Anda di halaman 1dari 18

CORPO E BIOTECNOLOGIA: a indagao das fronteiras humanas em Stelarc

SIMON, Cristiana Liebeld


Bacharel UFRGS cristiana.simon@gmail.com

GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira


Doutora UFRGS sandrapgon@terra.com.br

RESUMO Resultado de pesquisa monogrfica, este artigo analisa os conceitos contemporneos que norteiam a proposta artstica do australiano Stelarc, e a sua viso do corpo humano, tendo como linha condutora a relao entre corpo, biotecnologia e arte. A inteno contribuir para a discusso sobre o comparecimento da tecnologia como agente acelerador das inquietaes do homem contemporneo para com o seu corpo, tendo a produo artstica de Stelarc como um exemplo desse fenmeno. O conceito de corpo investigado nesse processo. Por fim, esse conceito aplicado produo artstica de Stelarc na anlise do pressuposto basilar de sua obra: o corpo humano obsoleto. O resultado obtido a verificao do corpo como local de reflexo e da arte como entidade que promove, antecipa e expe essa reflexo atravs do debate da crescente presena da tecnologia em todos os mbitos da vida. Palavras-chave: Stelarc. Corpo. Biotecnologia. Arte.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

69

1 INTRODUO Resultado de pesquisa monogrfica, este artigo tem como tema a tica do australiano Stelios Arcadiou Stelarc sobre corpo humano. Esse artista apresenta-se no campo da chamada body art ciberntica com uma vasta produo terica e performtica, sempre buscando apontar as deficincias do corpo humano e sua crescente e consequente obsolescncia. A partir de um estudo analtico do corpo tendo como recorte a sociedade contempornea ocidental, buscaremos identificar que caractersticas Stelarc atribui como sintomticas para a associao do corpo humano a uma estrutura obsoleta. Analisaremos aqui o caminho feito pelo artista dentro de um campo conceitual apoiado em e fundamentado por questes como o crescente avano das biotecnologias, da engenharia gentica, da medicina e da cincia e procuraremos investigar como essas questes influenciam a obra de Stelarc, apontando que elementos o australiano retira delas para usar como cimento de seu trabalho. Nosso interesse pelo tema nasce da observao de uma intensa abordagem do corpo na mdia contempornea. Percebe-se a o corpo como elemento central e orientador de preocupaes. E , de fato, uma inquietao justificada, pois nele que os processos sociais se do a ver. na superfcie Stelarc dir interface do corpo que as relaes sociais acontecem. Este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliogrfica que inclui Francisco Ortega (2008), Ieda Tucherman (1999), Paula Sibilia (2002) e Lucia Santaella (2003, 2004) como orientadores no desdobramento do tema. Utilizaremos ainda declaraes de Stelarc retiradas de seu website oficial, entrevistas e eventos em que o artista esteve presente, alm de outros materiais de fonte terica. Evidenciaremos nessa apresentao aspectos gerais da produo artstica de Stelarc, assim como faremos um desdobramento do corpo como estrutura orgnica obsoleta, conforme a premissa do artista. Espera-se, por fim, alcanar um entendimento da proposta artstica de Stelarc e do vis biotecnolgico e ps-humano por ele demonstrado.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

70

2 CORPO: CONDIO E INSTRUMENTO DE VIDA Lugar da medicina, da antropologia, das mais variadas expresses culturais e de receios e fantasmas, o corpo o elemento central de uma inescapvel histria de finitude. Bero da vida, tambm o que nos torna mortais. Essa condio corporal1 que permeia a existncia humana revela a fragilidade de sua composio. A materialidade do corpo surge nas referncias rudez da carne2, ao seu aspecto palpvel e corruptvel. Aparece tambm no corpo que se contamina ao ser tocado pelo desconhecido, e mesmo no que se antecede, sentindo medo de falhar. Entende-se o corpo humano como uma configurao orgnica, um sistema integrado em que uma nica desordem pode causar sua inrcia.
H, em primeiro lugar, um invlucro da pele, dentro do qual se aninha um aparato fsico-fisiolgico, uma espcie de caixa semifechada de carne, sangue, ossos, msculos, nervos, rgos. Esse o real do corpo, o corpo que o humano compartilha com o animal, um corpo que sofre vicissitudes do tempo, sobrevive, sente dor, adoece, envelhece, morre (SANTAELLA, 2004 p. 141).

