Anda di halaman 1dari 6

Receitas Mgicas

1. Determinar o domnio de uma funo Se a funo for polinomial ou exponencial que envolva quaisquer operaes entre as mesmas, excepto a diviso ento o domnio IR. Se a funo for uma diviso, temos de ter em conta que o denominador tem de ser sempre diferente de zero! Se a funo for logartmica ou envolver uma raiz, temos de ter em ateno que elas apenas aceitam nmeros positivos! 2. Continuidade Se a funo no tiver nenhum ponto de descontinuidade no seu domnio, ento contnua. Se a funo tem pontos de descontinuidade no seu domnio, temos de verificar se ela contnua nesse ponto, utilizando os limites laterais, por exemplo. 3. Interseco com os eixos coordenados Para determinar a interseco de uma funo com o eixo , temos de substituir a varivel dessa funo por 0, ou seja, calcular . Se o resultado for impossvel, ento a funo no intersecta o eixo , seno intersecta-o no ponto de coordenadas . Para determinar a interseco de uma funo com o eixo , temos de igualar a funo a zero, isto : . Se o resultado for impossvel, ento a funo no intersecta o eixo , seno intersecta-o no ponto de coordenadas .

4. Simetria Para determinar se uma funo ou no simtrica, devemos substituir as imagens pelos seus simtricos. Ou seja . Aps o clculo efectuado, trs concluses so possveis: A funo a funo funo , ou seja a funo obtida igual a original, ento par e existe simetria em relao ao eixo . Por exemplo a .

A funo , ou seja a funo obtida o simtrico da original, ento a funo mpar e existe uma simetria em relao a origem. Por exemplo a funo A funo , ou seja, a funo obtida diferente da original e no obedece a nenhuns dos casos particulares anteriormente expostos, ento a funo no nem par nem mpar e no existe nenhuma simetria. 5. Monotonia e extremos. Para descobrir os intervalos de monotonia e os extremos de uma funo , basta seguir os seguintes passos: Calcular a derivada da funo: Calcular os zeros da derivada da funo: Os zeros obtidos so os extremos, da funo . Se no tiver zeros, ento temos de analisar os pontos de descontinuidade, caso existam. Se no existirem porque a funo no tem extremos. Construir uma tabela que contenha os seguintes dados: incio e fim do domnio de , os zeros da derivada . necessrio deixar uma coluna em branco entre dois zeros! Verificar o sinal (negativo ou positivo) da derivada para cada coluna da tabela. Aps analisar podemos obter concluses sobre :

Se , ou seja onde a derivada tem resultados negativos, ento estritamente decrescente no intervalo indicado na tabela. Se , ou seja onde a derivada tem resultados positivos, ento estritamente crescente no intervalo indicado na tabela. Se , ou seja onde a derivada nula, ento extremo nesse ponto. Classificar os extremos encontrados do seguinte modo: Se o extremo for antecedido por um menos e sucedido por um mais , ento trata-se de um mnimo. Se o extremo for antecedido por um mais e sucedido por um menos , ento trata-se de um mximo. Se o extremo for antecedido e sucedido por um dois ou dois mais , ou seja, se estiver entre dois sinais iguais, ento no se trata de extremo. As coordenadas dos extremos obtidos (mximo ou mnimo) so obtidas atravs do processo , ou seja a abcissa corresponde ao zero da derivada de e a ordenada corresponde a imagem desse mesmo zero na funo inicial . Os extremos ainda podem ser classificados em relativos e absolutos: Se a derivada da funo tiver apenas um zero, e obedea as condies enunciadas anteriormente, ento trata-se de um extremo absoluto. Isto , no existe mais nenhum ponto no domnio de com ordenada mais elevada (no caso de mximo) ou com ordenada mais baixa (no caso de mnimo). Se a derivada da funo tiver vrios zeros, ou seja vrios extremos, e obedea as condies enunciadas anteriormente, ento temos de verificar se existem pontos, no domnio de , com ordenadas mais elevadas (no caso de mximos) ou mais pode possuir um

