Anda di halaman 1dari 32

Universidade Aberta do Nordeste e Ensino a Distncia so marcas registradas da Fundao Demcrito Rocha. proibida a duplicao ou reproduo deste fascculo.

. Cpia no autorizada Crime.

Sistemas de monitoramento climticos


www.fdr.com.br/mudancasclimaticas

Vicente de Paula Silva Filho

161

Sistemas de Monitoramento Climtico


Vicente de Paula Silva Filho

Introduo
Vivemos em um ambiente, para o qual estamos to bem adaptados que, mesmo com as oscilaes normais das condies de tempo e clima, praticamente no percebemos sua existncia. As condies de tempo e clima de uma determinada regio so de fundamental importncia para a manuteno da vida. Alteraes nas condies normais de tempo ou clima de uma regio podem causar efeitos to danosos quanto a exterminao da vida, seja ela de qual tipo for. As condies climticas de uma regio podem mudar ao longo do tempo dependendo de uma srie de fatores. O principal desses fatores a forma como a natureza se apresenta, incluindo a composio da terra, a distribuio de gua e terra na superfcie terrestre, a composio da atmosfera, o movimento de rotao da Terra e o movimento da Terra em relao aos outros corpos celestes, no espao. Alteraes sobre estes fatores induzem alteraes no clima terrestre. A situao atual do movimento celestial o resultado de um equilbrio que vem se estabelecendo ao longo dos milnios e cujas alteraes no devem acontecer de forma significativa no tempo da vida humana na Terra. No se deve esperar variaes climticas como consequncias de mudanas nas estruturas celestiais. Parte das causas das mudanas climticas natural e no depende do homem. Entre elas podemos citar a quantidade de energia solar que atingindo o topo de nossa atmosfera, apresenta uma variao com o tempo em sua intensidade. Alteraes da composio das guas e do ar podem ser causadas por oscilaes (mudanas) naturais, como uma erupo vulcnica, por exemplo. As mudanas naturais j acontecem desde que a Terra existe e vo continuar acontecendo, sem que se possa fazer muito para evit-las. Essas mudanas no devem ser motivo de muita preocupao. A composio das guas que temos disponvel e do ar que respiramos, por outro lado, tambm pode ser alterada pela ao do homem. Estas so as alteraes preocupantes. A populao terrestre aumenta o seu tamanho de forma exponencial ao longo do tempo. A populao do planeta levou um milho de anos para chegar a trs bilhes de habitantes e apenas quarenta anos para dobrar esse nmero. A previso de que em 2050 dever atingir nove bilhes de habitantes. Todas essas pessoas precisam se alimentar e viver. Para isso, fazem uso dos recursos naturais e da indstria de transformao. A utilizao dos recursos naturais disponveis e da indstria de transformao demanda alteraes drsticas no meio ambiente e proporciona a gerao de dejetos (lixo) que so liberados para o ambiente e, por serem estranhos a este, so considerados poluentes.

162

medida que a populao aumenta, a poluio tambm aumenta. Assim, a composio das guas e do ar alterada, inevitavelmente alterando o clima. Sendo uma ao do homem, esta alterao pode ser minimizada. A minimizao dessas aes ajuda na conservao do meio ambiente para que se possa ter, no futuro, uma vida mais saudvel. Em relao ao clima, necessrio que se possa conhec-lo para que suas mudanas possam ser detectadas (como posso perceber uma mudana, se no conheo a situao original?). Este texto procura abordar, de maneira simplificada, o conhecimento do clima, com suas caractersticas peculiares, e seu monitoramento, visando uma maior conscientizao, e consequente engajamento nas questes climticas e ambientais, como forma de aumentar a capacidade da sociedade em manter boas condies ambientais para si prpria.

A meteorologia
A meteorologia a cincia que estuda os fenmenos atmosfricos. Em sua semntica, o termo meteorologia pode ser dividido em duas partes, ou seja, meteoro + logia, que somadas encerram o seu significado. Meteoro tudo aquilo que naturalmente se encontra inserido no ar atmosfrico. O sufixo logia significa estudo de. Meteorologia ento o estudo de todas as coisas que compem a atmosfera e naturalmente nela se encontram. O comportamento da atmosfera uma resposta aos impulsos que lhe so impostos pelo meio ambiente. Isto faz com que todo o meio que influencie o comportamento da atmosfera tambm seja objeto de estudo da meteorologia. Desta forma as relaes da atmosfera com sua superfcie inferior tais como mares, oceanos, rios, solo nu, florestas, bosques, campos, cidades e qualquer outra superfcie que se pos-

163

sa imaginar, assim como o espao exterior, incluindo as influncias da radiao e a mecnica celeste, so tambm objeto de estudo por parte da meteorologia. As diferenas localizadas que podem ser percebidas na atmosfera so chamadas de fenmenos meteorolgicos. Os fenmenos meteorolgicos podem ser divididos em escalas de espao e de tempo. Embora existam situaes onde se possa observar o contrrio, as escalas de espao e tempo dos fenmenos meteorolgicos possuem um alto grau de correlao direta. Um fenmeno que cubra uma grande regio, normalmente tem um tempo de vida maior que um fenmeno que cubra uma rea pequena, que normalmente tem um ciclo de vida bem curto. Esses fenmenos podem cobrir desde reas to grandes quanto continentes ou oceanos milhares de quilmetros, como as massas de ar e o fenmeno El Nio, entre outros, at reas bem pequenas quanto centmetros, como o caso da turbulncia. A caracterizao da condio meteorolgica da atmosfera se d atravs da anlise dos parmetros que possibilitam sua quantificao. As variveis meteorolgicas (ou parmetros meteorolgicos - aqueles que perImpressionante, chomitem a percepo das condies do comportamento da atmosfeveu muito em Fortalera) mais importantes e usuais so a temperatura, o vento, a presza no Natal, Ai, que so, a umidade, a nebulosidade, a precipitao e a radiao. calor... Essa noite est As medidas destas variveis, associadas aos fenmenos memuito quente!, No teorolgicos que estiverem atuando no momento, determinam cu no tinha uma nuas condies de tempo em determinado momento, na regio em vem sequer, Nevou questo (Tempo, neste caso, com letra maiscula, no aquele pra caramba quando que se mede com um relgio). estive em Bariloche no O que seria ento o Tempo? Tempo a condio da atmosano passado, etc. fera em determinado momento. Estas condies podem ser medidas atravs das variveis meteorolgicas de Tempo citadas acima. Pode-se ento dizer que determinado lugar est frio (temperatura O Cear a terra do mais baixa que o normal) ou que esteve ventando, etc. Exemplos Sol - Fazendo uma de condies de Tempo seriam: aluso ao fato de que Impressionante, choveu muito em Fortaleza no Natal, Ai, o Cear apresenta que calor... Essa noite est muito quente!, No cu no tinha uma poucos e curtos pernuvem sequer, Nevou pra caramba quando estive em Bariloche odos com chuva, Em no ano passado, etc. Cabaceiras, na Paraba, chove menos que 400mm por ano. Eita lugarzinho seco!, Se voc for para o Rio Grande do Sul em julho, lembre-se de levar muito agasalho, etc.

O que causa o Clima?


O Clima, por sua vez, o conjunto de todas as condies meteorolgicas (de Tempo) que tenham ocorrido em determinado lugar. O Clima caracterizado por aquilo que normalmente acontece em termos de condies atmosfricas. Como exemplo de condies climticas, poderamos dizer:

164

O Cear a terra do Sol - Fazendo uma aluso ao fato de que o Cear apresenta poucos e curtos perodos com chuva, Em Cabaceiras, na Paraba, chove menos que 400mm por ano. Eita lugarzinho seco!, Se voc for para o Rio Grande do Sul em julho, lembre-se de levar muito agasalho, etc. Os Parmetros Climticos so os mesmos Parmetros Meteorolgicos (variveis meteorolgicas), s que estimados na mdia e variaes em torno de suas mdias. Em termos climatolgicos, preciso se esperar um tempo para que todas as condies meteorolgicas, relativas ao local, possam acontecer, para juntas caracterizarem o Clima. Estatisticamente, este tempo seria de 30 anos. O conjunto de todas as condies de Tempo que ocorreram em determinado local determina ento o Clima do local e constitui a chamada Normal Climatolgica. Apesar de se entender que para a obteno de uma normal climatolgica, so necessrios 30 anos de dados coletados, entende-se tambm que um perodo de tempo menor pode fornecer uma ideia bastante razovel das condies de Clima da regio. Neste contexto, importante entender que, dependendo do conjunto de dados que for usado para determinar o Clima da regio, pequenas diferenas podem ser encontradas quando da comparao de conjuntos de dados diferentes. A anlise de conjuntos de dados diferentes ao longo do tempo, que caracteriza as Mudanas Climticas. Em uma escala de tempo menor, meses, por exemplo, pode-se determinar variaes mdias nas condies de Tempo que so consideradas Variaes Climticas. o caso das previses de Clima que so feitas para curtos perodos de tempo. Por exemplo, podemos dizer: Durante o perodo da quadra chuvosa do ano passado no Cear, choveu tanto que fez todos os audes sangrarem, Esse ano foi muito seco. Quase todos os agricultores perderam suas roas. Assim como na meteorologia, a climatologia tambm possui suas escalas de tempo de espao e de finalidade, sofrendo com isto subdivises. Isto pode ser observado nas descries publicadas por J. O. Ayoade em 2004.
reas da Climatologia Climatologia regional: a descrio dos climas em reas selecionadas da Terra. Climatologia sintica: o estudo do tempo e do clima em uma rea com relao ao padro de circulao atmosfrica predominante. Climatologia fsica: envolve a investigao do comportamento dos elementos do Tempo ou processos atmosfricos em termos de princpios fsicos. Climatologia dinmica: enfatiza os movimentos atmosfricos em vrias escalas, particularmente na circulao geral da atmosfera. Climatologia aplicada: enfatiza a aplicao do conhecimento e dos princpios climatolgicos nas solues dos problemas que afetam a humanidade. Climatologia histrica: o resultado do desenvolvimento dos climas atravs dos tempos. Subdivises da climatologia

165

Macroclimatologia: relacionada com os aspectos dos climas de amplas reas da Terra e com os movimentos atmosfricos em larga escala que afetam o clima. Mesoclimatologia: preocupada com o estudo do clima em reas relativamente pequenas, entre 10 e 100 quilmetros de largura (por exemplo, o estudo do clima urbano e dos sistemas climticos). Microclimatologia: preocupada com o estudo do clima prximo a superfcie de reas muito pequenas, com menos de 100 metros de extenso.