De um lado, existe um corpo perecvel, entregue sua prpria genealogia. Esse corpo, exposto corrupo e tido como nico paradeiro, necessita de cuidados e constantes atualizaes de modo a se manter ntegro pelo maior tempo possvel. Debatemo-nos, por outro lado, com um corpo ainda no corrompido pelo tempo, cultuado na publicidade e venerado em diferentes mdias visuais. um corpo de esbeltas formas e acentuada potncia fsica e sexual, de clulas jovens e saudveis, em que nada parece escapar ao controle. Nisso, anseia-se para o corpo uma moldagem eficaz e bela, um lar que possa lhe servir e que suporte riscos e impactos a que nossa matria est submetida diariamente. Busca-se um corpo que acompanhe a subjetiva e ntima jovialidade da alma e suas ambies terrenas. E importante perceber que no do corpo, especificamente, que esses questionamentos existenciais emanam, mas em direo a ele. Hoje o homem procura, por meio da cincia, da medicina e da tecnologia, um envoltrio que acolha seus desejos mais (e menos) humanos: o equipamento de vida3 perfeito; um corpo (re)construdo pelas biotecnologias nascentes, malevel e dcil. H, nessa desesperada tentativa de superao, uma pretenso de ordem transcendental: o homem no quer morrer. Essa dificuldade do ser humano em ultrapassar a percepo esttica do corpo e, por sua vez, buscar concili-la ao ciclo natural de vida e de envelhecimento, entendendo a morte como parte deste ciclo, o que sustenta o avano das tecnologias da imortalidade. Vivemos a poca de efervescncia das tecnologias da vida. A morte
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

71

parece deixar de ser uma condio da vida, tornando-se uma fronteira relativa ao avano potencialmente infinito da tecnobiologia (GONALVES, 2009, online). A incorporao de todo tipo de prteses, assim, delineia cada vez mais uma sutil interface entre corpos e mquinas. Entregue s novas cadncias da tecnocincia, o corpo humano parece ter perdido a sua definio clssica e a sua solidez analgica: inserido na esteira digital, ele se torna permevel, projetvel, programvel (SIBILIA, 2002, p. 18). Vemos, no lugar do horror, a seduo nos novos corpos que surgem como realizao da promessa tecnolgica. (TUCHERMAN, 1999, p. 154). A crise do corpo como entidade orgnica coloca em xeque os limites e a estabilidade que sustentavam a noo moderna de corporeidade. Se as novas tecnologias prometem uma vida expandida, como lidar com essa promessa em confronto com nossa humanidade e com aquilo que, desde sempre, expressou nossa natureza orgnica? E mais, se surgem novos conceitos ligados a essa mesma organicidade, que julgvamos perpetuada, como lidar com o que estamos deixando de ser?

3 O CORPO SOB O DOMNIO DE SEU TEMPO A ideia do corpo (re)construdo para alm de sua naturalidade, pensado como uma estrutura evolutiva, est intimamente ligada ao pensamento de uma sociedade que o acomoda dessa forma, assim como tambm relaciona-se s suas tradies e velocidade com que essa sociedade respira suas prprias descobertas. Dar ao organismo uma dimenso menos orgnica e mais hbrida parece ser a prerrogativa de Stelarc, artista para quem a nossa composio material , na verdade, responsvel pelo aprisionamento do corpo:
Pode parecer potico quando eu falo do obsoletismo do corpo humano atual, mas a viso que eu tenho no utopia. Se j se pode fertilizar fora do corpo humano e alimentar um feto fora do tero feminino, ento tecnicamente falando podemos ter vida sem nascimento. E se at podemos substituir partes do corpo humano que funcionam mal e colocar l componentes artificiais, ento mais uma vez, tecnicamente falando no h necessidade de morte. Chegamos a uma situao em que a vida j no mais condicionada pelo nascimento e pela morte. O corpo no necessita mais ser reparado, pode simplesmente ter partes substitudas (STELARC, 2001, online, traduo nossa).

Essa discusso e o proposto redimensionamento do corpo so resultantes de questionamentos de carter biolgico e tecnocientfico, mas tambm de ordem filosfica e de uma viso secular e transitria da corporeidade, necessariamente vinculada sua poca. O corpo precisa ser dissecado a partir de uma reflexo
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

72

interdisciplinar. A construo de um pensamento sobre ele deve ser regida pelas possibilidades proporcionadas pelo perodo histrico e social ao qual ele pertence, dentre elas os costumes, a cincia, a medicina, a religio, a poltica, as artes e a cultura. Falar dele, portanto, passa tambm (e principalmente) por uma abordagem do que acontece fora dele, ao seu redor. na pele que as relaes sociais emergem. [...] O corpo , ele prprio, um processo. Resultado provisrio das convergncias entre tcnica e sociedade, sentimentos e objetos, ele pertence menos natureza do que histria (SANTANNA, 1995, p. 12). Na Idade Mdia, nascer em uma era crist no significava nascer cristo. Assumir a f em Cristo e aceit-la como guia correspondia a uma experincia de transformao em que o corpo funcionava como alvo de sacrifcios e penitncias. Esse processo de purificao comeava no batismo e deveria acompanhar o cristo por toda a sua vida, em um rompimento das relaes da carne com o lugar, com os afetos individuais e os prazeres.4 Era uma renncia ao erotismo. O corpo cristo medieval era um corpo violentado. Se bem governado, servia como caminho para a redeno, tornando-se escravo da salvao ps-vida. Gregrio Magno5, no limiar do medievo, chegou a qualificar o corpo como abominvel vestimenta da alma. Nessa poca tambm, os monges, ao servirem como modelos de vivncia para quem aspirava vida sacra, mutilavam seus corpos, expondo-os ao jejum e ao suplcio. Ao contrrio do homem cristo e tambm com libertrias diferenas em relao ao homem moderno, o indivduo contemporneo ele, o seu corpo. Ele desvenda seus cantos, usos; , ao mesmo tempo, sujeito e objeto de suas edificaes corporais. Ele no apenas habita este corpo para o usufruto futuro de um paraso prometido; o mundo das mercadorias, das drogas eletrnicas, das tecnologias biomdicas tornou-lhe o paraso acessvel no aqui e agora [...] (GONALVES, 2009, online). A salvao contempornea, transcendental e expandida, est em descobrir-se, desvelar-se e ver o fenmeno esttico acontecer na prpria carne. A virada na forma de entendimento do corpo que de um instrumento para atingir a salvao passou a ser ele mesmo a salvao terrena comeou a dar-se na reforma protestante, que aquece a eroso do poder teocrtico da Igreja Catlica. Preconiza-se, nos argumentos protestantes, uma relao direta com Deus pela leitura da Bblia, o que contribui para o nascimento de uma grande transformao social: o individualismo. O comportamento individualista surge como nsia, como desejo de aproveitar a vida. H urgncia no usufruto dos prazeres, inclusive os da carne. O ideal renascentista
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

