Anda di halaman 1dari 3

Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educao Gerncia Regional de Ensino do Plano Piloto Centro de Ensino Mdio Paulo

Freire
Disciplina: Matemtica Professor: Carlos Alberto Turmas: 2 e 3 anos do Ensino Mdio Turno: Matutino Carga-horria: 30 horas-aula bimestrais 3 horas-aula semanais

1.Contedo programtico
O planejamento dos contedos em questo tem como base a verso preliminar do CURRCULO DA EDUCAO BSICA DAS ESCOLAS PBLICAS DO DISTRITO FEDERAL ENSINO MDIO, 3 edio.
MATEMTICA - 2 SRIE

Bimestre

Competncias
Aprender a linguagem matemtica, lendo e interpretando fenmenos naturais, fsicos e socioeconmicos, sendo capaz de reconhec-los nas mais variadas situaes do dia-a-dia. Compreender o comportamento das funes relacionando a matemtica com os resultados adquiridos na soluo de uma situao-problema. Enfrentar situaes-problema valendo-se dos conhecimentos matemticos adquiridos para enfrentar situaes novas.

Habilidades
Ampliar o conceito de funo, em seus aspectos algbricos e grficos. Identificar, elaborar e modelar situaes- problema relacionadas aos fenmenos fsicos, sociais e naturais. Perceber a linguagem grfica e utiliz-la significativamente. Utilizar o sistema trigonomtrico em situaes da vida real. Interpretar o comportamento das funes peridicas com as demais reas do conhecimento. Identificar, elaborar e modelar situaesproblema relacionadas aos fenmenos fsicos, sociais e naturais.

Contedos Referenciais
REVISO DE POTENCIAO FUNES o EXPONENCIAL o LOGARITMICA

TRIGONOMETRIA Razes trigonomtricas: seno, cosseno, tangente e seus correspondentes trigonomtricos. Relaes trigonomtricas Funes trigonomtricas Equaes trigonomtricas Demonstrao das Leis do cosseno e seno.

Desenvolver a capacidade de analisar e modificar objetos ao seu redor, identificando e caracterizando os elementos geomtricos. Compreender que no cotidiano convivemos com slidos geomtricos.

GEOMETRIA ESPACIAL Reconhecer, em certas situaes, rea de superfcie/planificao; elementos geomtricos, formas e suas Volume e seco das configuraes relaes. matemticas: primas, pirmide (tronco), cilindro, cone (tronco) e esfera Identificar, elaborar e modelar situaesproblema relacionadas aos fenmenos fsicos, sociais e naturais. Perceber a necessidade de organizar informaes na forma de tabelas matriciais. Ser capaz de resolver situaes-problema que envolvam operaes com alguns tipos de tabela: dupla entrada. Ser capaz de resolver problemas que envolvam duas ou mais variveis.

MATRIZES
_ Aplicaes

4 Compreender o valor da matemtica como construo de modelos na soluo de situaes-problema.

com matrizes

SISTEMAS LINEARES Formas: lineares, escalonados, equivalentes e homogneos Tipos de solues: regra de Cramer, escalonamento e outros

MATEMTICA - 3 SRIE

Bimestre

Competncias

Habilidades

Contedos Referenciais

1 Compreender, explicar e analisar os processos envolvendo as possibilidades de ocorrncia de um evento em situaes do cotidiano.

ANLISE COMBINATRIA Anlise combinatria probabilidade diversa com os diversos estudantes da sala de aula, abordando as oportunidades Perceber, reconhecer e utilizar os no mercado de trabalho. princpios aditivos e multiplicativos de Princpio da contagem contagem na resoluo de situaes Arranjos, permutaes e combinaes problema. Ser capaz de compreender, analisar e BINMIO DE NEWTON criticar matemtica e eticamente a probabilidade de ocorrncia de um fato. PROBABILIDADE Espao amostral Evento Probabilidades

Aprender a linguagem matemtica, lendo e interpretando fenmenos naturais, fsicos e socioeconmicos, sendo capaz de exprimi-los de forma oral, textual e grfica. Identificar os elementos caractersticos da geometria analtica observando os elementos matemticos representativos.

Identificar, representar e utilizar o conhecimento geomtrico analtico na interpretao e compreenso de fatos, buscando intervir no cotidiano.

GEOMETRIA ANALTICA Estudo do ponto Estudo da Reta Estudo da Circunferncia

Construir argumentaes, embasados no conhecimento de nmeros complexos. Compreender fenmenos ocorridos na natureza e sua aplicao

Identificar as medidas estatsticas responsveis pelos resultados obtidos em anlises de situaes-problema do cotidiano

NMEROS COMPLEXOS Parte imaginria e real. Reconhecer e identificar conjunto dos Operaes com nmeros complexos Aplicaes dentro do conjunto complexo. nmeros complexos. Identificar, em certas situaes, a aplicao de funes polinomiais com grau POLINMIOS Funo polinomial maior que dois. Valor numrico e polinmio nulo Operaes com polinmios Equaes polinomiais (ou algbricas) NOES DE ESTATSTICA Identificar, prognosticar, inferir e analisar Varivel padres estatsticos em situao do Frequncia cotidiano, apresentando em grficos e Representao grfica tabelas, dentre outros. Mdias estatsticas: aritmtica, ponderada e harmnica.

Anda mungkin juga menyukai