Anda di halaman 1dari 60

Tnia Brito

83

Laps

84

Qualidade da gua antrtica


A presena de certos elementos qumicos dissolvidos caracteriza a qualidade da gua e, em conseqncia, fornece a base para o desenvolvimento da cadeia alimentar.

Nutrientes, micronutrientes, metais traos e indicadores biolgicos na Baa do Almirantado so objetos de estudo do Projeto de Hidrogeoqumica. Com relao a nutrientes e micronutrientes, alm de coletas realizadas de 2002 a 2005, foi feito o levantamento de dados pretritos j que foi realizada pesquisa semelhante h 25 anos. Pelo Hidrogeoqumica foram investigados os mesmos pontos em que foram realizadas as coletas em 1988, agora associados aos metais traos e foraminferos (pequenos organismos que servem como indicadores biolgicos das condies ambientais). Os nutrientes principais no meio marinho so Nitrognio (N), Fsforo (P) e Silcio (Si), elementos bsicos para a formao da matria viva, como o toplncton marinho. Normalmente, os nutrientes esto em grandes concentraes em guas antrticas, como vericado pela equipe. Os valores observados atingiram at 5,67 M de fosfato, 44,95 M de nitrato e 19, 670 M de silicato. Os nutrientes participam da manuteno da cadeia trca na regio antrtica e tambm da formao de massas de guas profundas, que mergulham na regio polar e passam a auxiliar, junto aos valores de salinidade e temperatura, a identicao de massas de gua de origem polar em vrios pontos profundos dos oceanos, em especial no Atlntico Sul. Micronutrientes (Ferro, Cobalto) so componentes necessrios, em pequenas quantidades, ao desenvolvimento pleno da matria viva e seriam equivalentes s vitaminas para os organismos superiores. Tal qual, as vitaminas, os metais traos, quando ocorrem em grande quantidade, so nocivos biota.

metais traos, em sua maioria so elementos com densidade cinco vezes maior que a da gua. Ocorrem naturalmente na gua do mar, mas em concentraes muito pequenas: parte por bilho (ppb) ou parte por trilho (ppt). As aes antrpicas contribuem, de modo efetivo, para aumentar o nvel de metais traos nos ecossistemas. Os metais traos mais conhecidos pelos seus efeitos txicos so Chumbo (Pb), Cdmio (Cd), Mercrio (Hg), Arsnio (Sb) e Cromo (Cr), entre outros. conhecido que o solo do continente antrtico, assim como o de suas ilhas, rico em minerais e foi observado que os valores de metais traos dissolvidos nas guas da Baa do Almirantado, bem como presente em seu sedimento, revelam valores acima dos valores observados em sistemas tropicais. Existe, portanto, uma exposio natural da biota antrtica aos metais traos, mas foi observada, tambm, uma contribuio antrpica. Polifosfatos e surfactantes aninicos (detergentes) presentes na gua do mar, sinal evidente da interferncia humana, tambm foram avaliados pela equipe e mostram que atividades de disposio de guas usadas na baa, antigas e recentes, devem ser fortemente controladas pela equipe, e os resultados indicam a necessidade de maior controle/cuidado na disposio de guas cinzas na baa. foraminferos A qualidade da gua gera reexos nos seres que vivem nela. Em alguns organismos, esse reexo mais evidente e, em funo disso, so usados como indicadores biolgicos da qualidade da gua. Os foraminferos so estudados para revelar a qualidade da gua de fundo e do sedimento.

85

projeto: Hidrogeoqumica da Baa do Almirantado Hidrogeoquimba coordenadora: Elisabete S. Braga G. Saraiva Laboratrio de Nutrientes, Micronutrientes e Traos no mar (LABNUT) Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP) Fone: (11) 3091-6568 Fax: (11) 3091-6610 E-mail: edsbraga@usp.br equipe Dra. Elisabete de Santis Braga da Graa Saraiva IOUSP Dra. Beatriz Becker Eichler IOUSP Dra. Dborah Ines Teixeira Fvaro Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares (IPEN) Dra. Brbara Pacci Mazzilli IPEN Dr. Ricardo Riso Institut Universitaire Europen de Mer, Frana Dr. Fabiano da Silva Attollini IOUSP Tcnico Vitor Gonsalez Chiozzini IOUSP Tcnico Gilberto Ivo Sarti IOUSP Dra. Valquria Maria de Carvalho Aguiar IOUSP Doutoranda Glaucia Bueno Benedetti Berbel IOUSP Doutorando Andr Rosch Rodrigues IOUSP Graduando Joo Carlos Cattini Maluf IOUSP

86

Armando Hadano

87

Laps

88

Comportamento das correntes na enseada Martel


Armando Hadano

Estudo mostra como as correntes se comportam sob a ao das principais foras que geram movimento na gua do mar: mars, ventos e gradientes de densidade.

O movimento da gua do mar interfere nos demais processos do meio marinho. A direo e a intensidade das correntes inuencia padres sedimentolgicos e qumicos. As comunidades biolgicas tambm apresentam reexos do movimento da gua, seja pela disperso de larvas, que so levadas pelas correntes, seja pela distribuio de alimento ou de substncias nocivas. Portanto, o estudo de circulao fundamental para o estudo das demais reas oceanogrcas. A circulao e a qualidade da gua na Baa do Almirantado durante o vero foi objeto de estudo, com utilizao de modelagem matemtica para simular tridimensionalmente as correntes marinhas e sua variabilidade temporal. Para isso, empregada uma sute computacional que simula a circulao, o transporte de sedimentos e a qualidade de gua sob diversas condies das forantes: ventos, mars e efeitos baroclnicos, associadas penetrao de guas externas Baa do Almirantado. Com isso, estar concludo o modelo hidrodinmico, que servir para a elaborao do modelo de qualidade da gua. Para implementao e calibrao do modelo necessrio que haja um banco de dados de boa qualidade. Como o grupo coletou dados de corrente e propriedades da gua do mar, durante os veres de 2001 e 2002, esses dados serviro para dar consistncia aos resultados modelados. Na avaliao da qualidade da gua, considerada a interao da circulao com algumas variveis ambientais adveco de substncias conservativas e no-conservativas; nutrientes (amnia, fosfato, nitrato e silicato); matria orgnica e demandas qumica e biolgica de oxignio.