73

nasce ento com a valorizao do homem e da natureza, em oposio ao divino e supervalorizao da alma sobre o corpo. Se a poca teocrtica investia numa utopia espiritual aps a morte, a sociedade agora investe na utopia material em vida. possvel a felicidade, o prazer, a alegria antes da morte (MARCONDES FILHO, 1994, p. 26). E essa felicidade poderia agora ser buscada atravs de uma valorizao mais ampla da pele, do tato e da beleza corporal. Nas artes, o corpo retratado de forma mais realista. Os estudos sobre a anatomia humana realizados atravs da prtica da dissecao de cadveres instituem um modelo de arte baseada na investigao, no embasamento cientfico do corpo. Temos, ento, um corpo aberto, esquadrinhado. Alm disso, o cientificismo moderno desmitifica o bom funcionamento do corpo como uma graa divina. O corpo humano passa a pertencer ao homem, na transio de uma dinmica social teocntrica para uma organizao antropocntrica.

A imagem que se cria do corpo a de um artifcio cultural que deve ser preparado para o espao social. No o corpo cru, mas o corpo do j cozido. Como nos lembra Bragana de Miranda: Corpo prprio, propriedade do corpo, tudo isso so caractersticas da maneira como o contratualismo moderno fez de cada sujeito o proprietrio legtimo de sua carne (MIRANDA apud TUCHERMAN, 1999, p. 86).

As descobertas modernas atingiram uma velocidade cada vez maior, atuando como foras desestabilizadoras do tempo. O prprio ideal humanista, e por vezes sua mrbida curiosidade, colocou o espao, e tambm o corpo inserido nesse contexto, em um processo de desterritorializao que se acentuou, e continua evoluindo na contemporaneidade.

4 A CRISE DO CORPO A experincia da modernidade (TUCHERMAN, 1999) proporcionou uma revoluo vital no pensamento ocidental, porm, algo, talvez irrecupervel, foi perdido no caminho, engolido e desqualificado pela velocidade dos acontecimentos: a noo do real e do que organicamente possvel. Quando a modernidade desembocou, por fim, no que se chama de ps-modernidade ou mais exatamente, de contemporaneidade a organicidade do ser humano e a sua prpria humanidade entrou no centro dos debates.
As revolues tecnolgicas configuraram um tempo onde as coisas acontecem antes de terem sido desejadas. O novo valor de investimento do nosso mais imediato ontem tambm o nome da
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

74

angstia do nosso hoje, j que nos inclui na pergunta: Que humanos somos ns? A que nova raa pertencemos? O que hoje a nossa corporeidade. Modifica-se o ambiente, a questo e os afetos: agora no se trata apenas do que podemos ser ou fazer, mas tambm, e principalmente, se podemos controlar aquilo que faremos e o resultado do que fizermos. Curiosamente, nossos poderes escapam de nossos poderes. E, como um mote, atingem-nos diretamente na carne, isto , naquilo que o corpo protegia (TUCHERMAN, 1999, p. 17).

A crescente interseco da cultura com a tecnologia colocou o corpo em problematizao a partir do momento em que questiona o seu lugar no mundo, seus limites, suas fronteiras e funes.
Em uma era de possibilidades ilimitadas, o corpo se torna uma medida do excesso, uma medida da possibilidade de ir alm de si mesmo e se suas limitaes fsicas. Esse o fenmeno de hibridizao do corpo com as tecnologias: o ciborgue, o organismo tecnologicamente estendido que liga ritmos biolgicos e o universo miditico atravessado por fluxos de informao. esse corpo que venho chamando de biociberntico, um corpo ciborgue, cujo organismo est tecnologicamente estendido: um corpo que comea na esfera biolgica e nunca termina na medida em que se estende pelos pontos mais distantes do raio de ao dos sensores e recursos de conexo remota (SANTAELLA, 2004, p. 75).

Sofrendo e refletindo, assim, os sinais de uma complexidade tecnolgica crescente, o corpo humano comea a passar por transformaes que se mostram suficientes para afetar todas as suas dimenses, desde o fisiolgico at o sensorial, afetivo e mental.

