Anda di halaman 1dari 14

CONCEITOS DE SEGURANA APLICADOS AO CONTROLE E AUTOMAO DE COMPORTAS (SAFETY CONCEPTS APPLIED IN CONTROL AND AUTOMATION OF GATES) Joo Carlos

Matheus, Diretor Geral da JONFRA Automao Industrial Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos de segurana aplicados aos sistemas de controle de comportas, desde a concepo dos sistemas de acionamento mecnico e hidrulico, passando pelo projeto eltrico dos painis de controle, definio de instrumentao adequada, chegando at os softwares de controle. Os conceitos sero abordados com base em referncias normativas da rea de hidromecnicos, mas tambm sero apresentados de forma bastante prtica, com base na experincia do autor aplicadas nos mais diversos projetos. INTRODUO. Todos ns sabemos que, em geral, o principal objetivo de uma usina hidreltrica a gerao de energia, mesmo em projetos de aproveitamento mltiplo dos recursos hdricos, porm a importncia que normalmente se d ao conjunto gerador de energia, em relao aos equipamentos hidromecnicos, chega a ser totalmente desproporcional e por muitas vezes at perigosa para o prprio sucesso do empreendimento. No queremos aqui polemizar nem comparar a importncia da Casa de Fora em relao aos demais conjuntos hidromecnicos, como o Vertedouro ou Tomada Dgua de uma hidreltrica, mas apenas ressaltar a importncia do perfeito funcionamento destes equipamentos, para que o objetivo maior seja alcanado: gerar energia com eficincia e principalmente segurana. De maneira geral, sob o ponto de vista de controle e automao, as atenes tambm so prioritariamente voltadas aos sistemas de gerao de energia, como controladores de velocidade e controladores de tenso, tudo centralizado em atravs dos sistemas digitais. Tambm neste aspecto perceptvel a falta de ateno aos sistemas de controle das comportas e outros equipamentos hidromecnicos, o que aumenta as chances de que estes se tornem o centro de problemas que impedem o bom funcionamento da usina e consequentemente o resultado esperado pelos fabricantes dos equipamentos, construtores e muitas vezes pelo proprietrio da obra. Outro indcio claro da falta de ateno dispensada aos sistemas de controle de equipamentos hidromecnicos est na completa falta de legislao e normalizao. As normas existentes tratam de projeto e fabricao mecnica e hidrulica (NBR 8883:2008) e de como comissionar uma comporta (NBR 13115:1994), mas no h quase nenhuma referncia sobre os sistemas de controle. To pouco existe Normas Regulamentadoras especficas para a rea, porm neste caso podemos utilizar as NRs que so aplicveis como, por exemplo, a NR-12 (Segurana no Trabalho em Mquinas e Equipamentos) e NR-10 (Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade), ainda que em alguns casos temos que considerar a aplicabilidade por analogia.

Pgina 1 de 14

Um bom comeo seria classificar a categoria de segurana adequada para uma comporta, conforme NBR 14153:1998, que direcionada para mquinas, mas serve muito bem como ponto de partida de um bom projeto, afinal, seria uma comporta um equipamento menos crtico que uma prensa, sob o aspecto de segurana? A pergunta cabe tambm porque a prpria NR-12 (verso dada pela Portaria SIT n. 293, de 08 de dezembro de 2011 de 09/12/11), por exemplo, dedica o ANEXO VIII-PRENSAS E SIMILARES de quase 6 pginas esta categoria de mquinas, enquanto que no temos qualquer referncia aos equipamentos hidromecnicos, que podem colocar em risco a vida de milhares de pessoas, com apenas uma nica falha em seu funcionamento. Qualitativamente, utilizando um grfico de risco baseado na NBR 14153:1998 (Segurana de mquinas - Partes de sistemas de comando relacionadas segurana Princpios gerais para projeto), podemos afirmar que em geral, uma comporta hidrulica sempre dever estar enquadrada entre categoria de segurana 3 ou 4, dependendo da funo o que para o sistema de controle leva aos requisitos e reaes conforme Tabela 1: Categoria de Segurana Requisitos do controle
Uma nica falha no deve causar perda da funo de segurana. Esta falha deve ser detectada sempre que possvel. Uma nica falta no deve causar perda da funo de segurana. Esta falha deve ser detectada antes ou quando a funo de segurana for chamada. Um acmulo de falhas no deve causar perda da funo de segurana.

