Anda di halaman 1dari 3

D. Joo I D. Joo I, dcimo Rei de Portugal, nasceu em Lisboa a 11 de Abril de 1357 e morreu na mesma cidade a 14 de Agosto de 1433. D.

Joo era filho ilegtimo do rei D. Pedro I e de Teresa Loureno (uma jovem filha do mercador lisboeta Loureno Martins; embora durante muito tempo se tenha sustentado que era de origem galega). Em 1364 foi consagrado Gro Mestre da Ordem de Avis.

D. Joo I

Monarca de Portugal

Crise de 1383-85 data da morte do rei D. Fernando I, sem herdeiros directos, Portugal parecia em risco de perder a independncia. A rainha D. Leonor Teles de Menezes era impopular e olhada com desconfiana. Ter tornado pblica a sua ligao amorosa ao nobre galego Joo Fernandes Andeiro, que vivia no pao, atraiu todas as crticas contra a sua pessoa e contra o conde Andeiro. Para alm do mais, a sucesso do trono recaa sobre a princesa D. Beatriz, casada com o rei Joo I de Castela. No entanto, a burguesia e parte da nobreza juntaram-se voz popular que clamava contra a perda da independncia, to duramente mantida por D. Fernando I. Dois pretendentes apareceram para competir com D. Beatriz pela coroa portuguesa:

D. Joo, prncipe de Portugal, filho de D. Pedro I e D. Ins de Castro, era visto por muitos como o legtimo herdeiro, dado o suposto casamento dos seus pais, e D. Joo, filho de D. Pedro I e de Teresa Loureno, que veio a tornarse rei.

D. Joo I, rei de Portugal 10. Monarca de Portugal Ordem: O de Boa Memria Cognome(s): Incio do 6 de Abril de 1385 Reinado: Trmino do 14 de Agosto de 1433 Reinado: Coimbra,6 de Abril de Aclamao: 1385 D. Fernando I Predecessor: D. Duarte Sucessor: D. Pedro I, Pai: Teresa Loureno Me: Data de 11 de Abril de 1357 Nascimento: Local de Lisboa Nascimento: Data de 14 de Agosto de 1433 Falecimento: Local de Lisboa Falecimento: Mosteiro de Santa Maria Local de Enterro: da Vitria, Batalha D. Filipa de Lencastre Consorte(s): Prncipe Infante D. Duarte (filho) Herdeiro: Avis Dinastia:

Com o apoio de um grupo de nobres, entre os quais lvaro Pais e o jovem D. Nuno lvares Pereira, e incentivado pelo descontentamento geral, o Mestre de Avis assassinou o conde de Andeiro no pao, a 6 de Dezembro de 1383 e iniciou o processo de obteno da regncia em nome do Infante D. Joo. Com este ltimo, aprisionado por D. Joo I de Castela, abria-se a possibilidade poltica de o Mestre de Avis ser rei. Como seria de esperar, D. Joo I de Castela no desistiu da sua pretenso e preparou-se para lutar pelos direitos da sua consorte coroa portuguesa. Seguiu-se a Crise de 1383-1385, ou Interregno, um perodo de anarquia e instabilidade poltica onde diferentes cidades de Portugal se declaravam por D. Leonor Teles (at esta abdicar da regncia para a filha), por D. Beatriz ou pelo Mestre de Avis. A guerra civil arrastou-se por mais de um ano. D. Nuno lvares Pereira, posteriormente condestvel de Portugal, revelou-se um general de grande valor, ao contrrio do prprio pretendente ao trono. Ferno Lopes um crtico feroz das aces militares do Mestre, que teria tendncia a preferir engenhos e planos complicados, sem resultados, ao contrrio da luta valente e cavaleiresca, e das vitrias cruciais de D. Nuno, particularmente no Alentejo e na ajuda a Lisboa, onde o Mestre ficou sitiado sem se ter abastecido das provises necessrias para aguentar um cerco.

