Anda di halaman 1dari 18

ADIMPLEMENTO E EXTINO 1. Noo e espcies de pagamento O principal meio de adimplir uma obrigao pelo pagamento.

. Para o Cdigo Civil, pagamento tem um sentido mais amplo, abrangendo desde o pagamento em dinheiro at a concluso de trabalho contratado, por exemplo. Pagamento significa, pois, cumprimento ou adimplemento da obrigao. So aplicveis ao cumprimento da obrigao os princpios da boa f e o da pontualidade (prestao cumprida em tempo, no momento aprazado, de forma integral, no lugar e modo devidos). Pagamento direto: fazer a coisa a que estava obrigado. Pagamento indireto: ex: consignao e dao em pagamento. O pagamento pode ser efetuado voluntariamente, ou por meio de execuo forada, em razo da sentena judicial. Alm do modo normal, que o pagamento, direto ou indireto, a obrigao pode extinguir-se tambm por meios anormais, isto , sem pagamento, como no caso da impossibilidade de execuo sem culpa do devedor, da prescrio, da novao, etc. 2. Natureza jurdica e requisitos de validade do pagamento Natureza jurdica do pagamento: h controvrsia. A doutrina majoritria classifica como ato jurdico em sentido amplo, da categoria dos atos lcitos. Outros dizem que se assemelha ao negcio jurdico. Requisitos da Validade do Pagamento (para que o pagamento produza seu principal efeito, que o de extinguir a obrigao): a. Existncia da obrigao; b. animus solvendi (inteno de pagar); c. solvens (devedor); d. accipiens (credor); e. Efetivao da obrigao (cumprimento da prestao). Teoria do Adimplemento Substancial: Forma de no se extinguir a obrigao por inteiro, evitando-se um prejuzo enorme. Obs.: uma teoria que no se encontra em todos os livros, podendo estar em outros ramos, como a teoria do contrato, por exemplo. Condies subjetivas do pagamento: 1. Quem deve pagar; 2. A quem se deve pagar. Quem deve pagar? O devedor / seu representante legal ou terceiros (que podem ser interessados ou no). A quem se paga? Ao credor; aos seus representantes ou aos seus sucessores (herdeiros).

Os terceiros no interessados podem at mesmo consignar o pagamento, em caso de recusa do credor em receber, desde que, porem, o faam em nome e conta do devedor, agindo como seu representante ou gestor de negcios. Se o credor rejeitar o pagamento feito por terceiro em nome e conta do devedor, o credor corre o risco de sofrer uma ao de consignao em pagamento ajuizada por este, como foi dito. O devedor pode opor-se ao pagamento de sua dvida por terceiro no interessado, mesmo que seja feito em seu nome e sua conta, poder o credor, cientificado da oposio, alegar justo motivo para no receber. Apesar da oposio do devedor o credor pode aceitar validamente o pagamento, pois no h motivo para que a oposio do devedor o iniba de ver seu crdito satisfeito. No interesse jurdico, pode-se ter o patrimnio afetado caso o devedor no pague. Ex.: fiador. Quando os terceiros interessados pagam, sub-rogam-se nos direitos do credor. A sub-rogao uma substituio. Caso um terceiro pague a dvida de algum por sub-rogao, ter o direito de cobrar do devedor o que o credor cobraria. Na consignao faz-se um depsito judicial ou no judicial, pois o credor no aceitou o pagamento. Se o terceiro paga a dvida de outro em nome prprio, ter o direito de reembolso. Caso pague em nome e conta do devedor, no ter direito de reembolso, pois como se estivesse fazendo uma doao. O pagamento feito por terceiro, com desconhecimento ou oposio do devedor, no obriga a reembolsar aquele que pagou, se o devedor tinha meios para ilidir a ao. O devedor s pode se opor ao pagamento se tiver meios para ilidir a ao. Art. 306 CC/02 Se for pago para pessoa diversa, o pagamento no ser vlido. Vai ser vlido se for ratificado pelo credor ou se for provado que o pagamento reverteu em proveito do credor. Considera-se portador de mandato tcito aquele que se apresenta ao devedor portando a quitao. Exceto, se ficar evidente que aquele no o portador da quitao. Putativo: aquilo que aparenta ser, mas no . Assim o credor putativo/aparente aquele que aparenta ser credor para o devedor, mas no . Se o pagamento for feito para o credor putativo ser vlido. Um bom exemplo de credor putativo o caso do herdeiro aparente. Arts. 310 e 312 CC/02 OBJETO DO PAGAMENTO No necessariamente dinheiro, e sim a prestao. Art. 313 CC/02. O objeto do pagamento deve ser o contedo da prestao obrigatria. O devedor no estar obrigado a dar qualquer coisa distinta da que constitui o objeto da prestao e no poder liberar-se cumprindo uma prestao de contedo diverso.