Visando possibilitar o melhor entendimento fornecido agora um conjunto de definies que descrevem as principais variveis meteorolgicas/climatolgicas, segundo o Glossrio de Meteorologia publicado em 1959 por R. E. Huschke. Temperatura: grau de calor ou frio, como medido em determinada escala, por meio de um dos vrios tipos de termmetros existentes. Medida da energia cintica translacional (de deslocamento) e/ou de vibrao das molculas de determinado corpo (slido, lquido ou gasoso). Vento: movimento do ar em relao superfcie da terra. A componente vertical do deslocamento do ar normalmente muito pequena e o vento considerado apenas o movimento do ar na horizontal. Em meteorologia e climatologia, so importantes a direo e a velocidade do vento. Presso: normalmente definida como sendo a intensidade de uma fora igualmente dividida por determinada rea superficial. No caso da atmosfera, essa fora causada pela soma dos choques das molculas que compem o ar, em determinado instante, sobre a superfcie em questo. Umidade: medida da quantidade de vapor dgua existente no ar. Nebulosidade: nvel de cobertura do cu pelas nuvens. Precipitao: partculas de gua, naturalmente geradas, lquidas ou slidas, que se encontrem em queda na atmosfera. Para fins meteorolgicos, a poro destas partculas que interessa a que consegue atingir o solo, porque assim so normalmente medidas. Radiao: forma de transmisso de energia atravs de ondas eletromagnticas.

Sistemas meteorolgicos importantes


Circulao Global da Atmosfera
Devido forma esfrica da Terra e de seus movimentos em relao abbada celeste, a energia proveniente do Sol absorvida em maior quantidade nas regies tropicais. Observa-se que nessas regies a energia proveniente do Sol incide de maneira aproximadamente perpendicular. Um deslocamento em direo aos polos proporciona que o ngulo de incidncia da radiao solar com o plano da superfcie terrestre aumente, e uma mesma quantidade de energia incidente seja absorvida por uma rea cada vez maior, ou seja, menos energia por unidade de rea absorvida pela superfcie. Consequentemente, as regies tropicais da Terra so mais quentes que as demais regies, sobretudo as regies polares.

166

O aquecimento diferenciado entre o Equador e os polos terrestres faz com que a atmosfera se ponha em movimento. Esse movimento se d pelo fato de que o ar mais quente expande-se e se torna mais leve tendendo a subir, enquanto o ar mais frio contrai-se, tornando-se mais pesado e tende a descer. A expanso do ar nas regies equatoriais gera um cinturo de baixas presses (B) enquanto nos polos, a contrao do ar gera centros de altas presses (A). Em uma situao terica, proposta por Hadley no sculo XVIII, o ar nas regies tropicais, por ser mais quente, seria elevado, e nas regies polares, por ser mais frio, afundaria, gerando uma Clula de Circulao em cada hemisfrio. Esta situao hipottica pode ser visualizada na figura 1. Mas a Terra no est parada e o movimento de rotao em torno do seu prprio eixo faz com que sua atmosfera apresente um movimento de circulao mdio, no com apenas uma, mas, com trs clulas em cada hemisfrio. A situao mdia da circulao global da atmosfera pode ser observada na figura 2, que apresenta as trs clulas mdias desta circulao. A clula 1, conhecida por Clula Tropical ou Clula de Hadley a mais importante e est localizada nas baixas latitudes, prximas linha do Equador. Nesta clula, o movimento do ar prximo superfcie em direo ao Equador. Este movimento do ar conhecido pelo nome de ventos alsios. O ar na regio equatorial aquecido e sobe. Nos nveis superiores da atmosfera, o ar que subiu desviado em direo aos polos. Ao atingir os limites da regio tropical, nos chamados trpicos de Cncer e de Capricrnio, o ar desce para retornar em direo ao Equador. Esta circulao forma a clula convectiva que domina o clima tropical e subtropical. A clula 2 est localizada nas latitudes mdias e conhecida por Clula de Ferrel, em homenagem ao cientista que a estudou durante o sculo XIX. uma clula de circulao atmosfrica mdia nas latitudes mdias. Nesta clula, o ar move-se para os polos e para o leste junto superfcie e no sentido do Equador e para oeste nos nveis mais altos. o resultado da observao mdia do movimento causado pelas frentes frias e quentes que ocorrem principalmente nestas regies. A clula 3, terceira e ltima clula no modelo de circulao mdia da atmosfera, a Clula Polar. Nesta clula, sobre a linha imaginria do ciclo polar, acompanhando o movimento da clula de Ferrel, o ar sobe,

Fig.1

Fig.2

167

diverge, e desloca-se para os polos. Uma vez sobre os polos, o ar mais frio e pesado desce, formando as altas presses polares. superfcie, o ar diverge para o exterior da regio de alta presso. Os ventos de superfcie na clula polar so de oeste, isto principalmente devido ao movimento de rotao da Terra. O modelo de trs clulas muito bom para facilitar o entendimento geral da circulao atmosfrica, mas na realidade existem muitos fatores que influenciam o movimento da atmosfera em sua circulao geral e o resultado real muito mais complicado. Devido ao efeito da fora de Coriolis, para a direita do movimento no hemisfrio Norte e para a esquerda do movimento no hemisfrio Sul, o movimento nas trs clulas alterado. Surgem ento, trs ventos caractersticos superfcie. Os ventos alsios nos Trpicos, os ventos predominantes de oeste nas latitudes mdias e os ventos polares de leste. Alm disto, observa-se tambm a regio de calmaria equatorial e as chamadas latitudes de cavalos, assim denominadas pelo fato de que durante a poca das grandes navegaes, s vezes o vento era to fraco nestas latitudes que se fazia necessrio atirar os cavalos ao mar para diminuir a carga e por falta de alimento para eles. A zona de calmarias equatorial localiza-se nas regies prximas ao Equador, onde os ventos alsios de ambos os hemisfrios se encontram. Esta tambm a regio onde se pode encontrar a Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT), que ser comentada mais adiante. As latitudes de cavalos esto localizadas na regio entre aquela dos ventos alsios e a dos ventos predominantes de oeste. Nesta regio os ventos so, em geral, calmos ou fracos. O modelo de trs clulas tambm pode ser analisado do ponto de vista do campo de presso associado circulao geral da atmosfera. Este caracterizado por cintures alternados de alta e baixa presso. Identificam-se claramente ao longo das linhas de latitude (paralelas linha do Equador) trs faixas de presso, alm das regies polares, com estas caractersticas. So elas a zona de baixas equatorial, a zona de altas subtropical, a zona de baixas subpolar e a regio de alta polar. Estas caractersticas podem ser observadas na figura 3. Nesta figura podem-se observar os principais padres da circulao mdia e as caractersticas superficiais a ela associadas. A zona de baixas equatorial composta por um cinturo de baixas presses associado ao movimento ascendente. O ar quente ascendente sobre a regio equatorial que causa a baixa presso desta regio. Com o movimento ascendente h a formao de nuvens, o que caracteriza a ZCIT, e esta regio torna-se abundante em precipitao. A zona de altas subtropical acontece devido ao ramo descendente da Clula de Halley nas latitudes dos cavalos. Nestas latitudes subtropicais o vento enfraquece e o ar desce (subsidncia) criando reas de alta presso com cu limpo e pouca precipitao, denominada de Anticiclones Subtropicais. A subsidncia do ar que se tornou seco aps precipitao na ZCIT e quente devido prpria subsidncia, faz com que haja pouca precipitao e torna-se a responsvel pela ocorrncia dos desertos que existem ao longo destas latitudes.

168

A zona de baixas subpolar no aparece muito bem definida nas cartas sinticas por constituir-se de um cinturo de baixas presses associado passagem das frentes polares. Este cinturo tambm conhecido por Depresso Subpolar. uma regio onde ocorrem precipitaes ao longo de todo o ano e apresenta com clareza as quatro estaes do ano. A regio de alta polar, tambm conhecida por regio do Anticiclone Polar, assim denominada por conter o ar polar que frio e denso. nessas regies onde se encontram as mais baixas temperaturas ao nvel da superfcie da Terra. As diferenas de temperatura existentes entre as regies tropicais e polares fazem com que a circulao global da atmosfera proporcione a existncia de um fluxo de calor em direo aos polos. Este fluxo contribui para a diminuio dessa diferena com as temperaturas nas regies equatoriais tornando-se mais amenas e nas regies polares, menos congelantes. Os oceanos e mares tambm tm sua prpria circulao e contribuem para o transporte de energia das regies equatoriais para as regies polares.

por isso que existem as correntes ocenicas quentes e as correntes ocenicas frias. Correntes ocenicas quentes so aquelas cujo sentido geral em direo aos polos e as correntes ocenicas frias so aquelas que fluem no sentido inverso. O transporte de energia das regies equatoriais para as regies polares pela atmosfera, contribui com 60% do total de energia transportada, e pelos oceanos e mares, contribuem com os 40% restantes. Isso faz com que o balano de energia radioativa entre a superfcie da Terra e o espao seja diferenciado nestas regies. Nas regies equatoriais h um saldo positivo com maior ganho do que perdas de energia radioativa; j nas regies polares este saldo negativo com maior perda do que ganho de energia radioativa. esta diferenciao que proporciona o equilbrio no balano radioativo entre a Terra como um todo, e o seu meio exterior.