Reao controle (no caso de falha)


Funo de segurana assegurada, exceto quando h acmulo de falhas Funo de segurana sempre assegurada, acmulo de falhas no possvel.

Tabela 1 categoria de segurana Desta forma, a soluo encontrada por ns projetistas utilizar os conceitos e os aprendizados de outras reas da indstria de manufatura e de processos, para apliclos em nossos projetos de sistemas de controle e automao de equipamentos hidromecnicos, tornando-os mais eficientes e confiveis. Neste sentido, apresentaremos a seguir algumas das diversas solues aplicadas aos projetos de controle de equipamentos hidromecnicos, nos ltimos 20 anos, abordando de forma prtica desde a concepo dos sistemas de acionamento at os softwares de controle. ACIONAMENTOS DE COMPORTAS. As comportas hidrulicas so classificadas segundo a sua movimentao em funcionamento, como traz textualmente a NBR 7259:2001 (Comportas hidrulicas Terminologia), porm o acionamento que as movimentam podem ser divididos basicamente em 2 grupos: acionamentos mecnicos (guinchos) e acionamentos hidrulicos.

Pgina 2 de 14

Como o foco deste trabalho est no sistema de controle e automao, no ser tratada aqui as comportas que so movimentadas atravs de mquinas de elevao e movimentao de cargas, como Pontes Rolantes e Prticos, porm os conceitos de segurana destas mquinas sero aqui abordados mais adiante, em funo de sua aplicabilidade aos guinchos dedicados das comportas. Os acionamentos mecnicos mais comumente utilizados so compostos de dois guinchos, que operam de modo sincronizado atravs de eixos mecnicos, utilizados no acionamento de comportas tipo SEGMENTO de VERTEDOURO, que executam movimento de rotao em torno do munho. Apesar deste tipo de acionamento estar praticamente extinto dos novos projetos, ainda esto presentes em muitas hidreltricas que devem ser modernizadas e respondem por quase 10% do total de comportas automatizadas, nos ltimos 20 anos, pela nossa empresa, como no exemplo do Vertedouro da UHE Salto Santiago mostrado na Figura 1A e 1B, que foi modernizado em 2005.

Figura 1A e 1B vertedouro UHE Salto Santiago Os comandos eltricos destes guindastes costumam ser extremamente simples, baseado numa simples partida reversora, uma vez que o sincronismo entre ambos garantido mecanicamente. Por outro lado, se os acionamentos mecnicos esto praticamente extintos dos novos projetos de comportas do tipo segmento, eles ainda so aplicados em comportas do tipo GUILHOTINA, que podem ser aplicadas em grandes vos, como no caso das eclusas e por isto o sincronismo (ou simultaneidade) dos guinchos garantido exclusivamente atravs do sistema de controle, baseados em inversores de frequncia que trabalham em malha fechada, normalmente supervisionados por um CLP (Controlador Lgico Programvel). Exemplo da preciso deste tipo de sistema de controle est na comporta Guilhotina de Jusante, da Eclusa I da UHE Tucurui mostrada na Figura 2A e 2B, que tem 33 metros de largura, pesa 1.500ton, acionada por 2 guindastes de 200ton mais contra pesos e teve um sincronismo aferido pela topografia de aproximadamente 1,8mm.