O credor no obrigado a aceitar outro tipo de pagamento, ainda que o objeto seja mais valioso. (artigo 313) - A substituio de uma coisa por outra, com efeito extintivo, s possvel com o consentimento do credor. Art. 314 CC/02: se a prestao divisvel, e combinado o pagamento em prestao, o devedor no obrigado a pagar mais que o combinado. Art. 315 CC/02: o pagamento deve ser feito na moeda corrente. O credor no obrigado a aceitar pagamentos em cheque, carto, etc. Se o devedor faz o pagamento em moeda corrente, o credor dever aceitar. Princpio do Nominalismo: Retirado do art. 315 CC/02, que diz que deve ser nominal. Se foi emprestada a quantia de R$5000,00 daqui a 2 anos, pagando essa quantia o devedor estar liberado da dvida. Geralmente, colocado o valor dos juros que ser pago com o tempo. Se tal no feito, o pagamento da quantia emprestada far com que o devedor deixe de dever. De acordo com esse princpio o devedor de uma quantia em dinheiro libera-se entregando a quantidade de moeda mencionada no contrato ou ttulo da dvida, ainda que desvalorizada pela inflao. Juros: remunerao pela utilizao do capital que no seu. Correo: atualizao do valor da moeda. No se pode utilizar o salrio mnimo como ndice de correo. art. 7, IV, CRFB e Smula Vinculante n 4. Tambm no podem ser vinculados o ouro e a moeda estrangeira (art. 318 CC/02). CONDIES OBJETIVAS Quitao Declarao unilateral escrita, emitida pelo credor, de que a prestao foi efetuada e o devedor fica liberado. a declarao escrita a que vulgarmente se d o nome de recibo. A exibio do recibo de quitao o meio normal de comprovao do pagamento. O pagamento depende da concordncia do credor, que pode negar-se a receber a prestao ou a fornecer a quitao. Algumas vezes a discordncia diz respeito ao quantum devido e ao ofertado pelo devedor, outras, a quem deve receber a prestao, outras ao fato de o credor ser incapaz e no ter representante legal, ou encontrar-se em local ignorado. Princpio da satisfao imediata: se no for estipulada data, o credor poder exigir o pagamento imediatamente. Se a data for estipulada, o pagamento dever ser feito at a data. Art. 331 CC/02. O devedor que no cumpre a obrigao no vencimento sujeita-se s consequncias do inadimplemento, respondendo por perdas e danos, mais juros, atualizao monetria e honorrios de advogado.

Existem obrigaes que no so puras, as chamadas obrigaes condicionais.

Os prazos so contados a favor do devedor. H hipteses em que o credor poder cobrar a dvida antes do vencimento, como dispe o art. 333 CC/02. (no caso de falncia do devedor, ou de concurso de credores; se os bens forem penhorados em execuo por outro credor; se cessarem, ou se se tornarem insuficientes as garantias do dbito). A regra de que a obrigao deve ser cumprida no vencimento sofre duas excees: a primeira relativa antecipao do vencimento, nos casos expressos em lei; e a outra referente ao pagamento antecipado, quando o prazo houver sido estabelecido em favor do devedor. No caso mtuo, se no for especificada a data de pagamento esta dever ser feita em 30 dias. Art. 592 CC/02.

PAGAMENTOS ESPECIAIS Meios Indiretos: - Consignao - Pagamento com sub-rogao - Imputao - Dao em Pagamento Sucedneo: - Novao - Compensao - Confuso - Remisso Observao: H autores que no fazem essa diviso. Meios Indiretos: Pagamento em Consignao:

Conceito: O pagamento em consignao consiste no depsito, pelo devedor, da coisa devida, com o objetivo de liberar-se a da obrigao. No um benefcio para o credor, uma ao, um remdio. Art. 334 CC/02. Embora a lei assegure ao devedor o direito de consignar a coisa devida, tal fato s pode ocorrer na forma e nos casos legais. Se no houve recusa do credor em receber, ou outra

causa legal, no pode aquele, sem motivo justificvel, efetuar o depsito da prestao em vez de pagar diretamente ao credor. O locatrio, por exemplo, a quem o credor recusou o recebimento do aluguel por discordar do valor ofertado, tem interesse em no incorrer em mora e em no deixar acumular as prestaes para no correr o risco de sofrer uma ao de despejo. Se o credor no aceitar o pagamento, o devedor poder consignar. O devedor consigna para no entrar em mora. Logo, o principal da consignao o devedor se isentar da obrigao. Art. 335 CC/02. O fato de a consignao realizar-se por meio de um depsito limita a sua aplicao s obrigaes de dar, podendo tomar forma de entrega ou restituio. Fatos que autorizam a consignao: Mora do credor se o credor no puder, ou sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma. S a recusa injusta autoriza. Se o locador, por exemplo, no quiser receber o aluguel porque o inquilino no incluiu aumento autorizado por lei, no haver lugar para a consignao. Circunstncias inerentes pessoa do credor que impedem o devedor de satisfazer a sua inteno de se exonerar da obrigao. Requisitos de validade (art. 336 CC/02) - em relao: - s pessoas: o pagamento dever ser pago ao credor ou ao seu representante pelo devedor, sob pena de no valer; - ao objeto: se exige que seja entregue todo o valor; integralidade do objeto, pois o credor no obrigado a aceitar pagamento parcial; - ao modo: deve ser feito no modo convencionado em contrato, no admitindo, por exemplo, pagamento em prestaes quando estipulado que deve ser vista; - ao tempo: pagamento s no vencimento, no se pode consignar antes de vencida a dvida, se assim foi convencionado. Poder ser efetuado pelo devedor, contudo, a qualquer tempo, se o prazo se estipulou em seu favor. Fazer a consignao em juzo. Judicial - perante o juiz. Extrajudicial - fora do juiz.

Observao: Dvidas quesveis o pagamento efetua-se no domiclio do devedor. Dvidas portveis o pagamento efetua-se no domiclio do credor.

Pagamento com Sub-rogao:

Conceito: Na linguagem jurdica fala-se de sub-rogao, em geral, para designar determinadas situaes em que uma coisa se substitui a outra coisa ou uma pessoa a outra pessoa. H um objeto ou um sujeito jurdico que toma o lugar de outro diverso. Sub-rogao: Convencional - em virtude de acordo entre as partes, a vontade das partes, a manifestao deve ser expressa. Legal - supera em virtude da lei, independentemente da vontade das partes. Real - substituir uma coisa por outra supe a ocorrncia de um fato por virtude do qual um valor sai de um patrimnio e entra outro, que nele fica ocupando posio igual do primeiro. Pessoal - substituir uma pessoa por outra - Se o fiador pagar integralmente a dvida do devedor, fica sub-rogado nos direitos do credor, ou seja, ele tem o direito de cobrar do devedor a quantia devida Autnomo e anmalo (voc no extingue a obrigao, voc altera o "polo" da obrigao). A sub-rogao uma figura jurdica anmala, pois o pagamento promove apenas uma alterao subjetiva da obrigao, mudando o credor. A extino obrigacional ocorre somente em relao ao credor, que recebeu o seu crdito. Nada se altera porem, para o devedor, visto que o terceiro, que paga, toma o lugar do credor satisfeito e passa a ter o direito de cobrar a dvida com seus acessrios. Devedor -- > credor < -- fiador interessado Devedor -- > fiador (credor) < --- > credor (primitivo)

O pagamento com sub-rogao tem acentuada afinidade com a cesso de crdito, como formas de transmisso do direito de crdito. Na sub-rogao estamos fazendo um pagamento, enquanto na cesso de crdito estamos cedendo o crdito. Consequncias ou efeitos: arts. 349 (a sub-rogao transfere ao novo credor todos os direitos contra o devedor), 350, 351 CC/02. Hipteses de sub-rogao legal: art. 346, caput, I, II, III. Pedido com cesso de crdito: art. 347, I e art. 348. Imputao do Pagamento:

Conceito: Quando o pagamento insuficiente para saldar todas as dvidas do mesmo devedor ao mesmo credor, surge a dificuldade de saber a qual ou a quais delas deve aplicar-se o pagamento. Assim, por exemplo, se trs dvidas so, respectivamente, de cinquenta, cem e duzentos mil reais, e o devedor remete cinquenta mil ao credor, a imputao poder ser feita em qualquer delas, se este concordar com o recebimento parcelado da segunda ou da terceira. Caso contrrio ser quitada integralmente a primeira dvida. Nesta ultima hiptese no haveria imputao, pois o devedor no poderia indicar nenhuma outra dvida sem o consentimento do credor. Requisitos da imputao do pagamento: -Pluralidade de dbitos -Identidade de partes -Igual natureza das dvidas (devem ter por objeto coisas fungveis de idntica espcie e qualidade) -Possibilidade de o pagamento resgatar mais de um dbito.