169

Como j foi dito, existem muitos fatores que influenciam o movimento da atmosfera em sua circulao geral, de tal forma que o modelo de trs clulas torna-se muito simplificado, servindo para a obteno de uma viso geral e suavizada do comportamento da circulao atmosfrica. Na verdade, as caractersticas da superfcie da Terra, incluindo a composio desproporcional de terra e gua nos dois hemisfrios, a no uniformidade da superfcie da Terra, seu relevo, e o aquecimento diferenciado devido aos contrastes solo/oceano, alteram sobremaneira este modelo ideal, tornando-o bem mais complicado. Alm disso, a circulao pode desenvolver vrtices que tambm modificam esta circulao ideal. Do ponto de vista sazonal (ao longo do ano), o Sol no permanece circulando sobre o Equador, mas apresenta um movimento aparente devido inclinao do eixo de rotao da Terra em relao a sua rbita ao redor do Sol, entre 23,5o de latitude norte e 23,5o de latitude sul, durante o ano. Isto tambm altera o comportamento da circulao global da atmosfera ao longo do ano. Em vez da situao idealizada verificam-se, de fato, a existncia de sistemas de baixas e altas presses semipermanentes, classificados dessa forma porque variam em intensidade e localizao ao longo do ano. Para exemplificar este fato, podemos citar alguns sistemas que ocorrem durante o inverno do hemisfrio norte: Anticiclones Polares sobre a Sibria e o Canad Anticiclone no Pacfico e nos Aores (partes do sistema de altas presses subtropical deslocado para os polos durante o inverno do hemisfrio Norte); Depresses sobre as Aleutas e Islndia. E no vero do hemisfrio Norte: O anticiclone dos Aores intensifica-se sobre todo o Atlntico Norte. Anticiclone do Pacifico tambm se intensifica sobre todo o Pacfico Norte. Anticiclones polares so substitudos por depresses. Formam-se depresses de origem trmica sobre a parte Sul da sia.

Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT)


A Zona de Convergncia Intertropical (ZCIT) o sistema de maior importncia para a regio Nordeste do Brasil. Ela a responsvel por aproximadamente 70% da chuva que ali precipita. Este sistema formado pela confluncia dos ventos alsios que, ao se encontrarem prximos linha do Equador, diminuem sua velocidade horizontal (o vento) e foram ocorrncia de um movimento do ar, no sentido de baixo para cima. Devido grande quantidade de energia solar incidente, esta uma regio com temperatura e umidade elevadas. medida que o ar elevado, formam-se grandes nuvens de desenvolvimento vertical que proporcionam a ocorrncia de fortes precipitaes. Este sistema procura localizar-se sobre as regies mais quentes, sobretudo aquelas sobre os oceanos.

170

Devido ao movimento aparente do Sol, migrando entre as latitudes de 23,5o norte e 23,5o sul, a ZCIT migra para Norte a partir de julho e para Sul a partir de janeiro. aps janeiro, quando a ZCIT se localiza sobre a regio Nordeste do Brasil que se tem ali a quadra chuvosa. A abundncia de precipitao proporcionada pela passagem da ZCIT pelas regies tropicais e a grande quantidade de energia disponvel, favorecem a evoluo de uma vegetao superior. As florestas tropicais encontram-se localizadas nesta faixa de latitudes.

Massas de ar
O que caracteriza uma massa de ar so as descontinuidades horizontais existentes nas variveis meteorolgicas, principalmente a temperatura e a umidade. O ar apresenta como caracterstica prpria, uma grande dificuldade de conduzir energia e de se misturar com o ar no seu entorno, principalmente se o volume de ar considerado for muito grande. Em seu movimento de rotao, e contribuindo para a circulao geral da atmosfera, a Terra faz com que grandes volumes de ar frio e mais denso sejam arremessados em direo ao Equador e esses pacotes, chamados massas de ar, demoram vrios dias seguindo naquela direo. medida que se deslocam em direo ao Equador terrestre, as massas de ar atravessam regies com caractersticas meteorolgicas diferentes e vo incorporando estas caractersticas. As massas de ar podem ser classificadas em funo de suas origens. Se seu local original for o mar, ento ela considerada ocenica e deve conter um nvel de umidade bastante elevado. Se sua origem for a terra, ela considerada continental e deve conter um ar muito seco. Se a massa de ar tem origem nas regies prximas aos polos, ela denominada de massa polar e apresenta temperaturas bem baixas quando comparadas s de outras regies. Se ela vem de regies prximas linha do Equador, ento essa uma massa de ar equatorial que caracterizada por apresentar temperaturas bastante elevadas. As massas de ar so definidas pela combinao das caractersticas de umidade e temperatura, o que pode fornecer uma boa indicao de qual seja sua origem.

Superfcies frontais
As massas de ar, em seus deslocamentos sobre a superfcie da Terra, vo atravessando regies que, antes delas penetrarem, apresentavam condies de Tempo bem diferentes daquelas que passaram a apresentar depois que a passagem da massa de ar se iniciou. Essa mudana de condies de Tempo normalmente acontece de forma muito rpida sendo caracterizada por uma queda na presso, por fortes variaes na temperatura, na velocidade e direo do vento e na umidade, e so causadas pelos fortes gradientes (variaes bruscas) que so gerados como funo do contraste entre as condies meteorolgicas das duas massas de ar. Na superfcie, pode-se observar uma regio em forma de linha que acompanha toda a borda da massa de ar que avana e conhecida por frente. As frentes podem ser divididas em trs tipos:

171

Frente fria, quando a temperatura da massa que avana inferior da que se encontrava no local onde ela penetrou. Frente quente quando acontece o contrrio. Frente estacionria quando as massas no apresentam deslocamentos em relao superfcie. As frentes so mais comumente encontradas nas regies temperadas onde so responsveis pela maior parte da precipitao que ali ocorre. Durante as passagens das frentes frias predominam as precipitaes tempestuosas, inclusive com a ocorrncia de relmpagos e troves. J durante a passagem das frentes quentes predominam os chuviscos. As frentes frias deslocam-se bem mais rpidas que as frentes quentes e normalmente dirigem-se em direes opostas. As frentes polares localizam-se entre os ventos predominantes de oeste e os ventos polares de leste.

Sistemas moduladores do clima


Alm do efeito estufa, da camada de oznio, da circulao global da atmosfera incluindo a ZCIT, da circulao ocenica global e das massas de ar com suas frentes associadas, existem ainda outros fatores que so moduladores do Clima. Um modulador do clima aquele que determina como e com qual intensidade as oscilaes climticas acontecem. Dentre eles podemos citar:

Manchas solares
O Sol, composto basicamente de hidrognio, um astro celeste que est constantemente em estado de consumao prpria. Devido sua constituio fsica e temperatura, funciona como se fosse uma bomba atmica em ao contnua que proporciona a liberao de fenomenais quantidades de energia para o espao. A energia do Sol vem da transformao de sua massa em energia, de acordo com as leis propostas por Einstein. Como funo do campo magntico solar, a liberao da energia por parte do Sol, no uniforme em sua superfcie. Existem regies que apresentam atividades mais intensas que outras. As regies de menor atividade na superfcie solar so chamadas de manchas solares. Em algumas regies de sua superfcie, a atividade solar to intensa que bilhes de toneladas de sua massa so lanadas, quase instantaneamente para cima, afetando o campo magntico solar, que por sua vez, afeta o campo magntico da Terra. Em sua dinmica o Sol apresenta perodos de maior ou menor atividade. O perodo de oscilao na atividade solar da ordem de 10 anos, como consequncia, a quantidade de energia solar que chega a Terra, varia com essa mesma periodicidade. O clima global apresenta ento uma oscilao decenal como funo da variao na quantidade de energia disponvel para o movimento da atmosfera. A intensidade nestas oscilaes tambm apresenta variaes que, neste caso, so irregulares e muito difceis de prever.

172

Sistemas de brasa
Como j foi visto, a maior parte da energia proveniente do Sol consegue atravessar a atmosfera e utilizada para aquecer a superfcie terrestre. A atmosfera ento aquecida por baixo. Devido s suas caractersticas prprias, o aquecimento da superfcie terrestre pela energia proveniente do Sol no uniforme. Diferenas de temperatura na superfcie fazem com que parcelas de ar adjacentes comportem-se diferentemente em funo do seu aquecimento por parte da superfcie. O ar mais aquecido fica mais leve e tende a subir. O ar menos aquecido fica mais pesado e tende a descer. Quando h na horizontal, uma diferena de temperatura, o ar sobre a regio como um todo tende a formar o que chamamos de clula de circulao, subindo onde estiver mais quente e descendo onde estiver mais frio. o que acontece ao longo das costas ocenicas e da borda de grandes lagos. A capacidade trmica da gua bem maior que a da terra. Isto faz com que a terra aquea mais que a gua, para uma mesma quantidade de energia. Assim as amplitudes trmicas sobre os continentes so consideravelmente maiores do que aquelas sobre os oceanos. Durante o dia, a temperatura da superfcie da terra se eleva mais rapidamente que a temperatura da superfcie do mar. Com a temperatura mais alta sobre a terra, o ar que estiver sobre ela, tambm fica mais aquecido do que aquele que est sobre o mar e forado a subir. O ar que est sobre o mar forado ento a seguir em direo ao continente para ocupar o lugar que estava sendo ocupado pelo ar que foi elevado. Acima, sobre o continente, o ar forado a desviar-se para a regio sobre o mar, j que o ar que estava ali afundou e seguiu em direo ao continente. Como nestas condies a direo predominante do vento superfcie em direo ao continente. Isso acontece com maior intensidade no final da tarde quando se pode observar o mximo da brisa martima. noite, e particularmente j prximo do raiar do Sol, o processo se inverte. A terra esfria mais rapidamente do que o mar, e o ar sobre ela ficando mais pesado, tende a afundar e fluir em direo ao mar. O ar que est sobre o mar, cuja temperatura agora mais elevada que a do ar que se encontra sobre a terra, forado a subir e, chegando a nveis mais altos, desviar-se em direo ao continente. Nestas condies o vento sopra da terra para o mar e conhecido por brisa terrestre ou terral. Este mesmo efeito aparece, porm em menores dimenses, nas bordas dos grandes lagos. Se o lago artificial, ento uma modificao do microclima teria acontecido porque antes ele no existia e no existiam as brisas relacionadas ao lago.