89

Armando Hadano

A integrao dos modelos numricos possibilita a avaliao da interao de processos fsicos, qumicos e biolgicos. Essa integrao tem inmeras aplicaes cientcas e prticas como, por exemplo, o monitoramento de acidentes envolvendo derramamento de substncias poluentes nas guas. Resultados preliminares indicam que a circulao na Baa do Almirantado e na Enseada Martel forada, preponderantemente, por mars e pelos efeitos baroclnicos associados diferenas espaciais de densidade da gua do mar. A inuncia do vento no parece ser preponderante para a gerao do campo de correntes. As trocas de gua entre a Baa do Almirantado e a plataforma continental adjacente aproximam-se de um modelo de circulao estuarina: correntes para o interior da baa na camada inferior e com sentido contrrio na camada superior. notvel a energia das componentes diurnas de mar na regio, comparvel quelas das componentes semi diurnas.

projeto: Modelagem da Qualidade da gua na Baa do Almirantado Modquali coordenador: Belmiro Mendes de Castro Filho Fone: (11) 3091-6613 Fax: (11) 3032-3092 E-mail: bmcastro@usp.br equipe: Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP) Dr. Roberto Fioravanti Carelli Fontes Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dr. Luiz Bruner de Miranda IOUSP Graduando Helvio Prevelato Gregrio IOUSP BSc. Francisco Luiz Vicentini Neto IOUSP

90

Armando Hadano

91

92

93

Armando Hadano

94

Mapa do fundo
Com a utilizao de sonar de varredura lateral e ecossondagem, foi possvel o reconhecimento das feies de fundo da Enseada Martel.

A plataforma continental da Antrtica a mais profunda do mundo a mdia de 500 metros, podendo atingir mais de um quilmetro em alguns pontos. Alm disso, a topograa bastante acidentada. Na Baa do Almirantado, a situao no muito diferente: a topograa de fundo ngreme e irregular, com relevo caindo abruptamente a partir da linha de costa, ultrapassando os 500 metros na poro central. At 2002, haviam sido feitos estudos pontuais de fundo em determinadas regies da Enseada Martel. Foi feito, agora, o mapeamento do entorno da enseada, com a utilizao de sonar de varredura lateral e ecossondagem. Essas tcnicas permitem que seja feito um mapeamento do fundo do mar, inclusive com a possibilidade de identicar as principais unidades sedimentares (lama, areia ou rocha), e determinar sua profundidade. A informao fundamental para compreender os principais processos que regem a dinmica sedimentar costeira na rea, principalmente para auxiliar os grupos que estudam a fauna bentnica (aquela que vive em contato com o sedimento), inclusive para o planejamento das pesquisas. Outra importncia desse estudo que ele ajuda a elucidar a ao dos icebergs sobre o fundo do mar. O deslocamento de um iceberg em contato com o fundo marinho gera uma grande depresso (ele raspa e remove o sedimento de fundo). Essas depresses tm a aparncia de cicatrizes, chamadas ice-scours (nome, em ingls, para cicatriz de gelo), que causam modicaes no substrato e eventuais danos comunidade que nele vive e que, muitas vezes, no se recupera. possvel, ainda, avaliar a quantidade de icebergs que passou pela regio em poca remota e comparar esse dado com os atuais, visando a identicar variaes na intensidade

95

Armando Hadano

Laps

desse processo. Quanto maior a fragmentao dos glaciares e conseqente formao de icebergs, maior a ocorrncia de icescours. Dessa forma, essa pesquisa pode trazer subsdios para a anlise do aquecimento global. Com os resultados, foi possvel elaborar mosaicos de sonar de varredura lateral e reconhecer as reas de maior ocorrncia dos ice-scours nos trechos analisados.

projeto: Caracterizao Textural da Superfcie de Fundo e suas Relaes com a Dinmica Sedimentar na Enseada Martel Cadismar coordenador: Michel Michaelovitch de Mahiques Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP) Fone: (11) 3091-6609 Fax: (11) 3091-6610 E-mail: mahiques@usp.br equipe: Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques IOUSP MSc. Marcelo Rodrigues IOUSP Dr. Luiz Antonio Pereira de Souza IPT-SP Tcnico Edilson de Oliveira Faria IOUSP Tcnico Clodoaldo Vieira Tolentino IOUSP

Laps

96

Armando Hadano

97

Franz Smith

98

99

Luciano Candisani

100

Animais que vivem em contato com o fundo do mar reetem a qualidade do ambiente.

O ambiente costeiro o mais complexo e produtivo ecossistema da Antrtica e, provavelmente, um dos mais sensveis s mudanas ambientais. Apesar da presena atual de cinco instalaes de pesquisa na Baa do Almirantado, duas com guarnio permanente, as caractersticas das comunidades bentnicas da zona costeira rasa da Enseada Martel parecem ser inuenciadas principalmente por fatores naturais. O impacto do gelo no fundo pelo encalhe de blocos de gelo tem sido considerado tema importante em estudos polares, j que o aquecimento global vericado em nosso planeta poder aumentar consideravelmente a ocorrncia desses eventos. Os resultados de estudos preliminares demonstram que a Baa do Almirantado representativa do ecossistema costeiro antrtico, principalmente em termos de distribuio e composio de espcies. Anlise preliminar das relaes trcas na zona costeira rasa de algumas reas da Baa do Almirantado foi efetuada atravs do uso de istopos estveis de carbono e nitrognio durante

101

Luciano Candisani

Luciano Candisani

As comunidades bentnicas, presentes desde a zona entremars at s grandes profundidades, so constitudas por organismos que vivem associados a um substrato, seja ele consolidado ou no. A maior parte desses organismos constituda por invertebrados de hbitos de vida relativamente sedentrios, sendo muito teis como indicadores de efeitos locais de distrbios e da qualidade ambiental de reas costeiras. O conhecimento da estrutura (densidade, biomassa, composio especca e diversidade) dessas comunidades constitui elemento bsico para fundamentar futuras investigaes de alteraes ambientais, como provvel resultado da continuidade da presena humana e de suas instalaes, alm de ser importante instrumento para um plano de gerenciamento ambiental.

