Anda di halaman 1dari 6

FICHA 1

C onsolida os teus conhecimentos


Nome: Nmero: Turma: Data: Avaliao: Rubrica:

13

1. Das afirmaes que se seguem, assinala com uma cruz, nos verdadeiras: A A nossa galxia uma galxia elptica. B O Universo tem cerca de 15 mil milhes de anos. C O Grupo Local uma nebulosa. D A Via Lctea a maior galxia do Grupo Local.

correspondentes, as que so

E Os cometas so considerados os objectos mais primitivos do Sistema Solar. 2. Entre os nomes de objectos celestes que te apresentamos: Big Bang Andrmeda Hubble Oron Ursa Maior Grupo Local Quasar Nuvens de Magalhes Azimute

escolhe e regista os que correspondem a galxias.

3. Completa as frases que se seguem, de forma a ficarem correctas. A Pensa-se que o Universo teve origem h cerca de milhes de anos num .

B O Universo, que imensamente grande, constitudo por incontveis delas formada por nascem,
Eu e o Planeta Azul Terra no Espao 3. ciclo Cad. do Aluno

, cada uma que

e e .

de estrelas, objectos celestes com luz

C As galxias, que se encontram organizadas em de galxias ou classificam-se quanto forma em galxias em espiral, e 4. A figura representa uma galxia que nos muito especial. 4.1. A que galxia que nos referimos? . 4.2. Como se classifica quanto forma? . 4.3. Que aspecto tem quando a observas noite, num local escuro e sem nuvens? . 4.4. Onde se encontra o Sol relativamente ao centro da galxia?

de galxias, .

14

FICHA 1

1 UNIVERSO

5. No Universo que nos rodeia, e com os meios de observao disponveis, possvel detectar, por exemplo, planetas, estrelas, meteoritos, cometas e galxias. Completa o quadro, substituindo as letras A, B, C, D e E, pelos objectos celestes mencionados.
Objecto celeste A: B: C: D: E: Conceito Conjunto de milhares de milho de estrelas e de nuvens de gs e poeira. Fragmentos de rocha que, resistindo combusto ao atravessarem a atmosfera terrestre, atingem a superfcie da Terra. Objectos celestes, sem luz prpria, que descrevem uma rbita em torno do Sol. Corpos celestes constitudos principalmente por gelo, gros de poeira e gs e que orbitam em torno do Sol. Objectos celestes com luz prpria, como o Sol.

6. O ano-luz uma unidade muito usada em Astronomia e que indica: A O tempo que a luz demora a chegar Terra. B A distncia do Sol Terra. C A distncia da Terra luz. D A distncia que a luz percorre (no vcuo) num ano. E O tempo que a luz percorre (no vcuo) num ano. F Nenhuma das opes correcta. Assinala com uma cruz no correspondente, a opo correcta.

7. Na figura esto indicados os tempos que a luz necessita para percorrer diversas distncias. 7.1. Qual a estrela visvel mais prxima da Terra a seguir ao Sol? .

Lua
8 minutos

Sol
Alfa de Centauro 4 anos

1,2 segundos

Nova Iorque

0,02 se

gundos

Londres

7.2. Quanto tempo demora a luz do Sol a chegar Terra? . 7.3. Quanto tempo demora a luz reflectida pela Lua a chegar Terra? . 7.4. A Lua encontra-se a uma distncia da Terra, que cerca de: (selecciona a opo correcta) A 2 vezes a distncia entre Nova Iorque e Londres. B 6 vezes a distncia entre Nova Iorque e Londres. C 60 vezes a distncia entre Nova Iorque e Londres.

FICHA 2
C onsolida as tuas competncias
Nome: Nmero: Turma: Data: Avaliao: Rubrica:

15

1. Desde sempre, e atravs dos tempos, o Homem observou o cu, o Sol, a Lua, as estrelas, os planetas... Tudo isso constitua para ele motivo de admirao, mistrio e respeito. Diversos foram os cientistas que se debruaram sobre o estudo do Universo, mas s alguns se notabilizaram. 1.1. Descobre um ou mais factos que notabilizaram cada um dos cientistas que referimos, fazendo a associao correcta na grelha (a cada nmero corresponde a letra do cientista).
1 2 3 4 5 6 7

1. Fsico a quem se deve o primeiro telescpio. 2. Astrnomo e autor do modelo geocntrico. 3. Astrnomo e autor do modelo heliocntrico. 4. Cientista considerado o fundador da Fsica e pai da Cincia. 5. Fsico a quem se deve a Lei da Gravitao Universal. 6. Autor da Teoria da Relatividade.

A Newton B Galileu G Coprnico I Ptolomeu N Einstein

7. Astrnomo que afirmava que a Terra e os outros planetas giravam volta do Sol. 1.2. Agora, com a grelha preenchida em 1.1., e tendo em conta o que ls, formula uma pergunta cuja resposta possa ser essa. 2. O Universo constitudo por inmeros objectos celestes que se encontram distribudos num espao, quase inimaginvel, em estruturas organizadas. Est repleto de estrelas, constelaes, planetas, galxias, cometas, buracos negros e outros objectos. Nesse imenso espao, ser que sabes onde te encontras? Mostra que sabes, preenchendo o carto que te damos e que est pronto a enviares a qualquer ser de outra galxia que queira saber onde tu moras.
Eu sou que moro . . . . . . . . . . .