A imputao s acontece quando h mais de um credor, devedor ou dvida. Ex: existindo trs dvidas, o devedor escolhe qual dvida ele quer quitar primeiro, a vencida ou a mais onerosa. Art. 355 CC/02. Se todas forem lquidas e vencidas, ser paga a dvida mais onerosa.

Espcies de imputao: a. cabe imputar o devedor - 1 devedor; - Ao devedor cabe o direito de declarar, quando paga, qual seja o dbito que pretende satisfazer (o devedor no pode imputar o pagamento em dvida ainda no vencida se o prazo estabeleceu em benefcio do credor; pagamento parcelado do dbito s permitido quando convencionado). b. cabe imputar o credor - 2 credor; - Quando o devedor no declara o dbito, o direito passa para o credor. c. art. 355 CC/02 - 3 lei. Se nenhuma das partes exerce, no momento adequado a prerrogativa de indicar em qual dbito a oferta deve ser imutada, a prpria lei determina qual deles ser quitado. (Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se- primeiro nos juros vencidos; entre dvidas vencidas e no vencidas a imputao se far nas primeiras; se algumas forem lquidas e outras ilquidas, a preferencia recair sobre as primeiras; se todas forem lquidas e vencidas ao mesmo tempo, considerar-se paga a mais onerosa). Dao em Pagamento:

Conceito: Acordo de vontades entre credor e devedor, pela qual o credor consente em receber uma prestao diversa da que lhe devida. Tal no ocorrer se as prestaes forem da mesma espcie. Natureza jurdica: linhas gerais de pagamento ou pagamento especial.

Requisitos: - Existncia de uma dvida; - Diversidade da prestao; - Consentimento do credor; - Animus solvente (inteno de solver, de pagar). Arts. 357 (se se prefixa o preo da coisa, cuja propriedade e posse se transmitem ao credor, o negcio se rege pelos princpios da compra e venda)e 358 CC/02.

Sucedneos: Novao

Conceito: Criao de uma nova obrigao para extinguir a anterior, a substituio de uma dvida por outra, extinguindo-se a primeira. Exemplo: quando o pai, para ajudar o filho, procura o credor deste e lhe prope substituir o devedor, emitindo novo ttulo de crdito. Se o credor concordar, emitido o novo ttulo e inutilizado o assinado pelo filho, ficar extinta a primitiva dvida, substituda pela do pai. A novao tem duplo contedo, um extintivo e um gerador. Sua inteno criar para extinguir. Requisitos da novao: - Existncia de uma obrigao anterior; - Constituio de uma nova obrigao (a inovao pode recair sobre o objeto e sobre os sujeitos, ativo e passivo da obrigao); - Animus novandi (inteno de novar novao no se presume). No havendo nimo de novar, expresso ou tcito, mas inequvoco, a segunda obrigao confirma simplesmente a primeira. Nesse caso coexistem as duas dvidas, que no se excluem. Essa obrigao no tem nada a ver com a anterior, somente uma fora extintiva. Na prtica difcil distinguir novao de renegociao.

Espcies de novao: - Objetiva: a que mais se assemelha ao conceito j dado. Muda-se o objeto da prestao; Quando o devedor contrai com o credor nova dvida para extinguir e substituir a anterior. - Subjetiva: pode ser ativa (troca-se o credor) ou passiva (o devedor), sendo esta ltima por expromisso (no necessrio o consentimento do devedor) ou delegao (com o consentimento do devedor). Assim, o pai pode substituir o filho, na dvida por este contrada, com ou sem o consentimento deste. Se, o credor aceitar o novo devedor, sem renunciar ou abrir mo de seus direitos contra o primitivo devedor, no haver novao e a hiptese ser de delegao imperfeita. Nessa novao ocorre o fenmeno da assuno de dvida ou cesso de credito, especialmente quando se trata de delegao, em que o devedor indica terceira pessoa parra resgatar seu dbito. No se trata de cesso de crdito porque surgiu dvida inteiramente nova. - Mista: tem doutrina que a admite. Seria uma mistura das objetiva e subjetiva. Troca-se a obrigao e o credor ou devedor. Por exemplo, o pai assume dvida em dinheiro do filho, mas com a condio de pag-la mediante a prestao de um determinado servio.