Reinado
Finalmente a 6 de Abril de 1385, as Cortes portuguesas reunidas em Coimbra declaram o Gro-Mestre de Avis, D. Joo I, rei de Portugal. Esta tomada de posio resultava na prtica como uma declarao de guerra a Castela, visto que atacava o estatuto de D. Beatriz de Portugal como herdeira. Pouco depois, Joo I de Castela invade Portugal com o objectivo de tomar Lisboa e remover D. Joo I de Portugal do trono. Com Castela, seguia um contingente de cavalaria francesa, aliada de Castela para se opor aos ingleses, que tomaram o partido de D. Joo I (Guerra dos Cem Anos). Como resposta, D. Joo I nomeia D. Nuno lvares Pereira Condestvel de Portugal protector do reino. A invaso castelhana foi repelida durante o Vero, depois da decisiva batalha de Aljubarrota, travada a 14 de Agosto, perto de Alcobaa, onde o exrcito castelhano foi quase totalmente aniquilado. Castela, ento, retira-se e a estabilidade da coroa de D. Joo I fica permanentemente estabelecida. Em 1387, D. Joo I casa com D. Filipa de Lencastre, filha de Joo de Gaunt, Duque de Lencastre, fortalecendo por laos familiares os acordos do Tratado de Aliana Luso-Britnica, que perdura at hoje. Depois da morte em 1390 de Joo de Castela, sem herdeiros de D. Beatriz, a ameaa castelhana ao trono de Portugal estava definitivamente posta de parte. A partir de ento, D. Joo I dedicou-se ao desenvolvimento econmico e social do pas, sem se envolver em mais disputas com a vizinha Castela ou a nvel internacional. A excepo foi a conquista de Ceuta, no Norte de frica, em 1415, uma praa de importncia estratgica no controle da navegao na costa de frica que conquistada a 21 de Agosto. Aps a sua conquista so armados cavaleiros, na mesquita daquela cidade, os prncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique. Entretanto, na vspera da partida de Lisboa, falecera a rainha D. Filipa de Lencastre.

Legado
Cronistas contemporneos descrevem D. Joo I como um homem arguto, cioso em conservar o poder junto de si, mas ao mesmo tempo benevolente e de personalidade agradvel. Na

juventude, a educao que recebeu como Gro Mestre da Ordem de Avis transformou-o num rei invulgarmente culto para a poca. O seu amor ao conhecimento passou tambm para os filhos, designados por Lus Vaz de Cames, nos Lusadas, por "nclita gerao": o rei D. Duarte de Portugal foi poeta e escritor, D. Pedro, Duque de Coimbra o "Prncipe das Sete Partidas", foi um dos prncipes mais esclarecidos do seu tempo e muito viajado, e o Henrique, Duque de Viseu, "o navegador", investiu toda a sua fortuna em investigao relacionada com navegao, nutica e cartografia, dando incio epopeia dos Descobrimentos. A sua nica filha, D. Isabel de Portugal, casou com o Duque da Borgonha e entreteve uma corte refinada e erudita nas suas terras. No reinado de D. Joo I so descobertas as ilhas de Porto Santo (1418), da Ilha da Madeira (1419) e dos Aores (1427), alm de se fazerem expedies s Canrias. Tem incio, igualmente, a colonizao dos Aores e da Madeira. D. Joo morreu a 14 de Agosto de 1433. Jaz na Capela do Fundador, no Mosteiro de Santa Maria da Vitria, na Batalha. Foi cognominado O de Boa Memria, pela lembrana positiva do seu reinado na memria dos portugueses; alternativamente, tambm chamado de O Bom ou O Grande.

Descendncia
Do seu casamento com Filipa de Lencastre (1359-1415) nasceram nove filhos. Destes, os seis que chegaram idade adulta seriam lembrados como a nclita gerao:

Branca de Portugal (1388-1389), morreu jovem Afonso de Portugal (1390-1400), morreu jovem Duarte de Portugal (1391-1438), sucessor do pai no trono portugus, poeta e escritor Pedro, Duque de Coimbra (1392-1449), foi um dos prncipes mais esclarecidos do seu tempo. Foi regente durante a menoridade do seu sobrinho, o futuro rei D. Afonso V e morreu na Batalha de Alfarrobeira Henrique, Duque de Viseu, O Navegador (1394-1460), investiu a sua fortuna em investigao relacionada com navegao, nutica e cartografia Isabel (1397-1471) casou com Filipe III, Duque da Borgonha e entreteve uma corte refinada e erudita nas suas terras Branca de Portugal (1398), morreu jovem Joo, Infante de Portugal (1400-1442), condestvel de Portugal e av de Isabel de Castela Fernando, o Infante Santo (1402-1433), morreu no cativeiro em Fez

D. Joo teve ainda dois filhos naturais de Ins Pires:


Afonso (1377-1461), primeiro Duque de Bragana Beatriz (1386-1447), casada com Thomas Fitzalan, 12. Conde de Arundel

Anda mungkin juga menyukai