5 STELARC E O CORPO OBSOLETO O corpo est obsoleto. Estamos no fim da filosofia e da fisiologia humana. O pensamento humano recua para o passado (STELARC, site oficial, traduo nossa). Para o artista performtico australiano Stelarc6 ou, mais formalmente, Stelios

Arcadiou , o corpo uma estrutura biologicamente inadequada (STELARC, site oficial, traduo nossa), fadada ao fracasso caso no se renda s possibilidades de expanso fsica e cognitiva proporcionadas pela tecnologia atravs de prteses robticas e biotecnolgicas. O artista engloba em suas performances ideias multidisciplinares materializadas em emaranhados de fios, dispositivos tecnolgicos, estudos de inteligncia artificial, anatomia, e entrega-se aos avanos da cincia para provar que suas obras so possveis de aplicao no real (ou na realidade) e que so
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

75

reverberaes de uma crescente perda de humanidade do homem. A vulnerabilidade dos sistemas orgnicos e as limitaes fsicas e cognitivas do corpo que adoece, morre, sente a mudana das estaes, se cansa, necessita de cuidados contnuos, como alimentao, hidratao e repouso, e no consegue assimilar e armazenar a quantidade e variedade de informaes produzidas (PIRES, 2005, p. 9596) no permitem que o homem acompanhe e absorva suficientemente os produtos da rpida evoluo cientfica e tecnolgica. Segundo Stelarc, o corpo sua composio fsica deveria ser constantemente atualizado.7 Isso possibilitaria a absoro e a utilizao da quantidade de informaes que recebe do ambiente externo a seu favor. Stelarc iniciou sua carreira em 1968, poca em que criou os primeiros ambientes de imerso virtual da histria da arte (LABRA, 2007, online). Quase uma dcada depois (de 1976 a 1988), o artista ficou conhecido por realizar performances de suspenso8 ao ar livre e em galerias de diversos pases, como Dinamarca, Japo (figura 1, abaixo), Estados Unidos e Austrlia. Nessas apresentaes, o objetivo era testar as fronteiras fsicas do corpo: pux-lo, estic-lo, rasg-lo, modific-lo.
Figura 1: Sitting / Swaying Event for Rock Suspension, performance de suspenso realizada na Tamura Gallery, em Tokio, em 11 de maio de 1980.

Fonte: site oficial de Stelarc: web.stelarc.org.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

76

As apresentaes seguintes de Stelarc partiram para um caminho diferente do seguido com as suspenses e passaram a buscar possveis rearquiteturas para as funes motoras do corpo. As performances envolveram a criao de uma terceira mo robtica (Third Hand, na figura 2, abaixo), um terceiro brao robtico (Extended Arm) e uma mquina de andar semelhante a uma aranha, com seis pernas pneumticas controladas atravs dos movimentos dos braos de Stelarc (Exoskeleton). O artista buscou na robtica aplicada ao corpo solues para questes primrias, como, por exemplo, a dificuldade de dominar a escrita com ambos os braos ou a (baixa) velocidade de locomoo de nossas pernas. Houve, alm disso, uma preocupao de ordem hierrquica: por que os braos e seu movimentos no poderiam ocupar um lugar de comando sobre os movimentos das pernas? Seria possvel que esse comando no fosse exclusivamente uma atividade cerebral?
Figura 2: Handswriting Evolution, performance de apresentao do projeto The Third Hand, na Maki Gallery, em Tokio, em 22 de maio de 1982.

Fonte: site oficial de Stelarc: web.stelarc.org.

Em 2007, Stelarc foi ainda mais alm, causando controvrsia ao realizar um projeto pelo qual lutou por quase dez anos: o implante de uma orelha no prprio antebrao esquerdo, na obra batizada de Ear on Arm (figura 3, abaixo). A orelha era
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

77

uma prtese de cartilagem produzida a partir de DNA humano. A demora para a execuo do projeto deu-se porque o artista teve grande dificuldade para encontrar um cirurgio que se dispusesse a realizar a cirurgia. No havia uma necessidade clnica que justificasse a operao9, o que despertou um debate tico no meio. O que estava em jogo novamente na obra de Stelar era o reordenamento do corpo. Esperava-se, com o trabalho, aplicar mobilidade a uma parte do organismo j acomodada. O artista nunca chegou a passar da etapa de construo da forma de uma orelha sob a pele do brao. At o momento, a terceira orelha do artista no faz parte de um aparelho auditivo, ou seja, no desempenha a funo auditiva.
Figura 3: Ear on Arm (2007).

Fonte: site oficial de Stelarc: web.stelarc.org.