As garantias no so renovadas, a menos que seja dito. Art. 364 CC/02. Compensao:

Conceito: Ocorre quando duas pessoas forem mutuamente credoras e devedoras umas das outras, sendo que as dvidas vo se compensar at o montante. um meio de extino de obrigaes entre pessoas que so, ao mesmo tempo, credor e devedor uma da outra. Espcies: - Total: quando as duas dvidas tem o mesmo valor. - Parcial: quando tem valores diferentes (h uma espcie de desconto). - Legal: ocorre em virtude da lei, independentemente das vontades das partes e se opera em pleno direito automaticamente. No mesmo instante em que o segundo crdito constitudo, extinguem-se as duas dvidas. Existe uma exceo quanto ao fiador. Requisitos: -reciprocidade das obrigaes (entre as mesmas partes); -liquidez da dvida (j tem o montante determinado, valor certo e determinado); -exigibilidade das dvidas, logo, devem estar vencidas;

-fungibilidade das prestaes (as prestaes devem ser da mesma natureza). - Convencional: acordo entre as partes, que podem aceitar o acordo dispensando alguns de seus requisitos. - Judicial: determinada pelo juiz, nos casos em que se acham presentes os pressupostos legais.

A diversidade das causas no impede a compensao. No confundir com diversidade das prestaes. Exceo: art. 373, I, II e III CC/02.

Confuso:

Conceito: Acontece quando o credor e o devedor encontram-se em uma s pessoa. Logo, a obrigao extinta. Ex.: o pai que credor e o filho que devedor. No entanto, o pai falece. Logo, o filho passa a ser credor e devedor de si mesmo. Espcies: - Total: a dvida inteira extinta. - Parcial: parte da dvida extinta. Ex: um pai e trs filhos, em que um dos filhos devedor do pai. No caso de morte do pai, a obrigao se extingue em 1/3.

Extinguindo-se a dvida com a confuso, extinguem-se as garantias. A confuso extingue no s a obrigao principal, mas tambm os acessrios, como a fiana, por exemplo, pois cessa para o fiador o direito de regresso, incompatvel com os efeitos da confuso. A obrigao principal, contrada pelo devedor, permanece se a confuso operar-se nas pessoas do credor e do fiador. Se cessarem os efeitos da confuso, volta-se tudo situao anterior. Em se tratando de obrigao solidria passiva, e na pessoa de um s dos devedores reunirem-se as qualidades de credor e devedor, a confuso operar somente at concorrncia da quota deste. Se ativa a solidariedade a confuso tambm parcial ou imprpria, permanecendo, quanto aos demais, a solidariedade. Remisso de Dvidas:

Conceito: o perdo da dvida. Liberalidade efetuada pelo credor, consistente em exonerar o devedor do cumprimento da obrigao.

Para que a remisso se torne eficaz necessrio que o remitente seja capaz de alienar e o remitido capaz de adquirir; tambm pressuposto indispensvel que o devedor a aceite, expressa ou tacitamente, pois se a ela se opuser nada poder impedi-lo de realizar o pagamento. Espcies de Remisso: - Total - Parcial - Tcita - Expressa - Presumida quando deriva de expressa previso legal. A remisso precisa de consentimento do devedor. Natureza jurdica: sociedade de pagamento ou pagamento especial. Neste caso, um negcio jurdico bilateral, por precisar do consentimento do devedor.

INADIMPLEMENTO Conceito: No cumprimento da obrigao. Este pode decorrer de ato culposo do devedor ou de fato a ele no imputvel. Nem sempre que a prestao deixa de ser efetuada significa que houve no cumprimento da obrigao. Pode suceder, por exemplo, que o direito do credor prescreveu ou que ele remitiu a dvida, ou sucedeu, como nico herdeiro ao devedor. S no h o cumprimento quando, no tendo sido extinta a obrigao por outra causa, a prestao debitria no efetuada, nem pelo devedor, nem por terceiro. Pacta Sunt Servanda: os contratos devem ser cumpridos, o contrato faz lei entre as partes. X Rebus Sic Stantibus: pode aplicar a teoria da impreviso. Se, por algum motivo, houver uma desproporo imprevista poder haver uma reviso do contrato.

