Anda di halaman 1dari 1

DIREITO PRIVADO NO ESPECIFICADO. EMBARGOS A EXECUAO DE TTULO EXTRAJUDICIAL. CONTRAT O PARTICULAR DE CONFISSO DE DVIDA. ANULAO. ART.

151, II, CCB/02. VCIO DO CONSENTIMENT O. COAO DEMONSTRADA. SENTENA CONFIRMADA. A prova dos autos revelou que o preposto d a apelante praticou coao contra a apelada. Verificados os pressupostos do inciso I I, art. 151 do Cdigo Civil Brasileiro/2002, na forma do art. 152, CCB/02. Restou suficientemente demonstrado que a presso exercida pelo preposto da apelante teve aptido para incutir temor na apelada, por se tratar de pessoa idosa, sem instruo, q ue no sabia ler, s escrevia seu nome, e estava completamente sozinha quando foi ab ordada para assinar o termo de confisso de dvida. Vcio de consentimento demonstrado . RECURSO DE APELAO DESPROVIDO. UNNIME. (Apelao Cvel N 70039449830, Nona Cmara Cvel, unal de Justia do RS, Relator: Iris Helena Medeiros Nogueira, Julgado em 15/12/20 10)

APELAO CVEL. DIREITO PBLICO NO ESPECIFICADO. FORNECIMENTO DE ENERGIA ELTRICA. TERMO DE CONFISSO DE DVIDA. TERMO DE CONFISSO DE DVIDA E NOVAO. Desnecessrio o exame da config rao do instituto da coao quando da assinatura do termo de confisso de dvida, pois a si mples confisso no impede a reviso, nos termos da Smula 286 do STJ. FRAUDE. No caso, no h perquirir quanto existncia ou no de fraude, porquanto tal pedido no restou consi gnado na inicial. Alm disso, em nenhum momento a demandante insurge-se quanto exi stncia do dbito, buscando apenas a reviso do termo de confisso de dvida firmado, haja vista a onerosidade excessiva do mesmo. REVISO. possvel a reviso do termo de confi sso de dvida, bem como o reclculo do valor devido. APLICAO DO CDC. Enfatizo a incidnci a da lei consumeirista em situaes como a dos autos, pois incontroversa a relao de co nsumo entre as partes, a teor dos artigos 1, 2, 3 e pargrafos, da legislao (Lei n 8.07 , de 11.09.1990). RECLCULO. O reclculo deve ter por base a mdia dos ltimos doze mese s, e no o primeiro ciclo de faturamento posterior troca do medidor. CUSTO ADMINIS TRATIVO DE 30%. Afastado o0 custo administrativo de 30% diante da ausncia de demo nstrao pela concessionria de que teve prejuzo de tal monta. SUSPENSO DO FORNECIMENTO. Reformulao de posicionamento. Impossibilidade de suspenso do fornecimento por se t ratar o dbito decorrente da recuperao de consumo de dbito pretrito ou antigo que pode ser cobrado por meio das vias legais. Precedentes do STJ. MULTA DO ARTIGO 475-J DO CPC. No se aplica a incidncia do acrscimo da multa constante do art. 475-J do C PC, enquanto no intimada a parte ou seu advogado, no mnimo, do retorno dos autos o rigem, para que tomando cincia de tal fato, possa fazer o cumprimento espontneo do julgado. POR MAIORIA, VENCIDO O DES. MARIANI, APELO PARCIALMENTE PROVIDO. (Apel ao Cvel N 70031592306, Primeira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge M raschin dos Santos, Julgado em 17/11/2010)

Anda mungkin juga menyukai