional: Un Nuevo Paradigma para Hacer la Dogmtica, Jenison, Michigan: The Evangelical Literature League, 1994, p. 248; Anthony A. Hoekema, Criados Imagem de Deus, So Paulo: Editora Cultura Crist, 1999, p. 25-26,27; Morton H. Smith, Systematic Theology, Greenville, South Carolina: Greenville Seminary Press, 1994, Vol. 1, p. 234-236; Gerhard von Rad, Teologia do Antigo Testamento, So Paulo: ASTE, 1986, Vol., I, p. 152; Gerhard von Rad, El Libro del Genesis, Salamanca: Sigueme, 1977, p. 69. [Para uma viso panormica e bibliogrfica das diversas interpretaes de Gn 1.26,27, Vd. Claus Westermann, Genesis 1-11: An Commentary, Menneapolis: Augsburg Publishing House, 1987 (Reprinted), p. 142ss.].

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 15

Ento, perguntamos: o que significa "imagem" e "semelhana" para Calvino? Comecemos mostrando o que ela no significa: 1. O que ela no : a) No tem a ver simplesmente com o Fsico: Calvino entende que a imagem de Deus permeia o homem todo: .... a efgie de Deus se estende excelncia toda, pela qual a natureza do ho65 mem se sobreleva por entre todas as espcies de seres animados. Alguns, entretanto, entusiasmados desmedidamente com o ser humano, recorrendo a sutilezas, se equivocam ao sustentarem que a imagem de Deus est no corpo do 66 homem porque a sua admirvel feitura brilha claramente. Conclui: o homem foi feito conforme a Deus no mediante influxo de substncia, mas pe67 la graa e poder do Esprito. Sendo assim, o homem no foi feito da mesma substncia de Deus, apenas foilhe concedido alguns de Seus atributos. Continuando esta linha de raciocnio, diz: Contemplando a glria de Cristo, estamos sendo transformados, como pelo Esprito do Senhor, Que, certamente, opera em ns, na mesma imagem Sua, 68 contudo, no assim que nos renda consubstanciais a Deus. Desta forma, dizer que o homem foi criado por Deus segundo o prprio modelo divino (Ef 4.24) no significa dizer que o homem seja fisicamente igual a Deus; Deus no tem forma, esprito (Jo 4.24), nem significa que seja da mesma essncia, visto que esta incomunicvel (Ef 4.24). b) No consiste somente no domnio sobre o mundo: Calvino critica a Crisstomo que sustentava que imagem de Deus consistia somente no domnio que Deus conferiu ao homem, para que ele agisse como vice-gerente de Deus no governo do mundo (1Co 11.7). Ele entende que esta a69 penas uma pequena poro da imagem de Deus no homem.

65 66 67 68 69

J. Calvino, As Institutas, I.15.3. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94. J. Calvino, As Institutas, I.15.5. J. Calvino, As Institutas, I.15.5. Cf. J. Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 16

2. O Que Ela : a) Consiste em "Retido" e "Verdadeira Santidade":

De acordo com Efsios 4.24 e Colossenses 3.10, a imagem consiste 70 em "retido" e "verdadeira santidade". Ele explica as expresses: "Portanto, por essa palavra, a perfeio de nossa natureza completa designada, como ela apareceu quando Ado foi dotado de um correto julgamento, tinha afeies em harmonia com a razo, tinha todos os sentidos sos e bem regu71 lados, e verdadeiramente excedido em tudo o que bom. Donde conclumos que, de incio, a imagem de Deus foi conspcua na luz da mente, na 72 retido do corao e na higidez de todas as partes do ser humano. b) Consiste de Imortalidade: O homem imortal (possui uma essncia imortal); mesmo depois da Queda possui tanto a imortalidade como o senso dela. A conscincia que discerne entre o bem e o mal respondendo ao juzo de Deus um sinal do senso de imortali73 dade do homem. c) Consiste de Inteligncia, Razo e Afeies: Calvino descreve a imagem de Deus da seguinte forma: "Pois havia uma adaptao das vrias partes da alma, que correspondia com suas vrias funes. Na mente, perfeita inteligncia florescia e reinava, retido assistia como sua parceira, e todos os sentidos eram preparados e moldados para a adequada obedincia razo; e no corpo havia uma adequada correspondncia com essa ordem interna. (...) Mas aqui a questo em referncia quela glria de Deus que peculiarmente brilha na natureza humana, onde a mente, a vontade, e todos os sentidos representam a ordem Divi74 na". A imagem e semelhana refletem em Ado caractersticas prprias atravs das quais ele poderia relacionar-se consigo mesmo, com o mundo e com Deus. O homem foi criado essencialmente como ser social: O homem foi formado para ser 75 76 um animal social. O pecado alienou-nos de Deus e de nosso semelhante. As70 71 72 73 74 75

Cf. J. Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94. J. Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 94-95. J. Calvino. As Institutas, I.15.4. Ver: J. Calvino, As Institutas, I.15.2.

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 95, 96.

John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, 1981 (Reprinted), Vol. I, (Gn 2.18), p. 128. Em outro lugar: O homem um a-

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 17

sim, o pecado, de certa forma, desumanizou-nos. A imagem de Deus uma precondio essencial para o nosso relacionamento com Deus. Expressa tambm a sua natureza essencial: o homem o que , por ser a imagem de Deus: no existiria humanidade seno pelo fato de ser a imagem de Deus; esta a nossa existncia autntica e toda inclusiva. Portanto, o homem no simplesmente possui a imagem de Deus, como algo externo ou acessrio, antes, ele a prpria imagem de Deus. Como tal, o homem reflete a justia e a santidade de Deus: , conforme j citamos, a expresso mais nobre e sumamente admirvel de Sua justia, e sa77 bedoria e bondade. 3. O Fundamento Principal da Imagem est no "Corao" e na "Mente": Ainda que o prprio porte fsico do homem, como distinto dos animais, refulja algo da imagem de Deus, esta no algo colado nele, antes, tem a sua sede 78 na alma. Calvino passa a mostrar onde reside essa "retido" e "santidade". Elas residem na mente e no corao, onde "retido" e "santidade" eram mais eminen79 tes. Conhecemos por meio da descrio bblica que o homem foi criado de forma ntegra, sem pecado algum. A Queda, porm, trouxe conseqncias desastrosas imagem de Deus refletida no homem. O que podemos saber com certeza, que mesmo depois da Queda, a imagem de Deus no foi aniquilada. Todavia, .... o que quer que resta, horrenda defor80 midade. A sede da imagem de Deus no homem reside em sua alma; ela espiri81 82 tual. Entretanto, esta imagem se irradia no prprio homem exterior, inclusive
nimal social de natureza, consequentemente, propende por instinto natural a promover e conservar esta sociedade e, por isso, observamos que existem na mente de todos os homens impresses universais no s de uma certa probidade, como tambm de uma ordem civil (Joo Calvino, As Institutas, II.2.13).
76 77 78 79 80