Luciano Candisani

Animais do fundo do mar

dois veres austrais. Diferenas locais nessa estrutura podem ser atribudas a processos naturais alheios s atividades humanas e seu conhecimento servir como base para o monitoramento da rea prxima Estao Brasileira, possivelmente a mais vulnervel inuncia antrpica na Enseada Martel. Amostras coletadas em locais selecionados como pontos de controle, em contraposio aos passveis de impactos, no sugeriram efeito antrpico at o momento. O papel do bentos no processo de transferncia de energia continua sendo pouco conhecido e este fato torna-se ainda mais relevante em relao aos ecossistemas marinhos polares que so reconhecidos entre os mais produtivos do mundo, em determinadas fases do ano. Os resultados pretritos disponveis do bentos da Baa do Almirantado esto sendo sistematizados, padronizados e relacionados, de modo integrado, aos resultados de pesquisas mais recentes realizadas por outros grupos da rea de bentos, bem como de qumica, fsica e geologia. Assim, est sendo feita a descrio do panorama das comunidades bentnicas e a identicao das reas onde essas podem estar mais afetadas ou no. No futuro, pretende-se estabelecer um eciente monitoramento ambiental, considerando tanto efeitos antrpicos como naturais.
projeto: Avaliao do Conhecimento da Estrutura das Comunidades Bentnicas para o Gerenciamento Ambiental da Baa do Almirantado Gababentos coordenadora: Thas Navajas Corbisier Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP) Fone: (11) 3091-6592 Fax: (11) 3091-6607 ou 3032-3092 E-mail: tncorbis@usp.br equipe: Dra. Thas Navajas Corbisier IOUSP Dra. Mnica Anglica Varella Petti IOUSP Dr. Edmundo Ferraz Nonato IOUSP Dr. Rodrigo Soares Pereira de Skowronski HRT Petroleum, IOUSP Dra. Sandra Bromberg IOUSP MSc. Francyne Elias Piera IOUSP BSc. Paula Foltran Gheller IOUSP Graduanda Nathalye Evelyn ArmecyMieldazis IOUSP Graduando Marcus Vincius Hirama IOUSP BSc. Juliana do Amaral Gurgel IOUSP BSc. Maria Cludia Yuri Ujikawa IOUSP

Tnia Brito

102

Armando Hadano

Luciano Candisani

Luciano Candisani

103

Armando Hadano

104

Efeito dos dejetos nas comunidades marinhas


Tnia Brito

Um outro grupo de bentos analisa o impacto que os resduos de esgoto e leo gerados pela EACF provocam no bentos, organismos que vivem no sedimento no fundo do mar.

Para compreender a relao entre os dejetos produzidos pelo homem e os organismos que vivem no substrato marinho da Antrtica, o Grupo de Estudos Ambientais em Bentos (Geamb) pesquisou as comunidades bentnicas na zona costeira rasa da Baa do Almirantado, onde se localiza a Estao Antrtica Comandante Ferraz. Foram comparadas a densidade e a diversidade de animais que compem as comunidades bentnicas no incio do vero quando ainda h pouca produo de esgoto e movimentao de mquinas na frente da EACF , com o nal do vero, poca em que maior quantidade de esgoto (tratado) despejada no mar. O trabalho est em seu terceiro ano de execuo e, em breve, ser possvel comparar variaes que ocorrem no ambiente em dois veres consecutivos. Foi feita observao, identicao e contagem de animais da macrofauna (grupo de organismos retidos numa peneira de 0,5mm de malha). O sedimento, coletado principalmente com uma mini box corer (MBC), desenvolvida pela equipe, retirado em blocos, que so fatiados em estratos de 2 centmetros de altura, o que permite a avaliao dos 10 primeiros centmetros de sedimento. Foi a primeira vez que se utilizou esse tipo de equipamento em guas rasas na Antrtica. O grupo tambm utiliza um pegador de fundo van veen para coletar sedimento na Baa do Almirantado. O Geamb trabalhou com um delineamento amostral assimtrico: anlise de uma rea potencialmente mais impactada pela atividade humana, como a sada do esgoto da estao, comparada com mais quatro reas de referncia, de caractersticas fsicas semelhantes que, a princpio, no apresentam impacto

105

antrpico. Essas outras reas, no entanto, tambm sofrem outros impactos, naturais. Por isso, so considerados diversos fatores, como salinidade, temperatura, clorola na gua, nutrientes, tamanho dos gros de areia, quantidade de matria orgnica, presena ou no de leos, poluentes orgnicos, metais pesados entre outros. Visando a identicar os possveis reexos na biota, o toplncton avaliado para fornecer subsdios compreenso da dinmica planctnica, por meio de alteraes em seus aspectos estruturais (composio e abundncia). O maior nmero possvel de parmetros ambientais e biolgicos medido para se realizar uma anlise estatstica que compara como esses parmetros esto atuando na estrutura da comunidade bentnica. Quanto maior o nmero de parmetros medidos nos mesmos locais onde a fauna local estudada, mais robusta a anlise e mais precisa a resposta em relao ao efeito da EACF naquela rea. No se pode medir somente o fator de poluio, porque, s vezes, a variao encontrada na fauna no conseqncia de poluio, mas de condies diversas, como a prpria movimentao de blocos de gelo, variaes de salinidade e temperatura ou outra atividade biolgica. A anlise do toplncton, coletado em amostras de gua nos mesmos pontos que o bentos, fornece subsdios ao Geamb, uma vez que as variaes em suas caractersticas reetem as condies de massa dgua (costeira ou ocenica), bem como as oscilaes nas condies de gelo. Na condio de produtor primrio, as variaes dessas comunidades podem afetar direta ou indiretamente o bentos. Alm disso, aspectos relativos a etologia alimentar de organismos suspensvoros (planctfagos) e depositvoros e raspadores, que se alimentam do microtobentos, esto diretamente relacionados.