Representante de uma corrente da ciberarte denominada body art ciberntica,


Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

78

Stelarc explora e prolonga a noo de corpo e a sua relao com a tecnologia por meio de mquinas de interfaces humanas que incorporam imagens mdicas, prteses, robs, sistemas de realidade virtual (VR Systems) e internet (STELARC, site oficial, traduo nossa). Seu interesse est principalmente em experimentos alternativos que demonstrem quais as possibilidades de o corpo alcanar uma dada expanso motora, sensorial e cognitiva. Para Stelarc, o corpo um espao a ser esculpido no esteticamente, mas funcionalmente , uma mdia de experincia. Stelarc testa a materialidade do corpo do seu prprio corpo usando conceitos retirados da arte contempornea, da cincia e de dispositivos tecnolgicos. A partir do seu trabalho, o artista prope um redesign do corpo humano, que para ele apresenta falhas bsicas de engenharia (STELARC, 2001).
O corpo no uma estrutura muito eficiente nem muito durvel. Ele geralmente funciona mal e cansa rapidamente. Seu desempenho determinado pela sua idade. suscetvel doena e est condenado a uma morte certa e precoce. Seus parmetros de sobrevivncia so muito pequenos - s pode sobreviver semanas sem alimento, dias sem gua e minutos sem oxignio (STELARC, site oficial, traduo nossa).

Nesse sentido, os espaos hbridos e eletrnicos propostos por Stelarc reestruturariam a arquitetura do corpo e multiplicariam a sua liberdade operacional. Em uma entrevista concedida produtora Contemporary Arts Media, da Austrlia, Stelarc complementa:
Aqui [em sua produo artstica] temos a arquitetura biolgica do corpo, e quando voc adiciona tecnologia a ele, voc pode estender tipos de habilidades operacionais. O corpo visto como uma estrutura; no como um tema, mas como um objeto; no como um objeto de desejo, mas possivelmente como um objeto de design. [...] O corpo visto aqui visto como um meio de escultura, inserido no espao entre outros elementos esculturais. [...] O corpo no visto como uma personalidade ou um gnero10, e sim como uma arquitetura evolutiva (STELARC, 2005, online, grifo do autor, traduo nossa).11

Para Stelarc, na era ps-humana, o corpo chega a um momento histrico e cultural em que sua definio aparece difusa e confusa em meio velocidade e rarefao do tempo. Mas no somente isso. Alcanamos um momento na histria da humanidade em que as nanoengenharias e as biotecnologias so desenvolvidas de forma rpida justamente para atender s necessidades e aos desejos de um corpo que j no mais essencialmente humano, mas ps-biolgico. Em uma passagem de seu website, o artista chega a afirmar a ideia de que o ser humano hoje, inevitavelmente, zumbi e
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

79

ciborgue ao mesmo tempo, pelo fato de se alimentar de uma noo de humanidade e corporeidade j inaplicvel, mas, em contrapartida, no absorver uma realidade que j est presente e que sempre esteve, na verdade, em maior ou menor grau: ns sempre estivemos ligados tecnologia.
Ns no deveramos ter um medo Frankensteiniano de incorporar a tecnologia ao corpo, e ns no deveramos considerar nossa relao com a tecnologia de uma maneira faustiana como se ns estivssemos de alguma forma vendendo nossas almas porque estamos utilizando energias proibidas. Minha crena de que a tecnologia , e sempre tem sido, um apndice do corpo (STELARC, 1995, online).

Para a pesquisadora Lucia Santaella (2003), um dos grandes dilemas da noo contempornea de ser humano est vinculado diretamente e de forma incondicional s mudanas pelas quais o corpo humano vem passando. Segundo Santaella, o imenso potencial de integrao entre a robtica, a engenharia gentica e redes neurais levanos a crer que, de fato, estamos nos aproximando de um momento em que a distino entre vida natural mida e orgnica e a artificial fruto de uma hibridez biotecnolgica no ter mais pilares em que se sustentar (SANTAELLA, 2003). A verdade, segundo Stelarc, que as barreiras que definem a condio humana a vida, comeando no nascimento, e a morte j foram quebradas. J podemos fertilizar um vulo fora do tero e nutrir o feto em um ambiente artificial. Sem uma gestao natural, tecnicamente, no haver um nascimento. E se o corpo receber uma nova reconfigurao que o modele acessvel substituio de peas com defeito12, no haver razo para a morte:
A morte no autentica a existncia. Ela uma estratgia evolutiva ultrapassada. O corpo j no precisa ser reparado, mas poderia simplesmente ter partes substitudas. Prolongar a vida j no significa "existir" mas sim "estar operacional". Os corpos no precisam envelhecer ou deteriorar-se, no iria falir, nem mesmo cansar, pois eles seriam, em seguida, reiniciados possuindo tanto o potencial de renovao e reativao (STELARC, site oficial, traduo nossa).

Para Stelarc, a tecnologia serve como um fio condutor e um inevitvel agente catalisador do processo de ciborguizao do homem; atravs dela que o corpo dever receber uma nova arquitetura. O artista assegura que a importncia da tecnologia em suas obras, assim como a da cincia, pode ser constatada no apenas no poder que ela atribui a quem a apreende e domina, mas tambm no ambiente de abstrao que ela gera atravs da sua velocidade operacional. Os corpos, quando em