Como a vida espiritual de Ado era o permanecer unido e ligado a seu Criador, assim tambm o dEle alienar-se foi-lhe a morte da alma [Joo Calvino, As Institutas, II.1.5]. Joo Calvino, As Institutas, I.15.1. Joo Calvino, As Institutas, I.15.3. Cf. John Calvin, Commentaries on The First Book of Moses Called Genesis, Vol. 1, (Gn 1.26), p. 95.

J. Calvino, As Institutas, I.15.4. verdade que ao vir a este mundo, trazemos conosco um remanescente da imagem de Deus com a qual Ado foi criado: porm esta mesma imagem est to desfigurada que estamos repletos de injustias e em nossas mentes no h seno cegueira e ignorncia [Juan Calvino, Se Deus fuera nuestro Adversario: In: Sermones Sobre Job, Jenison, Michigan: T.E.L.L., 1988, (Sermon n 6), p. 86].
81 82

J. Calvino, As Institutas, I.15.3.

J. Calvino, As Institutas, I.15.3. Comentando sobre este assunto Calvino diz: no deixo, certamente, de admitir que a forma exterior, at onde nos distingue e separa dos animais brutos, a Deus, ao mesmo tempo, mais intimamente nos une. Nem mais veementemente contenderei, se algum insista que sob [o conceito de] imagem de Deus se leve em conta que os ou-

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 18

no seu corpo, o que faz com que a natureza do homem se sobreleva por entre 83 todas as espcies de seres animados. Portanto, que fique isso estabelecido, que a imagem de Deus que se percebe ou esplende nestas marcas ex84 teriores espiritual. D) IMAGEM DE DEUS APS A QUEDA: Quando refletimos sobre as causas do pecado devemos estar atentos ao fato de que a nossa runa se deve imputar depravao de nossa natureza, no natureza em si, em sua condio original, para que no lhe lancemos 85 a acusao contra o prprio Deus, autor dessa natureza". Portanto, a responsabilidade nossa, no de Deus: S uma exceo se deve fazer, a saber: que a causa do pecado, as razes do qual sempre reside no prprio pecador; no tm sua origem em Deus, pois resulta sempre verdadeiro que A tua 86 runa, Israel, vem de ti, e s de mim o teu socorro [Os 13.9]. 1. Imagem Desfigurada: Aps a queda, mesmo o homem no regenerado continua sendo imagem e semelhana de Deus (aspecto metafsico): Apesar do pecado ter sido devastador para o homem, Deus no apagou a sua imagem, ainda que a tenha corrompida, a87 lienando-o de Deus, Pelo que, embora concedamos no haja sido nele aniquilada e apagada de todo a imagem de Deus, foi ela, todavia, corrom88 pida a tal ponto que, o que quer que resta, horrenda deformidade. Sabemos, porm, que, pela queda de Ado, toda a humanidade caiu de seu primitivo estado de integridade; porque, pela queda, a imagem divina ficou quase que totalmente extinta de ns, e fomos igualmente despojados de todos os dons distintivos pelos quais teramos sido, por assim dizer, elevados condio de semideuses. Em suma, de um estado da mais sublime extros animais enquanto que para baixo inclinados, o solo contemplam, ao homem se deu um semblante voltado para cima, e se determinou para o cu mirar e estrelas erguer os vultos eretos, contanto que fique isso estabelecido, que a imagem de Deus que se percebe ou esplende nestas marcas exteriores espiritual (J. Calvino. As Institutas, I.15.3). Vd. J. Calvino, As Institutas, I.15.3. Ado tinha suas afeies ajustadas a razo, todos os sentidos afinados em reta disposio e, merc de exmios dotes, verdadeiramente refletia a excelncia de seu opfice (J. Calvino, As Institutas, I.15.3).
84 85 86 87 83

J. Calvino. As Institutas, I.15.3. Joo Calvino, As Institutas, II.1.10 Joo Calvino, Exposio de Romanos, So Paulo: Paracletos, 1997, (Rm 1.24), p. 71.

Joo Calvino, As Institutas, I.15.4. Vd. Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, Barcelona: Fundacin Editorial de Literatura Reformada, 1966, p. 13; Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142.

88

Pelo pecado estamos alienados de Deus [Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.9), p. 32]; To logo Ado alienou-se de Deus em conseqncia de seu pecado, foi ele imediatamente despojado de todas as coisas boas que recebera [Joo Calvino, Exposio de Hebreus, So Paulo: Paracletos, 1997, (Hb 2.5), p. 57]. Ver: Joo Calvino, As Institutas, II.1.5.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 19

celncia fomos reduzidos a uma condio de miservel e humilhante destru89 io. verdade que ela no foi totalmente extinta; mas, infelizmente, quo nfima a poro dela que ainda permanece em meio miservel 90 subverso e runas da queda. Permanecem, portanto, no homem, vestgios do Seu Criador: O primeiro homem foi criado por Deus em retido; em sua queda, porm, arrastou-nos a uma corrupo to profunda, que toda e qualquer luz que lhe foi originalmente concedida ficou totalmente obscure91 cida. (...) S quando aliado ao conhecimento de Deus que alguns dos dotes a ns conferido do alto se pode dizer que possui alguma excelncia real. parte disso, eles se acham viciados por aquele contgio do pecado 92 que no deixou sequer um vestgio no homem de sua integridade original. 2. Ignorncia Espiritual: Antes de pecar, Ado tinha uma compreenso genuna a respeito de Deus. No entanto, aps a sua rebelio, ficou privado da verdadeira luz divina, 93 na ausncia da qual nada h seno tremenda escurido. O seu conheci94 mento tornou-se totalmente nulo quanto salvao. A Queda trouxe srias conseqncias: a morte e a escravido. Como a morte espiritual no outra coisa seno o estado de alienao em que a alma subsiste em relao a Deus, j nascemos todos mortos, bem como vivemos mortos at que nos tornamos 95 participantes da vida de Cristo. O gnero humano, depois que foi arruinado pela queda de Ado, ficou no s privado de um estado to distinto e honrado, e despojado de seu primevo domnio, mas est tambm mantido cativo sob uma degradante e ignomnia escravido.96 Todos ns estamos 97 perdidos em Ado. No teremos uma idia adequada do domnio do pecado, a menos que nos convenamos dele como algo que se estende a cada parte da alma, e reconheamos que tanto a mente quanto o cora98 o humanos se tm tornado completamente corrompidos. O pecado trouxe como implicao a perda do aspecto tico da imagem de Deus.
89 90

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 1, (Sl 8.5), p. 169. Ver: Joo Calvino, As Institutas, II.1.5. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.5), p. 169.

