Anda di halaman 1dari 62

O

que a Brasileira de Hospitalares?

Empresa Servios

Resposta: A Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (EBSERH) uma empresa pblica criada pelo Governo Federal com autorizao do Poder Legislativo com recursos 100% pblicos, dotada de personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, que ser regida por seu Estatuto Social e Regimento Interno.

EMPRESA PBLICA UNIPESSOAL, na forma definida no inciso II do art. 5o do DL 200/67 e no art. 5o do DL 900/69, denominada Empresa Brasileira de Servios Hospitalares - EBSERH, 2- personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, 3- vinculada ao Ministrio da Educao, 4- prazo de durao indeterminado.

1- No Brasil as empresas pblicas, que se subdividem em duas categorias: empresa pblica UNIPESSOAL (ex: EBESERH), com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio 2- empresa pblica de VRIOS SCIOS governamentais minoritrios, que unem seus capitais Unio, tendo, esta, a maioria do capital votante.

Por que foi criada a EBSERH ? Resposta: A dupla finalidade pblica - de (1)assistncia direta populao e de (2) apoio ao ensino e pesquisa das universidades diferenciam os HUF dos demais hospitais pblicos. (...)

... Sua gesto exige um nvel de agilidade, flexibilidade e dinamismo muitas vezes incompatveis com as limitaes impostas pelo regime jurdico de direito pblico prprio da administrao direta e das autarquias, especialmente no que se refere contratao e gesto da fora de trabalho, o que tem acarretado distores ao longo dos anos e vulnerabilidade jurdica.

A EBSERH uma empresa pblica ou privada? Resposta: A EBSERH uma empresa pblica dotada de personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, e reger-se- pelo seu Estatuto Social e pelas disposies legais que lhe forem aplicveis (Art.1 do Estatuto).

Onde fica localizada a EBSERH? Resposta: A EBSERH tem sede e foro em Braslia, Distrito Federal e poder manter escritrios, representaes, dependncias e filiais nos estados da Federao.

Quais as principais finalidades da EBSERH? Resposta: A EBSERH tem por finalidade a prestao de servios gratuitos de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, assim como a prestao s instituies pblicas federais de ensino ou instituies congneres de servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, observada a autonomia universitria.

Em resumo, por meio da gesto pela EBSERH, cada um dos HUF dever ser capaz de: I- Prestar assistncia no atendimento s necessidades de sade da populao na qual est inserido, de acordo com as orientaes do SUS; II - Oferecer condies adequadas para a gerao de conhecimento de qualidade e para a formao dos profissionais dos diversos cursos da universidade a que pertence.

verdade que a EBSERH faz parte de um projeto do Governo Federal de privatizar os HUF? Resposta: No. A EBSERH, vinculada ao Ministrio da Educao, uma empresa 100% pblica, totalmente comprometida com o SUS, mantendo a autonomia universitria e priorizando, alm da assistncia, o ensino, a pesquisa e os programas de extenso. (...)

A EBSERH foi concebida sob a tica de uma empresa pblica absolutamente nova, pois no se configura como nenhuma estatal conhecida em nosso pas. Para citar um diferencial, a nica empresa estatal a trabalhar com um conjunto de servidores do regime jurdico nico (estatutrios) cedidos em grande amplitude para a EBSERH, convivendo com servidores celetistas (CLT) na empresa, com vantagens para todos. A EBSERH observar as orientaes da Poltica Nacional de Sade, de responsabilidade do Ministrio da Sade.

que pretendem concretamente a EBSERH e as IFES para os HUF?

Resposta: Modernizao da gesto; Reestruturao da fora de trabalho; Reestruturao fsica; Reestruturao Tecnolgica; Qualificao da Gesto Financeira Oramentria; Assistncia de excelncia sade formao profissional de alto nvel

e e

A reestruturao dos HUF por meio do REHUF ter continuidade? A criao da EBSERH integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para viabilizar a reestruturao dos HUF. Por meio do Programa Nacional de Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais (REHUF), institudo pelo Decreto n 7.082/2010, foram empreendidas aes no sentido de garantir a reestruturao fsica e tecnolgica e (...)