Pgina 3 de 14

Figura 2A e 2B comporta guilhotina Eclusa I UHE Tucurui Como j citado, os conceitos de segurana que devem ser aplicados aos guindastes das comportas, so os mesmos que aplicados aos sistemas de elevao de Pontes Rolantes, dentre os quais podemos destacar os presentes nos seguintes dispositivos: Detector de Limite Superior do Guindaste: dispositivo atuado mecanicamente que garante a parada de subida do guindaste, evitando sobrecarga no conjunto de elevao. Detector de Cabo Frouxo: dispositivo eletromecnico que detecta que a carga no guindaste foi aliviada, o que pode significar enrosco da comporta ou falha na monitorao de chegada ao limite inferior. Em ambos os casos a descida deve ser interrompida. Supervisor de Cabo em Final do Tambor: tipo de apalpador mecnico que indica que o cabo foi desenrolado alm do limite mximo permitido, que em geral de 2 ou 3 voltas. A descida deve ser interrompida, pois indica que o cabo est chegando ao final. Supervisor de Cabo Remontado no Tambor: varo que fica paralelo ao eixo do tambor para detectar que o cabo foi remontado no tambor, aumentando assim os esforos. Todo o movimento deve ser interrompido e requer interveno da manuteno. Estes dispositivos so aplicados aos guindastes, porm existem outros conceitos que podem tambm ser aplicados s comportas movimentadas atravs de acionamentos hidrulicos, que hoje esto presentes na grande maioria dos novos projetos de comportas com acionamento prprio. No universo dos acionamentos atravs de conjuntos compostos por unidades e cilindros hidrulicos, que tambm chamados de servomotor hidrulico, temos inmeros arranjos que podem garantir uma espcie de segurana intrnseca do prprio acionamento, para garantir determinadas situaes seguras de operao.

Pgina 4 de 14

Um exemplo tpico est no fechamento de uma comporta tipo VAGO de EMERGNCIA, que pode estar instalada na TOMADA DGUA ou no TUBO DE SUCO, cuja prioridade fechar sob fluxo mximo durante um eventual disparo da unidade. O acionamento hidrulico permite que a comporta feche com velocidade controlada por gravidade, apenas com energizao (ou desenergizao) de uma vlvula, sem depender de qualquer alimentao de potncia. Os detalhes do acionamento eltrico das vlvulas de fechamento sero abordados mais adiante, mas considerando ainda o exemplo citado, podemos ter no circuito hidrulico um arranjo com elementos lgicos formando um selo hidrulico, que garanta o fechamento completo da comporta, com um simples impulso eltrico na vlvula de fechamento, sem necessidade de manter a vlvula energizada at o final do movimento. Outro exemplo de segurana operacional implementada no acionamento hidrulico est na abertura para enchimento do conduto, procedimento comum em muitos projetos de comporta de tomada dgua, que consiste num movimento de pequena abertura, em geral 100mm para comportas com mais de 10 metros de curso vertical. Para garantir a preciso desta abertura, existem sistemas hidrulicos que utilizam uma pr-dosagem do volume de leo necessrio ao movimento, num pequeno cilindro de haste duplo chamado CT - Cilindro de Transferncia, como mostrado no esquema hidrulico da Figura 3, aplicada nas comportas Vago de Tomada Dgua da UHE Irap.

Figura 3 esquema hidrulico comporta Vago de Tomada Dgua UHE Irap Esta soluo pouco utilizada devido ao seu alto custo e complexidade de ajustes, porm serve de exemplo de iniciativa de se usar uma concepo segura implementada diretamente no atuador. Existem inmeros dispositivos de segurana, puramente mecnicos, aplicados nas centrais hidrulicas, como por exemplo, vlvulas de segurana, limitadoras de