91 91 92 93 94 95 96 97 98

Prefcio de Calvino traduo do Novo Testamento feita por Pierre Olivtan. In: Eduardo Galasso Faria, ed. Joo Calvino: Textos Escolhidos, So Paulo: Pendo Real, 2008, p. 14. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Paracletos, 1999, Vol. 2, (Sl 62.9), p. 579. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.18), p. 137.

Depois da Queda do primeiro homem, nenhum conhecimento de Deus valeu para a salvao sem o Mediador (Joo Calvino, As Institutas, II.6.1). Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.1), p. 51. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.6), p. 171. Joo Calvino, Efsios, (Ef 1.4), p. 24. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 51.5), p. 431.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 20

O homem, em sua queda, foi despojado de sua justia original, sua razo foi obscurecida, sua vontade, pervertida, e que, sendo reduzido, a este estado de corrupo, trouxe filhos ao mundo semelhantes a ele em carter. Se porventura algum objetar, dizendo que essa gerao se confina aos corpos, e que as almas jamais podero derivar uns dos outros algo em comum, eu responderia que Ado, quanto em sua criao foi dotado com os dons do Esprito, no mantinha um carter privativo ou isolado, mas que era o representante de toda a humanidade, que pode ser considerado como tendo sido dotado com esses dons em sua pessoa; e deste conceito necessariamente se segue que, quando ele caiu, todos ns, juntamente com ele, perdemos nossa integridade original.99 A nossa vontade, agora, oposta vontade de Deus: Observemos aqui que a vontade humana em todos os aspectos oposta vontade divina, pois assim como h uma grande diferena entre 100 ns e Deus, tambm deve haver entre a depravao e a retido. 3. Universalidade do Pecado: O pecado atingiu a todos os homens; Pecado no algo peculiar a 101 e ao homem todo: No uns poucos, seno que permeia o mundo inteiro. tocante ao reino de Deus e a tudo quanto se acha relacionado vida espiritual, a luz da razo humana difere pouqussimo das trevas; pois, antes de serlhe mostrado o caminho, ela extinta; e sua perspiccia no mais digna que a cegueira, pois quando vai em busca do resultado, ele no existe. Pois os princpios verdadeiros so como as centelhas; essas, porm, so apagadas pela depravao da natureza antes que sejam postas em seu verdadei102 ro uso. Nascemos pecadores, diferentemente de Ado: Agora no nascemos tais como Ado fora inicialmente criado, seno que somos a semente adul103 terada do homem degenerado e pecaminoso. Todos ns entramos no mundo maculados com o pecado, possudos, como posteridade de Ado, de uma natureza essencialmente depravada e incapazes, por ns mesmos, 104 de almejar tudo quanto bom. O pecado continuar em toda a nossa existncia terrena a exercer influncia sobre ns; por isso, qualquer conceito de perfeccionismo espiritual, que declare que o
99

100

Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 51.5), p. 431-432. Ver: John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House Company, 1996, (Calvin's Commentaries, Vol. XXII), (Tg 3.9) p. 323; As Institutas, I.15.8; II.2.26,27.

101 102 103 104

Joo Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 8.7), p. 266-267. O intelecto do homem est de fato cegado, envolto em infinitos erros e sempre contrrio sabedoria de Deus; a vontade, m e cheia de afeies corruptas, odeia a justia de Deus; e a fora fsica, incapaz de boas obras, tende furiosamente iniqidade (Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO: Logos Editora, 2003, Cap. 4, p. 15). Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.2), p. 52. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.17), p. 134-135. Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.3), p. 56. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 2, (Sl 58.3), p. 518-519.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 21

crente no mais peca, antibblico. A Palavra de Deus ensina enfaticamente que 105 O que nos distingue da ns pecamos, mesmo aps o nosso novo nascimento. nossa antiga condio que no mais temos prazer no pecado; podemos at dizer 106 que o pecado um acidente de percurso na vida dos regenerados. Antes o pecado comandava o nosso pensar e agir, agora ele ainda nos influencia, todavia no mais reina. "O pecado deixa apenas de reinar, no, contudo de neles habi107 tar". Desta forma, podemos dizer que mesmo o homem regenerado, continua "totalmente depravado"; em todas as reas do seu ser h o estigma do pecado; todavia, no de forma to intensa como no no-regenerado. A diferena de grau no de extenso. E) RESTAURAO: A imagem de Deus no homem, corrompida pela queda, restaurada atravs da salvao em Cristo, que tem por objetivo nos fazer imagem e semelhana 108 dEle. Desta forma Cristo nos remodela imagem de Deus. Detalhemos isso: 1. O Ato de Deus: Como se pode depreender, na presente condio, os homens se acham num deplorvel estado a menos que Deus os trate misericordiosamen109 te, no debitando seus pecados em sua conta. No entanto, Deus concede110 nos o Evangelho, que poderoso para reconciliar-nos com Ele. Portanto, sem o
105

106

Quanto trazemos ainda conosco de nossa carne algo que no podemos ignorar, pois ainda que a nossa habitao est no cu, todavia somos ainda peregrinos na terra [J. Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 13.14), p. 462]. "Portanto, assim so os filhos de Deus libertados da servido do pecado mediante a regenerao: no que, como se j havendo adquirido plena posse da liberdade, nada mais de perturbao sintam de sua carne; pelo contrrio, que lhes permaneam perptua causa de luto de onde sejam postos em xeque, mas ainda melhor apreendam sua fraqueza. E nesta matria entre si acordam todos os escritores de juzo mais so: subsistir no homem regenerado uma acendalha de mal, de onde brotem incessantemente desejos que a pecar o atraiam e excitem. Confessam, ademais, que a tal ponto so, destarte, mantidos enredados os santos por essa enfermidade de concupiscncia que no possam obstar que freqentemente sintam comiches e sejam incitados ou licenciosidade, ou avareza, ou ambio, ou a outros vcios" (Joo Calvino, As Institutas, III.3.10). Joo Calvino, As Institutas, III.3.11.