(...) tambm de solucionar o problema de recursos humanos destes hospitais, cumprindo o Acrdo do Tribunal de Contas da Unio, que desde o ano de 2008 exigiu a substituio dos servidores contratados pelas fundaes de apoio para os HUF.

Como ser feita a gesto do REHUF a partir da criao da EBSERH? O REHUF tem como objetivo criar condies materiais e institucionais para que os HUF possam desempenhar plenamente suas funes em relao s dimenses de ensino, pesquisa e extenso e dimenso da assistncia sade (Art. 2 da Lei 7.082/2010). Com a criao da EBSERH, a empresa passa a ser a gestora do REHUF conforme delegao estabelecida pela Portaria n 442/2012, do Ministrio da Educao.

A adeso das universidades federais EBSERH obrigatria ou facultativa? As universidades federais no so obrigadas a aderir EBSERH, sendo, portanto, OPCIONAL esta alternativa. A criao da EBSERH deu-se no sentido de promover o aperfeioamento da gesto dos HUF dotando-os de mecanismos legais mais modernos e geis que possibilitem baixar os custos, melhorar a qualidade e alcanar elevado padro de excelncia.

As universidades federais que no aderirem empresa tero asseguradas as condies necessrias ao seu funcionamento, ou sofrero algum tipo de prejuzo? Resposta: As universidades federais que no aderirem EBSERH continuaro recebendo recursos do REHUF.

(...) Entretanto, na medida em que a soluo apontada pelo Governo Federal para a recomposio da fora de trabalho dos HUF foi a criao da EBSERH, as universidades que no aderirem empresa no tero condies de cumprir o acrdo do TCU na substituio do pessoal terceirizado, considerado irregular, que absorve mais de 50% dos recursos destinados manuteno da maioria dos hospitais.

Quais os passos para a implantao da EBSERH nos HUF? Resposta: 1. Assinatura do Termo de Adeso; 2. Realizao de diagnstico conjunto (IFES/EBSERH) 3. Estabelecimento de Metas para o Hospital/Assinatura do Contrato; (...)

4.

Escolha da equipe de governana; 5. Treinamento da Equipe; 6. Apoio e monitoramento.

A partir da adeso, como ser feita a implantao da EBSERH nos HUF? Resposta: A partir da adeso, sero constitudas equipes de implantao, compostas por representantes da universidade e da EBSERH, para a realizao de diagnstico conjunto. (...)

... As equipes sero responsveis pela realizao de um diagnstico da situao do hospital, a partir do qual sero definidas as metas e condies para a assinatura do contrato entre a universidade e a empresa.

Como se inicia e quais so os instrumentos de adeso? Resposta: Inicialmente, a universidade federal formaliza, por meio de um (1) ofcio do Reitor dirigido ao Presidente da EBSERH, a deciso de aderir empresa. Em seguida, a (2) universidade deve indicar os representantes que iro integrar a equipe de implantao que ir (3) proceder ao diagnstico da situao do hospital.

Como ser realizado o diagnstico? Resposta: Inicialmente, devero ser informados, em campo especfico do SisREHUF, os dados sobre a situao do hospital. Em seguida, ser feita a anlise e validao in loco, de acordo com o porte e a complexidade do hospital, dos dados informados no sistema. A partir do diagnstico, ser formulado o Plano de Reestruturao do HUF.

Como sero escolhidos os dirigentes de cada hospital? Resposta: A partir do diagnstico ser constituda a Equipe de Governana, sendo que o superintendente do hospital ser indicado pelo reitor da respectiva universidade. Os DEMAIS DIRIGENTES sero escolhidos de comum acordo entre a EBSERH e a universidade.