Temperatura da Superfcie do Mar (TSM)


O Sol aquece mais as guas que se encontram na regio tropical que em outras regies da superfcie terrestre. A gua do mar um meio fluido e, devido conformao da Terra com sua distribuio irregular de gua e terra, e suas relaes com o ambiente celeste, as guas ocenicas esto sempre em movimento. Os deslocamentos constantes das guas do mar por longas distncias definem as correntes ocenicas.

173

Dependendo de sua origem, uma corrente ocenica pode ser considerada quente ou fria. guas mais quentes propiciam ao movimento vertical do ar, de baixo para cima. Sobre as guas mais frias, o movimento predominante do ar de cima para baixo. Movimentos verticais do ar, de baixo para cima, favorecem a formao de nuvens e precipitao. Os movimentos verticais do ar, de cima para baixo, so inibidores da formao de nuvens. Sendo assim, h uma tendncia da atmosfera formao de sistemas convectivos sobre as regies ocenicas que apresentem guas mais quentes que outras no seu entorno.

Dipolo do Atlntico
Em uma viso mais ampla, pode-se observar que a temperatura mdia da superfcie do mar sobre o Oceano Atlntico Norte um pouco maior que a temperatura mdia da superfcie do mar sobre o Oceano Atlntico Sul. Este fato explica porque o posicionamento mdio da Zona de Convergncia Intertropical de 5 de latitude norte, e que, na maior parte do ano as oscilaes desse posicionamento acontecem mais sobre o Hemisfrio Norte que no Hemisfrio Sul. A temperatura da superfcie do mar tambm tem suas oscilaes. Estas oscilaes so funo das oscilaes na quantidade de energia proveniente do Sol, nas correntes ocenicas, no prprio comportamento da atmosfera em longos perodos, e em vrios outros fatores que nem so ainda bem conhecidos. Devido a essas oscilaes, existem anos em que a temperatura da superfcie do mar sobre o Atlntico Norte maior que sua prpria mdia, caracterizando um desvio positivo, enquanto a temperatura da superfcie do mar sobre o Atlntico Sul inferior sua prpria mdia, caracterizando um desvio negativo. Nestas condies, em mdia, o ar tende a subir sobre as regies do Oceano Atlntico Norte e descer sobre as regies do Oceano Atlntico Sul. Isto pode ser observado com o posicionamento da ZCIT sobre o Oceano Atlntico Norte. A situao contrria tambm pode acontecer e so essas as oportunidades em que temos grandes precipitaes sobre a regio Nordeste do Brasil. Esse movimento meridional do posicionamento da ZCIT decorrente da variao da temperatura da superfcie do mar que, por se tratar de uma diviso entre norte e sul, foi identificado como um dipolo e denominado de Dipolo do Atlntico. Quando o Dipolo do Atlntico encontra-se positivo (desvio da temperatura no Atlntico Norte menos o desvio da temperatura no Atlntico Sul, maior que zero), h uma tendncia a menos chuva sobre a regio norte do Nordeste do Brasil. Quando o Dipolo encontra-se invertido, essa tendncia de uma maior quantidade de chuva na regio norte do Nordeste brasileiro.

Oscilao Sul
A temperatura das guas dos mares diminui com a profundidade. Isto acontece basicamente por duas razes. A primeira que apenas as camadas superiores so aquecidas diretamente pelo Sol, j que a energia solar no consegue penetrar em

174

profundidade nos oceanos. No menos importante, porque guas mais quentes encontram-se mais dilatadas e sendo mais leves, procuram as camadas superiores. Por outro lado, nas regies equatoriais predominam os ventos alsios. Como j foi visto os ventos alsios sopram de leste para oeste. Em contato com a gua do mar, os ventos alsios acabam arrastando as guas superficiais (mais quentes) do lado leste para o lado oeste da bacia ocenica gerando uma polarizao em sua temperatura. Quando as guas superficiais, mais quentes, so afastadas da costa de um continente, as guas inferiores, mais frias afloram, em um fenmeno chamado de ressurgncia, e a temperatura superficial das guas mostram-se inferiores. O fenmeno de ressurgncia, amplia a polarizao do campo de temperatura da bacia do oceano na regio equatorial. Este efeito particularmente importante na bacia do Oceano Pacfico porque, em funo de sua intensidade, afeta o clima em vrias regies globais, inclusive na regio Nordeste do Brasil. A diferena de temperatura da superfcie do mar entre os lados leste e oeste da bacia do Oceano Pacfico aumenta e diminui dependendo da intensidade dos ventos alsios. Estes, por sua vez, reagem a essa diferena de temperatura, aumentando juntamente com ela. Oscilaes ao longo do ano podem ser observadas na intensidade dessa diferena de temperatura, como funo do movimento aparente do Sol entre os dois hemisfrios e sua conjugao com os outros fatores das dinmicas do oceano e da atmosfera. A intensidade da polarizao do campo de temperatura da superfcie do mar da bacia do Oceano Pacfico tambm varia de um ano para outro. Esta variao decorrente da conjugao de uma srie de fatores, incluindo a quantidade de energia proveniente do Sol, oscilaes nas correntes ocenicas e na circulao geral da prpria atmosfera. Esta variao conhecida por Oscilao Sul. Quando a diferena de temperatura diminui, como consequncia do enfraquecimento dos ventos alsios, a temperatura das guas prximas costa do Peru apresenta-se mais quente que o normal. Este fato, devido proximidade da poca natalina, foi batizado pelos pescadores de El Nio, numa aluso ao menino Jesus. Nos anos em que os ventos alsios se apresentam mais fortes, o efeito da ressurgncia maior e a pesca abundante na costa do Peru. Os episdios de maior ressurgncia foram batizados de La Nia, para completar o ciclo. A ocorrncia dos fenmenos El Nio e La Nia so de grande importncia para o clima em vrias regies do globo, inclusive para a regio Nordeste do Brasil. Em anos de La Nia, com as temperaturas mais altas na poro oeste da bacia, e mais baixas na poro leste, existe uma tendncia mdia para a ocorrncia de uma circulao em seu sentido leste-oeste, com o ar predominantemente subindo sobre a Indonsia que fica do lado oeste, e descendo sobre a costa do Peru, no lado oposto. O ramo descendente desta circulao sobre a regio da costa do Peru gera outra circulao sobre a Amaznia com um ramo ascendente sobre a regio Nordeste do Brasil. Nestes anos a precipitao sobre a regio da Indonsia frequentemente torrencial e a qualidade da quadra chuvosa no Nordeste do Brasil considerada melhor, pelo incremento nas precipitaes.

175

A situao contrria acontece nos anos de El Nio, quando a diferena de temperatura entre os lados leste e oeste da bacia do Oceano Pacfico diminui. Os anos de El Nio so caracterizados por propiciar invernos com pouca chuva para a regio Nordeste e muita chuva para a regio Sul do Brasil.

O clima mundial
O clima na Terra caracterizado por uma estratificao, no sentido norte-sul, das variveis climatolgicas. Em geral, partindo-se da regio equatorial em direo aos polos, observa-se uma faixa relativamente larga com temperaturas e umidades altas, onde est localizada a ZCIT. Os ventos nessa regio so relativamente fracos e as precipitaes so elevadas. Em seguida, verifica-se a ocorrncia dos ventos alsios que so relativamente fortes e sopram no sentido de sudeste para noroeste no Hemisfrio Sul. As temperaturas e umidades ainda so altas nessa regio. Na altura da latitude de 30 o vento enfraquece e onde so encontradas as latitudes de cavalos. As temperaturas nessa regio so amenas, a umidade relativamente baixa e a precipitao escassa. Continuando a jornada, surge uma faixa de ventos que tem direo oposta quela apresentada pelos ventos alsios, e que existe como consequncia do ramo inferior da Clula de Ferrel. As temperaturas nessa camada so amenas e a umidade crescente. Prximo latitude de 60, acontece o encontro da Clula de Ferrel com a borda da regio das altas polares. Nesta faixa o vento volta a enfraquecer e a umidade sendo elevada, motivo da ocorrncia de uma quantidade razovel de precipitao. Dentro da alta polar, as temperaturas e a umidade so bem baixas e as precipitaes, quando ocorrem, so basicamente de neve. As caractersticas do clima apresentadas representam o comportamento de uma atmosfera mdia. Na realidade, estas caractersticas so alteradas pela conformao da distribuio de terra e gua na superfcie do planeta e pelas correntes ocenicas. A presena dos oceanos afeta o clima pela adio de umidade ao ar e pela troca de energia entre sua superfcie e as camadas mais baixas da atmosfera. Quando a gua da superfcie do mar est mais quente que o ar, o fluxo de calor da gua para o ar; quando o ar est mais quente que a gua, o contrrio acontece. Grande parte da energia transferida do mar para a atmosfera na forma de calor latente. que a gua para poder evaporar consome energia diretamente da superfcie de onde est sendo liberada. Ao condensar no ar, formando as nuvens, a energia acumulada no vapor dgua liberada. A continentalidade faz com que o ar se torne mais seco porque a umidade retirada quando acontecem as precipitaes. Alm disso, as taxas de evaporao sobre os continentes so inferiores quelas sobre o mar. Quanto maior a superfcie do mar ou do continente, mais esses efeitos se acentuam. Os climas no mundo so bastante diversificados e decorrentes dos movimentos das variadas massas de ar, da localizao geogrfica e da latitude, entre outros. Para classificar um clima, devemos considerar a temperatura, a umidade, as massas de