107 108

109

, por isso, o comeo da recuperao da salvao tem-lo nesta restaurao que conseguimos atravs de Cristo, que, por esta causa, tambm chamado Segundo Ado, por isso que nos restitui verdadeira e completa integridade (J. Calvino, As Institutas, I.15.4). Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 32.1), p. 39.

110 Pela lei Deus exige o que lhe devido, todavia no concede nenhum poder para

cumpri-la. Entretanto, por meio do Evangelho os homens so regenerados e reconciliados com Deus atravs da graciosa remisso de seus pecados, de modo que ele o ministrio da

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 22

Evangelho, todos permaneceremos malditos e mortos vista de Deus. No entanto, O propsito do evangelho a restaurao da imagem de Deus em 112 Deste modo, o caminho que resta ns, a qual fora cancelada pelo pecado. ao homem, destitudo de sua glria primeva, o reconhecimento de sua misria e o 113 tornar-se humildemente para Deus, tributando-lhe glria. em nossa restauSe na criao de Ado vemos estampada a graa de Deus, rao espiritual, atravs da regenerao, contemplamos a manifestao da graa de 115 forma muito mais rica e poderosa do que na primeira [criao]. 2. O Processo de Deus em Ns: A nossa restaurao consiste num ato regenerador e renovador de Deus atravs do Esprito. Agora, ela se percebe nos eleitos, em certa medida, na 116 extenso em que foram regenerados pelo Esprito. Contudo, este ato envolve o processo de nos tornar, dia a dia, na imagem de Jesus Cristo que se refaz atravs de nosso crescimento espiritual. Comentando 2Co 3.18, interpreta: A partcula de comparao como: a117 ponta para o mtodo de nossa transformao. na imagem de Deus, isto , atravs da ao transformadora, renovadora do Esprito Santo, por intermdio do 118 evangelho. No evangelho temos uma revelao aberta de Deus. O apstolo Paulo reala a fora renovadora desta revelao e a necessidade de nosso progresso dirio nela. Assim, o evangelho no seria morte nem contemplao infrutfera, porque, atravs dele somos transformados na imagem de 119 justamente por este Evangelho que podemos no s conhecer a Deus Deus; 120 mas ser transformados, progressivamente, na Sua imagem.
114

111

111

justia e da vida [Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1995, (2Co 3.7), p. 70]. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1996, (1Co 4.15), p. 143. O fato de que o Evangelho aroma de morte para os mpios no vem tanto de sua prpria natureza, mas da prpria perversidade humana. Ao determinar um caminho de salvao, ele elimina a confiana em quaisquer outros caminhos [Joo Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 1.16), p. 58]. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78-79. Vd. As Institutas, III.6.1. Cf. Joo Calvino, As Institutas, II.2.1.

112 113 114 115 116 117 118 119 120

Ver: Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.7-9), p. 173-174; J. Calvino, As Institutas, I.15.5; Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, So Paulo: Novo Sculo, 2000, p. 37. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142. Joo Calvino, As Institutas, I.15.4. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78.

Que tampouco estas coisas acontecem todas de uma vez, mas que, por meio da imagem de um progresso contnuo, crescemos no conhecimento de Deus e na conformidade

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 23

Cristo a perfeitssima imagem de Deus, conformados qual, somos de tal modo restaurados que tragamos a imagem de Deus em verdadeira pie121 dade, retido, pureza, entendimento. Na regenerao, atravs da qual te122 mos o incio da restaurao da imagem de Deus em ns, voltamos vida vida 123 124 unidos com Cristo. Deus que nos gerou atravs da Palavra, supernatural 125 O Seu obcom esta mesma Palavra nos alimenta desde a infncia maturidade. 126 jetivo a nossa conformao imagem de Cristo. Ela restaurada no homem ao longo de toda a nossa vida, porque Deus fez sua glria brilhar em ns 127 paulatinamente. Portanto, a nica maneira de entrarmos no reino de Cristo pela renovao segundo a prpria imagem de Cristo.128 neces129 srio dizer que ela [imagem] nos ser restaurada por meio de Cristo. Este crescimento se findar na Segunda Vinda de Cristo, quando seremos transformados definitivamente na Sua imagem: Agora comeamos a exibir a imagem de Cristo, e somos transformados nela diria e paulatinamente; porm, esta imagem depende da regenerao espiritual. Mas, depois, seremos restaurados plenitude, quer em nosso corpo, quer em nossa alma; o que agora teve incio ser levado completao, e alcanaremos, em realidade, o que agora apenas esperamos.130 Ento, pleno fulgor s no cu haver ela 131 de fruir.

da imagem do seu Filho. Este o significado de glria em glria [Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 78}.
121 122 123 124

Joo Calvino, As Institutas, I.15.4. Cf. Joo Calvino, As Institutas, (1541), II.5. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.18), p. 136.

125

A regenerao a nova vida da alma, e que por meio daquela que esta ressuscita dos mortos [Joo Calvino, Efsios, So Paulo: Paracletos, 1998, (Ef 2.1), p. 51]. No h outra vida na alma seno aquela que bafejada em ns por Cristo; de modo que s comeamos a viver quando somos enxertados nele e passamos a desfrutar vida comum com ele [Joo Calvino, Efsios, (Ef 2.4), p. 56]. Elimine-se o evangelho, e todos permaneceremos malditos e mortos vista de Deus. Esta mesma Palavra, por meio da qual somos gerados, passa a ser leite para nos criar, bem como alimento slido para a nossa nutrio contnua [Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, So Paulo: Paracletos, 1996, (1Co 4.15), p. 143]. Ado perdeu a imagem que originalmente recebera; portanto, necessrio dizer que ela nos ser restaurada por meio de Cristo. Por isso o apstolo ensina que o propsito na regenerao guiar-nos de volta do erro quele fim para o qual fomos criados [Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142]. Joo Calvino, Exposio de 2 Corntios, (2Co 3.18), p. 79. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 15.50), p. 488. Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.24), p. 142. Joo Calvino, Exposio de 1 Corntios, (1Co 15.49), p. 488. Joo Calvino, As Institutas, I.15.4.