Eu e o Planeta Azul Terra no Espao 3. ciclo Cad. do Aluno

No aglomerado de galxias Na galxia No sistema planetrio Em rbita volta do No planeta No continente No pas No distrito No concelho Na cidade (ou localidade) Na rua

16

FICHA 2

1 UNIVERSO

3. A Via Lctea apenas uma das cerca de 30 galxias que constituem o enxame de galxias onde nos localizamos. A figura que se apresenta a seguir representa a Via Lctea em duas perspectivas diferentes. 3.1. Assinala as opes verdadeiras com uma cruz no correspondente.
A D

A A Via Lctea uma: Galxia elptica. Galxia em espiral. B Observada de perfil, a Via Lctea assemelha-se a: Uma esfera. Um disco achatado. C O Sol e, consequentemente, o Sistema Solar, situa-se: Num dos braos da galxia. No centro da galxia. 3.2. Faz a legenda da figura, identificando cada letra com as palavras: Ncleo Sistema Solar Braos Disco A B C D
C B D A

4. Tal como os seres vivos, as estrelas tambm nascem, vivem e morrem. O pequeno texto que te apresentamos fala sobre este assunto; L, ento, o texto para depois responderes s questes que te propomos.
Hoje sabe-se que a massa com que as estrelas nascem um factor determinante da sua evoluo. Assim, uma estrela como o Sol, depois de um perodo de vida estvel, expande-se, formando uma gigante vermelha; depois, volta a contrair-se, transformando-se numa an branca. As estrelas de grandes dimenses transformam-se, durante a expanso final, sofrendo exploses violentas. A estrela em exploso chama-se supernova, que d lugar a uma estrela de neutres. As estrelas com massa muito superior do Sol, aps a fase de supernovas, originam buracos negros, sorvedouros csmicos.

4.1. Indica o nome dos objectos celestes referidos no texto. . 4.2. Uma estrela semelhante ao Sol como termina a sua vida? . 4.3. O que uma supernova? . 4.4. Porque ser que se chama aos buracos negros sorvedouros csmicos? .

FICHA 3
actividade ldica
Nome: Nmero: Turma: Data: Avaliao: Rubrica:

17

1. Coloca a palavra Sim, quando a afirmao correcta e No quando incorrecta.


A B C O Universo deve ter tido origem numa exploso inicial, isto , num Big Crunch.

Os astrnomos acreditam que o Universo se encontra em expanso. Pensa-se que o Universo teve origem h cerca de 15 mil milhes de anos. As galxias so constitudas essencialmente por estrelas, embora existam outros objectos csmicos a fazer parte da populao de cada galxia. Uma nebulosa planetria um aglomerado de planetas.

2. Algumas perguntas para resposta rpida!... A Andrmeda uma galxia ou um cometa? Galxia Cometa

B A nossa galxia chama-se Via Lctea ou Via de Lata? Via de Lata Via Lctea

C Big Bang significa Grande Bum ou Grande Relmpago? Grande Bum Grande Relmpago

D O que aconteceria se um fogueto se aproximasse de um buraco negro?


Eu e o Planeta Azul Terra no Espao 3. ciclo Cad. do Aluno

Seguia viagem E O Homem chegou Lua em: Julho de 1949

Ficava preso

Julho de 1969

3. descoberta do Espao... Pe prova os teus conhecimentos sobre explorao espacial, fazendo, com setas, a correspondncia correcta entre as duas colunas.
Coluna A A. Observatrios astronmicos B. Radiotelescpios C. Hubble Space Telescope D. Laika E. Gagarin
EPA7TECA-02

Coluna B 1. Ouvidos da Terra 2. Primeiro ser vivo no Espao 3. Primeiro Homem no Espao 4. Primeiro telescpio espacial 5. Janelas para observar os astros

18

FICHA 3
Galileu Telescpio Imagem Ocular Ampliao Astrnomo Astro Sombra Luneta Observao Lente

1 UNIVERSO

4. Uma das palavras indicadas no tem qualquer relao com os telescpios. Qual essa palavra?

5. Na pilha de letras, descobre o nome dos objectos celestes que tm a ver com as informaes que te damos. A Conjunto de milhares de milho de estrelas. B Nuvens constitudas por gases e poeiras que se encontram no interior de galxias. C Planetas de menores dimenses que se movem volta dos planetas principais. D Objecto celeste luminoso como o Sol. E Objecto celeste conhecido por sorvedouro csmico. F Objecto quase-estelar. G Estrela em exploso brilhante.

B U R A C O

O R S T K A

N O A I F D G C L L A S

E S T R E L A H O N N U

B I A E A O L G G U S P

U L E I O N U B M O E

L B M O G C X Q H E P R

O M B P A Z I E I O L N

S A N A Q U A S A R M O

A T V U T J U Y O S Z V

S A T L I T E S I Y A

/// X N E G R O E S A I K

6. Para descobrires a palavra incgnita, devers colocar primeiro as palavras do quadro no stio certo do crucigrama e, s de seguida, devers atender s pistas que te so dadas pelos nmeros indicados.
Universo Galxia Asteride Meteoro Nebulosa Parsec Cometa

10

10 11

12

Anda mungkin juga menyukai