Da Estrutura de Governana das Unidades Hospitalares administradas pela EBSERH Art. 46. As unidades hospitalares administradas pela EBSERH contaro com uma estrutura de governana constituda pela seguinte instncia: (ABAIXO)

I. Um Colegiado Executivo composto:

a) pelo Superintendente do hospital; b) pelo Gerente de Ateno Sade; c) pelo Gerente Administrativo; e d) pelo Gerente de Ensino e Pesquisa, quando se tratar de hospitais universitrios ou de ensino.

Os cargos de Superintendente de Gerentes sero de livre nomeao; O Superintendente, no caso dos Hospitais Universitrios, ser selecionado entre os docentes do quadro permanente da universidade contratante da EBSERH, obedecendo a critrios estabelecidos de titulao acadmica e comprovada experincia em gesto pblica na rea da sade definidos pela Reitoria e a EBSERH.

Como ser constitudo e em que consiste o Plano de Reestruturao da instituio? Resposta: O Plano de Reestruturao de cada hospital ser construdo a partir do diagnstico feito em conjunto pela EBSERH e equipe local e compreender os planos de reestruturao fsica, tecnolgica e de recursos humanos, bem como a proposta de modelo de gesto administrativo-financeira e de gesto clnica.

Como ser a reestruturao?

avaliao

do

plano

de

Resposta: A avaliao ser realizada periodicamente pela equipe local de governana em conjunto com a equipe da EBSERH.

O contrato ser universidades?

comum

todas

as

Resposta: No, porque essa relao contratual ter caractersticas que devero refletir as especificidades de cada hospital. Em seu tempo, a EBSERH dar ampla publicidade aos contratos firmados, inclusive por meio de stio na internet.

O que contero os contratos firmados entre a EBSERH e as universidades federais? Resposta: O contrato conter, obrigatoriamente, as obrigaes dos signatrios, as metas de desempenho, indicadores, prazos de execuo que devero ser observados pelas partes e respectiva sistemtica de acompanhamento e avaliao, com os critrios e parmetros a serem aplicados.

A partir da contratao da EBSERH, haver prejuzo da autonomia universitria? Resposta: No. A autonomia universitria est consagrada no Art. 207 da Constituio Federal e garantida pela Lei de Criao da EBSERH (Artigos 3 e 6 da Lei n 12.550/2011).

Os servios prestados pelos HUF sero privatizados? Resposta: No. As atividades de prestao de servios de assistncia sade executadas pela EBSERH esto inseridas integral e exclusivamente no mbito do SUS. (Art. 3, 2 da Lei de Criao e do Estatuto).

Haver controle social dos servios prestados pela EBSERH? Resposta: O Conselho Consultivo um rgo permanente da EBSERH que, alm de prestar apoio Diretoria Executiva e ao Conselho de Administrao, tem como uma de suas finalidades o controle social. O Conselho Consultivo ser constitudo por representantes da EBSERH, do Ministrio da Educao, do Ministrio da Sade, dos usurios dos servios de sade dos hospitais universitrios federais, indicado pelo Conselho Nacional de Sade; (...)

(...) dos residentes em sade dos hospitais universitrios federais, indicado pelo conjunto de entidades representativas; reitor ou diretor de hospital universitrio, indicado pela ANDIFES e representante dos trabalhadores dos hospitais universitrios federais administrados pela EBSERH, indicado pela respectiva entidade representativa.

(...) os membros do Conselho Consultivo sero indicados bienalmente pelos respectivos rgos e entidades e designados pelo Ministro da Educao, sendo sua investidura feita mediante registro na ata da primeira reunio de que participarem.

So competncias do Conselho Consultivo: opinar sobre as linhas gerais das polticas, diretrizes e estratgias da EBSERH, orientando o Conselho de Administrao e a Diretoria Executiva no cumprimento de suas atribuies; propor linhas de ao, programas, estudos, projetos, formas de atuao ou outras medidas, orientando para que a EBSERH atinja os objetivos para a qual foi criada; acompanhar e avaliar periodicamente o desempenho da EBSERH; e assistir Diretoria e ao Conselho de Administrao em suas funes, sobretudo na formulao, implementao e avaliao das estratgias de ao da EBSERH.