126

127 128 129 130 131

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 24

F) ALGUMAS IMPLICAES: 1. O Valor do Homem O homem deve ser respeitado, amado e ajudado porque a imagem de 132 Deus. Por mais indigno que seja, na sua condio atual, devemos considerar: A imagem de Deus nele digna de dispormos a ns mesmos e nossas posses a 133 ele. Por isso, no temos de pensar continuamente nas maldades do homem, mas, antes, darmos conta de que ele portador da imagem de 134 Deus. Deus, ao criar o homem, deu uma demonstrao de sua graa infinita e mais que amor paternal para com ele, o que deve oportunamente extasiarnos com real espanto; e embora, mediante a queda do homem, essa feliz condio tenha ficado quase que totalmente em runa, no obstante ainda h nele alguns vestgios da liberalidade divina ento demonstrada para com 135 ele, o que suficiente para encher-nos de pasmo. A Escritura nos ajuda com um excelente argumento, ensinando-nos a no pensar no valor real do homem, mas s em sua criao, feita conforme a imagem de Deus. A ele 136 devemos toda honra e o amor de nosso ser. Esta perspectiva dever nortear sempre a nossa considerao a respeito do ser humano: Visto que o homem foi feito imagem de Deus, devemos consider-lo santo e sagrado de tal forma que ele no pode ser violado sem violar137 mos a imagem de Deus nele. O Senhor ordena que faamos o bem a todos, sem exceo, apesar do fato de que em sua maior parte so indignos, se os julgarmos segundo os seus prprios mritos. Mas a Escritura no perde tempo e nos admoesta no sentido de que no temos que observar tais ou quais mritos dos homens, mas, antes, devemos considerar em todos eles a imagem de Deus, a qual devemos honrar e amar. Singularmente, o apstolo nos exorta a que a reconheamos nos da famlia da f (Gl 6.10), visto que neles a imagem de Deus renovada e restaurada pelo Esprito de 138 Cristo.
132

133 134 135 136 137 138

Ver: Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37-38. Para uma ampliao deste conceito, ver: Francis A. Schaeffer, A Morte da Razo, So Paulo: Cultura Crist, 2002, p. 33ss; Francis A. Schaeffer, Como Viveremos?, p. 52-53; Andr Biler, O Pensamento Econmico e Social de Calvino, So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990, p. 265ss.; Andr Biler, A Fora Oculta dos Protestantes, p. 47; H. Henry Meeter, La Iglesia e El Estado, Michigan: T.E.L.L., (s.d.), Cap. VI e VII, p. 63-91; G.C. Berkouwer, Man: The Imagem of God, Grand Rapids, Michigan: Eerdmans, 1984 (Reprinted), especialmente, p. 148ss. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, Vol. 1, (Sl 8.7-9), p. 173-174. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37. Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO.: Logos Editora, 2003, Cap. 8, p. 27-28. Joo Calvino, As Institutas, (1541), IV.17.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 25

2. A Imagem de Deus e os Crentes: Nos eleitos, os da famlia da f, Deus tem renovado e restaurado por 139 meio do Esprito a imagem de Deus. Como vimos, atravs da regenerao, Deus 140 cria de novo Sua imagem em seus eleitos. Definindo arrependimento, escreve: O arrependimento uma regenerao espiritual cujo objetivo que a imagem de Deus, obscurecida e quase apagada em ns pela transgresso de Ado, seja restaurada. (...) Assim, pois, mediante essa regenerao, somos restabelecidos na justia de Deus, da qual tnhamos sido despojados por Ado. Pois a Deus agrada restabelecer integralmente todos os que Ele 141 adota na herana da vida eterna. Este o grande bem de Deus para os seus: Sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito (Rm 8.28). O bem dos filhos de Deus tornar-se cada vez mais identificado com o seu Senhor (Rm 8.29-30). Neste propsito, at mesmo as aflies cooperam para o bem: Os sofrimentos desta vida longe esto de obstruir nossa salvao; antes, ao contrrio, so seus assistentes. (...) Embora os eleitos e os rprobos se vejam expostos, sem distino, aos mesmos males, todavia existe uma enorme diferena entre eles, pois Deus instrui os crentes pela instrumentalidade das aflies e consolida sua salvao. (...) As aflies, portanto, no devem ser um motivo para nos sentirmos entristecidos, amargurados ou sobrecarregados, a menos que tambm reprovemos a eleio do Senhor, pela qual fomos predestinados para a vida, e vivamos relutantes em levar em nosso ser a imagem do Filho de Deus, por meio da qual somos 142 preparados para a glria celestial. (grifos meus). 3. O Amor ao Prximo Como Uma Implicao da Imagem de Deus no Homem: A imagem de Deus deve ser um vnculo de unio especialmente sagrado. Por isso, aqui no se faz qualquer distino entre amigo e inimigo, 143 pois os perversos no podem anular o direito natural. Deste modo, nosso 144 amor deve ser visivelmente estendido a toda a raa humana. Entretanto, nosso dever de amar o prximo no reside nele mesmo, mas sim na considerao que devemos dar imagem de Deus em todos, qual nada fiquemos a dever tanto de honra quanto de amor. Entretanto, essa mesma imagem deve ser mais diligentemente observada nos domsticos da f [Gl 6.10], at onde
139 140 141 142 143 144

Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 37. Joo Calvino, O Livro dos Salmos, So Paulo: Parakletos, 2002, Vol. 3, (Sl 100.1-3), p. 549. Joo Calvino, As Institutas, (1541), II.5. J. Calvino, Exposio de Romanos, (Rm 8.28,29), p. 293,295. Joo Calvino, Glatas, So Paulo: Paracletos, 1998, (Gl 5.14), p. 164. J. Calvino, Exposio de Hebreus, (Hb 6.10), p. 160.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 26

foi ela renovada e restaurada pelo Esprito de Cristo.

