Anda di halaman 1dari 1

EDUCAO CORPORATIVA COMO UPGRADE DOS TREINAMENTOS EM RECURSOS HUMANOS

ALUNO: PLNIO ALEXANDRE DOS SANTOS CAETANO CENTRO UNIVERSITRIO BARO DE MAU e-mail: plinio_alexandre@hotmail.com

Introduo
Uma constante no mundo do trabalho so as transformaes: com o advento da era industrial, artesos passaram a figurar como operrios, perdendo a viso de todo o processo produtivo e, cada vez mais, integrados em fragmentos do processo de produo. Na contemporaneidade, com a era do conhecimento em trnsito, as organizaes tem se preocupado em como capacitar seus colaboradores; preocupao esta que transcende to somente mera capacitao e treinamento profissionais, envolvendo muitas vezes processos de educao continuada, para fins de auxiliar seus colaboradores no desempenho de suas tarefas. Nesse contexto, surge nos Estados Unidos a Educao Corporativa, representada pelas Universidades Corporativas, como instrumento de treinamento e capacitao contnua de profissionais, superando as deficincias provenientes da formao prtica e especfica de seus funcionrios; modelo este inspirador do adotado em nosso pas (CHIAVENATO, 2008).

Desenvolvimento
Diferentemente dos objetivos do Treinamento, intrinsecamente ligados ao interesse de formatar ao trabalhador para executar suas tarefas, o conceito de Educao Corporativa est relacionado formao do indivduo; sendo que muitas organizaes implantaram as Universidades Corporativas, que independem de estrutura fsica, com a inteno de superar o conceito de Treinamento e Desenvolvimento, com altos custos, e prover seus colaboradores de uma melhor gesto do conhecimento organizacional, transformando o ambiente in loco em um cenrio de produo de conhecimentos, habilidades e tcnicas (STAREC, 2010; EBOLI, 2011). No Brasil as organizaes Banco do Brasil, Coca-Cola, Walmart, McDonalds, Vale do Rosrio, Grupo Accor Brasil, Brahma, HSBC, Ambev, Telemar, Datasul, Habbis, Unimed, Bradesco, Hospital das Clnicas de So Paulo, Nestl, Sebrae, dentre outras, tem suas universidades corporativas em funcionamento.

Consideraes Finais
Consoante s informaes levantadas neste trabalho, pode-se concluir que a educao corporativa representa uma alternativa atual para promover o desenvolvimento das organizaes como um todo, com foco e objetivos definidos, de forma a condicionar o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo e como resultado o desenvolvimento da prpria organizao

Metodologia
A metodologia utilizada pesquisa bibliogrfica. no trabalho foi a de

Objetivos
Demonstrar a relevncia dos investimentos em Educao Corporativa para a rea de Recursos Humanos nas organizaes, em substituio aos tradicionais programas de Treinamento e Desenvolvimento, cujo custo de realizao se apresenta bastante elevado, bem como discutir como decorreu o processo de implantao das universidades corporativas e sua gnese no Brasil.

Referncias
CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 580 p. EBOLI, Marisa. et al. Educao Corporativa: Fundamentos, evoluo e implantao de projetos. So Paulo: Atlas, 2010. 392 p. STAREC, Claudio. Educao Corporativa em Xeque: At que ponto treinamento um bom negcio para as organizaes? Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2011. 170 p.

Anda mungkin juga menyukai