Responsabilidade Patrimonial: quem responde pelas obrigaes do devedor so seus bens. Exceto em caso de penso alimentcia. Se houver inadimplemento, presume-se a culpa, cabendo ao devedor, se for o caso, provar que no houve culpa. Art. 392 CC/02. Quando a inexecuo da obrigao decorre de fato no imputvel ao devedor, mas necessrio, cujos efeitos no era possvel evitar ou impedir, denominado caso fortuito ou fora

maior, configura-se o inadimplemento fortuito da obrigao. Neste caso o devedor no responde pelos danos causados ao credor. (art. 393 CC/02):

Segundo a viso majoritria: Caso fortuito: imprevisvel e inevitvel. Pode ser: - interno: no exclui a responsabilidade. intrnseco ao prprio objeto. - externo: exclui a responsabilidade.

Fora maior: ainda que possa ser previsvel, inevitvel. Ex: fatos da natureza. Tanto o caso fortuito quanto a fora maior so requisitos para a excluso da responsabilidade. Ambos so inevitveis. Requisitos para a excluso da responsabilidade: - inevitvel; - superveniente; - irresistvel (est fora do alcance da possibilidade humana); - fato necessrio. Espcies: - Absoluto: inadimpliu e no tem como inadimplir de novo. No cumpriu e no d pra cumprir mais. Ex.: o bolo no entregue no dia do casamento no poder ser entregue depois. - Relativo: ainda h interesse do credor de receber. o caso de mora. - Fortuito Perdas e danos: nas hipteses de no cumprimento da obrigao e de cumprimento imperfeito, com inobservncia do modo e do tempo convencionados, a consequncia a mesma: o nascimento da obrigao de indenizar o prejuzo causado ao credor. MORA Conceito: Retardamento, atraso do cumprimento da obrigao ou quando houver o cumprimento imperfeito da obrigao por outro motivo que no o tempo, como lugar ou modo convencionado. Art. 394 CC/02.

Se por causa do retardamento, ou do imperfeito cumprimento, a prestao se tornar intil ao credor, a hiptese ser de inadimplemento absoluto, e este poder enjeit-la, bem como exigir a satisfao das perdas e danos. Espcies: 1. Do devedor: Quando se d o descumprimento ou cumprimento imperfeito da obrigao por parte do devedor, por causa a ele imputvel. Pode ser de duas espcies, mora ex re (em razo de fato previsto na lei) e ex persona. - ex re: dies interpelat pro homine (o prprio prazo interpela o devedor). No dia seguinte ao vencimento, caso no haja pagamento, o devedor estar em mora. - ex persona: necessrio que o devedor receba uma notificao. Depende de providencia do credor. Requisitos:

1 exigibilidade da prestao, ou seja, o vencimento de dvida lquida e certa. necessrio que a prestao no tenha sido realizada no tempo e modo devidos, mas ainda possa ser efetuada com proveito para o credor; 2 inexecuo culposa; 3 constituio em mora ( uma exceo, s vai ocorrer na ex persona). Consequncias:

- perpetuao da obrigao; - responsabilizao do devedor pelos prejuzos causados ao credor. 2. Do credor: Quando o credor se recusa a receber o pagamento no tempo e lugar indicados no ttulo constitutivo da obrigao, exigindo-o por forma diferente ou pretendendo que a obrigao se cumpra de modo diverso. Observao: NO h espcie. Requisitos:

1 oferta da prestao pelo devedor; 2 vencimento da prestao, pois antes disso a prestao no exigvel; 3 recusa injustificada por parte do credor; 4 constituio em mora, mediante a consignao em pagamento. Consequncias:

- liberao do devedor;

- o credor ter que ressarcir os prejuzos do devedor, principalmente os relacionados conservao do objeto; - possibilidade de consignao; - o devedor tem o direito de receber pelo preo mais alto caso haja oscilao. 3. Ambos: - Simultnea - o credor e o devedor entram em mora ao mesmo tempo. Uma anula a outra, pela compensao, no tendo efeitos. - Sucessiva - primeiro um entra em mora e depois o outro entra. Cada um responde pela mora do seu respectivo perodo, no havendo anulao da mora. Por exemplo, se em um primeiro momento o credor no quer receber o que o devedor se dispe a pagar, e mais tarde este no quer mais pagar, quando aquele quer receber a situao ser a seguinte: quando o pagamento for realizado e tambm forem apurados os prejuzos, cada um responder pelos ocorridos nos perodos em que a mora foi sua, operando-se a compensao. Purgao da mora: neutralizao dos efeitos da mora; a purgao s poder ser feita se a prestao ainda for proveitosa ao credor. Cessao da mora: a mora deixa de produzir efeitos, por outros motivos que no o comportamento ativo do moroso. Decorre, na realidade, da extino da obrigao. Ex: pode ocorrer pelo perdo.