145

Continuando, diz Calvino: Portanto, quem quer que seja dos homens que agora se te depare que carea de tua ajuda, causa no tens por que te furtes e assisti-lo. Dize que ele um estranho: o Senhor, no entanto, imprimiu-lhe um trao que te deve ser de um membro da famlia, em razo de que veda desprezada tua prpria carne [Is 58.7]; dize que ele desprezvel e sem valor: o Senhor, no entanto, mostra ser ele um a quem dignou da honra de Sua imagem; dize que de nenhuns servios seus ests em dvida para com ele: Deus, no entanto, como que o subestabelece em Seu lugar, para com quem hajas, destarte, de reconhecer tantos e to grandes benefcios, com os quais a Si te h Ele envencilhado; dize que indigno ele de que por sua causa faas sequer o mnimo esforo, digna, no entanto, a imagem de Deus, pela qual se te recomenda ele, a que te ofereas a ti prprio e a tudo que 146 tens. No h desculpas para ns nos omitirmos em nosso amor e perdo: Seja quem for que se apresente a ns como necessitado do nosso auxlio, no h o que justifique que nos neguemos a servi-lo. Se dissermos que um estranho, o Senhor imprimiu nele uma marca que deveramos reconhecer facilmente. Se alegarmos que desprezvel e de nenhum valor, o Senhor nos contestar, relembrando-nos que o honrou criando-o Sua imagem. Se dissermos que no h nada que nos ligue a ele, o Senhor nos dir que se coloca no lugar dele para que reconheamos nele os benefcios que Ele nos tem feito. Se dissermos que ele no digno de que demos sequer um passo para ajud-lo, a imagem de Deus, que devemos contemplar nele, digna de que por ela nos arrisquemos, com tudo o que temos. Mesmo que tal homem, alm de no merecer nada de ns tambm nos fez muitas injrias ultrajantes, ainda assim isso no causa suficiente para que deixemos de am-lo, agrad-lo e servi-lo. Porque, se dissermos que ele no merece nada disso de ns, Deus nos poder perguntar que que merecemos dele. E quando Ele nos ordena que perdoemos aos homens as ofensas que nos fizeram ou fizerem, como 147 se o fizssemos a Ele (Mt 6.14,15; 18.35; Lc 17.3). Considerando a possibilidade de nos determos equivocadamente na maldade alheia, diz: Se com nosso amor cubrimos e fazemos desaparecer as faltas do prximo, considerando a beleza e a dignidade da imagem de Deus nele, seremos induzidos a am-lo de corao. (Ver Hb 12.16; Gl 6.10; Is 58.7; Mt 5.44; 148 Lc 17.3,4).

145 146 147 148

J. Calvino, Institutas, III.7.6. Ver tambm: J. Calvino, Exposio de Hebreus, (Hb 6.10), p. 160. J. Calvino, Institutas, III.7.6. Joo Calvino, As Institutas, (1541), IV.17. Joo Calvino, A Verdadeira Vida Crist, p. 38.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 27

4. A Imagem de Deus e a Piedade: Calvino afirma que o brilho da imagem de Deus no homem se constitui em motivo para que este O adore. Ele diz que assim como Deus deve ser adorado por todas as suas obras, Ele o deve ser especialmente pelo homem, em 149 quem Sua imagem e glria peculiarmente brilham. Ele entende que a ofensa ao homem antes de tudo ofensa a Deus, de quem o homem portador da imagem. Deste modo, os verdadeiros adoradores honram a Deus, sem maldizer o seu prximo, que a imagem de Deus. Continua: esta hipocrisia no pode ser tolerada, quando o homem emprega a mesma lngua para adorar a Deus e maldizer o homem. No pode haver nenhum direcionamento a Deus, Seu louvor deve cessar, quando a maledicncia prevalece. Isto a profanao mpia do nome de Deus, quando a lngua virulenta contra o seu irmo e ao mesmo tempo finge adorar a Deus. Desta forma o homem no pode adorar a Deus, a maledicncia contra o nosso irmo deve 150 ser corrigida. Com o propsito de escapar desta implicao, alguns afirmavam que este no um pecado de fato contra Deus, uma vez que a imagem de Deus fora deformada com o pecado. No entanto, Calvino diz que quando algum objeta ao dizer que a imagem de Deus na natureza humana foi manchada pelo pecado de Ado, devemos, entretanto, [responder] que ela foi miseravelmente deformada, mas de uma forma que algumas de suas caractersticas ainda permanecem. Justia, retido e a liberdade de escolher o que bom, foram perdidas. Entretanto muitos dons excelentes, pelas quais ns superamos a rudeza, ainda permanecem. Aquele, pois que verdadeiramente adora e hon151 ra Deus, ter medo de caluniar o homem. A piedade , portanto, uma relao teologicamente orientada do homem para com Deus em sua devoo e reverncia e, a sua conduta biblicamente ajustada e coerente com o seu prximo. A piedade envolve comunho com Deus e o cultivo de relaes justas com os nossos irmos. A obedincia a me da piedade, re152 sume Calvino. 5. A Imagem de Deus e o Quinto Mandamento: Calvino diz que a obedincia a espcie do gnero honra.
149 150 151 152 153 153

imposs-

John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9) p. 322. John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9), p. 322-323. John Calvin, Commentaries on the Epistle of James, (Tg 3.9), p. 323.

John Calvin, Commentaries of the Four Last Books of Moses, Grand Rapids, Michigan: Baker Book House, (Calvins Commentaries, Vol. II/1), 1996 (Reprinted), (Dt 12.32), p. 453. Joo Calvino, Efsios, (Ef 6.1), p. 178. Em outro lugar Calvino explica o significado de honrar os pais: Que os filhos sejam humildes e obedientes a seus pais, os honrem e reverenciem; que