Pgina 5 de 14

presso e de fluxo, porm os outros tantos que so eletromecnicos, sero tratados mais adiante, junto com o restante da instrumentao. Mostraremos a seguir as concepes dos projetos eltricos que controlam os acionamentos de comportas aqui apresentados. PAINEL ELTRICO DE CONTROLE DE COMPORTAS. No incio dos anos 90, as especificaes tcnicas consideravam que o controle das comportas deveria ser feito exclusivamente atravs de um painel eltrico com lgica eletromecnica, implementada basicamente com uso de rels e temporizadores discretos. Em geral havia uma grande barreira para se utilizar um controlador eletrnico, como um CLP, porque a maioria dos projetistas da rea considerava que o comando ficaria menos seguro. Para derrubar este paradigma, propusemos na poca que os comandos de comportas via CLP contemplassem sempre um controle eletromecnico paralelo ao controle eletrnico. Desde ento, esta soluo se tornou uma referncia e passou a ser aplicada em praticamente todos os novos projetos da rea, at chegar a fazer parte das especificaes tcnicas, como ocorre nos dias de hoje, abrindo definitivamente as portas para aplicao de CLPs no controle de hidromecnicos. Basicamente nossa soluo propunha 2 formas de aplicao do comando eletromecnico junto com o comando a CLP: Comando Excepcional: o comando eletromecnico serve de retaguarda, com intertravamento e funcionalidades limitadas, para uma situao decorrente de falha do controle eletrnico. Aplicao usual: comportas de vertedouro. Comando Redundante: o comando eletromecnico funciona o tempo todo em paralelo ao comando eletrnico, de maneira redundante mesmo. Aplicao usual: circuito de fechamento de comportas de emergncia, seja de tomada dgua ou tubo de suco. Consequncia disto, a concepo e complexidade do projeto eltrico do painel de controle de uma comporta, passou normalmente a demandar maiores cuidados do que o prprio software de controle do CLP. Como exemplo, temos na Figura 4 um trecho do circuito de controle de comporta de vertedouro, que mostra o comando de 2 partidas diretas de motores de bombas hidrulicas, alimentadas por uma linha de comando geral chamada 220Vac e outra chamada 220Vac (CLP INATIVO):

Pgina 6 de 14

Figura 4 comando de bombas com CLP ativo e inativo Em qualquer rea, uma boa prtica de projeto eltrico deve prever a mxima disponibilidade possvel, para se manobrar o equipamento controlado. Neste sentido, recomendvel que sejam previstas alimentaes redundantes de potncia e comando e que estas redundncias sigam em paralelo at os atuadores, como motores e vlvulas. Alm disso, desejvel que os painis sejam compartimentados para que seja possvel que seja feita a manuteno de um circuito redundante, mantendo a disponibilidade do outro. Um bom projeto eltrico deve tambm supervisionar e manobrar recursos dos atuadores e alimentadores, para garantir disponibilidade mxima do equipamento. Um exemplo de redundncia de alimentao e ao mesmo tempo de superviso de disponibilidade est mostrado na Figura 5, onde temos uma dupla alimentao de 125Vcc e a monitorao da integridade das bobina do solenide da vlvula de fechamento de uma comporta de emergncia.

Pgina 7 de 14

Figura 5 comando de vlvula com alimentao redundante e superviso de solenide Outra barreira enfrentada e vencida no incio dos anos 90, foi convencer aos profissionais da rea de que os painis eltricos deveriam contemplar os conceitos de falha segura, que garante que a condio segura do intertravamento eltrico no afetada pela falta de energia. De uma maneira simplista, podemos dizer que este conceito prev que um componente energizado est em sua condio normal, assim a falta de energia, qualquer que seja o motivo, faz com que o componente sinalize falha e bloqueie uma operao indevida. De modo geral, mais provvel ter um falso alarme que a perda de funo de segurana, o que nos aproxima do atendimento de uma categoria de segurana 3 ou 4. INSTRUMENTAO E TRANSDUTORES DE COMPORTAS. Especial ateno tambm deve ser dedicada instrumentao aplicada no controle de comportas, pois no adianta todo o sistema de controle e atuadores estarem devidamente projetados para reagir corretamente se a informao vinda da instrumentao no confivel. Comeando pela instrumentao presente nos atuadores, temos nas diversas configuraes de chaves fim de curso e sensores indutivos, os principais instrumentos para garantir as funes de segurana j citadas dos guindastes, porm para os atuadores hidrulicos, temos outras funes de segurana que devem ser garantidas, dentre as quais podemos citar:

Pgina 8 de 14

Pressostatos de baixa presso de linha: tm a funo de desligar os motores, durante a abertura da comporta, na ocorrncia de uma queda de presso no sistema. Pressostatos de baixa presso de retorno: tm a funo de sinalizar perda de presso no sistema devido a uma ruptura na tubulao. Pressostatos de alta presso: tm a funo de desligar os motores, durante a abertura da comporta, na ocorrncia de um aumento de presso no sistema e normalmente tm como retaguarda, vlvulas mecnicas limitadoras de presso. Vacuostatos dos filtros de retorno: tm a funo de sinalizar filtro sujo. Fluxostatos: tm a funo de indicar falha no fluxo de leo e a necessidade de transferir a abertura das comportas para a bomba hidrulica adjacente, no caso de falha em uma das bombas da central hidrulica. Chaves fim de curso ou sensores de registros: tm a funo de impedir o acionamento indevido dos grupos moto bomba, quando da manuteno dos mesmos ou de seus filtros de suco. Tornam a bomba indisponvel. Considerando que o objetivo final do sistema controle e automao de qualquer equipamento hidromecnico o posicionamento do mesmo, no temos dvidas em afirmar que so os transdutores de posio das comportas os elementos fundamentais no fechamento da malha de controle das mesmas. So eles os responsveis por trazer as informaes que vo nortear a tomada de deciso da automao e dos operadores. Como no poderia deixar de ser, neste caso tambm a redundncia de sinais so bem vindas e agregam segurana aos sistemas. Exemplo disto nas vrias solues de Transdutores Lineares, aplicveis normalmente s comportas tipo vago, lagarta ou deslizante. Estes equipamentos possuem diferentes arranjos customizados que garantem redundncia de sinais, atravs da combinao de sinais discretos, vindo de sensores magnticos, indutivos ou mesmo de fins de curso, com sinais contnuos vindos de encoders absolutos, que permitem a indicao de posio alm de monitorar a consistncia dos sinais discretos. Dentre os vrios modelos possveis podemos destacar o Transdutor Linear com Guia Deslizante (TL-GD). Como o prprio nome j diz, este se utiliza de uma haste rgida que se movimenta por uma guia deslizante, com relao 1:1mm em relao ao movimento da comporta, atuando os sensores discretos e movimentando um encoder absoluto multivoltas, atravs de conjunto de polias e correia sincronizada, como mostrado na foto e ilustrao da Figura 6 abaixo:

Pgina 9 de 14

Figura 6 Transdutor Linear com Guia Deslizante (TL-GD)- montado e ilustrao A grande vantagem deste sistema a facilidade de se ajustar os pontos discretos, devido relao 1:1 de movimento e ao mesmo tempo a robustez, que garante que os pontos discretos sero atuados mecanicamente, mesmo que a correia que atua o encoder se rompa. A nica desvantagem est no tamanho, j que deve ter o mesmo curso do cilindro, por isto recomendamos que a montagem seja feita em fbrica. Outro modelo de transdutor linear, que possui arranjo mais compacto e, portanto maior facilidade de transporte e montagem em separado o Transdutor Linear com Correia e Contrapeso (TL-CC), que tambm possui relao 1:1mm em relao ao movimento da comporta, porm tanto os sensores discretos como o encoder absoluto multivoltas, so movimentados atravs do mesmo conjunto de polias e correia sincronizada, como mostrado na Figura 7.
Detector de quebra de correia

Polia do encoder

Acionador Sensores parte superior Sensores parte inferior

Figura 7 Transdutor Linear com Correia e Contrapeso (TL-CC)- montado e detalhe Este modelo no to robusto como o TL-GD, porm extremamente preciso e de fcil ajuste, porm deve ser usado apenas com sensores sem contato, magnticos ou indutivos, j que o acionador no rgido, pois fica preso na prpria correia sincronizada fabricada com alma de Kevlar. Vale lembrar, que muitos projetistas ainda consideram, equivocadamente, que comporta linear no requer preciso, uma vez que no trabalha em posies