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

80

contato com interfaces tecnolgicas e digitais, no raro saem de rbita, atingem um nvel de distrao que os desconecta da realidade e conecta em outro espao. Para Stelarc (STELARC, site oficial, traduo nossa), a tecnologia pacifica o corpo e o mundo, e desconecta o corpo de muitas de suas funes. Distrado e desligado, o corpo s pode recorrer interface e simbiose, tendo estas como um desdobramento fatal de sua conexo. Assim como sugere a extenso das capacidades e habilidades terrestres do corpo atravs de uma hibridizao homem-mquina/orgnico-sinttico, Stelarc acredita que essa simbiose tambm ampliar a liberdade de trnsito do homem ps-humano, inclusive com a possibilidade de locomoo e vida em ambientes extraterrestres. O artista desenvolve sua obra com olhos voltados para essa evoluo defendendo que o homem contemporneo resiste ideia de se tornar uma mquina mida, resultante de sua integrao com a biotecnologia, mas que sua mobilidade afetada justamente pela configurao orgnica do corpo, no permitindo seu livre fluxo por ambientes de temperaturas e condies atmosfricas diferentes da Terra. Mesmo dentro das fronteiras do planeta, uma acessibilidade incondicional impossvel. Stelarc atribui essa incapacidade humana pele:

Fora da Terra, seria difcil sustentar a complexidade do corpo, sua maciez e umidade. A estratgia deveria ser esvazi-lo, endurec-lo e desidrat-lo para torn-lo mais durvel e menos vulnervel. A atual sistematizao do organismo desnecessria. A soluo para modific-lo no encontrada em sua estrutura interna, mas reside simplesmente em sua superfcie. A soluo nada mais do que profundidade da pele (STELARC, site oficial, traduo nossa).

Ainda:
A evoluo futura ir ocorrer com uma mudana de pele. Se pudssemos engenhar uma pele sinttica, que pudesse absorver oxignio diretamente atravs de seus poros13 e converter luz em nutrientes qumicos eficientemente, poderamos reformular radicalmente o corpo, eliminando muitos dos seus sistemas redundantes e dos rgos defeituosos.Um corpo oco seria um melhor anfitrio para os componentes tecnolgicos (STELARC, site oficial, traduo nossa).

Dessa forma, o artista acredita que o corpo deve comear a ser preparado para uma possvel colonizao do espao. Para ele, a grande fora que agir sobre o corpo no ser (mais) a gravidade, mas a informao. Quando Stelarc fala em um corpo
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

81

obsoleto (STELARC, site oficial), refere-se ao corpo inerte, paralisado frente ao bombardeio de informaes que recebe e despido de conexes que tornem esse processo suportvel. Sobre as mudanas trazidas pela web e pelos espaos virtuais nesse contexto, o artista considera que mais importante do que a liberdade da informao adquirida com esses ambientes, a liberdade da forma, de praticar mutaes e transformar o seu corpo, para que ele possa, assim, absorver a quantidade de informaes que transitam nos ciberespaos (STELARC, 1995). Entender o corpo obsoleto como objeto central do projeto de Stelarc um passo importante para compreender a ampliao da conscincia de mundo como resultado do processo de reconfigurao corporal, pois ao alterarmos a estrutura de um corpo, naturalmente ele reajustar seu alcance. Stelarc afirma em seu site que, em um passado recente, vivemos um perodo voltado ao psicossocial, em que o corpo girava em torno de si, investigando-se a si mesmo em uma subjetividade centralizadora. Agora, o que ocorre que o corpo, obsoleto, separa-se desta subjetividade antiga para redeterminar sua configurao e reprojetar a sua estrutura. Vem da, portanto, a afirmao de Stelarc citada anteriormente14: O corpo est obsoleto. Estamos no fim da filosofia e da fisiologia humana. O pensamento humano recua para o passado (STELARC, site oficial, traduo nossa). O prprio artista explica por que estamos chegando, ao mesmo tempo, ao fim dessas duas noes:

Nossas aes e ideias so essencialmente determinadas por nossa fisiologia. Estamos nos limites da filosofia, no apenas porque ns estamos nos limites da linguagem. A filosofia fundamentalmente baseada em nossa fisiologia (STELARC, site oficial, traduo nossa). O ponto central da pesquisa de Stelarc est, dessa forma, alm de um campo esttico ou puramente tecnolgico. , tambm, filosfico, com fortes questionamentos de vida e morte. Stelarc trata de questes como a decomposio orgnica do corpo e o surgimento de um novo ser nascido da prpria reconfigurao humana. Um ser hbrido, mais adaptado ao ambiente. O artista aponta o crebro como a pea mais complexa, poderosa e sofisticada do corpo, e defende que deve haver uma mutao fsica/sinttica para que possamos nos tornar fisicamente melhores.

6 CONSIDERAES FINAIS Para Stelarc, o corpo deve ser observado como mdia; como lugar onde os processos de transformao e renovao se tornam visveis. Segundo o artista, no organismo
Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