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 28

vel no pensarmos em nosso pai e em nossa me sem sentir profundo respeito; e em relao a eles, a veemncia spera deve ceder lugar brandu154 ra. A paternidade humana uma honra concedida por Deus ao ser humano; Pai de forma absoluta somente Deus. Somos pais, porque Deus outorgou fazer-[nos] 155 Portanto, ao participantes da honra que prpria exclusivamente dEle. intentar contra nosso pai ou me, fazemos guerra com Deus. Pois ele imprimiu a sua estampa neles, e o seu ttulo faz-nos saber que Deus os coloca, 156 como se estivessem, em Seu lugar. Calvino afirma que quando menosprezamos nossos pais e mes, e desprezamos o cumprimento do nosso dever perante eles, Deus expressamente ofendido por isso, no apenas porque quebramos um dos mandamentos da lei, mas tambm porque desprezamos 157 a sua majestade, a qual pais e mes tem de certa forma. Ele argumenta afirmando ser este o motivo de haver severa punio na lei para os filhos desobedientes. Aqueles que desobedeciam aos seus pais no ofendiam a eles primariamente, mas afrontavam a Deus, Quem os instituiu, investindo-lhes de poder e lhes imprimindo Sua imagem. Em suma, a desobedincia aos pais, uma negao do prprio homem, que a imagem e semelhana de Deus. Quando a criana no consegue encontrar em seu corao submisso aos seus pais e mes, e Deus assim fala [condenando], para nos mostrar que este um crime to ultrajante e perverso, pois como se eles estivessem completa158 mente dispostos a abolir sua [prpria] natureza. Os filhos, portanto, cheios do Esprito, revelam a sua condio espiritual no seu relacionamento com os seus pais, amando, obedecendo e honrando-os no Senhor. A autoridade dos pais passa previamente pela submisso ao nosso Soberano Pai que Deus; obviamente a nossa fidelidade a Deus tem a primazia num possvel con159 flito de senhores. E no caso de pais que no agem conforme as instrues bblicas, sendo relapsos e incrdulos, como os filhos devem se portar? vontade do
com seus prprios trabalhos lhes ajudem em suas necessidades, e que estejam a seu mandado, como so a eles obrigados [Joo Calvino, Catecismo de Genebra, Perg. 186. In: Catecismos de la Iglesia Reformada, p. 69]. Acrescenta: Pouco importa que sejam dignos ou indignos de receber esta honra, pois, sejam o que sejam, o Senhor nos deu por pai e me e deseja que lhes honremos [Juan Calvino, Breve Instruccion Cristiana, p. 24]. Ver: J. Calvino, As Institutas, II.8.35-36.
154 155

Joo Calvino, As Pastorais, So Paulo: Paracletos, 1998, (1Tm 5.1), p. 128.

156 157 158 159

John Calvin, Sermons on Ephesians, Carlisle: Banner of the Trurth, 1987 (reimp), p. 623. Aqueles a quem faz partcipes destes ttulos ilumina-os como que com uma centelha de Seu fulgor, de sorte que sejam, cada um, dignos de honra de conformidade com sua posio de eminncia. Destarte, aquele que nos pai, nele prprio reconhecer algo divinal, porquanto no sem causa portador do ttulo divino [Joo Calvino, As Institutas, II.8.35]. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623. John Calvin, Sermons on Ephesians, p. 623. Vd. J. Calvino, As Institutas, II.8.38.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 29

Senhor que sirvamos queles que nos colocaram nesta vida. No importa se eles so ou no dignos desta honra porque, seja o que forem, eles nos foram 160 Dedados como pais e mes pelo Senhor que deseja que os honremos. vemos ter em mente que todos ns estamos sujeitos Lei de Deus: Maridos, esposas, pais e filhos.Ao contrrio, ento, o fato que nenhum de ns deve ficar verificando como o outro cumpre ou no o seu dever, mas cada um de ns deve tosomente ter em mente e diante dos olhos o que deve fazer para cumprir o seu pr161 prio dever. Portanto, os filhos devem perseverar em obedecer e honrar seus pais, visto que isto justo diante de Deus e Ele mesmo efetuar a Sua justia conforme o Seu propsito eterno. A nossa vida espiritual no pode estar dissociada do nosso viver cotidiano; o Esprito deu-nos uma nova tica na qual a nossa compreenso da vida foi mudada e, consequentemente, as nossas relaes foram refeitas luz da nossa nova compreenso e do poder do Esprito. O tratamento digno e respeitoso que conferimos aos nossos pais uma evidncia da nossa comunho com o Esprito (Cl 3.20). Essa obedincia no Senhor justa diante de Deus e, na obedincia fiel a Deus, somos abenoados por Ele mesmo.

Consideraes Pontuais:
Como vimos, desde o lIuminismo prevalece a compreenso de que o homem, atravs da sua razo, a lei para si mesmo; ele quem se governa (autonomia) no um outro (heteronomia). Dentro desta perspectiva otimista, cria-se uma religio humanista, centralizada pela idia do homem e de suas potencialidades. Deste modo, o homem deve desenvolver a fora da sua razo, para que possa entender a si prprio, as suas relaes com os seus semelhantes e o lugar que ocupa no universo. (...) Dentro do esquema da religio humanista, Deus aparece como smbolo dos 162 prprios poderes humanos, do que o homem procura realizar na vida, e no como smbolo de fora e dominao, escravizando o homem pelo seu poder. Isto o 163 que sustenta o psicanalista Erich Fromm (1900-1980). Para ele, a religio que parte do Outro, de Deus, ele considera um sentimento testa autoritrio, to bem 164 representado por Calvino. O secularismo consiste na pretenso humana em ser autnomo, reduzindo a realidade nossa percepo limitada do concreto: O real o concreto ou o que do concreto se pode perceber. Aqui temos uma questo epistemolgica. No secularismo a criatura assume o lugar de Criador (Rm 1.25); Deus descartado ou, no mnimo colocado num lugar decorativo onde a sua presena no notada nem a sua falta sentida. Aqui temos um "atesmo prtico." Notemos que a autonomia sempre ser
160 161 162 163 164

Joo Calvino, Instruo na F, Goinia, GO: Logos Editora, 2003, Cap. 8, p. 27 Joo Calvino, As Institutas, (1541), IV.16.

Cf. Erich Fromm, Psicanlise e Religio, 2 ed. Rio de Janeiro: Livro Ibero-Americano, Ltda., 1962, p. 61. Erich Fromm, Psicanlise e Religio, p. 47-48. Erich Fromm, Psicanlise e Religio, p. 46.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 30