Tnia Brito Tnia Brito

A organizao das pesquisas em redes permite que vrios grupos analisem, em conjunto, as mesmas amostras. Alm da parceria com o Grupo de Pesquisa de Bentos Antrticos (Gababentos) do Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP), que estuda essas comunidades sob diversos aspectos desde 1988, o Geamb trabalhou com outras equipes da USP, UFES, UFV, UFF, USU, envolvendo coletas em outros seis projetos da rede voltada para avaliao de impactos ambientais.

106

Dados preliminares mostram que a densidade da fauna aumentou do incio para o nal do vero de 2002/2003, em todas as reas, o que era de se esperar, j que, durante o vero, a produo no ambiente aumenta. A vinte metros na frente da sada de esgoto, o aumento da densidade de animais foi signicativamente mais elevado e, em comparao a todas as outras reas de referncia, a diversidade foi menor. Na mesma direo, a sessenta metros, a densidade da fauna foi extremamente baixa, fato pontual e provavelmente relacionado ao fundeio de navios em frente EACF. Outro dado interessante que, por meio do sedimento coletado na Antrtica com a MBC, foi possvel constatar que a macrofauna concentra-se principalmente nas camadas inferiores do sedimento, diferentemente do que ocorre em outros ambiente extremos, como as regies ocenicas profundas, onde a maior concentrao de organismos geralmente ocorre nos primeiros centmetros. Talvez este fato esteja relacionado a uma adaptao da fauna para evitar o impacto do gelo.

projeto: Implantao de Estratgia de Monitoramento de Impacto Ambiental na Fauna Bentnica da Zona Costeira Rasa da Baa do Almirantado Geamb coordenadora: Lcia de Siqueira Campos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) CCS/IB Fone: (21) 2285 3571 Fax: (21) 2560-5993 E-mail: campos-lucia@biologia.ufrj.br equipe: Dr. Lcia Siqueira Campos UFRJ BSc. Roberta Frensel Saeta UFRJ BSc. Frederico Nunes da Silva UFRJ BSc. Virgnia Lauria Filgueiras UFRJ BSc. Renata M. Goulart da Silva UFRJ BSc. Rafael B. de Moura UFRJ Dr. Paulo Cesar de Paiva UFRJ Dr. Carlos Echeverria UFRJ MSc. Rmulo Barroso Batista UFRJ BSc. Elisa Maria da Costa e Silva UFRJ BSc. Letcia Barbosa UFRJ BSc. Edgard Gil Bessa UFRJ Graduando Glauco Oliveira Arajo UFRJ BSc. Ricardo Bastos Guimares UFRJ Dra. Michelle Klautau UFRJ Graduando Andr Linhares Rossi UFRJ Dra. Helena Passeri Lavrado UFRJ MSc. Maria Patrcia C. Fernandez UFRJ MSc. Adriana L. P S. de Carvalho UFRJ . BSc. Paola Carvalho Cunha UFRJ Graduando Leandro de Oliveira Costa UFRJ Dra. Denise R. Tenenbaum UFRJ BSc. Priscila Kienteca Lange UFRJ Dra. Maria Claudia Grillo Petrobras Dra. Maria Teresa Valrio Berardo Mackenzie Dr. Carlos Renato Rezende Ventura Museu Nacional-UFRJ BSc. Iuri Verssimo de Souza
Tnia Brito Tnia Brito Tnia Brito Tnia Brito Tnia Brito

107

Tnia Brito

Luciano Candisani

108

Indicadores biolgicos
A utilizao de peixes e anfpodas como indicadores da presena de poluentes na Baa do Almirantado.

Organismos podem ser utilizados como bioindicadores desde que apresentem determinados processos vitais que respondam a variaes ambientais de forma mensurvel e esses processos possam ser utilizados como parmetros para avaliar essas alteraes. Foi desenvolvido um estudo para detectar a presena de determinados elementos qumicos na Baa do Almirantado, utilizando como bioindicadores peixes (Trematomus newnesi) e anfpodas (Bovallia gigantea). Esses animais so apropriados para ser utilizados como bioindicadores pois so sensveis s utuaes de fatores ambientais, tm hbitos alimentares e ciclo de vida bem conhecidos e esto sendo utilizados para monitoramento ambiental na Antrtica por pesquisadores de outros pases. Alm disso, so fceis de coletar, de transportar para o Brasil e podem ser mantidos vivos em laboratrio. Buscaram-se respostas para perguntas do tipo: o animal submetido a uma condio de impacto ambiental, como responde? E ainda: podemos ou no utilizar essa resposta como indicador da presena do poluente? Esto sendo utilizados como parmetros sistemas enzimticos que reagem de maneira mais previsvel nesses organismos, bem como os danos observados nos cromossomos e no DNA de clulas sanguneas ou hemolinfticas. As enzimas estudadas so da categoria das oxidases de funo mltipla (MFO) que ocorrem nas membranas celulares, principalmente do retculo endoplasmtico. A concentrao delas est, freqentemente, relacionada com a concentrao do elemento txico. Os danos aos cromossomos esto sendo avaliados pelo ensaio de microncleo, e os danos ao DNA pela deteco de quebras nas tas de DNA por meio do ensaio cometa. a primeira vez que feito esse tipo de estudo na Antrtica. Parte da pesquisa realizada no campo, para monitorar as condies na Baa do Almirantado, e parte realizada em laboratrio, onde so estabelecidos os padres de respostas. Os animais esto sendo submetidos a poluentes que existem no ambiente antrtico,