PERDAS E DANOS Conceito: Quantificao equivalente em dinheiro suficiente para cobrir o prejuzo. Abrangncia: englobam o dano emergente e o lucro cessante (o que, razoavelmente, deixou de ganhar). Art. 402 CC/02. Se no der pra pagar tudo o que foi estabelecido, o juiz poder determinar indenizao suplementar. Salvo as excees previstas em lei as perdas e danos abrangem alm do que o credor perdeu, o que ele deixou de ganhar. Dano emergente o prejuzo, a diminuio patrimonial sofrida pela vtima. por exemplo, o que o dono do veculo danificado por outrem desembolsa para consert-lo. Representa a diferena do patrimnio que a vtima tinha antes do ato ilcito ou do inadimplemento contratual e o que passou a ter depois. Lucro cessante a frustrao da expectativa de lucro. a perda de um ganho esperado.

Observao: no indenizvel o denominado dano remoto, que seria consequncia indireta do inadimplemento. JUROS Conceito: Juros so os rendimentos do capital. Representam o pagamento pela utilizao de capital alheio. Integram a classe das coisas acessrias. Correo monetria: atualizao do valor da moeda.

- Juros simples: no so incorporados ao capital. Sempre calculados sobre o capital inicial. - Juros compostos: so incorporados ao capital. So capitalizados anualmente, calculando-se juros sobre juros, os que forem computados passaro a integrar o capital. - Juros compensatrios (remuneratrios ou frutos): remunerao pela utilizao do capital de outra pessoa, como no emprstimo, por exemplo. Resultam de uma utilizao consentida de capital alheio, so os devidos como compensao pela utilizao de capital pertencente a outrem. Devem ser previstos nos contratos. - Juros moratrios: devidos em caso de mora, como a mora de atraso, por exemplo. So os incidentes em caso de retardamento na sua restituio ou de descumprimento de obrigao. - Juros convencionais: aquele atravs do acordo entre as partes. Ajustados pelas partes, de comum acordo. Resultam de conveno por elas celebradas. - Juros legais: aqueles atravs da lei. Previstos ou impostos por lei.

Os juros moratrios, diferentemente do que ocorre com os compensatrios so previstos como consequncia do inadimplemento ou inexecuo do contrato ou de simples retardamento. Se por exemplo, o passageiro de um nibus sofre danos em decorrncia de um acidente, os juros moratrios so devidos a partir da citao inicial. Mas se a vtima um pedestre, que foi atropelado pelo nibus, os juros so contados desde a fata do fato (responsabilidade extracontratual). Decreto 22626/33 (Lei de Usura): a gente s pode, em obrigaes civis, colocar no mximo 1% de juros a.m. A referida lei probe a cobrana de juros sobre juros, denominada anatocismo ou capitalizao de juros. A jurisprudncia entende que a Lei de Usura no se aplica aos Bancos e outras Instituies Financeiras. Art. 406 CC/02. Os juros de mora so contados, em regra, a partir da citao. Art. 405 CC/02. A contagem feita a partir do dano.