Pgina 10 de 14

intermedirias. Flagrante disto que ainda muitas especificaes tcnicas sequer determinam a preciso requerida para um transdutor linear. O equvoco aqui facilmente explicvel com uma pergunta: se uma comporta vago de tomada dgua de 10.000mm de altura, foi projetada para abrir 100mm para enchimento de conduto e fazer reposio na posio totalmente aberta ao baixar 100mm, qual a preciso requerida para a posio da comporta? A resposta est na prpria pergunta, pois o posicionamento inicial corresponde a 1% da abertura total e, portanto no cabe falar em preciso menor do que 0,2%, que j levaria a um erro de 20,0% ou 20mm na abertura para enchimento de conduto, algo que pode ser considerado inaceitvel em muitos casos! Vale lembrar que a preciso e confiabilidade da medio de posio de uma comporta de emergncia podem afetar diretamente a segurana, como em casos reais onde uma comporta de tomada dgua j cortava o fluxo, porm indicava posio de abertura total, devido a falha no sistema mecnico de um indicador baseado em enrolador de cabos. Em relao aos transdutores angulares, aplicveis s comportas tipo segmento, os problemas de avaliao de preciso requerida so ainda maiores. O motivo que os transdutores normalmente utilizados so angulares, baseados em encoder absoluto de uma volta e a confuso mais comum confundir a resoluo do encoder (em bits) com a preciso requerida para a abertura aparente da comporta em metros lineares. A relao entre a abertura aparente (H) e o ngulo de abertura trigonomtrica, como mostrado na Figura 8, que inclui ainda foto de um transdutor angular instalado no brao de uma comporta segmento.

Figura 8 Abertura aparente de Comporta Segmento e Transdutor Angular instalado Aqui as precises j aparecem nas especificaes tcnicas, porm algumas exageram ao exigir preciso global da ordem de 20mm para comportas com raio de mais de 20 metros, preciso esta at possvel de ser atingida com os transdutores de hoje que chegam teoricamente a precises da ordem de 0,044, ou aproximadamente 16mm para raio de 20 metros, mas o problema que a preciso mecnica da comporta, peas fixas e construo civil, no so compatveis com este requisito e por vezes exigem calibrao do transdutor no local, para compensar tais diferenas.

Pgina 11 de 14

Sob o aspecto de segurana, os transdutores angulares tambm so combinados de maneira redundante com sinais discretos, de sensores ou fins de curso, normalmente associados aos limites de movimento da comporta, como comporta fechada, abertura mxima e abertura extrema. A preciso na leitura de posio de uma comporta segmento normalmente no afeta a segurana da operao, mas pode atrapalhar bastante nos clculos de vazo vertida, trazendo problemas operacionais, inclusive na reposio de posio automtica da comporta. Neste sentido, j que temos limites para melhorar a preciso dos arranjos e transdutores, para qualquer tipo de comporta temos o dever de eliminar das especificaes tcnicas e novos projetos tudo o que possa atrapalhar a transmisso da informao de posio do transdutor at o painel local e SDSC. Um bom comeo seria eliminar toda a forma de transmisso que embute algum erro por converso ou variao trmica, como por exemplo, sinal analgico de 4/20mA e utilizar somente comunicao digital, via meios fsicos e protocolos de comunicao abertos e confiveis. Fechando o conjunto de equipamentos e componentes do sistema de controle e automao, no podemos deixar de mencionar a importncia de se ter um bom projeto e boa qualidade na interligao eltrica entre SDSC, painel local, central hidrulica e instrumentao da comporta, preferencialmente supervisionada pelo fabricante do sistema, garantindo assim a integrao e performance do sistema. SOFTWARE DO CLP DE CONTROLE LOCAL. Chegando ao que consideramos o ltimo estgio do sistema de controle e automao de um equipamento hidromecnico, no poderamos deixar de mencionar, ainda que superficialmente, boas prticas no desenvolvimento de software de controle do CLP que equipa os painis locais. Certamente que, como j citado, todas as aes tomadas pelo software do CLP local dependem de informaes confiveis da instrumentao, porm entendemos que as funcionalidades citadas abaixo, servem para aumentar a confiabilidade de qualquer sistema de controle de uma comporta: Time-out e tempo mximo de manobra: independentemente da leitura do transdutor de posio e dos demais sinais discretos no indicarem qualquer normalidade, todo comando deve ter um tempo de superviso mximo para o retorno da ao, atravs de uma funo de time-out que cancela a ao e sinaliza alarme. Inclusive o movimento da comporta deve ter um tempo limite, preferivelmente por software e eletromecnico, que cessa o movimento independente da posio da comporta. Superviso de velocidade: atravs dos transdutores das comportas, devem ser implementados algoritmos que calculem e monitorem a velocidade da comporta, que deve ficar dentro de limites e acusar alarme de sub ou sobre velocidade todas as vezes que estes limites forem extrapolados. Superviso de sinais discretos: tambm atravs dos transdutores das comportas, devem ser implementados algoritmos que monitorem as posies dos sinais discretos, por exemplo, durante a abertura de uma comporta
Pgina 12 de 14