O patrimnio dos HUF passar a pertencer EBSERH? Resposta: As instituies pblicas federais de ensino e instituies congneres esto autorizadas por lei a CEDER EBSERH, no mbito e durante a vigncia do contrato, bens e direitos necessrios sua execuo. Ao trmino do contrato, os bens sero devolvidos instituio cedente (Art. 13 da Lei n 12.550/2011).

Os HUF que contratarem a EBSERH tambm atendero aos planos de sade? Resposta: No, o atendimento ser exclusivamente por meio do SUS. assegurado EBSERH o ressarcimento das despesas com o atendimento de consumidores e respectivos dependentes de planos privados de assistncia sade, na forma estabelecida pelo art. 32 da Lei no 9.656, de 3 de junho de 1998, observados os valores de referncia estabelecidos pela Agncia Nacional de Sade Suplementar.

Qual a composio da EBSERH? Resposta: Os rgos estatutrios da EBSERH previstos no Estatuto so: Diretoria Executiva, Conselho de Administrao, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. (Art. 10 do Estatuto).

O que e como so escolhidos os membros do Conselho de Administrao? Resposta: O Conselho de Administrao o rgo de orientao superior da EBSERH composto por nove membros, nomeados pelo Ministro da Educao, obedecendo a seguinte composio: trs membros indicados pelo Ministro da Educao, dos quais um ser o Presidente do Conselho e outro o substituto nas suas ausncias e impedimentos; (...)

(...) no Presidente da Empresa, que no poder exercer a Presidncia do Conselho, ainda que interinamente; UM membro indicado pelo Ministro do Planejamento, Oramento e Gesto; DOIS membros indicados pelo Ministro da Sade; UM representante dos empregados e respectivo suplente; e UM membro indicado pela Associao Nacional dos Dirigentes das Instituies Federais de Ensino Superior (ANDIFES), sendo reitor de universidade federal ou diretor de hospital universitrio federal (Art.12 do Estatuto).

Esto entre as competncias do Conselho de Administrao: examinar e aprovar, por proposta do Presidente da EBSERH, polticas gerais e programas de atuao a curto, mdio e longo prazo, em harmonia com a poltica de educao, com a poltica de sade e com a poltica econmico-financeira do Governo Federal; aprovar o regimento interno da EBSERH, que dever conter, dentre outros aspectos, a estrutura bsica da empresa e os nveis de alada decisria da Diretoria e do Presidente, para fins de aprovao de operaes e aprovar os contratos firmados entre as universidades federais e a EBSERH.

Como ser composta a Diretoria Executiva? Resposta: A Diretoria Executiva ser composta pelo Presidente e at seis Diretores, todos nomeados e destituveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da Repblica, por indicao do Ministro da Educao (Art.15 do Estatuto).

Como ser feita a fiscalizao da EBSERH? Resposta: Faz parte da estrutura da EBSERH a constituio de um Conselho Fiscal que ser formado por trs membros efetivos e trs suplentes, indicados pelos ministrios da Educao, da Sade e da Fazenda, este ltimo como representante do Tesouro Nacional (Art. 21 do Estatuto).

(...) Esto entre as competncias do Conselho Fiscal a fiscalizao dos atos dos administradores e a verificao do cumprimento dos seus deveres legais e estatutrios e o acompanhamento da execuo patrimonial, financeira e oramentria da empresa.

A EBSERH e suas subsidirias tambm esto sujeitas fiscalizao dos rgos de controle interno do Poder Executivo e ao controle externo exercido pelo Congresso Nacional, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio (Art.14 da Lei n 12.550/2011).

Qual ser a destinao do lucro obtido pela EBSERH? Resposta: O lucro lquido da EBSERH ser reinvestido para atendimento do objeto social da empresa, excetuadas as parcelas decorrentes da reserva legal e da reserva para contingncia.

Dessa maneira, o lucro ser reinvestido na prestao de servios gratuitos de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, assim como na prestao s instituies pblicas federais de ensino ou instituies congneres de servios de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensino-aprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica (art. 7, pargrafo nico, do Estatuto).