176

ar, a presso atmosfrica, correntes martimas e ventos, entre muitas outras caractersticas que so predominantes no local a ser considerado. Pode-se classificar o clima global em uma diviso com vrios tipos diferentes, sendo os principais: Equatorial: quente e mido, apresentando temperaturas mdias acima de 25o C e ndices pluviomtricos anuais acima de 2.000 mm. Tropical: apresenta temperaturas variando entre 20o C no inverno e 25o C no vero, com duas estaes bem definidas, uma seca e outra chuvosa. Subtropical: possui temperaturas mdias entre 15o C e 20o C no vero, e no inverno as mdias variam entre 0o C e 10o C, as chuvas nesse tipo de clima so bem distribudas. Ocenico: em geral o oceano funciona como moderador do clima; assim, sobre os oceanos e mares, os invernos so menos rigorosos. Continental: por praticamente no receber influncia dos oceanos, possui um inverno mais rigoroso. Mediterrneo: possui invernos chuvosos e veres quentes, com quatro estaes bem definidas. Desrtico: as temperaturas mdias anuais variam entre 20o C e 30o C, os ndices de precipitao no ultrapassam 250 mm ao ano. Semirido: caracterizado pelas altas temperaturas que podem chegar a 32o C, os ndices pluviomtricos registram precipitaes inferiores a 600 mm anuais e chuvas irregulares. Frio (subpolar): dependendo da regio, apresenta ndices pluviomtricos anuais variando entre 200 mm e 1.000 mm, caractersticas de um inverno negativo e vero com temperaturas por volta de 10o C. Frio de montanha: a temperatura determinada pela altitude, quanto mais alto mais frio, mesmo em regies tropicais. Polar: caracteriza-se por longos invernos e veres secos e curtos, as temperaturas anuais so sempre abaixo de zero, e a presena de neve e gelo so marcantes.

O clima no Brasil
O Brasil um pas de dimenses continentais e ocupa uma extensa faixa latitudinal. Sua extenso territorial vai desde os 5o de latitude Norte at 34o de latitude Sul, sendo cortado em sua poro norte pela linha do Equador e ao sul pelo Trpico de Capricrnio. Por outro lado, sua extenso longitudinal vai desde os 35o oeste at os 75o oeste. banhado no leste, desde o Oiapoque na fronteira com a Guiana Francesa, ao Chu, no extremo sul fronteira com o Uruguai, pelo Oceano Atlntico. Do lado oeste, faz fronteira com quase todos os pases da America do Sul, sendo que para o clima, o importante a presena da Cordilheira dos Andes que corta de Norte a Sul a maioria desses pases. Suas dimenses extremas, a diversidade de formas de relevo, a altitude e dinmica das correntes e massas de ar, possibilitam a ocorrncia de uma grande diversidade de climas. Em sua maior parte, o Brasil est localizado na zona de baixas latitudes, chamada de zona intertropical, nas quais prevalecem os climas quentes e midos, com temperaturas mdias em torno de 20o C.

177

A amplitude trmica de um clima tanto menor quanto maior for a proximidade de onde se esteja em relao linha do Equador. A localizao do Brasil faz com que a amplitude trmica do seu clima, ou seja, diferenas entre as temperaturas mnimas e mximas no decorrer do ano seja baixa. A classificao mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentao das correntes e massas de ar. De acordo com essa classificao, os tipos de clima do Brasil so os seguintes: Clima Equatorial mido: encontra-se na regio da Amaznia. As temperaturas so elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com ndice pluviomtrico acima de 2500 mm anuais. Clima Tropical: temperaturas elevadas (mdia anual por volta de 20 C), presena de umidade e ndice de chuvas de mdio a elevado. Clima Tropical de altitude: um complemento do clima Tropical ocorre, principalmente, nas regies serranas do Esprito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas mdias variam de 15o C a 21o C. As chuvas de vero so intensas e no inverno sofre a influncia das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlntico. Pode apresentar geadas no inverno. Clima Tropical Semirido: presente, principalmente, no serto nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouqussima quantidade de chuvas. As temperaturas so altas durante quase todo o ano. Clima Litorneo mido: presente, principalmente, nas regies litorneas do Sudeste, apresenta grande influncia da umidade vinda do Oceano Atlntico. As temperaturas so Adaptado do Atlas Geogrfico Escolar / M. E. Simielli (Simielli, 2007) elevadas no vero (podendo atingir at 40 C) e amenas no inverno (mdia de 20o C). Em funo da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas reas. Clima Subtropical mido: presente na regio sul dos estados de So Paulo e Mato Grosso do Sul, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por veres

178

quentes e midos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro a maro. O ndice pluviomtrico anual de, aproximadamente, 2.000 mm. As temperaturas mdias ficam em torno de 20o C. Recebe influncia, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antrtida. Em especial, as massas de ar que interferem mais diretamente no Brasil, segundo o Anurio Estatstico do Brasil, do IBGE, so a Equatorial, tanto Continental como Atlntica; a Tropical, tambm Continental e Atlntica; e a Polar Atlntica, proporcionando as diferenciaes climticas. Nessa direo, so verificados no pas desde climas supermidos quentes, provenientes das massas equatoriais, como o caso de grande parte da regio amaznica, at climas semiridos muito fortes, prprios do serto nordestino. O clima de uma dada regio condicionado por diversos fatores, dentre eles temperatura, chuvas, umidade do ar, ventos e presso atmosfrica, os quais, por sua vez, so condicionados por fatores como altitude, latitude, condies de relevo, vegetao e continentalidade.

O Clima na Regio Nordeste do Brasil


A caracterizao climtica da regio Nordeste um pouco complexa, j que sofre a influncia de vrios sistemas climatolgicos. Em termos de larga escala, a regio Nordeste do Brasil sofre a influncia de dois sistemas importantes: o Dipolo do Atlntico, juntamente com a ZCIT e o Sistema de Oscilao Sul, com os fenmenos El Nio e La Nia. Como visto anteriormente, o movimento aparente do Sol faz com que as guas superficiais do Oceano Atlntico Sul apresentem, nos primeiros meses do ano, temperaturas maiores que aquelas que se encontra nas guas superficiais do Oceano Atlntico Norte. Isto faz com que a Zona de Convergncia Intertropical se desloque para a nossa regio, causando a ocorrncia da chamada quadra chuvosa da poro norte da regio Nordeste do Brasil. Em sua posio mais ao sul, a ZCIT provoca chuvas do vero ao outono atingindo at o estado de Pernambuco, nas imediaes do Raso da Catarina. Como h uma variabilidade interanual grande no campo de temperatura do Dipolo do Atlntico, a variabilidade no posicionamento da ZCIT tambm alta e a qualidade da quadra chuvosa da regio norte do Nordeste do Brasil torna-se muito inconstante. Os fenmenos El Nio e La Nia, como explicado anteriormente, tambm afetam significantemente a qualidade do perodo chuvoso no Nordeste do Brasil. Ao deslocarem-se em direo ao Equador, as massas de ar frias que atravessam os estados do Sul do pas induzem formao de ondas atmosfricas que chegando regio Nordeste do Brasil, proporcionam a ocorrncia de chuvas, principalmente em sua poro mais ao sul. Durante o perodo primavera/vero, estes sistemas trazem chuvas frontais e ps-frontais pelas reas litorneas at o sul da Bahia. Durante o inverno, estes sistemas tornam-se mais intensos e atingem at o litoral de Pernambuco, enquanto o serto permanece sob ao da alta tropical.

179

As ondas de leste por sua vez, so mais frequentes no inverno e normalmente provocam chuvas abundantes no litoral, raramente alcanando as escarpas do Planalto da Borborema (800 m) e da Chapada Diamantina (1.200 m). Finalmente, o sistema de correntes de oeste, trazidas pelas linhas de Instabilidade Tropical (IT), ocorrem desde o final da primavera at o incio do outono, raramente alcanando os estados do Piau e Maranho. Em relao ao regime trmico, suas temperaturas so elevadas, com mdias anuais entre 20o C e 28o C, tendo sido observado mximas em torno de 40o C no sul do Maranho e Piau. Os meses de inverno, principalmente junho e julho, apresentam mnimas entre 12o C e 16o C no litoral, e inferiores nos planaltos, tendo sido verificado 1o C na Chapada da Diamantina aps a passagem de uma frente polar. A pluviosidade na regio complexa e fonte de preocupao, sendo que seus totais anuais variam de 2.000 mm at valores inferiores a 400 mm no Raso da Catarina, entre Bahia e Pernambuco, e na depresso de Patos na Paraba. De forma geral, a precipitao mdia anual na regio Nordeste inferior a 1.000 mm, sendo que em Cabaceiras, interior da Paraba, foi registrado o menor ndice pluviomtrico anual j observado no Brasil, 278 mm/ano. Alm disso, no serto dessa regio, o perodo chuvoso normalmente de apenas dois meses no ano, podendo em alguns anos at no existir, ocasionando as denominadas secas regionais.