109

Luciano Candisani

Luciano Candisani

em quantidade muito pequena, tais como derivados de petrleo, detergentes e metais pesados. A equipe de pesquisa est estabelecendo o efeito dessas substncias sobre os sistemas enzimticos e sobre a integralidade do genoma dos animais. A ocorrncia das substncias est sendo estudada por outros grupos da rede criada para estudar o impacto ambiental provocado pela presena humana na Baa do Almirantado. Em experimentos de campo, os animais so submetidos s condies locais. Peixes e anfpodas so colocados em gaiolas uns em local sem nenhuma contaminao e outros em locais que podem ter alguma inuncia do homem (sada do esgoto, prximo aos tanques de combustvel, e nos lugares onde as embarcaes entram e saem). Aps um determinado tempo de exposio, os marcadores so estudados. Os dados obtidos no campo podem ser comparados aos dados alcanados em laboratrio.

projeto: Monitoramento do impacto ambiental na Baa do Almirantado por meio de biomarcadores MONIBIO coordenador: Phan Van Ngan Instituto Oceanogrco da Universidade de So Paulo (IOUSP) Fone: (11) 3091-6548 Fax: (11) 3091-6607 E-mail: phanvn@usp.br equipe: Dr. Phan Van Ngan IOUSP Dr. Vicente Gomes IOUSP BSc. Maria Jos de Arruda Campos Rocha Passos IOUSP Dr. Arthur Jos da Silva Rocha IOUSP Mestranda Dbora Yamane Furquim Campos IOUSP Mestranda Keyi Ando Ussami IOUSP Doutoranda Thas da Cruz Alves dos Santos IOUSP

110

111

Armando Hadano

112

113

Armando Hadano

114

Grupo realiza contagem de aves e pinipdios presentes na Baa do Almirantado e estuda possveis impactos da ao humana nas comunidades de aves.

Para o deslocamento em campo foram utilizados embarcaes e, helicptero, alm de caminhadas extensas. Binculos e lunetas foram utilizados para identicao dos animais. A marcao dos locais de ocupao foi realizada com auxlio de GPS e mapas prvios. Fotograas tambm foram utilizadas para avaliao da quantidade de aves que nidicam em grandes grupos. Alm das atividades de quanticao e distribuio da comunidade de aves e pinipdios, realizamos o anilhamento, ou

115

Armando Hadano

O censo de aves e pinipdios, com mapeamento e distribuio destes animais, suas reas de reproduo e muda de tegumento, foi comparado com dados histricos, tornando possvel a avaliao de alteraes e de impactos causados por atividade humana local. Os resultados sugerem reduo geral no nmero de aves e pinpedes na baa. Os pingins, de cerca de 100 mil no passado, hoje somam 24 mil. De modo geral as outras aves tambm tiveram suas populaes reduzidas, exceto os gaivotes e os skuas. Algumas reas de reproduo e de muda de penas e pelos ocupadas por vrias espcies no passado, hoje no existem mais porque foram ocupadas por construes e trilhas de acesso. Com a confeco do mapa de ocupao das aves e pinipdios, possvel evitar o confronto, pois permite planicao prvia.

Armando Hadano

A Baa do Almirantado tem 93 quilmetros de costa, na poca de degelo. A rea fsica corresponde a aproximadamente 388 quilmetros quadrados, sendo 131 quilmetros quadrados de rea coberta por gua e 19 quilmetros quadrados de rea livre de gelo durante o vero austral, onde as aves se instalam no vero. H, na regio, 13 espcies de aves residentes, sendo trs espcies de pingins (Adlia, Antrtico e Papua), que so aves no voadoras, e dez espcies de aves voadoras. H, tambm, cinco espcies de pinipdios (foca de Weddell, foca-caranguejeira, elefante-marinho, lobo-marinho e foca-leopardo).

Ricardo Burgo

Aves e penipdios

Armando Hadano

116

De maneira geral, e atravs de constataes em campo e posterior anlise, percebe-se que o aumento das atividades cientcas e, de modo gradual, o apoio logstico sem planicao multidisciplinar provocam aes diretas na reduo populacional desses animais. Tambm o incremento da atividade de turismo esta aumentando e em muito contribui no impacto sobre essas aves. Paralelamente s atividades de campo, registramos a presena de lixo slido na baa, onde registramos que 38% pertencem a expedies anteriores aos anos 60 e que 62% so atuais. Deste total, 22% so de atividades cientcas. Percebe-se tambm que existem aves que no suportam atividade humana em suas proximidades, como por exemplo
projeto: Distribuio, abundncia e biologia das aves da Baia do Almirantado, Ilha Rei George Shetland do Sul Aves coordenador: Martin Sander Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos Fone: (51) 3591-1100 Ramal 2240/9912-0872 E-mail: sander@unisinos.br equipe: Martin Sander Unisinos Dra. Maria Virginia Petry Unisinos Dr. Leonardo Maltchik Garcia: Bilogo Unisinos MSc. Alexandre Guimares S de Castro Unisinos Graduanda Ana P B. Carneiro Unisinos . Graduando Csar R. dos Santos Unisinos Mestranda Erli S. Costa UFRJ BSc. Tatiana C. Balbo MSc. Walter A. Voss

117

Ricardo Burgo

Ricardo Burgo

Martin Sander

marcao de algumas espcies. Cada anilha tem uma numerao prpria e endereo para correspondncia que possibilita estudos mais detalhados sobre longevidade, deslocamentos e comportamento. O anilhamento realizado com apoio do Centro de Estudos e Migrao de Aves (Cemave), do Ibama. Com a recuperao de aves anilhadas em anos anteriores, identicamos que alguns skuas chegam ao Nordeste do Brasil e que os petris-gigantes, aps o seu primeiro ano de vida, vo frica, ao mar ndico e alcanam a Austrlia. Retornam para a Baa, aps 2 a 3 anos de vida, na tentativa de iniciar a reproduo. Adultos dessa espcie tambm alcanam a costa litornea brasileira. Dessa forma, percebe-se que o Brasil tem ntima relao com a Antrtica, pois muitas espcies de aves anualmente migram da Baa e de outras regies para o nosso mar territorial.

o petrel-gigante e os trinta-reis-antrticos. O menor distrbio contribui ao abandono do ninho. Outras, como as skuas, permitem a aproximao humana, e desta forma so beneciadas. Portanto, alm dos fatores naturais que interferem nas aves e focas, a atividade humana deve ser previamente planejada, e envolvendo todos os conhecimentos. Dessa forma, a conservao do ecossistema da baa ser possvel.

