Anda di halaman 1dari 5

Adaptando Fonte ATX para Bancada

mbsborges.blogspot.com Marcelo Borges

Uma fonte de alimentao de qualidade um item indispensvel numa bancade de eletrnica, porm seu preo relativamente alto principalmente as que possuem proteo contra curto-circuitos. Uma alternativa eficiente e de baixo custo adptar uma fonte ATX, pois ela possui proteo contra curto-circuito, pode fornecer altos nveis de corrente.

Fiao encontrada dentro de uma fonte ATX. Cor do Fio Descrio Corrente Mx. Amarelo +12 V 13,0 A Azul -12 V 0,5 A Vermelho +5 V 25,0 A Branco -5 V 0,5 A Roxo +5 Vsb* 1,5 A Laranja +3,3 V 16,0 A Preto Ground Verde Power Supply ON Cinza Power OK *Vsb: Voltagem em Standby (modo de espera) Observaes: 1. Antes de iniciar sua montagem leia todas as instrues; 2. Nunca abra a fonte se ela estiver ligada a rede eltrica, pois, ela opera com altos nveis de tenso e corrente que podem ser fatais caso voc tome um choque; 3. Ao abrir a fonte certifique-se de que ela esteja desligada h algum tempo, pois, se os capacitores ainda estiverem carregados podem causar choques; 4. Caso utilize uma fonte usada verifique se os nveis de tenso esto adequados; 5. A margem de erro da tenso da fonte de 5%, portanto, no se preocupe com voltagens um pouco acima ou abaixo do valor tabelado; 6. A fonte alm de proporcionar vrias tenses e altos nveis de corrente, tambm conta com proteo contra curto-circuito;

Adaptando Fonte ATX para Bancada


mbsborges.blogspot.com Marcelo Borges

Esquema de montagem Materiais necessrios: 01 Fonte ATX 01 Cabo de alimentao 01 Boto Switch 02 Resistores de 330 (caso use os leds) 02 Leds, um verde e outro vermelho 04 Bornes fmeas para pino banana (mnimo recomendado pode-se usar mais a depender do projeto) 04 Terminais para fixao dos fios nos bornes (se aumentar a quantidade de bornes, deve-se aumentar a quantidade de terminais) Ligao dos fios aos terminais: Antes de fazer a ligao reduza o tamanho dos fios para que a ventilao no seja obstruda, os fios restantes devem ser removidos ou ligados a um conector externo para o aproveitamento de todas as tenses e evitar curto-circuito.

O prximo passo ligar os terminais ao bornes e montar o restante do circuito abaixo:

Observaes: 1. Led verde aceso: fonte ligada e todas as tenses estabilizadas; 2. Led vermelho aceso: fonte em standby (modo de espera); 3. Na foto com a fonte j montada foi utilizado somente o led para indicao visual do estado da fonte (Ligada/Desligada).

Adaptando Fonte ATX para Bancada


mbsborges.blogspot.com Marcelo Borges

Para a obteno de tenses diferentes pode-se fazer a combinao dos fios conforme tabela abaixo, No recomendada a remoo dos fios no utilizados nos bornes, pois isso inviabilizaria a obteno de algumas tenses. Combinando os Fios
Fio 01 Fio 02 Tenso de Sada

Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo Vermelho Roxo Laranja Vermelho Branco Azul

Azul Branco Preto Laranja Vermelho Preto Preto Preto Laranja Preto Preto

+24,0 V +17,0 V +12,0 V +8,7 V +7,0 V +5,0 V +5,0 Vsb +3,3 V +2,7 V -5,0 V -12,0 V

Observao: tambm podem ser feitas outras combinaes, caso ache necessrio. Fotos aps montagem Nesta montagem foi usado apenas um led para a indicao visual do estado da fonte (ligada ou desligada).

Adaptando Fonte ATX para Bancada


mbsborges.blogspot.com Marcelo Borges

Adaptando Fonte ATX para Bancada


mbsborges.blogspot.com Marcelo Borges

Anda mungkin juga menyukai