Alteraes significativas no clima terrestre


O clima na Terra o resultado de um equilbrio que se estabelece desde a sua origem, no balano radioativo entre o nosso planeta e o espao - cuja principal fonte de energia o Sol; na composio fsico-qumica da atmosfera e dos oceanos; no transporte de energia por parte da atmosfera e dos mares e oceanos da regio equatorial terrestre em direo aos polos, e nas consequentes circulaes atmosfrica e ocenica. Oscilaes naturais do clima acontecem como funo de oscilaes naturais nos parmetros citados e no so motivo para preocupaes. A presena da raa humana na Terra oferece um grande potencial para que mudanas no naturais no clima terrestre aconteam. Essas possveis mudanas aconteceriam devido a alteraes antrpicas significativas na composio fsico-qumica do ar e das guas como um todo. Algumas oscilaes climticas significativas e suas consequncias tm sido observadas em vrias regies terrestres e atribudas alteraes antrpicas do ar e das guas. De uma maneira geral, tm-se observado que os sistemas meteorolgicos que apresentam maior potencial a danos tm acontecido com maior frequncia e intensidade, como os exemplos citados a seguir. Invernos mais intensos. Perodos de estiagem mais prolongados. Tempestades mais intensas com alagamentos e destruio devido s correntezas causadas pelo escoamento da gua da inundao.

180

Deslizamento de terra nas encostas. Ocorrncia de nevascas onde nunca antes havia sido registrado. Degelo antecipado nas calotas polares. Ocorrncia de tornados e furaces onde ainda no havia registro. Furaces e tornados com intensidades maiores que a mdia daqueles aos quais j se estava acostumado. O aumento no nvel mdio do mar tambm tem sido observado Muitas outras alteraes climticas que esto a cada instante sendo noticiadas na mdia e que vo surgindo de maneira relativamente lenta e gradualmente se estabelecem, com tendncias constantes intensificao. No Brasil tem-se registrado casos de furaces e de tornados ocorrendo na regio Sul e de tempestades severas correndo principalmente nas regies Sudeste e Nordeste do pas, todos com grandes prejuzos econmicos e scioambientais. A frequncia de ocorrncia de condies extremas de baixa umidade tem aumentado na regio do Planalto Central do Brasil. As massas de ar provenientes da Argentina apresentam maior intensidade, frequentemente provocando friagens intensas nas regies prximas aos Andes e na Floresta Amaznica. As alteraes climticas ocorridas devido influncia do homem so motivo de grandes preocupaes porque tendem s a aumentar com potencial de efeitos muito desastrosos. Por esta razo o clima precisa ser adequadamente monitorado e estudado. Espera-se com isso que indcios de como resolver este grande dilema, ou at mesmo solues, possam ser encontrados evitando-se a degradao e consequente falncia de nosso meio ambiente.

Equipamentos meteorolgicos
Equipamentos convencionais: so ditos convencionais aqueles equipamentos que no apresentam sistemas eletrnicos em sua estrutura e so usados, sobretudo, nas medidas dos parmetros meteorolgicos observados superfcie. Este tipo de equipamento, apesar de estar tornando-se obsoleto, ainda amplamente utilizado. A continuidade em sua utilizao devida basicamente a sua robustez e s longas sries de dados que tm gerado. Entende-se que a substituio de um equipamento com elemento sensvel diferente daquele que estava operando, gera uma srie de dados distinta da que j existia. Os equipamentos convencionais so confiveis, normalmente muito durveis e de fcil manuteno e operao. Apesar destas vantagens, este tipo de equipamento necessita da presena constante de um observador que faz as leituras e registra manualmente os valores lidos. A tarefa do observador, alm de ser trabalhosa, normalmente fonte de erros que so causados pela impreciso nos registros e at por negligncia. Equipamentos eletrnicos: normalmente mais sensveis e mais frgeis que os convencionais, so usados nas estaes automticas que podem armazenar e/ou transmi-

181

tir os dados coletados para uma central. Apresentam a grande vantagem de poderem fornecer ao meteorologista, mesmo a grandes distncias e de maneira automtica, o conhecimento da condio do tempo no exato momento em que esta esteja acontecendo. As estaes meteorolgicas automticas so compostas basicamente por um conjunto de sensores, um microcomputador, uma unidade de memria e um sistema para a transmisso dos dados. Os sensores captam as condies instantneas da atmosfera, o microcomputador gerencia a coleta e o armazenamento dos dados na unidade de memria, e o sistema de transmisso envia os dados a uma central. O fornecimento de energia para este tipo de estao normalmente feito por baterias que podem ser recarregadas atravs de painis solares e tornam estas estaes autnomas. Uma estao meteorolgica autnoma pode ser instalada em lugares muito remotos e l permanecerem transmitindo seus dados por longos perodos de tempo. A transmisso dos dados de uma estao automtica para uma central pode ocorrer atravs de equipamentos de rdio, de telefone, inclusive a telefonia celular, e via satlite. A transmisso via satlite em geral menos dispendiosa, mas no permite o acompanhamento em tempo real porque depende do horrio da passagem do satlite. Estaes meteorolgicas: como o prprio nome j diz, estaes meteorolgicas convencionais so aquelas que utilizam equipamentos convencionais e as automticas so aquelas que automaticamente coletam, armazenam e, em alguns casos, transmitem os dados referentes s condies atmosfricas do local onde se encontram instaladas, para uma central. Dependendo dos sensores instalados, uma estao pode ser classificada quanto ao tipo. As estaes pluviomtricas, muito comuns, possuem apenas o pluvimetro como sensor. Dependendo da utilizao teremos outros tipos de estao. Estaes agrometeorolgicas tm o propsito de fornecer subsdios agricultura, possuindo sensores que medem tambm as condies de solo, como umidade e temperatura. Estaes hidrolgicas, alm de possibilitar a medida da precipitao, tambm medem os nveis de rios e/ou de audes. As estaes aeronuticas servem para atender s necessidades da aviao e esto focadas principalmente nos sistemas meteorolgicos que afetam a qualidade do voo. Radares e sistemas de radiossondagem so comuns nesse tipo de estao meteorolgica. As estaes sinticas, estando inseridas em uma rede de estaes, tm a finalidade principal de fornecer subsdios para a previso de Tempo. As estaes de ar superior so aquelas que possuem os sondadores atmosfricos. Tipos de estaes meteorolgicas especiais tambm existem como funo de sua finalidade. Todas estas estaes, medida que ampliam suas sries de dados, tornam-se estaes climatolgicas, j que tornam possvel a caracterizao do clima atravs da utilizao dos dados coletados. Radares: so equipamentos que funcionam baseados no princpio do eco. O radar emite pulsos eletromagnticos que, ao viajarem pelo espao, podem encontrar obs-

182

tculos e sofrerem reflexes. Parte das reflexes volta na forma de eco em direo ao radar e detectada por este. Conhecendo-se a velocidade de deslocamento dos pulsos eletromagnticos no ar, o tempo gasto para o retorno do eco vai determinar a que distncia o alvo se encontra da antena emissor-receptora. No caso da atmosfera, a intensidade do sinal que voltar vai determinar a intensidade do fenmeno meteorolgico. Os radares meteorolgicos operam com energia eletromagntica em comprimentos de onda dos quais dependem sua finalidade. Este comprimento de onda proporcional ao tamanho das gotas que se quer detectar. Para as gotculas menores que compem as nuvens usa-se radiao em comprimentos de onda menores. Para gotas maiores, como as gotas de chuva, comprimentos de onda um pouco maiores so usados. Os radares tm se tornado ferramentas fortes pela capacidade de detectar, alm da localizao e intensidade, a velocidade de deslocamento dos fenmenos meteorolgicos. Esta deteco acontece atravs do chamado efeito Doppler. Quando um pulso eletromagntico atirado em direo a um objeto que se encontra em movimento, o comprimento da onda refletida modificado. Torna-se menor quando o objeto se desloca em direo antena que emitiu o pulso, e maior quando o sentido do deslocamento o inverso. A diferena nos comprimentos de onda do pulso emitido e do pulso recebido na forma de eco determina a velocidade de deslocamento do sistema. importante observar que este fato s pode ser considerado para o movimento para perto ou para longe da antena. Para uma melhor preciso nos valores obtidos, seria necessria a utilizao de dois radares trabalhando conjuntamente. Equipamentos para a coleta de dados no ar superior: as estaes automticas e convencionais coletam dados das condies da atmosfera no nvel da superfcie. Entretanto, o conhecimento do comportamento da atmosfera nas camadas mais acima igualmente importante para o meteorologista. Vrios equipamentos podem ser usados no sentido de contribuir para o conhecimento do comportamento da atmosfera em suas camadas superiores. Um desses equipamentos a radiossonda. Os sistemas de radiossonda so bastante utilizados e compostos basicamente por duas partes: uma miniestao meteorolgica que, sendo liberada presa a um balo, transmite os dados coletados enquanto ascende na atmosfera. As radiossondas fornecem ento os perfis, com a altura, das variveis meteorolgicas. Enquanto qualquer varivel meteorolgica pode ser observada em uma estao de superfcie, as estaes de radiossondagens operam com poucas destas variveis. Em uma radiossondagem so coletados os dados de presso, temperatura, umidade, direo e velocidade do vento. Os valores da direo e da velocidade do vento em uma radiossondagem com balo so obtidos medindo-se a diferena na localizao do balo em diferentes instantes de seu movimento errtico. O perodo total de uma radiossondagem de aproximadamente uma hora e computado desde o momento em que o balo com a sonda liberado, at o momento que, por atingir camadas com presses muito baixas, o balo estoura.