Tnia Brito

118

Pesquisadores identicam, descrevem e mapeam as comunidades vegetais em reas de degelo adjacentes Baa do Almirantado.

O turismo antrtico uma atividade que tem gerado muita preocupao. A presena humana, por si s, causa impacto no ambiente. Enquanto as visitas ao Continente Gelado vinham sendo feitas somente em funo de pesquisa, o impacto era localizado. O incremento do nmero de turistas para a regio, com a perspectiva de aumento em grande escala, pode provocar danos ao ecossistema, o mais frgil do planeta. Nesse ecossistema, os vegetais so especialmente frgeis. Comunidades que podem levar cem anos para se estabelecer, quando pisoteadas, levam muito tempo para se recuperar ou nunca se recuperam. Para possibilitar, futuramente, a avaliao desse possvel impacto sobre a vida vegetal e acompanhar a evoluo das formaes vegetais localizadas na regio da Baa do Almirantado, foi feito trabalho de mapeamento e descrio das comunidades vegetais das reas de degelo adjacentes baa. Foram elaborados mapas temticos com a distribuio das comunidades vegetais e listadas as espcies que ocorrem na rea estudada. Esses dados serviro como base para estudos futuros sobre a evoluo das comunidades vegetais, dinmicas das populaes e avaliao de impactos ambientais. Alm da identicao das espcies, foi realizado estudo tossociolgico para localizar as diferentes formaes vegetais que ocorrem. Foram comparadas as formaes vegetais relacionadas s colnias de aves com as comunidades vegetais que crescem em regies delas afastadas. As plantas da Antrtica vivem sob intenso estresse, principalmente por crescerem em ambientes ridos e de temperaturas muito baixas. O clima da regio sofre inuncia da corrente ocenica e dos ventos. O vero curto e frio, com temperatura mxima em torno de zero grau centgrado. Durante esse

119

Tnia Brito

Antnio Batista Pereira

Antnio Batista Pereira

Flora Antrtica

Tnia Brito

perodo freqente a precipitao acentuada de neve. A luminosidade intensa, apesar da nebulosidade. Essas condies, em conjunto com as impostas pelo escuro e prolongado inverno, limitam a ocorrncia de espcies vegetais na regio, especialmente plantas com ores, que cam impossibilitadas de completar seu ciclo reprodutivo. Por isso, h apenas duas espcies de angiospermas nativas da antrtica e uma gramnea que foi introduzida pelo homem, e encontra-se crescendo nos arredores da estao polonesa de Arctowski. J os musgos esto representados por aproximadamente 60 espcies, as hepticas renem 22 espcies citadas, os liquens so mais resistentes e podem reproduzir-se por meios vegetativos e, justamente por isso, so os principais constituintes da ora Antrtica, com aproximadamente 360 espcies descritas. Alm desses grupos vegetais, so encontrados tambm fungos macroscpicos (oito espcies) e uma alga macroscpica terrestre que cresce principalmente nos arredores das comunidades de aves.

Tnia Brito Antnio Batista Pareira Tnia Brito

projeto: Comunidades Vegetais de reas de Degelo da Antrtica CVA coordenador: Antnio Batista Pereira ULBRA Fone: (51) 9134-8740 Fax: (51) 477-9239 E-mail: batista@ulbra.tche.br equipe: Dr. Antnio Batista Pereira ULBRA Dr. Lubomir Kovacik Universidade de Comenius, Repblica Eslovaca Dr. Cludio Vinssius de Senna Gastal Jnior ULBRA MSc. Felipe de Carvalho Victria Jardim Botnico do Rio de Janeiro Doutorando Adriano Afonso Spielmann ULBRA/Instituto de Botnica de So Paulo Mestrando Milton Felix Nunes Martins ULBRA Graduanda Clarissa Kappel Pereira ULBRA Graduanda Sabrina Rocha Machado ULBRA

120

121

Tnia Brito

122

A composio qumica e fsica do solo um dos melhores indicadores do impacto ambiental antrpico ou natural no ecossistema, alm de permitir a vericao de mudanas climticas.

Criossolos so os solos formados em regies geladas. O grupo de pesquisa de Criossolos realizou a caracterizao geoambiental da Baa do Almirantado, que servir de base para identicao dos processos resultantes de fenmenos naturais e dos que so decorrentes da atividade do homem. Foi identicado o meio fsico e foram mapeadas suas caractersticas, com o objetivo de subsidiar as aes de gesto ambiental permanente na rea especialmente gerenciada da Baa do Almirantado. balano do carbono O balano global de carbono de vital importncia para a compreenso da dinmica climtica e ambiental. A xao de carbono no solo (seja pela incorporao ativa pela tomassa ou pelos organismos do solo) um fator que, alm de promover o seqestro de carbono, pode ser responsvel pela gerao de cargas eltricas nas substncias hmicas, pelo aumento da reteno de gua e pela biodisponibilidade de nutrientes e de metais pesados. Dessa forma, foram estudados a matria orgnica dos solos, o carbono de biomassa microbiana e o carbono lbil; a ciclagem biogeoqumica e o biointemperismo, alm dos metais pesados ligados s fases orgnica e mineral dos solos. Foi vericado que a dinmica dos processos de intemperismo e formao do solo na Antrtica varivel em funo de pequenas diferenas no ambiente, principalmente relacionadas quantidade de gua lquida disponvel. Na Antrtica Martima, as temperaturas mais elevadas e o clima mais mido proporcionam ciclos hidrolgicos, biolgicos e geoqumicos mais intensos, resultando em uma pedognese bem mais elevada que em outras reas do continente, especialmente em relao ao Deserto Polar.
Toni Pires