CLUSULA PENAL Conceito: Obrigao acessria pela qual se estipula uma pena ou uma multa para o caso de inadimplemento da obrigao principal ou para o caso de mora. Tambm chamada de pena convencional ou multa contratual. Pode ser estipulada conjuntamente com a obrigao principal, ou em ato posterior, sob forma de adendo. Embora geralmente seja fixada em dinheiro, algumas vezes toma outra forma, como a entrega de algo, a absteno de um fato, ou a perda de um benefcio. Natureza jurdica: obrigao acessria, assim, se nulo o contrato de locao, por exemplo, nula tambm ser a clusula penal nele inserida. Valor: A clusula penal pode ser reduzida em dois casos: a. quando ultrapassar o limite legal, que o valor da obrigao principal; b. nas hipteses do artigo 413. Se o valor da clusula penal exceder o valor da obrigao principal, o juiz no declarar a clusula ineficaz, apenas o excesso dela. A clusula penal pode ser reduzida se j foi cumprida em parte ou se for muito excessiva. Funes: - Prefixao de perdas e danos devidos em razo do inadimplemento do contrato; - Funo coercitiva ( inerente qualquer pena, inclusive clusula penal). Com a clusula penal, os contratantes expressam a inteno de se livrar dos incmodos da comprovao dos prejuzos e de sua liquidao. Assim, basta o credor provar o inadimplemento, ficando dispensado da prova do prejuzo, para que tenha direito multa. O devedor no pode no querer cumprir a clusula penal, a pretexto de ser excessiva, pois, o seu valor foi fixado em comum acordo. Espcies: - Clusula Penal Compensatria: estipulada para o caso de inadimplemento total da obrigao. Por essa razo, em geral de valor elevado, igual ou quase igual ao da obrigao principal. - Clusula Penal Moratria: visa evitar a mora. dessa espcie quando destinada: a. a assegurar o cumprimento de outra clusula determinada; e b. a evitar o retardamento, a mora. Consequncias: (Na clusula penal compensatria: o credor tem a faculdade de cumular o cumprimento da obrigao principal e o da clusula penal, ou seja, os dois podem ser exigidos). - COMPENSATRIA: o artigo 410 do CC probe a cumulao de pedidos. A alternativa que se abre para o credor : a. pleitear a pena compensatria, correspondente fixao antecipada dos eventuais prejuzos; ou b. postular o ressarcimento das perdas e danos, arcando com o

nus de provar o prejuzo; e c. exigir o cumprimento da prestao. NO pode haver cumulao, porque, em qualquer desses casos o credor obtm integral ressarcimento. Na clusula penal moratria: o credor no pode cumular os pedidos. Ou se pede o cumprimento da obrigao principal ou se pede a clusula penal. Tambm pode ser pedido perdas e danos. Art. 410 CC/02. - MORATRIA: O valor da pena convencional costuma ser reduzido, e o credor pode cobrla, cumulativamente, com a prestao no satisfeita. bastante comum devedores atrasarem o pagamento de determinada prestao e serem posteriormente cobrados pelo credor, que exige o valor da multa contratual, mais o da prestao no paga. Observao: a clusula penal se assemelha com perdas e danos, sendo ambas reduzidas a uma determinada soma em dinheiro, destinada a ressarcir os prejuzos sofridos pelo credor em virtude do inadimplemento do devedor. Art. 416, caput e pargrafo nico do CC/02.

ARRAS OU SINAL Conceito: Quantia ou coisa entregue pelo devedor ao credor como confirmao do acordo de vontades e, eventualmente, como princpio de pagamento. Vai ser princpio de pagamento quando for da mesma espcie da obrigao. Natureza jurdica: acessria. Carter real (se aperfeioa com a entrega do objeto, o simples acordo de vontades no suficiente para caracterizar o instituto, que depende da efetiva entrega do bem outra parte).

Sua principal funo confirmar o contrato, que se torna obrigatrio aps a entrega do objeto. Espcies: - Confirmatrias: Alm de a parte desistente perder o dinheiro j dado, poder pagar perdas e danos, caso a parte no desistente exija. No havendo nenhuma estipulao em contrario, as arras se consideram confirmatrias. Artigo 418: se a parte que deu as arras no executar o contrato, poder a outra t-lo por desfeito, retendo-as; se a inexecuo for de quem recebeu as arras, poder quem as deu haver o contrato por desfeito, e exigir sua devoluo mais o equivalente, com atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, juros e honorrios de advogado. - Penitenciais: vai ser convencionado o direito de arrependimento. Se o devedor desiste do contrato, perde o dinheiro j dado. Se o credor desiste, restitu em dobro o devedor. Artigo 420: se no contrato for estipulado o direito de arrependimento para qualquer das partes, as arras ou sinal tero funo unicamente indenizatria. Neste caso, quem as deu ir perd-

las em benefcio da outra parte; e quem as recebeu ir devolv-las, mais o equivalente. Em ambos os casos no haver direito a indenizao suplementar. Funes: - Confirmar o negcio jurdico; - Comeo, princpio de pagamento - quando a coisa entregue parte ou parcela do objeto do contrato, ou seja, do mesmo gnero do restante a ser entregue. Assim, por exemplo, se o devedor de dez bicicletas entrega duas ao credor, como sinal, este constitui o princpio de pagamento. Mas, se a dvida em dinheiro e o devedor entrega duas bicicletas a ttulo de sinal, estas constituem apenas uma garantia e devem ser restitudas quando o contrato for cumprido, isto , quando o preo total for pago; - Prefixao das perdas e danos, quando convencionado o direito de arrependimento.

Anda mungkin juga menyukai