82

tambm que as inquietaes filosficas reverberam, pois ele nosso aparato social. Nesse contexto, o ser humano sente-se hoje persuadido pelos meios de comunicao, pela propaganda e pela prpria cultura contempornea a tirar da vida o mximo de prazer, juventude e sade que ela puder proporcionar, pelo maior perodo de tempo possvel. Espera-se dela tambm um corpo que suporte tudo isso, preferencialmente com um belo design. Incompatvel com esse desejo de intensidade e eternidade, no entanto, o que se encontra a propriedade decadente da fisiologia orgnica e da carne, que no acompanham tal sensibilidade e degradam-se com o passar do tempo. Stelarc v o corpo, assim, como uma espcie de aparelhagem defeituosa, incoerente com a filosofia atual. H, no ar, um tipo de inconformismo com o impacto da presso e do tempo sobre a carne. Essa degradao s acontece, porm, porque, segundo o artista, o organismo humano tem sido desde sempre uma estrutura biolgica de m arquitetura. Mas existe uma alternativa, sugerida e defendida por Stelarc: a simbiose homem-mquina, entendida como uma hibridizao entre interfaces midas a carne e sintticas a tecnologia. Segundo o australiano, a tecnologia contribuiria para a ampliao das capacidades funcionais do corpo e o tornaria uma estrutura adaptvel vida e ao tempo. Poderamos, como ciborgues, repor peas problemticas e aumentar a potncia motora e fsica do corpo. Atravs de uma produo performtica metalingustica, Stelarc transforma o corpo, objeto central de questionamento, na prpria ferramenta de expresso de suas inquietaes. Chama, assim, ateno para a obsolescncia corprea ao mesmo tempo em que se apresenta o potencial de reorganizao e de rearquitetura de nosso instrumento de vida. Esticada, rasgada e redesenhada, a pele mostra seu limite espacial nas obras do australiano. Submetido a acoplagens tecnolgicas, extenses metlicas e articulaes, o corpo recebe possibilidades de rearquitetura idealizadas pelo artista na tentativa de demonstrar at onde o organismo feito de carne vai, e at onde um corpo hbrido poderia chegar.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

83

Body and biotechnology: the quest of human boundaries in Stelarc ABSTRACT A result from a monograph research, this article analyses the contemporary concepts that guide the proposal of Australian artist Stelarc, and his vision of the human body, having as guiding principle the relationship between body, biotechnology and art. The intention is to contribute to the discussion about the attendance of technology as an accelerator of the concerns of contemporary man to his body, having the artistic production of Stelarc as an example of this phenomenon. The concept of body is investigated in this process. Finally, this concept is applied to artistic production of Stelarc in analyzing the basic premise of his work: the human body is obsolete. The result is the verification of the body as a place of reflection and art as an entity that promotes, advances and exposes this reflection by discussing the growing presence of technology in all spheres of life. Keywords: Stelarc. Body. Biotechnology. Art.

Cuerpo y biotecnologa: la bsqueda de los lmites humanos en Stelarc RESUMEN Resultado de una investigacin monogrfica, este artculo analiza los conceptos contemporneos que orientan la propuesta artstica del australiano Stelarc, y su visin del cuerpo humano, teniendo como principio rector la relacin entre cuerpo, biotecnologa y arte. La intencin es contribuir a la discusin sobre la irrupcin de la tecnologa como un acelerador de las preocupaciones del hombre contemporneo con su cuerpo, teniendo la produccin artstica de Stelarc como un ejemplo de este fenmeno. El concepto del cuerpo es investigado en este proceso. Por ltimo, este concepto es aplicado a la produccin artstica de Stelarc en el anlisis de la premisa bsica de su trabajo: "el cuerpo humano es obsoleto." El resultado es la verificacin del cuerpo como un lugar de reflexin y del arte como una entidad que promueve los avances y expone esta reflexin al discutir la creciente presencia de la tecnologa en todas las esferas de la vida. Palabras claves: Stelarc. Cuerpo. Biotecnologa. Arte.

REFERNCIAS
ARTISTA implanta orelha em brao e cria polmica. Terra. 12 out. 2007. Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1984403-EI1141,00.html>. Acesso em: 31 ago. 2010. EXTENDED-Body: Interview with Stelarc. CTheory. 1995. <http://www.ctheory.net/articles.aspx?id=71>. Acesso em: 31 ago. 2010. Disponvel em:

MARCONDES FILHO, Ciro. Sociedade Tecnolgica. So Paulo: Editora Scipione, 1994.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Corpo e biotecnologia

84

FOUNTAIN, Henry. Pessoas tambm ouvem com a pele, diz estudo. Folha Online. 3 dez. 2009. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u661073.shtml>. Acesso em: 31 ago. 2010. GONALVES, Sandra. Corpo e salvao contempornea. Verso e Reverso. Ano 23 - 2009/2, n. 53. Disponvel em: < http://www.versoereverso.unisinos.br/index.php?e=17&s=9&a=142>. Acesso em: ago. 2010. KUREISHI, Hanif. O Corpo e outras histrias. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. LABRA, Daniela. Stelarc: prteses robticas e o corpo vazio. Incubadora. n. 6. 2007. Disponvel em: <http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/.rede/numero/revnumero6/seisdanilabra>. Acesso em: ago. 2010. LOPES ARAJO, Virgnia. O corpo na Idade Mdia se entrega ao desejo na literatura. Aedos, ano 2, vol. 2. 2009. Disponvel em: < http://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/9842/5678#_edn1 >. Acesso em: 30 ago. 2010. ORTEGA, Francisco. O corpo incerto: corporeidade, contempornea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. tecnologias mdicas e cultura