baixas (no caso de mnimos). Se existirem, ento trata-se de extremos relativos. 6. Concavidades e Pontos de inflexo Para descobrir os intervalos de monotonia e os extremos de uma funo , basta seguir os seguintes passos: Calcular a segunda derivada da funo: Calcular os zeros da segunda derivada da funo: Os zeros obtidos so os pontos de inflexo da funo . Se no tiver zeros, ento temos de analisar os pontos de descontinuidade, caso existam. Se no existirem porque a funo no tem pontos de inflexo.

Construir uma tabela que contenha os seguintes dados: incio e fim do domnio de , os zeros da segunda derivada . necessrio deixar uma coluna em branco entre dois zeros! Verificar o sinal (negativo ou positivo) da derivada para cada coluna da tabela. Aps analisar podemos obter concluses sobre : Se , ou seja onde a segunda derivada tem resultados negativos, ento tem concavidade voltada para baixo no intervalo indicado na tabela. Se , ou seja onde a segunda derivada tem resultados positivos, ento tem concavidade voltada para cima no intervalo indicado na tabela. Se , ou seja onde a segunda da derivada nula, ento pode possuir um ponto de inflexo nesse mesmo ponto se, e s se, est entre um mais e um menos ou vice-versa. Se o zero da segunda derivada for antecedido e sucedido por dois menos ou dois mais , ento no se trata de ponto de inflexo.

As coordenadas dos pontos de inflexo so obtidas atravs do processo , ou seja a abcissa corresponde ao zero da segunda derivada de , e a ordenada corresponde a imagem desse mesmo zero na funo inicial . 7. Assimptotas Se a funo no tiver pontos de descontinuidade, ento no tem assimptotas verticais. Se a funo tiver pontos de descontinuidade, devemos calcular os limites laterais de , quando tende para esse mesmo ponto. Se o resultado obtido for apenas vertical a esquerda de . Se o resultado obtido for apenas vertical a direita de . Se o resultado obtido for bilateral de . , ento existe assimptota

, ento existe assimptota

, ento existe assimptota vertical

Para calcular eventuais assimptotas no-verticais (oblquas ou horizontais), devemos fazer o seguinte: Calcular Se , ento no tem assimptotas no-verticais.

Se o valor obtido de for um nmero real , ento esse valor corresponde ao possvel declive da assimptota oblqua. Se , ento devemos prosseguir o processo. Caso exista e , ou seja se for um nmero real, tratar-se- de uma assimptota horizontal, e cuja recta ser apenas definida por .

Calcular Se , ento no tem assimptotas no-verticais, mesmo se for um nmero real. Se o valor obtido de for um nmero real, ento esse valor permite deduzir a recta de equao , assimptota oblqua ou horizontal (no caso de ) de . Nota: Devemos sempre calcular os limites para e , porque podem existir assimptotas no-verticais apenas para um dos lados da funo! 8. Contradomnio O contradomnio de uma funo determinado, em geral, aps a observao do grfico, e corresponde a todas as imagens que tem objectos correspondentes. Devemos ter cuidado com a existncia de assimptotas verticais e/ou horizontais e extremos absolutos (mximos e/ou mnimos) que influenciam o contradomnio de . 9. Problemas de optimizao Quando resolvemos problemas de optimizao, devemos: Definir as variveis ou frmulas que vamos usar. Definir uma funo matemtica que traduza os dados do enunciado, utilizando as variveis definidas anteriormente. Calcular a derivada da funo definida e determinar os seus zeros. Construir a tabela de monotonia de modo a encontrar o extremo (mximo ou mnimo) que pretendemos. Calcular o extremo pretendido e apresentar uma frase que responda ao problema enunciado, de acordo com os resultados obtidos.

Anda mungkin juga menyukai