Anda di halaman 1dari 2

INTRODUO Ergonomia conjunto de cincia e tecnologia que procura a adaptao confortvel e produtiva entre o ser humano e seu trabalho.

. uma medida de preveno de leses e acidentes, aumento da produtividade. A aplicao da ergonomia tem o objetivo de melhor qualidade de vida de seu empregado; diminuio de assistncia mdica; menor nmero de acidente; aumento da eficincia do trabalho humano; diminuio da rotatividade no quadro de empregados da empresa. Para a amplitude dessa dimenso influenciando na atividade do trabalho preciso que tenha uma abordagem de ao da disciplina, conhecimentos domnios especializados da Ergonomia; clssica - Projeto ergonmico do local de trabalho (antropomtrico, neurolgico), Cognitiva (aprendizagem,interpretao, emptica,medio, percepo). A tcnica de sucesso da aplicao da ergonomia na organizao elaborar projetos que analise as operaes da empresa desde o cho de fabrica at a alta administrao, sendo assim solucionara todos os problemas da empresa; os objetivos esperado sero alcanado.

1. ERGONOMIA O termo Ergonomia derivado das palavras grega Ergon (trabalho)e nomos(normas,regras, leis). Ergonomia: A cincia do conforto humano, a busca do bem-estar, apromoo da satisfao no trabalho. (Antonio Nunes) Ergonomia o termo designativo da aplicao multidisciplinar de conhecimento que trata de uma srie de cuidados que envolvem o homem e as particularidades inerentes a cada tarefa que realiza nas condies de trabalho observadas as caracterstica e limitaes individuais. (Antonio Nunes) Na historia do trabalho, aplicao da Ergonomia muito recente, e somente pode ser falar de ergonomia aplicada ao trabalho. Para que possamos entenderperfeitamente o conceito de ergonomia, necessrio nos recordarmos um pouco historia do trabalho. Frederick Winslow Taylor e seus seguidores desnvolveramu estudo para se racionalizar o trabalho dos operrio, estudos de tempos e movimentos (motion-timer study). Verificou que o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente por meio de anlise do trabalho, isto diviso e subdiviso de todos os movimentos necessrios a execuo de cada tarefa. Os movimentos inuteis eram eliminados . Essa anlise do trabalho seguia-se o estudo dos tempos e movimentos. Frank B. Gilberth engenheiro

americano que acompanhou Taylor passou a desenvolver expressar percentual de eficincia para representar resultado; Assim como a eficincia esta voltada para melhor maneira, pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas, a fim de que os recursos) seja Aplicada de formar mais radical possvel.(Adalberto Chiavetato, 1997) Pode se dizer que ergonomia uma cincia aplicada ao projeto de mquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurana, sade, conforto e eficincia no trabalho. A definio formada pela IEA (International Ergonomics Association : Ergonomia (ou fatores humanos) uma disciplina cientfica que estuda as interaes dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicaes da teoria, princpios e mtodos de projetos, com o objetivo de melhorar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema. (Jan Dul, Bernard. Weerdmeester, ). Em Ergonomia, o binmio conforto-produtividade andam juntos. No possvel pensar-se somente no conforto, sem pensar na produtividade se no pensar no conforto, porque este resultado de produtividade ser transitrio. Adequao ergonmica no posto de trabalho Antropometria, pode-se medir dimenses humanas e seus ngulos de conforto/desconforto, e com base nisso, planejar posto de trabalho corretos, tanto para se trabalhar sentado para quando se trabalha em p e semi-sentado, tanto para o trabalho leve como trabalho pesado, com regra bsica a ergonomia se contenta quando se consegue planejar um posto de trabalho com condies que atenda 90%, para isso o conhecimento padro antropomtrico do trabalhador consiste em um item fundamental.

Anda mungkin juga menyukai