Anda di halaman 1dari 3

Curso: Licenciatura de Matemtica Disciplina: Clculo I Professor: Neiva Terezinha Badin

Clculo no Ensino Mdio. Rafael Borini Martins Costa Borini POR QUE NO SE ENSINA CLCULO NA ESCOLA DE ENSINO MDIO?

Se analisarmos a histria do ensino matemtico brasileiro, notamos que no passado o ensino do clculo na educao existia. Segundo OLIVEIRA (2010. p,15): "O ensino secundrio no Brasil, a partir da reforma Francisco Campos de 1931, era dividido em dois ciclos, o fundamental(cincos anos de durao) e o complementar (dois anos de durao). Na quinta srie do fundamental j constava o ensino de noes de derivada.". Com o passar dos tempos e as mudanas referente a educao o ensino de calculo foi deixando de ter um foco maior. At ento que a partir da dcada de 60 o ensino do calculo foi sendo deixado de lado. Um desses motivos foi o comeo do ensino superior mais forte no pas, onde as escolas deixaram de ensinar clculo, pois o mesmo no constava nas grades de exigncia de determinadas instituies superiores. De acordo com OLIVEIRA (2010, p.17): "[...] o vestibular prestado na poca tambm no cobrava em seu edital, o estudo de clculo".

SER QUE UM ASSUNTO MUITO DIFCIL?

De acordo com GUEDES E ASSIS apud VILA (1991, p.2)


O Clculo moderno porque traz ideias novas, diferentes do que o aluno de 2. grau encontra nas outras coisas que aprende em Aritmtica, lgebra, Geometria, Trigonometria e Geometria Analtica. No apenas novas, mas idias que tm grande relevncia numa variedade de aplicaes cientficas no mundo moderno. Ora, o objetivo principal do ensino no outro seno preparar o jovem para se integrar mais adequadamente sociedade. No se visa, com o ensino da Matemtica no 2. grau, formar especialistas no assunto. Ensina-se Matemtica porque esta uma disciplina que faz parte significativa da experincia humana ao longo dos sculos, porque ela continua sendo hoje, com intensidade ainda maior do que no passado, um instrumento eficaz e indispensvel para os outros ramos do conhecimento.

Outro fato que os livros de matemtica do ensino mdio, muitas vezes no trazem essa noo de clculo, pois se diferencia do Projeto Poltico Pedaggico da Escola,

que em sua maioria das vezes tem a idia de formar alunos para o Ensino Superior. Alm que muitos professores consideram a matria de difcil compreenso para os alunos do ensino mdio, j que muitos apresentam problemas j nas funes.

FOI SEMPRE ASSIM NO PASSADO, OU J HOUVE POCA EM QUE O CLCULO ERA ENSINADO NO ENSINO MDIO?

Realizando uma anlise nos currculos brasileiros do passado, verificamos que clculo j foi ensino por dcadas. Segundo PEREIRA (2009. p.46)
com a Reforma Francisco Campos, em 1931, a qual foi a primeira tentativa de estruturar todo o curso secundrio nacional, e de introduzir nele os princpios modernizadores da educao. Por meio desta reforma ficaram estabelecidos definitivamente o currculo seriado, a freqncia obrigatria, dois ciclos, um fundamental e outro complementar. As disciplinas matemticas agora estavam unificadas sob o ttulo de Matemtica. No programa de Matemtica, foi proposta a fragmentao das vrias reas da Matemtica, tendo sido enfatizadas a importncia de suas aplicaes, a introduo do conceito de funo e noes do Clculo Infinitesimal.

O maior problema veio pela resistncia dos prprios professores e com o passar do tempo e com as Leis de Diretrizes Bsicas de 1961, o ensino de clculo no ensino mdio foi desaparecendo e perdurando apenas em poucas escolas.

E NOS OUTROS PASES, COMO A SITUAO?

O melhor exemplo de como o ensino do clculo no ensino mdio tratado nos pases do exterior levar em considerao a Rede de ensino Kumon, onde a base do kumon se encontra na grade curricular dos pases estrangeiros e em sua grade possui o ensino de clculo.

OU NO CONVENIENTE INTRODUZIR O CLCULO NO ENSINO? POR QUE? COMO FAZER ISSO?

Sim, atravs do ensino de clculo ajuda os alunos na compreenso de diversos problemas. Segundo OLIVEIRA (2010, p.20) "[..]podemos aproximar conceitos da matemtica que usualmente so ensinados em blocos, facilitando sua compreenso. A

interpretao geomtrica da noo de taxa de variao instantnea permite o estudo de vrias propriedades de uma funo." Alm da matemtica o ensino do clculo ajuda nos problemas de Fsica, j que sempre lidamos com taxas de variao. Mas de todos o maior problema os professores terem interesse em querer ensinar os alunos, pois necessrio uma boa compreenso para poder ensinar Clculo.

REFERNCIA

ASSIS, Mrcia Maria Alves, GUEDES, Anderson Guimares. Clculo diferencial e integral no ensino mdio: uma anlise nas escolas de ensino mdio da cidade do Natal/RN. Natal. S/D. Disponvel em: < http://www.sbemrn.com.br/site/II%20erem/comunica/doc/comunica3.pdf> . Acesso em: 02 julho 2012.

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Uma proposta para o ensino de noes de clculo no ensino mdio. Porto Alegre. 2010. Disponvel em: < http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29140/000775857.pdf?sequence=1 >. Acesso em 02 Julho 2012.

PEREIRA. Vinicius Mendes Couto. Clculo no Ensino Mdio: Um proposta para o problema da variabilidade. Rio de Janeiro. 2009. Disponvel em: < http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/13%20Vinicius%20Pereira.pdf>. Acesso em 02 Julho 2012.

Anda mungkin juga menyukai