183

As radiossondagens podem ser feitas mais rapidamente com o auxlio de foguetes. O tempo de durao de uma sondagem com foguete da ordem de alguns poucos minutos. O mesmo tipo de sensor usado nestas radiossondagens, mas os valores do vento no podem ser obtidos porque os foguetes no respondem fidedignamente s variaes no campo do vento. Sensores acsticos: os sensores acsticos funcionam com o mesmo princpio dos sistemas de radar. Entretanto neste caso, assim como no caso dos morcegos, utilizam ondas sonoras. Este tipo de sensor conhecido pelo nome de SODAR (Sondador Acstico da Atmosfera). No caso do SODAR, um pulso sonoro emitido no sentido vertical, e interage com as partculas da atmosfera, seu eco analisado. So registrados a durao, a intensidade e o tempo que o eco demora em atingir o sensor. Assim, possvel determinar a que altura e com que intensidade o fenmeno meteorolgico est acontecendo. Lidares: tambm possuem o mesmo princpio dos radares, mas nesse caso, emitem pulsos de energia eletromagntica com comprimentos de onda muito pequenos, que o caso dos raios lasers, ao invs de pulsos sonoros. Similarmente so registrados a durao, a intensidade e o tempo que a parte do laser refletida de volta demora em atingir o sensor,. Avies: podem ser usados para coletar dados relativos s condies do ar nos vrios nveis da atmosfera. Sensores so montados na parte de fora dos avies meteorolgicos e as informaes coletadas podem ser processadas nos sistemas computacionais levados a bordo. Os dados so armazenados para posterior anlise. Satlites: os satlites artificiais deslocam-se sobre a superfcie terrestre a alturas onde o ar extremamente rarefeito. A essas alturas, a quantidade de molculas existente to pequena que sua presena desconsiderada e o vcuo (ausncia de matria) assumido. Este tipo de ambiente permite que praticamente no haja atrito e/ou arrasto e o satlite pode continuar livremente seu movimento orbital. O que mantm um satlite orbitando o equilbrio entre as foras de gravidade e centrfuga, que atuam sobre ele. A fora de gravidade atrai o satlite para a superfcie da Terra e a fora centrfuga o impulsiona em direo ao espao. De acordo com a primeira lei de Newton, matria atrai matria na razo direta de suas massas e na razo inversa da distncia que as separa. Isso quer dizer que a fora de gravidade na Terra diminui medida que a altura aumenta. Por outro lado, em um movimento circular, a fora centrfuga ser tanto maior quanto maior for a velocidade tangencial de deslocamento do corpo em movimento. Assim, a velocidade de deslocamento de um satlite em relao superfcie da Terra ser menor quanto maior for a altura de sua rbita. Desta forma, possvel estabelecer a velocidade da rbita de um satlite como funo de sua altura. Os satlites mais baixos apresentam velocidades maiores e circulam a Terra mais vezes que os satlites mais altos. Os satlites considerados de rbita baixa possuem uma altura de operao da ordem de 600 km e do aproximadamente quatro voltas na Terra no perodo de um dia. medida que se aumenta a altura de

184

um satlite e sua velocidade diminui, pode-se chegar a uma altura onde ele gastar exatamente um dia para dar uma volta ao redor da Terra. A esta altura, se o satlite estiver orbitando na direo da linha do Equador e no mesmo sentido de rotao da Terra, sua velocidade ser tal que permanecer geoestacionrio, ou seja, parado em relao superfcie da terra. Por estarem imersos no vcuo, os sensores de um satlite funcionam base de radiao. Seus equipamentos so elaborados de tal forma que podem detectar a radiao em faixas de comprimento de onda que possibilitam a observao de vrias caractersticas superficiais e da atmosfera da Terra. Sabe-se que a matria reage diferentemente radiao incidente sobre ela, como funo de sua composio. Assim, se se pretende detectar certo tipo de matria, um sensor que seja capaz de registrar a radiao no comprimento de onda que interage ou emitido por aquela matria, desenvolvido. Desta forma possvel uma observao ampla do que existe ou ocorre no sistema Terra-Atmosfera e a deteco de diferentes tipos de substncias como gua, minerais e diferentes tipos de vegetao na superfcie da Terra, assim como de componentes especficos ou fenmenos meteorolgicos acontecendo na atmosfera. Os sensores dos satlites podem ser divididos em ativos e passivos. Os sensores ativos emitem pulsos radioativos e registram o reflexo do sinal emitido. Os sensores passivos apenas registram a energia radioativa que os atinge. Os sensores a bordo dos satlites meteorolgicos so em sua grande maioria passivos. Em termos de ondas curtas, so usados para observar a Terra na faixa do visvel. Em termos de ondas longas, trabalham com vrias faixas de comprimentos de onda que interagem com o vapor e gotas de gua. A combinao de alguns desses sensores possibilita a obteno de perfis atmosfricos que podem ser calibrados atravs dos dados das sondagens com bales ou foguetes. Os sensores ativos, quando esto disponveis, funcionam base dos raios lasers.

Sistemas de monitoramento do clima


Genericamente, um sistema para o monitoramento do clima deve ser composto pelas redes de coleta de dados, por um banco de dados e por uma central de processamento. Por rede de coleta de dados entende-se o conjunto das estaes meteorolgicas localizadas no campo, todos os equipamentos de sondagem do ar superior, os satlites, e a transmisso dos dados at a estao central. O banco de dados a central para onde convergem e onde ficam armazenados todos os dados coletados no campo. Em um passado no muito distante, os dados coletados no campo encontravam-se na forma de grficos e valores impressos em papel. Com o tempo, caso no houvesse armazenamento adequado, boa parte desse material era perdido devido depreciao do meio que os continham. O processamento dos dados nessas condies era muito dispendioso, tanto em termos de tempo quanto em termos financeiros, e estava sujeito a erros, j que sofria a interferncia direta dos tcnicos.

185

Atualmente os sistemas so automatizados e normalmente os dados fluem diretamente das estaes localizadas no campo para os computadores centrais. Antes de ocuparem definitivamente seus espaos nos bancos de dados, as informaes geradas no campo precisam ser analisadas para possibilitar a eliminao dos erros que eventualmente venham a conter. A central de processamento, tambm conhecida por central de anlise e previso das condies de tempo e de clima, o ambiente onde trabalham os tcnicos de informtica e de meteorologia que processam os dados para a obteno dos produtos meteorolgicos. A automao dos sistemas de coleta de dados meteorolgicos possibilita que estes estejam disponveis diretamente nos computadores que, com o auxlio dos programas adequados, permitem o diagnstico e o prognstico das condies de Tempo e do Clima.

A meteorologia e a climatologia no mundo


A meteorologia e o clima no tm fronteiras. Um sistema meteorolgico ou uma regio climtica podem estar atuando em dois ou mais pases ao mesmo tempo. A atmosfera um meio fluido cujos componentes se deslocam para onde a fsica da atmosfera os conduz, sem respeitar fronteiras. Mesmo os fenmenos atmosfricos mais localizados dependem do comportamento da atmosfera em suas vizinhanas. Para que seja possvel o trato da meteorologia e do clima sob estas condies, necessrio que existam acordos entre os pases que possibilitem a troca de informaes. A linguagem da meteorologia deve ser comum para que a comunicao se proceda de maneira adequada. medida que as trocas de informaes se tornam mais volumosas e complexas, faz-se necessria a elaborao de regras que evitem a ocorrncia de desentendimentos entre os interessados. Com o objetivo de suprir estas necessidades, a Organizao das Naes Unidas (ONU), criou a Organizao Meteorolgica Mundial (OMM). O estudo da climatologia obedece a critrios recomendados pela OMM que, a partir de dezembro de 1951, reconhecida como um rgo das Naes Unidas. As atividades cientficas e tcnicas da OMM so classificadas em Observao do Tempo Mundial (OTM), Programas de Pesquisa da OMM, Programa da OMM a respeito da interao do homem em seu meio ambiente e Programas de Cooperao Tcnica da OMM (SILVA, 2006). Atualmente a OMM congrega mais de 130 pases e, mediante regras especficas, os dados atmosfricos coletados nas redes oficiais de cada um deles so disponibilizados em uma nica rede internacional, para que todos os pases membros possam utilizar. Entre as regras estipuladas pela OMM, existe uma que determina que a coleta dos dados acontea ao mesmo tempo, em horrios especficos que so chamados de horrios sinticos. No Brasil, os horrios sinticos ocorrem de trs em trs horas, a partir da zero hora do dia. medida que o tempo passa, a rede internacional de dados de Tempo e Clima vai se modernizando e se completando para que, num futuro prximo, pos-

186

sa abranger de forma detalhada todas as partes do globo. Inclusos nos dados dessa rede podem ser encontrados dados coletados em navios e boias que transmitem a informao referente ao comportamento da atmosfera sobre os oceanos.

rgos de Meteorologia e Climatologia no Brasil


rgos de abrangncia nacional
O rgo responsvel pelo monitoramento do Clima no Brasil o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com sua sede principal localizada em Braslia, no Planalto Central do Brasil, o INMET possui sedes regionais, chamadas de distritos, e monitora o Clima dos estados e das regies, com uma viso global. Como pode ser observado em seu sitio na internet (http://www.inmet.gov.br/), dispe vrios produtos de clima, tais como normais climatolgicas, distribuies de probabilidade, mapeamentos climticos e previses climticas. O INMET possui uma rede de estaes meteorolgicas com abrangncia nacional. Suas estaes so dos tipos convencional, automtica e/ou de ar superior. A rede de estaes convencionais do INMET apresenta longas sries de dados que contribuem para a caracterizao do clima em todas as regies do pas. Com o avano da tecnologia, as estaes convencionais esto paulatinamente sendo substitudas por estaes automticas. O processo de substituio se d atravs da manuteno das estaes convencionais por um perodo de tempo, aps a instalao de uma estao automtica, suficiente para que a continuidade da srie de dados possa se estabelecer. A rede de estaes meteorolgicas de ar superior tambm atravessa um processo de transio, mas neste caso, diferentemente das estaes de superfcie, no se faz necessrio que os dois equipamentos (antigo e novo) estejam funcionando simultaneamente. O INMET tambm faz previso de Tempo e de Clima. Suas previses so operacionalizadas, sendo disponibilizadas em bases regulares atravs de diversos meios como a internet e imprensa falada, escrita e televisada. Para isto conta com o auxilio de capacitado corpo tcnico, de potentes computadores, de modelagem meteorolgica e climatolgica numrica, de recepo e processamento de imagens de satlite, dos dados meteorolgicos de superfcie e de ar superior, oriundos de suas prprias redes e de redes internacionais. Outro rgo atuando nesta linha com grande importncia nacional o Centro de Previses de Tempo e Estudos Climticos (CPTEC) que pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O CPTEC especialista em previses numricas de Tempo e de Clima, sendo referncia entre os organismos mundiais que atuam nessa rea, e trabalha com o estado da arte (o que h de mais moderno no mundo) na modelagem e previso do Tempo e do Clima para todo o Brasil.