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte: piercing, implante, escarificao, tatuagem. So Paulo: Senac So Paulo, 2005. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do ps-humano. So Paulo: Paulus, 2003. ______. Corpo e comunicao. So Paulo: Paulus, 2004. SANTANNA, Denise Bernuzzi de (Org). Polticas do Corpo: elementos para uma histria das prticas corporais. So Paulo: Estao Liberdade, 1995. SIBILIA, Paula. O homem ps-orgnico: corpo, subjetividades e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002. STELARC. Arte na Fronteira da Tecnologia - O humano ampliado no sculo XXI - Entrevista para o site Janela na Web. jan. 2001. Disponvel em: <http://janelanaweb.com/digitais/stelarc.html>. Acesso em: 31 ago. 2010. ______. The Body is Obsolete. Entrevista com Stelarc. Contemporary Arts Media. 2005. Disponvel em: <http://www.artfilms.com.au/Detail.aspx?ItemID=220#>. Acesso em: 31 ago. 2010. STELARC. Site Oficial. Disponvel em: < http://web.stelarc.org/index2.html>. Acesso em ago. 2010. TUCHERMAN, Ieda. Breve histria do corpo e de seus monstros. Lisboa: Vega, 1999.

No artigo A Sndrome de Frankenstein, publicado no livro Polticas do Corpo: elementos para uma histria das prticas corporais, organizado por Denise Bernuzzi de SantAnna (1995), David Le Breton fala com propriedade dessa condio corporal do homem. Segundo ele, a existncia do homem e a sua definio como ser humano esto intrinsecamente ligadas s suas formas corporais. Qualquer modificao em sua forma acaba por compor, condicionalmente, outro conceito de sua humanidade.

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

SIMON, Cristiana Liebeld; GONALVES, Sandra Maria Lcia Pereira

85

2 3

MIRANDA, 1997, apud TUCHERMAN, 1999, p. 92. No romance O Corpo, de Hanif Kureishi (2004), vive-se em uma realidade social extremamente estratificada, na qual os mais ricos tm a oportunidade de transplantar seu crebro para corpos mais jovens sempre que sentirem seu corpo atual envelhecido, ameaado. O corpo, nesse contexto literrio, chamado pelos cientistas encarregados do processo de transplantao de equipamento. Lembre-se da luxria, considerada um dos sete pecados capitais. So Gregrio I (540 12 de maro de 604) foi Papa de 590 at a data de sua morte. Era monge da Ordem de So Bento. (LOPES ARAJO, 2009). Nascido em 1946, em Limassol, no Chipre, Stelarc mudou-se para a Austrlia, onde vive atualmente. Estudou Artes e Artesanato na T.S.T.C. (Texas State Technical College), Artes e Tecnologia no California Institute of Technology e no M.R.I.T. (The Royal Melbourne Institute of Technology). Atualmente, pesquisador titular do Performance Arts Digital Research Unit da The Nottingham Trent University, em Nottingham, alm de pesquisador convidado e artista residente no MARCS Auditory Laboratories, da University of Western Sydney, na Austrlia, e titular em Artes Performticas na School of Arts, da Brunel University West London, no Reino Unido. (Disponvel em: <http://v2.stelarc.org/projects.html>. Acesso em: 31 ago. 2010.) O artista utiliza com frequncia o termo to upgrade quando refere-se necessidade de atualizao corporal humana, aproximando o corpo da linguagem tecnolgica associada a computadores e softwares. Rituais em que o corpo perfurado em diversas partes por ganchos de aougueiro e suspenso por um determinado tempo, que depende do peso do corpo, do nmero de ganchos utilizados e da posio em que o corpo suspenso. (PIRES, 2005, p. 122). Ver notcia: Artista implanta orelha em brao e cria polmica. Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI1984403-EI1141,00.html>. Acesso em: 31 ago. 2010. Cabe salientar que, no sendo visto como dotado de um gnero, o corpo defendido por Stelarc no se torna alvo da crtica feminista no mbito da cibercultura. Trecho de entrevista gravada em vdeo para o documentrio Stelarc - The Body is Obsolete. Disponvel em: <http://www.artfilms.com.au/Detail.aspx?ItemID=220#>. Acesso em: 31 ago. 2010. Repare que novamente o artista utiliza um termo totalmente relacionado manipulao de mquinas e dispositivos eletrnicos para se referir ao corpo, ou seja, o corpo de que estamos tratando nesse contexto j no existe mais como entidade humana. Um artigo publicado recentemente na revista cientfica Nature divulga a descoberta feita pelos pesquisadores Bryan Gick e Donald Derrick, da University of British Columbia, de que possvel ouvir e identificar sons atravs da pele, absorvendo-os pelos poros. Reservadas as propores, a identificao dos sinais obviamente muito mais clara na audio realizada pelos ouvidos, mas a descoberta mostra-se importante para estudos sobre a integrao dos sentidos. Contrariando os ideais de Stelarc, Bryan Gick afirma: ns somos essas fantsticas mquinas de percepo capazes de absorver todas as informaes disponveis e as integramos perfeitamente. Ver Fountain (2009). Citao de Stelarc no incio da parte 5 deste artigo: Stelarc e o corpo obsoleto.

4 5

10

11

12

13

14

Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 2, n. 23, p. 69-86, julho/dezembro 2010.

Anda mungkin juga menyukai