Poder haver conflito entre os regimentos internos dos HUF e o estatuto ou regimento interno da EBSERH? Resposta: A estrutura organizacional da EBSERH e a respectiva distribuio de competncias sero estabelecidas pelo Conselho de Administrao da Empresa, mediante proposta da Diretoria Executiva. Naturalmente os Regimentos dos HUF podero ser revistos para harmonizar-se com o estatuto e regimento da empresa, respeitando-se, contudo, a autonomia universitria.

Qual a situao dos trabalhadores dos HUF, na ocasio de criao da EBSERH? Resposta: A fora de trabalho dos HUF composta por cerca de 70 mil profissionais, dos quais, aproximadamente, 26 mil servidores so recrutados por intermdio das fundaes de apoio das universidades sob diversos formatos: regime da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), contratos de prestao de servios e outros formatos que caracterizam vnculos precrios sob a forma de terceirizao, considerada irregular pelo Tribunal de Contas da Unio.

Como ser estabelecido o quadro de pessoal que a EBSERH disponibilizar para cada Hospital Universitrio? Resposta: O quadro de pessoal depender do resultado do diagnstico de recursos humanos de cada HUF, que apontar a quantidade de profissionais existentes e a quantidade de profissionais necessrios.

Qual ser o regime jurdico dos trabalhadores contratados pela EBSERH? Resposta: O regime de pessoal permanente da EBSERH ser o da CLT e legislao complementar, condicionada a contratao prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, observadas as normas especficas editadas pelo Conselho de Administrao (Art. 10, da Lei n 12.550/2011).

Como ficar a situao dos trabalhadores contratados pelas fundaes que esto nos HUF? Resposta: A EBSERH est autorizada, para fins de sua implantao, a contratar, mediante processo seletivo simplificado, pessoal tcnico e administrativo por tempo determinado nos dois anos subsequentes sua constituio ou nos primeiros 180 dias da vigncia do contrato celebrado com a universidade (Art. 11, da Lei n 12.550/2011). Nesses casos sero levados em conta a experincia, a qualificao e o tempo de servio prestado nos HUF.

Como ficam os direitos trabalhistas dos servidores que forem cedidos EBSERH? Resposta: Os servidores titulares de cargo efetivo em exerccio na instituio federal de ensino ou instituio congnere que exeram atividades relacionadas ao objeto da EBSERH podero ser a ela cedidos, sem prejuzo dos direitos e das vantagens a que faam jus no rgo ou entidade de origem.

O que processo seletivo simplificado, por meio do qual a EBSERH poder contratar pessoal tcnico e administrativo por tempo determinado?
Resposta: O processo seletivo simplificado previsto na Lei n 8.745/1993, est regulamentado pelo Decreto n 4.748/2003 e compreende prova escrita e a anlise de currculo, sem prejuzo de outras modalidades que, a critrio do rgo ou entidade contratante, venham a ser exigidas. A anlise do currculo dar-se- a partir de sistema de pontuao previamente divulgado que contemple, entre outros fatores, a qualificao, a experincia e habilidades.

Como ser o relacionamento entre os HUF e os ministrios ? a) da Educao, no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extenso? b) da Sade, em relao ao SUS e ao processo de contratualizao com os gestores?

Resposta: A relao com o SUS no se altera na medida em que, no desenvolvimento de suas atividades de assistncia sade, a EBSERH segue a Poltica Nacional de Sade preconizada pelo Ministrio da Sade. De outro lado, por ser uma empresa vinculada ao Ministrio da Educao, a EBSERH segue as diretrizes da Poltica Nacional de Educao Superior.

Os recursos do SUS sero repassados para a EBSERH?

Resposta: Sim, porque caber EBSERH a responsabilidade da gesto financeira e administrativa do HUF. Os recursos provenientes da receita SUS de cada HUF sero reinvestidos no prprio hospital.

Anda mungkin juga menyukai