187

Alm de seu altamente especializado corpo de cientistas, o CPTEC possui como ferramenta de trabalho, computadores que esto entre os mais rpidos (se no os mais rpidos) da Amrica Latina. Nestes computadores so processados os programas de simulao do comportamento da atmosfera que, ricos em detalhamento, so capazes de executar com considervel preciso e em curtos espaos de tempo, as previses de Tempo e Clima. Ainda de mbito nacional, outros rgos possuem suas prprias redes de estaes meteorolgicas e realizam estudos especficos nas reas da meteorologia e do clima. Dentre eles podemos citar a Aeronutica, nos servios de proteo ao voo, a Diretoria de Hidrografia e Navegao (DHN), com suas estaes que visam o monitoramento das condies sobre o mar e proteo navegao martima e a Empresa Brasileira de Agropecuria (EMBRAPA), fazendo pesquisas relacionadas com a agricultura e a pecuria nas diversas regies do pas. At recentemente, o brasileiro manifestava pouco interesse pelo entendimento da meteorologia e do clima. Este entendimento era detido apenas por alguns cientistas que conseguiram sensibilizar polticos e possibilitaram a criao das instituies governamentais de Tempo e Clima. O processo de conscientizao da sociedade sobre a importncia do estudo do comportamento da atmosfera aconteceu de forma lenta e gradual, inclusive com a implantao de escolas tcnicas e universidades que permitissem a formao das pessoas para gerir esta rea do conhecimento. Atualmente j se tem uma conscincia formada da importncia desta cincia, e sua prtica est tornando-se comercialmente vivel. nesta linha de atuao que surgiram instituies particulares como a Clima Tempo e a Somar. Estas instituies so pioneiras no Brasil e prestam consultoria e vendem produtos e servios nas reas da meteorologia e da climatologia. Frequentemente este tipo de instituio trabalha oferecendo servios de uma forma integrada, em torno dos recursos ambientais e instrumentao correlata. Atualmente as empresas citadas j tm bastante tempo de mercado. O crescimento demogrfico e a evoluo na tecnologia apontam para um mercado sempre crescente nesta rea do conhecimento.

rgos de abrangncia regional


O Brasil um pas de dimenses continentais e abriga vrios tipos climticos. Dependendo do grau de interesse, esses podem ser subdivididos para que os detalhes individuais das caractersticas fsicas de cada localidade possam ser considerados. O comportamento da atmosfera nessa perspectiva considerado como sendo de mesoescala, ou seja, abriga o comportamento da atmosfera de uma regio cujas dimenses lineares vo desde centenas de metros at centenas de quilmetros. A anlise regionalizada do comportamento da atmosfera necessria para o entendimento completo de seu comportamento. O detalhamento regionalizado do comportamento da atmosfera pode ser feito por um rgo de abrangncia nacional

188

como os citados, entretanto esta regionalizao seria extremamente dispendiosa quando imaginada para todas as pequenas regies do pas. Por outro lado, a regionalizao mais adequadamente feita por instituies locais onde os tcnicos detenham o conhecimento especfico de cada um dos seus detalhes. por esta razo que surgiram os rgos de Tempo e Clima regionais. O primeiro rgo a atuar com esta perspectiva no Brasil foi a Fundao Cearense de Meteorologia e Recursos Hdricos (FUNCEME), criada em 1972 pelo governo do estado do Cear. O trabalho realizado na FUNCEME internacionalmente conhecido, equiparando-se ao que realizado nas instituies mais renomadas do globo. Para estar sempre trabalhando com o estado da arte em sua rea de atuao, a FUNCEME possui convnios e acordos com estas instituies. A FUNCEME atua realizando pesquisas, monitoramento e desenvolvimento, conjuntamente nas reas de meteorologia, recursos ambientais e recursos hdricos. Boa parte dos trabalhos publicados pelos tcnicos e pesquisadores da FUNCEME publicada em revistas nacionais e internacionais, de grande importncia na rea. Localizada no Nordeste do Brasil, a FUNCEME despertou o interesse de cientistas e pesquisadores dos estados daquela regio para a criao de rgos similares que viessem possibilitar o detalhamento do comportamento da atmosfera em escalas menores. Num esforo conjunto entre o governo federal e os governos estaduais, foi criado o Projeto Nordeste que tinha como objetivo a criao de organismos estaduais similares FUNCEME. As bases para esta criao foram fornecidas e cada um dos estados nordestinos passou a abrigar sua prpria instituio. O resultado foi to bom que os demais estados da federao resolveram seguir o mesmo caminho. Atualmente praticamente todos os estados brasileiros possuem sua prpria instituio para a realizao de pesquisas, desenvolvimento e operao nas reas de meteorologia, recursos ambientais e recursos hdricos. Todas estas instituies possuem corpo tcnico especializado, fazem pesquisas na rea, e possuem suas prprias redes de coletas de dados, bancos de dados e centrais de processamento. Considerando a inexistncia de limites territoriais para as condies da atmosfera, procuram trabalhar em conjunto, reunindo-se, trocando ideias e informaes a respeito das condies do Tempo e do Clima e tomando decises de consenso, principalmente em relao s previses de clima. A tabela abaixo apresenta instituies estaduais que atuam nesta linha com seus respectivos estados e endereos eletrnicos.

189

Estado Alagoas Amazonas Bahia Cear Esprito Santo Gois Maranho Minas Gerais Paraba Paran Pernambuco Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Santa Catarina So Paulo Sergipe Tocantins

Agncia NMRH NMH ING FUNCEME INCAPER SIMEGO LABMET SIMGE AESA SIMEPAR LAMEPE SIMERJ EMPARN CIRAM CEPAGRI CEMSE NEMRH

Endereo Eletrnico http://www.semarh.al.gov.br/ http://remethi.org/site/ http://www.inga.ba.gov.br/ http://www.funceme.br/ http://www.incaper.es.gov.br/ http://www.simego.sectec.go.gov.br/ http://www.nemrh.uema.br/ http://www.simge.mg.gov.br/ http://www.aesa.pb.gov.br/ http://www.simepar.br/ http://www.itep.br/LAMEPE.asp http://www.simerj.rj.gov.br/ http://www.emparn.rn.gov.br/ http://ciram.epagri.sc.gov.br/ http://www.cpa.unicamp.br/ http://www.semarh.se.gov.br/ http://200.129.177.29/wrf/index.html

A tabela no exaustiva, mas mostra que o interesse pela meteorologia e climatologia de mesoescala bastante elevado e deve continuar crescendo no Brasil.

Sntese do Fascculo
Sabe-se que mudanas climticas significativas podem ser catastrficas e, em casos mais extremos, at levar ao extermnio de espcies incluindo a da raa humana. Para que uma mudana climtica possa ser percebida, necessrio que o Clima seja registrado por um longo perodo de tempo. Uma vez registrado, o clima pode ser estudado e compreendido. Este fascculo trata dos vrios aspectos da dinmica do Clima, e suas relaes com a vida na Terra. Para que se possa entender o Clima, necessrio se entender primeiro a Meteorologia. Desta forma, uma abordagem sobre a Meteorologia, incluindo os principais fenmenos meteorolgicos e suas consequncias para o comportamento do Clima includa. O monitoramento do Clima feito atravs dos sensores meteorolgicos, assim uma abordagem sobre os principais sensores apresentada. A classificao do Clima mundial e regional apresentada, baseada em parmetros tericos e amparada em parmetros fsicos que incluem as relaes astronmicas da dinmica do movimento terrestre. Por fim, a forma do processamento do monitoramento climtico mostrado, assim como os principais rgos de meteorologia e climatologia a nvel mundial, e regional no Brasil e na regio Nordeste do Brasil.

190

Exerccios
1. Quais as causas mais importantes para as mudanas climticas? 2. Qual a principal diferena entre o Tempo e o Clima? 3. Quais os fatores que influenciam o clima na regio Nordeste do Brasil? 4. Quais as influncias das variaes da temperatura da superfcie do mar no clima em algumas regies da Terra? 5. Descreva, em seu entendimento, qual a importncia deste fascculo para este curso que voc est fazendo.

Referncias
AYOADE, J. O., Introduo a Climatologia para os Trpicos, Rio de Janeiro, 2004. HUSCHKE, R. E., Glossary of Meteorology, American Meteorological Society, 1959. LUTGENS, F. K; TARBUCK, E. J., The Atmosphere, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, New Jersey USA, 1986 SIMIELLI, M. E., Atlas Geogrfico Escolar, So Paulo: Ed. tica, 2007. SILVA, R. A. T., RIS Sistema de acompanhamento e monitoramento climtico e meteorolgico, Dissertao (mestrado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 107 p. 2006

Expediente
Presidente Luciana Dummar | Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste Srgio Falco Coordenao do Curso Eliseu Marlnio Pereira de Lucena | Coordenao Editorial Elosa Vidal Coordenao Acadmico-Administrativa Ana Paula Costa Salmin | Coordenao Tcnica CARE Brasil | Markus Brose e Juliana Russar | Editor de Design Deglaucy Jorge Teixeira | Projeto Grfico, Ilustraes e Capas Suzana Paz | Editorao Eletrnica Mikael Baima, Welton Travassos | Mapas Welton Travassos | Reviso Wilson Pereira da Silva | Catalogao na Fonte Ana Kelly Pereira

191

O que voc pode fazer para salvar o Planeta


Faa o degelo do refrigerador periodicamente. O acmulo de placas de gelo aumenta o consumo. Nunca coloque alimentos quentes na geladeira.

Realizao:

Apoio:

Anda mungkin juga menyukai