segmento todos os sinais discretos de deriva e reposio devem ser monitorados para checar sua integridade. Existem muitas outras funcionalidades de software que podem trazer segurana e eficincia operao, por isto muito importante a interao entre os projetistas mecnicos, hidrulicos, eltricos e de automao para que os requisitos de segurana sejam declarados e as protees implementadas. CONCLUSO. Por todas estas funcionalidades e inmeras tantas outras que no sero tratadas aqui, devido extenso do tema, que combatemos veementemente algumas vertentes atuais de engenharia que defendem que a lgica de controle de comportas deve ser levada ao SDSC, com o pretexto de simplificar os painis locais. Defendemos que o conjunto formado pelo painel eltrico local, junto com a central hidrulica, instrumentao e a prpria comporta, deve ser encarado como um servo acionamento posicionador completo, que deve garantir todas as funcionalidades de maneira autnoma e independente do SDSC. Este trabalho no tem a pretenso de determinar de forma definitiva quais os conceitos de segurana e operao que devem ou no ser aplicados ao controle e automao de comportas, mas sim de chamar a ateno para a importncia destes conceitos na execuo de um bom projeto e da necessidade de uma normalizao mais especfica para a rea.

Pgina 13 de 14

BIBLIOGRAFIA. - Norma NBR 8883:2008 Clculo e fabricao de comportas hidrulicas. - Norma NBR 13115:1994 Recepo de comportas hidrulicas Procedimento. - Norma NBR 14153:1998 - Segurana de mquinas - Partes de sistemas de comando relacionadas segurana - Princpios gerais para projeto. - Norma NBR 7259:2001 Comportas hidrulicas Terminologia. - Norma Regulamentadora NR-12 Segurana no Trabalho em Mquinas e Equipamentos. - Norma Regulamentadora NR-10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade. - Projeto JONFRA P0670.00.0 UHE Salto Santiago Automao Vertedouro. - Projeto JONFRA P0660.00.0 UHE Salto Osrio Automao Vertedouros 1 e 2. - Projeto JONFRA P1000.03.0 UHE Tucurui Comporta Guilhotina Eclusa 1 - Projeto JONFRA P0606.02.0 UHE Irap Automao Tomada Dgua. CURRCULO RESUMIDO DO AUTOR. Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Itajub (UNIFEI) em 1990. Scio Fundador e Diretor Geral da JONFRA Automao Industrial, fundada em 1991. Responsvel tcnico direto e executor de grande parte dos mais de 120 projetos de automao de equipamentos hidromecnicos, implantados pela empresa no Brasil e no exterior, incluindo o controle de aproximadamente 470 comportas.

Pgina 14 de 14

Anda mungkin juga menyukai