heteronmica, visto que no h alternativa: ou servimos ao pecado ou seja, a ns 165 mesmos e nossa perspectiva distorcida da realidade , ou servimos a Deus, em Quem de fato temos uma "autonomia teolgica". Num mundo amplamente secularizando, onde os valores terrenos tendem a cada vez mais no simplesmente ter a hegemonia, mas, a totalidade da existncia humana, creio que a compreenso de Calvino e da Teologia Reformada tm um papel muito especial a desempenhar na sociedade em apontar de forma concreta para o sentido da vida humana e a necessidade do homem relacionar-se com o seu Criador. "Somente quando h f na conexo orgnica do Universo, haver tambm a possibilidade para a cincia subir da investigao emprica dos fenmenos especiais para o geral, e do geral para a lei que governa acima dele, e desta lei para o princ166 pio que domina sobre tudo", conclui Kuyper. O homem partilha de duas identidades: uma divina e outra animal. Em certo sentido ns no somos diferentes dos ces, gatos, macacos e de outros animais, visto que todos ns fomos criados por Deus; neste sentido h, digamos assim, uma igualdade: toda criao proveniente da vontade de Deus. Salomo, na velhice, mostrando a nulidade da sabedoria do homem e a fragilidade da vida humana, escreve: "Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo Ihes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos tem o mesmo flego de vida, e nenhuma vanglria tem o homem sobre os animais; porque tudo vaidade. Todos vo para o mesmo lugar; todos procedem do p, e ao p tornaro" (Ec 3.19,20). Se por um lado o homem partilha com os outros animais de uma identidade de criao, por outro, estabelece-se biblicamente uma grande distncia entre o homem e o resto da criao porque fomos criados imagem de Deus, por isso, somos seres pessoais como Deus , temos uma personalidade que permite no nos limitarmos ao nosso corpo, embora este faa parte de ns e no lhe seja algo mau, inferior ou desprezvel: a alma e o corpo so criaes de Deus e, Ele mesmo pelo Seu poder ressuscitar o nosso corpo na vinda gloriosamente triunfante de Jesus Cristo. Entretanto, o homem tem seus limites fsicos, intelectuais, morais e espirituais; isto se deve basicamente por ser ele criatura e no Criador e, tambm, em decorrncia do seu pecado que trouxe como conseqncia a morte (Rm 6.23). A Bblia apresenta com freqncia as limitaes do homem e, em muitas das vezes, a nossa debilidade manifesta em decorrncia da comparao feita entre ns criaturas e Deus Criador e Senhor de todas as coisas. A Teologia deve acenar de forma contundente para a questo da necessidade do homem que agoniza em seus referenciais seculares, mostrando o caminho do transcendente, do Deus da revelao bblica como Aquele que confere sentido existncia e a todo saber. A Palavra nos diz que Jesus Cristo morreu, segundo a vontade de Deus, para nos libertar do domnio do mundo, dos valores da mundanidade que contaminam nossa
165 166

Ver Emil Brunner, O Escndalo do Cristianismo, So Paulo: Novo Sculo, 2004, p. 10. Abraham Kuyper, Calvinismo, So Paulo: Editora Cultura Crist, 2002, p. 123.

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 31

maneira de perceber e atuar na realidade, a fim de que vivamos para Ele. Paulo escreve: "O qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai" (GI 1.4). Numa sociedade onde a realidade socialmente construda no h lugar para absolutos; tudo torna-se relativo. Deste modo, tudo possvel dentro dos significados conferidos pelas pessoas individualmente. Acontece, que o homem em sua finitude envolto no paradoxo de sua animalidade e prodigialidade, to bem descrito por 167 Pascal (1623-1662) precisa de um referencial para si fora de si mesmo e da sociedade na qual est inserido. Nesta altura, parece-nos oportuno o comentrio de Lloyd-Jones (1899-1981), quando observa que Jesus Cristo viveu sculos depois de um perodo de exuberncia intelectual, marcado pelos maiores luminares do pensamento grego Scrates, Plato e Aristteles , no entanto, diante de um auditrio de formao modesta e em geral de recursos dbeis, Jesus diz: "Vs sois a luz do 168 mundo" (Mt 5.14). Na realidade, e isto extremamente estimulante, a Igreja como povo de Deus desafiada em sua prpria existncia e testemunho a ser o sal da terra e luz do mundo; e isso ela faz, no pelo acmulo de conhecimento que sem dvida atravs da histria tem revelado de modo indelvel a "graa comum" de Deus , nem pela acomodao aos valores hodiernos buscando uma maior popularidade, mas no discernimento dado por Deus para agir no mundo, com a sabedoria do alto, aquela que d sentido e utilidade eficaz ao conhecimento. Sem a sabedoria concedida por Deus, o conhecimento humano toma-se motivo de pretenso frvola ou um fardo que nos permite ver mais claramente aspectos da realidade sem, contudo, ter a soluo definitiva. O iluminismo sobre muitos aspectos trouxe no a luz, mas as 169 trevas. Ele props uma autonomia que jamais poderia ser alcanada, visto que a genuna "autonomia" exige a coragem da "teonomia", a submisso aos princpios de Deus expressos em Sua Palavra. Sem o discernimento concedido por Deus, no temos condies de avaliar a nossa poca e apresentar a resposta crist ao desespero do homem sem Deus e sem valores definidos. Os valores reais no so simplesmente socialmente construdos, antes provm do Deus transcendente e pessoal que Se revela e Se relaciona conosco. Portanto, a esperana para o mundo em ltima instncia, no est na cincia, mas nos homens fiis a Deus, que usam dos recursos fornecidos por Deus para a Sua Glria. Deste modo, a Igreja como luz do mundo e sal da terra, se constitui numa bno inestimvel para toda a humanidade. Esta verdade precisa ser proclamada quer pela palavra quer, principalmente pela nossa perspectiva do mundo que se materialize em nossas aes. A f crist que no se materializa no de fato
" perigoso fazer ver demais ao homem quanto ele igual aos animais, sem lhe mostrar a sua grandeza. ainda perigoso fazer-lhe ver demais a sua grandeza sem a sua baixeza. ainda mais perigoso deix-Io ignorar uma e outra. Mas muito vantajoso representar-lhe ambas" [Blaise Pascal, Pensamentos, So Paulo: Abril Cultural, (Os Pensadores, Vol. XVI), 1973, V1.418. p. 139].
168 169 167

D.M. Lloyd-Jones, Estudos no Sermo do Monte, So Paulo: FIEL., 1984, p. 151.

Conforme j citamos: No tocante ao reino de Deus e a tudo quanto se acha relacionado vida espiritual, a luz da razo humana difere pouqussimo das trevas; pois, antes de ser-lhe mostrado o caminho, ela extinta; e sua perspiccia no mais digna que a cegueira, pois quando vai em busca do resultado, ele no existe. Pois os princpios verdadeiros so como as centelhas; essas, porm, so apagadas pela depravao da natureza antes que sejam postas em seu verdadeiro uso [Joo Calvino, Efsios, (Ef 4.17), p. 134-135].

O homem como imagem e semelhana de Deus Uma Perspectiva Reformada Rev. Hermisten 24/12/09 32

Cristianismo. A questo antropolgica , na realidade, uma questo teolgica. A nossa verdadeira humanidade est em nossa reconciliao com Deus em Cristo Jesus, se evidenciando em nossa conformidade Sua imagem (Rm 8.29).

Maring, 24 de dezembro de 2009. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa

Anda mungkin juga menyukai