123

Carlos Schaefer

Laps

Solos gelados criossolos

projeto: Criossolos Austrais: solos criognicos da Antrtica distribuio, ciclagem biogeoqumica, seqestro de carbono e reteno de metais pesados Criossolos coordenador: Carlos Ernesto Schaefer Universidade Federal de Viosa (UFV) Telefone: (31) 3899-1050 Fax: (31) 3899-2648 E-mail: carlos.schaefer@ufv.br equipe: Dr. Carlos Ernesto Gonalves Reynaud Schaefer UFV Dr. Liovando Marciano da Costa UFV Dr. Eduardo de S Mendona UFV DSc. Felipe Nogueira Bello Simas UNEC DSc. Luiz Eduardo Dias DSc. Manoel Ricardo de Albuquerque Filho Embrapa DSc. Mrcio Rocha Francelino UFRRJ DSc. Elpdio Incio Fernandes Filho UFV MSc. Roberto Ferreira Machado Michel FEAM-MG Dr. Miriam Abreu Albuquerque UNEC DSc. Walter Antnio Abraho DSc UFV DSc. Vander de Freitas Melo UFPR

Carlos Schaefer

124

Toni Pires

125

Armando Hadano

126

A busca de arquitetura adequada Antrtica, que proporcione conforto, ecincia nos procedimentos de manuteno e reduo do impacto ambiental.

No dia 3 de janeiro de 1984, na 2 Operao Antrtica, o Navio de Apoio Oceanogrco Baro de Teff partiu do Rio de Janeiro levando os contineres do que veio a ser a Estao Antrtica Brasileira Comandante Ferraz, inaugurada em 6 de fevereiro do mesmo ano. A estao tinha, ento, cerca de 150 metros quadrados, divididos em oito compartimentos formados por contineres metlicos. Passados mais de vinte anos, a Estao Ferraz conta, hoje, com mais de 64 unidades, algumas com grandes dimenses, e cerca de 2 mil metros quadrados de rea construda. Alm disso, foram construdos refgios para acomodar pesquisadores em reas afastadas da estao. Esse crescimento exigiu investimentos na manuteno e na operao. Para evitar que procedimentos de manuteno ou expanso ocasionem interferncia prejudicial ao ambiente, que a implementao de novas unidades causem impacto na paisagem, e para evitar desperdcio energtico pela inecincia trmica dos contineres, foi formado um grupo de pesquisa para analisar e propor solues para os problemas de tecnologia de edicaes na Antrtica. Arquiantar o projeto de pesquisa na rea de Arquitetura que est estudando as edicaes brasileiras: a Estao Antrtica Comandante Ferraz e os refgios brasileiros Goeldi e Cruls. O objetivo do projeto avaliar a situao atual das construes e sistematizar medidas que visam a otimizar o funcionamento da estao e dos refgios e minimizar os possveis impactos ambientais decorrentes das atividades humanas ali desenvolvidas. Est em andamento a avaliao tanto da tcnica construtiva adotada como da relao das edicaes com o meio
Armando Hadano Armando Hadano

127

Armando Hadano

Tecnologia de edificaes

ambiente. Esto sendo considerados, nessa anlise, os pressupostos do Protocolo de Madri e as demais recomendaes e legislao especcas referentes ao impacto das atividades do homem na regio antrtica. Como principais resultados, foi elaborado o Plano Diretor da Estao Antrtica Comandante Ferraz, a partir dos dados coletados pelos projetos da rede de pesquisa para monitoramento ambiental na Baa do Almirantado. Foram fornecidos dados para o plano de Gerenciamento Ambiental a ser elaborado para a rea Especialmente Gerenciada. Em 2003 foi realizado o Zoneamento Ambiental de Uso da Pennsula Keller inclusive com o planejamento de trilhas para o percurso seguro dos pesquisadores e eventuais visitantes com detalhamento para a rea de maior uso no entorno da Estao Ferraz. Esse zoneamento caracteriza o ambiente de acordo com o grau de impacto identicado e, a partir do diagnstico, prope condicionantes de uso, abrangendo desde reas destinadas recuperao e/ou preservao at zonas j consolidadas como de uso intensivo, adequadas para eventuais novos crescimentos da estao. O Arquiantar tem acompanhado todos os procedimentos de construo e manuteno para a estao Ferraz e para os refgios, buscando identicar eventuais falhas no planejamento e na conduta ambiental das equipes envolvidas com as tarefas logsticas. Tambm tem contribudo com a educao ambiental das pessoas envolvidas com o Programa Antrtico Brasileiro, em palestra durante o treinamento obrigatrio para visitantes Antrtica e em aulas especcas no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), responsvel pelas atividades de construo e manuteno das instalaes brasileiras na Antrtica. Uma preocupao da pesquisa em relao aos resduos produzidos (lixo), sendo direcionados os esforos para diagnosticar as principais fontes de gerao em relao s atividades (de manuteno, de construo, cientca, cotidiana, etc.). Tem sido feita comparao com situaes semelhantes e buscadas solues para a otimizao das falhas vericadas.

Cristina Engel Cristina Engel

128

Armando Hadano

129

Armando Hadano

projeto: Desenvolvimento tecnolgico aplicado s instalaes brasileiras na Antrtica: nfase nos estudos de corroso, de acstica e de resduos Arquiantar. coordenador: Cristina Engel de Alvarez Fone: (27) 4009-2581 Fax: (27) 4009-2581 E-mail: engel@npd.ufes.br equipe: Dra. Cristina Engel de Alvarez Universidade Federal do Esprito Santo (UFES) Dr. Ricardo Franci Gonalves UFES

MSc. Homero Marconi Penteado UFES MSc. Julio Eustquio de Melo Ibama e Unb MSc. Marco Antonio Cypreste Romanelli UFES BSc. Mitsuo Yoshimoto IPT BSc. Braz Casagrande UFES BSc. Daniel Oliveira Cruz UFES BSc. Glyvani Rubim Soares UFES BSc. Andr Luiz de Alcntara Lima UFES BSc. Anderson Buss Woelffel UFES MSc. Jordi G. Angelats AMRJ Graduanda Greicikelly Gaburro Paneto UFES Graduanda Ligia Betim Marchi UFES Graduando Felipe da Silva Gomes UFES

130

131

132

Toni Pires

133

Jefferson Simes

134

Conjunto de informaes histricas e atuais compe um sistema que tem como propsito mostrar as variaes, no espao e no tempo, de vrios aspectos da regio onde est implantada a estao brasileira.

A meta do Sistema de Informaes Geogrcas (SIG) da Baa do Almirantado reunir numa nica base de dados todas as informaes que a comunidade cientca brasileira vem obtendo a partir de estudos na Baa do Almirantado, possibilitando, assim, a visualizao no tempo e no espao do estado daquele meio ambiente como plataforma para futuro monitoramento ambiental. Esse trabalho introduziu a necessidade de georreferenciamento, ou localizao por meio de coordenadas geogrcas, dos pontos de coleta e de desenvolvimento dos projetos. O trabalho uma ferramenta na integrao espacial dos dados obtidos pelas diversas equipes que estudaram os diferentes aspectos do impacto ambiental provocado pela ao humana na rea onde est instalada a Estao Antrtica Comandante Ferraz. Entre as aes especcas desse trabalho est a padronizao de linguagem geogrca (elaborao do manual de aquisio de informao georreferenciada segundo recomendaes do Comit Cientco para Pesquisa Antrtica (SCAR) e a introduo da necessidade de conhecimento detalhado do terreno por meio de bases cartogrcas adequadas aos projetos. A anlise e o armazenamento dos dados de

135

Toni Pires

O objetivo reunir todas as informaes relativas Baa do Almirantado numa nica base de dados, destacando-se, entre outras informaes, a viso espacial dos resultados obtidos com o estudo do comportamento da criosfera, da ocorrncia de aves, das caractersticas do substrato, da presena de hidrocarbonetos, das correntes marinhas, dos ventos, dos mamferos e dos invertebrados marinhos. Os dados coletados na regio esto integrados de acordo com a sua posio espacial, possibilitando a gerao de mapas temticos dessas variveis, construdos de acordo com o interesse do usurio.

Jefferson Simes

Sistema de informao geogrfica

monitoramento oriundos das pesquisas realizadas na Baa do Almirantado, durante os vinte anos de Programa Antrtico Brasileiro, possibilitaro estudos comparativos entre dezenas de variveis, identicando alteraes no delicado ambiente antrtico local, provocadas pela atividade humana ou mesmo por causas naturais. Adicionalmente, a metodologia fornece subsdios para monitorar o impacto ambiental causado pela atividade humana, sendo o SIG uma ferramenta de apoio ao plano de gerenciamento da rea Antrtica Especialmente Gerenciada da Baa do Almirantado (AAEG). Por concepo, sendo o SIG ligado a uma base cartogrca, observa-se a necessidade de conhecer mais detalhadamente o terreno. Nesse campo, trabalhos paralelos foram executados para o domnio de tcnicas de mapeamento e adaptaes dentro das condies adversas da natureza antrtica. Esto sendo empregadas tcnicas precisas baseadas na fotogrametria digital, que resultaram no mapa da Pennsula Keller, base territorial da Estao Antrtica Comandante Ferraz, na escala 1:10000. A experincia e o conhecimento adquirido nesta atividade sero teis para a produo de mapas cartogrcos em escalas de detalhe de toda a rea Antrtica Especialmente Gerenciada da Baa do Almirantado, indispensveis para o programa de monitoramento local, envolvendo mltiplos aspectos ambientais. Esses dados serviro como base de apoio ao planejamento de atividades logsticas, cientcas e tursticas. Os dados levantados na Baa do Almirantado se constituem tambm em contribuies brasileiras ao projeto internacional King George Island GIS (KGIS), do Grupo de Trabalho de Geodsia e Informao Geogrca do SCAR. Com essa atividade, o grupo brasileiro participa de projeto internacional com a implementao do SIG da AAEG, tendo responsabilidade perante o SCAR pela integrao dos dados da Baa do Almirantado. Os dados esto sendo disponibilizados a todos os participantes e demais grupos interessados em CD-ROM, podendo ser visualizada uma mostra do trabalho no site http://www. ufrgs.br/antartica/, na seo Prottipo do Servidor de Mapas sobre a AAEG Baa do Almirantado.

projeto: Integrao de dados ambientais da rea Antrtica Especialmente Gerenciada da Baa do Almirantado, atravs de sistema de informaes geogrcas Asig coordenador: Norberto Dani Instituto de Geocincias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Fone: (51) 3316-6341 Fax: (51) 3319-7324 E-mail: norberto.dani@ufrgs.br equipe: Dr. Helmut Saurer Institut fr Physische Geography Universitt Freiburg, Alemanha Dr. Jefferson Cardia UFRGS Dr. Matthias Holger Braun Institut fr Physische Geography Universitt Freiburg, Alemanha Msc. Cludio Wilson Mendes Junior UFRGS Msc. Jorge Arigony Neto Instituto de Geocincias da UFRGS Msc. Patrcia Andria Paiola Scalco UFRGS Msc. Siclrio Ahlert UFRGS Msc. Ulisses Franz Bremer UFRGS Graduanda Paula Debiasi UFRGS Graduando Luiz Felipe Velho UFRGS Graduando Rafael da Rocha Ribeiro UFRGS

136

137

138

139

Jefferson Simes

Ministrio da Cincia e Tecnologia

Anda mungkin juga menyukai